Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Conceição volta abordar caso Nakajima

O treinador do FC Porto foi questionado sobre Nakajima na antevisão do duelo com o Marítimo, e teve uma resposta curta e directa. “Já falei na semana passada. É um assunto de direção e não é um assunto do grupo neste momento”.

PS – Aposta no FC Porto-Marítimo em Bet.pt

34 Comentários

  • Farinheira
    Posted Junho 9, 2020 at 12:33 pm

    Estive um pouco desligado do futebol.
    O que se passa com Nakajima?

    • hortalica
      Posted Junho 9, 2020 at 1:04 pm

      Se não estou em erro a esposa teve (ou está) doente e ele não quer treinar com o risco de apanhar o vírus e passar à mulher e esta adoecer ou pior. Uma coisa deste género.

    • RicardoFaria
      Posted Junho 9, 2020 at 1:12 pm

      Não sai de casa por causa do covid-19.

      Saudações DesPortistas!

    • fabinho18
      Posted Junho 9, 2020 at 1:21 pm

      Ainda nao apareceu aos treinos. E o senhor frontal nao diz o que se passa.

    • BrunoV
      Posted Junho 9, 2020 at 1:36 pm

      Salvo erro, não quer treinar por causa do covid, bem como por causa do filho que nasceu recentemente… O Kanté do Chelsea está numa situação semelhante, no entanto os colegas vieram dizer que respeitam a decisão do Kanté (tem um historial de família frágil contra doenças)

  • Tiago Peixoto
    Posted Junho 9, 2020 at 1:48 pm

    A mulher do Nakajima tem asma, fazendo assim parte do grupo de risco, pelo que o japonês não quer, naturalmente, colocá-la em perigo.
    Primeiro está a família, depois o trabalho, no lugar dele faria a mesma coisa.

    • Joao Q.
      Posted Junho 9, 2020 at 2:25 pm

      Eu sou asmático e sou dentista, a profissão de maior risco, e não deixei de trabalhar.

      O Nakajima, se fosse profissional, tinha 2 hipóteses:
      1 – Viver uns tempos longe da mulher, como muitos futebolistas fazem.
      2 – Abdicar de receber o salário.

      A questão é que já se entendeu que o profissionalismo não é uma das maiores virtudes do japonês, infelizmente.

      • RicardoFaria
        Posted Junho 9, 2020 at 2:57 pm

        Estou totalmente de acordo João Q.

        Se fôssemos todos pensar como o Nakajima, os enfermeiros, médicos e auxiliares de saúde não tinham ido trabalhar enquanto estávamos todos fechados em casa porque também eles têm familiares de risco.

        Ele tem condições para viver longe da família uns tempos e é testado todas as semanas portanto não vejo qual é o problema dele.

        Saudações DesPortistas!

        • Tiago Peixoto
          Posted Junho 9, 2020 at 4:30 pm

          Discordo, uma vez que enfermeiras, médicos e auxiliares de saúde são profissões essenciais ao funcionamento da sociedade, especialmente durante esta fase, enquanto futebolista não é. Mas concordo na parte em que devia ter abdicado do salário.

          • RicardoFaria
            Posted Junho 9, 2020 at 5:39 pm

            Pois são essenciais mas muito deles não tiveram direito as condições necessárias para exercer as suas funções mas ainda assim continuaram a trabalhar, a fazer mais horas do que é suposto, etc..

            O Nakajima é testado a covid-19 todas as semanas mas os enfermeiros, os auxiliares e os médios nem um único teste fazem..

            Ainda assim, o Nakajima teve o tempo de paragem que todas as outras profissões não essenciais tiveram mas mesmo quando as outras voltaram ao trabalho, o Nakajima continua em casa.

            Saudações DesPortistas!

            • Miguel Marques
              Posted Junho 9, 2020 at 5:51 pm

              Portanto como houve – várias – falhas nos equipamentos de proteção dos profissionais de saúde então agora vale tudo para os restantes

              Já nem sequer vou abordar a questão das horas extra – parece me que não tem qq relação com o que se está a falar

              Médicos enfermeiros e auxiliares foram testados consoante as normas da DGS. Se testamos pouco ? Sim
              Mas se deveríamos testar profissionais de saúde assintomaticos? Não

              E sim nunca fui testado. E sim estive desde início bem na frente de trabalho

              Novamente a grande diferença está na exposição que um futebolista tem porque n usa máscara
              A grande maioria das profissões permite o uso de máscara e não implica contacto próximo com pelos menos 21 pessoas a cada jogo…..

              • RicardoFaria
                Posted Junho 9, 2020 at 5:59 pm

                Mas qual é a parte que não entendeste que estou a dizer que o Nakajima tem mais condições de trabalhar que quase todas as outras profissões?

                Saudações DesPortistas!

      • Miguel Marques
        Posted Junho 9, 2020 at 4:28 pm

        Por pontos

        Primeiro ponto

        Um atleta pode perfeitamente não se sentir confortável e seguro dado que no exercício da sua profissão tem contacto com várias pessoas sem uso de máscara
        Acho que é fundamental que as pessoas percebam que é esse o motivo de alguns jogadores se recusarem

        Não se trata de dinheiro ou de comparar profissões

        Simples. No exercer da sua profissão não usam máscara. Nem nos treinos provavelmente pela dificuldade de praticar exercício de alta intensidade com máscara

        Em relação ao exposto de dizer que o médico dentista é o maior risco – é falacioso – primeiro haverá com certeza outros actos clínicos de maior risco.
        Segundo se manteve o exercício então seguramente que esta (esteve) equipado de forma adequada ao procedimento que iria realizar

        Assim como médicos , enfermeiros, bombeiros, polícias etc….

        • Joao Q.
          Posted Junho 9, 2020 at 6:01 pm

          O Nakajima tem direito a não se sentir confortável, mesmo com todos os cuidados (sem paridade na sociedade) que estão a ser adotados para os futebolistas. Já por isso é que escrevi que uma das hipóteses é abdicar do salário. Todas as profissões correm riscos, maiores ou menores. Quem não quer trabalhar, não recebe. Parece-me simples.

          Segundo, dizer que “haverá com certeza actos de maior risco” sem te informares, fica-te mal. Há estudos que apontam as profissões de saúde oral como as de maior risco, pela proximidade óbvia com a boca do paciente, que é o principal meio de contágio. Com ou sem equipamentos, há sempre possíveis falhas e riscos a que todos nos sujeitamos para a sociedade continuar a andar.

          • Miguel Marques
            Posted Junho 9, 2020 at 6:30 pm

            Estás enganado
            Tou bem informado
            O maior risco é na entubacao. Não há qq dúvida disso
            Daí que até se tenham adoptado procedimentos algo diferentes nesse momento
            Logicamente que a medicina dentária é de risco, mas não pode afirmar que será a maior. ORL maxilo facial
            Etc etc

            Além de áreas com doentes covid positivos

            Ou áreas de urgência

            Porque apesar de tudo podes triar de alguma forma o acesso a consulta programada de medicina dentária

            Portanto apenas corrigi que não é a de maior risco. Com conhecimento

  • heldersoares
    Posted Junho 9, 2020 at 2:24 pm

    É uma grande baixa para o Porto e Conceição deve estar fulo mas aqui temos que ver a cultura do jogador que é completamente diferente da nossa e do resto porque Japão é outro mundo, a nível de doenças no Japão se tiver constipado saem de máscara para a rua, lá isto que estamos aqui a passar das máscaras é uma coisa normal, é um dever civico usar a mascara para não contagiar os outros é outra mentalidade que pode muito bem estar a ter influência neste afastamento l

    • Mike-UK
      Posted Junho 9, 2020 at 4:53 pm

      A J League regressa a 1 de Julho e já todas as equipas se encontram a treinar.
      A menos que o Nakajima viva num Japão só dele, este zelo todo, sem aceitar a abdicar de parte do ordenado, é história da carochinha.

    • Harryke
      Posted Junho 9, 2020 at 5:08 pm

      Da facto, o Japão é um mundo à parte no que toca a quase tudo e que em muitos aspetos são mesmo um exemplo para o mundo inteiro, mas quem tem de se adaptar às circunstâncias é o próprio jogador que aceitou vir trabalhar para Portugal. Se eu for para o Japão, também terei de me adaptar ao costumes, regras e cultura deles, por isso, quem vem para Portugal tem de se adaptar às nossas. Agora, o jogador enquanto individuo inteligente entendeu resguardar-se para evitar colocar a família em risco e é uma decisão sensata, mas, naturalmente, por muito nobre que sejam as suas razões, não ficará impune por faltar aos seus compromissos profissionais.

      • heldersoares
        Posted Junho 9, 2020 at 6:21 pm

        Sim claro, foi só a questão de explicar que se calhar para ele não é tão fácil ir treinar como fosse outro jogador mas claro tem que ser como os outros e a direção que faça o que achar melhor

  • Estigarribia
    Posted Junho 9, 2020 at 3:32 pm

    Nakajima, pela qualidade que tem e demonstrou em Portimão, merecia ser treinado por um treinador melhor do que o Sérgio Conceição. E percebo que o Nakajima não queira treinar por causa do COVID-19, para não correr o risco de o passar à mulher e ao filho recém-nascido. Sérgio Conceição deveria de saber respeitar a decisão do Nakajima de não treinar tal como os colegas do Kanté respeitaram a dele no Chelsea.

    Saudações Leoninas

    P.S.: Obrigado ao users que explicaram, cada um à sua maneira, a situação do Nakajima pois eu também não sabia.

    • RicardoFaria
      Posted Junho 9, 2020 at 4:54 pm

      Estigarribia, o Nakajima pode perfeitamente ir viver para outra casa e dessa forma proteger a família.
      Os jogadores têm mais condições de trabalho que quase todas as pessoas.
      A minha namorada é enfermeira e nunca foi testada ao covid-19 mas durante a pandemia, ela é os colegas dela, continuaram a trabalhar (muitas x sem o equipamento necessário) e também tinham família em casa.
      A minha irmã também esteve nos centros de teste à covid-19, inclusive foi testar os jogadores do FCPorto, e também tem filhos pequenos em casa que tiveram que ficar em casa dos avós para estarem mais protegidos.
      Aqui a única diferença é que nem a minha namorada, nem a minha irmã ganham milhões por ano.

      Por exemplo, os jogadores do Benfica estão em estágio no Seixal sem ir a casa porque é que o Nakajima é mais que outra pessoa qualquer?
      Eu nesta situação estou com o SC porque o Nakajima, na minha opinião, está a ser um mau profissional.

      Saudações DesPortistas!

      • Miguel Marques
        Posted Junho 9, 2020 at 5:15 pm

        Vamos lá por pontos outra vez

        Então mas alguém é obrigado a abandonar a família ????
        Acho caricato que se peça isso.
        E novamente o jogador de futebol está desprotegido sempre

        O argumento que das sobre maus equipamentos de proteção individual apenas servem para criticar isso mesmo. As condições de segurança que foram dadas em alguns hospitais.

        Não podem nem devem servir de exemplo para justificar actos inseguros no futuro

        Acerca dos centros de teste não conheço nenhum em que os prestadores do serviço não estivessem bem equipados

        Mas resumidamente não é lícito pedir exposição a um jogador – seja até por ele próprio e logicamente estendendo aos seus familiares porque ganham mais do que os comuns mortais

        • RicardoFaria
          Posted Junho 9, 2020 at 5:45 pm

          Enquanto profissional de saúde, nem sequer baixa podiam meter por causa dos filhos e eu falho com conhecimento.
          Mas então para ti seria legítimo que todos os enfermeiros, médicos, auxiliares de saúde e outros não fossem trabalhar porque têm família e ninguém os obriga, é isso?

          Eu uso o argumento da falta de condições precisamente porque o Nakajima tem acesso a condições muito superiores a todos os outros.
          Falo das condições nos hospitais e não nos centros de teste ao covid, apenas referi que era uma pessoa que também tinha familiares mas continuou a trabalhar.

          Se para o Nakajima é inseguro não ir trabalhar então também não é seguro para quase nenhum português ir trabalhar porque enquanto ele é testado todas as semanas a covid-19 juntamente com todos os jogadores que vão jogar/treinar com ele, a restante parte da população nem um teste faz.

          Saudações DesPortistas!

          • Miguel Marques
            Posted Junho 9, 2020 at 5:55 pm

            Por pontos

            Podias ficar em casa
            Com um salário de 66%
            Falo com conhecimento de causa porque a minha mulher assim o fez (somos ambos profissionais de saúde )

            Não disse isso em altura alguma

            Diferencio o trabalho protegido e não protegido
            E de facto jogar futebol não é um trabalho protegido.
            Daí que ache lícito que algum jogador se possa recusar, assim como outro funcionário qualquer a quem não fossem dadas as medidas de proteção adequadas

            Acerca dos testes tinha todo gosto em dissertar sobre como quando e porque se deve testar mas não acho que seja relevante para a discussão

            Os testes aos jogadores são um subterfúgio da DGS para uma má decisão do ponto de vista de saúde pública

            • RicardoFaria
              Posted Junho 9, 2020 at 6:30 pm

              Como te disse, existiram casos em que isso não foi possível porque não havia gente para trabalhar mas não estou a dizer que isso aconteceu em todos os sítios.

              Em relação ao resto, já te respondi no outro comentário e cada um tem a sua opinião.

              Saudações DesPortistas!

              • Miguel Marques
                Posted Junho 9, 2020 at 7:07 pm

                Decreto lei
                Portanto não há entidade patronal que se sobreponha

                Apenas se o profissional fosse directamente destacado pelo governo central (julgo que não houve nenhum caso desses)

                • RicardoFaria
                  Posted Junho 10, 2020 at 1:12 am

                  Tens razão, a entidade patronal não pode sobrepor-se à lei, contudo, em certos casos, fazeres o que te pedem pode levar-te a manteres o emprego ou não.
                  E há pessoas que, infelizmente, se têm de sujeitar a esse tipo de pressões.

                  Saudações DesPortistas!

              • Miguel Marques
                Posted Junho 9, 2020 at 7:10 pm

                Logicamente que cada um tem a sua opinião mas parece que em questões científicas e de saúde publica não pode ficar eu gosto mais assim ou assado

                O futebol e os futebolistas não estão a ser protegidos porque ao contrário do que dizem as normas da DGS não cumprem distanciamento social
                Ou caso não o cumpram não podem usar máscara nesse momento

                Honestamente parece me muito simples onde está a fragilidade

                Mas isto é um blog de desporto vou me refrear nos comentários mais técnicos

                Cumprimentos

      • Estigarribia
        Posted Junho 9, 2020 at 5:26 pm

        Ricardo,

        Sim, o Nakajima podia ter feito isso. Mas, mesmo assim, é compreensível que ele tenha tomada essa decisão. Contudo, caso o Nakajima volte, acho que não deve ser castigado já que é um dos jogadores mais qualidade técnica que SC tem no plantel azul e branco (está é a ser muito mal gerido pelo técnico portista).

        Saudações Leoninas

        • RicardoFaria
          Posted Junho 9, 2020 at 5:50 pm

          Eu também acho que não deve ser castigado quando voltar mas acho que também não deve receber o salário normalmente enquanto não voltar.

          Cada um tem direito a fazer aquilo que pretende e, no caso do Nakajima, ele tem capacidade financeira para ficar em casa ao contrário de muitos.

          O que eu acho ridículo, é um tipo que é testado todas as semanas ter medo de sair de casa para trabalhar..
          Se todos tivéssemos esse pensamento, estávamos todos em casa e quem é que ia arcar com as consequências a nível económico para o país?

          Saudações DesPortistas!

          • Miguel Marques
            Posted Junho 9, 2020 at 6:00 pm

            De que te serve ser testado se tiveres o azar de ter gravidade clínica e/ou ser vector de transmissão para alguém menos protegido – não sei quem são os familiares directos do jogador nem as suas patologias de base

            E não se tivéssemos todos o teu pensamento estávamos todos a trabalhar sem máscara , sem viseira , sem nada…..

            Equipamentos de proteção individual adequados para aquilo que se vai fazer

            Um futebolista está longe de ter um
            Equipamento adequado
            Se quiseres rebater este ponto adorava ouvir

            • RicardoFaria
              Posted Junho 9, 2020 at 6:26 pm

              O Nakajima tem capacidade financeira e ajuda do clube certamente para ficar a viver longe da família, aliás, os jogadores do Benfica estão a fazê-lo.

              Eu não estou a dizer que estávamos todos sem máscara.. nunca disse isso.
              O que eu disse é que o Nakajima é testado todas as semanas assim como todos os jogadores que treinam e jogam com ele sendo que isso não acontece com mais nenhuma profissão.

              Saudações DesPortistas!

  • DICAS
    Posted Junho 9, 2020 at 3:33 pm

    Epa mandei para o Sporting.

    Nos deixamos o rapaz estar em casa tranquilo se aceitar reduzir o salario substancialmente.

    Quando voltar nao esta queimado como vai estar no Porto.

    Win win lose

  • andresilvac
    Posted Junho 9, 2020 at 4:14 pm

    Espero que a SAD do FCP rescinda o seu contrato e exija o pagamento da cláusula de rescisão ou no mínimo o valor que pagou por o jogador.
    Por mais solidário que esteja com o Nakajima e não Concorde que o reatar do campeonato, ele é profissional e a partir do momento em que Governo/Federação/Liga decidiram recomeçar a liga só tinha é que ir jogar o que faz dele um mau profissional e um desrespeito pelos colegas e clube por isso quer ficar em casa fique mas que pague o que tem a pagar.

Deixa um comentário