Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Comentador do Canal 11 rasga Cristiano Ronaldo

José Manuel Ribeiro, comentador do Canal 11, criticou duramente a decisão de Ronaldo em se juntar a um clube de Arábia Saudita, destacando que é um país que não respeita os direitos humanos.

https://twitter.com/olhaoquete2igo/status/1610089219245936643

78 Comentários

  • Wymanrag
    Posted Janeiro 3, 2023 at 9:49 pm

    Só foi pena não se ter lembrado de dizer não, quando lhe pagaram para comentar os jogos do mundial.

  • Duarte Vader
    Posted Janeiro 3, 2023 at 5:17 pm

    A única coisa aqui a salientar é que, finalmente, depois de uns poucos gatos pingados (inclusive aqui no blog) andarem há anos a levar na cabeça por criticar – e bem – o Cristiano por todos os comportamentos desprezíveis que ele foi tendo ao longo da carreira, já toda a gente se sente mais segura para sair da toca porque, aparentemente, já é ok dizer publicamente o que andava à vista de todos os que quisessem ver, simplesmente porque ele agora também acrescenta 0 do ponto de vista futebolístico.

    O resto é palhaçada. Há mil e uma críticas legítimas que se podem fazer ao Cristiano. Agora, se o criticam por isto (o que é duplamente estranho já que ele nunca quis saber nem dos colegas de equipa, quanto mais de direitos humanos), também têm de criticar uma enormidade de outros jogadores, clubes, a FIFA, os telespectadores do último Mundial (incluindo o próprio comentador), etc etc.

    Este problema está enraizado na nossa sociedade e no nosso consumismo. Não tem nada a ver com o futebol, tem a ver com TUDO. Estamos desesperadamente dependentes do conforto actual que temos enquanto seres humanos no mundo ocidental. Todos temos valores e todos mandamos os nossos bitaites, mas quantos de nós literalmente ‘vivemos’ esses valores? Sob que condições são feitos os nossos telemóveis? As nossas roupas? Aquilo que usamos no nosso dia-a-dia? Qual a percentagem da destruição de países de ‘terceiro mundo’ em vários continentes directamente causada pelo mundo ocidental, e todos assobiam para o lado?

    Compactuar com atrocidades é quase um mecanismo de sobrevivência na actual sociedade do ocidente. Não sejamos hipocritamente selectivos.

    • Artur Trindade
      Posted Janeiro 3, 2023 at 9:41 pm

      Concordo com o comentário, deixando apenas a nota de que sinceramente, nunca vi qualquer crítica durante as décadas em que diversos profissionais portugueses, têm trabalhado em países muçulmanos do magrebe, ou médio oriente, onde esta questão dos direitos humanos, é similar.
      Quinito, Cajuda, Toni, JJ, Vítor Pereira, Queiroz, Peseiro e muitos outros, e nunca vi uma pergunta que versasse este tema, assim como no relacionamento económico de tantas empresas, principalmente construtoras, nesses países.

      Ao longo dos tempos, sempre vi uma relação de complacência acerca destas questões, vistas muitas vezes como secundárias e desculpáveis, á luz da questão transversal israelo/palestiniano, em que os cidadãos são convidados a tomar partido por um lado.

      Isto para discordar da tua permissa, que Ronaldo seria privilegiado na sociedade portuguesa, quando nesta questão é o 1º a ser confrontado (na realidade ainda não foi diretamente), com estes disparates.

      • Duarte Vader
        Posted Janeiro 3, 2023 at 10:24 pm

        Eu não discordo do que dizes já que não acho que vai contra a minha premissa. Aliás o meu ponto é mesmo esse: criticar o Ronaldo por causa disto é ridículo porque não se aplica o mesmo critério a mais ninguém.

        Isto não tem nada a ver com o passado onde ninguém na comunicação social o criticava – acho que não podes negar esse facto -, tem a ver com a realidade actual já que agora é ‘open season’ contra o Ronaldo. O meu argumento vem no sentido de 1) todas as pessoas devem ser criticadas por maus comportamentos, independentemente de quem sejam ou do país de origem, e 2) esta é uma crítica inválida porque na medida em que quase ‘todo o futebol’ teria de levar com a mesma crítica para se ser coerente.

  • Mantorras
    Posted Janeiro 3, 2023 at 3:20 pm

    Mais uma vez: Ronaldo sempre foi mais ou menos o que nos mostrou mais claramente agora. So nao via quem nao queria. Ele nao tem obrigacao nenhuma de lutar por direitos nenhuns de ninguem que lhe seja alheio, tal como nos tambem nao o fazemos (quem o fizer, um bem haja e perdoe a minha generalizacao).

    Podia nao ligar ao dinheiro e nao quebrar a sua propria palavra sobre acabar numa liga menor? Podia.
    Podia nao ir contra o seu pais numa candidatura ao mundial, sendo que era capitao da seleccao e trunfo (digo eu), na nossa? Podia.
    Podia ter escolhido outro sitio para ir, ganhando menos, ja que “nao precisa”, e nao um pais tao “evil”? Podia.

    Podia, mas nao tem essa obrigacao. Assim como nos, na nossa vida, passamos a vidinha a “poder fazer mais e melhor”, mas somos espacialistas a virar a cara e fazer de conta que nao vemos. Tambem podiamos… mas tambem nao temos essa “obrigacao”.

    Pagam lhe montes de dinheiro para ele virar a cara e ele vira.
    Alguns viram por um “voucher de 20 EUR para usar ate dia 15 de Janeiro so em marcas aderentes”…

    Vao dizer que se trata de um whataboutism, mas nao gosto de eufemismos e prefiro banhos de realidade. Chamo-lhe hipocrisia e so nao ve quem nao quer. Em tribunal, a Carolina Salgado tambem se viu “descredibilizada” por ser quem era, como e normal, porque quando o que se diz conta para alguma coisa, o contexto e a moral ja importa e ja nao sao whataboutisms.

    Eu nao tenho moral para julgar ninguem quando lhe dao 200M por ano…

  • DNowitzki
    Posted Janeiro 3, 2023 at 2:59 pm

    O computador em que estou a escrever isto tem aqui escrito, por baixo, «made in China».

    A questão é que, se é tudo igual, tudo é igual. Vi alguns jogos do Mundial e fiquei contente com o triunfo da Argentina, pelo que a ida do homem para a AS, por questões de DH, me passa ao lado, no sentido de que somos todos, passe a hipérbole, uns dissimulados. Só que há os que adaptam os seus critérios a propósito de toda esta questão.

    Ofereceram-lhe uns valentes milhões e ele foi. Ponto final. Era isto que queria? Não! Mais: este desenlace dá razão a todos os que o têm vindo a criticar e a todos os que lhe disseram, por atos, que «já era». O ano civil de 2022 foi trágico para o homem e para o jogador. Trágico!

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Janeiro 3, 2023 at 5:50 pm

      Nowitzki,

      Deste um bom exemplo com esse “made in China”. Um país que vigia os seus cidadãos dentro e fora de suas casas e os obrigado “enfiar pela goela” tudo o que o Partido Comunista Chinês ordena como se fosse um Deus.

      Saudações Leoninas ?⚪

  • Kacal
    Posted Janeiro 3, 2023 at 2:55 pm

    Isto é diferente de jogar num PSG com dinheiro árabe que são patrocinados pela Nike também que sabemos bem como opera em certas coisas? Se formos por valores e princípios então temos que deixar de fazer muita coisa que fazemos atualmente, mas não é o CR7 é todos! Mas claro que ele tem muito mais holofotes em cima e é o primeiro a ser criticado. Eu percebo o lado do jornalista e de quem tem essa opinião porque sou ser humano, também tenho os meus valores e princípios mas ao criticar CR7 que não tinha outra proposta em mãos ao que parece e esta que recebeu em termos financeiros é mesmo assombrosa, teremos que o fazer para muitos outros casos e por vezes há críticas que não são feitas e até defendem nesses contextos quando não é tão vísivel como PSGs, Citys e afins. Sinceramente cada um sabe de si e da sua vida não me cabe a mim julgar.

  • Santiago10
    Posted Janeiro 3, 2023 at 2:20 pm

    Inacreditável (ou não) como as mesmas pessoas que criticavam há uns dias atrás Ronaldo por não ter nível para grandes palcos, agora criticam por ir para um campeonato periférico com um salário chorudo.
    Como criticariam se ficasse no ManUtd pq não tem qualidade para ser uma referência e faz mal a equipa.
    Mas também criticavam se fosse para o Sporting porque ia estragar o ambiente.
    Se tivesse decidido retirar se provavelmente também seria criticado porque não é uma pessoa que aceite não ser o centro das atenções.

    Inacreditável (ou não) como foram essas mesmas pessoas que defendiam que Ronaldo não tinha nível para jogar na seleção, que ajudaram na IMENSA pressão social para ficar no banco no mundial e jogar o Gonçalo Ramos. Que se riam e gozavam depois do jogo da Suíça com “Finalmentes” e “Agora jogamos com um ponta de lança a sério”. Mas que depois do jogo de Marrocos se esconderam atrás dos ecrãs.

    Com isto não quero dizer que concordo com todas as ações (principalmente as mais recentes) do Cristiano. Só quero que a malta perceba que o que quer que faça o melhor atleta português (por larga margem) de todos os tempos, vai ser alvo de críticas e, por isso, é uma discussão desnecessária logo à partida.

    • Boneco21
      Posted Janeiro 3, 2023 at 2:55 pm

      Depois do jogo de Marrocos se esconderam? Porquê? Pelo jogo maravilhoso que o Ronaldo fez???

      As pessoas criticam o que ele faz mal, ponto… Iam criticar se ficasse no ManUtd? Sim, se continuasse com a postura que tinha lá, porque raio não haveria de ser criticado? Se ele ficasse no United, aceitasse o estatuto de suplente, viesse dizer que estava na altura de passar o testemunho e que aceitava um papel mais secundário, ias ver como as críticas iam ser muito menos… Agora o exercício que tu estás a fazer é ridículo, estás a “chorar” porque “se amua e se recusa a entrar em campo, é porque amua e se recusa a entrar em campo, se vai promover um país que não respeita os direitos humanos, é porque vai promover um país que não respeita os direitos humanos, se dá entrevistas ridículas a malhar em tudo e todos, é porque dá entrevistas ridículas a malhar em tudo e todos, se desrespeita o selecionador e os colegas de seleção, é porque desrespeita o selecionador e os colegas de seleção,…”. Ou seja, tu achas que estás a dar um exemplo do provérbio “preso por ter cão, e preso por não ter”, mas na realidade é só um exemplo de “preso por ter cão e preso por ter cão”… Se aplicares isso a um criminoso, também podes dizer “se rouba, é porque rouba, se mata, é porque mata, coitado, já não se pode fazer nada”, que é basicamente o mesmo raciocínio.

      • Santiago10
        Posted Janeiro 3, 2023 at 5:36 pm

        Terias toda a razão se as críticas a performance do Cristiano, por exemplo, não tivessem começado de forma generalizada na juventus, quando ele foi simplesmente o melhor marcador da equipa e o jogador mais decisivo. Mesmo na época passada, no United, onde segundo muita gente “nada acrescentava” e voltou a ser o melhor marcador da equipa. Isto foi há seis meses.

        Por isso se quiseres falar dos últimos seis meses, tens muitos motivos para dizer que ele é preso por ter cão e preso por ter cão. Mas as críticas começaram muito antes disso, onde ele constantemente era preso por ter cão é preso por não ter

        • Boneco21
          Posted Janeiro 4, 2023 at 9:28 am

          As críticas vinham não no sentido de ele ser um inválido, mas no sentido de ele não ser top10 ou top20 na altura, enquanto a narrativa vigente o continuava a pôr na discussão de bolas de ouro. O Ronaldo na Juventus também bateu o recorde de mais livres diretos batidos sem marcar golo ou coisa do género (marcou 1 golo de livre em 72 tentativas), por exemplo. Ninguém dizia que ele era um inválido ou algo parecido, simplesmente que ele já não era de topo. Ele foi para a Juventus, uma equipa com 2 finais de Champions pouco antes de ele ir para lá, e o objetivo era claro: vencer a Champions. Não só não conseguiram, como foram eliminados precocemente por Ajax, Lyon e Porto. Foi com Ronaldo que a Juventus perdeu a hegemonia em Itália, depois de 9 campeonatos consecutivos… Tudo isto são factos. Sim, foi o melhor marcador da equipa, mas mau era se não fosse, visto que era ele que batia tudo, ele chutava de qualquer lado… E é isto que as pessoas criticam: o facto de se tentar fazer dele mais do que ele é. Como tentarem fazer dele o melhor finalizador só porque tem mais golos, ignorando que tenta muito mais que os outros. Por exemplo, na Juventus, ele marcou 95 golos entre Champions e Serie A nas 3 épocas que lá esteve, 27 deles de penalty, fazendo 663 remates, o que dá uma eficácia de 14%. Por exemplo, o Lewandowski nas últimas 3 épocas de Bayern, só entre Champions e Bundesliga, fez 143 golos em 542 remates (26% de eficácia), o Benzema nas últimas 3 épocas fez 95 golos na Champions e La Liga em 482 remates (19%), o Kane fez 67 golos em 389 remates (17%).

          À parte disto, há o facto de ele pouco ou nada acrescentar além dos golos. Nas últimas 4 épocas e meia tem 25 assistências, o que me parece pouco para um candidato a melhor do mundo. O Messi só no PSG já tem 28… Depois, na Juventus e no United acentuou as dificuldades técnicas, especialmente na receção e no passe, colecionando lances anedóticos até.

          E além da parte desportiva, estiveram sempre presentes as atitudes infantis e deploráveis.

          Por isso, não vejo nenhuma injustiça nas críticas que lhe foram feitas, tal como Messi foi muito criticado, e bem, na época passada, pelo pouco que produziu em Paris. Não se trata de serem uns coxos inúteis, mas sim de não apresentarem o nível para serem considerados dos melhores do mundo, e não é o número de golos que tem de ser taxativo nisso. O Immobile foi o melhor marcador da Serie A por 3 vezes nos últimos 5 anos, alguém o coloca sequer num top5 de avançados mundiais? O Rafael Leão foi eleito o melhor jogador da Serie A passada, sendo o jogador mais decisivo da equipa campeã, alguém o equacionou para um top10 da Bola de Ouro? É isto que se critica! É que o Ronaldo da Juventus continuava a ser equacionado para todos os prémios, a ser considerado o melhor do mundo para muita gente, estando bem longe desse nível. E sim, para mim o Ronaldo já há vários anos que é como um eucalipto: ele consegue ser regular nos números, mas à custa do coletivo. É apenas uma opinião subjetiva, mas a verdade é que os resultados coletivos da Juventus eram melhores antes dele chegar, os do United eram melhores antes dele chegar e estão melhores depois dele sair.

  • Baryonyx
    Posted Janeiro 3, 2023 at 2:13 pm

    Momento absolutamente inédito e salutar!

    Pela primeira vez na História, alguem da nossa comunicação social, normalmente completamente subserviente, ousa criticar o Deus Sol

    O deus sol até aqui era completamente inatacável, poderia fazer absolutamente qualquer coisa que era sempre desculpado e ilibado pelos portugueses em geral e comunicação social em particular.

    Temo pelo futuro profissional deste José Manuel Ribeiro, mas gabo-lhe a tremenda coragem que demonstrou

  • Miguel Lopes
    Posted Janeiro 3, 2023 at 2:11 pm

    Cristiano, que andas tu a fazer, meu palhaço?
    Assinares um contrato com um clube Saudita!!! Ainda por cima por 500M€ líquidos em 7 anos e tu só vais jogar mais 2 anos e meio com hipótese de jogar em Inglaterra para o ano no Newcastle se eles forem à liga dos campeões.
    Tens tanto dinheiro. Não precisas de te vender. Não sabes que eles não respeitam os direitos humanos?
    Parece que te estou a ver com uma cimitarra a cortar o pescoço a um pobre desgraçado………
    Ah, ofereces-me 5% do teu ordenado… espera, espera, espera, estava enganado, utilizas a tua cimitarra com uma destreza para cortar o pão que distribuis graciosamente pelos pedintes. És o sol que aquece o coração dos pobres.
    Obrigado meu sol.

  • R1906
    Posted Janeiro 3, 2023 at 1:00 pm

    Rui Vitória (campeão)
    Jorge Jesus ( que levou na altura o hype que levou)
    Pedro Emanuel
    André André
    Éder
    José Morais (campeão)
    Fábio Martins
    Mais uns tantos adjuntos e ténicos de equipas técnicas portuguesas e não só.

    Portugal teve mais de uma dezena de jogadores , fora os técnicos portugueses que vão para lá fazer bons contratos para aquilo que conseguem pela Europa. E só falamos da Arábia Saudita. Se formos para o Qatar, Emirados, Bahrain, Irão ,etc o numero ainda aumenta mais. Algum destes nomes já foram entrevistados neste programa ou neste canal ou já foram referidos pelo mesmo. Nunca tais questões foram analisadas. Ronaldo é um jogador da bola, nada mais que isso. Qualquer ser deste mundo que recebesse 1/10 disto ia para lá a pé.
    Isto foi só bater por bater.

    • hmarques
      Posted Janeiro 3, 2023 at 3:59 pm

      Será que existe alguma diferença entre esses e o Ronaldo, ícone mundial, que já tem dinheiro que nem estrume? Será? Será que no tempo que estiveram la receberam sequer 20% que o manager do Ronaldo recebeu de comissão?

      • R1906
        Posted Janeiro 3, 2023 at 4:45 pm

        Mas calma, então é por já ter dinheiro? Se fosse pobre era na boa ir receber dinheiro desse país? O que vejo ali é uma critica a ir para um país que tem os problemas que são mais que conhecidos.
        Se o Ronaldo tivesse perdido a fortuna toda há 2 semanas, já era tranquilo ir? Não faz sentido na minha opinião.

        Até tens outro nome…Leonardo Jardim, que também não tem grandes problemas financeiros nesta altura e foi para lá a mesma e até foi campeão europeu asiatico.

    • Boneco21
      Posted Janeiro 3, 2023 at 2:58 pm

      Percebo o raciocínio e em certa medida concordo. Mas queria só deixar a nota que Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos não é bem a mesma coisa…

    • R1906
      Posted Janeiro 3, 2023 at 1:10 pm

      Mais , como diz uma dos comentários nesse tweet(adicionando outro exemplo), quando o dinheiro vem em forma de PSG ou Fly Emirates, ou Newscastle não parece haver grandes conflitos.

      Alias o orgulho que foi ser patrocinado pela Fly Emirates em Portugal.

  • Kafka
    Posted Janeiro 3, 2023 at 11:33 am

    Fez-se história na comunicação social portuguesa, pela 1ª vez alguém ousou criticar o Deus Sol,

    Hoje já deve ter reunião agendada com o chefe, onde ou vai ser despedido ou vai ser avisado q se volta a fazer uma destas é despedido

    Ainda assim esta crítica está bem longe dos rasganços públicos q Messi e Neymar andam a levar há mais de 1 década nos respectivos países, Portugal e todo o entorno futebol continuam a ser um autêntico paraíso para o Deus Sol, quando comparado com Brasil e Argentina onde Messi e Neymar são esses sim literalmente rasgados de cima a baixo

    • Syd Barrett
      Posted Janeiro 3, 2023 at 12:51 pm

      Eu sei que a rádio é o meio menos assistido, mas no programa Visão de Jogo (onde o José Manuel Ribeiro ganhou mediatismo antes do canal 11), o Ronaldo é largamente criticado, especialmente pelo João Pateiro. Transmitido 2as feiras na Tsf.

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Janeiro 3, 2023 at 12:03 pm

      Kafka,

      Por acaso, acho que é a segunda crítica da CS portuguesa ao Rei-Sol, já que no Qatar o Luís Marçal, da SIC, também já o havia criticado em direto.

      Saudações Leoninas ?⚪

  • fak
    Posted Janeiro 3, 2023 at 11:33 am

    Ainda bem que quando o Jorge Jesus e o Rui Vitória lá estavam o país respeitava os direitos humanos… não sei o que terá acontecido entretanto.

    • joaodolobo
      Posted Janeiro 3, 2023 at 11:48 am

      Então: errado + errado = certo?

      Lá por nesses tempos isso ter sido assim, é menos justificado que se critique agora? E é comparável o nível de ‘sportswashing’ proporcionado por um Cristiano Ronaldo ao proporcionado por um Jorge Jesus?

      • Mantorras
        Posted Janeiro 3, 2023 at 3:35 pm

        Nao.

        Mas diz-me que num caso nao te mexeste muito e agora ficaste muito aflito e eu digo te que estas muito mais preocupado com “ser o Ronaldo” do que com os direitos humanos.

        E nao sou obrigado a levar esta gente, nem o que eles dizem, muito a serio…

      • fak
        Posted Janeiro 3, 2023 at 12:17 pm

        Não, o meu ponto não era esse. É que estas críticas (com que até concordo) só são feitas por ser o Cristiano… fosse outro jogador/treinador e era um não assunto. Se é para criticar que se faça com coerência.

  • ACT7
    Posted Janeiro 3, 2023 at 11:32 am

    Qualquer um aceitava os valores do Ronaldo, aliás grande parte das pessoas aceitava o valor que ele vai ganhar por semana em 2 anos de trabalho. É uma proposta ridícula e que encosta qualquer um à parede.
    Quanto ao Ronaldo e ao final de carreira, muito penoso, mas isso já foi falado em N posts.
    Os direitos humanos só existem quando interessa.

    • troza
      Posted Janeiro 3, 2023 at 2:28 pm

      Não só o nível da proposta, como o que envolve a proposta (fala-se de um possível emprestimo ao Newcastle se eles se apurarem para a champions)… ele está mal, vai ganhar muito num campeonato onde dificilmente vai ficar mal visto.

      Podiamos ver isto como o Ibra quando foi para os states… Ganhar montes de dinheiro antes do fim da carreira, ir para um sítio onde há menos pressão para voltar a estar em forma e, se correr bem, volta à europa. Nem acredito que não haja novela para voltar já este verão.

      Se é o final de carreira ideal para um jogador como ele? Se voltar à europa e ainda conseguir dar algumas cartas não vai valer muito. Se der mal, faz o que muito fizeram. Pior do que ir para Arábia são os comportamentos dos últimos meses: faltar pré-época e tentar forçar a saída, a famosa entrevista, os problemas na seleção… isso é que faz o final de carreira dele ser penoso. O resto… não sendo o ideal ou o que os adeptos idealizam para um atleta daquele nível… não é assim tão mau.

  • Pyros
    Posted Janeiro 3, 2023 at 11:29 am

    Pois é são uns mauzinhos e não respeitam os direitos humanos… enfim, ainda há quem dê para este peditório.

    Tenho uma amiga minha que passou dois anos na AS por motivos similares ao Ronaldo: ganhar dinheiro. Gostou muito de lá ter estado, sentiu-se sempre bem tratada (com os desafios normais de qualquer expatriado, particulamente com cultura tão diferente) e voltou por motivos familiares. Vale o que vale, mas…

    Nunca tive nenhum problema que qualquer jogador (ou outra pessoa) fosse para a AS/…/ para trabalhar, pelo que não será agora que vou começar a ter.

    • Boneco21
      Posted Janeiro 3, 2023 at 3:03 pm

      Só uma pergunta: porquê é que a tua amiga era expatriada e não emigrante?

      • Pyros
        Posted Janeiro 3, 2023 at 4:54 pm

        É uma diferença um pouco semântica, mas um expatriado é alguém que vai temporariamente para um país trabalhar, muitas vezes associado a uma carreira internacional, enquanto um emigrante está mais associado a alguém que muda a sua vida de forma mais permanente para um outro país. Esta é a diferença “de dicionário”

        Outra diferença é que expatriado é um termo reservado a ocidentais :D (ok, não é estritamente assim, mas que quase parece ser…).

        • Boneco21
          Posted Janeiro 4, 2023 at 9:48 am

          Eu sei bem o que é um expatriado, não precisas de me explicar…

          Basicamente é apenas um termo xenófobo e discriminatório, para diferenciar entre imigrantes de primeira e imigrantes de segunda.

          Eu sou um estudante de doutoramento num país estrangeiro, já me trataram por “expat” muitas vezes, e eu corrijo-os sempre dizendo que sou um imigrante como os outros. Não sou mais que os meus tios que foram para a Suíça trabalhar nas limpezas, ou que o brasileiro que trabalha na Uber Eats.

        • Pyros
          Posted Janeiro 3, 2023 at 6:36 pm

          Esqueci-me de adicionar que normalmente as despesas e o “life setting” de um expatriado são tratados pelo empregador: ou seja, tem suporte jurídico, arranja (ou ajuda a arranjar) casa – normalmente acomodações muito boas que são pagas pelo empregador (e fica em hotel enquanto o processo está a ser tratado).
          Um bom exemplo são os jogadores de futebol.

    • cratera
      Posted Janeiro 3, 2023 at 11:49 am

      Queres mesmo comparar alguem da classe media a aceitar $100-200k por ano a uma pessoa com $500M no banco?

      Para muitos de nos, centenas de milhares de euros por ano, muitas vezes sem impostos, sao valores irrecusaveis e que transformam a nossa vida. E uma pena ter de fazer isso para conquistar seguranca financeira mas e’ o mundo em que vivemos. Agora e’ so completamente absurdo comparar um dos desportistas mais ricos do planeta a uma amiga nossa…

      • OklMbits
        Posted Janeiro 3, 2023 at 1:59 pm

        Há tantos argumentos que partem do pressuposto que o Ronaldo é um típico cidadão português…

        É que já nem vale a pena.

      • Pyros
        Posted Janeiro 3, 2023 at 12:54 pm

        E? ambos vão para lá ganhar dinheiro. Se é uma questão de moralidade, não é uma questão de dinheiro.

        É hipócrita dizer que só vai lá para ganhar 200k, por isso não há problemas de consciência.

        O que é giro é ver os “asomos” de direitos humanos que aparecem, muitas vezes sem se perceber bem porquê. Por exemplo o Qatar – alguém daqui foi lá e viu em primeira mão a violação gritante de direitos humanos? Eu não fui, pelo que não posso dizer, mas conheço quem foi e disse que foi o sítio mais civilizado onde esteve.

        Pois…. A televisão serve para vender, e sem drama as vendas descem.

        • Boneco21
          Posted Janeiro 3, 2023 at 3:16 pm

          O argumento mais idiota de 2023 vai para ti até ao momento. Portanto, o Qatar não tem problemas de direitos humanos porque alguém que tu conheces diz que foi o sítio mais civilizado onde esteve? Excelente argumento, realmente. Só falta dizeres que essa pessoa foi lá agora para o mundial, e tens ainda mais razão… O quê, eles não mostraram nenhum migrante a morrer de exaustão a toda a gente? Como é possível???

          Os migrantes amontoados em pequenas divisões, em casas sem chuveiros nem sanitas, na Doha Industrial Area, onde não se pode filmar, devem ser invenção de meio mundo então… A lei do Qatar proibir a homossexualidade ou dizer que as mulheres só podem fazer certas coisas se o marido autorizar também deve ser invenção da TV…. Os 6500 trabalhadores mortos a construir os estádios também é só exagero para vender… O sistema Kafala, que é um termo diferente para escravatura, e que foi usado na construção dos estádios, também é tudo invenção… Se quem lá foi te disse que era muito civilizado, realmente só temos de acreditar nessa pessoa e ignorar todos os factos, porque se há coisa que eles nunca fariam, era montar um circo durante um mês para o mundo ver e gostar, nem é essa a definição de “sportswashing” nem nada… Claro que é muito mais provável as centenas de reportagens feitas nos últimos tempos serem todas montagens e com atores pagos, do que de facto haver atropelos aos direitos humanos no Qatar.

          • Pyros
            Posted Janeiro 3, 2023 at 7:35 pm

            O argumento é teu, não meu. AKA strawman. A única coisa que referi é que temos de ter cuidado com o que a televisão nos “serve”. O objetivo é entreter, não informar. Aliás, tal como antes o pessoal “endeusava” o CR7, agora vilipendiam-no. Ignorar daria muito menos proveito.

            Pegando na questão do Qatar, nunca disse que não havia violação de direitos humanos. Nem que não teria havido 6500 mortos na construção dos estádios. Mas duvido é que seja muito diferente do que se passa em muitos outros sítios e, nomeadamente, no país de origem dos pobres coitados em causa. Agora, a abordagem é proporcional? Showtime

            • Boneco21
              Posted Janeiro 4, 2023 at 9:43 am

              Mas quem se colocou no spotlight do mundo não foi o próprio Qatar ao candidatar-se para acolher o Mundial? Por isso, é normal que tenham o foco da atenção durante o período próximo ao evento, ou não? Haver outros sítios em que se passe o mesmo ou parecido não invalida em nada a crítica feita ao Qatar. E não se pode exigir o mesmo nível de mediatismo ao Qatar e aos outros, quando foi o Qatar que se colocou no centro do mediatismo.

              E voltando ao início, quando um país se suporta nestes atropelos aos direitos humanos para ser moderno e giro aos olhos do mundo, pouco importa para a questão se os qataris são simpáticos ou muito civilizados. Quanto ao que a televisão “serve”, eu até acho que foi muito soft… Tínhamos um Nuno Luz constantemente a relativizar tudo e a dizer que até mulheres de mini-saia viu, tivemos uma reportagem da SIC uns meses antes em que o Qatar parecia a Disneyland, tal era o encanto e a maravilha, entre outros. Dizer a verdade sobre o sítio é jornalismo, e a verdade é que aquele mundial foi construído através de, primeiro, corrupção, e, depois, atropelos aos direitos humanos. Não vejo exagero nenhum nisto, ou sequer sensacionalismo…

  • Il Codino Divino
    Posted Janeiro 3, 2023 at 11:19 am

    O José Manuel Ribeiro já é critico do Ronaldo há algum tempo. Confesso que não o conhecia quando o vi pela primeira vez a falar sobre o Cristiano. Ainda foi na época passada quando o Ronaldo estava “bem” e jogava regularmente no United.
    Só me lembro da cara do Pedro Sousa e dos restantes comentadores do Futebol Total perplexos com o que ele estava a dizer. Pensei que seria a primeira e última vez que ouviria o José Manuel Ribeiro no Canal 11, mas ainda bem que ficou.

    • Factualista
      Posted Janeiro 3, 2023 at 12:29 pm

      Olha aí, não digas isso.

      Foi a primeira vez que alguém o criticou e vai ser despedido na hora por justa causa.

      • João Ribeiro
        Posted Janeiro 3, 2023 at 1:59 pm

        O José Manuel Ribeiro não é funcionário do Canal 11 e talvez parta daí o à vontade que tem para dizer muitas das coisas que diz e também para não ter de levar com a habitual sobranceria do líder do programa. Ele é um convidado do programa, como o Flávio Meireles ou como o eram o José Morais ou o Rui Vitória, não pertence propriamente ao painel. No fundo está ali a fazer um biscate enquanto espera por um novo projeto, uma vez que era o ex-diretor do Jornal O Jogo.

        Mas o que demonstra inúmeros comentários por aqui é que, de facto, já ninguém quer saber do jornalismo em Portugal, e isso talvez se deva à decadência da forma como o mesmo é feito por aqui. Não há muitos anos, toda a gente sabia quem eram os diretores de órgãos de comunicação e agora ninguém faz ideia quem são. As pessoas só procuram o sensacionalismo, as mentiras e querem ficar embriagadas com as novelas seja ela do Ronaldo, do Enzo, do Taremi ou de qualquer outra grande figura, e isso está a levar à extinção do bom jornalismo e, até, dos espaços onde se importem verdadeiramente com o jogo.

        Há aí um user que menciona, e bem, um dos muito poucos espaços onde ainda se discute futebol e se dá importância a este desporto em Portugal, que é o Podcast Visão de Jogo, de resto está tudo pelas horas da morte e tomado pela bicharada.

        • Factualista
          Posted Janeiro 3, 2023 at 3:11 pm

          Parece-me que o comentário era resposta ao anterior, mas é exactamente esses temas do 2º e 3º parágrafos que, de forma irónica, me referia. A CS vende o que o povo gosta e o povo gosta de sensacionalismo. Junta-se um titulo feito à medida, e como o povo também não tem capacidade para melhor que ler as gordas, está feito.

          A moda agora é esta e portanto tem mais destaque. Quem anda com atenção sabe bem que os comentários do José Ribeiro não são novidade, mas isto é a velha do “se não vi, é porque não aconteceu”.

  • cratera
    Posted Janeiro 3, 2023 at 11:16 am

    Como e’ obvio nenhuma pessoa ou pais e’ um santo, mas o Ronaldo, mais do que quase qualquer outra pessoa, pode dizer-lhes que nao e para meterem o seu dinheiro de sangue la onde eles sabem.

    Nao estamos a falar de algum recem-graduado a ir para Angola ganhar uns trocos para poder comprar uma casa ou pagar os estudos, estamos a falar de um jogador que tem uns $500M no banco, pode perfeitamente dizer que nao a estes tiranos. A Arabia Saudita trata metade da sua populacao como cidadas de segunda classe, impoe restricoes barbaras a outras religioes a comunidade LGBTQ, e esta a bombardear o Iemen, naquilo que a ONU classifica de uma das maiores emergencias humanitarias actualmente. E a diferenca e’ que e’ uma monarquia absoluta, se quiserem param aquilo de um dia para o outro. Os EUA fazem guerras e tambem armam e financiam estes monstros, mas porra, onde e’ que preferiam ser gays ou mulheres? Querem mesmo comparar?

    Se nem pessoas como o Ronaldo conseguem dizer que nao, entao para o resto da sociedade nada vai mudar.

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 3, 2023 at 11:01 am

    Isto é tudo muito lindo mas a malta só se lembra destes falsos moralismos quando interessa.

    Onde são feitos os medicamentos? Na India (vão ver os salários e condições).
    Onde é feita a roupa? China, Vietnam, Camboja, etc. (vão ver os salários e condições).

    Podem gostar da decisão, podem não gostar, mas cada um toma as melhores opções que acha para a sua vida e não somos todos iguais. Ronaldinho nunca quis ser bola de ouro, fumou e jogou por divertimento, Ronaldo quer dinheiro. É uma opção tão válida como outra qualquer!

    • Mantorras
      Posted Janeiro 3, 2023 at 3:26 pm

      Olha ai que ja vem ai alguem dizer que o teu argumento, perfeitamente logico e valido, e um whataboutism. Na cabeca deles, isso de ser whataboutism retira a validade do mesmo, va-se la perceber.

      Assim, eles podem fazer-se de ofendidos com o que disseste, ja nao tem que rebater e podem ser hipocritas a vontade e fazer de conta que sao todos muito boas pessoas (mas so quando ninguem esta a olhar).

    • cratera
      Posted Janeiro 3, 2023 at 11:30 am

      Sim, 99% do que consumimos envolveu a exploracao de pelo menos uma pessoa e provavelmente um ou outro pais com ma reputacao no que toca a direitos humanos. Somos todos prisioneiros deste sistema, infelizmente.

      O Ronaldo, tendo conquistado uma fama e fortuna praticamente inigualaveis na sua profissao, aqui podia perfeitamente dizer que nao a um pais que nao e’ so mau como em geral sao todos, e’ mesmo dos piores do mundo no que toca a direitos humanos, mas nao foi capaz. Esta a ser criticado, e bem.

      • Mantorras
        Posted Janeiro 3, 2023 at 3:30 pm

        Ele podia fazer diferente, mas nao tem essa obrigacao.
        As pessoas podem fazer diferente, e demitem-se tambem, todos os dias, dessa obrigacao.

        E depois nao se pode dizer que “estas mesmas pessoas nao tem moral para julgar o rapaz”? E que nao tem mesmo.

        Sao os que dizem que os atletas russos tem que mandar bocas ao regime, e que os iranianos tem que mandar bocas ao regime… se nao sao pessoas “sem vergonha”. Menos. Muito menos.

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 3, 2023 at 11:52 am

        O problema das fortunas é que um rico quer sempre ser mais rico e como tal, olhando para a FORBES, as maiores fortunas continuam sempre a aumentar, criando cada vez mais disparidade entre os ricos e pobres.

        Ronaldo, como qualquer um, quer ser rico e está no seu direito. Se tivesse escolhido Angola (também ela com fortunas incalculáveis como a da Isabel), já estava tudo bem? Claro que não porque como refere estamos todos prisioneiros do sistema.

        As pessoas não criticam Ronaldo por ir para as Arábias mas por ir para as Arábias ao preço que foi. Caso contrário, já tinham criticado muitos outros que lá foram parar antes, como Rui Vitória e Pedro Emanuel no mesmo clube ou Jorge Jesus, Caixinha e Leonardo Jardim nos rivais. E em momento alguém houve notícias destes, nem este espalhafato todo.

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Janeiro 3, 2023 at 10:49 am

    Mais um comentador que deverá ir para a fila de desempregados no centro de emprego mais próxima da sua área de residência por ter ousado criticar o Rei-Sol da Arábia Saudita.

    Saudações Leoninas ?⚪

  • Xyeh
    Posted Janeiro 3, 2023 at 10:35 am

    Gosto muito do pessoal aqui a apoiar o comentador mas gostaria de perguntar se gostaram de ver o Mundial no Qatar sentadinhos no sofá enquanto choravam pelos direitos humanos?

    • kubrick
      Posted Janeiro 3, 2023 at 11:37 am

      Se eu não tivesse visto o Mundial os milhares que morreram sob trabalho ilegal renasciam?

      Os problemas éticos e sociais desapareciam?

      • Miguel Lopes
        Posted Janeiro 3, 2023 at 12:09 pm

        Coloco a mesma questão para ti.
        Se o CR não assinasse por este clube saudita, os problemas éticos e sociais desapareciam?
        Os trabalhadores ilegais que morrem, renasciam?
        E não estou a defender ninguém, mas apenas a demonstrar que os pontos de vista podem colidir da mesma maneira, mudando uma “virgula”.

      • bpstp
        Posted Janeiro 3, 2023 at 12:05 pm

        Parem de dizer que morreram milhares. Não há nenhuma prova a fundamentar isso.

    • Fireball
      Posted Janeiro 3, 2023 at 11:00 am

      Achas mesmo que whataboutism é a resposta indicada a este tema?

      • Mantorras
        Posted Janeiro 3, 2023 at 3:23 pm

        La vem a mesma historia do whataboutism, palavra inventada por intelectualecos para matar discussoes antes de comecarerm. Quando nao se tem argumentos, e isso q

      • Xyeh
        Posted Janeiro 3, 2023 at 1:43 pm

        A resposta indicada é que usar os direitos humanos para cascar no Cristiano é simplesmente fácil, um homem que teve de pagar para esconder um caso de violação vai mesmo preocupar-se com os direitos humanos das mulheres, pergunta ao José Manuel Ribeiro se o canal 11 lhe pagar viagem e estadia para ir lá entrevistar o Cristiano se ele se recusa a ir. Vamos a ver e as maiores empresas que estão no futebol têm casos de exploração dos direitos humanos, deixem lá o Cristiano nas Arábias que assim é menos um aqui a estragar. Num mundo ideal o Cristiano recusaria ir e fazia uma palestra onde apontava tudo de mal no futebol mas não o fez, ninguém o faz porque é o negócio deles.

    • ikesmash
      Posted Janeiro 3, 2023 at 10:53 am

      Ainda bem então que assumes a posição de todos. Eu não vi um único jogo do mundial, simplesmente recebi noticias nas redes sociais, reddit e VM para me manter informado.

      E sim, é uma absoluta vergonha o que Ronaldo está a fazer neste fim de carreira. Então ir para um dos paises que pior trata mulheres e com um dos registos mais negativos em direitos humanos, é o mais baixo que conseguia esperar dele. Mas como gota final, decidiu ir contra Portugal na candidatura para o Mundial.

      Uma tristeza de final de carreira de um dos que foi dos melhores do mundo desde que o futebol existe, infelizmente é esta parte final que me vai ficar mais retida na memória.

  • feelfreeyouare
    Posted Janeiro 3, 2023 at 10:31 am

    Mas ele é embaixador do Ocidente, ou do Cristianismo e eu não percebi? Quem é que, no lugar dele, não iria para a Arábia Saudita? Eu por um décimo do que ele vai ganhar, ficava lá o resto da minha vida. Deixem-se de moralismos, isto é a selva que é o mundo a funcionar. Fomos nós (população mundial) que conseguimos reunir condições para que um ser humano fosse elevado a estatuto de Deus, e já o fizemos e vamos continuar a fazê-lo com vários indíviduos cá no Ocidente.

  • Diogo Moura
    Posted Janeiro 3, 2023 at 10:31 am

    Não vi este escândalo quando o Jorge Jesus esteve lá. Nem 8, nem 80. O Ronaldo foi, simplesmente, encher os bolsos como tantos outros o fazem. Se ele precisa deste dinheiro? Claro que não. Se as marcas associadas ao Ronaldo precisam deste markting? Claro que precisam. Pode não jogar um chavelho, mas continua a ser o atleta mais mediático do mundo, e os patrocinadores ficam com uma porta aberta (e que porta) para o mercado do Médio Oriente. Irá ganhar a Nike, a Louis Vitton, a Linic e tantas outras.

  • Aurinegro
    Posted Janeiro 3, 2023 at 10:30 am

    Se for um clube financiado por dinheiro proveniente da Arábia Saudita, já é aceitável?

  • ktc
    Posted Janeiro 3, 2023 at 10:26 am

    Só uma questão? Se ele tivesse optado pelo Dubai ou EUA já não havia problema?
    Eu não sou fã desta decisão do Ronaldo, nem das suas últimas decisões,as vejo muita gente muita hipocrisia em certos comentários

    • Mantorras
      Posted Janeiro 3, 2023 at 3:04 pm

      Como em muitas outras coisas, basicamente, a hipocrisia e o pao nosso de cada dia. Uma coisa e dizerem que “lhe fica mal”, ou que nao precisava porque so foi por dinheiro, que vai contra o que o proprio dizia, etc, outra e fazer de conta que com isto ele esta a comer bebes ao pequeno almoco junto com o rei la do sitio ou coisa do genero.

    • Ricardo Miguel
      Posted Janeiro 3, 2023 at 10:41 am

      Nem mais.
      Ainda para mais quando muitos desses comentarios sao escritos num smartphone, consequencia directa de escravidao contemporanea.
      No que toca aos direitos humanos, nao ha ninguem com maos limpas.

      • Boneco21
        Posted Janeiro 3, 2023 at 3:23 pm

        Fico sempre pasmado com estes comentários… Portanto, se eu tiver uma peça de roupa feito com recurso a exploração laboral, não posso criticar quem explore outros, é isso? Não há ninguém com mãos limpas e então a solução é aceitar e resignarmo-nos?

        • Mantorras
          Posted Janeiro 3, 2023 at 5:38 pm

          Podes, mas ninguem tem que te levar a serio so porque te achas nesse direito, porque se percebe que a tua preocupacao com os direitos humanos e selectiva, tal como a do Ronaldo, que aqui criticas.

          Ninguem retira o direito a ninguem de protestar, agora acharem que os outros tem obrigacao e connosco e tudo tranquilo faz-me rir.

          Os “muito fortes” a julgar e culpar os outros, que depois se auto desculpam num piscar de olhos, quando e com eles, nunca impressionaram muito ninguem.

  • Nickles
    Posted Janeiro 3, 2023 at 10:12 am

    No meu comentário abaixo falei em 75% de idolatria ao Aveiro, mas esqueci-me completamente que este senhor depois disto deixou de contar, e no seu lugar entrará outro qualquer que dirá que o campeonato da Arábia Saudita está ao nível de uma Premier ou sei lá, e que o problema é mesmo a distância. Portanto a percentagem volta aos 100%

  • Dario Nunes
    Posted Janeiro 3, 2023 at 10:08 am

    Como se o Ronaldo (ou 99% dos jogadores de futebol) quisessem saber de direito humanos para alguma coisa.

  • Nickles
    Posted Janeiro 3, 2023 at 10:07 am

    É 1 em 4. Os outros 3 andaram o programa todo a tentar justificar que a ida para a Arábia Saudita tinha sido uma excelente opção. Mesmo assim 75% de idolatria ao Aveiro já é uma melhoria estrondosa em relação aos números praticados nos últimos anos em Portugal

    • Pyros
      Posted Janeiro 3, 2023 at 11:25 am

      Agora fiquei curioso.. para ti, qual seria uma excelente opção?

      • Xyeh
        Posted Janeiro 3, 2023 at 2:52 pm

        Para quem odeia o Cristiano Ronaldo a única opção era a reforma, sinceramente eu acho que a máquina publicitária dele perdeu uma oportunidade de o reformar no ano passado e voltar para o ano à lá MJ mas precisavam dele por causa do Mundial, agora ele pode passar umas pequenas férias nas arábias e caso o Newcastle consiga o apuramento para a Champions ele aparece prontinho para dar o seu contributo, caso corra bem ainda é chamado para o Euro 2024.

    • ikesmash
      Posted Janeiro 3, 2023 at 10:56 am

      Infelizmente continua se a ver muito contorcionismo nas redes sociais para justificar os comportamentos dele. Espero que se reforme e fique o resto da vida na Arábia Saudita e a pagar os impostos lá. Quero ver quanto mais contorciniosmo os fãs de Ronaldo conseguem fazer.

      • ForsenCD
        Posted Janeiro 3, 2023 at 11:56 am

        Aqui o verdadeiro contorcionismo é fazer de conta que o Messi não joga no PSG suportado com dinheiro do Qatar, é que se formos por aí , os exemplos não acabam.

        Isto , ao contrário de outras ocasiões justificadas, é literalmente bater no Ronaldo só por bater quando todos são igualmente cúmplices.

Deixa um comentário