O selecionador nacional assumiu que há 2 meses não equacionava determinados nomes, como António Silva, Florentino, Pote, Trincão e Vitinha do SC Braga, que agora podiam estar na lista.
Esta é das convocatórias mais sensatas que FS fez desde que está na selecção.
O único jogador que não justifica a convocatória é o Ronaldo, mas nem FS nem nenhum outro seleccionador teria coragem de o preterir, assinava logo a sua sentença.
De resto tudo normal.
Cb33
Posted
Setembro 15, 2022 at
5:12 pm
Oh “meu querido”, mister… levaste o pote a passear o avô William ao último europeu.
Ronaldo, William e mais 9… Se não jogar o Pepe ou o dias é Ronaldo, William, Danilo e mais 8 ?
batalha34
Posted
Setembro 15, 2022 at
8:43 pm
William está num momento de forma brutal, era ridiculo nao ser convocado
FranLx81
Posted
Setembro 16, 2022 at
3:57 am
Exato, já irrita esta constante implicação para com o William.
Antonio Clismo
Posted
Setembro 15, 2022 at
4:27 pm
A função do seleccionador é construir uma equipa que esteja preparada para vencer os jogos todos. E uma boa equipa não se forma a 2 meses de um Mundial. Vai-se formando nos anos anteriores.
Já a função da FPF é pensar não só a curto prazo, mas também a médio e longo prazo. A FPF já deveria estar a traçar o perfil de treinador que irá precisar para levar Portugal ao Euro 2024 e depois Mundial 2026 nos EUA.
Que tipo de jogadores estamos a formar? Será que a pirâmide do futebol está bem estruturada em Portugal ou os talentos continuam a aparecer por geração espontânea (sem plano e sem gestão coerente por parte dos clubes). As instituições funcionam? Os adeptos portam-se bem e gostam verdadeiramente de futebol (em vez de ganhar apenas)?
E depois a fação (cada vez mais importante) de luso-descendentes: Está bem identificada? Esses jovens sabem que têm as portas da seleção abertas?
Não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar talento. Actualmente existem imensos jogadores com passaporte português que ainda podem jogar pela seleção portuguesa no futuro.
Benny Couto (Oldham)
Lino Sousa (Arsenal)
Malo Gusto (Lyon)
Angel Gomes (Lille)
Lucas da Cunha (Nice)
Cosimo da Graça (Juventus)
Alvyn Sanches (Lausanne)
Filipe Ferreira (Grasshoppers)
Ricardo Alves (St Gallen)
Daniel dos Santos (Thun)
Mathieu Gonçalves (Neuchatel Xamax)
Will Alves (Leicester)
Mauro Bandeira (Arsenal)
Leo Cardoso (Chelsea)
Alexandre Azevedo (Estugarda)
Fábio Baldé (Hamburgo)
João Pinto (Wolfsburgo)
Ugosinho (Lyon)
João Alves (Dudelange)
Enzo Lima (Dudelange)
Jayson Videira (Hannover)
Joel Ribeiro (Juventus)
Luís Martins (Almería)
Bento Estrela (Red Bull NY)
Dominic Pereira (Orlando City)
FranLx81
Posted
Setembro 16, 2022 at
3:58 am
Só uma nota, o Fernando Santos tem contrato até 2024.
Nelson Santos
Posted
Setembro 15, 2022 at
4:21 pm
O problema do Eng. Santos não é com o Sporting, é mesmo com o patrão dele e quase dono do Wolverhampton, um tal de Jorge Mendes. Infelizmente, temos provavelmente o melhor conjunto de jogadores alguma vez disponível para a seleção e continuamos com uma renovação feita a conta-gotas, de que os centrais são talvez o ponto mais visível. E agora nem se pode queixar de falta de alternativas, mas continuará a apostar em adaptações como Danilo e a jogar com Pepe em todos os 90 minutos até ele deixar de correr.
FranLx81
Posted
Setembro 15, 2022 at
8:24 pm
Uma pergunta muito direta? Tens visto falta de qualidade a nível de centrais nos últimos jogos de seleção? Pepe, Ruben Dias e Danilo estiveram mal?
rmatos24
Posted
Setembro 15, 2022 at
4:19 pm
Pegando nestes nomes de futuro, o que eu espero sinceramente, é que a Federação já esteja a preparar o sucessor de Fernando Santos após o Mundial do Qatar. Que já tenha o nome alinhavado e os objetivos bem definidos, para se ir delineando estratégias de reformulação para um futuro de conquistas face ao magnífico leque que temos. Que já se esteja a preparar o fim do ciclo de jogadores como Ronaldo, Pepe e Moutinho e a afirmação dos novos líderes, que poderão passar por Rúben Dias ou Rúben Neves, que parecem ter perfil para isso. Mas que, sobretudo, exista uma reformulação e reestruturação do futebol praticado. Com o leque de jogadores que temos, terá que vir alguém com “mãos para o Ferrari”, que meta esta malta a praticar o futebol que sabem e que os adeptos portugueses merecem.
Knox_oTal
Posted
Setembro 15, 2022 at
4:19 pm
Obviamente há vários jogadores à porta da selecção actualmente, aliás parece-me a melhor pool seleccionável, a par do final dos anos 90/início dos anos 2000, para a equipa A. Simplesmente acho que Fernando Santos devia evitar entrar em individualizacões e enumerar nomes, pois vai alimentar debates estéreis e teorias da conspiração. Além de deixar forçosamente gente de fora, o que pode ser até desmotivador.
Para evitar estes problemas, que divulguem a lista de pré-convocados por exemplo.
Mas é verdade que temos muito presente, mas igualmente muito futuro nas Quinas. Sinceramente, patriotismos bacocos à parte, não ficámos aquém de ninguém. Obviamente que França, Inglaterra ou Brasil podem ter maior profundidade nas escolhas mas é preciso atender às demografias dos países… E aí constatamos que estamos claramente acima da média! O resto, dependerá de como esta matéria prima é potenciada…
Indo a questões mais pormenorizadas, como os centrais, parece-me evidente e até justo, que além de Dias, Pepe e Danilo (todos indiscutíveis), há 3 fortes candidatos já com alguma rodagem e provas dadas. Sendo eles, o Djaló, o Carmo e o Inácio! Todos eles têm qualidades e dão garantias, o FS optou para já por Djaló, nada dizer. Agora desvalorizar, como alguns fazem, o Inácio é só palermice. Leva duas épocas a jogar Champions, como titular indiscutível, com títulos ganhos e ter que lidar com essa pressão… tem que provar o quê mesmo?!? A questão dos 3 defesas é um fait-divers!!!
Agora com isto entrar por caminhos de conspiração, que o seleccionador tem algo contra o jogador/clube em questão também me parece um exagero sem fundamento. Há treinadores que implicam com certas coisas, os sub-21 que o digam, mas no caso de FS o problema será mesmo a comunicação. Já não é a primeira vez que FS é injusto ou displicente con certos jogadores, convocados ou não, em diversos temas… é verdade e estou completamente de acordo. Agora isso não se deve quanto a mim a favoritismos (com a excepção de alguém que todos sabemos quem é, mas devido ao contexto e à quase ligação paternal, mesmo sendo irritante por vezes, posso perceber) ou condicionantes externas… devesse mesmo às lacunas de comunicação do seleccionador português, que reforço deveria ter gerido estas perguntas de outra forma e não ter enumerado nomes.
Antonio Silva terá as suas oportunidades no futuro, mas para já seria precoce entrar já. Ele que se concentre sobretudo no Benfica e em solidificar o seu lugar na equipa, e entretanto agarrar a titularidade nos sub-21.
Saudações desportivas
Neville Longbottom
Posted
Setembro 15, 2022 at
5:16 pm
Concordo plenamente com o comentário.
Nada a acrescentar.
SL
Knox_oTal
Posted
Setembro 15, 2022 at
4:47 pm
Completando a ideia em cima, de referir igualmente o lado conservador de Fernando Santos, que obviamente dará sempre primazia a um jogador batido como Danilo para ser alternativa directa à dupla titular. Sendo assim, sobra uma vaga para três… talvez pelas características parece que Djaló parte à frente. E não me choca, também merece pelo percurso em França.
Aliás, são boas notícias termos um Carmo de fora, que a breve trecho será o patrão da defesa portista, Inácio que é um central de classe e fino recorte, Diogo Leite que está a relançar a carreira na Alemanha (espero que fique por lá) e um António Silva a aparecer com toda a pompa e circunstância (além de outros projectos jovens e de um Domingos Duarte que como último recurso é muito fiável igualmente).
Num exercício demonstrativo, é aprazível ver que poderiamos convocar mais 26 jogadores diferentes e ter na mesma um grupo competitivo (mas de menor qualidade claro).
GR: Lopes, Rui Silva, Max
Centrais: Carmo, Inácio, Domingos Duarte e Leite/Antonio Silva
Laterais: Nélson Semedo, Esgaio (apto seria sempre Ricardo Pereira), Mário Rui, Nuno Santos (é mais ala mas pronto)
Médios: Fábio Vieira, Florentino, Fábio Carvalho, João Moutinho, Renato Sanches, André Horta, André Almeida, Samuel Costa
Extremos: Jota, Trincão, Guedes, Podence
Pontas: Gonçalo Ramos, Beto/André Silva, Vitinha
Saudações desportivas
Antonio Clismo
Posted
Setembro 15, 2022 at
3:47 pm
É assim tão complicado constatar que o Gonçalo Inácio ainda tem carências no seu jogo e enquanto não as debelar não será considerado para a seleção nacional?
O miúdo tem 20 anos, tem a vida toda para melhorar os aspectos em que é menos bom.
Defesas centrais que jogam em linha de 3 têm estas carências mais escondidas e não ficam tão expostos. Posso dar o mesmo exemplo do David Carmo.
Defender bem não é defender com muitos. Defender com uma linha de 2 centrais exige que esses 2 centrais sejam muito mais preparados defensivamente do que é exigido numa linha de 3.
Gonçalo Inácio é bom? É. Ninguém duvida disso. Tem uma óptima saída de bola. Dos melhores da Europa com a sua idade. Será isso que o Fernando Santos procura num central para a sua táctica? Claro que não! Ele quer centrais com outro estilo, imponentes, imperiais pelo ar e inultrapassáveis pelo chão e sem nenhuma falha de concentração ao longo dos 90 min. Gonçalo Inácio é esse perfil de central? Neste momento ainda não.
Espero ter ajudado.
PS: Clubismos não deveriam entrar no espaço seleção. Adeptos que ficam chateados porque os jogadores dos seus clubes não foram convocados e os dos clubes rivais foram e mandam assim vir com o seleccionador, etc só mostram que têm um baixo QI.
coach407
Posted
Setembro 15, 2022 at
6:00 pm
Finalmente um bom comentário, Clismo.
Eu confio mais no Fábio Cardoso de que no Inácio ou Carmo, por exemplo. Precisamente por essa solidez apresentada a jogar em dupla. E é preciso termos essas provas. Somos Portugal, não somos o Quénia para nos contentarmos com jogadores que talvez se adaptem e tal. Além de que o Inácio já teve várias oportunidades de mostrar nos sub-21 ou na seleção principal que tem qualidade e está adaptado a essas funções. E foi constantemente batido pelo Djaló…
Antonio Clismo
Posted
Setembro 15, 2022 at
3:52 pm
Esta é a visão do Fernando Santos para as suas equipas.
Quem vier a seguir obviamente terá outra visão e outro tipo de estratégias para os jogadores que querem para executar o seu plano. Por isso é que se chama SELECCIONADOR e não treinador, porque não há o tempo para treinar como há nos clubes.
Quem vier a seguir: José Mourinho, Paulo Sousa, Carlos Carvalhal, Jorge Jesus, etc – todos terão as suas pancas. Uns gostam de GR com 2 metros de altura e outros preferem GR mais baixos mas com maior agilidade.
Uns gostam de laterais altos para defender as bolas aéreas e outros preferem laterais baixos e rápidos para projectar a equipa para a frente.
São diferentes modelos e é preciso compreender que há uma lógica aqui.
JCsi
Posted
Setembro 15, 2022 at
3:41 pm
Vejo aqui muita gente a embirrar com Gonçalo Inacio vs Antonio Silva.
Eu até entendo mas discordo completamente do critério que procuram aplicar no raciocinio. Para mim só há um critério valido. Não é o curriculo, não é a maturidade, não é o percurso, não é o estatuto. A qualidade no momento. Só e apenas isso.
E mesmo não sendo benfiquista, tenho poucas duvidas em afirmar que Antonio Silva irá ser um dos centrais mais importantes a nível europeu e que no momento já tem uma qualidade superior a todas as outras opções mencionadas. Há ali detalhes que vão para muito para além de “boa forma”, aleatoriedade a favorecê-lo, momento favorável coletivo. É um centralaço como há muito precisamos.
E se com Ruben Dias chegou-se a um hype que começou no Benfica e prosseguiu no City, ao atribuirem causalidade discutivel da sua entrada na equipa com maior estabilidade defensiva (agora já perceberam em Inglaterra que sim é muito bom, mas não será topo do topo), acredito que com este menino não há qualquer exagero. O miudo é um abuso e tem tudo o que é necessario para ser o melhor naquela posição.
v de vendetta
Posted
Setembro 15, 2022 at
10:08 pm
Dos vários rankings que os Ingleses fazem está sempre no número 2 de melhores centrais do mundo a seguir a Van Dijk.
Estamos a falar de um central que consiguiu ser o melhor jogador da premier league numa época.
Isto a malta hoje começou a ter o hábito de só ver os resumos e pronto pensa que vê os jogos, só pode.
offtopicguy93
Posted
Setembro 15, 2022 at
5:41 pm
Ruben dias nunca será de topo? Já é um dos 5 melhores centrais do mundo, talvez top 3 até!
JCsi
Posted
Setembro 15, 2022 at
6:58 pm
Não acho que seja.
No ano imediato à sua ida para o City usufruiu desse estatuto pelas razoes que expus acima. Neste momento a percepção em relação a ele já piorou. Não deixa de ser top-10, mas topo do topo neste momento não creio.
Tiago Abreu
Posted
Setembro 15, 2022 at
7:47 pm
Queria só dizer alguns centrais do nível ou superiores ao Ruben Dias:
Tiago Abreu
Posted
Setembro 15, 2022 at
8:01 pm
Queria só dizer alguns centrais do nível/superiores ao Rúben Dias:
Bayern: Lucas Hernandez (têm também o De Ligt e o Upamecano que têm características para se afirmar e competir por um nível desses.
City:
John Stones
Real Madrid:
Antonio Rüdiger
David Alaba
(Sendo que o Éder Militão não é muito inferior)
Liverpool:
Virgil Van Dijk
Ibrahima Konaté
Os do Atlético a nível de rendimento também nunca são muito inferiores (mas acho que o estilo da equipa beneficia), seja Gimenez, Felipe, Hermoso ou Savic.
Os do Arsenal no final da época tiro conclusões mas seja Ben White, Gabriel ou Saliba… Todos eles são muito bons e podem atingir o nível do Dias.
Chelsea:
Kalidou Koulibaly
Inter:
Milan Skriniar
Milan :
Pierre Kalulu (e Tomori também não me parece nada inferior a esse nível)
PSG:
Kimpembe e Marquinhos
Villarreal:
Pau Torres
Não esquecer que o facto do City ser das equipas que mais segura a bola, menos sofre ataques e ainda tem a qualidade que tem do meio campo para a frente, por um lado é mais fácil…conta muito mais a personalidade do que propriamente a qualidade de um central por vezes. Por isso jogadores como Sérgio Ramos, Chiellini e outros foram super valorizados…
Na seleção o Pepe mostra ser melhor que ele.
Knox_oTal
Posted
Setembro 15, 2022 at
10:03 pm
Muita força nessa luta!
DNowitzki
Posted
Setembro 15, 2022 at
3:03 pm
Eu quero que o Mário, o Rafa, o Silva, o Enzo e mais não sei quem fiquem quietinhos.
Pode levar o Almeida, o Chiquinho, o Gonçalves, etc., em alternativa.
Se é por uma questão de clubismo, já lá estão o Cancelo, o Dias, o Bernardo. Chega para representar o Benfiquismo.
DNowitzki
Posted
Setembro 15, 2022 at
3:20 pm
Mais: por mim, selecionavam tudo o que fosse possível ao Sporting e Porto. Tudo, engenhocas!
Se o fizer, prometo assistir a meio jogo do seu grupo de amigos.
galucho10
Posted
Setembro 15, 2022 at
2:34 pm
Inácio – perto de 100 jogos pelo Sporting, campeão nacional. O selecionador deve achar que é espanhol.
António Silva – 6 jogos, considerado pelo selecionador.
Não ponho em causa a qualidade dos 2. Apenas o critério aplicado.
Concordo que que é bom para o Sporting não “dar” jogadores à seleção. A curto prazo. Porque pode acontecer o clube querer contratar um português com ambições de chegar à seleção e o jogador percebe o que vai acontecer.
E quem não se lembra do que aconteceu com Moutinho? Titular no apuramento, deixado de fora do Mundial, vai para o Porto, titular novamente.
Mantorras
Posted
Setembro 15, 2022 at
6:40 pm
Um ja foi a seleccao, o outro nao.
Nao aconteceu nada na realidade.
Calma!
coach407
Posted
Setembro 15, 2022 at
4:11 pm
Mas referir o António Silva a rir-se e a dizer “que era o que queria perguntar…” agora diz que está a levar a sério ou ponderou sequer por 1 segundo convocá-lo?
É que se esse comentário for pela excitação do Fernando Santos dizer o nome dele numa conferência… também já falou muitas vezes do Inácio.
Nodlehs
Posted
Setembro 15, 2022 at
3:39 pm
O mesmo Moutinho que ficou fora do mundial 2010??
galucho10
Posted
Setembro 15, 2022 at
2:36 pm
O exemplo do moutinho foi dado para se perceber que já havia artimanhas antes do engenheiro
Filipe Ferreira
Posted
Setembro 15, 2022 at
1:52 pm
Porque é que o Pote só agora é que chamou à atenção do selecionador quando já esteve no europeu anterior? Foi porque “só” fez 15 golos e 11 assistências na última época com umas lesões pelo meio? Agora já está a jogar barbaridades com 4 golos e 4 assistências, é isso?
O Inácio ainda não consta na lista de nomes que bateram à porta do selecionador. Claramente o António Silva já passou à frente na hierarquia. É o que temos… joga numa defesa a 3
phelps
Posted
Setembro 15, 2022 at
2:33 pm
É surreal. O António Silva jogou o primeiro jogo na equipa A do Benfica no dia 27 de agosto. Estamos a 15 de Setembro e já é falado em conferencias de imprensa como um jogador que tem estado muito bem nos últimos 2 meses e que pode ser chamado numa próxima convocatória.
O Gonçalo Inácio (que tem 21 anos feitos em Agosto) é desde os 19 titular de uma equipa que luta por todos os títulos em Portugal, já ganhou um e inclusive. Na Champions tem estado a bom nível (parece que não sofrer golos de um goleador Frankfurt e de uma equipa que conta com Kane, Son e Richarlson é coisa pouca). Foi ultrapassado pelo central do Lille, pelo central do Granada, pelo central do Braga e agora já se fala de um central que tem 3 jogos feitos no mesmo campeonato que o Inácio. Desculpem mas nem é para ser dramático mas é uma história que merece uma explicação melhor.
Depois temos o Pedro Gonçalves que perde lugar na seleção para o Ricardo Horta. É absolutamente injustificável, é em toda a linha melhor jogador que o Horta (que também é um excelente jogador), mesmo o Neto tenho muita muita muita dificuldade em compreender a convocatória (no Wolves tem estado lastimável e até inferior ao Podence).
Trincão, Vitinha e Florentino não tem lugar na seleção por um simples motivo, são inferiores a todas as outras opções que lá estão. Florentino é inferior a William e Palhinha e antes que se ponham a cascar no William vejam um jogo do Betis e vejam o porque de ser convocado (justamente desta vez).
Vegeta
Posted
Setembro 16, 2022 at
11:37 am
E qual é a vossa duvida que o António Silva é melhor que o Inácio ?
v de vendetta
Posted
Setembro 15, 2022 at
4:34 pm
Tens de te por a ver jogos do inacio então. Ele num sistema de 3 centrais já demonstra muitos erros imagina num sistema de 2 e numa equipa que se quer mais ofensiva. Ele não vai à selecção porque simplesmente não tem qualidade suficiente. O Andre Almeida também tem muitos jogos na liga e foi varias vezes campeão pelo Benfica, isso não faz dele um bom jogador.
Tiago Abreu
Posted
Setembro 15, 2022 at
8:05 pm
O Inácio erra (como todos os centrais), mas maioria dos jogos dele são bons seja a jogar na direita, seja na esquerda…
É o central com melhor qualidade com bola em Portugal, é ligeiramente agressivo, bom no jogo aéreo, sabe recuperar no chão e é rápido. Tem muito a evoluir mas não falta qualidade ao Inácio. O Neto joga numa defesa a 3 e vê se a diferença de um para o outro. É água para o vinho. Simples.
v de vendetta
Posted
Setembro 15, 2022 at
9:57 pm
Para mim o Gonçalo Inácio não dá mais que isto, aliás vejo a carreira dele a ser descendente e não ascendente.
E quando tu num comentário em cima comparas jogadores como Upamecano, Konaté, Felipe, Hermoso, Tomori, Militāo, Stones e outros a Ruben Dias ou até melhores diz muito da forma como vez um central.
Borsalino
Posted
Setembro 15, 2022 at
2:05 pm
Vocês, Sportinguistas, andam muito ofendidos com as convocatórias do selecionador. O que o levou a pensar que o António Silva passou o Gonçalo Inácio na convocatória?
Fadista
Posted
Setembro 15, 2022 at
1:58 pm
Onde é que o António Silva passou á frente do Inácio na hierarquia?
É só cinemas nessas cabeças…
Filipe Ferreira
Posted
Setembro 15, 2022 at
2:02 pm
O próprio selecionador diz que há nomes que há 2 meses nem olhava para eles e que agora bateram à porta da seleção. O primeiro nome que sai é o António Silva e o do Inácio nem saiu, acho que a messagem está entregue
LevonAronian
Posted
Setembro 15, 2022 at
3:26 pm
O Inácio já foi à seleção, não passou a pensar nele nestes dois meses porque já pensava nele antes disso
Filipe Ferreira
Posted
Setembro 15, 2022 at
4:05 pm
O Pote esteve no euro e pelos vistos só bateu à porta agora, isso não quer dizer nada
Filipe Ferreira
Posted
Setembro 15, 2022 at
2:02 pm
Mensagem*
Diogo Cunha Ribeiro
Posted
Setembro 15, 2022 at
1:15 pm
Pelo que tenho visto FS só vai ficar até ao Mundial depois vai à sua vida. Não tem lançado grandes bases para o que é o futuro. O próximo selecionador vai ter muito trabalho pela frente.
Stravinsky
Posted
Setembro 15, 2022 at
1:14 pm
Volto a repetir: deixem estar os jogadores do Sporting em Alvalade.
As seleções só existem para colocar ainda mais carga em cima dos jogafores e para potenciar lesões.
Deixem estar o Pedro, o Gonçalo e o Trincão sossegados.
Jeco Baleiro
Posted
Setembro 15, 2022 at
4:11 pm
Ora nem mais. Os sportinguistas que se preocupem com o Sporting e que caguem na selecção.
DICAS
Posted
Setembro 15, 2022 at
6:11 pm
tal e qual
Neville Longbottom
Posted
Setembro 15, 2022 at
2:49 pm
Por acaso (e sem qualquer tipo de ironia), estou super feliz com esta convocatória.
Totti
Posted
Setembro 15, 2022 at
1:11 pm
Que selecionador horrível, insulta de todas as maneiras e feitio o Sporting, este pau mandado de Mendes e companhia
Christian "Chucho" Benítez
Posted
Setembro 15, 2022 at
1:31 pm
Totti, por essa falta de respeito para com o Sporting, onde até foi treinador, eu nunca mais cederia um jogador à Seleção enquanto este senhor for selecionador.
SL
Totti
Posted
Setembro 15, 2022 at
1:40 pm
Este selecionados de letra pequena nem em alvalade entrava
Aurinegro
Posted
Setembro 15, 2022 at
2:40 pm
Alvalade de letra pequena também.
Amigos e bola
Posted
Setembro 15, 2022 at
1:28 pm
O Fernando Santos até cachecóis a dizer Anti-Sporting compra. Já viste isto? Ele não gosta mesmo nada no Sporting.
Basta ver o Wiliam Carvalho. Só passou a ser convocado quando foi para o Bétis. Não o deixou ser campeão da Europa só porque é do Sporting. Tal como o Adrien e o João Mário.
Mantorras
Posted
Setembro 15, 2022 at
6:33 pm
O Adrien era aquele jogador em que so nao foi convocado mais cedo porque era do Sporting. Por isso e que o Sporting o emprestou ao Academica e Vitoria, foi para ver se ele ia a seleccao.
Tiago Abreu
Posted
Setembro 15, 2022 at
2:10 pm
O William, Adrien e João Mário foram convocados no Sporting…
Isso não é de todo verdade!
Aliás, o meio campo inicial no Euro era Danilo, Moutinho e outro que não me lembro, mas como não funcionava colocaram William, Adrien e João Mário pois já tinham rotinas do Sporting (e juntaram Renato Sanches) e vencemos o Europeu.
Mantorras
Posted
Setembro 15, 2022 at
6:34 pm
Ora bem. Nao estou assim muito surpreso por nao teres entendido. Nao vou mentir.
Aurinegro
Posted
Setembro 15, 2022 at
2:40 pm
A ironia não chega a todos.
Fadista
Posted
Setembro 15, 2022 at
2:00 pm
FS foi campeão com jogadores do SCP e a maioria formado no SCP, ficaram todos inchados que aquilo é que era um clube em condições, hoje o FS anda a destruir o SCP… Que falta de coerência… já eu preferia que o Rafa e o JM não fossem, com a carga de jogos importantes que temos, não me apetece andar a brincar ás selecções…
Totti
Posted
Setembro 15, 2022 at
1:40 pm
Alhos com bugalhos nem merece apreciação…
Mantorras
Posted
Setembro 15, 2022 at
6:35 pm
Ele brincou com a situacao, mas nao podes dizer que misturou alhos com bugalhos quando tu nao concretizaste nada no teu comentario inicial e deixaste tudo “no ar”.
Sporting1906
Posted
Setembro 15, 2022 at
1:00 pm
Há 2 meses não equacionava Pote? Ele não se lembra que o levou a passear ao euro?
59 Comentários
The Mo
Esta é das convocatórias mais sensatas que FS fez desde que está na selecção.
O único jogador que não justifica a convocatória é o Ronaldo, mas nem FS nem nenhum outro seleccionador teria coragem de o preterir, assinava logo a sua sentença.
De resto tudo normal.
Cb33
Oh “meu querido”, mister… levaste o pote a passear o avô William ao último europeu.
Ronaldo, William e mais 9… Se não jogar o Pepe ou o dias é Ronaldo, William, Danilo e mais 8 ?
batalha34
William está num momento de forma brutal, era ridiculo nao ser convocado
FranLx81
Exato, já irrita esta constante implicação para com o William.
Antonio Clismo
A função do seleccionador é construir uma equipa que esteja preparada para vencer os jogos todos. E uma boa equipa não se forma a 2 meses de um Mundial. Vai-se formando nos anos anteriores.
Já a função da FPF é pensar não só a curto prazo, mas também a médio e longo prazo. A FPF já deveria estar a traçar o perfil de treinador que irá precisar para levar Portugal ao Euro 2024 e depois Mundial 2026 nos EUA.
Que tipo de jogadores estamos a formar? Será que a pirâmide do futebol está bem estruturada em Portugal ou os talentos continuam a aparecer por geração espontânea (sem plano e sem gestão coerente por parte dos clubes). As instituições funcionam? Os adeptos portam-se bem e gostam verdadeiramente de futebol (em vez de ganhar apenas)?
E depois a fação (cada vez mais importante) de luso-descendentes: Está bem identificada? Esses jovens sabem que têm as portas da seleção abertas?
Não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar talento. Actualmente existem imensos jogadores com passaporte português que ainda podem jogar pela seleção portuguesa no futuro.
Benny Couto (Oldham)
Lino Sousa (Arsenal)
Malo Gusto (Lyon)
Angel Gomes (Lille)
Lucas da Cunha (Nice)
Cosimo da Graça (Juventus)
Alvyn Sanches (Lausanne)
Filipe Ferreira (Grasshoppers)
Ricardo Alves (St Gallen)
Daniel dos Santos (Thun)
Mathieu Gonçalves (Neuchatel Xamax)
Will Alves (Leicester)
Mauro Bandeira (Arsenal)
Leo Cardoso (Chelsea)
Alexandre Azevedo (Estugarda)
Fábio Baldé (Hamburgo)
João Pinto (Wolfsburgo)
Ugosinho (Lyon)
João Alves (Dudelange)
Enzo Lima (Dudelange)
Jayson Videira (Hannover)
Joel Ribeiro (Juventus)
Luís Martins (Almería)
Bento Estrela (Red Bull NY)
Dominic Pereira (Orlando City)
FranLx81
Só uma nota, o Fernando Santos tem contrato até 2024.
Nelson Santos
O problema do Eng. Santos não é com o Sporting, é mesmo com o patrão dele e quase dono do Wolverhampton, um tal de Jorge Mendes. Infelizmente, temos provavelmente o melhor conjunto de jogadores alguma vez disponível para a seleção e continuamos com uma renovação feita a conta-gotas, de que os centrais são talvez o ponto mais visível. E agora nem se pode queixar de falta de alternativas, mas continuará a apostar em adaptações como Danilo e a jogar com Pepe em todos os 90 minutos até ele deixar de correr.
FranLx81
Uma pergunta muito direta? Tens visto falta de qualidade a nível de centrais nos últimos jogos de seleção? Pepe, Ruben Dias e Danilo estiveram mal?
rmatos24
Pegando nestes nomes de futuro, o que eu espero sinceramente, é que a Federação já esteja a preparar o sucessor de Fernando Santos após o Mundial do Qatar. Que já tenha o nome alinhavado e os objetivos bem definidos, para se ir delineando estratégias de reformulação para um futuro de conquistas face ao magnífico leque que temos. Que já se esteja a preparar o fim do ciclo de jogadores como Ronaldo, Pepe e Moutinho e a afirmação dos novos líderes, que poderão passar por Rúben Dias ou Rúben Neves, que parecem ter perfil para isso. Mas que, sobretudo, exista uma reformulação e reestruturação do futebol praticado. Com o leque de jogadores que temos, terá que vir alguém com “mãos para o Ferrari”, que meta esta malta a praticar o futebol que sabem e que os adeptos portugueses merecem.
Knox_oTal
Obviamente há vários jogadores à porta da selecção actualmente, aliás parece-me a melhor pool seleccionável, a par do final dos anos 90/início dos anos 2000, para a equipa A. Simplesmente acho que Fernando Santos devia evitar entrar em individualizacões e enumerar nomes, pois vai alimentar debates estéreis e teorias da conspiração. Além de deixar forçosamente gente de fora, o que pode ser até desmotivador.
Para evitar estes problemas, que divulguem a lista de pré-convocados por exemplo.
Mas é verdade que temos muito presente, mas igualmente muito futuro nas Quinas. Sinceramente, patriotismos bacocos à parte, não ficámos aquém de ninguém. Obviamente que França, Inglaterra ou Brasil podem ter maior profundidade nas escolhas mas é preciso atender às demografias dos países… E aí constatamos que estamos claramente acima da média! O resto, dependerá de como esta matéria prima é potenciada…
Indo a questões mais pormenorizadas, como os centrais, parece-me evidente e até justo, que além de Dias, Pepe e Danilo (todos indiscutíveis), há 3 fortes candidatos já com alguma rodagem e provas dadas. Sendo eles, o Djaló, o Carmo e o Inácio! Todos eles têm qualidades e dão garantias, o FS optou para já por Djaló, nada dizer. Agora desvalorizar, como alguns fazem, o Inácio é só palermice. Leva duas épocas a jogar Champions, como titular indiscutível, com títulos ganhos e ter que lidar com essa pressão… tem que provar o quê mesmo?!? A questão dos 3 defesas é um fait-divers!!!
Agora com isto entrar por caminhos de conspiração, que o seleccionador tem algo contra o jogador/clube em questão também me parece um exagero sem fundamento. Há treinadores que implicam com certas coisas, os sub-21 que o digam, mas no caso de FS o problema será mesmo a comunicação. Já não é a primeira vez que FS é injusto ou displicente con certos jogadores, convocados ou não, em diversos temas… é verdade e estou completamente de acordo. Agora isso não se deve quanto a mim a favoritismos (com a excepção de alguém que todos sabemos quem é, mas devido ao contexto e à quase ligação paternal, mesmo sendo irritante por vezes, posso perceber) ou condicionantes externas… devesse mesmo às lacunas de comunicação do seleccionador português, que reforço deveria ter gerido estas perguntas de outra forma e não ter enumerado nomes.
Antonio Silva terá as suas oportunidades no futuro, mas para já seria precoce entrar já. Ele que se concentre sobretudo no Benfica e em solidificar o seu lugar na equipa, e entretanto agarrar a titularidade nos sub-21.
Saudações desportivas
Neville Longbottom
Concordo plenamente com o comentário.
Nada a acrescentar.
SL
Knox_oTal
Completando a ideia em cima, de referir igualmente o lado conservador de Fernando Santos, que obviamente dará sempre primazia a um jogador batido como Danilo para ser alternativa directa à dupla titular. Sendo assim, sobra uma vaga para três… talvez pelas características parece que Djaló parte à frente. E não me choca, também merece pelo percurso em França.
Aliás, são boas notícias termos um Carmo de fora, que a breve trecho será o patrão da defesa portista, Inácio que é um central de classe e fino recorte, Diogo Leite que está a relançar a carreira na Alemanha (espero que fique por lá) e um António Silva a aparecer com toda a pompa e circunstância (além de outros projectos jovens e de um Domingos Duarte que como último recurso é muito fiável igualmente).
Num exercício demonstrativo, é aprazível ver que poderiamos convocar mais 26 jogadores diferentes e ter na mesma um grupo competitivo (mas de menor qualidade claro).
GR: Lopes, Rui Silva, Max
Centrais: Carmo, Inácio, Domingos Duarte e Leite/Antonio Silva
Laterais: Nélson Semedo, Esgaio (apto seria sempre Ricardo Pereira), Mário Rui, Nuno Santos (é mais ala mas pronto)
Médios: Fábio Vieira, Florentino, Fábio Carvalho, João Moutinho, Renato Sanches, André Horta, André Almeida, Samuel Costa
Extremos: Jota, Trincão, Guedes, Podence
Pontas: Gonçalo Ramos, Beto/André Silva, Vitinha
Saudações desportivas
Antonio Clismo
É assim tão complicado constatar que o Gonçalo Inácio ainda tem carências no seu jogo e enquanto não as debelar não será considerado para a seleção nacional?
O miúdo tem 20 anos, tem a vida toda para melhorar os aspectos em que é menos bom.
Defesas centrais que jogam em linha de 3 têm estas carências mais escondidas e não ficam tão expostos. Posso dar o mesmo exemplo do David Carmo.
Defender bem não é defender com muitos. Defender com uma linha de 2 centrais exige que esses 2 centrais sejam muito mais preparados defensivamente do que é exigido numa linha de 3.
Gonçalo Inácio é bom? É. Ninguém duvida disso. Tem uma óptima saída de bola. Dos melhores da Europa com a sua idade. Será isso que o Fernando Santos procura num central para a sua táctica? Claro que não! Ele quer centrais com outro estilo, imponentes, imperiais pelo ar e inultrapassáveis pelo chão e sem nenhuma falha de concentração ao longo dos 90 min. Gonçalo Inácio é esse perfil de central? Neste momento ainda não.
Espero ter ajudado.
PS: Clubismos não deveriam entrar no espaço seleção. Adeptos que ficam chateados porque os jogadores dos seus clubes não foram convocados e os dos clubes rivais foram e mandam assim vir com o seleccionador, etc só mostram que têm um baixo QI.
coach407
Finalmente um bom comentário, Clismo.
Eu confio mais no Fábio Cardoso de que no Inácio ou Carmo, por exemplo. Precisamente por essa solidez apresentada a jogar em dupla. E é preciso termos essas provas. Somos Portugal, não somos o Quénia para nos contentarmos com jogadores que talvez se adaptem e tal. Além de que o Inácio já teve várias oportunidades de mostrar nos sub-21 ou na seleção principal que tem qualidade e está adaptado a essas funções. E foi constantemente batido pelo Djaló…
Antonio Clismo
Esta é a visão do Fernando Santos para as suas equipas.
Quem vier a seguir obviamente terá outra visão e outro tipo de estratégias para os jogadores que querem para executar o seu plano. Por isso é que se chama SELECCIONADOR e não treinador, porque não há o tempo para treinar como há nos clubes.
Quem vier a seguir: José Mourinho, Paulo Sousa, Carlos Carvalhal, Jorge Jesus, etc – todos terão as suas pancas. Uns gostam de GR com 2 metros de altura e outros preferem GR mais baixos mas com maior agilidade.
Uns gostam de laterais altos para defender as bolas aéreas e outros preferem laterais baixos e rápidos para projectar a equipa para a frente.
São diferentes modelos e é preciso compreender que há uma lógica aqui.
JCsi
Vejo aqui muita gente a embirrar com Gonçalo Inacio vs Antonio Silva.
Eu até entendo mas discordo completamente do critério que procuram aplicar no raciocinio. Para mim só há um critério valido. Não é o curriculo, não é a maturidade, não é o percurso, não é o estatuto. A qualidade no momento. Só e apenas isso.
E mesmo não sendo benfiquista, tenho poucas duvidas em afirmar que Antonio Silva irá ser um dos centrais mais importantes a nível europeu e que no momento já tem uma qualidade superior a todas as outras opções mencionadas. Há ali detalhes que vão para muito para além de “boa forma”, aleatoriedade a favorecê-lo, momento favorável coletivo. É um centralaço como há muito precisamos.
E se com Ruben Dias chegou-se a um hype que começou no Benfica e prosseguiu no City, ao atribuirem causalidade discutivel da sua entrada na equipa com maior estabilidade defensiva (agora já perceberam em Inglaterra que sim é muito bom, mas não será topo do topo), acredito que com este menino não há qualquer exagero. O miudo é um abuso e tem tudo o que é necessario para ser o melhor naquela posição.
v de vendetta
Dos vários rankings que os Ingleses fazem está sempre no número 2 de melhores centrais do mundo a seguir a Van Dijk.
Estamos a falar de um central que consiguiu ser o melhor jogador da premier league numa época.
Isto a malta hoje começou a ter o hábito de só ver os resumos e pronto pensa que vê os jogos, só pode.
offtopicguy93
Ruben dias nunca será de topo? Já é um dos 5 melhores centrais do mundo, talvez top 3 até!
JCsi
Não acho que seja.
No ano imediato à sua ida para o City usufruiu desse estatuto pelas razoes que expus acima. Neste momento a percepção em relação a ele já piorou. Não deixa de ser top-10, mas topo do topo neste momento não creio.
Tiago Abreu
Queria só dizer alguns centrais do nível ou superiores ao Ruben Dias:
Tiago Abreu
Queria só dizer alguns centrais do nível/superiores ao Rúben Dias:
Bayern: Lucas Hernandez (têm também o De Ligt e o Upamecano que têm características para se afirmar e competir por um nível desses.
City:
John Stones
Real Madrid:
Antonio Rüdiger
David Alaba
(Sendo que o Éder Militão não é muito inferior)
Liverpool:
Virgil Van Dijk
Ibrahima Konaté
Os do Atlético a nível de rendimento também nunca são muito inferiores (mas acho que o estilo da equipa beneficia), seja Gimenez, Felipe, Hermoso ou Savic.
Os do Arsenal no final da época tiro conclusões mas seja Ben White, Gabriel ou Saliba… Todos eles são muito bons e podem atingir o nível do Dias.
Chelsea:
Kalidou Koulibaly
Inter:
Milan Skriniar
Milan :
Pierre Kalulu (e Tomori também não me parece nada inferior a esse nível)
PSG:
Kimpembe e Marquinhos
Villarreal:
Pau Torres
Não esquecer que o facto do City ser das equipas que mais segura a bola, menos sofre ataques e ainda tem a qualidade que tem do meio campo para a frente, por um lado é mais fácil…conta muito mais a personalidade do que propriamente a qualidade de um central por vezes. Por isso jogadores como Sérgio Ramos, Chiellini e outros foram super valorizados…
Na seleção o Pepe mostra ser melhor que ele.
Knox_oTal
Muita força nessa luta!
DNowitzki
Eu quero que o Mário, o Rafa, o Silva, o Enzo e mais não sei quem fiquem quietinhos.
Pode levar o Almeida, o Chiquinho, o Gonçalves, etc., em alternativa.
Se é por uma questão de clubismo, já lá estão o Cancelo, o Dias, o Bernardo. Chega para representar o Benfiquismo.
DNowitzki
Mais: por mim, selecionavam tudo o que fosse possível ao Sporting e Porto. Tudo, engenhocas!
Se o fizer, prometo assistir a meio jogo do seu grupo de amigos.
galucho10
Inácio – perto de 100 jogos pelo Sporting, campeão nacional. O selecionador deve achar que é espanhol.
António Silva – 6 jogos, considerado pelo selecionador.
Não ponho em causa a qualidade dos 2. Apenas o critério aplicado.
Concordo que que é bom para o Sporting não “dar” jogadores à seleção. A curto prazo. Porque pode acontecer o clube querer contratar um português com ambições de chegar à seleção e o jogador percebe o que vai acontecer.
E quem não se lembra do que aconteceu com Moutinho? Titular no apuramento, deixado de fora do Mundial, vai para o Porto, titular novamente.
Mantorras
Um ja foi a seleccao, o outro nao.
Nao aconteceu nada na realidade.
Calma!
coach407
Mas referir o António Silva a rir-se e a dizer “que era o que queria perguntar…” agora diz que está a levar a sério ou ponderou sequer por 1 segundo convocá-lo?
É que se esse comentário for pela excitação do Fernando Santos dizer o nome dele numa conferência… também já falou muitas vezes do Inácio.
Nodlehs
O mesmo Moutinho que ficou fora do mundial 2010??
galucho10
O exemplo do moutinho foi dado para se perceber que já havia artimanhas antes do engenheiro
Filipe Ferreira
Porque é que o Pote só agora é que chamou à atenção do selecionador quando já esteve no europeu anterior? Foi porque “só” fez 15 golos e 11 assistências na última época com umas lesões pelo meio? Agora já está a jogar barbaridades com 4 golos e 4 assistências, é isso?
O Inácio ainda não consta na lista de nomes que bateram à porta do selecionador. Claramente o António Silva já passou à frente na hierarquia. É o que temos… joga numa defesa a 3
phelps
É surreal. O António Silva jogou o primeiro jogo na equipa A do Benfica no dia 27 de agosto. Estamos a 15 de Setembro e já é falado em conferencias de imprensa como um jogador que tem estado muito bem nos últimos 2 meses e que pode ser chamado numa próxima convocatória.
O Gonçalo Inácio (que tem 21 anos feitos em Agosto) é desde os 19 titular de uma equipa que luta por todos os títulos em Portugal, já ganhou um e inclusive. Na Champions tem estado a bom nível (parece que não sofrer golos de um goleador Frankfurt e de uma equipa que conta com Kane, Son e Richarlson é coisa pouca). Foi ultrapassado pelo central do Lille, pelo central do Granada, pelo central do Braga e agora já se fala de um central que tem 3 jogos feitos no mesmo campeonato que o Inácio. Desculpem mas nem é para ser dramático mas é uma história que merece uma explicação melhor.
Depois temos o Pedro Gonçalves que perde lugar na seleção para o Ricardo Horta. É absolutamente injustificável, é em toda a linha melhor jogador que o Horta (que também é um excelente jogador), mesmo o Neto tenho muita muita muita dificuldade em compreender a convocatória (no Wolves tem estado lastimável e até inferior ao Podence).
Trincão, Vitinha e Florentino não tem lugar na seleção por um simples motivo, são inferiores a todas as outras opções que lá estão. Florentino é inferior a William e Palhinha e antes que se ponham a cascar no William vejam um jogo do Betis e vejam o porque de ser convocado (justamente desta vez).
Vegeta
E qual é a vossa duvida que o António Silva é melhor que o Inácio ?
v de vendetta
Tens de te por a ver jogos do inacio então. Ele num sistema de 3 centrais já demonstra muitos erros imagina num sistema de 2 e numa equipa que se quer mais ofensiva. Ele não vai à selecção porque simplesmente não tem qualidade suficiente. O Andre Almeida também tem muitos jogos na liga e foi varias vezes campeão pelo Benfica, isso não faz dele um bom jogador.
Tiago Abreu
O Inácio erra (como todos os centrais), mas maioria dos jogos dele são bons seja a jogar na direita, seja na esquerda…
É o central com melhor qualidade com bola em Portugal, é ligeiramente agressivo, bom no jogo aéreo, sabe recuperar no chão e é rápido. Tem muito a evoluir mas não falta qualidade ao Inácio. O Neto joga numa defesa a 3 e vê se a diferença de um para o outro. É água para o vinho. Simples.
v de vendetta
Para mim o Gonçalo Inácio não dá mais que isto, aliás vejo a carreira dele a ser descendente e não ascendente.
E quando tu num comentário em cima comparas jogadores como Upamecano, Konaté, Felipe, Hermoso, Tomori, Militāo, Stones e outros a Ruben Dias ou até melhores diz muito da forma como vez um central.
Borsalino
Vocês, Sportinguistas, andam muito ofendidos com as convocatórias do selecionador. O que o levou a pensar que o António Silva passou o Gonçalo Inácio na convocatória?
Fadista
Onde é que o António Silva passou á frente do Inácio na hierarquia?
É só cinemas nessas cabeças…
Filipe Ferreira
O próprio selecionador diz que há nomes que há 2 meses nem olhava para eles e que agora bateram à porta da seleção. O primeiro nome que sai é o António Silva e o do Inácio nem saiu, acho que a messagem está entregue
LevonAronian
O Inácio já foi à seleção, não passou a pensar nele nestes dois meses porque já pensava nele antes disso
Filipe Ferreira
O Pote esteve no euro e pelos vistos só bateu à porta agora, isso não quer dizer nada
Filipe Ferreira
Mensagem*
Diogo Cunha Ribeiro
Pelo que tenho visto FS só vai ficar até ao Mundial depois vai à sua vida. Não tem lançado grandes bases para o que é o futuro. O próximo selecionador vai ter muito trabalho pela frente.
Stravinsky
Volto a repetir: deixem estar os jogadores do Sporting em Alvalade.
As seleções só existem para colocar ainda mais carga em cima dos jogafores e para potenciar lesões.
Deixem estar o Pedro, o Gonçalo e o Trincão sossegados.
Jeco Baleiro
Ora nem mais. Os sportinguistas que se preocupem com o Sporting e que caguem na selecção.
DICAS
tal e qual
Neville Longbottom
Por acaso (e sem qualquer tipo de ironia), estou super feliz com esta convocatória.
Totti
Que selecionador horrível, insulta de todas as maneiras e feitio o Sporting, este pau mandado de Mendes e companhia
Christian "Chucho" Benítez
Totti, por essa falta de respeito para com o Sporting, onde até foi treinador, eu nunca mais cederia um jogador à Seleção enquanto este senhor for selecionador.
SL
Totti
Este selecionados de letra pequena nem em alvalade entrava
Aurinegro
Alvalade de letra pequena também.
Amigos e bola
O Fernando Santos até cachecóis a dizer Anti-Sporting compra. Já viste isto? Ele não gosta mesmo nada no Sporting.
Basta ver o Wiliam Carvalho. Só passou a ser convocado quando foi para o Bétis. Não o deixou ser campeão da Europa só porque é do Sporting. Tal como o Adrien e o João Mário.
Mantorras
O Adrien era aquele jogador em que so nao foi convocado mais cedo porque era do Sporting. Por isso e que o Sporting o emprestou ao Academica e Vitoria, foi para ver se ele ia a seleccao.
Tiago Abreu
O William, Adrien e João Mário foram convocados no Sporting…
Isso não é de todo verdade!
Aliás, o meio campo inicial no Euro era Danilo, Moutinho e outro que não me lembro, mas como não funcionava colocaram William, Adrien e João Mário pois já tinham rotinas do Sporting (e juntaram Renato Sanches) e vencemos o Europeu.
Mantorras
Ora bem. Nao estou assim muito surpreso por nao teres entendido. Nao vou mentir.
Aurinegro
A ironia não chega a todos.
Fadista
FS foi campeão com jogadores do SCP e a maioria formado no SCP, ficaram todos inchados que aquilo é que era um clube em condições, hoje o FS anda a destruir o SCP… Que falta de coerência… já eu preferia que o Rafa e o JM não fossem, com a carga de jogos importantes que temos, não me apetece andar a brincar ás selecções…
Totti
Alhos com bugalhos nem merece apreciação…
Mantorras
Ele brincou com a situacao, mas nao podes dizer que misturou alhos com bugalhos quando tu nao concretizaste nada no teu comentario inicial e deixaste tudo “no ar”.
Sporting1906
Há 2 meses não equacionava Pote? Ele não se lembra que o levou a passear ao euro?