Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: A reacção de Lage a mais uma má exibição de Gabriel

8 Comentários

  • Filipe Ferreira
    Posted Novembro 24, 2019 at 10:17 am

    O mais incrível, é que jogando bem ou mal, Bruno Lage tem um raciones vitórias nas competições internas, completamente absurdo. É difícil parar este Benfica, mesmo quando jogam mal, é preciso aumentar o nível em Portugal

  • Analista Especialista
    Posted Novembro 24, 2019 at 10:28 am

    Este tipo é horrível.
    Que hipócrita com essa treta do “não podemos individualizar”.
    Claro que podemos e devemos, é por isso que ele escolhe 11 titulares entre 25 opções.
    Detesto-o cada vez mais, não enquanto homem, mas enquanto treinador.

  • Joga_Bonito
    Posted Novembro 24, 2019 at 12:30 pm

    O que direi será polémico mas já me farta de ver 8 a terem função de construir. Isso é para os 10 e os extremos. Já toda a gente percebeu que parando Gabriel, o jogo do Benfica desaparece n tocante à criação.
    Confunde-se criação de jogo, que tem que necessariamente ter criatividade, imprevisibilidade, com um tipo a fazer uns passes em profundidade, que a certo tempo todos adivinham para onde vão.
    Criação de jogo é Messi a arrancar em drible e fazer passes que não lembram a ninguém, não é passes longos em profundidade.
    O Benfica não tem físico nem jogadores para 4-4-2 e com Gabriel a acusar a má forma é tempo de Lage perceber isso.
    Passar para um 4-3-3, com Samaris, Gabriel, Adel.
    dava mais força física e poder defensivo e entregava a Adel a construção. Assim, Gabriel poderia aparecer com os seus passes como um acrescento mais, mas não como o organizador de jogo.
    Desde quando um 8 organiza jogo? Pensar jogo é para os 10 e os extremos.
    Este absurdo de 8 a ter de criar, mais aquela de pôr extremos que nem uma bola recebem (Cervi) só para defenderem e por o Grimaldo a subir, como se não devesse ser ao contrário, isto só está a prejudicar o futebol.
    Está-se a complicar o que é simples, está-se a inverter as coisas. Já o disse e repito. Ainda veremos GR que são um pino, do tipo cada tiro cada melro, mas que jogarão porque vêm ao meio-campo cortar bolas e chegam à área, para fingir que até têm extras para a posição de GR, quando na verdade na dominam os parâmetros básicos da posição.
    Olhando para a equipa actual do Benfica vemos Lage a persistir nesta ideia absurda de pôr jogadores sem capacidade para as suas posições, porque fazem coisas que não são o essencial da sua posição.
    É Seferovic que joga porque corta bola, apesar de falhar golos cantados em momentos cruciais. É Cervi que nem sabe receber a jogar para libertar Grimaldo (então agora é o extremo que tem de defender para libertar o DE?).
    É Gedson a Extremo para permitir que TT subisse contra o Lyon, e depois tivemos uma dupla avenida e zero ataque por essa ala.
    É Taraabt, um 10, a 8, para defender, em vez de estar solto para criar jogo.
    É Ferro a estar à frente de Jardel ou Conti, quando neste momento está mal fisicamente, apenas jogando porque tem boa saída de bola, apesar de estar passivo e lento e comprometendo na defesa. Apesar de achar que Ferro terá qualidade no futuro, neste momento não deveria estar a ser titular.
    É Grimaldo que não defende a jogar a DE, em vez de extremo onde pode render, só para poder subir por detrás (como se já ninguém tivesse percebido que ele sobe sempre, isso já não resulta).
    Lage está a cair naquele erro dos treinadores actuais, que é aquela mania pedante de analisar os jogadores um somatório de características que somados dão uma falsa impressão.
    Um exemplo. Seferovic pode efectivamente: defender muito, correr muito, respeitar o treinador, empenhar-se nos treinos. São 4 qualidades. Mas se não consegue fazer o básico da sua posição (finalizar) não pode jogar a titular. Por vezes ao listar-se criam-se ilusões sobre o valor do jogador, produzindo falácias. Que me interessa um extremo que defende, se perde logo a bola e nada acrescenta ao ataque?
    O futebol actual está cheio de falácias e Lage está a cair nelas.
    Gosto dele como treinador, mas cometeu erros e agora teme recuar.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Novembro 24, 2019 at 1:59 pm

      Concordo completamente com o primeiro parágrafo.
      A confusão que me fez ainda ontem ver uma final, com equipas dos dois maiores viveiros de artistas futebolísticos, não jogarem com um n10.

      • Joga_Bonito
        Posted Novembro 24, 2019 at 3:03 pm

        Infelizmente os Aimares parecem estar em desaparição, e não acho que tenha que ver com os jogadores, são os técnicos que desde a formação inibem esses jogadores de existirem.

        • Filipe Ribeiro
          Posted Novembro 24, 2019 at 3:24 pm

          Isso é também a diferença entre habilidade e técnica, hoje vejo os miúdos mais preocupados com malabarismos e fintas do que saber dominar uma bola correctamente, já desde miúdos aprendem tudo errado.

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 24, 2019 at 6:22 pm

      Não concordo totalmente contigo, o futebol está diferente do antigamente, os jogadores estão muito melhor preparados fisicamente e as defesas são mais apertadas e rígidas, daí um número 10 não encaixar tão bem devido a esse aumento da exigência em termos físicos do jogo. Mas sim o Lage está a inventar imenso e está a pôr-se a jeito.

      A equipa não pode depender do Gabriel para conseguir sair desde trás com qualidade. A equipa tem que ser o mais completa possível, um meio-campo forte, um ataque eficaz e uma defesa sólida. E sobretudo a equipa tem que ser um conjunto de jogadores que encaixam de acordo com as suas características e não se deve inventar por si só. Neste momento não temos características para um 4-4-2, não temos laterais coesos defensivamente, não temos um meio-campo intenso (sobretudo na Europa) nem temos avançados para conseguirem combinar bem.

      Acho que o maior problema do Benfica em termos defensivos tem sido a falta de compensação das subidas dos laterais, o que faz com que os centrais abram demasiado e normalmente quem compensa tem sido o Florentino, ficando o meio-campo para o Gabriel basicamente. Portanto a presença de 3 médios tem que ser fundamental, para mim jogavam Florentino, Gedson e Gabriel, ficando o Florentino a fazer as dobras na mesma sem desequilibrar o meio-campo. Depois se jogarmos com laterais muito ofensivos e devido à nossa falta de extremos, poderia ser interessante termos um 10 a jogar nas costas dos 2 avançados, por exemplo Chiquinho/Taarabt/Pizzi com o RdT e o Vinicius na frente. Se conseguíssemos recuperar o Zivkovic não teria dúvidas: uma tripla na frente com Zivkovic, Jota e Vinicius! Mas sem o sérvio ficamos sem extremos de raiz e fica dificil jogar assim.

      Atenção esta é só uma proposta assim de cabeça, poderiamos optar por jogar num 3-5-2 ou num 4-4-2 com outras dinâmicas ou mesmo num 4-3-3. Mas o que não podemos fazer é desequilibrar a equipa e de não sermos criativos na frente, e é isso que tem acontecido.

      • Joga_Bonito
        Posted Novembro 24, 2019 at 8:06 pm

        Sim concordo. Tem-se sugerido 3 centrais, mas parece-me que não temos qualidade nos centrais para isso. Contudo, com o afastamento de Ziv e a pouca utilização de Jota (veremos se muda a partir de hoje), as opções são poucas e com pouca criatividade nem se percebe porque Lage insiste num sistema em 4-4-2.

Deixa um comentário