O selecionador nacional diz que não chamou Tiago Djaló e Gonçalo Inácio pela necessidade de ver David Carmo e Domingos Duarte em treino. Fernando Santos destacou ainda que Vitinha já está consolidado.
Ou seja, agora a seleção é um treino de captação. Fernando Santos é olheiro, só não sei de que clube.
Porque não convocar pessoal amadores a ver se algum rende em profissional? Certamente treinados por Ronaldo e com a determinação incutida por ele, teríamos (ainda) mais talento.
Eu voluntario-me, que o COVID tornou-me demasiado sedentário!
SL ?
Paulo Roberto Falcao
Posted
Maio 20, 2022 at
7:46 pm
É oficial, vivemos num país CORRUPTO.
Como é que é possível este sujeitinho não ter respondido sobre os milhões que o Fisco reclama por causa de uma patranha que arranjou para fugir aos impostos???
Neville Longbottom
Posted
Maio 20, 2022 at
2:26 pm
Vou dizer o mesmo que já disse noutros posts. O problema das pessoas é não assumirem a verdade. Isto é uma desculpa esfarrapada.
Bastava dizer: “Não convoquei o Inácio nem o Djalo porque não gosto deles. Só o fiz antes porque não tibnha escolha. Fim”. Segue vida, amigos como dantes.
Só se metem em trabalhos.
Apessoa
Posted
Maio 20, 2022 at
10:46 pm
O Inácio tem é que jogar com a idade que tem, agora ir aquecer bancada? Para que? Ele tem é que jogar, já cansa andar sempre a cair em cima do Santinho, já basta o nivel de jogo horrivel. xD
Neville Longbottom
Posted
Maio 21, 2022 at
1:51 pm
Tem de jogar? Porquê?
Não pode ficar sossegado?
MiguelCosta
Posted
Maio 20, 2022 at
5:00 pm
Sim havia de ser lindo, mesmo que fosse verdade, isso ser dito em público. Aí é que nunca mais paravas de defender o Inácio, como se fosse um desgraçado.
Não percebo é porque estás constantemente a repetir a lenga lenga que não te interessa a seleção e preferes que os jogadores do Sporting não sejam convocados, principalmente o Inacio, mas depois estás constantemente com este tipo de comentários, como se isto tudo te estivesse a incomodar.
Mas, afinal, queres ou não queres o Inacio na seleção?
Passaste a época inteira como defensor do Inacio do blog.
É convocado -> mais valia não ser convocado (apesar de passares o ano a tomá-lo como um bom central – o que concordo, até pq tb sou do Sporting) e ficava a descansar.
Não é convocado -> responder a imensa gente que concorda com a não convocatória do mesmo, dando a entender que merecia ser convocado. E repetir este tipo de comentários como se o Inácio fosse uma vítima da maior injustiça do futebol. E que tudo isto é estúpido e o FS não gosta dele.
Estás indeciso?
Neville Longbottom
Posted
Maio 20, 2022 at
8:31 pm
Vou clarificar porque parece que a mensagem não passou (nem tem de passar porque sou um zé ninguém e a minha opinião é tão válida como milhões de outras).
Eu não quero o Inácio na seleção. Como não quero o Matheus, como não quero muitos outros.
O que eu faço é simplesmente atacar os argumentos de outros que rebaixam constantemente o Inácio (que é um incrível central para a idade que tem ainda mais). Até tivemos de ler que o Carmo é “muito superior” ou algo do género, como se fôssemos todos cegos ou burros (não está em causa achar o Carmo superior o que é controverso mas sim fazer do Inácio um Idalécio qualquer).
Portanto percebe isso: não quero ninguém do Sporting na seleção a não ser que sirva os nossos interesses.
Ah e não passei época nenhuma aqui. Comento no blog desde Janeiro ou Fevereiro apesar de o seguir desde início. Parece-te que é desde o início da época. Espero que não fiques indeciso.
E espero ainda mais ter sido absolutamente claro.
Boa noite.
MiguelCosta
Posted
Maio 20, 2022 at
9:02 pm
O teu 2º parágrafo não diz o mesmo que o 4º. Por isso lá está, indecisão.
De acordo com o 3º parágrafo.
Tenho quase a certeza que tu já cá comentavas antes mas que ficaste uns bons tempos sem escrever cá nada e agora sim voltaste no inicio do ano. No máximo, estaria confuso sobre os tempos. Confusão != Indecisão.
De qualquer das maneiras, é apenas uma expressão. Espero que não fiques confuso.
E espero ter sido tão ou mais absolutamente claro que tu!
Boa noite.
Neville Longbottom
Posted
Maio 21, 2022 at
3:59 am
Para complementar. O que quero dizer com servir os nossos interesses é: “o Pote ir a seleção vai inflacionar o passe dele e queremos vendê-lo? Perfeito, pode ir. Caso contrário não.”
Basicamente, é isto. E atualmente não acontece com nenhum jogador.
Neville Longbottom
Posted
Maio 21, 2022 at
3:57 am
Quanto aos meus timmings se comentar aqui. Bom se achas que eu já comentava aqui antes, sabes mais da minha vida que eu. Parabéns, dou a mão a palmatória.
MiguelCosta
Posted
Maio 21, 2022 at
4:10 pm
Bem, é melhor seguirmos caminho porque parece que estou a escrever numa língua qualquer que tu não consegues ler. É a única justificação para o facto de estares todo nervosinho sem perceberes minimamente o que estou a dizer.
Neville Longbottom
Posted
Maio 21, 2022 at
3:54 am
Estás a partir do pressuposto que eu quero o melhor para a seleção. Não quero. Quero o melhor para o Sporting.
Inácio é incrível! Não quero que vá à seleção.
Se achas que são parágrafos contraditórios, então aconselho a estudares português novamente.
Boa noite
MiguelCosta
Posted
Maio 21, 2022 at
4:09 pm
Parágrafos que não dizem o mesmo não são necessariamente contraditórios. Não estejas tão nervoso e lê melhor o que te estou a escrever, talvez ajude.
O teu 2º parágrafo diz que não queres. O 4º diz que não queres a não ser que. Não é contraditório mas também não dizem o mesmo.
E na tua 3º resposta explicas bem a diferença.
Tiago Silva
Posted
Maio 20, 2022 at
4:43 pm
Ele referiu um ponto importante até destacou que gostou de ver o Inácio e o Djaló em treino. Deve-se ao facto de não serem cruciais no núcleo de seleção e serem mais importantes para a qualificação nos sub-21. Não é que concorde, mas é um ponto relevante que ajuda a justificar a ausência.
coach407
Posted
Maio 20, 2022 at
2:21 pm
É o que tenho vindo a falar e parece-me natural. O Inácio jogando num esquema de 3 centrais precisa de ser convocado para ir ganhando rotinas no treino ao lado de Pepe ou Rúben Dias e mostrar que está a crescer e a adaptar-se bem nesse modelo, tal como aconteceu com o Nuno Mendes que se adaptou muito rapidamente (sempre foi excecional na formação e nos sub-23 nessa posição, ao contrário do Inácio que só ganhou realmente outro destaque a jogar com mais 2 centrais ao lado…).
Por outro lado, há esta alternativa novamente com a lógica de evolução do Inácio: alternar com os sub-21.
Recordo que o Gonçalo Inácio só fez 2 jogos na carreira de um nível +/- relevante a jogar numa dupla de centrais: os dois jogos dos sub-21 contra o Chipre.
Agora vai ter a oportunidade de aumentar o nº de jogos como profissional a jogar neste modelo e provar que está num nível à parte dos outros e que merece claramente jogar na seleção principal. É neste contexto e no contexto de treino da seleção A que tem de provar que, apesar de normalmente jogar a 3 centrais, quando joga a 2 também é melhor que o José Fonte, Djaló, Domingos Duarte, etc.
A questão é que é uma adaptação ainda complexa e penso que o natural será que Tiago Djaló vai jogar ao lado do Gonçalo Inácio e é bem provável que pareça óbvio que o Tiago Djaló está melhor preparado, simplesmente porque treina assim quase todos os dias, joga regularmente a central neste modelo a 4 e tem caraterísticas que fazem diferença neste modelo que a 3 não fazem tanto: mais agressivo que o Inácio, mais rápido, mais forte no homem-a-homem, mais forte no jogo aéreo… e pode ficar claro que o Djaló é o verdadeiro “centralão” dos sub-21 e não propriamente o Inácio…
… Ou então não e o Inácio mostra que é ele e convence o Fernando Santos!
Acho muito importante que a FPF esteja muito atenta ao Inácio e que o leve SEMPRE, seja aos sub-21 ou AA, para ele realmente crescer e provar em treino (seleção principal) e jogo (sub-21) que aquilo que faz no Sporting pode fazer na seleção. Enquanto não estiver, continua a evoluir em treino e jogo, mas é urgente colocar o Inácio como uma opção forte para jogar em dupla de centrais porque precisamos dele bem adaptado à função e poderá ser super útil no médio prazo.
DiogoC
Posted
Maio 20, 2022 at
8:32 pm
pospor sssa lógica se na seleção se jogasse com 3 centrais o Pepe não era convocado.
E a Lígia a já não aplicas ao Vitinha que no Porto joga num meio campo a 2 e na seleccao a 3
coach407
Posted
Maio 21, 2022 at
11:04 am
Em relação ao Pepe, “qualquer” treinador mete o André Almeida, Esgaio, Matheus Reis, Talocha ou Sequeira a jogar na posição do Gonçalo Inácio no Sporting, mas podes ter a certeza que numa dupla de centrais não vês “qualquer” um a jogar na posição do Pepe.
Não tem nada a ver porque o grau de dificuldade de jogar em dupla de centrais é muito superior ao jogar num trio. Qualquer central que joga em dupla também joga em trio. Ao contrário já não é verdade.
Em relação ao Vitinha, queres que te recorde quantos jogos fez pelos sub-21? Não fez 2 contra o Chipre… Esteve lá, também jogou no meio-campo a 3 e era o melhor jogador da equipa DE LONGE (até com o Pote ao lado). Levou a equipa às costas para se tornarem vice-campeões europeus. Não te preocupes que se o Inácio fizer o mesmo nos sub-21 também vai logo para a principal.
Além disso, o Porto também jogou várias vezes com 3 médios. Só assim superficialmente tens o jogo em Guimarães contra o Vitória, jogo em Lyon, receção à Lazio, quando foram a Barcelos jogar contra o Gil Vicente, na receção ao Moreirense, na receção ao Santa Clara, em Arouca, na receção ao Famalicão, em Belém, na receção ao Braga ou na Taça da Liga contra o Santa Clara.
Já te disse 11 jogos esta época que o Porto jogou com 3 médios e certamente faltam alguns portanto de certeza que treinam muitas vezes este sistema.
Agora diz-me tu os jogos que o Sporting jogou com 2 centrais.
João Ribeiro
Posted
Maio 20, 2022 at
4:12 pm
Compreendo tudo isso e acho que tens razão no sentido de ser essa a ideia. Mas não concordo que o Fernando Santos não o leve para a equipa A e o teste nos treinos e/ou jogos amigáveis. A esta hora ele já poderia ter essas noções de defesa a 4 bem mais incutidas se o selecionador o convocasse mais vezes em detrimento de alguém, como o Domingos Duarte, que já se percebeu que não tem nível para a seleção.
Ainda assim, que tremendo exagero está a ser criado pelas pessoas…
coach407
Posted
Maio 21, 2022 at
10:42 am
Eu por acaso concordo com esta decisão, apesar de achar que tem de ser alternado porque treinar ao lado de Pepe, Rúben Dias ou José Fonte e contra avançados como Cristiano, André Silva, Diogo Jota ou Félix é tão ou mais impactante para o desenvolvimento do Inácio como ter jogo, mas esse jogo ser nos sub-21 em que a maioria são meros passeios.
Concordo por 2 motivos:
1) Neste momento, Rúben Dias e Pepe são indiscutíveis, o resto das vagas estão a ser discutidas entre José Fonte, David Carmo, Tiago Djaló e Gonçalo Inácio. Uma vez que Djaló e Inácio são os dois sub-21, parece-me uma excelente solução para Fernando Santos, Rui Jorge e as respetivas equipas poderem comparar os dois diretamente e isto pode ser decisivo para formar opinião sobre quem é o melhor, neste momento.
2) Um argumento que eu dou muito para o Inácio não jogar na seleção principal é: só fez 2 jogos na carreira profissional dele numa dupla de centrais que foi contra o Chipre U21. Com esta decisão já vou ter de mudar o meu argumento para 5 jogos, possivelmente, sendo que 1 deles é contra a Grécia que até pode ter um caráter decisivo e contra avançados como Ioannidis ou Tzolis que já é um nível interessante. Esta decisão pode ser um passo para podermos dizer “o Inácio já fez 5 jogos neste modelo nos sub-21 e foi excelente portanto já passou o teste, agora está na hora de apostar na principal” ou então “jogou nos sub-21 e nem aí se destacou e até enterrou…”. Não importa qual vai ser o cenário, mas mostra que pode ser decisivo para avaliar o jogador e nesta fase pré-Mundial é isso que interessa.
Apessoa
Posted
Maio 20, 2022 at
10:47 pm
O Inacio ia jogar ? Amigaveis na Seleccao? Entao e quando é q o Ruben Dias joga com o Pepe? Ou com o outro titular? Em meia duzia de jogos para consolidar? lol Isto não é FM.
Mr. Mojo Risin'
Posted
Maio 20, 2022 at
5:06 pm
Ora bem, o ponto é só esse.
NoSense
Posted
Maio 20, 2022 at
3:39 pm
Percebo o que dizes e respeito a tua opinião que é válida, mas isso de quem se destaca na selecção sub-21 é que merece ir à selecção A ou testar na S21 para depois apostar na A, nunca foi visto em lado nenhum, muito menos na era FS+RJ.
Estou como o user Neville, em que mais vale dizer que não gosta ou que o empresário não recomendou do que propriamente vir dizer que quer testar outros, porque também é a primeira vez que vejo testar em competição.
Claramente o Domingos vai, não joga, não “bufa” e se Portugal perder ninguem vai cobrar que o Domingos devia ter jogado, enquanto que se o Inácio for e não jogar e as coisas correrem mal, vão sempre haver Sportinguistas a dizer “levou o Inácio e nem jogou”… e o David é porque tem obrigatoriamente que voltar a ter a cotação que tinha antes da lesão onde se falou do Liverpool… Simples!
Boneco21
Posted
Maio 20, 2022 at
4:17 pm
O David porque tem de voltar a ter a cotação que tinha antes? Quantos jogos do Carmo viste este ano??? O Carmo já está bem mais cotado agora do que antes da lesão, está muuuuito melhor jogador, mas muito mesmo! O Carmo vai, porque já é o 3º melhor central português, é tão simples quanto isso.
E para não acharem que isto é clubismo (sou adepto do Braga), posso dizer que acho que o R. Horta, tendo toda a gente disponível, não tem lugar na seleção, e que o Vitinha é o pior ponta-de-lança da convocatória dos sub-21. Mas o Carmo? O Carmo já é uma certeza!
NoSense
Posted
Maio 20, 2022 at
6:04 pm
Vou ser o mais honesto contigo, vi o Braga 3 vezes esta época (porque é o clube que menos gosto em Portugal, juntamente com os clubes que o Ricardo Soares esteja a treinar, o que em ambos os casos, eu não gostar parece que está a ser sinónimo de sucesso) e o Carmo não jogou em nenhum deles, mas custa-me a acreditar que, na época que o Braga fez (noutro ano qualquer teriam ficado em 3º facilmente), a dúzia de jogos que o Carmo fez sejam justificativos dessa afirmação de que é uma certeza e está num momento muuuuito melhor que antes da lesão… mas não vou disordar por discordar porque não vi mesmo jogos dele
Boneco21
Posted
Maio 20, 2022 at
10:05 pm
Ainda melhor… Não viste um único jogo do homem, mas no entanto consegues concluir que ele só vai para se voltar a valorizar…
Não fez uma dúzia de jogos, fez 17 e todos a titular. O Braga passou de sofrer um golo a cada 86min para sofrer um golo a cada 166min com ele em campo… Em 17 jogos com o Carmo, o Braga teve 10 clean sheets. Nos restantes 35 jogos sem o Carmo, o Braga teve 13 clean sheets.
O Carmo teve um impacto tremendo e foi talvez a razão principal da boa segunda metade de época que o Braga fez. Já agora, “a época que o Braga fez” (como tu descreveste com algum desdém), foi “só” a 4ª maior pontuação de sempre da história do clube e a 3ª vez na história que chegou aos quartos de final da Liga Europa.
O Carmo voltou da lesão numa forma assustadora, corrigiu a grande maioria dos erros que tinha antes da lesão (deixou de ter entradas disparatadas, deixou de ter saídas da posição “à maluco”, não perde bolas na construção,…) e subiu o nível da equipa duma maneira absurda, tanto defensivamente como ofensivamente, pela capacidade de construção que tem. É hoje um central bastante completo, coisa que não era antes da lesão, e só mesmo alguém que não tenha visto os jogos dele podia ter dito o que tu disseste… Imagina que o Sporting jogava até Fevereiro com o Ilori, e em Fevereiro entrava o Coates, é desse tipo de diferença que estamos a falar.
O Carmo é de muito longe o jogador com um tecto mais alto do plantel do Braga, eu diria até que é o único com capacidade de chegar a um grande clube europeu.
phelps
Posted
Maio 20, 2022 at
5:01 pm
O David Carmo está para o Inácio como o Vitinha está para o Rafael Leão. São níveis diferentes. Um jogador que está agora a começar a afirmar-se num clube português que luta por pódios e outro que já se afirmou num que com ele lutou e ganhou títulos. O Inácio está melhor no mesmo campeonato que o David Carmo e a jogar com uma exigência que nem é comparável.
Boneco21
Posted
Maio 20, 2022 at
9:50 pm
Que comparação absurda…
Para começar, o Sporting não é o Milan e a liga portuguesa não é a italiana…
Depois, a preponderância do Vitinha na equipa do Braga está a léguas da do Carmo, o Vitinha nem um titular indiscutível é…
E depois, vem a conversa dos patamares… Não jogam contra os mesmos avançados?
“O Inácio está melhor”, dizes tu… É a tua opinião, não o apresentes como um facto… Se quiseres factos, eu dou-te:
– COM o Carmo em campo (994min), o Braga sofreu um golo no campeonato a cada 166min.
– COM o Inácio em campo (2475min), o Sporting sofreu um golo no campeonato a cada 138min.
– SEM o Carmo em campo (2152min), o Braga sofreu um golo no campeonato a cada 86min.
– SEM o Inácio em campo (585min), o Sporting sofreu um golo no campeonato a cada 117min.
Quem é que tem mais impacto? É o que dá comentar sem ver os jogos…
Vermelhudo
Posted
Maio 20, 2022 at
2:19 pm
Pois eu não fico assim tão admirado com a ausência do Inácio. É bom jogador sim senhor, mas a carreira dele tem sido algo instável. Ora joga a central direito para depois ir para a esquerda ou mesmo para o meio e isso nem sempre é positivo para os jogadores.
Depois é alguém que se destaca mais pela capacidade de passe do que por ser um central de todo o tamanho.
Portanto eu vou dizer que o Inácio é bom jogador mas que é valorizado sobretudo por ser ainda novo e ter potencial. Há de chegar a sua hora e fará talvez mais falta agora nos sub 21.
MiguelCosta
Posted
Maio 20, 2022 at
5:09 pm
Ya uma carreira instável. Já fez um porradão de jogos na equipa A, já fez muito boas exibições na CL, já ganhou títulos. Apesar de algumas falhas ainda normais da idade, tem muitos (muitos mesmo) mais jogos bons que maus. Suficiente para ser o 2º melhor central em Portugal.
O Inácio quer jogue na esquerda, direita ou meio não tem variações minimamente bruscas de qualidade da exibição e por isso não percebo sequer o queres dizer com isso para justificar a instabilidade que falas. Agora um jogador conseguir desempenhar bem as 3 posições centrais é mau? É instável? Então qualquer jogador que consiga desempenhar 2 funções é instável não? Ou isto é só para o Inácio que parece que, de repente, virou moda cascar porque o homem joga numa tática de 3 centrais, então tudo serve para desvalorizar?
É como o phelps disse, que a carreira do Inácio seja tão má como está a ser o início da do Nuno Mendes, outro que teve de levar com os pseudo táticos da bola que diziam que não servia para a seleção porque estava a jogar com uma linha de 5.
Vermelhudo
Posted
Maio 20, 2022 at
10:30 pm
Tens de respirar melhor.
Disse no comentário que ele é bom jogador mas deixei subentendido que se se fixar numa posição ganhará mais solidez no seu jogo.
É irrelevante se joga no Sporting ou se ganhou títulos, porque eu disse que ele era miúdo e que o seu momento irá chegar.
Creio que faz mais falta agora nos sub21.
O Fernando Santos quer observar o Carmo e está no seu direito.
phelps
Posted
Maio 20, 2022 at
4:58 pm
Uma carreira instável com 70 jogos num grande português, antes dos 21. A lutar por títulos (e a ganhar alguns inclusive), a jogar a um bom nível na Europa. E um jogador versátil, indiscutivelmente o segundo melhor central esta época em Portugal, apenas atrás de Pepe, e na época passada também foi dos melhores. Experiência de Champions, exigência de lutar por títulos e sempre a nível bom.
Mas enfim… o Nuno Mendes também não sabia jogar numa defesa a 4… Daqui a uns anos vamos nos rir muito destas convocatórias. Domingos Duarte e David Carmos por Inácio é um ultraje.
DiogoC
Posted
Maio 20, 2022 at
10:57 pm
Sou fanático do Sporting mas o Pepe e o Otamendi para mim estão noutro patamar
Vermelhudo
Posted
Maio 20, 2022 at
10:33 pm
Parei no indiscutivelmente.
Já li muito disso em relação ao Paulo Lampardo e ao Gerardo Ramos no meu clube.
No teu, era o Quaresma e o Bragança.
Vocês e as vossas rezas e certezas.
Falei de instabilidade na posição que ocupa e vens com o número de jogos?
Meu Deus…
Boneco21
Posted
Maio 20, 2022 at
10:11 pm
Indiscutivelmente o segundo melhor central esta época em Portugal? Hein? Isso está longe de ser indiscutível, muito mesmo! Para começar, nem sequer foi indiscutivelmente o melhor central da sua equipa… Depois, para mim o Pepe também não foi o melhor central na sua equipa, foi o Mbemba. Por isso, essa afirmação está longe de ser indiscutível, muito longe!
34 Comentários
ShowMeDeMane
Ou seja, agora a seleção é um treino de captação. Fernando Santos é olheiro, só não sei de que clube.
Porque não convocar pessoal amadores a ver se algum rende em profissional? Certamente treinados por Ronaldo e com a determinação incutida por ele, teríamos (ainda) mais talento.
Eu voluntario-me, que o COVID tornou-me demasiado sedentário!
SL ?
Paulo Roberto Falcao
É oficial, vivemos num país CORRUPTO.
Como é que é possível este sujeitinho não ter respondido sobre os milhões que o Fisco reclama por causa de uma patranha que arranjou para fugir aos impostos???
Neville Longbottom
Vou dizer o mesmo que já disse noutros posts. O problema das pessoas é não assumirem a verdade. Isto é uma desculpa esfarrapada.
Bastava dizer: “Não convoquei o Inácio nem o Djalo porque não gosto deles. Só o fiz antes porque não tibnha escolha. Fim”. Segue vida, amigos como dantes.
Só se metem em trabalhos.
Apessoa
O Inácio tem é que jogar com a idade que tem, agora ir aquecer bancada? Para que? Ele tem é que jogar, já cansa andar sempre a cair em cima do Santinho, já basta o nivel de jogo horrivel. xD
Neville Longbottom
Tem de jogar? Porquê?
Não pode ficar sossegado?
MiguelCosta
Sim havia de ser lindo, mesmo que fosse verdade, isso ser dito em público. Aí é que nunca mais paravas de defender o Inácio, como se fosse um desgraçado.
Não percebo é porque estás constantemente a repetir a lenga lenga que não te interessa a seleção e preferes que os jogadores do Sporting não sejam convocados, principalmente o Inacio, mas depois estás constantemente com este tipo de comentários, como se isto tudo te estivesse a incomodar.
Mas, afinal, queres ou não queres o Inacio na seleção?
Passaste a época inteira como defensor do Inacio do blog.
É convocado -> mais valia não ser convocado (apesar de passares o ano a tomá-lo como um bom central – o que concordo, até pq tb sou do Sporting) e ficava a descansar.
Não é convocado -> responder a imensa gente que concorda com a não convocatória do mesmo, dando a entender que merecia ser convocado. E repetir este tipo de comentários como se o Inácio fosse uma vítima da maior injustiça do futebol. E que tudo isto é estúpido e o FS não gosta dele.
Estás indeciso?
Neville Longbottom
Vou clarificar porque parece que a mensagem não passou (nem tem de passar porque sou um zé ninguém e a minha opinião é tão válida como milhões de outras).
Eu não quero o Inácio na seleção. Como não quero o Matheus, como não quero muitos outros.
O que eu faço é simplesmente atacar os argumentos de outros que rebaixam constantemente o Inácio (que é um incrível central para a idade que tem ainda mais). Até tivemos de ler que o Carmo é “muito superior” ou algo do género, como se fôssemos todos cegos ou burros (não está em causa achar o Carmo superior o que é controverso mas sim fazer do Inácio um Idalécio qualquer).
Portanto percebe isso: não quero ninguém do Sporting na seleção a não ser que sirva os nossos interesses.
Ah e não passei época nenhuma aqui. Comento no blog desde Janeiro ou Fevereiro apesar de o seguir desde início. Parece-te que é desde o início da época. Espero que não fiques indeciso.
E espero ainda mais ter sido absolutamente claro.
Boa noite.
MiguelCosta
O teu 2º parágrafo não diz o mesmo que o 4º. Por isso lá está, indecisão.
De acordo com o 3º parágrafo.
Tenho quase a certeza que tu já cá comentavas antes mas que ficaste uns bons tempos sem escrever cá nada e agora sim voltaste no inicio do ano. No máximo, estaria confuso sobre os tempos. Confusão != Indecisão.
De qualquer das maneiras, é apenas uma expressão. Espero que não fiques confuso.
E espero ter sido tão ou mais absolutamente claro que tu!
Boa noite.
Neville Longbottom
Para complementar. O que quero dizer com servir os nossos interesses é: “o Pote ir a seleção vai inflacionar o passe dele e queremos vendê-lo? Perfeito, pode ir. Caso contrário não.”
Basicamente, é isto. E atualmente não acontece com nenhum jogador.
Neville Longbottom
Quanto aos meus timmings se comentar aqui. Bom se achas que eu já comentava aqui antes, sabes mais da minha vida que eu. Parabéns, dou a mão a palmatória.
MiguelCosta
Bem, é melhor seguirmos caminho porque parece que estou a escrever numa língua qualquer que tu não consegues ler. É a única justificação para o facto de estares todo nervosinho sem perceberes minimamente o que estou a dizer.
Neville Longbottom
Estás a partir do pressuposto que eu quero o melhor para a seleção. Não quero. Quero o melhor para o Sporting.
Inácio é incrível! Não quero que vá à seleção.
Se achas que são parágrafos contraditórios, então aconselho a estudares português novamente.
Boa noite
MiguelCosta
Parágrafos que não dizem o mesmo não são necessariamente contraditórios. Não estejas tão nervoso e lê melhor o que te estou a escrever, talvez ajude.
O teu 2º parágrafo diz que não queres. O 4º diz que não queres a não ser que. Não é contraditório mas também não dizem o mesmo.
E na tua 3º resposta explicas bem a diferença.
Tiago Silva
Ele referiu um ponto importante até destacou que gostou de ver o Inácio e o Djaló em treino. Deve-se ao facto de não serem cruciais no núcleo de seleção e serem mais importantes para a qualificação nos sub-21. Não é que concorde, mas é um ponto relevante que ajuda a justificar a ausência.
coach407
É o que tenho vindo a falar e parece-me natural. O Inácio jogando num esquema de 3 centrais precisa de ser convocado para ir ganhando rotinas no treino ao lado de Pepe ou Rúben Dias e mostrar que está a crescer e a adaptar-se bem nesse modelo, tal como aconteceu com o Nuno Mendes que se adaptou muito rapidamente (sempre foi excecional na formação e nos sub-23 nessa posição, ao contrário do Inácio que só ganhou realmente outro destaque a jogar com mais 2 centrais ao lado…).
Por outro lado, há esta alternativa novamente com a lógica de evolução do Inácio: alternar com os sub-21.
Recordo que o Gonçalo Inácio só fez 2 jogos na carreira de um nível +/- relevante a jogar numa dupla de centrais: os dois jogos dos sub-21 contra o Chipre.
Agora vai ter a oportunidade de aumentar o nº de jogos como profissional a jogar neste modelo e provar que está num nível à parte dos outros e que merece claramente jogar na seleção principal. É neste contexto e no contexto de treino da seleção A que tem de provar que, apesar de normalmente jogar a 3 centrais, quando joga a 2 também é melhor que o José Fonte, Djaló, Domingos Duarte, etc.
A questão é que é uma adaptação ainda complexa e penso que o natural será que Tiago Djaló vai jogar ao lado do Gonçalo Inácio e é bem provável que pareça óbvio que o Tiago Djaló está melhor preparado, simplesmente porque treina assim quase todos os dias, joga regularmente a central neste modelo a 4 e tem caraterísticas que fazem diferença neste modelo que a 3 não fazem tanto: mais agressivo que o Inácio, mais rápido, mais forte no homem-a-homem, mais forte no jogo aéreo… e pode ficar claro que o Djaló é o verdadeiro “centralão” dos sub-21 e não propriamente o Inácio…
… Ou então não e o Inácio mostra que é ele e convence o Fernando Santos!
Acho muito importante que a FPF esteja muito atenta ao Inácio e que o leve SEMPRE, seja aos sub-21 ou AA, para ele realmente crescer e provar em treino (seleção principal) e jogo (sub-21) que aquilo que faz no Sporting pode fazer na seleção. Enquanto não estiver, continua a evoluir em treino e jogo, mas é urgente colocar o Inácio como uma opção forte para jogar em dupla de centrais porque precisamos dele bem adaptado à função e poderá ser super útil no médio prazo.
DiogoC
pospor sssa lógica se na seleção se jogasse com 3 centrais o Pepe não era convocado.
E a Lígia a já não aplicas ao Vitinha que no Porto joga num meio campo a 2 e na seleccao a 3
coach407
Em relação ao Pepe, “qualquer” treinador mete o André Almeida, Esgaio, Matheus Reis, Talocha ou Sequeira a jogar na posição do Gonçalo Inácio no Sporting, mas podes ter a certeza que numa dupla de centrais não vês “qualquer” um a jogar na posição do Pepe.
Não tem nada a ver porque o grau de dificuldade de jogar em dupla de centrais é muito superior ao jogar num trio. Qualquer central que joga em dupla também joga em trio. Ao contrário já não é verdade.
Em relação ao Vitinha, queres que te recorde quantos jogos fez pelos sub-21? Não fez 2 contra o Chipre… Esteve lá, também jogou no meio-campo a 3 e era o melhor jogador da equipa DE LONGE (até com o Pote ao lado). Levou a equipa às costas para se tornarem vice-campeões europeus. Não te preocupes que se o Inácio fizer o mesmo nos sub-21 também vai logo para a principal.
Além disso, o Porto também jogou várias vezes com 3 médios. Só assim superficialmente tens o jogo em Guimarães contra o Vitória, jogo em Lyon, receção à Lazio, quando foram a Barcelos jogar contra o Gil Vicente, na receção ao Moreirense, na receção ao Santa Clara, em Arouca, na receção ao Famalicão, em Belém, na receção ao Braga ou na Taça da Liga contra o Santa Clara.
Já te disse 11 jogos esta época que o Porto jogou com 3 médios e certamente faltam alguns portanto de certeza que treinam muitas vezes este sistema.
Agora diz-me tu os jogos que o Sporting jogou com 2 centrais.
João Ribeiro
Compreendo tudo isso e acho que tens razão no sentido de ser essa a ideia. Mas não concordo que o Fernando Santos não o leve para a equipa A e o teste nos treinos e/ou jogos amigáveis. A esta hora ele já poderia ter essas noções de defesa a 4 bem mais incutidas se o selecionador o convocasse mais vezes em detrimento de alguém, como o Domingos Duarte, que já se percebeu que não tem nível para a seleção.
Ainda assim, que tremendo exagero está a ser criado pelas pessoas…
coach407
Eu por acaso concordo com esta decisão, apesar de achar que tem de ser alternado porque treinar ao lado de Pepe, Rúben Dias ou José Fonte e contra avançados como Cristiano, André Silva, Diogo Jota ou Félix é tão ou mais impactante para o desenvolvimento do Inácio como ter jogo, mas esse jogo ser nos sub-21 em que a maioria são meros passeios.
Concordo por 2 motivos:
1) Neste momento, Rúben Dias e Pepe são indiscutíveis, o resto das vagas estão a ser discutidas entre José Fonte, David Carmo, Tiago Djaló e Gonçalo Inácio. Uma vez que Djaló e Inácio são os dois sub-21, parece-me uma excelente solução para Fernando Santos, Rui Jorge e as respetivas equipas poderem comparar os dois diretamente e isto pode ser decisivo para formar opinião sobre quem é o melhor, neste momento.
2) Um argumento que eu dou muito para o Inácio não jogar na seleção principal é: só fez 2 jogos na carreira profissional dele numa dupla de centrais que foi contra o Chipre U21. Com esta decisão já vou ter de mudar o meu argumento para 5 jogos, possivelmente, sendo que 1 deles é contra a Grécia que até pode ter um caráter decisivo e contra avançados como Ioannidis ou Tzolis que já é um nível interessante. Esta decisão pode ser um passo para podermos dizer “o Inácio já fez 5 jogos neste modelo nos sub-21 e foi excelente portanto já passou o teste, agora está na hora de apostar na principal” ou então “jogou nos sub-21 e nem aí se destacou e até enterrou…”. Não importa qual vai ser o cenário, mas mostra que pode ser decisivo para avaliar o jogador e nesta fase pré-Mundial é isso que interessa.
Apessoa
O Inacio ia jogar ? Amigaveis na Seleccao? Entao e quando é q o Ruben Dias joga com o Pepe? Ou com o outro titular? Em meia duzia de jogos para consolidar? lol Isto não é FM.
Mr. Mojo Risin'
Ora bem, o ponto é só esse.
NoSense
Percebo o que dizes e respeito a tua opinião que é válida, mas isso de quem se destaca na selecção sub-21 é que merece ir à selecção A ou testar na S21 para depois apostar na A, nunca foi visto em lado nenhum, muito menos na era FS+RJ.
Estou como o user Neville, em que mais vale dizer que não gosta ou que o empresário não recomendou do que propriamente vir dizer que quer testar outros, porque também é a primeira vez que vejo testar em competição.
Claramente o Domingos vai, não joga, não “bufa” e se Portugal perder ninguem vai cobrar que o Domingos devia ter jogado, enquanto que se o Inácio for e não jogar e as coisas correrem mal, vão sempre haver Sportinguistas a dizer “levou o Inácio e nem jogou”… e o David é porque tem obrigatoriamente que voltar a ter a cotação que tinha antes da lesão onde se falou do Liverpool… Simples!
Boneco21
O David porque tem de voltar a ter a cotação que tinha antes? Quantos jogos do Carmo viste este ano??? O Carmo já está bem mais cotado agora do que antes da lesão, está muuuuito melhor jogador, mas muito mesmo! O Carmo vai, porque já é o 3º melhor central português, é tão simples quanto isso.
E para não acharem que isto é clubismo (sou adepto do Braga), posso dizer que acho que o R. Horta, tendo toda a gente disponível, não tem lugar na seleção, e que o Vitinha é o pior ponta-de-lança da convocatória dos sub-21. Mas o Carmo? O Carmo já é uma certeza!
NoSense
Vou ser o mais honesto contigo, vi o Braga 3 vezes esta época (porque é o clube que menos gosto em Portugal, juntamente com os clubes que o Ricardo Soares esteja a treinar, o que em ambos os casos, eu não gostar parece que está a ser sinónimo de sucesso) e o Carmo não jogou em nenhum deles, mas custa-me a acreditar que, na época que o Braga fez (noutro ano qualquer teriam ficado em 3º facilmente), a dúzia de jogos que o Carmo fez sejam justificativos dessa afirmação de que é uma certeza e está num momento muuuuito melhor que antes da lesão… mas não vou disordar por discordar porque não vi mesmo jogos dele
Boneco21
Ainda melhor… Não viste um único jogo do homem, mas no entanto consegues concluir que ele só vai para se voltar a valorizar…
Não fez uma dúzia de jogos, fez 17 e todos a titular. O Braga passou de sofrer um golo a cada 86min para sofrer um golo a cada 166min com ele em campo… Em 17 jogos com o Carmo, o Braga teve 10 clean sheets. Nos restantes 35 jogos sem o Carmo, o Braga teve 13 clean sheets.
O Carmo teve um impacto tremendo e foi talvez a razão principal da boa segunda metade de época que o Braga fez. Já agora, “a época que o Braga fez” (como tu descreveste com algum desdém), foi “só” a 4ª maior pontuação de sempre da história do clube e a 3ª vez na história que chegou aos quartos de final da Liga Europa.
O Carmo voltou da lesão numa forma assustadora, corrigiu a grande maioria dos erros que tinha antes da lesão (deixou de ter entradas disparatadas, deixou de ter saídas da posição “à maluco”, não perde bolas na construção,…) e subiu o nível da equipa duma maneira absurda, tanto defensivamente como ofensivamente, pela capacidade de construção que tem. É hoje um central bastante completo, coisa que não era antes da lesão, e só mesmo alguém que não tenha visto os jogos dele podia ter dito o que tu disseste… Imagina que o Sporting jogava até Fevereiro com o Ilori, e em Fevereiro entrava o Coates, é desse tipo de diferença que estamos a falar.
O Carmo é de muito longe o jogador com um tecto mais alto do plantel do Braga, eu diria até que é o único com capacidade de chegar a um grande clube europeu.
phelps
O David Carmo está para o Inácio como o Vitinha está para o Rafael Leão. São níveis diferentes. Um jogador que está agora a começar a afirmar-se num clube português que luta por pódios e outro que já se afirmou num que com ele lutou e ganhou títulos. O Inácio está melhor no mesmo campeonato que o David Carmo e a jogar com uma exigência que nem é comparável.
Boneco21
Que comparação absurda…
Para começar, o Sporting não é o Milan e a liga portuguesa não é a italiana…
Depois, a preponderância do Vitinha na equipa do Braga está a léguas da do Carmo, o Vitinha nem um titular indiscutível é…
E depois, vem a conversa dos patamares… Não jogam contra os mesmos avançados?
“O Inácio está melhor”, dizes tu… É a tua opinião, não o apresentes como um facto… Se quiseres factos, eu dou-te:
– COM o Carmo em campo (994min), o Braga sofreu um golo no campeonato a cada 166min.
– COM o Inácio em campo (2475min), o Sporting sofreu um golo no campeonato a cada 138min.
– SEM o Carmo em campo (2152min), o Braga sofreu um golo no campeonato a cada 86min.
– SEM o Inácio em campo (585min), o Sporting sofreu um golo no campeonato a cada 117min.
Quem é que tem mais impacto? É o que dá comentar sem ver os jogos…
Vermelhudo
Pois eu não fico assim tão admirado com a ausência do Inácio. É bom jogador sim senhor, mas a carreira dele tem sido algo instável. Ora joga a central direito para depois ir para a esquerda ou mesmo para o meio e isso nem sempre é positivo para os jogadores.
Depois é alguém que se destaca mais pela capacidade de passe do que por ser um central de todo o tamanho.
Portanto eu vou dizer que o Inácio é bom jogador mas que é valorizado sobretudo por ser ainda novo e ter potencial. Há de chegar a sua hora e fará talvez mais falta agora nos sub 21.
MiguelCosta
Ya uma carreira instável. Já fez um porradão de jogos na equipa A, já fez muito boas exibições na CL, já ganhou títulos. Apesar de algumas falhas ainda normais da idade, tem muitos (muitos mesmo) mais jogos bons que maus. Suficiente para ser o 2º melhor central em Portugal.
O Inácio quer jogue na esquerda, direita ou meio não tem variações minimamente bruscas de qualidade da exibição e por isso não percebo sequer o queres dizer com isso para justificar a instabilidade que falas. Agora um jogador conseguir desempenhar bem as 3 posições centrais é mau? É instável? Então qualquer jogador que consiga desempenhar 2 funções é instável não? Ou isto é só para o Inácio que parece que, de repente, virou moda cascar porque o homem joga numa tática de 3 centrais, então tudo serve para desvalorizar?
É como o phelps disse, que a carreira do Inácio seja tão má como está a ser o início da do Nuno Mendes, outro que teve de levar com os pseudo táticos da bola que diziam que não servia para a seleção porque estava a jogar com uma linha de 5.
Vermelhudo
Tens de respirar melhor.
Disse no comentário que ele é bom jogador mas deixei subentendido que se se fixar numa posição ganhará mais solidez no seu jogo.
É irrelevante se joga no Sporting ou se ganhou títulos, porque eu disse que ele era miúdo e que o seu momento irá chegar.
Creio que faz mais falta agora nos sub21.
O Fernando Santos quer observar o Carmo e está no seu direito.
phelps
Uma carreira instável com 70 jogos num grande português, antes dos 21. A lutar por títulos (e a ganhar alguns inclusive), a jogar a um bom nível na Europa. E um jogador versátil, indiscutivelmente o segundo melhor central esta época em Portugal, apenas atrás de Pepe, e na época passada também foi dos melhores. Experiência de Champions, exigência de lutar por títulos e sempre a nível bom.
Mas enfim… o Nuno Mendes também não sabia jogar numa defesa a 4… Daqui a uns anos vamos nos rir muito destas convocatórias. Domingos Duarte e David Carmos por Inácio é um ultraje.
DiogoC
Sou fanático do Sporting mas o Pepe e o Otamendi para mim estão noutro patamar
Vermelhudo
Parei no indiscutivelmente.
Já li muito disso em relação ao Paulo Lampardo e ao Gerardo Ramos no meu clube.
No teu, era o Quaresma e o Bragança.
Vocês e as vossas rezas e certezas.
Falei de instabilidade na posição que ocupa e vens com o número de jogos?
Meu Deus…
Boneco21
Indiscutivelmente o segundo melhor central esta época em Portugal? Hein? Isso está longe de ser indiscutível, muito mesmo! Para começar, nem sequer foi indiscutivelmente o melhor central da sua equipa… Depois, para mim o Pepe também não foi o melhor central na sua equipa, foi o Mbemba. Por isso, essa afirmação está longe de ser indiscutível, muito longe!