Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: A qualidade que Johan Cruijff exibiu no Mundial’74 é surreal

52 Comentários

  • Franco Baresi
    Posted Maio 18, 2020 at 9:58 am

    Gostaria de realçar um ponto sobre a compilação que parece ter escapado a muitos dos comentadores: esta compilação é de, apenas, a fase final do Mundial de 74. Não é um “best of” da carreira.

  • ALmeida694
    Posted Maio 17, 2020 at 4:57 pm

    Que belo video! Que boa nostalgia!
    Fazer o que este senhor do futebol fazia, nas condições da altura, só mesmo quem nunca jogou ou não percebe nada disto pode dizer que esta pequeníssima amostra não é incrível e demonstrativa da qualidade deste génio da bola.
    Ps: devem ser como varios colegas dele, que não percebiam nada ou falhavam clamorosamente….
    lá está, parece fácil!

  • Bio
    Posted Maio 16, 2020 at 9:18 pm

    Estes vídeos são óptimos para se perceber que comparações entre épocas diferentes são absurdas. As condições evoluem constantemente, bem como o jogo em si.
    Para a altura Cruyff foi uma lenda, estava muito à frente do seu tempo. Agora, como é que se pode dizer que é o melhor europeu de sempre ou qualquer outra afirmação do género?! É simplesmente impossível comparar…

  • M'difh
    Posted Maio 16, 2020 at 8:41 pm

    Para mim sim, o melhor jogador europeu de todos os tempos e quem sabe se não entra na discussão como o melhor treinador também. De qualquer das maneiras, será dos únicos protagonistas do futebol que estará entre os melhores em todas as funções que teve.

    Simplesmente… Um verdadeiro Génio!!!

    • PaxBritannica
      Posted Maio 16, 2020 at 10:19 pm

      Estaria na disputa para melhor europeu de todos os tempos juntamente com Cristiano Ronaldo, sem dúvida… Se formos a falar de candidatos a essa patamar teremos, Zidane, Platini, Beckenbauer, Eusébio, Puskas, Iniesta, Xavi, etc., mas de todos Cruiff e Cristiano Ronaldo estão um patamar acima e, apesar de achar que o Cristiano Ronaldo já é o melhor europeu de todos os tempos (por tudo o que conquistou, titulos europeus de clube/seleção, golos/assistências, etc.), Cruiff foi mais influente na transformação do desporto, e isso é único.

  • PaxBritannica
    Posted Maio 16, 2020 at 5:49 pm

    Jogador fantástico. Revolucionou o futebol mundial. Sem dúvida um dos 3 melhoresjogadores europeus de todos os tempos, talvez o maior de todos.

  • onetimeuser
    Posted Maio 16, 2020 at 5:20 pm

    Isto agora fez-me lembrar um dos meus videos preferidos de futebol de sempre, neste caso sobre o Zico. Está perfeito o video, desde a música até à arte de jogar a bola e marcar golos da qual Zico foi um dos melhores de sempre, e talvez muita vez esquecido:
    https://www.youtube.com/watch?v=ARpEnjZIWko&t=180s

  • jp
    Posted Maio 16, 2020 at 3:54 pm

    Incrível. Assumo que conhecia pouco da jogabilidade de Cruijff e/porque sempre que vejo grandes jogadores do antigamente fico 99% das vezes desiludido mas… Não estava à espera disto.

    Sinto sempre que os jogadores antigos são pouco ágeis, lentos, duros de rins (?). Faz me lembrar na diferença dos jogadores do Fifa (jogadores actuais) em comparação com os do Pes ahah

    Mas Cruijff… fantástico. Não sei se este tipo de jgadores tinham ou não o mesmo impacto nos dias de hoje, mas Cruijff dá me ideia que sim. Dos poucos que me dá essa certeza.

    Pena os companheiros não estarem ao nível, nem digo nível, mas num patamar superior a acompanhar o Lord Cruijff

    • Chico
      Posted Maio 16, 2020 at 6:57 pm

      Quem é que não dá a mesma certeza? Entre os grandes nomes do futebol, acho que todos têm highlights arrebatadores.

  • E o que temos
    Posted Maio 16, 2020 at 2:58 pm

    É por isto que dá para rir quando vem falar em GOATs atuais

    • PaxBritannica
      Posted Maio 16, 2020 at 5:48 pm

      Não E o que temos, não dá para rir mesmo… Os GOAT’s atuais têm toda a legitimidade de poderem atingir, ou mesmo ultrapassar o nível dos melhores jogadores que já passaram por este desporto.
      Inclusive, na minha opinião o futebol moderno é tecnicamente e tacticamente superior a qualquer outro momento na história, o que não invalida que tenham existido autênticos génios no passado, como Cruiff!

    • DYI
      Posted Maio 16, 2020 at 3:56 pm

      Sim, porque não arranjas compilações destas do Cristiano e do Messi em lado nenhum. Nem digo deles os dois. Vou te buscar uma compilação do Moscardelli e ficas embasbacado com aquilo.

  • BrunoAlves16
    Posted Maio 16, 2020 at 2:40 pm

    Ja agora aconcelho vivamente a leitura da sua autobiografia “My turn” (em inglês), um excelente livro na minha opinião. Infelizmente não existe edição em português, só ingles, espanhol e holandês naturalmente.

  • Franz
    Posted Maio 16, 2020 at 1:21 pm

    Foi um dos melhores de sempre porque revolucionou o futebol na época, as suas características mudanças de velocidades , tanto no Ajax como no Barca, no entanto só na primeira época é que esteve muito bem no barca, nas restantes épocas tinha um bocado fama de molengao e não rendeu o esperado. Não o coloco no patamar do top 5 dos melhores de sempre enquanto jogador. Como treinador sim, foi extremamente genial.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 16, 2020 at 1:00 pm

    Jogava e fazia jogar.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 16, 2020 at 12:27 pm

    Johan Cruijff foi um fenómeno, está no Olimpo dos melhores e foi um dos meus ídolos de infância. Tive muita pena que ele não tenha ido ao Mundial 1978.
    Obrigado ao VM por esta magnífica amostra.

  • Khal Drogo
    Posted Maio 16, 2020 at 12:26 pm

    É impressão minha ou em grande parte dos lances deste vídeo os colegas do Cruijff “estragaram” as suas jogadas?

  • Antonio Pinheiro de Campos
    Posted Maio 16, 2020 at 2:09 am

    Ele fê-lo parecer fácil.

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 16, 2020 at 2:07 am

    Não sou do tempo do Cruiff mas vendo esse vídeo parece até que ele não teve muita sorte nos companheiros…

    O VM podia fazer a melhor seleção europeia de sempre, eu estou curioso pra saber quem seriam os melhores em algumas posições, já que outras não têm contestação..

  • Leandro
    Posted Maio 16, 2020 at 1:36 am

    Fica mal se disser que não estou impressionado? O futebol realmente evoluiu tremendamente, nota-se que ele é melhor que os outros mas se isso era uma lenda o que seriam os de hoje? Este video e um video de melhores momentos do Neymar, por exemplo, tornam o Neymar num dos melhores de sempre também? Refiro-me ao brasileiro porque parece-me o que mais se asemelha ao Cruijff hoje em dia pela maneira como pega no jogo, progride e assiste, mas Neymar é muito mais goleador.

    • CarlosSL
      Posted Maio 17, 2020 at 6:16 pm

      Fica, mas estás coberto de razão. A lógica do “antigamente é que era bom” é transversal a quase tudo, comida, musica, futebol, etc.
      E é por norma um disparate. É impossivel ter noção do que seria hoje em dia, portanto a comparação é discutivel mas enquanto via o video nem me lembrei do Ronaldo e do Messi, o que me ocorreu foi ” o Quaresma rebenta este gajo em qualquer dia”

      • Leandro
        Posted Maio 17, 2020 at 11:02 pm

        Não quis descer o nível tão baixo até um Quaresma porque lá está, fica mal, alguém ia ficar ofendido ?
        Mas também eu não me lembrei do Cr7 nem do Messi porque não há comparação com o que estes fizeram durante 15 anos.
        Concordo que há muito essa ideia do que o antigo é que era bom. Isto é tão simples como isto, cada um adapta-se aos tempos que vive e ponto final. Se o Neymar, Cr7, etc não seria bom a jogar num campo de batatas? Talvez não mas no Brasil terá jogado em campos piores ou o Ronaldo na Madeira, e chegaram onde chegaram. Da mesma forma que os jogadores daqueles tempos não aguentavam o ritmo de jogo de hoje em dia. Quando vejo um vídeo antigo por vezes parece que são treinos ou jogos entre amigos.

    • Knox_oTal
      Posted Maio 16, 2020 at 2:25 pm

      Este vídeo só é referente a momentos do Cruyff no Mundial 74, obviamente teria “material” para fazer muitos mais vídeos como este ao longo da sua carreira, sobretudo no Ajax e no Barça.

      Cruyff é dos melhores de sempre, senão o melhor, em abordagem táctica do jogo (já em jogador), visão de jogo e na gestão criteriosa/cerebral da posse (sem perder de vista a imprevisibilidade e um jogo mais vertical). Resumindo, Neymar ainda tem que mostrar muito mais se um dia quiser sequer ser comparado ao génio holandês!

      Saudações Desportivas

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Maio 16, 2020 at 12:17 pm

      Além de condições tecnológicas que permitem botas espetaculares, preparadas para extrair o máximo rendimento, equipamento com fibras xpto que permitem mais leveza e regulação de temperatura do corpo, relvados estudados ao pormenor para que, mesmo em dias de muita chuva haja uma drenagem suficiente para que não se jogue num lamaçal, etc, etc, é sem entrar em discussão se os antigos são melhores que os novos e vice-versa, sem desprestigiar o Neymar (jogador que aprecio imenso), basta pensar que, na altura deste vídeo, em dia de chuva, uma bola podia atingir quase o dobro do peso devido ao material não ser como o de hoje… Os redes por ex., hoje em dia queixam -se com alterações das bolas uma vez que, de tão leves, facilmente alteram trajectória, enganando-os e resultando em golos; comparando com uma era em que quando a bola saia do pé do jogador era chumbo – logo alterar trajectória era mais dificil – é natural que haja mais golos… Isto foi em 74, para se ter uma ideia de há quanto tempo foi, Portugal, enquanto pais com liberdade de expressão…era um bébé. É legítimo não estar impressa do, mas eu fico; e muito.

      • Pablo
        Posted Maio 16, 2020 at 3:29 pm

        sim falaste tudo bem para valorizar o Cruijff mas esqueceste de ver a qualidade dos defesas, a forma como abordam a bola, e os espaços concedidos…

  • Natan Fox
    Posted Maio 16, 2020 at 1:12 am

    O VM poderia aproveitar e colocar os lances de Pelé na Copa de 70 ou de Socrates na de 82. <3

  • TBL
    Posted Maio 16, 2020 at 1:11 am

    Soberbo. No entanto, com ou sem Cruijff, imperou a velha máxima de serem 11 contra 11 e a Alemanha ganhar… (havia Beckenbauer e Gerd Muller…)

    E pensar que, tal como Cruijff, Messi e Cristiano Ronaldo correm o risco de acabar as carreiras sem vencer um Mundial (pelo menos um deles de certeza que não, visto que o de 2022 será o derradeiro para ambos).

    • Valderrama
      Posted Maio 16, 2020 at 12:24 pm

      Cruijff em 78 tinha tudo para ter vencido (mesmo sem ele a Holanda alcançou a final), optou por não disputar o mundial em protesto contra a ditadura militar na Argentina

      • BrunoAlves16
        Posted Maio 16, 2020 at 2:32 pm

        Ele falou disso várias vezes e essa história de ele não ter ido ao mundial por causa da ditadura é um pouco um mito. Ele até podia estar contra (como qualquer pessoa sensata) mas o verdadeiro motivo para não ter ido foi que a família dele foi atacada uns meses antes, em Barcelona, e ele não quis ir com receio de deixar a família sem segurança. Tanto que no fim dessa época ele deixa Barcelona e vai jogar para os EUA

  • Natan Fox
    Posted Maio 16, 2020 at 1:09 am

    Parece o Messi, com exceção a altura.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 16, 2020 at 12:25 am

    Um dos melhores de sempre…

  • oMeuUserName
    Posted Maio 16, 2020 at 12:13 am

    Claramente num nível diferente dos restantes. A qualidade de finalização de alguns dos seus colegas até arrepia, credo! Como o futebol evolui…

    • Marega
      Posted Maio 16, 2020 at 9:39 am

      Concordo ahahahaha, a finalização era muito mau o cruijff metia a bola redondinha e os seus companheiros falhavam.

  • BrunoAlves16
    Posted Maio 16, 2020 at 12:01 am

    O lance contra a Suécia aos 1:19 e os golos á Argentina e ao Brasil são porventura os lances mais icónicos. Um dos melhores jogadores de sempre e uma das figuras mais marcantes da história do jogo. O delfim de Michells que se tornou ele próprio um mestre. Pena não ser da minha geração e nunca o ter visto jogar. Obrigado VM.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Maio 15, 2020 at 11:24 pm

    Que besta! Eu, se tivesse de o marcar, fingia que ia à casa de banha e bazava :)

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 15, 2020 at 11:19 pm

    Obrigado por isto VM! Quem vir com atenção o video percebe as inúmeras pantufadas que levou, ele nem podia chegar à bola que eles já vinham de carrinho. E ainda ouvimos dizer que “havia espaço nos anos 70” e que “aí era fácil que os defesas eram fracos”. Ele sabia soltar muito bem a bola e rodar (apesar do físico alto era muito ágil na rotação) e pensava três vezes mais rápido que os outros. Em qualquer era há sempre factores de dificuldade que os génios têm de ultrapassar, a violência que aí havia levava a que eles tinham de sr muito inteligentes e pensar bem. E hoje, este mago com outra preparação físico e adaptado ao ritmo actual partia tudo.
    É um mito dizer que alguns magos não eram hoje estrelas, porque o ser humano adapta-se. O Fenómeno nasce no final dos anos 70 e é criança nos anos 70-80 e começa a adolescência no início dos anos 90. Ou seja estruturou o seu jogo base (falo das características-base que se aprendem na infância e adolescência como o toque de bola e definição de jogadas) no futebol dos anos 80 e inícios do 90. E num Brasil que estava sempre mais perto de um futebol de rua mais puro que na Europa onde a dimensão táctica sempre foi mais valorizada. Bastou chegar com 17 ao PSV que soube adaptara as suas características ao jogo europeu, porque ao treinar mais rápido, ao ter de jogar com mais intensidade, também se tornou mais rápido a pensar e a executar. Assim sendo, o jogador que melhor conjugou explosão física e técnica foi um produto do futebol antigo e que soube fazer a ponte para o novo futebol mais rápido. Resumindo e concluindo, os PREDESTINADOS adaptam-se sempre, não tenho dúvidas que Cruyff hoje teria ainda mais chegada à área e poder de explosão. E num futebol super rápido como o de hoje a solução é pensar mais rápido que todos os outros que foi sempre isso que ele fez!

    • Bruno Cunha
      Posted Maio 16, 2020 at 2:26 am

      Se há video que dá força ao argumento “havia espaço” é este. Perde-se conta a quantidade de vezes que ele corre o meio campo inteiro contra 1/2 adversários.

      Cruijff era muito bom, parece que o vídeo está acelerado cada vez que conduz a bola já os seus colegas… nem o Seferovic falha tantas receções

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 16, 2020 at 12:14 pm

        O que se vê no vídeo são tipos a entrar de carrinho ainda nem ele recebeu. Aonde é que se vê permissividade e espaço?

        • Bruno Cunha
          Posted Maio 16, 2020 at 1:05 pm

          Se há área em que o futebol evoluiu foi defensivamente. O “ou passa a bola ou homem ” foi substituído por a contenção.

          Este vídeo tem lances de rir onde é carrinho atrás de carrinho. Aquele do penalty onde o jogador é sarrafado até deu para rir com a cara de espanto do defesa.

          É por isso e que tão raro ver se um jogador hoje em dia fintar 3 adversários porque o defesa nunca vai para cima do atacante.

          Nestes anos o futebol era muito agressivo mas agressividade != qualidade a defender.

          Ninguém defende o 1 para 1 com um carrinho

          • Joga_Bonito
            Posted Maio 16, 2020 at 1:29 pm

            Ah, acrescento só isto. É errado dizer que nessa altura não haviam grandes defesas, o Baresi continua a ser o melhor que vi e nasceu nos anos 60 e jogou nos 80-90. Hoje vêem-se jogadores que só dão casas, têm zero capacidade defensiva mas jogam a central porque é muito bonito “sair com bola”. Ferro é um exemplo disso, contudo o Mozer ou o Ricardo Gomes metiam-no no bolso e jogaram nos 80-90. Os jogadores do futebol antigo tinham de ter talento a sério, porque não havia papinha toda feita, não havia n de dossiers com informação do próximo avançado, ao passo que hoje há muito mais estudo tático. Nunca na vida o Ferro era central nos anos 70, sem sequer saber defender e desistindo sempre na ponta final dos lances.
            Humberto Coelho, Mozer, Gomes, todos estes desbancavam esses centrais “modernos” que parecem avenidas e só dão casas mas que jogam para sair a jogar com bola. É um mito que não existiam grandes defesas nessa altura, o Maradona levou em Itália com um Baresi e o Maldini, só para dar alguns exemplos. E hoje temos essa praga de centrais sem a mínima cultura táctica de defesa que só se mantêm para jogar bem na saída de bola, algo que não sucedia nos anos 70.

            • Bruno Cunha
              Posted Maio 16, 2020 at 2:44 pm

              Bem tu tiras te para aqui conclusões quando eu fiz um comentário tão curto.

              0:32 – Tentativa de sarrafar falhada
              0:45 – Vai lançado a entrar de primeira, receção orientada ficou logo a patinar

              1:27 – Central,assumo eu, sai ao portador da bola é logo comido (nunca se deve fazer isso) lá teve de vir o colega mandar logo ao chão.

              1:37 – Lá vem eles a entrar de primeira.(Dizes que ninguém corre 60 metros com a bola controlada mas lá vai ele meio campo sozinho porque 2 inteligentes acharam que era boa ideia entrar a matar num jogador deste calibre).

              1:51 – lance bem controlado pelo central, mas dá para perceber pelo posicionamento da equipa que foi queimado por o colega.

              2:04 – Lance muito bem defendido! Novamente a correr meio campo sozinho, não há cá lenha para ninguém vou deixa-lo vir até o GR estar em jogo comigo. O que é que acontece? um central visivelmente mais lento incomodou o suficiente para ele não rematar em condições.

              3:21 – Boa meu! Conseguiste transformar um lance que o teu colega tinha controlado num gajo que vai a correr para a linha de fundo num penalty, mas ao menos deste lhe uma sarrafada.

              3:26 – Mais 2 que gostam de patinar (o 2 obviamente veria amarelo hoje em dia mas até nem parece acertar por isso o árbitro deixou jogar. A maior diferença até está aqui…)

              3:30 – Porrada até ele tombar! (até gostava que o primeiro gajo me explicasse se ele achava mesmo que ia ganhar a bola naquele lance ou se era só mesmo para aleijar).

              Nota-se que ficaste logo na defensiva atacando logo o futebol atual e os centrais atuais quando em momento algum digo que não há defesas de qualidade ou que sequer os defesas de hoje em dia são melhores ou mais rápidos. Digo sim que são formados com melhor noção do que é uma defesa inteligente e colectiva e noção de contenção.

              Mais que a preparação a mudança na arbitragem foi crucial. O lance aos 3:26 era sempre amarelo nos dias de hoje mas nem parece haver falta por isso é que o arbitro manda seguir.

              Concluindo vamos ter que concordar em discordar no estilo de defesa que cada um gosta então. Se achas que um estilo de agressividade constante com carrinho atrás de carrinho é mais eficaz tudo bem, são opiniões. Quero só deixar vincado que não ataco a qualidade dos jogadores mas sim a formação à base de entradas de primeira e sarrafadas que muito deles possuem. No entanto, como apontei, também houve lances bem defendidos.

              PS: Quando quiseres falar de um central do Benfica ao menos fala do RD já que o Ferro é fraco demais. Curiosamente a maior critica que fazem ao RD é quando lhe para o cérebro e vira bruce lee em campo.

              • Joga_Bonito
                Posted Maio 16, 2020 at 4:00 pm

                Dei o exemplo do Ferro porque desmente o que estás a dizer. Aborda muito mal os lances, várias vezes entra à queima e vens dizer que nos anos 70 só sabiam entrar à queima? O que há mais hoje em dia são centrais com péssima leitura de jogo, paragens constantes de cérebro, mas apenas se convencionou dizer que haviam más defesas nos anos 70. O que eu frisei é que uma era onde se entrava impunemente a bater era tão difícil de jogar como hoje, apesar de ser diferente. Dantes Messi parava duas vezes por ano com cada pranchada que levava. Continuam a existir péssimos defesas como o Ferro hoje, isso tem que ver com a qualidade individual. Hoje a concentração de talento num número escasso de equipas cria a impressão que há hoje mais qualidade, apenas as equipas hoje funcionam melhor no vector táctico-colectivo porque concentram melhores jogadores e treinam mais e melhor, mas dantes os jogadores estavam mais dispersos, não era possível haver defesas como aquela s que hoje há e isso cria a impressão que hoje os defesas são melhores, as equipas é que são melhores colectivamente.

            • AndreChaves9
              Posted Maio 16, 2020 at 1:45 pm

              Eu acho que hoje em dia os defesas tem um problema muito grave que é defenderem mal simplesmente. Há muitas e boas exceções ao que estou a dizer mas na maioria credo…

              • Joga_Bonito
                Posted Maio 16, 2020 at 2:21 pm

                Exacto. E creio que isso se deve em muito à dependência das orientações tácticas dos treinadores. O talento inato de defender de um Baresi, com cortes do outro mundo, isso sim é que é saber defender. É claro que bem inseridos numa equipa de top rendem mais, mas os jogadores têm de saber jogar por si. Hoje os jogadores estão demasiados formatados, pouco espontâneos e não têm aquela ratice inata que dantes se tinha, antes passam horas a ver cassetes e a estudar padrões dos atacantes e a perceber como pará-los. Sem que isso em si seja algo de mal, tira alguma espontaneidade e inclusive ilude sobre o valor dos jogadores, que não sabendo defender por si contam com as defesas. Entregues a si mesmo, quando os colegas não podem ajudar é que se vêm os defesas e muitos não sabem jogar. Isso também se vê em alguns atacantes, porque hoje tu sabes que o teu colega vai estar no local x quando tu recebes a bola e muitas vezes se a recebes já sabes onde colocar a bola porque sabes que x jogar lá vai estar. No futebol de mais caos nos anos 70, os jogadores tinham de saber sair por si com bola no meio-campo, não contar sempre com um colega. Por isso, sempre que recebiam, tinham um toque de bola, recepção e protecção de bola elevados e muitas vezes tinham d arrancar por si. Hoje joga tudo ao primeiro toque já programado, com lances ensaiados ad nauseum nos treinos, havendo aí muito menos improvisação e inteligência aplicada. Agora, no tempo de Cruyff tinhas de receber, pensar e decidir por ti e isso mostrava os génios como Cruyff que se antecipavam aos outros e com um poder de decisão top. Passar a bola para o lado e para trás exige que inteligência? Hoje, os jogadores se pressionados e tendo de decidir por si demonstram muitas dificuldades, ao passo que os de antigamente saiam se fosse preciso de cabines telefónicas em drible em progressão. O futebol antigo só perde no ritmo e na violência para o actual, mas nível técnico era superior. Podiam existir cepos nas equipas médias, mas existiam muitos grandes jogadores e muito mais virtuosos, ao passo que hoje existem monos colocados em equipas grandes só para correr muito e fazer pressing que até chega a dar dó de ver com a bola nos pés.

          • Joga_Bonito
            Posted Maio 16, 2020 at 1:21 pm

            A agressividade é um factor crucial de dificuldade, ou achas que os génios de hoje andavam 60 metros com a bola colada ao pé? Já estavam sem tíbias ao terceiro passe, a agressividade colocava dificuldades aos jogadores que por exemplo hoje não há. Os defesas são mais rápidos hoje? Também são os atacantes, logo estão quites. Nos anos 70, 80 os defesas podiam bater impiedosamente e isso impedia o jogador de progredir, logo de fazer a diferença. Sendo assim, onde era mais fácil jogar lá do que hoje? Aliás não se diz hoje que o anti-jogo inibe o futebol de progredir? Muito mais que um Nesta ou Baresi desta vida (que sendo pura classe, os Fenómenos e Maradonas tinham sempre soluções para eles) o que impede uma jogada é a cacetada pura. Exemplo: um 10 de classe mundial lança-se num sprint contra defesas de classe mundial, mas com o drible e a magia supera-os e marca golo. Porque a técnica supera sempre a defesa, é para isso que existe a magia. Agora segundo cenário: um 10 de classe mundial arranca num sprint e encontra Vinnie Jones, faz-lhe um drible, logo a seguir já tem a pantufada do costume e é mandado para o estaleiro por 2 meses. O que é mais “eficaz” a parar o jogador?

    • AndreChaves9
      Posted Maio 15, 2020 at 11:43 pm

      Os fenómenos de antigamente teriam mais facilidade em brilhar hoje do que o contrário. A grande alteração ao longo do tempo foi feita fora de campo

  • AndreChaves9
    Posted Maio 15, 2020 at 11:07 pm

    E isto há quase 50 anos.

  • Chico
    Posted Maio 15, 2020 at 10:54 pm

    Minha nossa senhora… Um híbrido de Zidane e Messi.

Deixa um comentário