Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Dinheiro e o que não está nas análises e estatísticas. A brutal resposta de Guardiola

Pep Guardiola destacou que nem tudo gira à volta da Liga dos Campeões e voltou a abordar o que se passou nos minutos finais no Bernabéu.

19 Comentários

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 6, 2022 at 4:27 pm

    Que maravilha de ouvir.

    SL

  • Filipe Ferreira
    Posted Maio 6, 2022 at 4:41 pm

    Muito bom.
    Continua a fazer-me confusão como é que se pode considerar um falhanço chegar às meias finais da Champions. Ainda para mais quando se é eliminado desta forma

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Maio 6, 2022 at 4:53 pm

      Bola entra és bom, bola é cortada em cima da linha és mau.

    • BrunoAlves16
      Posted Maio 6, 2022 at 5:00 pm

      Acho que a questão do fracasso se prende mais com a forma como foram eliminados do que propriamente o facto de terem chegado às meias finais (que é uma fase adiantada). O Man City aos 89′ da segunda mão tinha uma vantagem de 2 golos e acabou eliminado, acho que é mais por aí.

      Chegar aos quartos/meias/final nunca pode ser um fracasso. Já li que uma determinada equipa foi “eliminada precocemente” ao cair nos quartos de final. Aos quartos de final chegam 8 equipas, portanto há 24 (com mais ou menos peso, maiores ou menores ambições) que não chegam. Ser eliminado precocemente é ser eliminado na fase de grupos, eventualmente nos oitavos (dependendo do sorteio por exemplo). Dos quartos para a frente não pode ser visto como tal.

      • Fireball
        Posted Maio 6, 2022 at 5:56 pm

        Mais do que isso, a partir dos oitavos já não controlas os teus adversários. O Man City chegou às meias-finais e perdeu com o Real Madrid, bom precurso. E se tem apanhado com o Real Madrid logo nos oitavos e perdido? Ui, fracasso. Como assim? Perdia exatamente da mesma forma contra a mesma equipa…. é assim tão diferente?

        Faz-me confusão olhar-se apenas para até onde se chega e não como se chega ou como se é eliminado. O PSG na Champions de 2020 chegou à final. Eliminou equipas tremendamente inferiores: Dortmund, Atalanta e Leipzig e na final que apanhou com o Bayern, perdeu. Na final sim, mas e se apanha com o Bayern nos oitavos? Vai de vela e a grande campanha afinal é um fracasso.

        Ou alguem acha que o Benfica chegava aos quartos de final na tal “grande campanha europeia” se tivesse apanhado com o Liverpool logo nos oitavos? Não, tinha ficado pelos oitavos, tendo o fantástico registo de 2 vitórias em 8 jogos, uma de facto histórica contra o Barça, e uma “obrigatória” contra o Dynamo Kyiv. Tendo pelo meio duas goleadas sofridas com o Bayern e um empate em Kyiv, sendo a única equipa a quem o Dynamo tirou pontos. Bastava um sorteio menos amigo e a grande campanha de Champions era apenas mediana para não dizer fraca.

        Contexto significa muito, e era bom para todos se o contexto começasse a ser mais valorizado em vez de se olhar apenas para o resultado final.

        • BrunoAlves16
          Posted Maio 6, 2022 at 6:25 pm

          Concordo porque o contexto e o percurso que vais tendo é determinante. Frisei que nos oitavos ainda podem ser vistos como “eliminação precoce” porque é uma fase em que ainda há alguns duelos em teoria desnivelados. Por exemplo se o Man City tivesse sido eliminado pelo Sporting nos oitavos era uma eliminação precoce (e surpreendente). Se fosse com o Bayern já não seria visto assim e terminava na mesma fase. La está o contexto . Qualquer dia vemos que perder a final é fracasso ou cair precocemente. Bem, campeão só pode ser um. Cair precocemente é ser eliminado na fase de grupos.

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 6, 2022 at 6:21 pm

        É um fracasso levar 2 golos no fim e cair ou é um fracasso levar 0-2 nos dois jogos? Porque se o City fosse eliminado sem sequer ter cheirado é ainda pior.

        Esta eliminação só me faz pensar: Guardiola fez tudo bem. Acabou por perder por coisas que ele não controla, ou melhor controla o que pode, porque o resto é altamente imprevisível. O Grealish fazia 1 dos 2 que falhou e tinha acabado 0-2 ou 0-3 e estsvam todos a elogiar a fantástica eliminatória que o City fez.

        Ainda bem que estas coisas acontecem e desta forma. É cruel para uns, mas é o que faz com que o futebol não seja um jogo de pura estratégia ou controlo dos bancos, mas sim um jogo de 11 para 11 onde nem sempre ganhar quem se espera.

        SL

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Maio 6, 2022 at 4:52 pm

    Continua-se a avaliar a globalidade por momentos/resultados em vez de processo. Se a bola do Grealish cortada em cima da linha ou a super defesa do Courtois não acontece Pep é um génio e mais uma final de Champions com superioridade incontestável no Bernabeu e no Etihad.
    Não aconteceu. Pep é um falhado, é fraco.

    A questão aqui é: momentos ou resultados podem acontecer para qualquer lado. Mas é sustentável e estás mais próximo de ser bem sucedido dependendo disso ou de um processo? O Di Matteo tem uma Champions. O Veríssimo eliminou o Ten Hag. O Sá Pinto com o Xandão eliminou o City que ia ser campeão. E por aí adiante.

    A análise de 90, 120 minutos ou de uma época nunca pode ser ditada por um resultado ou por um momento. Para os media e para as narrativas que se querem criar internet fora é assim. Compreendo, faz parte da discussão, mas não deixa de ser redutor.

    Pep com o City a jogar assim para o ano contra Real a jogar assim para o ano. Eu sei bem em quem ponho as fichas sobre quem irá fazer melhor Champions e melhor época. Dir-me-ão que o Real já fez isto muitas vezes, certo. Mas ser inferior tanto tempo e passar 3 eliminatórias assim é algo que acontece um ano ou algo sustentável? Ou, pelo menos, é mais sustentável que o processo de Pep no City? Não me parece.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 6, 2022 at 5:24 pm

      Exatamente o que penso! Pode acontecer estas eliminatórias, é um jogo ou dois, pode calhar um dia mau. Mas não tenho dúvidas que este City tem um processo muito melhor do que o do Real e portanto a probabilidade de ganhar é sempre maior.

    • Xyeh
      Posted Maio 6, 2022 at 5:53 pm

      O que é assustador no Real Madrid é precisamente isso, podem estar em má fase que conseguem sempre criar ocasiões de golo, eu continuo a achar que o peso da camisola influência os adversários.

  • Wey
    Posted Maio 6, 2022 at 4:58 pm

    Acho que estou com mais azia com o que se passou em Madrid do que o proprio Guardiola.

    Com ele diz, nao ha estatistica ou analise de dados que de para explicar. Foi um daqueles acontencimentos que acontencem a cada 2o ou 30 anos, como o United quando venceu a Champions em 99 .

  • Pablo
    Posted Maio 6, 2022 at 5:05 pm

    Sem dinheiro não há muito a fazer, quem gasta muito e investe bem como o City sempre ficam perto de ganhar já outros arrebentam com clubes e passa por pingos de chuva… O City trabalha bem ganhou muitos títulos ultimamente acho que não merecem as críticas. Champions ganha quem é mais eficaz e nos detalhes…Estatísticas nem sempre valem agora a moda é contar a bola no poste e os falhanços dos outros para se justificar. Contratem o Halaand para o último toque…

  • Stravinsky
    Posted Maio 6, 2022 at 10:12 pm

    Que brutalidade de discurso! Guardiola não é só o treinador mais dirsuptivo e criativo de sempre como tem um humanismo brutal.
    É um completo deleite ouvir Guardiola falar sobre futebol, a vida, as pequenas coisas… vem sempre de um ângulo de empatia.

    Lindo!

  • junior_1984
    Posted Maio 6, 2022 at 11:33 pm

    Até posso concordar com Guardiola e é fácil falar de fora. Mas ele leu mal o jogo. Falta 5mins para acabar o jogo e ele tira Jesus e Mahrez para colocar Fernandinho e Grealish. A questão é, tendo o real que marcar 2 para empatar, ele acha que ter mais um medio ajuda? O real em 5min + descontos só ia fazer uma coisa. Bombear bolas… E isso faz se de qualquer lado.. portanto com Aké no banco era um central que tinha de meter… Ou mantinha a equipa com os avançados a pressionar como até então…. Recuou mas não o suficiente e teve muito azar… Mas para mim não mexeu bem na equipa.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 7, 2022 at 9:38 am

      Aí também estou de acordo contigo, o Guardiola ou mantinha a equipa a jogar como estava, até porque o Real não estava a atacar ou então recuava ainda mais a equipa, tomou a decisão de recuar, mas não recuou bem.

  • Mantorras
    Posted Maio 7, 2022 at 5:02 pm

    O futebol é um jogo e é um desses onde a sorte conta e muito. O resto é conversa de enfeitar. Faz parte.

Deixa um comentário