Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Discurso de Lage, na sua última flash como treinador do Benfica, não bateu certo com o de L.F.Vieira

Lage afirmou que a direcção estava com ele, e que sentia o “apoio de toda a gente”, depois da derrota frente ao Marítimo, uma declaração que não bateu certo com a proferida por Vieira, que depois desta intervenção disse na sala de imprensa que o treinador setubalense bateu com a porta por sentir que “não o queriam nas águias”.

45 Comentários

  • MuchoG
    Posted Junho 29, 2020 at 11:48 pm

    Tem de ter acontecido algo atrás dos bastidores depois desta flash para ter havido esta discrepância de declarações, ou então Lage estava tão desorientado que disse uma coisa aqui para depois ir dizer outra a Vieira poucos minutos depois.
    Lage pode ter chegado ao balneário e percebido que finalmente tinha perdido os jogadores, mas mesmo o Pizzi na flash voltou a defender o treinador.
    Por outro lado Vieira há pouco tempo disse que tinha dois jogadores vendidos por 100 milhões por isso já sabemos que não tem medo de mentir abertamente, provavelmente foi o que aconteceu aqui.

  • Johny45
    Posted Junho 29, 2020 at 11:52 pm

    É óbvio que ia dizer isto, aliás todo o discurso dele no Benfica foi sempre deste estilo. Deve ter alguma clausula no contrato que o proíba de dizer outra coisa…

  • André Dias
    Posted Junho 30, 2020 at 12:01 am

    A prova que as flash interviews têm tanta utilidade como um guarda-chuva num dia de sol.

    É quase certo que LFV mentiu, não seria a primeira nem a última vez, mas aqui Lage só repetiu o discurso que tem sido habitual nos últimos anos. “Temos que continuar a trabalhar”, “só estamos focados em nós próprios”, “estamos todos unidos” e outros chavões que nada acrescentam e que todos estamos fartos de ouvir.

  • TBL
    Posted Junho 30, 2020 at 12:04 am

    Mas o que é que queriam que o Lage dissesse ao jornalista? Que ia pôr o lugar à disposição antes de falar com o presidente e com os jogadores?

    A obrigatoriedade de ter técnicos e jogadores a serem obrigados a irem falar a quente leva a que se digam coisas que não se querem dizer ou a atirar areia para os olhos do público. Acho sinceramente que Lage já tinha a decisão tomada em caso de resultado menos bom.

  • Mike-UK
    Posted Junho 30, 2020 at 12:10 am

    Há vídeo a mostrar o que se passou entre a flash e a conferência de imprensa?
    Estou a pedir para mim. A malta que atribui isto a “declarações a quente” ou “nervosismo do momento” se calhar é melhor continuar a viver no país das maravilhas para não bater de frente com a vida real.

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 30, 2020 at 12:14 am

    Desejo-lhe felicidades pessoais! Deu-nos alegrias e mostrou potencial. Contudo está verde ainda e sobretudo tudo o que tinha de bom foi comprometido quando cedeu à estrutura. Isto fica de aviso, qualquer treinador tem de definir claramente o que se quer na época, a nível de reforços, planeamento e objectivos. E não pode haver qualquer interferência nas decisões, um balneário morre quando se percebem que não há um líder que decida por si e sobretudo quando se põe a jogar jogadores por interesses pouco claros. Não há nada que demula esta verdade óbvia da psicologia humana, ignorar como funciona um balneário é a morte do treinador.
    A partir daí o treinador perder autoridade. Disse-o aqui após o jogo com o Porto que se Lage insistisse em manter certos jogadores em sub-rendimento, ao mesmo tempo que penalizou outros que tinham nível e não tinham chances perderia o grupo.
    Infelizmente concretizou-se e apontei para isto desde há meses. Ferro, Grimaldo, Tomás, Pizzi a jogarem sempre, jogassem bem ou mal, ao passo que quem sai são os melhores, Adel, Vinicius. Raul de Tomas foi queimado pela insistência em pô-lo a 2A, só para manter Seferovic a 9. Jota nunca teve chances, mesmo com a miséria que se viu na ala esquerda e ainda tirou o miúdo quando estava a ser dos melhores contra o Aves.
    Não há balneário que resista.
    Arriscaria dizer que os jogadores perceberam finalmente o que se passa no clube: a mercantilização total do Benfica clube, tornando a equipa uma montra de peixe para outros comprarem, à custa da glória europeia e dos ridículos crescentes na Liga. Que importa que tenhamos uma performance pontual de uma equipa que luta para não descer? O que importa é arranjar um belo contrato ao menino A ou B do $eixal, à custa da equipa principal. O Benfica tornou-se um carrossel de dinheiro para jogadores medíocres, treinadores medíocres e intermediários e dirigentes, à custa da sua história gloriosa.
    Acham que os jogadores não se aperceberam disto? Acham que o balneário não se interroga porque se mantêm opções incompreensíveis? Eu disse-o há meses e confirmou-se: ao matar-se a exigência, ao terem-se duplos padrões de acção para com os jogadores, o balneário rebentou.
    Tenho pena pelo Lage, deixou-se enredar por isto.
    Que aproveite que vai ficar com n de dinheiro e pense bem ao abraçar um projecto novo, que abraça um projecto claro, honesto e onde possa ser ele mesmo. Nos poucos momentos em que o pode ser no benfiquinha de Vieira deu para ver que tinha potencial como treinador, apesar de estar verde e ainda precisar de aprimorar vários aspectos.
    Não o ataco a nível pessoal, acho mesmo que é o menos culpado de tudo isto, conquanto tenha de sair. Se o tivesse feito há meses tinha-se evitado este desgaste.

    • golias
      Posted Junho 30, 2020 at 12:24 am

      Concordo com tudo. Mas o Lage também teve a sua quota de responsabilidade na sua teimosia e insistência em soluções que não funcionaram. Repetiu-o ao longo do tempo várias vezes, mas creio que isso se insere na parte que dizes que está um pouco verde. Também o acho o menos culpado no meio desta pouca vergonha.

  • Joao Silvino
    Posted Junho 30, 2020 at 12:17 am

    Ahaha “nenhuma, nenhuma”. Quando vos falarem em dissonância cognitiva e não perceberem o que é venham ver este vídeo.

  • golias
    Posted Junho 30, 2020 at 12:20 am

    Não. Não bate certo, algo se passou, ninguém tem este discurso de confiança no trabalho ou o que lhe queiram chamar para momentos depois colocar o lugar à disposição. Tudo muito estranho como já nos habituámos no Benfica.

  • Gui Loureiro
    Posted Junho 30, 2020 at 6:57 am

    Declaração de interesses. Não sou benfiquista mas sou treinador de futebol, ainda (espero eu) não neste nível.

    Em Portugal passa-se de bestial a besta como quem muda de camisa. Vimos Klopp ser campeão ao fim de 5 anos, 5 anos!!! Porque quando se aposta em alguém, não é tens 6 meses para por esta equipa a ganhar como se não houvesse amanhã. As coisas não são assim. Ou não deveriam ser. Basta um punhado de jogos mal conseguidos e só há uma figura atacada, sim porque ninguém perguntou ao Pizzi antes se o que se passa na opinião pública interfere com o trabalho dos jogadores. Ninguém perguntou a um jogador se o grupo se responsabiliza pela prestação do Benfica nos últimos jogos. Mas a pergunta que o leva a sair da flash é incrivelmente miserável! Claro que o que se passa na comunicação social coloca pressão no grupo inconscientemente mas ninguém está à espera que nenhum dos intérpretes vá ali dizer que sim, que a opinião pública tem efeito no trabalho diário. Eles sabem as capas dos jornais e o que se passa por aí. Mas, no caso do Benfica, basta qualquer coisa para vir o nome de JJ à baila. É chato isto. E é chato que não haja ninguém que se chegue à frente e diga “meus senhores, este é o nosso treinador e toda a informação que colocarem sobre X ou Y treinador é mentira”. Nunca houve ninguém e recordo que o JJ já é falado bem antes do Benfica estar neste estado.

    Mais, não vejo nenhuma discrepância. Lage não ia à flash dizer que ninguém o queria no Benfica e que ia sair. Ou agora primeiro tem que se dizer à comunicação social e só depois é que se informa as pessoas com quem se trabalha (jogadores, direcção)?!

    Posto isto, terá a sua culpa mas não será apenas por ele próprio que Bruno Lage não teve um sucesso contínuo. Houve claras alterações à forma de jogar (porquê), jogadores que continuaram a jogar em claro sub-rendimento mas a equipa é mal construída (restrições directivas?), obrigatoriedade de colocar alguns jogadores a jogar, seja porque razão for, jogadores que variam a forma muito repentinamente. São tudo possibilidades mas há coisas que não são do controlo do treinador.

    Mas termino como comecei. Ainda era o Rui Vitória e já muitos benfiquistas pediram o Lage. Lage é campeão recuperando 7 pontos para o primeiro. Este ano não podia continuar mesmo não o sendo? JJ esteve 6 anos no Benfica e só ganhou metade dos campeonatos, um deles perdeu-o vergonhosamente. JJ, peso embora se notar uma diferença enorme, esteve 3 anos no Sporting e nunca foi campeão. Se os grandes mudarem de treinador só porque não são campeões, nunca o vão ser ou vão sê-lo não pelo trabalho mas porque a equipa é muito mais forte que as outras, individualmente ou porque as outras vão ter anos menos bons. A estabilidade e o trabalho é que trazem a qualidade colectiva.

    • tiagoagm
      Posted Junho 30, 2020 at 9:42 am

      Isso é utopia. No caso de Klopp quando pegou na equipa do Liverpool era uma equipa de rastos, que não ganhavam um titulo de campeao em 18 anos (salvo o erro), e demorou bastante até ter uma equipa á sua medida. E gastou centenas de milhoes para o conseguir, e bater records de transferencia. A verdade é que Lage já deveria ter sido despedido á muito tempo. A questão é que o Vieira esperar que ele colocasse o lugar á disposição para nao pagar o 5 milhoes que o Lage tem direito.

      • André Dias
        Posted Junho 30, 2020 at 11:56 am

        Liverpool não ganhava há 25 anos.

      • Gui Loureiro
        Posted Junho 30, 2020 at 2:03 pm

        Por acaso há uma conversa acima do Francisco Ramos com a qual concordo por inteiro. Lage terá a sua culpa, claro que a tem. Não disse o contrário. Mas dei exemplos claros para explicar o seguinte. As equipas não vão ganhar sempre e nem sempre será pela qualidade do treinador que não ganham. O Liverpool fez um plano e em 5 anos teve os frutos. Porque é que o Lage não poderia ter a mesma estabilidade? Porque não pode ter a mesma estabilidade que teve JJ por exemplo que se não fosse a decisão de o manter, contra tudo e todos, se calhar o Benfica agora não tinha um tetra completado por Rui Vitória. Porque é que Lage não foi defendido da mesma maneira? Isso é que eu ponho em causa. Eu estou a falar de coisas “incobertas” que só se saberão dentro do Benfica. E aquilo que o comum mortal não sabe são as razões para isso. Que uns digam que ele devia sair mais cedo, que outros não concordem com a sua saída, eu aceito qualquer opinião. A minha questão é apenas de transparência. Porque é que Lage não teve os mesmos direitos que outros antecessores, especialmente JJ que teve investimentos avultados na equipa, que foi agarrado quando meio mundo não queria que assim fosse. Eu só questiono isso que aparentemente poucos estão a questionar.

        • tiagoagm
          Posted Junho 30, 2020 at 2:45 pm

          Mas isso do investimento tb não é verdade, tudo bem que o JJ teve centenas de jogadores nos tempos que esteve no benfica. Mas quantos jogadores milhoes teve o Lage? Falando do Weigl e do Vinicius e do De Tomas são 57 milhoes, algo que nunca o JJ teve, por tres jogadores. A verdade é que lage não conseguiu criar uma equipa em condições com jogo apelativo. Mas sim em Portugal o que interessa é ganhar, mesmo jogando mal, é só ver os jogos do Porto.

          • Francisco Rocha
            Posted Junho 30, 2020 at 6:22 pm

            Tens 20 euros para sobreviver, vais gastar o dinheiro todo em papel higiénico ou vais comprar outras coisas, gerindo e equilibrando o teu orçamento? Eu se calhar comprava um saco de pão de forma, um garrafão de água, um saco de papel higiénico, umas batatas e cebolas e um pedaço de carne.
            Percebes a diferença entre gastar muito e gastar bem?

      • Gui Loureiro
        Posted Junho 30, 2020 at 2:06 pm

        E é uma utopia só cá no burgo porque lá fora há n exemplos de treinadores que não ganhando sempre se mantiveram nos seus postos. Isto tem que ter alguma razão de ser. Não é do nada que isto acontece.

        • tiagoagm
          Posted Junho 30, 2020 at 2:46 pm

          È verdade, não há que esconder. Mas claro que consegues ver as diferencas de um liverpool para um benfica. Dá gosto ver os jogos do liverpool.

    • Richardson10
      Posted Junho 30, 2020 at 3:39 pm

      “JJ esteve 6 anos no Benfica e só ganhou metade dos campeonatos”

      Vens defender Lage e sais-te com uma porcaria de frase dessas? É que há uma grande diferença entre pegar um Benfica que tinha sido campeão uma vez nas 15 épocas anteriores que foi o que JJ fez e pegar num Benfica já mais organizado e habituado a ser campeão, que foi o que Lage fez.

      Quem dera ao Vieira ter tido no seu mandato global treinadores que em duas épocas ganhavam 1 campeonato… A esta hora não estava só com 6 ou 7 campeonatos em 20.

      • Miguel Mendes
        Posted Junho 30, 2020 at 7:38 pm

        E também há uma grande diferença para os plantéis que o JJ teve e os outros tiveram.

        • Vegeta
          Posted Julho 2, 2020 at 8:52 am

          O primeiro plantel do Rv é super ao ultimo do JJ e eu já o provei aqui.
          Uma mentira dita muitas vezes não passa a ser verdade.

  • Ventola28
    Posted Junho 30, 2020 at 8:22 am

    É obvio que nao bateu certo com o do presidente! Lage ja sabia que era o seu ultimo jogo pelo Benfica mesmo que tivesse ganho!
    O presidente é um aldrabao e mentiroso que ali anda! Nao tem respeito por ninguem e pensa que o Benfica é dele!

  • deus_Ex_machina
    Posted Junho 30, 2020 at 8:54 am

    Com este péssimo desempenho de Dezembro para cá Lage sai com o rótulo de ‘1 season wonder’ apesar de achar que não é esse o caso. Lage tem culpas em não saber equilibrar a equipa a defender, numa insistência ridícula em certos jogadores em sub-rendimento, fazer substituições tardias e nem sempre saber ler o jogo. Muitas destas fruto de alguma inexperiência… No entanto, e como já referi em outros posts, Lage não tem culpa de ter um plantel completamente desequilibrado e que não foi de encontro aos seus pedidos no início de época. Como vamos ter eleições em Outubro e aquele coradinho de Vieira ontem foi só para pedir ‘por favor concorre, anda lá…’ acho que vamos ter muitas vendas e, ao contrário do referido, um forte investimento quer em termos de equipa técnica quer em balneário. Se nós enquanto adeptos vemos que esta equipa tem sérias lacunas na posição de DD, DC, ED e SA como é que a visionária estrutura não percebe isso??

    • Xyeh
      Posted Junho 30, 2020 at 11:08 am

      Se o Lage tem culpas em não saber equilibrar a equipa a defender, em insistir em jogadores em sub rendimento, em fazer substituições tardias e nem sempre saber ler o jogo então é mau treinador e nunca na vida merecia estar no banco do SLB (e eu sou portista).

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 30, 2020 at 9:00 am

    LFV tirou o tapete debaixo do Bruno Lage (de uma forma bem pública) e assim fica por cima na ronda negocial que irá ter com o treinador nos próximos dias para a sua desvinculação.

    Caso o Lage venha a público dizer que afinal não colocou o lugar à disposição será imediatamente linchado pelos adeptos e isso fará com que baixe as suas pretensões no dinheiro da rescisão que lhe é devida..

  • GoldenFCP
    Posted Junho 30, 2020 at 9:25 am

    Não combinaram o discurso, claramente.
    De resto mais uma atitude desprezível do Vieira. Sacudiu a água do capote e meteu as culpas no elo mais fácil.
    Ainda há um mês, e tal como fez com RV estava a apregoar a todos que Lage não saia. Passado 1 mês é o que se vê, não existe mesmo seriedade nenhuma.
    Depois aquele discurso no final que só faltou acompanhar com música triste para uma pessoa se emocionar.
    PdC e Vieira são lixo para o futebol português, quanto mais rápido saírem melhor

  • Francisco Ramos
    Posted Junho 30, 2020 at 10:02 am

    Como adepto de um clube rival, vejo muita gente a “malhar” no Lage quando de entre todos os culpados é o menos culpado.

    Ora vejamos.

    1 – Assume o clube quando o título está praticamente perdido, a 7 pontos do líder, e consegue introduzir novas dinâmicas, principalmente anímicas, fazendo uma segunda volta do campeonato irrepreensível, com 17 vitórias e 1 empate. Acaba o campeonato com mais de 100 golos, consegue uma das maiores vitórias que me lembro (10-0 ao Nacional), potencia um jogador e torna-o a maior venda de Portugal (Félix por 126 Milhões) e Top3 Mundial.

    2 – Começa a época com menos feijões ainda que na época passada – para variar há mal planificação do clube no que toca a transferências – e ganha 5-0 ao Sporting. Além disso, nas primeiras 20 jornadas do campeoanto tem 18 vitórias e 2 derrotas (contra o Porto), seguindo em primeiro no campeonato.

    3 – Pelo meio, o discurso, a postura, o futebol praticado, os jogadores potenciados, etc, é elogiado por todos, adeptos e rivais, fazendo com o contrato seja renovado em Dezembro até 2024.

    O que acontece depois?

    1 – Se o plantel já tinha lacunas, com as lesões tudo piora. André Almeida lesiona-se e o substituto é ainda mais fraco que o lateral titular do Moreirense. Tentou proteger Ferro com a entrada de Jardel mas a sua fragilidade física faz com que se lesione outra vez e tenha que voltar a jogar Ferro. Grimaldo é brutal a atacar e na dinâmica ofensiva mas também se lesiona e o substituto é pior que o titular do Tondela.

    2 – Transferências absurdas. Weigl custou 20M e não veio acrescentar mais que Florentino (que acabou encostado) ou Fejsa, que era um óptimo tutor para o mesmo. Raul de Tomás custou 20M e teve que jogar com SA uma série de jogos até perceber que não era a sua posição. O próximo caso vai ser Pedrinho, outro jogador 20M. Fora aqueles jogadores que nunca ninguém vê com a camisola do Benfica, como Cadiz, Yony, Murillo, Agra, etc.

    3 – Lacunas mais que evidentes. Falta defesa direito desde a saída de Nélson Semedo e nunca foi colmatada. Faltam centrais desde as dispensas de Luisão, Lema e Conti e foi colmatado com Morato ou Pedro Álvaro. Falta defesa esquerdo para dar descanso a Grimaldo desde a saída de Eliseu. Falta um médio box-to-box desde a saída de Renato Sanches (Gabriel defende, Taarabt ataca). Faltam extremo direito desde a saída de Salvio que nunca foi colmatada. Faltam segundos avançados que desde as lesões de Jonas, apenas foram suprimidas pelo aparecimento de Félix que também já saiu, pelo que a táctica está obsoleta.

    4 – Projecto Benfica. A obrigatoriedade de ter que apostar em jovens quando alguns não estão preparados (vontade do treinador ou pressão do presidente) como os Tomás Tavares, Nuno Tavares, David Tavares, Svilar, Jota e por aí fora, torna a equipa pior do que aquilo que ela já está.

    5 – Vacas sagradas e símbolos. O plantel tem demasiadas vacas sagradas para o seu rendimento e uma falta de símbolos que agreguem o plantel quando as coisas não correm tão bem. Já não existe um Luisão, já não existe um Jonas, já não existe um Júlio César (os mais recentes), o que faz com que jogadores sem a mínima capacidade de serem líderes (a braçadeira anda entre Pizzi e Almeida) não se saibam assumir nestes momentos.

    4 – Posição Vieira. Vieira gosta muito do Benfica mas gosta muito mais dele próprio. Nunca apareceu a defender Lage, por exemplo, para não cair com este. Tanto que não o despede, espera que este coloque o lugar à disposição (apesar das comunicações contrárias entre ambos). Nunca aparece a justificar as finanças, apenas se interessando nos negócios que tem feito através do nome Benfica, como a OPA para o amigo. A quantidade de vezes que envolve o nome Benfica em esquemas que na sua maioria nem favorecem o Benfica, bem pelo contrário. A maneira como montou o clube (e adaptou os estatutos) para todos dentro serem “Yes Man” e todos fora não conseguirem entrar ou serem concorrência (como absorver Moniz e Rui Costa para a estrutura com cargos que nem se vêm).

    E com isto pergunto, é Lage o culpado?

    • w0bbly
      Posted Junho 30, 2020 at 10:44 am

      Tudo certo. Mas Lage tem culpa no cartório quando faz a mesma substituição 15 jogos seguidos. Quando existem claras falhas na dinâmica defensiva da equipa que nao sao trabalhadas. Isso e trabalho do treinador. Nao e do presidente nem do cortador de relva. E nao me venham dizer que os jogadores sao fracos quando mais de 85% do universo de jogadores da liga é pior. Se nao se faz mais a culpa também tem de ser dele em quota parte.

      • Francisco Ramos
        Posted Junho 30, 2020 at 11:12 am

        Eu não disse que Lage não tinha culpa, disse que não era dos maiores culpados.

        Relativamente às substituições, Lage foi sempre igual a si próprio durante os cerca de 75 jogos à frente do clube. Conservador quando tudo corria bem, Kamikaze quando corria mal, pelo menos do pouco que vi do Benfica. Contudo, os intervenientes não são os mesmos e os que são não estão com o mesmo pico de forma.

        Dou o exemplo do Vinicius. Até começar esta série negativa, “molhava o bico” em quase todos os jogos, tendo 18 golos em 25 jogos (média de 0,72 golos por jogo). A partir daí tem 3 em 12 (média de 0,25 golos por jogo).

        Outro exemplo, Weigl. A partir do momento que entra na equipa – porque custou 20 milhões e tem que jogar sempre, seja bem ou mal – a equipa tem 8 vitórias, 6 empates e 5 derrotas (em todas as competições) que são resultados de uma equipa que luta por um lugar tranquilo no TOP 10 do campeonato.

        Outra coisa que tem e não tem culpa é dar a volta a uma onda negativa de resultados. Não tendo experiência torna-se mais complicado (e aqui retiro um bocado de culpa) mas sendo ele o treinador é ele que tem a responsabilidade principal por conseguir dar a volta à situação (e aqui acrescento culpa). Tal como o treino de bolas paradas (principalmente defensivas) é culpa exclusiva do treinador e da sua equipa técnica. Ou os jogadores terem hoje as mesmas lacunas que tinha há 16 meses (Pizzi tal como Telles é rei nas assistências porque batem tudo, nem que seja para o terceiro anel na maioria dos casos).

        Terá sempre culpa nalgumas coisas. Deixarem-no “morrer” como único culpado não vai corrigir nenhum erro que já existia no Benfica.

        • w0bbly
          Posted Junho 30, 2020 at 11:20 am

          Totalmente de acordo. Alias eu so te quis provar que o Lage tambem fez coisas mal. Nao desgosto dele e digo te honestamente que acho que tem potencial. Mas neste momento está gasto a mensagem nao esta a passar e tem de sair. Isso nao faz dele o unico culpado ou o mais/menos culpado. Faz dele um dos culpados. Unica e exclusivamente isso.

          • Francisco Ramos
            Posted Junho 30, 2020 at 11:25 am

            Exactamente.

            Tem enorme potencial mas a mensagem não passa. Não ter sido protegido (como foi Jesus, por exemplo) criou uma expiral negativa da qual não soube sair. Mas penso que ainda vai vingar noutro lado.

            Vejo este exemplo como Paulo Fonseca no Porto, que hoje dá cartas no Futebol Mundial.

    • DNowitzki
      Posted Junho 30, 2020 at 10:59 am

      Bom, misturas muitos assuntos, pelo que a resposta não pode ser preto ou branco.

      O maior responsável chama-se Luís Filipe Vieira, por tantas razões que seriam necessários milhares de carateres para as explanar.

      Outros responsáveis dão pelo nome de Varandas Fernandes, Rui Costa, Soares Oliveira, Moniz e por aí fora.

      Um terceiro grupo são os adeptos e sócios, pelo menos grande parte deles, que (1) elegeram e reelegeram o sujeito; (2) assistem, impávidos e serenos, a golpadas, negócios nada transparentes, um assalto ao clube, alterações nefastas aos estatutos do clube, imersão do clube num mar de suspeições e possíveis crimes inqualificáveis, comportamentos miseráveis do presidente para com os sócios (mandá-los à caca, apertar pescoço a sócios); (3) comem tudo o que lhes põem no prato, sem um pingo de espírito crítico ou capacidade reflexiva e se deixam menorizar constantemente, iludidos, como todos, pelas vitórias.

      Um quarto anel de responsabilidades tem de ser colocado pelos futebolistas, pela sua falta de qualidade para pertencerem aos quadros profissionais do Benfica, por adotarem comportamentos reprováveis, por falta de raça e determinação e compromisso com o clube. Os únicos que se destacam nesses parâmetros são quase todos estrangeiros: Tabarato, Weigl, Cervi… O resto é bando de marias-amélias, sobre o qual resta conhecer o papel que desempenharam no balneário para o afundamento de Rui Vitória e de Rui Lage.

      Por último, o dito Rui Lage, perdão Bruno Lage, (1) por ser um manso, um «yes man»; (2) por tomar decisões incompreensíveis (por exemplo, a gestão dos jogadores); (3) por ser um experimentalista; (4) por ser incapaz de «ler o jogo»; (5) por destruir a equipa, sempre que faz substituições; (6) por ser incapaz de confrontar e «castigar» as marias-amélias; (7) por não imprimir garra e agressividade à equipa em campo; e por aí fora.

      Lage é culpado? Muitíssimo!

      • Francisco Ramos
        Posted Junho 30, 2020 at 11:23 am

        DNowitzki,

        Tal como referi, concordo que o problema do Benfica é muito maior do que aparenta. Os resultados é que têm mascarado isso devido ao teu terceiro grupo. Por isso concordo com os pontos apresentados.

        Sobre o Lage, sei que tem culpa. Deixarem que morra sozinho com a culpa é que vai continuar a que não sejam resolvidos os restantes problemas.

        Por exemplo, qualquer treinador que não seja yes man, não tem lugar no Benfica enquanto houver LFV. Se não tem defesas direitos ou segundos avançados no plantel, claro que tem que ser experimentalista. Se as contratações e o discurso não pede garra (já não me lembro do último jogador que comesse relva no Benfica), não pode ser o treinador a fazê-lo porque não está nos genes dos jogadores. E aqui tiro-lhe a culpa.

        Problemas de “ler o jogo”, substituições erradas ou decisões incompreensíveis não são de hoje, têm já mais de 50 jogos. O problema é que a dinâmica de vitórias mascarava isso, algo que agora não se verifica porque os resultados não aparecem. Mas com 75 jogos à frente do clube, Lage também tem que fazer o seu crescimento, algo que não conseguiu e aqui ele é o principal culpado. As bolas paradas defensivas do clube ou transições rápidas entre o central e o lateral estão cada vez piores e têm custado muitos resultados adversos. Mas aqui a culpa é dele.

        Alguns problemas estão interligados. Ser yes man não lhe permite castigar Pizzi, por exemplo. Nem LVF deixaria. Quando quis falar das arbitragens negativas, LVF não deixou. Zivkovic não é gerido há 3 anos, penso. Não é de hoje, nem da culpa do treinador.

        Resumindo, tem culpa? Sim. É o principal culpado? Não. Fazerem com que seja não vai desaparecer os erros que já lá estavam.

      • Bispo
        Posted Junho 30, 2020 at 3:31 pm

        DNowitzki, para ti qual é o melhor plantel na 1 liga? Mas não é para ter em conta apenas estes últimos tempos! Acho que é demais óbvio que o Benfica tem o melhor plantel, melhores jogadores, mais profundidade do plantel… O Lage com a melhor equipa, fez O que fez e ainda dizes que é dos menos culpados??? Vá le lá entender

    • Estigarribia
      Posted Junho 30, 2020 at 12:04 pm

      Francisco,

      Em relação ao ponto 5, um clube grande, seja Benfica, Sporting ou FC Porto, não pode ter as vacas sagradas sempre a jogarem, mesmo que não se empenhem nos treinos ou que façam más exibições atrás de más exibições. Bruno Lage, com quem simpatizei pela sua postura e pelo seu potencial como treinador, não conseguiu sentar nomes como Pizzi, André Almeida ou Grimaldo no banco e o resultado está à vista. E tens o exemplo do Rúben Amorim em Alvalade: no jogo com o Paços de Ferreira, o Rúben não teve medo de sentar o Mathieu na bancada. Quem não se empenha nos treinos, nem joga bem, só tem de ir para o banco ou para a bancada. Não interessa se vem do Barcelona, Real Madrid, Rio Ave, Carcavelinhos ou da formação, não jogas bem ou não és empenhado nos treinos o destino só é um: banco ou bancada.

      Por fim, quanto à aposta na formação de forma desenfreada, esta situação faz-me lembrar o Sporting nos tempos do Paulo Bento que, além ter lançado nomes como Miguel Veloso, Rui Patrício ou Adrien Silva, tudo o que era da formação era lançado às feras. Jogadores como Paulo Renato, Yannick Pupo, André Marques ou Carlos Saleiro nem qualidade tinham para jogarem no Sporting e mesmo assim tiveram minutos. Tem de haver um misto de jogadores experientes com a juventude porque é impossível ganhar-se só com a formação (nem Ajax, nem Barcelona jogam só com a formação).

      Saudações Leoninas

      • Francisco Ramos
        Posted Junho 30, 2020 at 12:25 pm

        Estigarribia,

        Entendo o que dizes mas contudo vejo dois problemas no primeiro ponto.

        Lage iria sentar esses jogadores e quem jogaria nos seus lugares? Nuno Tavares, Tomás Tavares e Jota? É que são as alternativas aos lugares que apresentaste. Tal como comentei a alguém, Salvio saiu e não foi substituído, tal como não foi Eliseu e Nélson Semedo, logo os titulares ficarem sem suplentes e o suplente virou titular sem alternativa. E estes jogadores já saíram há algum tempo, logo o problema nem é recente e já houve mais que oportunidades de ser colmatado.

        Ruben Amorim sentou Mathieu? Fez ele muito bem. Se estivesse a lutar pelo título será que fazia o mesmo? Tal como dar oportunidades a Matheus Nunes e Quaresma, se estivesse a 2 pontos do 1º lugae. Será que estes jogadores iriam ter os mesmos minutos? Ou Max seria aposta cega?

        Lançar jovens é bastante complicado. Primeiro têm que ser enquadrados. Segundo têm que ser protegidos. Terceiro têm que ser potenciados. E basta ver os minutos que tiveram os meninos da formação do Porto e quantos estão a ter agora que estamos em maré positiva. Ou os pontos que custou Patrício até ser o que é hoje.

        E isto levamos ao teu segundo ponto. Concordo em absoluto. Um clube só é sustentável se conseguir potenciar a formação mas misturá-la com jogadores feitos e que sirvam de “tutores”. O boom do Ajax foi com a introdução de Blind, Schone e Tadic no onze e Huntelaar no plantel de forma a jogadores como De Ligh, De Jong ou Neres terem o espaço e protecção que precisam.

        A diferença é que o Sporting fez a aposta por obrigação (tal como o Porto actualmente) e o Benfica faz por opção visto ter uma capacidade financeira para comprar quase quem queira (depois o jogador aceitar é outra história).

        O problema dos clubes é muito transversal e abrangente. O nosso problema é que atiramos sempre a culpa para cima dos treinadores e assim o presidente passa imune. Vejamos PdC ou LFV.

        Saudações desPortistas.

    • Bispo
      Posted Junho 30, 2020 at 3:26 pm

      Custa me entender essa parte de que ele não tem culpa, principalmente na parte da planificação do plantel. Mas o treinador é quem??? Já sei que vão vir com a lenga lenga que o Vieira é que contrata jogadores bla bla bla… O treinador é O responsável pelas contratações (salvo raríssimas excepções), pela planificação do plantel. Agora só se fala da treta do “yes man”, que o Lage é pau mandado do Vieira! Não estou a defender o Vieira até porque cada vez mais quero o é longe do meu clube, mas não venham com a treta do Lage não ter culpa! Se deixa o Vieira mandar nas suas opções de treinador, então ainda mais culpado é por não aquilo que o Michael Thomas tinha grandes! O Vinícius, O Raul de Tomás, foram os 2 impingidos pela direção? O Vini ainda acredito… Lage é O principal culpado! Este plantel do Benfica é mais do que suficiente para papar tudo aqui em PT!!! Até faz bons jogadores parecerem trepos! Agora já vem os entendidos do VM dizer que o plantel é fraco e que não dá para mais! Aquilo com outro treinador, era limpar o Campeonato na boa!

    • Mantorras
      Posted Julho 1, 2020 at 12:32 am

      Os teus dois pontos numero 3 explicam grande parte da coisa. Depois disso, dizer que Lage foi sendo perfeito enquanto a coisa estava a correr bem, mas assim que se juntaram dificuldades atras de dificuldades (muitas pela incapacidade dele em resolver problemas que sao obrigacao do treinador resolver), ele perdeu-se completamente, autodesgastou-se e basicamente cometeu erros atras de erros.

      Ele tem montes de coisas a ajudar o falhanco dele, sem duvida, e nao, nao e o principal culpado, ate porque nao e o lider maximo do clube, mas tem muita culpa. Lamento.

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 1, 2020 at 11:20 am

        Mantorras,

        Lage tem culpa no cartório, não digo que não. Não o acho é o principal culpado. Não soube dar a volta a uma crise de resultados, não soube treinar bolas paradas (principalmente defensivas), não soube potenciar formas de jogadores, não soube sentar jogadores sem rendimento. Tudo isso é culpa de Lage.

        Mas também pergunto. Enquanto andou a bater records positivos, atrás de records, toda a gente o bajulou. Que era o novo Mourinho. Isto e aquilo. E quem o defendeu na crise de resultados (como antecessores tiveram)? Ter eleições à porta fez com que se deixasse cair o elo mais fraco para não ir acorrentado. Quem jogaria no lugar de Pizzi? Jota? Quem jogaria no lugar de Ferro? Morato? Quem jogaria no lugar de André Almeida? Tomás Tavares? Quem faz de segundo avançado? Chiquinho? Quem jogaria no lugar de Grimaldo? Outro Tavares? Não só não foi protegido como foi mandado fazer omeletes com poucos ovos.

        Além de que algo aconteceu após o jogo do Porto, quando levavam 18 vitórias e 1 derrota e a partir daí foi um descalabro, tal como mostram as afirmações contraditórias entre presidente e treinador.

        Deixarem que morra como único culpado não vai resolver nenhum problema do Benfica.

        • Mantorras
          Posted Julho 1, 2020 at 6:50 pm

          Claro que bajularam, porque fez um trabalho com resultados impressionantes. Os treinadores sao julgados pelos resultados e a acrescentar a isso a equipa nao jogava mal. Teve descalabro na UEFA e na taca, mas tinha o credito da recuperacao da equipa.

          Depois, a construcao do plantel tambem eu e muitos outros criticamos, mas isso nao e de agora… ja vem ha anos… ja nem vale a pena falar nisso, agora, quem escolhe os 11 e treina e ele. Ele insistiu no Sef, insistiu no RdT a 9.5, insistiu no 442, insistiu no Tomas, nao rodou nunca o Grimaldo, insistiu no Ferro… ele perdeu o campeonato, nao foi a estrutura. Ele tinha 6 pontos de avanco (que os ganhou), mas foi o principal culpado por perder os mesmos. Nao tem mais desculpas a partir dai. Foi horrivel. Nao sei o que se passou, nao sei de onde veio tanto erro individual, mas sei quem constantemente escolheu os mesmos e a mesma tatica deixando a equipa exposta, jogo apos jogo. Sei quem vinha pa conferencia dizer que tavam a jogar bem quando eram horriveis… eu gosto do Lage, tal como vitoria, e bom rapaz, e venceu titulos, mas ambos eram insuficientes.

          No fundo, tal como Vieira, que foi importante num momento de recuperacao, hoje mostra-se insufuciente para transportar o clube para o patamar seguinte. O Benfica estagnou e ate piorou nos ultimos tempos, quando devia ter um crescimento, no minimo, linear. E tinha todas as condicoes para isso. Lage tambem serviu na recuperacao, mas depois de estavel nao e suficiente para o paramar seguinte.

  • Chico
    Posted Junho 30, 2020 at 11:53 am

    No Benfica atual, nada é autêntico ou honesto.

  • Marcio Ricardo
    Posted Junho 30, 2020 at 3:17 pm

    Depois de uma semana inteira a comunicação social toda a falar sobre o seu sucessor sem que alguém tenha vindo dizer que tudo não passava de especulação, achar que as pessoas estavam do lado dele….

  • Vegeta
    Posted Julho 1, 2020 at 9:04 am

    Incrível o estado em que chegamos.
    E mesmo após isto ainda existem muitos adeptos a defenderem o Vieira.
    Agora já se sabe que o Lage não se demitiu, mas como sempre o presimente tinha de ficar bem na fotografia.
    Incrível todas as mentiras que Vieira já contou nos últimos 20 anos, um livro não chegava.
    Já agora deixo aqui uma nota, e quem poder lá ir, confirma o que eu estou aqui a dizer.
    LFV mandou retjrar o nome do Nelson Évora do museu do Benfica.
    Será que também retirou o dele visto que foi sócio dos outros 2 grandes ?
    Claro que não.

Deixa um comentário