João Palhinha há 4 anos foi criticado por Jesus, depois de ter sido titular no Dragão, e hoje destacou-se como o melhor em campo. No final do encontro Amorim foi confrontado com isso, e destacou o mérito do médio.
Mais uma vez repito com bola o Palhinha teve falhas graves ontem que não deu um golo por falta de eficácia do Porto e a verdade é que é perigoso ignorar estas falhas porque não é todos os dias que se enfrenta uma equipa que simplesmente não atina com a baliza. Quanto à hipótese de ir à seleção digo que é um jogador que precisa de evoluir para chegar a esse patamar (não basta ser jogador de um grande para ir à seleção)
xhaka
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
2:59 pm
Tens o Pepe que na Taça da liga faz um posicionamento horrível e dá no 2º golo do Sporting. Penso que deve de continuar a ir à seleção, mas depois daquele lance nunca se sabe. Talvez se melhor o seu posicionamento consiga chegar ao patamar de seleção (não basta ser jogador de um grande para ir à seleção).
Zimbo
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
10:37 am
o palhinha atinge-me como o tipo de jogador que usou as palavras do jj há 4 anos atrás como motivação para trabalhar e chegar onde está hoje
OMotoqueiroGuti
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
11:16 am
Não gosto de estar sempre a defender o Jesus, mas leio alguma injustiça por aqui.
Em 15/16, Palhinha e Gelson subiram à principal. Jesus gostava deles. O João teve uma lesão chata após o início dos trabalhos e o Gelson, como sabemos, foi uma aposta forte.
Isto para dizer o quê: O Palhinha sempre foi um jogador com potencial, não estamos a falar de um autêntico nabo. Simplesmente, até porque havia William, precisava de jogar mais para evoluir. Foi o que aconteceu. E ainda bem.
Ele não evoluiu por causa das palavras do Jesus. Ele evoluiu porque simplesmente esteve em equipas que valorizavam as suas características.
Para te dar um exemplo: sabes quantas e quantas vezes eu li que o Palhinha deveria ser testado a central porque não tinha técnica para ser um construtor, etc etc? Pois…
Ainda bem que não ficou por cá. Teria estagnado.
Antonio Clismo
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
12:24 pm
Eu dou a mão à palmatória porque fui um dos que disse que o Palhinha deveria ter sido adaptado a central pelo Jesus uma vez que havia uma clara falta de centrais de qualidade na selecção portuguesa e o João Palhinha teria mais chances de chegar ao topo pela via central do que pela via médio defensivo.
2 anos de trabalho intenso num clube que valorizou esse trabalho e ele subiu vários patamares no seu jogo.
Max se não tirar o lugar ao Adán deveria ser emprestado na próxima época para evoluir como titular. O que não faltam são clubes na Primeira Liga que gostariam de contar com ele.
Eduardo Quaresma era mel no Estoril por empréstimo.
Hevertton Santos a evoluir no B Sad na sombra do Tiago Esgaio.
Gonçalo Costa seria uma excelente opção por empréstimo para o Portimonense. (Até o Manafá deu nas vistas em Portimão…)
Rodrigo Fernandes poderia seguir para Braga nos mesmos moldes do João Palhinha e ficar lá a evoluir 2 ou 3 anos. O Braga poderia ficar com uma percentagem do passe.
Daniel Bragança no Rio Ave de Miguel Cardoso era distribuir chocolate em todos os jogos.
Bruno Paz, a sua evolução atrasou por causa das lesões mas é inegável que tem qualidade para a Primeira Liga. Faz lembrar o João Mário na mesma idade com a sua calma e qualidade no passe e na gestão da posse de bola.
Tiago Tomás – o Firmino do Sporting, mas não se perdia nada se evoluísse um ano num clube com aspirações de Liga Europa como o Guimarães por exemplo.
Tomás Silva e Nuno Moreira também apresentam qualidades para serem opções em clubes de Primeira Liga e o Pedro Mendes e Pedro Marques devem continuar as suas evoluções também por empréstimo.
OMotoqueiroGuti
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
2:02 pm
Não critico quem defendeu o reposicionamento de Palhinha. Apenas quero mostrar que essa ideia era muito defendida e que, muito provavelmente, hoje não teríamos este jogador tão interessante.
Havia 3 caminhos: fazer dele um eterno suplente, emprestar ou então fazer dele um central. Defendi sempre que deveria ir para outro lado, porque necessitava de minutos.
Em relação aos empréstimos que falaste, de uma maneira geral concordo.
Mas honestamente… não acho que o TT tenha capacidade para ser titular num Guimarães. Ainda.
Se for para rodar, que seja para um clube mais fraquito. Gosto da personalidade dele. Parece ser daqueles que dá sempre tudo e que tem sempre a motivação lá em cima. Isso é bom, sobretudo quando há um downgrade na carreira.
Já em relação ao Quaresma… não sei. Desse tenho uma ideia diferente. Acho que já não lidaria muito bem com tamanha “descida”. É complicado quando se aposta num jogador muito cedo e depois, por várias razões, ele não ganha o lugar. Coloco Plata no mesmo patamar.
Rodrigo Fernandes no Braga? “Tú mutx fór him”, creio.
Braga é um clube com muito andamento. Contrata jogadores com algum nível e experiência. Apostar nos jovens? Apostam nos deles.
Palhinha foi para lá já com épocas no Sporting, no Belenenses e no Moreirense… Rodrigo Fernandes é um novato.
Quanto ao Max… Adan chegou para ficar e é também contraproducente manter o jogador no banco. É um Gr tem de jogar. Renan chega perfeitamente para o banco.
Sporting1906
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:54 pm
O TT tem passado a maioria desta época a titular no Sporting e não tem capacidade para ser titular no Vitória? Seja como for, o TT não é para emprestar nunca, porque já está num nível que lhe permite jogar no Sporting.
OMotoqueiroGuti
Posted
Março 1, 2021 at
8:38 am
Vamos ver o mercado. O Eduardo Quaresma também já tinha assegurado a titularidade, mas depois as coisas mudaram… O futebol é assim.
O TT tem sido titular no Sporting também por causa da ausência de soluções. Paulinho chegou, e já está lesionado e Sporar foi muito intermitente.
Sim, acredito que, se for para rodar, deveria ir para um clube médio onde ganhasse a titularidade mais facilmente. No Vitória tens o Edwards, tens o Quaresma… o TT é homem de área? É questionável… há equipas que preferem esse perfil. Amorim, por gostar de avançados que se liguem mais à equipa, aposta no TT mas cada equipa tem a sua filosofia.
Antonio Clismo
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
8:19 am
O que não falta são jogadores que ninguém liga nenhuma e que hoje estão na Liga Revelação e que daqui a 4 anos irão estar num nível selecção nacional.
Agora uma coisa é certa, se não existirem vagas para esses jogadores poderem evoluir na Primeira Liga e mostrar o seu trabalho, então aí é que não poderão evoluir com certeza.
O Palhinha evoluiu imenso nos últimos anos, mas se tivessem ido buscar um brasileiro qualquer para o seu lugar ele nunca teria tido essa oportunidade de evoluir em Braga, por exemplo.
OMotoqueiroGuti
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
10:17 am
Também depende dos jovens jogadores estarem à altura do desafio. E muitos, convencidos que já são vedetas, encostam-se um pouco à sombra da bananeira.
Eu percebo o teu ponto de vista, mas vou dar um exemplo para explicar o meu: preferia que o Misic, o Matheus Oliveira ou o Eduardo Henrique tivessem ficado no plantel em vez do Daniel Bragança.
Porquê? Porque João Mário é praticamente intocável, e foi feita uma aposta forte no Nunes. Se queremos uma opção para a chamada rotatividade, então prefiro um jogador experiente e com provas dadas.
Se o objetivo é fazer do Bragança um jogador com capacidade para agarrar a titularidade, tem obviamente de jogar mais. Onde? O Paços não vai perder o Eustáquio para o Porto? … … Se calhar até encaixava lá bem.
Gosto da aposta que Amorim está a fazer nos jovens, mas não acredito que um Sporting forte na Europa e forte em Portugal se alimente só disso. O campeonato este ano foi atípico, os rivais estiveram muito mal, e o Sporting vai disputar a Champions. E, por vezes, a Europa pode ser traumática.
Gosto do Tiago Tomás, mas um Jovane sem lesões e um Paulinho desde o início não lhe teriam dado tanta hipótese.
Acredito que possa acontecer com ele, e com outros, o que aconteceu com o Bragança: “ok, estiveste bem mas esta época vai doer mais e temos opções com mais garantias”.
Voltando ao Bragança: Sporting campeão = querer ficar com o João Mário. Não outra hipótese. Jogadores experientes e felizes no clube têm de ser mantidos. A que preço? Ao necessário. Não acredito que custe mais que o Paulinho… … …
Antonio Clismo
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
12:09 pm
Compreendo o teu ponto de vista.
Por muito talento que os jovens possam trazer ninguém evolui se não houver competitividade interna. E também só jogam 11 de cada vez.
Se um jovem achar que não vai ter mais do que 500 minutos de utilização durante a época e se achar que num clube de um nível inferior irá ter mais de 3000 minutos, então é normal que pondere qual a melhor opção para a sua carreira.
Fazer parte de um plantel de um dos 3 grandes, mesmo que não jogue tanto é importante para a formação da tal competitividade porque a pressão de ganhar é imensa. Isso não acontece tanto nos outros clubes e os jogadores não se importam tanto se empatam por exemplo.
Por exemplo, para o Eduardo Quaresma faz-lhe muito bem estar integrado no plantel em que tem a pressão de não perder pontos em todos os jogos, aprende a olhar para os exemplos dos outros e a fazer como eles. Claro que vai chegar a uma altura em que tem que sair para jogar para testar aquilo que aprendeu e depois sim, voltar mais forte já com ou 50 jogos de Primeira Liga nas pernas.
OMotoqueiroGuti
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
2:07 pm
Percebo o lado da pressão, pois conviver num balneário com aquele ambiente dá sempre outro andamento.
Porém, quando se trata de jogadores jovens, acho que é melhor rodarem. Ganham experiência e maturidade para, depois, acrescentarem valor.
Para criar dinâmica de vitória, o Sporting não pode ser um clube que espere que jovens com pouco andamento sejam alternativa. Obviamente há exceções, mas geralmente dá mau resultado.
Se o treinador reconhecer nele capacidade para lutar pela titularidade, tudo bem. Agora fazer de jovens terceiras opções… não me agrada.
Próxima época dirá qual o pensamento do técnico sobre isto.
OMotoqueiroGuti
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
7:36 am
Estou a gostar do discurso do Amorim. Veremos se, num momento de menor fulgor, conseguirá manter este discernimento.
Respondeu bem. A diferença está na maturidade e na experiência alicerçada nos jogos que o Palhinha fez nos últimas temporadas. É basicamente o que eu venho a escrever por aqui nos últimos anos: apostar na formação é, acima de tudo, dar tempo aos jogadores para evoluírem.
O Sporting não tem a obrigação de dar aos jogadores jovens um lugar na equipa principal – estes, dependendo da sua resposta , e das necessidades da equipa, é que poderão ou não ser integrados.
Daí eu ter sempre criticado quem tenha dito que o Medeiros ficou tempo de mais em empréstimos. Não ficou. Teve azar: no ano em que poderia ter ficado, tínhamos o Rafinha e o Matheus Pereira. Era muita competição. 3 excelentes soluções. Curiosamente, com o decorrer da época não ficou nenhum. Acontece.
Em relação ao jornalista, é o costume: Jesus está em baixo, logo bora desencantar qualquer coisa para o enterrar ainda mais. Sim, porque se não fosse a resposta inteligente, e honesta, do Amorim ainda ouviríamos que o Palhinha de há 4 anos já poderia ter alcançado este nível, Bla bla… Haja um mínimo de noção.
Obrigado Palhinha por estares a mostrar que o futebol não é só Excel e que os jogadores de equipa raçudos e determinados são essenciais. Custou mas agora haverá malta a encaixar.
Se sair, só vejo o Battaglia a fazer esse papel com alguma qualidade. Porém, visto que tem feito muitos jogos em Espanha, acredito que já está de malas feitas.
Antonio Clismo
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
12:41 pm
O Sporting ainda tem o Doumbia sob contrato além do Battaglia…
Mas sinceramente não acredito que o João Palhinha saia porque sabe que poderá valorizar-se muito mais no ano seguinte devido à presença na Champions do que se sair já neste Verão em que os negócios não vão ser tão chorudos porque os clubes ainda estão a recuperar dos efeitos económicos da pandemia.
OMotoqueiroGuti
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
1:49 pm
Quanto a mim, Doumbia tem de crescer ainda “um pouco” para ser uma opção segura no lugar, e com as funções, do Palhinha.
Falta ali ainda muita coisa. O Sporting que o saiba emprestar bem.
Mal a época acabe, e o Sporting confirme a Champions, está na hora de subir o ordenado ao Palhinha. Tecto salarial, claro.
O homem é único no plantel.
Nosso Roy Keane ??
Estigarribia
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
12:16 pm
Motoqueiro,
Gosto muito de ler os teus comentários mas não concordo com o que disseste desses três jogadores , porque não têm qualidade para jogar no Sporting. E vou explicar porquê.
Começando pelo Mattheus Oliveira, o ex-Estoril e filho do Bebeto não coloca intensidade nenhuma em campo. Andava sempre feito pastelão em campo. Não faz falta nenhuma.
Depois o Eduardo Henrique, deu nas vistas no Belenenses SAD, tudo certo, mas para um clube como o Sporting é sempre curto. Aliás, no Crotone leva já 14 jogos e 1 golo. Mas jogar no Crotone é uma coisa, e no Sporting outra. A camisola leonina pesa sempre mais.
Por fim, o Misic foi mais um pedido de JJ mas nunca entendi a sua contratação. Nunca acrescentou nada ao jogo leonino enquanto cá esteve.
Quanto ao Daniel Bragança, o Dani é o mais directo sucessor do João Mário no meio-campo do Sporting a médio/longo prazo.
Saudações Leoninas
OMotoqueiroGuti
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
1:45 pm
Olá. Obrigado pelo elogio. Apesar de nem sempre concordar contigo, gabo-te a simpatia e a educação. Comenta sempre que quiseres, gosto que discordem de mim ?
Percebo onde queres chegar.
Começando pelo Bragança, eu também acho que ele pode vir a ser o sucessor… mas acho mais provável isso acontecer se… jogar mais vezes. Se o João Mário ficar, acredito que o Bragança esteja atrás do Nunes na hierarquia. Para o crescimento do Daniel poderá ser fatal. Isto em teoria, claro. É um palpite meu.
Em relação aos outros jogadores.
Eu acho que os 3 já fizeram coisas muito interessantes. O Oliveira no Estoril e no Guimarães, o Misic esteve muito forte agora no Paok e o Eduardo Henrique também.
Agora vamos a detalhes. O Oliveira fez 138 minutos com a camisola do Sporting. Simples 138 minutos divididos por 4 jogos. Manifestamente pouco para tirar dúvidas. Acho que tem um bom pé esquerdo e é bom de bola como já o provou em Portugal. Suficiente para ser a terceira opção? Acho que sim.
O Misic foi um dos melhores oito no campeonato Grego. Quem esteve atento sabe disso. Suficiente para ser terceira opção? Acho que sim. Não foi pedido de Jesus, foi o scouting do Sporting que sugeriu. Custou pouco. Fez bons jogos na Grécia, esteve muito bem.
Quanto ao Eduardo sigo o mesmo raciocínio: acho que tem as suas qualidades e chega para terceira opção.
Há que fazer uma gestão inteligente do plantel. Para ser terceira opção num determinado lugar convém ser alguém que não fique de todo frustrado com isso. Tem de ser alguém comprometido com o grupo. Acredito que um destes 3 pudesse fazer esse papel. Teria as suas vantagens: não custariam nada, conhecem o clube, falam a língua… Enfim.
Prefiro isto a uma nova contratação ou a um jovem encostado.
Mas isto sou eu, claro.
SL
Mantorras
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
2:23 am
Ele a conter-se para nao dizer que o Nuno Mendes vai ser top e que se nao sair ja este ano do Sporting, dificilmente nao saira no seguinte… :)
Antonio Clismo
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
12:49 pm
Se o Nuno Mendes sair o Sporting já tem a sua saída acautelada com o Matheus Reis e com o Flávio Nazinho a evoluir na sua sombra.
Há quem diga que o Flávio Nazinho é melhor com 17 anos do que o Nuno Mendes com a mesma idade, vamos ver… à um ano atrás o Nuno Mendes ainda só estava na Liga Revelação e ninguém imaginava que iria reagir tão bem ao futebol sénior.
Mantorras
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
4:38 pm
Ainda bem para o Sporting. Eu estava mesmo a referir a expressao do Ruben porque ele faz muito isto, nao raras vezes tem que se conter tanto a falar que ri-se enquanto fala. E faz bem rir.
Abbas
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
12:54 am
Pergunta parva à procura da polémica, resposta com classe e com bom senso do Amorim.
Estigarribia
Posted
Fevereiro 27, 2021 at
11:51 pm
O Palhinha é o melhor 6 do campeonato, mas de longe. Espero que seja convocado para o Europeu pelo Engenheiro Nando, juntamente com o William Carvalho e o Danilo Pereira.
Saudações Leoninas
Santos David
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
3:22 pm
Por mim escolhe os 2 que quiseres dos que nomeaste mas o RubenNeves tem que estar la
Abbas
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
12:05 pm
Até pode ser de longe, mas de longe??? O Benfica tem Weigl, provavelmente o único jogador do plantel com capacidade de ser titular numa equipa top 10.
Estigarribia
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
1:49 pm
Abbas,
Respeito a tua opinião e até a compreendo, mas para mim a função principal de um médio-defensivo é destruir o jogo ofensivo do adversário. E nesse aspecto o Palhinha é o melhor médio-defensivo do campeonato, talvez seguido de perto pelo Al Musrati.
Quanto ao Weigl, ele é outro tipo de trinco, daqueles que sabe construir jogo. Ou seja, é um médio-defensivo mais moderno. Mas eu sou mais fã de trincos destruidores de jogo.
Saudações Leoninas
Schwifty
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
4:15 am
Eu espero que seja convocado e titular! Que monstro está Palhinha! Aliás, já no ano passado Palhinha se exibia a um nível altíssimo. É, sem dúvida, o melhor 6 do campeonato mas, na minha opinião (tentando ser imparcial), Weigl tem de ser o segundo melhor!
xhaka
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
3:02 am
Eu levava Palhinha, William e Ruben Neves
BeLoU6
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:56 am
Ainda trocava aí o William pelo Danilo! Penso que a duvida residirá mesmo entre william e Danilo, o resto (Palhinha e ruben neves) é o esperado
xhaka
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
3:09 pm
EU leva o William, porque o Danilo é um jogador do género de Palhinha, e o William oferece coisas diferentes ao jogo.
O William não tem jogado, mas o Danilo no PSG já demonstrou imensas dificuldades em construir jogo, até começou a jogar a Defesa pelas mão do Tuchel, ultimamente tem ido para o banco e embora quando entra por norma é para trinco, já chegou a entrar para defesa.
RuiCosta10
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
12:23 am
Os melhores 6 são Palhinha, Musrati e Weigl, Sendo que Palhinha e Weigl são os melhores no que são bons, o primeiro em lances divididos e aéreos e Weigl em passe curto/longo.
No fundo a preferência entre os 2 acaba por ser relativa aos jogadores que têm à volta ou na equipa onde se encontram inseridos. Eu prefiro o Weigl ao Palhinha porque constrói melhor o jogo, e um clube grande joga mais tempo a atacar que a defender.
xhaka
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
3:12 pm
Já vi que és do que gostas mais do William em detrimento do Danilo.
Ou essa do constrói melhor só serve consoante o 6 que o Benfica tiver no momento?
SL
JJoker
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
11:18 am
E foi com base nessa lógica que o teu clube criou o plantel que criou.
Funciona bem, isso…
BeLoU6
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
9:54 am
Claro, não tivesses o nick que tens!!!
Nem precisavas ter dito nada, já todos sabíamos “humilde” a tua opinião!
São jogadores incomparáveis porque têm um estilo de jogo completamente diferente em campo.
Também prefiro o prototipo de medio defensivo moderno, construtor com técnica apurada, mas neste caso não há como não meter o palhinha em cima de tudo e todos. QUE MONSTRO!!!
Também tive reticencias em relação ao palhinha no inicio da epoca, sabia que teria que ser titular, mas nunca na vida pensei que tivesse a evolução abismal que teve e que teria este rendimento crescente jogo apos jogo!
De longe, o melhor medio do campeonato!
Creed Bratton
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
12:09 am
Acho escusado ir os 3.
Danilo e Palhinha são mais parecidos entre si do que comparando com William mas até levava os primeiros 2. Até porque Danilo, e até Palhinha, podem ser o 4ºDC.
ktc
Posted
Fevereiro 27, 2021 at
11:34 pm
Qual o sentido desta pergunta ? Para ser jornalista é preciso estudar ? ou basta candidatar-se ao lugar ? Estas perguntas não fazem o menor sentido
JJoker
Posted
Fevereiro 27, 2021 at
11:48 pm
Ha 4 anos foi crucificado em público por um treinador que ainda há dois dias fez o mesmo a dois dos seus actuais jogadores.
Hoje foi o melhor em campo.
A pergunta não só é normal como se exige.
ktc
Posted
Fevereiro 28, 2021 at
2:44 pm
Mas era suposto o Palhinha continuar o mesmo jogador? O nivel do Palhinha, há 4 anos, era muito baixo, ainda não estava pronto para o Scp. Nestes 4 anos fez imensos jogoa no Braga e evoluiu imenso, é normal fazer exibições melhores. Sendo que este sistema com 3 centrais também o benefícia
37 Comentários
FiliGon
Mais uma vez repito com bola o Palhinha teve falhas graves ontem que não deu um golo por falta de eficácia do Porto e a verdade é que é perigoso ignorar estas falhas porque não é todos os dias que se enfrenta uma equipa que simplesmente não atina com a baliza. Quanto à hipótese de ir à seleção digo que é um jogador que precisa de evoluir para chegar a esse patamar (não basta ser jogador de um grande para ir à seleção)
xhaka
Tens o Pepe que na Taça da liga faz um posicionamento horrível e dá no 2º golo do Sporting. Penso que deve de continuar a ir à seleção, mas depois daquele lance nunca se sabe. Talvez se melhor o seu posicionamento consiga chegar ao patamar de seleção (não basta ser jogador de um grande para ir à seleção).
Zimbo
o palhinha atinge-me como o tipo de jogador que usou as palavras do jj há 4 anos atrás como motivação para trabalhar e chegar onde está hoje
OMotoqueiroGuti
Não gosto de estar sempre a defender o Jesus, mas leio alguma injustiça por aqui.
Em 15/16, Palhinha e Gelson subiram à principal. Jesus gostava deles. O João teve uma lesão chata após o início dos trabalhos e o Gelson, como sabemos, foi uma aposta forte.
Isto para dizer o quê: O Palhinha sempre foi um jogador com potencial, não estamos a falar de um autêntico nabo. Simplesmente, até porque havia William, precisava de jogar mais para evoluir. Foi o que aconteceu. E ainda bem.
Ele não evoluiu por causa das palavras do Jesus. Ele evoluiu porque simplesmente esteve em equipas que valorizavam as suas características.
Para te dar um exemplo: sabes quantas e quantas vezes eu li que o Palhinha deveria ser testado a central porque não tinha técnica para ser um construtor, etc etc? Pois…
Ainda bem que não ficou por cá. Teria estagnado.
Antonio Clismo
Eu dou a mão à palmatória porque fui um dos que disse que o Palhinha deveria ter sido adaptado a central pelo Jesus uma vez que havia uma clara falta de centrais de qualidade na selecção portuguesa e o João Palhinha teria mais chances de chegar ao topo pela via central do que pela via médio defensivo.
2 anos de trabalho intenso num clube que valorizou esse trabalho e ele subiu vários patamares no seu jogo.
Max se não tirar o lugar ao Adán deveria ser emprestado na próxima época para evoluir como titular. O que não faltam são clubes na Primeira Liga que gostariam de contar com ele.
Eduardo Quaresma era mel no Estoril por empréstimo.
Hevertton Santos a evoluir no B Sad na sombra do Tiago Esgaio.
Gonçalo Costa seria uma excelente opção por empréstimo para o Portimonense. (Até o Manafá deu nas vistas em Portimão…)
Rodrigo Fernandes poderia seguir para Braga nos mesmos moldes do João Palhinha e ficar lá a evoluir 2 ou 3 anos. O Braga poderia ficar com uma percentagem do passe.
Daniel Bragança no Rio Ave de Miguel Cardoso era distribuir chocolate em todos os jogos.
Bruno Paz, a sua evolução atrasou por causa das lesões mas é inegável que tem qualidade para a Primeira Liga. Faz lembrar o João Mário na mesma idade com a sua calma e qualidade no passe e na gestão da posse de bola.
Tiago Tomás – o Firmino do Sporting, mas não se perdia nada se evoluísse um ano num clube com aspirações de Liga Europa como o Guimarães por exemplo.
Tomás Silva e Nuno Moreira também apresentam qualidades para serem opções em clubes de Primeira Liga e o Pedro Mendes e Pedro Marques devem continuar as suas evoluções também por empréstimo.
OMotoqueiroGuti
Não critico quem defendeu o reposicionamento de Palhinha. Apenas quero mostrar que essa ideia era muito defendida e que, muito provavelmente, hoje não teríamos este jogador tão interessante.
Havia 3 caminhos: fazer dele um eterno suplente, emprestar ou então fazer dele um central. Defendi sempre que deveria ir para outro lado, porque necessitava de minutos.
Em relação aos empréstimos que falaste, de uma maneira geral concordo.
Mas honestamente… não acho que o TT tenha capacidade para ser titular num Guimarães. Ainda.
Se for para rodar, que seja para um clube mais fraquito. Gosto da personalidade dele. Parece ser daqueles que dá sempre tudo e que tem sempre a motivação lá em cima. Isso é bom, sobretudo quando há um downgrade na carreira.
Já em relação ao Quaresma… não sei. Desse tenho uma ideia diferente. Acho que já não lidaria muito bem com tamanha “descida”. É complicado quando se aposta num jogador muito cedo e depois, por várias razões, ele não ganha o lugar. Coloco Plata no mesmo patamar.
Rodrigo Fernandes no Braga? “Tú mutx fór him”, creio.
Braga é um clube com muito andamento. Contrata jogadores com algum nível e experiência. Apostar nos jovens? Apostam nos deles.
Palhinha foi para lá já com épocas no Sporting, no Belenenses e no Moreirense… Rodrigo Fernandes é um novato.
Quanto ao Max… Adan chegou para ficar e é também contraproducente manter o jogador no banco. É um Gr tem de jogar. Renan chega perfeitamente para o banco.
Sporting1906
O TT tem passado a maioria desta época a titular no Sporting e não tem capacidade para ser titular no Vitória? Seja como for, o TT não é para emprestar nunca, porque já está num nível que lhe permite jogar no Sporting.
OMotoqueiroGuti
Vamos ver o mercado. O Eduardo Quaresma também já tinha assegurado a titularidade, mas depois as coisas mudaram… O futebol é assim.
O TT tem sido titular no Sporting também por causa da ausência de soluções. Paulinho chegou, e já está lesionado e Sporar foi muito intermitente.
Sim, acredito que, se for para rodar, deveria ir para um clube médio onde ganhasse a titularidade mais facilmente. No Vitória tens o Edwards, tens o Quaresma… o TT é homem de área? É questionável… há equipas que preferem esse perfil. Amorim, por gostar de avançados que se liguem mais à equipa, aposta no TT mas cada equipa tem a sua filosofia.
Antonio Clismo
O que não falta são jogadores que ninguém liga nenhuma e que hoje estão na Liga Revelação e que daqui a 4 anos irão estar num nível selecção nacional.
Agora uma coisa é certa, se não existirem vagas para esses jogadores poderem evoluir na Primeira Liga e mostrar o seu trabalho, então aí é que não poderão evoluir com certeza.
O Palhinha evoluiu imenso nos últimos anos, mas se tivessem ido buscar um brasileiro qualquer para o seu lugar ele nunca teria tido essa oportunidade de evoluir em Braga, por exemplo.
OMotoqueiroGuti
Também depende dos jovens jogadores estarem à altura do desafio. E muitos, convencidos que já são vedetas, encostam-se um pouco à sombra da bananeira.
Eu percebo o teu ponto de vista, mas vou dar um exemplo para explicar o meu: preferia que o Misic, o Matheus Oliveira ou o Eduardo Henrique tivessem ficado no plantel em vez do Daniel Bragança.
Porquê? Porque João Mário é praticamente intocável, e foi feita uma aposta forte no Nunes. Se queremos uma opção para a chamada rotatividade, então prefiro um jogador experiente e com provas dadas.
Se o objetivo é fazer do Bragança um jogador com capacidade para agarrar a titularidade, tem obviamente de jogar mais. Onde? O Paços não vai perder o Eustáquio para o Porto? … … Se calhar até encaixava lá bem.
Gosto da aposta que Amorim está a fazer nos jovens, mas não acredito que um Sporting forte na Europa e forte em Portugal se alimente só disso. O campeonato este ano foi atípico, os rivais estiveram muito mal, e o Sporting vai disputar a Champions. E, por vezes, a Europa pode ser traumática.
Gosto do Tiago Tomás, mas um Jovane sem lesões e um Paulinho desde o início não lhe teriam dado tanta hipótese.
Acredito que possa acontecer com ele, e com outros, o que aconteceu com o Bragança: “ok, estiveste bem mas esta época vai doer mais e temos opções com mais garantias”.
Voltando ao Bragança: Sporting campeão = querer ficar com o João Mário. Não outra hipótese. Jogadores experientes e felizes no clube têm de ser mantidos. A que preço? Ao necessário. Não acredito que custe mais que o Paulinho… … …
Antonio Clismo
Compreendo o teu ponto de vista.
Por muito talento que os jovens possam trazer ninguém evolui se não houver competitividade interna. E também só jogam 11 de cada vez.
Se um jovem achar que não vai ter mais do que 500 minutos de utilização durante a época e se achar que num clube de um nível inferior irá ter mais de 3000 minutos, então é normal que pondere qual a melhor opção para a sua carreira.
Fazer parte de um plantel de um dos 3 grandes, mesmo que não jogue tanto é importante para a formação da tal competitividade porque a pressão de ganhar é imensa. Isso não acontece tanto nos outros clubes e os jogadores não se importam tanto se empatam por exemplo.
Por exemplo, para o Eduardo Quaresma faz-lhe muito bem estar integrado no plantel em que tem a pressão de não perder pontos em todos os jogos, aprende a olhar para os exemplos dos outros e a fazer como eles. Claro que vai chegar a uma altura em que tem que sair para jogar para testar aquilo que aprendeu e depois sim, voltar mais forte já com ou 50 jogos de Primeira Liga nas pernas.
OMotoqueiroGuti
Percebo o lado da pressão, pois conviver num balneário com aquele ambiente dá sempre outro andamento.
Porém, quando se trata de jogadores jovens, acho que é melhor rodarem. Ganham experiência e maturidade para, depois, acrescentarem valor.
Para criar dinâmica de vitória, o Sporting não pode ser um clube que espere que jovens com pouco andamento sejam alternativa. Obviamente há exceções, mas geralmente dá mau resultado.
Se o treinador reconhecer nele capacidade para lutar pela titularidade, tudo bem. Agora fazer de jovens terceiras opções… não me agrada.
Próxima época dirá qual o pensamento do técnico sobre isto.
OMotoqueiroGuti
Estou a gostar do discurso do Amorim. Veremos se, num momento de menor fulgor, conseguirá manter este discernimento.
Respondeu bem. A diferença está na maturidade e na experiência alicerçada nos jogos que o Palhinha fez nos últimas temporadas. É basicamente o que eu venho a escrever por aqui nos últimos anos: apostar na formação é, acima de tudo, dar tempo aos jogadores para evoluírem.
O Sporting não tem a obrigação de dar aos jogadores jovens um lugar na equipa principal – estes, dependendo da sua resposta , e das necessidades da equipa, é que poderão ou não ser integrados.
Daí eu ter sempre criticado quem tenha dito que o Medeiros ficou tempo de mais em empréstimos. Não ficou. Teve azar: no ano em que poderia ter ficado, tínhamos o Rafinha e o Matheus Pereira. Era muita competição. 3 excelentes soluções. Curiosamente, com o decorrer da época não ficou nenhum. Acontece.
Em relação ao jornalista, é o costume: Jesus está em baixo, logo bora desencantar qualquer coisa para o enterrar ainda mais. Sim, porque se não fosse a resposta inteligente, e honesta, do Amorim ainda ouviríamos que o Palhinha de há 4 anos já poderia ter alcançado este nível, Bla bla… Haja um mínimo de noção.
Obrigado Palhinha por estares a mostrar que o futebol não é só Excel e que os jogadores de equipa raçudos e determinados são essenciais. Custou mas agora haverá malta a encaixar.
Se sair, só vejo o Battaglia a fazer esse papel com alguma qualidade. Porém, visto que tem feito muitos jogos em Espanha, acredito que já está de malas feitas.
Antonio Clismo
O Sporting ainda tem o Doumbia sob contrato além do Battaglia…
Mas sinceramente não acredito que o João Palhinha saia porque sabe que poderá valorizar-se muito mais no ano seguinte devido à presença na Champions do que se sair já neste Verão em que os negócios não vão ser tão chorudos porque os clubes ainda estão a recuperar dos efeitos económicos da pandemia.
OMotoqueiroGuti
Quanto a mim, Doumbia tem de crescer ainda “um pouco” para ser uma opção segura no lugar, e com as funções, do Palhinha.
Falta ali ainda muita coisa. O Sporting que o saiba emprestar bem.
Mal a época acabe, e o Sporting confirme a Champions, está na hora de subir o ordenado ao Palhinha. Tecto salarial, claro.
O homem é único no plantel.
Nosso Roy Keane ??
Estigarribia
Motoqueiro,
Gosto muito de ler os teus comentários mas não concordo com o que disseste desses três jogadores , porque não têm qualidade para jogar no Sporting. E vou explicar porquê.
Começando pelo Mattheus Oliveira, o ex-Estoril e filho do Bebeto não coloca intensidade nenhuma em campo. Andava sempre feito pastelão em campo. Não faz falta nenhuma.
Depois o Eduardo Henrique, deu nas vistas no Belenenses SAD, tudo certo, mas para um clube como o Sporting é sempre curto. Aliás, no Crotone leva já 14 jogos e 1 golo. Mas jogar no Crotone é uma coisa, e no Sporting outra. A camisola leonina pesa sempre mais.
Por fim, o Misic foi mais um pedido de JJ mas nunca entendi a sua contratação. Nunca acrescentou nada ao jogo leonino enquanto cá esteve.
Quanto ao Daniel Bragança, o Dani é o mais directo sucessor do João Mário no meio-campo do Sporting a médio/longo prazo.
Saudações Leoninas
OMotoqueiroGuti
Olá. Obrigado pelo elogio. Apesar de nem sempre concordar contigo, gabo-te a simpatia e a educação. Comenta sempre que quiseres, gosto que discordem de mim ?
Percebo onde queres chegar.
Começando pelo Bragança, eu também acho que ele pode vir a ser o sucessor… mas acho mais provável isso acontecer se… jogar mais vezes. Se o João Mário ficar, acredito que o Bragança esteja atrás do Nunes na hierarquia. Para o crescimento do Daniel poderá ser fatal. Isto em teoria, claro. É um palpite meu.
Em relação aos outros jogadores.
Eu acho que os 3 já fizeram coisas muito interessantes. O Oliveira no Estoril e no Guimarães, o Misic esteve muito forte agora no Paok e o Eduardo Henrique também.
Agora vamos a detalhes. O Oliveira fez 138 minutos com a camisola do Sporting. Simples 138 minutos divididos por 4 jogos. Manifestamente pouco para tirar dúvidas. Acho que tem um bom pé esquerdo e é bom de bola como já o provou em Portugal. Suficiente para ser a terceira opção? Acho que sim.
O Misic foi um dos melhores oito no campeonato Grego. Quem esteve atento sabe disso. Suficiente para ser terceira opção? Acho que sim. Não foi pedido de Jesus, foi o scouting do Sporting que sugeriu. Custou pouco. Fez bons jogos na Grécia, esteve muito bem.
Quanto ao Eduardo sigo o mesmo raciocínio: acho que tem as suas qualidades e chega para terceira opção.
Há que fazer uma gestão inteligente do plantel. Para ser terceira opção num determinado lugar convém ser alguém que não fique de todo frustrado com isso. Tem de ser alguém comprometido com o grupo. Acredito que um destes 3 pudesse fazer esse papel. Teria as suas vantagens: não custariam nada, conhecem o clube, falam a língua… Enfim.
Prefiro isto a uma nova contratação ou a um jovem encostado.
Mas isto sou eu, claro.
SL
Mantorras
Ele a conter-se para nao dizer que o Nuno Mendes vai ser top e que se nao sair ja este ano do Sporting, dificilmente nao saira no seguinte… :)
Antonio Clismo
Se o Nuno Mendes sair o Sporting já tem a sua saída acautelada com o Matheus Reis e com o Flávio Nazinho a evoluir na sua sombra.
Há quem diga que o Flávio Nazinho é melhor com 17 anos do que o Nuno Mendes com a mesma idade, vamos ver… à um ano atrás o Nuno Mendes ainda só estava na Liga Revelação e ninguém imaginava que iria reagir tão bem ao futebol sénior.
Mantorras
Ainda bem para o Sporting. Eu estava mesmo a referir a expressao do Ruben porque ele faz muito isto, nao raras vezes tem que se conter tanto a falar que ri-se enquanto fala. E faz bem rir.
Abbas
Pergunta parva à procura da polémica, resposta com classe e com bom senso do Amorim.
Estigarribia
O Palhinha é o melhor 6 do campeonato, mas de longe. Espero que seja convocado para o Europeu pelo Engenheiro Nando, juntamente com o William Carvalho e o Danilo Pereira.
Saudações Leoninas
Santos David
Por mim escolhe os 2 que quiseres dos que nomeaste mas o RubenNeves tem que estar la
Abbas
Até pode ser de longe, mas de longe??? O Benfica tem Weigl, provavelmente o único jogador do plantel com capacidade de ser titular numa equipa top 10.
Estigarribia
Abbas,
Respeito a tua opinião e até a compreendo, mas para mim a função principal de um médio-defensivo é destruir o jogo ofensivo do adversário. E nesse aspecto o Palhinha é o melhor médio-defensivo do campeonato, talvez seguido de perto pelo Al Musrati.
Quanto ao Weigl, ele é outro tipo de trinco, daqueles que sabe construir jogo. Ou seja, é um médio-defensivo mais moderno. Mas eu sou mais fã de trincos destruidores de jogo.
Saudações Leoninas
Schwifty
Eu espero que seja convocado e titular! Que monstro está Palhinha! Aliás, já no ano passado Palhinha se exibia a um nível altíssimo. É, sem dúvida, o melhor 6 do campeonato mas, na minha opinião (tentando ser imparcial), Weigl tem de ser o segundo melhor!
xhaka
Eu levava Palhinha, William e Ruben Neves
BeLoU6
Ainda trocava aí o William pelo Danilo! Penso que a duvida residirá mesmo entre william e Danilo, o resto (Palhinha e ruben neves) é o esperado
xhaka
EU leva o William, porque o Danilo é um jogador do género de Palhinha, e o William oferece coisas diferentes ao jogo.
O William não tem jogado, mas o Danilo no PSG já demonstrou imensas dificuldades em construir jogo, até começou a jogar a Defesa pelas mão do Tuchel, ultimamente tem ido para o banco e embora quando entra por norma é para trinco, já chegou a entrar para defesa.
RuiCosta10
Os melhores 6 são Palhinha, Musrati e Weigl, Sendo que Palhinha e Weigl são os melhores no que são bons, o primeiro em lances divididos e aéreos e Weigl em passe curto/longo.
No fundo a preferência entre os 2 acaba por ser relativa aos jogadores que têm à volta ou na equipa onde se encontram inseridos. Eu prefiro o Weigl ao Palhinha porque constrói melhor o jogo, e um clube grande joga mais tempo a atacar que a defender.
xhaka
Já vi que és do que gostas mais do William em detrimento do Danilo.
Ou essa do constrói melhor só serve consoante o 6 que o Benfica tiver no momento?
SL
JJoker
E foi com base nessa lógica que o teu clube criou o plantel que criou.
Funciona bem, isso…
BeLoU6
Claro, não tivesses o nick que tens!!!
Nem precisavas ter dito nada, já todos sabíamos “humilde” a tua opinião!
São jogadores incomparáveis porque têm um estilo de jogo completamente diferente em campo.
Também prefiro o prototipo de medio defensivo moderno, construtor com técnica apurada, mas neste caso não há como não meter o palhinha em cima de tudo e todos. QUE MONSTRO!!!
Também tive reticencias em relação ao palhinha no inicio da epoca, sabia que teria que ser titular, mas nunca na vida pensei que tivesse a evolução abismal que teve e que teria este rendimento crescente jogo apos jogo!
De longe, o melhor medio do campeonato!
Creed Bratton
Acho escusado ir os 3.
Danilo e Palhinha são mais parecidos entre si do que comparando com William mas até levava os primeiros 2. Até porque Danilo, e até Palhinha, podem ser o 4ºDC.
ktc
Qual o sentido desta pergunta ? Para ser jornalista é preciso estudar ? ou basta candidatar-se ao lugar ? Estas perguntas não fazem o menor sentido
JJoker
Ha 4 anos foi crucificado em público por um treinador que ainda há dois dias fez o mesmo a dois dos seus actuais jogadores.
Hoje foi o melhor em campo.
A pergunta não só é normal como se exige.
ktc
Mas era suposto o Palhinha continuar o mesmo jogador? O nivel do Palhinha, há 4 anos, era muito baixo, ainda não estava pronto para o Scp. Nestes 4 anos fez imensos jogoa no Braga e evoluiu imenso, é normal fazer exibições melhores. Sendo que este sistema com 3 centrais também o benefícia