Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Amorim explica convocatória de jogador que tinha sido descartado pelo Sporting

Melhor que Francisco Geraldes? Pelo menos parece ter passado o médio português na hierarquia.

Mattheus Oliveira ainda nem se estreou esta época e o Sporting inclusive chegou a anunciar que não contava, mas de maneira surpreendente foi convocado por Rúben Amorim para o duelo com o Vitória. Depois da partida o técnico leonino explicou a sua decisão, elogiando o esforço do brasileiro nos treinos.

37 Comentários

  • Chico
    Posted Junho 5, 2020 at 3:32 pm

    Não é difícil ser melhor que o Miguel Luís e o Geraldes. O Mattheus progride bem com bola, pode ser importante num meio-campo a dois.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 5, 2020 at 3:04 pm

    O Sporting vai ter de investir no plantel mas também vai ter de investir em contratar pelo menos 5 ou 6 jovens para a equipa B uma vez que vai ter de manter a equipa sub23 em funcionamento e não tem jogadores nem qualidade para abastecer 3 equipas séniores em simultâneo.

    Eu gostava de ver o Chiquinho do Estoril de volta ao clube. Seria uma mais valia no futuro.

    Mais do que nunca vai ser preciso Visão de Mercado.

  • Kacal
    Posted Junho 5, 2020 at 2:06 pm

    O Mattheus é um pouco desvalorizado, mas certo é que em Portugal jogou quase sempre bem, teve momentos menos bons como todos, mas tanto no Estoril como no Vitória fez épocas positivas e demonstrou rendimento. Não o vejo a ser um #6 nem um box-to-box, mas caso queiram um 2º médio que construa, é o vosso homem. É preciso ter quem defenda e se imponha fisicamente dando-lhe mais liberdade. Ele dá ajuda defensiva, mas precisa de ter bola e construir. Se tivesse um Fernando (Polvo), Fejsa ou Florentino atrás de si renderia. Mas tem boa visão de jogo e segura bem a bola, claro que precisa de aumentar a sua intensidade na rapidez com que executa, mas tem qualidade. O Amorim deve ter visto isso mesmo e reintegrou-o, gostava de o ver a ter minutos.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Junho 5, 2020 at 1:41 pm

    Recentemente coloquei aqui no blogue uma comparação, em termos minutos jogados, entre Oliveira, Doumbia e Miguel Luís.
    O Mattheus sai claramente perdedor; sem, na minha opinião, haver motivos para tal.

    Não encontro razões, nem técnicas nem de historial, para que o jogador tenha sido descartado tão cedo. Fez apenas 140 minutos com a camisola do Sporting, mesmo depois de uma época interessante no Guimarães. Ok, o Doumbia foi testado a médio mais defensivo… mas altura não é tudo…

    Eduardo, por seu turno, também já leva 1024 minutos. Alternou entre o positivo e negativo… mas ao menos teve oportunidades.

    Concluindo, acho normal esta opção de Amorim. Estamos a falar de um atleta que já fez boas épocas em Portugal e que pode, quem sabe, acrescentar algo. Bem o treinador, também, por dar uma mensagem clara de que não há jogadores “eliminados à nascença”.

    Quanto a Geraldes… também percebo a opção. Era um jogo no qual se pedia luta na zona central e Geraldes, como mostrou contra o Aves, tem outras características. É, talvez, o centro campista mais criativo no clube.

    Nada de especial. Uma convocatória não define tudo. Ainda há muito para jogar e ser testado.

    • Antonio Clismo
      Posted Junho 5, 2020 at 2:10 pm

      Miguel Luís é carta fora do baralho. Tem que ser emprestado ao Estoril para ver se tem nível ao menos para a Segunda Liga. E ir crescendo a partir daí.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Junho 5, 2020 at 2:42 pm

        Sim, sempre defendi isso.
        E Matheus Nunes também me parece demasiado inexperiente para o lugar.

        • Antonio Clismo
          Posted Junho 5, 2020 at 3:14 pm

          Quanto ao Matheus Nunes, acho que o miúdo tem qualidade mas ainda está com a bitola da Liga Revelação.

          Assim que conseguir aumentar a intensidade e velocidade de execução não tenho dúvidas que vai ser um médio muito útil ao clube.

          Não é muito diferente do Adrien quando tinha a mesma idade, portanto é preciso dar-lhe tempo e confiança e ver como responde em campo.

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Junho 5, 2020 at 3:30 pm

            Tempo e confiança adquirem-se mais facilmente noutro clube. No Sporting há sempre muita pressão.
            Geraldes já esteve bem no Moreirense e no Rio Ave.
            Oliveira, no Estoril e em Guimarães.
            Eduardo, no Belenenses.

            Matheus Nunes é muito inexperiente. Mas pode dar jogador, claro.

            O mesmo posso dizer em relação ao Max. Ainda não deveria estar cá.

  • Joao X
    Posted Junho 5, 2020 at 1:31 pm

    Fiquei bastante surpreendido.
    Para ter sido convocado é porque o Amorim acho que pode contribuir.. vamos ver o que dá.

  • coach407
    Posted Junho 5, 2020 at 1:29 pm

    Quando a concorrência era o Miguel Luís e o Geraldes até eu posso acreditar.

  • Sykes
    Posted Junho 5, 2020 at 12:13 pm

    Até uma mosca passaria Geraldes na hierarquia…

  • Tiago Silva
    Posted Junho 5, 2020 at 11:59 am

    O Mattheus Oliveira nunca teve uma real oportunidade pelo Sporting, é um jogador muito polivalente e que sabe gerir muitos bem os ritmos de jogo, tem um bom pé esquerdo. Ainda na época passada em Guimarães era um dos melhores jogadores da equipa. Pode vir a ser uma opção muito útil, muito bem o Rúben Amorim a reintegrá-lo.

  • JoaoMiguel96
    Posted Junho 5, 2020 at 11:41 am

    Há que remodelar o miolo. Aposto que a história teria sido diferente com Wendel e Bragança no centro, por exemplo.

    Vendia Batta e Mattheus, emprestava Doumbia e Miguel Luís e ficava com Wendel (caso não aparecessem propostas) , Bragança e Palhinha. Subia o Matheus Nunes dependendo do que fizer neste final de época, caso contrário também poderia ser emprestado.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Junho 5, 2020 at 12:29 pm

      Acho que seria diferente, sim. Seria um jogo com mais golos. Para ambas as equipas. Wendel e Bragança são jogadores nitidamente de bola no pé. Tendo Acuna e Camacho nas laterais… seria um onze muito (demasiado?) ofensivo.

      • JoaoMiguel96
        Posted Junho 5, 2020 at 1:02 pm

        Obviamente que falava nos 20 minutos finais da partida, quando o Vitória já estava com menos 1.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Junho 5, 2020 at 1:27 pm

          Ah, sim.
          Bom, mas já vi muita gente a apontar estes dois em simultâneo num jogo “normal”. Até pode dar resultado, mas teoricamente seria um duo muito ofensivo.

          • JoaoMiguel96
            Posted Junho 5, 2020 at 1:38 pm

            Isso não sei, até porque a apostar no Bragança seria para 8/10, não para 6 ou para jogar ao lado do Wendel num jogo “normal”.

            Acho é que precisamos de um meio campo muito mais rotativo e com qualidade com bola.

            • Estigarribia
              Posted Junho 5, 2020 at 2:37 pm

              João,

              Daniel Bragança a jogar a 10 é uma ideia que me agrada bastante. Aliás, o próprio Keizer penso que chegou a testá-lo nessa posição naquele jogo amigável com o Liverpool na pré-época.

              Saudações Leoninas

              • oMeuUserName
                Posted Junho 5, 2020 at 3:46 pm

                O Rúben Amorim não joga com nenhum 10, nem vai jogar. Vocês têm de se habituar que ele joga em 3x4x3 sempre e durante todo o jogo. Pode alterar as características do jogador na posição, mas a distribuição é sempre essa.

            • OMotoqueiroGuti
              Posted Junho 5, 2020 at 1:52 pm

              Precisamos disso e de muito mais. Só o tempo dirá se o que temos não chega. Ainda é cedo. Os jogadores e o treinador precisam de tempo para se habituarem uns aos outros.

              Sim, também acho que o Bragança é um jogador criativo e que a sua presença no esquema de Amorim passa naturalmente pela ausência de Wendel.
              Mas vamos ver no que dá…

              • JoaoMiguel96
                Posted Junho 5, 2020 at 3:07 pm

                Claro, eu falei na questão mais pertinente, a meu ver. O plantel ainda é muito deficitário em alguns parâmetros. Vamos ver se Amorim consegue dar a volta a isso.

                Se calhar até pega de estaca se o Wendel for vendido.

  • Estigarribia
    Posted Junho 5, 2020 at 11:39 am

    E porque é que o Mattheus Oliveira não há-de ter oportunidades na equipa principal? Se faz parte do plantel tem tanto direito a ter minutos como outro jogador qualquer. Espero que tenha minutos. Confio no Rúben Amorim.

    Saudações Leoninas

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Junho 5, 2020 at 12:56 pm

      Porque muita gente tinha/tem um ódio de estimação ao jogador… ??

      • Estigarribia
        Posted Junho 5, 2020 at 2:39 pm

        Motoqueiro,

        Eu nunca tive ódio pelo Mattheus Oliveira, mas foi um jogador que, no pouco tempo que JJ lhe deu, não me cativou. Mas espero que o Rúben Amorim lhe dê mais oportunidades na equipa principal. Até porque não nos podemos esquecer que o Mattheus era uma das figuras do Estoril-Praia, antes de ter vindo para Alvalade.

        Saudações Leoninas

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Junho 5, 2020 at 3:15 pm

          Não disse que eras tu. Mas disse algo que sempre saltou à vista: Oliveira era enteado enquanto outros eram filhos. Uns puderam falhar e falhar… e a ele foram dadas poucas oportunidades.

          Sim, fez bons jogos no Estoril e foi comprado numa lógica de evolução. Acho que o Eduardo, por exemplo, nunca provou ser assim tão superior a ele.

          Vamos ver no que dá. Wendel, mesmo que vá jogando pouco, é o dono do lugar. Depois é tentar perceber quem o pode substituir. Acho que Nunes é uma esperança de alguns mas ainda é demasiado inexperiente.

          Do ponto de vista global, acho que Eduardo e Mattheus Oliveira serão os substitutos mais equilibrados pois conjugam melhor as vertentes defensivas e ofensivas.
          Geraldes, pelo contrário, é mais um jogador criativo.

          Mas não sei… Algo me diz que já desistiram do Eduardo. Doumbia foi um jogador caro e não pode desvalorizar demasiado. Percebo isso mas acho que ainda não tem o que é necessário para o que o Sporting necessita.

          Vamos ver no que dá…

  • Filipe Ferreira
    Posted Junho 5, 2020 at 11:35 am

    Não acho que seja melhor, nem pior que o Francisco. Acho que são diferentes. E nem quer dizer que tenha passado à frente na hierarquia, na próxima jornada ao que tudo indicada deverá existir 5 substituições, e nesta ocasião tal como o Ruben diz, o Mattheus foi convocado por ser um estádio que lhe traz boas memórias e isso podia ser importante. Contudo, claramente o Sporting carece de bons médios.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 5, 2020 at 11:33 am

    É preciso colocar ainda muitos jogadores sem qualidade para jogarem no Sporting. Matheus Oliveira é um deles.

  • josediogo
    Posted Junho 5, 2020 at 11:06 am

    Claramente a zona do relvado onde faltam jogadores com qualidade ao Sporting, médios centro.
    Temos Wendel, que é o nosso melhor, de longe, que, embora não sendo fantástico, diz alguma coisa quanto ao resto das opções.
    Doumbia, Eduardo, Miguel Luís, Matheus Oliveira, Geraldes… Demasiados jogadores medianos que pouco acrescentam ou acrescentaram ao clube.
    Caso Palhinha sempre saia, para o ano, deveriamos apostar as fichas num médio centro (mais defensivo) que se imponha nesta equipa, com qualidade acima da média.
    Para o ano, apenas certos, caso não haja propostas, Wendel, Bragança, Palhinha e Batta. Mesmo assim, venderia Batta e contraria a tal estrela para o meio campo que precisamos.
    Contrataria ainda, um extremo/avançado desequilibrador, com golo. Vietto é muito soft, sem intensidade, sem agressividade. Não foi de ontem, mas sim tem sido até agora.
    Esperemos que a equipa cresça para o próximo jogo.

  • Gunnerz
    Posted Junho 5, 2020 at 10:37 am

    Eu nem sabia q ele estava no plantel

    • Oldasity
      Posted Junho 5, 2020 at 10:48 am

      Somos 2.

      Mas tenho ideia que esteve emprestado na primeira metade da época.

      Penso que nem Francisco nem os 2 Matheus tem características para jogar num meio campo a 2. Mas Francisco tem uma visão e inteligência acima da média, acho que faria melhor que M. Oliveira.

      Acho que neste momento não temos médios que tenham capacidade para jogar num meio campo a 2 e ontem notou-se isso. Nenhum dos médios estava onde deveria 70% do jogo. A ocupação de espaços estava quase sempre mal e o Battaglia na minha opinião, foi o pior dos dois. Estava quase sempre a tentar progredir com bola, quando não é o que se pede neste sistema. Só tinham de por a bola a rolar, procurar as triangulações e ocupar os espaços.

      • oMeuUserName
        Posted Junho 5, 2020 at 3:45 pm

        O Fransérgio é um jogador que transporta muito a bola, mais que o Battaglia até, e era um indiscutível do Amorim no Braga, e foi quiçá o melhor período da carreira dele. Por isso, não concordo nada quando dizes que não se pede isso neste sistema.

      • Gunnerz
        Posted Junho 5, 2020 at 11:02 am

        Concordo. Aliás ontem a ver o jogo até dei por mim a pensar que seria mais benéfico tirar vietto e acrescentar doumbia tentando um 3-5-2 com Jovane e sporar na frente.
        Quanto ao Geraldes, tal como o max, espero que sejam despachados, no caso do Chico ando à anos a dizer q já devia ter sido vendido mas lá se insiste nele como se tivesse ali um craque. É inteligente e tem toque, mas nada mais q isso.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Junho 5, 2020 at 12:32 pm

          Nesse esquema os dois da frente teriam de ir para a ala em alguns momentos. Para tabelar com os laterais, por exemplo.
          Tendo em conta o onze que deste, não sei se teríamos jogadores com golo no meio campo.

          Acho que o onze é bom e que 3 na frente é o ideal.

          Vamos ver no que dá.

          • Gunnerz
            Posted Junho 5, 2020 at 1:09 pm

            Eu só me queria referir ao jogo de ontem. De futuro, acho q não temos meio campo para isto pelo que espero um bom reforço no miolo na próxima época.

            • OMotoqueiroGuti
              Posted Junho 5, 2020 at 1:29 pm

              Sim. Percebo onde queres chegar.
              Vamos aguardar. Ainda é muito cedo para decisões.

              Olha o Jovane… Quem diria que entraria assim?
              Isto ainda agora começou.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Junho 5, 2020 at 10:59 am

        Acho é que as pessoas ainda não perceberam que o Battaglia sempre foi um box to box. Este tipo de acção sempre o caracterizou e não é fácil abdicar de algo que lhe é natural.

        O Sporting não tem, neste momento, nenhum médio vincadamente defensivo. Palhinha, por conhecer o treinador, e pelos seus próprios atributos, poderia ser uma opção interessante.

        Battaglia faz o que pode.
        Ainda é cedo para dizer que o Sporting não tem o que é preciso para um meio campo assim. Os métodos são novos, e a paragem foi longa. É preciso ter calma.

        Em relação ao Oliveira… fico feliz. É um bom jogador.
        A mais está o Matheus Nunes. Não o Geraldes.

Deixa um comentário