Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Verstappen saiu de 6.º mas o desfecho foi o do costume

A história é sempre a mesma, mas não deixa de ser surreal esta superioridade do neerlandês. Chegou ao 2.º lugar como se nada fosse (cada manobra de ultrapassagem não foi menos que perfeita) e depois a diferença que evidencia sobre o seu colega de equipa, consecutivamente (hoje foram 22 segundos de avanço), mostra bem claro que “não é só o carro” e que provavelmente até com um monolugar inferior dominaria a modalidade na mesma.

Max Verstappen venceu o GP da Bélgica, chegando às 8 vitórias consecutivas no Mundial de F1. O piloto da Red Bull até partiu de 6.º, depois de receber uma penalização de 5 lugares devido à 6.ª mudança na caixa de velocidades do seu monolugar, mas só demorou 17 voltas a alcançar a liderança, a qual nunca mais largou. Desta vez, a diferença foi não ter conseguido o ponto da volta mais rápida, com Hamilton a roubá-lo na última volta. Já Pérez ficou com o 2.º lugar e conseguiu o 5.º 1-2 da temporada para a Red Bull, tendo Leclerc tido de se contentar com o último lugar do pódio, depois de ter partido da Pole. Hamilton foi 4.º, Alonso 5.º, seguindo-se-lhes Russell, Norris, Stroll, Ocon e Tsunoda nos lugares dos pontos. Já Piastri abandonou logo na 2.ª volta, depois de um choque com Sainz na partida, tendo o espanhol também acabado por desistir.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

34 Comentários

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 30, 2023 at 2:37 pm

    Subscrevo o negrito e até era isso que vinha comentar. Isto não é só o carro. Este gajo é que é mesmo um dos melhores pilotos da história e nos estamos a presenciar a sua genialidade. Que absoluto monstro.

    • Eagle
      Posted Julho 30, 2023 at 10:57 pm

      Não me leves a mal, mas se achas isso, tanto tu como quem escreveu o negrito anda a ver F1 desde que saiu o DTS só pode. F1 tem muitos anos de história e por muito bom que o piloto seja, sem carro não dominas absolutamente nada. Já houve imensos dominios de um só piloto na F1, isto não é singular, o que é singular é a diferença enorme em race pace que este RB tem para os restantes carros do grid.

  • Kafka
    Posted Julho 30, 2023 at 2:54 pm

    Em casa pode igualar o recorde que pertence ao Vettel de 9 vitórias consecutivas

    • Flavio Trindade
      Posted Julho 30, 2023 at 8:08 pm

      Em condições normais, ou seja, se o RB não pifar por qualquer motivo, ou falha mecânica (o que é rarissimo), Max vai ganhar todas as corridas que faltam.
      O Max é extraordinário mas eu pelo menos não me recordo de uma dominância tão grande de um carro, face a toda a concorrência.

      Em qualificação ainda há uma ou outra surpresa, mas em race pace são absolutamente dominadores.

      • Kafka
        Posted Julho 30, 2023 at 9:01 pm

        Percebo o teu ponto, mas acho que não vai acontecer, porque a RedBull já tem o campeonato de pilotos e construtores ganho, portanto até ao fim do ano não vão evoluir mais nada no carro e acredito que até ao fim da época vão já trabalhar no carro de 2024, até porque agora também vão ter as limitações de desenvolvimento por causa da penalização, logo acredito que a diferença até ao fim do ano irá diminuir para os restantes carros e acredito que a Mercedes vá terminar a época a lutar pelas vitórias, e acabará por cair alguma para eles ou até para a Maclaren ou Ferrari

        Faltam 10 provas eu acredito que o Max vencerá no máximo umas 6 ou 7

        • Il Codino Divino
          Posted Julho 30, 2023 at 10:48 pm

          O Max atualmente acaba as corridas com 20 ou 30 segundos de avanço. Mesmo que a Red Bull não evolua muito mais, não estou a ver as outras equipas a aproximarem-se tanto.

          Percebo que para quem vê F1 há pouco tempo (não estou a dizer que é o teu caso) ainda não consiga desfrutar das outras lutas e por isso ache que esta época está a ser aborrecida porque apenas olham para o 1º lugar. E acho quase impossível que o Verstappen consiga vencer todas as restantes corridas. Há falhas mecânicas, pode ter um mau arranque e apanhar com alguém no meio do pelotão… Mas a verdade é que até gostava que vencesse tudo. Estaríamos a presenciar algo histórico.

          • Neville Longbottom
            Posted Julho 31, 2023 at 9:44 am

            Tal e qual. Tirando a parte do fim, nao tenho particular interesse que o Max ganhe corridas mas dos que podem ganhar também nao gosto particularmente de nenhum (nao ponho o Russel neste lote, talvey mais para o fim).

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Julho 30, 2023 at 5:09 pm

    Metam o Verstappen na Fórmula E e o homem continua a dominar ?????

  • Sporting1906
    Posted Julho 30, 2023 at 5:39 pm

    O Max é um piloto espetacular, o melhor da atualidade e o meu preferido mas nem ele nem ninguém dominaria a F1 desta forma com um “monolugar inferior”

  • Ruben Martins
    Posted Julho 30, 2023 at 7:45 pm

    “até com um monolugar inferior dominaria”. Obviamente que não é verdade e basta ver que um piloto mediano (perez) está a frente de TODOS os restantes pilotos. O RB é imbativel, ponham o Max no segundo melhor carro do grid e já não dominava.

  • Neville Longbottom
    Posted Julho 30, 2023 at 7:49 pm

    Ele é muito bom mas os carros nao são um indicador infalível da sua superioridade. Porque os setups e a aerodinâmica do carro adequa-se sempre melhor a um estilo de pilotagem do que a outros. No entanto, é óbvio que a diferença aqui é clara até porque o Pérez nao é nenhum fenómeno.

    Mas com pilotos na grid como Hamilton ou Alonso nao estou nada seguro que o Verstappen dominasse a modalidade com um carro inferior. Aliás tal já aconteceu e ele não dominou, apenas dominou com o foguete que tem nas mãos.

    • Il Codino Divino
      Posted Julho 30, 2023 at 10:40 pm

      Em relação ao último parágrafo, era outro Verstappen nessa altura. Muito intempestivo, que era capaz de ir em primeiro e bater contra o muro nas últimas voltas. Hoje ninguém receia que isso vá acontecer. Até faz piadas quando quase perde o controlo do carro. Está muito mais calmo e confiante e não se deve apenas ao carro. Nota-se claramente a mudança nele.

      Acho que esteve anos a acusar a pressão de ganhar um campeonato. Hoje já diz que aos 27 ou 28 é capaz de se retirar. Foram anos com esse peso em cima dele. Principalmente por parte do pai.

      E com isto não estou a dizer que ele iria dominar, só acho que a conclusão que tiraste não é correcta porque as circunstâncias mudaram.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 30, 2023 at 11:16 pm

        Entendo. Mas a confiança também pode advir do facto da diferença para os restantes carros se ter acentuado.

  • andresilvac
    Posted Julho 30, 2023 at 8:37 pm

    Uma correção ao negrito nenhum piloto domina a F1 com um carro inferior ao da concorrência por melhor piloto que seja, percebo a ideia e subscrevo porque na minha opinião Max mesmo que os carros fossem todos iguais iria ganhar a toda a gente porque é uma “máquina feita para ganhar”, desde que deixou o seu feitio intempestivo e atitudes precipitadas para trás é sobrenatural tem sido perfeito em quase tudo o que faz.
    Cumprimentos

  • andresilvac
    Posted Julho 30, 2023 at 8:45 pm

    Como continuação do comentário aproveito para dar os parabéns a Ferrari por ter feito bem o que havia para fazer (é o mínimo que se lhe exige e reparar neste feito é sinónimo do estado das coisas) mesmo com os mclaren limitados foram superiores a Mercedes e a Aston Martin o que são boas notícias isso e não terem metido pneus fullwet em vez dos softs ou estratégias medonhas do costume, Sainz nao pontua mas por um acidente do qual até acho que não tem culpa nenhuma o Piastri vem por fora da pista contra ele.

  • FMSM
    Posted Julho 30, 2023 at 9:48 pm

    Grande Yuki a levar aquele trator ao 10° lugar! Não tivesse perdido tantas voltas para passar o Stroll e o Gasly antes das pit stops deles e penso que, com o ritmo que o Yuki levava, iria acabar 6° ou 7°. Ainda é cedo para falar, mas o DR não sendo rookie nenhum hoje nem se aproximou.

  • Romulo
    Posted Julho 31, 2023 at 7:39 am

    Essa do carro inferior revela alguma falta de noção. Fica a frente do Perez porque é obviamente muito superior a ele, e o Perez fica a frente dos outros carros precisamente porque o RB é muitíssimo superior a concorrência. A quantidade de 1-2 que a RB tem conseguido esta temporada não deixa nenhuma dúvida em relação a isso.

    Agora quem acha que o Verstapen ganharia por exemplo ao Alonso ou Hamilton a correr no Aston ou Mercedes e estes a correr no RB…. Lamento mas isso é só falta de noção.

    Não desfazendo que é o melhor piloto da atualidade, porque claramente é, mas também é indiscutível que tem um carro muito superior e é preciso alguma noção.

  • v de vendetta
    Posted Julho 31, 2023 at 7:54 am

    Ao ler a caixa de comentários percebi uma coisa. Ninguém percebeu a última frase do negrito. Quando diz que o Max ganhava mesmo com um carro inferior não está a dizer com um carro inferior ao dos outros obvio que não ganhava com um Alpine. O que o negrito quer dizer é que o Verstappen ganhava mesmo que tivesse um RedBull ao nível ao nivel do que os outros que tem lutado pelo 2 lugar tem.

    • Ruben Martins
      Posted Julho 31, 2023 at 8:47 am

      Não é isso que diz a frase. Mas sim, caso seja essa a interpretação então já se aceita.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 31, 2023 at 9:41 am

      A frase é ambígua mas como de facto ninguém no seu perfeito juízo diria que um piloto dominaria num carro inferior ao dos outros, presumo que tenhas razao.

      Mesmo assim, vai sempre depender do quao inferior estamos a falar. Se todos os pilotos correrem em carros iguais (adaptados às suas caraterísticas vá), entao o Max nao dominaria de todo, porque há várias raposas velhas na grid, muitos com cabedal suficiente para o bater. Para além dos Landos e Yukis.

      A última corrida de 2021 mostrou um Hamilton a bater o Max em toda a linha (pneus velhos e lentos a manter a distancia contra pneus rápidos e novos), apenas perdeu a corrida por causa do aconteceu.

      O Max é um grande piloto (é tao bom piloto como é um atrasado mental) mas nao sejamos anjinhos. Já vimos isto acontecer várias vezes. E tal como o Schummi, o Vettel ou Hamilton caíram por causa do carro, o Vertsappen também cairá.

      • v de vendetta
        Posted Julho 31, 2023 at 12:21 pm

        Esse ano de 2021 é que o Max Verstappen mostrou o quão bom é. A RedBull começou com o carro um pouco melhor no início do ano, mas a partir do meio do campeonato a Mercedes tinha um carro bastante superior ao RedBull. Aquele Mercedes no final era um autêntico foguetão como se viu no Brasil por exemplo. Só um piloto como o Max conseguia vencer esse campeonato.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 31, 2023 at 3:47 pm

          Mais ou menos. A Mercedes não mete o motor a meio. Mete-o no fim, tanto que o Ham sai de último no super sprint do Brasil precisamente por isso (se não foi isso foi parecido). Esse foguetão só aconteceu a partir do Brasil.

          Portanto a história é: o Max fez os pontos necessários nos primeiros 2/3 do campeonato para aguentar o assalto final da Mercedes. E não ia conseguir se tudo tivesse acontecido normalmente. Ganhou e ganhou bem mas não compro a história do piloto fora de série aí. Aliás mostrou que era igual aos outros: impotente perante um carro superior.

      • FMSM
        Posted Julho 31, 2023 at 12:41 pm

        “é tao bom piloto como é um atrasado mental” … elabore lá esse pensamento Sr. Neville

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 31, 2023 at 3:40 pm

          Não tem muito que dizer.
          É muito bom piloto e é muito atrasado mensal. Dou um exemplo apenas: a cena com o Ocon já há uns anos.

      • Miguel Caçote
        Posted Julho 31, 2023 at 1:15 pm

        Em 2021 desde que a Mercedes colocou o motor novo a Red Bull não teve quaisquer hipóteses, mas dizer que apenas perdeu a corrida por causa do que aconteceu é resumir tudo a essa última corrida. Se não tivesse acontecido o que aconteceu em Silverstone, por exemplo, nem se chegava à última corrida em aberto.

        Com o último parágrafo concordo a 100%, mas um facto é que o Schumacher nunca perdeu para colegas de equipa como o Barrichello. O Ayrton Senna perdeu, mas quando tinha um colega que também é dos melhores da história como o Prost. O Verstappen também tem varrido todos. Já o Hamilton, a verdade é que perdeu um campeonato para o Rosberg e a partir daí colocaram lá o Bottas anos e anos para garantir que não acontecia novamente.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 31, 2023 at 3:38 pm

          O que é que Silverstone tem a ver com a última corrida? O Hamilton perdeu sim a última corrida EXCLUSIVAMENTE por causa do que aconteceu. Não estava a falar do campeonato.

          Quanto ao resto da igual. Eu não gosto do Hamilton por isso…mas o Verstappen sempre teve fantoches como segundos pilotos e o Rosberg estava longe disso.

          • Miguel Caçote
            Posted Julho 31, 2023 at 7:38 pm

            Antes dizia-se que o Perez era muito bom, agora já é um fantoche…
            Silverstone tem a ver como desfecho do campeonato. Em relação à última corrida, o Hamilton em condições normais ia vencer, mas lá está um safety car pode acontecer em qualquer corrida e mudar tudo.

            • Neville Longbottom
              Posted Agosto 1, 2023 at 12:06 am

              Mas eu não falei em campeonato, nao era para aqui chamado.

              O Pérez é bom como o Bottas era bom. Eu nunca disse isso do Pérez portanto, se antes o Pérez era “muito bom e agora é um fantoche” esse comentário deve ser dirigido a quem de direito, nao a mim.

  • Xyeh
    Posted Julho 31, 2023 at 8:12 am

    Por muito bom que o piloto seja o carro faz sempre a diferença, com carros todos iguais não iria existir esta diferença, mas aconteceu o mesmo com o Hamilton e a Mercedes, basta ver que tanto o parceiro do Hamilton na altura como o do Max agora conseguem bastantes pontos não sendo pilotos de lutar por títulos.

    • bmcrl
      Posted Julho 31, 2023 at 10:44 am

      Claro que o carro faz diferença, mas não concordo a 100% com a última parte. Hamilton demonstrou ser superior no geral aos seus colegas de equipa, mas perdeu um título para Rosberg, que ganhou muitas corridas e conquistou muitas poles quando basicamente só competiam um com o outro.

      No caso de Verstappen, ele tem aniquilado, nos últimos anos, os colegas de equipa. Sejam Gasly, Albon ou Pérez, todos bons pilotos, a diferença é simplesmente abismal. O Max é um talento geracional, e colocá-lo num monolugar que é o melhor do grid dá nisto. Creio que com este carro ele aniquilaria qualquer piloto que estivesse no outro carro.

      Uma nota importante é: o Max gosta de carros com algum oversteer, ie geralmente mais difíceis de conduzir / mais instáveis (grip traseiro não é o melhor). Ao mesmo tempo que consegue retirar o melhor do carro, consegue ainda retirar a melhor performance dos pneus sem os estoirar após 10 voltas. Sem dúvida o melhor piloto da atualidade.

  • Alforreca
    Posted Julho 31, 2023 at 9:20 am

    Um brutalidade… Sair de P6, ganhar a corrida ainda com 22 segundos de vantagem, para o colega de equipa é surreal.

    Neste momento o Max e o carro estão em perfeita sintonia. Se durante o domínio da Mercedes víamos o Max super agressivo, nos limites da aderência, neste momento mostra toda a sua qualidade enquanto piloto com um carro superior no qual consegue “esticar” fazendo parecer fácil.

    É chato? É. Tal como foi o domínio de Schumacher ou Hamilton e alguns dos anos de Vettel.

    Quanto à suposta superioridade com um carro inferior, não sei se é bem assim, mas será sempre impossível de provar. Até alguém se sentar naquele RedBull e der uma verdadeira luta ao Verstappen, como fez o Rosberg ao Hamilton, será muito difícil dizer que este piloto é mesmo um fora de série capaz de coisas extraordinários ao alcance de muito muito poucos.

    A ver se ele se chateia e decide dar uma de Schumacher e tirar a Ferrari das cinzas.

  • Luke Vin Diesel
    Posted Julho 31, 2023 at 12:22 pm

    Engraçado ver que afinal, em 2023, o carro já conta.
    Antes, quando era um carro a ganhar e a utilizar metade do motor e a dar estes cabazes, era a skill do piloto. É giro ver a dualidade de critérios.

    Quanto à corrida, numa das minhas pistas favoritas, é só sentar e apreciar a grandiosidade do Max, que é disparadamente o melhor piloto, assim como o RB é disparado o melhor carro. Não tem grandes erros, já desde a época passada, é extremamente consistente durante a corrida e volta após volta, e está a humilhar completamente o Pérez (que em 2020 era top, agora já é medíocre, depende sempre de como vai o vento e do que ajuda a narrativa).

    De resto, muito surpreendido com a decisão da McLaren de ir mais downforce, o que matou completamente a estratégia para a corrida.

  • ohomemdabeirabaixa
    Posted Julho 31, 2023 at 3:56 pm

    Já agora mais um a favor do “negrito” do VM.
    De facto o texto não pode nem deve ser interpretado literalmente. Trata-se, obviamente de uma forma de valorizar o extraordinário trabalho do Max.
    Aliás se olharmos para a evolução recente (ainda não consistente corrida a corrida) de outros monolugares (McLaren à cabeça) não será “loucura” antever que com o Max (e já agora com a equipa) esses carros estariam a começar a vencer.
    Quem segue anualmente a F1 não terá dúvidas de que a atual realidade dos carros não tem nada a ver com a monotonia nos tempos mais recentes de domínio da Mercedes em que, aí sim, o carro era muito superior aos restantes.

  • Carvalho
    Posted Julho 31, 2023 at 6:08 pm

    Uma boa corrida, no geral, mas uma vez mais monótona: neste momento não é o Max ganhar semana após semana que torna a modalidade aborrecida, mas sim o facto dos carros deste ano não permitirem seguir de forma tão perto como previsto pela FIA em 2021. O ano passado foi agradável de ver os carros terem lutas “apertadas” e um carro conseguir seguir atrás do outro sem levar com o ar sujo diretamente, mas este ano, talvez devido à altura superior dos carros, isso já não acontece. Penso que até 2026 dificilmente teremos novo campeão tanto de pilotos como de construtores, e Max vai ficar ainda mais marcado na história. Em termos de talento puro e duro, Max está equiparado a Senna (Schumacher, Hamilton e Vettel têm talento, mas são génios no que toca em afinar carros para diferentes pistas), e só uma pessoal banal que não acompanhe F1 ou seja completamente cego (ou hater, o que quiserem chamar) diz o contrário. Verstappen é daqueles pilotos que aparecem 1 vez em duas décadas e estamos a testemunhar isso mesmo a acontecer, nós estamos para Verstappen o que a malta dos anos 80/90 estava para Senna, e a malta do início dos anos 2000 esteve para Schumacher. Max continua a ter pace corrida atrás de corrida, a sua consistência é algo surreal! Creio que irá igualar Vettel em Zandvoort, e depois ira bater o recorde – o meu palpite é que vai ficar pelas 11 corridas consecutivas (se os problemas de reliability aparecerem em pistas como Singapura, então irá quebrar a corrente).

    Em relação à qualificação, não deu para tirar nenhuma ilação. Pista molhada, depois seca, temperaturas baixas, depois molhada de novo, e o mesmo aconteceu em relação ao sprint: 11 voltas onde metade foi em safety car. Mesmo assim, Max conseguiu uma vantagem incrível de 6 segundos 5/6 voltas. Na corrida, valeu pelas lutas de meia tabela: no top 5/6, tudo decidido relativamente cedo, sendo uma questão de tempo e poucas voltas até Max assumir a liderança da corrida. Sainz a ter mea culpa no incidente da curva 1, ao contrário do que fez parecer com aqueles comentários infelizes, o que não invalida que Piastri também não a tenha tido – o primeiro falhou e bloqueou a travagem, e o segundo a fazer um dive bomb assim na primeira volta e primeira curva é um convite a ter danos no carro. 

    Em relação a pilotos e equipas, a minha análise:

    • Hamilton, uma vez mais, a mostrar que pneus médios naquele Mercedes em final de corrida, com uma carga aerodinâmica mais baixa e menos peso do combustível, é uma ameaça para os da frente; 
    • a McLaren falhou completamente no setup do carro e na estratégia (demasiada carga aerodinâmica, um carro com demasiado understeer, e aquela decisão de meter pneus soft na volta depois de começar a chover) e quando resolveu o setup já foi tarde demais;
    • Alpine foi um carro minimamente competente o fim de semana todo, e fica a dúvida se com pilotos uns furos acima este carro não teria capacidade de lutar pelo top 7 em todas as corridas; 
    • Tsunoda é pilotaço e é uma lufada de ar fresco ver que tem a confiança de Helmut e, acima de tudo, ver que as pessoas estão a acompanhar a sua evolução e é neste momento um dos fan favourites (teremos Tsunoda a conduzir um Red Bull com os regulamentos de 2026?);
    • Aston Martin completamente estagnado e como disse no último post, suponho que seja assim até final da época. Não vão evoluir muito mais o carro e vão focar-se na época de 2024 agora que têm uma base sólida por onde pegar;
    • Pérez… perdeu 22 segundos em 20 e tal voltas para o companheiro de equipa com o mesmo carro, então não há muito mais a dizer (claro que ambos os pilotos têm um setup e uma diferença de wear nos componentes do carro, mas isso não explica nem metade da diferença de prestações entre ambos: Max é o melhor piloto e acha tempo onde nem o próprio tempo o acha);

    Por último, em relação ao polémico negrito do VM: se Max fosse par um Ferrari, ou para um Mercedes, talvez não ganhasse todas as corridas ou a quantidade de corridas que ganhou, mas aconselho a todos os que são contra a afirmação a irem ver o registo do campeonato de 2020, onde Max foi contra o mítico W11. Um carro muito inferior ao Mercedes, onde a tyre degradation era elevada, mas mesmo assim estava sempre a lutar contra os Mercedes.

Deixa um comentário