Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Faltou-nos alguma profundidade no plantel, mas faz parte. Se não, compramos jogadores a toda a hora e deixamos de apostar na formação»

Rúben Amorim reconheceu, depois do empate contra o FC Porto (1-1), que as várias ausências impediram o Sporting de ter outra capacidade para mexer a partir do banco. O técnico leonino, no entanto, também realçou que o projeto é este.

33 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 12, 2021 at 6:01 pm

    No Benfica de Jorge Jesus, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Inácio, Bragança, Palhinha, Tiago Tomás, etc ainda estariam na equipa B a serem ostracizados.

    Aliás, Jovane chegou a ser treinado pelo Jorge Jesus, bem como o Palhinha que nunca os soube potenciar e por ele seriam sempre emprestados, pois nunca entrariam na sua equipa.

    Rúben Amorim mostra que tem muita confiança nas suas capacidades ao ir à luta com um plantel curto e isso é de salutar. Ele sabe perfeitamente o que está a fazer.

    Dá mais trabalho potenciar jogadores jovens? Dá. Mas também traz muito mais rendimento futuro.

  • Vegeta
    Posted Setembro 12, 2021 at 3:42 pm

    De longe, o melhor treinador em portugal, se tivesse metade das armas do JJ e do SC, não dava hipótese a ninguém.
    Comparar, o 11 do Sporting, ao do Benfica e Porto, que jogou ontem, é brincadeira, tirando nas alas defensivas e na posição 6 não tem superioridade em mais nenhuma, e apesar disso, enquanto o Sporting teve pernas, foi muito melhor, quantas vezes, Ruben Amorim já foi superior a Jorge Jesus, Sérgio Conceição e até Bruno Lage ?
    E a treinar o Braga e o Sporting, que apesar de serem fortes, não tem metade das armas.
    Cada vez tenho menos duvidas que vai marcar uma era.

  • Alex03
    Posted Setembro 12, 2021 at 2:52 pm

    Uma coisa e ter o plantel curto, outra e ter curtíssimo.

    Terça vamos jogar com o Ajax com:
    Matheus Reis – medo
    Feddal – Não aguenta um jogo inteiro.
    Neto

    Isto não e curto, e curtíssimo.

  • Knox_oTal
    Posted Setembro 12, 2021 at 2:45 pm

    Muito bem, Amorim! Excelente discurso e postura! E quanto ao plantel e à aposta nos jovens, completamente de acordo!!! Trata-se de coerência e de sustentabilidade, duas coisas em falta no futebol português!!!

    Saudações Desportivas

  • Kacal
    Posted Setembro 12, 2021 at 12:48 pm

    A verdade é que o XI base do Sporting é muito forte para a nossa realidade, sobretudo quando entrar Sarabia. Mas depois falta sim alguma profundidade no plantel, mas pode ser que apareçam jovens que se mostrem à altura. Nos centrais não há ninguém que substituia os titulares com qualidade parecida, a meu ver. E no ataque falta uma alternativa diferente de Paulinho. Ele é muito forte com bola e no jogo sem ela, mas não é um matador. E o TT também é forte sem bola e nas movimentações num aspecto diferente de Paulinho, mais físico e de raça, mas não é goleador. Falta ali um avançado que sabendo associar-se com os colegas e tendo mobilidade, seja mais finalizador e matador.

    • Filipe Ferreira
      Posted Setembro 12, 2021 at 4:10 pm

      O Sporting utiliza o ponta de lança como elo de ligação entre a 1ª fase de construção e o ataque, a sua principal função não é fazer golos. O Paulinho baixa para que os outros possam fazer golos e com Pote e Sarabia em campo há gente mais que suficiente para os marcar. O ponta de lança não tem que ser forçosamente o melhor marcador da equipa, e nem nunca o será nesta equipa. Até podia lá estar o Ronaldo.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 12, 2021 at 10:58 am

    Acho que ninguém exige o bicampeonato ao Rúben Amorim. Aliás para o clube é mais importante chegar ao final do ano e qualificar-se para a Champions (Segundo ou terceiro lugar) mas com jogadores altamente valorizados e jovens como Callai, Héverton, Essugo, Tiago Ferreira, Nazinho, Esteves, Marsá, Duarte Valente, Bernardo Sousa, João Daniel Santos, Skoglund, Chermiti, Kiko Félix, etc preparados para renderem numa Primeira Liga e com fome por mais e totalmente incluídos nas dinâmicas do clube em termos tácticos e mentais do que investir nos jogadores que os adeptos querem (David Luiz, Slimani, Nkoulou, etc, endividar ainda mais o clube, serem campeões mas darem o estoiro nos anos seguintes completamente asfixiados financeiramente e com um balneário cheio de prima-donas altamente bem pagas, e sem render para aquilo que recebem.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 12, 2021 at 10:49 am

    Das primeiras coisas que o Varandas fez quando assumiu a presidência do Sporting no final de 2018 foi apostar fortemente nas condições de treino e acompanhamento da geração de 2002 que se tinha sagrado campeã nacional de juvenis na altura.

    Ora, passados 10 ou 15 meses dessa aposta, alguns desses jogadores já estavam a render na equipa principal (Nuno Mendes, Quaresma, Tiago Tomás) e não foi 100% por influência do Amorim porque alguns desses já tinham feito a pré-época com o Keiser na altura, portanto já se notava o rumo que o clube queria seguir.

    Amorim apostou também fortemente noutros jogadores que viu terem largo potencial como Matheus Nunes ou Gonçalo Inácio que nunca ninguém deu muito por eles na formação (Inácio era suplente do João Ricciulli nos sub23 e o Matheus Nunes jogava na Liga Revelação).

    Não tenho dúvidas nenhumas que muitos outros jogadores estão a ser observados, acompanhados e desenvolvidos para serem aposta na equipa principal nos próximos meses, mas nem todos vão estar preparados ao mesmo tempo. Uns ficam preparados aos 18 anos, outros aos 19, outros aos 20 e alguns apenas aos 22 ou 23, portanto é preciso compreender os estímulos que cada jogador precisa individualmente de ter para crescer sustentadamente.

    Se há jogadores que precisam de baixar a um clube mais pequeno ou mesmo à Segunda Liga para ganharem capacidade e intensidade (Quaresma) então é esse o caminho, porque nem todos podem ser aposta ao mesmo tempo.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Setembro 12, 2021 at 10:28 am

    Em primeiro lugar, parabéns ao Sporting pelo jogo de ontem. Não vencemos, mas a exibição foi boa. Previ que a vitória nos fugiria hoje e também contra o Ajax – não por nos faltar qualidade, mas sim devido ao facto de dos adversários terem também os seus argumentos. Vamos esperar pelo jogo da Champions.

    Relativamente às declarações… Percebo perfeitamente. Foi elaborado todo um plano de fortíssima aposta na formação e, para o bem e para o mal, exige-se coerência. Agora… obviamente que isso poderá não ser suficiente para vencer títulos está época. São riscos que se correm, já se sabe.
    Contudo, e apesar de eu ter uma perspectiva algo diferente, tenho novamente de dar os parabéns à direção por ter escolhido um treinador que se sinta confortável nessa missão. Não exijo que pensem como eu, exijo que haja coerência e, no caso das coisas não correrem bem, capacidade de auto-análise e alguma (mas não necessariamente demasiada) inflexão nas ideias.

    Apesar de tudo, creio que neste Sporting vemos um bom casamento entre juventude e experiência; e também – muito importante! – uma boa conjugação entre as ideias do técnico e as características dos jogadores. Neste ponto, tenho de festejar as opções feitas.

    Como alguém já disse, é nos momentos de aperto que vemos a real valia das pessoas e percebemos se há rumo ou se tudo não passou de conversa fiada. Não me vou surpreender nada se os defensores de sempre dos jovens forem os primeiros a pedirem a cabeça dos mesmos em caso de insucesso. Já vi esse filme.
    Vamos aguardar…

  • Estigarribia
    Posted Setembro 12, 2021 at 8:05 am

    Grande resposta do Rúben para aqueles que defendem os contentores de jogadores como no tempo do Mestre da Táctica. Há um projecto desportivo no Sporting e esse projecto é para ser seguido.

    Saudações Leoninas. E venha de lá o Ajax.

    • Abbas
      Posted Setembro 12, 2021 at 1:45 pm

      Se continuarem com esta ideia fixa e acabarem com “Tomás Tavares” e “Nunos Tavares” a titulares rapidamente mudam de ideias.

    • NunoLFC
      Posted Setembro 12, 2021 at 9:25 am

      Adoro essa ideia que agora pegou moda de que se o projeto não for ter a equipa toda feita com jogadores formados no clube, então não é um projeto. Faz lembrar um certo visionário que há uns anos dizia que queria que o Benfica tivesse 60% de jogadores formados no clube.

  • MiguelCosta
    Posted Setembro 12, 2021 at 1:17 am

    Eu por um lado percebo.
    Mas por outro acho muito mau o que se fez. Se não contratamos jogadores porque se for preciso vamos buscar à formação, convém que esses da formação (hoje o Geny, Gonçalo Esteves e Tiago Ferreira) sejam realmente aposta (e que o Ruben tenha confiança neles) e não apenas para fazer banco. E que sejam suficiente bons e preparados para a equipa A no imediato.

    Hoje o jogo era um clássico ok não é o melhor jogador para se lançar miúdos. Mas o que quero dizer é que espero que não se tenha perdido a hipótese de ir buscar o Slimani (por exemplo) para na ausência de um dos PL, o jogador que avança seja o Geny ou o Paulo Agostinho (nenhum me parece pronto para a A).

    O recurso à equipa B e não à contratação faz sentido se: o clube não tem dinheiro para o jogador que quer (pode ser o caso) e se o jogador da equipa B tem qualidade suficiente para que não compense gastar dinheiro (tipo Acuna -> Nuno Mendes). E nas posições que estamos mais carentes não acho que tenhamos alguém que se enquadra nesse perfil.

    Para central, supostamente esse jogador da B seria o Marsa, que vem do Barça, mas ainda não jogou nem na B nem nos sub23 e por isso não faço a mínima ideia.
    Para PL, seria o Skoglund mas estranhamente está a jogar nos sub23 e na B está o Paulo Agostinho que é fraquíssimo. De certeza que o Amorim tem voto nisto e por isso o Skoglund não deve ter convencido o suficiente.

    De resto, não vejo mais nenhum central nem PL prontos ou com qualidade atual que não justifique a contratação de outro jogador. E por isso continuo a dizer que é uma decisão bastante arriscada e se por acaso tivermos alguma vaga de lesões (à la Dortmund) vai ser um desastre. Ainda hoje acabamos com Neto-Coates-Matheus Reis num clássico. Agora com o Ajax não há Coates nem Inácio e o Feddal não aguenta 90 minutos, portanto vai ser outra tripla engraçada.

    Lá está, percebo a opinião do Amorim mas acho que houve um descuido enorme a formar o plantel na zona defensiva. Muita preocupação com laterais e esqueceram-se dos centrais. E a formação não vai dar Inacios, Matheus, Nuno Mendes todos os anos.

    • Fantantonio
      Posted Setembro 12, 2021 at 2:04 pm

      Também não ia ser com reforços tipo o Slimani atual que a gestão do plantel ia ser melhor. Ganha muito, joga só mais ou menos, não ia ser titular com o Amorim garantidamente e já está com uma idade em cima. Não me parece uma boa opção, sinceramente.

      O Chermiti é o melhor avançado da academia pós-Tiago Tomás, mas ainda não deve estar pronto, é muito novo. Um ponta devia ter chegado porque nem o Paulinho nem o TT se têm revelado mais-valias pelo que marcam propriamente e em certos jogos, tem faltado alguém garantia de golos, se o Pote não estiver ou estiver mal (Famalicão, por exemplo).

      O DC a chegar também não poderia ser Marsá a integrar de imediato neste lote porque seriam 4 em 6 centrais esquerdinos, sendo que o Coates joga pelo meio. Tem que chegar alguém que faça bem o lado direito e fixar o Inácio onde ele joga melhor porque o Feddal também não tem estado propriamente na melhor forma, desde a pré-época.

      É óbvio que o Sporting não conseguiu fundos para reforçar tudo o que queria, a conversa dos dois por posição e a aposta incondicional na formação sempre foi para apaziguar (não digo que não seja o projeto, eu sei que é, mas também sei que tem que haver pragmatismo e reforçar o que é preciso), sabendo que este ano há Champions e que no próprio setor defensivo não há sequer 2 por posição, há, na melhor das hipóteses, gente que pode desenrascar se for adaptada a central.

      Nunca engoli esse discurso. Se tivesse vendido o Nuno Mendes no imediato, ou o Matheus Nunes, ou o Palhinha, de certeza que haveria um esforço maior para colmatar as lacunas todas no plantel e ninguém punha o projeto em causa.

    • Artur Trindade
      Posted Setembro 12, 2021 at 11:30 am

      Concordo com o comentário .
      O conceito referido por Amorim está totalmente correto, e nota-se que está a dizê-lo convictamente, sendo muito difícil que Varandas encontre mais alguém tão alinhado com as suas ideias.
      Na prática, a posição de PL é a única que duas alternativas nunca chegaram, e quando se joga com 3 centrais, a premissa tem de ser 6 ou então 5 competentes.
      Ou seja, a execução prática deste conceito ótimo falhou nestas duas posições.
      Já falei aqui há muito dessa aposta errada em Agostinho em detrimento de Skoglund, que acredito tenha a ver com uma adequação maior ao tipo de avançado Amorim, mais virado para os apoios, apesar dos progressos de Nikolai nesse capítulo.
      Não se viu ainda os centais espanhol e italiano, mas é bastante evidente o grande potencial de Gilberto Baptista.
      Gilberto Baptista e Nikolai Skoglund devem passar a treinar regularmente com Amorim, tal como TT pouco rodado nos sub-23 foi aos 17 anos.

      • MiguelCosta
        Posted Setembro 12, 2021 at 2:30 pm

        Concordo.
        Temos, na minha opinião, 4 centrais competentes. Inacio, Coates, Feddal e Neto (mais polémico eu sei). Não gosto do Matheus Reis. O Feddal nunca aguenta bem 90 minutos. O Neto é competente mas não é o mais fiável em certos momentos. O que nos deixa com 2 muito competentes, e nenhum vai jogar contra o Ajax. Não sei o que se passa com o Marsa nem o Etienne mas convinha que começassem a jogar para vermos o que valem. Também tenho acompanhado o Gilberto, mas, tal como os outros, por muito potencial que tenha, não está ainda preparado.
        Ainda não tem aquela qualidade que eu olhe e diga “epa não gastem dinheiro com um central para alternar com o Feddal, não vale a pena”.

        Percebo o ponto sobre o Agostinho e o sistema. No entanto, continuo a achar um erro, porque, na minha opinião, trata-se de um dos piores PL’s que vi jogar nos escalões de formação do Sporting nos tempos recentes. Muito trapalhão mesmo.

        Não concordo com o ponto do TT pouco rodado para relacionar com o Skoglund.
        O TT teve uma formação normal. Em 18/19, 28 jogos nos sub17. Em 19/20, antes da equipa A, 23 jogos repartidos por sub19 e sub23.
        O Skoglund, devido ao Covid também, em 19/20 fez 15 jogos (14 nos juvenis). Em 20/21, fez 14 jogos nos sub23.
        Estamos a falar de 51 jogos do TT e 29 do Skoglund.

        • Artur Trindade
          Posted Setembro 13, 2021 at 9:15 am

          O Amorim veio desmistificar essa ideia, de que apenas os jogadores preparados podem ser repescados, pois na altura pegou nos putos, no caso de Nuno Mendes e Quaresma, já carregados de jogos nos sub-23, mas Tiago Tomás subiu numa época em que fez 2/3 jogos pelos sub 19, lesionou-se 2 meses, regressa e fez uma mão cheia de jogos, divididos entre sub-19 e sub-23, com alguns golos, e eis que Amorim identifica o potencial, longe de estar preparado, aos 17 anos, e dá-lhe a formatação final.
          O próprio Inácio, começou a época nos sub-23 (2/3 jogos ao lado de Quaresma), mas baixou aos sub-19, para elevar o nível da equipa. Passou dos sub-19 diretamente para a chamada de Amorim, pelo potencial, não por estar preparado.
          Atenção, estou a dar dados indicativos, de cabeça, pois não fiz pesquisa de números.
          O Skoglund e o Gilberto Batista entre outros, foram dos que sofreram mais com a pandemia, pois não foram chamados aos sub-23, como Renato Veiga e Nazinho da mesma geração, e estiveram mesmo parados, daí os poucos jogos que referes.

          Não se trata de chamá-los por estarem preparados, mas Amorim para ser coerente com a afirmação de que o plantel será complementado com a formação, deve fazê-lo chamando desde já, 1 central e 1 PL.
          Os escolhidos dessas posições, na minha opinião devem ser esses, pelo potencial, e pela probabilidade de fazerem carreira, factor essencial neste projeto, ter uma corrente de 2/3 jogadores por época a alimentar a equipa A

        • Filipe Ferreira
          Posted Setembro 13, 2021 at 8:52 am

          O Marsà tem estado lesionado segundo sei, o Catena está envolvido num processo mais complicado de inscrição por ainda não ter 18 anos. Acho que o italiano tem treinado, só que não pode jogar. Inclusivamente foi chamado à seleção italiana (sub 18).

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 12, 2021 at 10:51 am

      Chermiti é máquina. Mas ainda precisa de muito trabalho para estar preparado para um nível superior.

      • MiguelCosta
        Posted Setembro 12, 2021 at 2:15 pm

        Sim é, mas está nos sub19. Tenho para mim que se o Amorim tivesse a contar usá-lo ou chamá-lo ao longo da época, estaria na equipa B ou no máximo nos sub23.
        Até porque lá está, e tal como dizes, é outro que tem potencial mas também ainda não está pronto.

    • NunoLFC
      Posted Setembro 12, 2021 at 9:26 am

      Isto. Se os jogadores da formação ainda não estão formados, não há mal nenhum em comprar jogadores. Não percebo porquê que agora comprar jogadores é tabu.

  • Abbas
    Posted Setembro 12, 2021 at 12:45 am

    Isto é muito giro enquanto ganhar.

    • Filipe Ferreira
      Posted Setembro 12, 2021 at 9:13 am

      Tinha ideia de que o clássico tinha acabado empatado

      • Abbas
        Posted Setembro 12, 2021 at 1:43 pm

        Ontem foi uma batalha de uma guerra com 34 batalhas. Se ficar em terceiro, não ganhar nenhuma taça e for eliminado na fase de grupos, o plantel pouco profundo deixa de meter piada.

        • Filipe Ferreira
          Posted Setembro 12, 2021 at 4:07 pm

          Na temporada em que chegou o Rúben chegou ao terceiro lugar, o mínimo exigido, no entanto no último suspiro deitou os pés pelas mãos e não foi por aí que mudou o discurso.

          • Abbas
            Posted Setembro 12, 2021 at 5:13 pm

            Comparação sem cabimento. Primeiro não queres entender o que eu quero dizer, segundo vens com comparações em contextos totalmente diferentes. Também se ouvia muita a mesma lengalenga no tempo do Lage até que a equipa deixou de pontuar. O real teste ao “projeto” é se aguenta quando começar a ruir. Agora mencionar essa primeira época não faz sentido nenhum.

            • Filipe Ferreira
              Posted Setembro 12, 2021 at 9:57 pm

              Até quando vamos esperar pela fase sem vitórias do Amorim? Na primeira época teve-a, manteve o discurso. Na segunda foi eliminado das competições europeias e da taça de Portugal e manteve o discurso. Após três ou quatro empates consecutivos no campeonato manteve o discurso. Não querem aceitar que o Rúben está noutro nível no que toca ao discurso e coerência. Entendo, há falta disto em Portugal

              • Abbas
                Posted Setembro 13, 2021 at 1:43 am

                Se é o discurso que interessa, o Lage também manteve a treta do “amanhã há treino” e da aposta nos jovens e dos desenhos animados até ao fim. Eu estou-me nas tintas para o discurso. Só mencionei que esta cena do plantel curto e da aposta desmesurada na formação tem o risco de correr mal, como correu com Lage, e depois deixa de meter piada… Se o Amorim tivesse continuado até hoje na saga do Lask Linz a esta hora estávamos a falar de um Pepa como treinador do Sporting: diz tudo.

                • Filipe Ferreira
                  Posted Setembro 13, 2021 at 8:48 am

                  O que é correr mal? O Sporting não é favorito ao título. Somos candidatos, não mais que isso. Há três (ou quatro) candidatos, no fim só pode ganhar um.
                  Neste momento é importante ser competitivo e desenvolver os jovens com potencial para que possam trazer bons encaixes no futuro (à la Nuno Mendes). O Sporting não tem a capacidade financeira dos rivais para contratar 5 ou 6 jogadores de nível para o 11 titular.

                  No Sporting não se aposta na formação só porque sim, se tivesses minimamente informado sobre o funcionamento interno do clube sabias disso.
                  Desde cedo existe identificação dos talentos que poderão atingir patamares mais elevados. Depois são avaliados pelo treinador da equipa principal, começando a ser acompanhados pelo departamento de performance, começam a ser integrados nos treinos da equipa A, e sobem alguns escalões no futebol de formação para chegarem ao um nível competitivo mais próximo do que será exigido na equipa principal. Eventualmente se surgir oportunidade, são chamados ao banco da equipa principal e partir daí é com o Amorim.

                  Não se está a apostar em qualquer um. Estão identificados os melhores. Depois juntam-se ao plantel que é relativamente curto, 22 jogadores (por norma o plantel é construído com 23 ou 24, eventualmente 25) + os jovens próximos da equipa principal.

                  Até acredito que neste momento já se esta a avaliar os jogadores que possam subir à equipa principal da próxima época.

                  Quanto ao Pepa, não me importava nada que viesse a ser o substituto do Rúben no futuro

              • Estigarribia
                Posted Setembro 12, 2021 at 10:08 pm

                Filipe,

                Tão isto. No futebol português é mais o hábito de arranjar desculpas esfarrapadas quando não se ganha.

                Saudações Leoninas

        • Pao com Presunto
          Posted Setembro 12, 2021 at 3:34 pm

          Concordo. Parece que RA está a criar um esquema para tramar o clube. Nem sei para que é que foi campeão o ano passado…Então não quer contratar jogadores? Apostar nos jovens para evitar hipotecar novamente o futuro do clube? Mas que vem a ser isto?

          O que meteria pouca piada, como já aconteceu INÚMERAS vezes no passado recente, é contratarem jogadores, alguns pagos a peso de ouro, e acabarem na mesma em terceiro e sem taças (sim, porque não faltam exemplos de épocas sem essa fase de grupos de Champions). Acho que um adepto com bom senso não exige o título, só porque o ano passado aconteceu. Continua a ser candidato, mas não é favorito, e isso nota-se na carteira.

          • Abbas
            Posted Setembro 12, 2021 at 5:11 pm

            Também ouvi essa lengalenga nos tempos do Lage até que começou a correr mal… Até o Clismo gostava do Benfica e dizia que nem precisavam de contratações para ser campeões, vê lá. Continuo a dizer que esta conversa da formação resolve é muito gira até não resolver.

  • cmche1111
    Posted Setembro 12, 2021 at 12:43 am

    Dores de crescimento desde projeto, ainda assim com as baixas que tivemos na equipa, tivemos oportunidades para matar o jogo na primeira parte e não fomos inferiores, é um soco no estomago, não na cara, isso foi só ao Coates por parte do Pepe, mas é continuar a trabalhar.

Deixa um comentário