Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «É o melhor jogador do Mundo neste momento. Ofensivamente é melhor que Jordan e Kobe»

Charles Barkley, que gosta sempre de umas afirmações polémicas, defendeu na ESPN que James Harden é o melhor jogador do Mundo neste momento e que deve vencer o MVP. O ex-Suns disse ainda que o ‘Barbas’ ofensivamente é superior a Michael Jordan e Kobe Bryant.

33 Comentários

  • Quinhas
    Posted Março 26, 2021 at 3:48 pm

    Eu vi Jordan e em todos os jogos era de ficarmos com a boca aberta pelo que fazia dentro de campo,mas hoje em dia no desporto ,o fenômeno redes sociais faz com que certas palavras sejam vistos como”feitos” e atributos individuais de certos jogadores!!!???

  • hortalica
    Posted Março 26, 2021 at 10:40 am

    Ofensivamente é melhor que quem? Comparar a facilidade que é marcar/assistir hoje em dia (em que há triplos duplos ao pontapé de vários jogadores) com a dificuldade que havia na altura do Jordan/Bryan (Bryant principalmente na primeira metade da carreira) é para lá de injusto. Antes protegia-se quem defendia (era permitido quase tudo a defender), hoje em dia defende-se quem ataca (é tudo falta quase).

    Olhando apenas para os números (como alguns users fizeram referência para defender Harden), vamos focar-nos nos números do Westbrook nas últimas épocas (por exemplo), que é bom jogador mas nem se aproxima do Jordan, o que vamos concluir quando comparamos os números de ambos? Quando se compara pontos e assistências temos de ter atenção às “épocas” em que foram jogadas.

    Outro ponto importante é que a NBA no que toca a faltas está cada vez mais ridícula, qualquer dia respirar para cima do jogador que tem a bola é falta. Hoje em dia defender (por causa do exagero de faltinhas) é muito mais complicado e acaba por haver restrições ridículas (e já alguns jogadores tocaram neste ponto). Os jogadores estão constantemente com receio de fazer faltas, o que dificulta muito o trabalho na hora de defender e os jogadores na hora de atacar aproveitam-se disso para provocar contactos. O Harden (e outros) usam e abusam de sacar faltinhas e sabem que têm isso a seu favor. O Jordan a jogar com as regras de hoje em dia, muito provavelmente aumentaria o seu número de pontos (principalmente) e assistências. Se ele marcava 30 pontos a levar com defesas bem agressivas, imaginem hoje em dia que há um receio de fazer faltas.

    Claro que antes havia muito jogo sujo (e não defendo isso) mas o que a NBA tornou-se hoje em dia é ridículo. Estamos a falar de jogadores que são completas bestas (no bom sentido) e estão a disputar lances/ressaltos (etc) é normal e inevitável haver algum contacto. Agora algumas faltas que há hoje em dia são no mínimo exageradas, um jogador defensivo pode ter o braço esticado e não se mover, se o jogador ofensivo saltar para cima dele e lançar é falta? Como é que se evita isto? Se o jogador ofensivo procura o contacto porque raio havia de ser falta?

    • Abbas
      Posted Março 26, 2021 at 4:52 pm

      Essa opinião é muito pouco factual. A maior facilidade de marcar hoje e maior dificuldade em defender deve-se unica e exclusivamente a uma coisa: espaçamento ou spacing. Devido a termos muitos lançadores de 3 pontos ótimos e à alteração das regras, joga-se numa área muito maior do que antigamente e há mais espaço. Caso não saibas, antigamente se fosses fazer post up e metesses todos os teus colegas de equip no weakside, os adversários só tinham duas possibilidades: ou se acometiam a um double team desde o início ou tinham que deixar o jogador com a bola ir num 1×1. Essa regra existia para privilegiar os duelos individuais, mas era ridículo. Com uma maior flexibilidade de marcações, possibilidade de defender à zona e de fazer double team quando queres, tornou-se mais útil ter lançadores e o campo abriu.

  • DNowitzki
    Posted Março 25, 2021 at 7:13 pm

    Oladipo em Miami.

  • Manchester Is Red
    Posted Março 25, 2021 at 6:46 pm

    Para mim é entre ele, Embiid e Jokic para o MVP.

    Mas se os Nets passarem para 1º, parece-me que ficará decidido.

  • Kafka
    Posted Março 25, 2021 at 6:04 pm

    Da actualidade o melhor do Mundo continua a ser o LeBron

    Depois melhor que Jordan a atacar? Piada da boa só pode…. A única coisa que é melhor que o Jordan é a lançar de 3, mas porque na altura não se lançava de 3 mas ok nisso é melhor, mas começa e termina aí o “melhor que Jordan”

    • Kafka
      Posted Março 25, 2021 at 6:28 pm

      Faltou ainda o passe, nisso também admito que seja melhor que o Jordan… Mas é só nesses 2 pontos

      • Abbas
        Posted Março 25, 2021 at 7:04 pm

        “Só nesses dois aspetos”: passar a bola e lançar de 3, coisa pouca portanto. O Jordan era mais eficiente na respetiva era, melhor midrange de sempre e junto ao cesto era fabuloso também, tinha um pouco mais de facilidade do que o Harden de criar o seu próprio lançamento, mas de resto ofensivamente não sei onde se pode dizer que o Jordan é superior. Não eram dois jogadores que andavam em correrias off ball, em screens o Harden se calhar até é mais útil a uma equipa. Ressaltos ofensivos sinceramente não sei quem é melhor. Depende da definição, mas o Harden é mais completo do que o Jordan ofensivamente na medida em que faz mais coisas.

        • Nedved_88
          Posted Março 25, 2021 at 10:32 pm

          James Harden tem mais uma assistência por jogo do que o Jordan. Não me parece que isso seja ser muito melhor dado que Harden passa quase o jogo todo com a bola na mão. Em termos de pontos por jogo o jordan tem mais 5 e melhor eficiência, pelo que não lançava tanto sequer. Não me parece que o Harden seja mais completo

          • Abbas
            Posted Março 25, 2021 at 11:55 pm

            Achas que as 6.5 assistências por jogo de carreira do Harden se ajustam ao Harden atual. Nem sempre foi utilizado como facilitador na carreira. Em OKC era usado como scorer puro, mais tarde foi emparehado com CP3… quando foi usado como point guard ultrapassou aos 10 assistências por jogo. Jordan não tinha essa capacidade, peço desculpa. Como scorer, sim, MJ era mais eficiente numa era em que era mais difícil marcar mais pontos, mas nesta era com as novas regras teria dificuldades se não desenvolvesse o lançamento exterior.

    • Bruno Cunha
      Posted Março 25, 2021 at 6:20 pm

      É muito melhor a passar a bola também.

      Nunca percebi porque é que a habilidade para passar a bola é tão menosprezada na NBA (no futebol é exatamente o aposto curiosamente).

  • Bruno Cunha
    Posted Março 25, 2021 at 5:37 pm

    MVP? Para mim é entre ele e o Jokic neste momento.

    Melhor jogador da NBA? Para mim só está atrás do Lebron.

    Melhor que Kobe e Jordan? Não é mas a comparação não faz sentido porque acho que para além de lançarem muito não podiam ter encontrado 2 jogadores mais diferentes de Harden. Tivesse o Harden a mentalidade destes 2 e seria o melhor jogador da NBA há 5 anos pelo menos.

  • Marcio Ricardo
    Posted Março 25, 2021 at 5:01 pm

    Grande Harden.

  • Nedved_88
    Posted Março 25, 2021 at 4:59 pm

    Penso que não há comparação entre o Harden , Kobe e Jordan, principalmente com o Jordan. A média de pontos de Jordan, numa era muito mais agressiva e com médias de pontos por jogo mais baixas é inacreditável.
    Jogar 13.5 épocas (penso eu) nos Bulls e ser 10 vezes o melhor marcador (7 anos consecutivos), acumulado com melhorar as suas pontuações nos play-offs é assustador, para não esquecer a média superior a 40 pontos numa final. Quando era preciso marcar, num momento de pressão, penso que nunca ninguém o fez tão bem como Jordan ( o mais próximo será Bird talvez), por isso, é para mim o melhor jogador de sempre.

  • Kurt1904
    Posted Março 25, 2021 at 4:58 pm

    Acho que o Harden é um excelente jogador ofensivo, domina a regular season como poucos…mas não consigo comparar o Harden com jogadores que ganharam tantos títulos. O Harden já teve em excelentes equipas, com Hall of Fame e nos playoffs nunca conseguiu ter o mesmo impacto.

    Kobe e Jordan ganharam quando contava.

  • Abbas
    Posted Março 25, 2021 at 3:26 pm

    Provavelmente o jogador ofensivo mais completo de sempre, porque é simultaneamente um scorer top 3, forte no interior e exterior, e um playmaker top 3 na liga. No entanto, Jordan e Kevin Durant, restringindo-me apenas à era moderna da liga, foram de longe os melhores scores, mais versáteis e mais eficientes. Em termos de eficiência ofensiva, ninguém bate o Jordan, embora não tivesse lançamento de 3 pts.

  • Rui Mimosa
    Posted Março 25, 2021 at 3:09 pm

    Beneficia da era em que joga mas sem duvida que é dos melhores de sempre. Para mim e do que vi jogar o melhor é Kobe.

    • Kafka
      Posted Março 25, 2021 at 6:11 pm

      Então não viste Jordan jogar, porque o Kobe não é melhor que o Jordan em nada (vá lançava melhor de 3 pontos)… Mas em tudo o resto Kobe não passou de uma imitação de Jordan, mas uma imitação que nunca superou o original

    • NR7
      Posted Março 25, 2021 at 4:33 pm

      Também do que vi jogar, concordo com a afirmação sobre o Kobe. Ainda assim, também ajuda ser o meu jogador favorito de sempre. Mas acho que é uma opinião perfeitamente normal, tendo em conta o seu arsenal ofensivo, principalmente no auge.

    • Abbas
      Posted Março 25, 2021 at 3:28 pm

      Como? Um jogador que nunca ultrapassou 50% FG e raramente passou os 45%. Dos que vi, para mim o melhor foi o KD.

      • Brunoflip
        Posted Março 26, 2021 at 12:39 am

        Eu considero o KD o melhor scorer mas considero o Harden melhor jogador ofensivo, tal como o Curry ou o Lebron por exemplo. O KD tem simplesmente demasiadas ferramentas para por a bola no cesto, mas o jogo ofensivo não se limita a pontos.

        Quanto às percentagens do Kobe nem quero falar. Posso estar errado mas não ficava nada admirado se só tivesses começado a ver NBA na ultima década.

        • Abbas
          Posted Março 26, 2021 at 4:27 pm

          Concordo com o primeiro parágrafo em tudo, acho o Harden mais completo, mas o KD é demasiado bom scorer para o considerar inferior ofensivamente ao Harden. Quanto ao Kobe, não é factual que entre os grandes scorers da história da NBA é dos menos eficientes? O Jordan jogou numa era realmente pré-analytics e era um jogador super eficiente, já o Kobe era um ótimo jogador, mas não pode ser descrito como eficiente.

      • Bruno Cunha
        Posted Março 25, 2021 at 5:20 pm

        KD é terrível contra double teams e não tem grande visão de jogo. Tem o lançamento mais eficaz da NBA mas não o consigo considerar o melhor da NBA, principalmente quando esta década houve um Lebron absurdo.

        O facto de estar em equipas stacadissimas permite-lhe esconder isso mas acho que se tivesse que carregar estes nets sozinho (como o Harden está a ter que fazer muitas vezes) tenho as minhas dúvidas que os nets tivessem o record que tem agora.

        • Abbas
          Posted Março 25, 2021 at 7:06 pm

          Terrível contra double teams? Isso é a sério? O homem anda a levar com double teams constantemente desde o primeiro jogo na NBA e construiu a carreira que construiu. O KD não é um playmaker, não é isso que está em causa, mas mesmo assim desenvolveu muito o passe e a tomada de decisão, tem uma média de assist. muito respeitável.

  • Mantorras
    Posted Março 25, 2021 at 2:38 pm

    “Playoff is coming” xD

  • Goncalo Silva
    Posted Março 25, 2021 at 2:17 pm

    A meu ver não houve ninguém tão bom ofensivamente como Kobe Bryant, para mim o melhor de sempre se só olharmos para o lado ofensivo. No entanto, Michael Jordan fazia a diferença em ambos os lados do campo, muito acima de Harden e Kobe nesse aspeto, sendo também dos melhores de sempre ofensivamente (indiscutivelmente top-5 no mínimo). Aqui está a diferença, nem LeBron, nem Kobe, nem Magic Johnson, Durant, Harden, Bird, etc junta tão bem estas duas componentes em simultâneo, daí Jordan ser o melhor de sempre.

    • Brunoflip
      Posted Março 26, 2021 at 12:17 am

      Como assim? O Kobe que foi 9x all defensive first team e 3x second team.O Kobe era um defensor de elite. Até parece que só o viram jogar nos últimos anos após a lesão e quando já estava velho e mesmo assim a ter a carga ofensiva da equipa quase toda sobre ele.

    • Abbas
      Posted Março 25, 2021 at 3:24 pm

      Houve vários jogadores superiores ofensivamente ao Kobe. O Kobe sempre teve problemas com eficiência e nunca foi muito forte no passe obviamente… depois, foi em determinado momento provavelmente o melhor defensor de perímetro da liga. No global, não concordo com quase nada nesse comentário.

      • Brunoflip
        Posted Março 26, 2021 at 12:27 am

        O pessoal hoje em dia olha muito para todo o tipo de estatisticas avanças e criam certas narrativas ignorando contextos e teste visual. O Kobe tinha uma eficiencia boa para a epoca e quem o via jogar quase todas as noites sabe bem que o Kobe vivia de tough shots. Metes qualquer um dos jogadores super eficientes desta era a lançar as mesmas oportunidades que ele teve e tenho imensas duvidas de que algum seja capaz de ter a mesma eficiência. E maior parte das vezes esses lançamentos eram a melhor opção para a equipa apesar da dificuldade.

        Sobre a parte defensiva, concordo. Inclusive comentei sobre isso mais acima.

        • Abbas
          Posted Março 26, 2021 at 4:33 pm

          Hoje é mais fácil ser eficiente devido ao melhor espaçamento e às alterações das regras dos double-teams e hand checking, mas o Jordan jogou numa era ainda mais física que o Kobe, lançava pior de 3 e mesmo assim era bem mais eficiente e possivelmente o jogador mais eficiente da história. O Kobe tinha muitas qualidades, mas tinha esse defeito, lançava demasiado a bola e as equipas exploravam isso ao máximo pq sabiam que na maior parte das vezes ele não ia passar a bola.

    • Xyeh
      Posted Março 25, 2021 at 2:38 pm

      O meu preferido é o Magic Johnson pelo carisma que tem, o Jordan é o GOAT sem dúvida até por tudo o que deu ao desporto, sem Jordan a NBA era muito mais pequena do que é actualmente (Kobe também contribuiu bastante para o crescimento).

  • auba14
    Posted Março 25, 2021 at 2:16 pm

    quero ver o proximo “Inside The NBA”

Deixa um comentário