Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Figo explica saída do Real Madrid

Luís Figo admitiu que a experiência “pouco positiva” que teve com Vanderlei Luxemburgo no Real Madrid resultou na saída para o Inter Milão. “O início da minha relação com ele foi normal, de treinador e jogador, mas depois as coisas foram-se deteriorando um pouco porque acabei por, durante a minha carreira, ter que sair do Real Madrid pelas decisões do treinador”, lamentou o português em entrevista à FOX Sports.

Ver aos 6’14”:

53 Comentários

  • Lisboetaportista
    Posted Maio 29, 2020 at 11:14 am

    Dizer que Rui Costa foi melhor que Figo… todos têm os seus gostos e as suas opiniões, mas não vi o Rui Costa a liderar nenhuma equipa onde esteve inserido, da mesma maneira que Figo o fez em todos os clubes por onde passou (Capitão no Sporting, Barcelona, Real Madrid e penso que em Milão também o foi), se viam futebol nessa altura é descabido dizer uma coisa dessas. Na altura em que ganhou a Bola de Ouro em 2001, já a merecia em 2000 quando perdeu para Zidane (que só ganhou o europeu e foi ultrapassado por Rui Costa no titulo de melhor na sua posição na Liga italiana). Quem se lembra de ver Figo jogar no seu prime sabe muito bem que nem que estivessem a perder por 2-0 ele virava a cara a luta. Há relatos do Rui Costa a dizer, quando ta apertado passa ao Figo. Buffon, Roberto Carlos e muitas outras lendas falam dele como um dos 3 ou 4 melhores da sua geração, na minha opinião só perdeu para Zidane e o Fenómeno (antes da lesão). E é curioso que sempre que temos jogadores de uma classe à parte temos sempre o azar de outros terem jogadores um bocadinho melhores. Eusébio-Pélé, Futre-Maradona, Figo-Zidane, CR7-Messi. Em relação aos melhores portugueses do século, CR7, Figo, Deco/Rui Costa, Ricardo Carvalho, Pepe.

  • Joao Silvino
    Posted Maio 28, 2020 at 9:11 pm

    O tipo nem português em condições já fala meu Deus…

  • SCP99
    Posted Maio 28, 2020 at 7:36 pm

    Figo foi o segundo melhor jogador português do século só atrás do Ronaldo, Compará-lo com o Rui Costa que nem no top 5 entra não faz sentido. Quanto à sua personalidade é uma pessoa muito séria, íntegra e profissional, só mesmo quem não o conhece para tentar difamar. Quanto às declarações normal, o Real tem tendência para contratar treinadores que não lembram a ninguém.

    • dependente
      Posted Maio 28, 2020 at 11:00 pm

      Como é que uma pessoa muito séria, integra e profissional, por duas vezes assinou por dois clubes para a mesma época?

    • anjos
      Posted Maio 28, 2020 at 9:41 pm

      Tens razão em tudo o que dizes, aliás colocar os adjectivos “séria e profissional” a alguém que vende a sua integridade pessoal por 600 euros para ser visto a tomar pequeno almoço com um ex primeiro ministro que acabou condenado, só pode ser mesmo ser adjectivado assim! “Sério e profissional”

      Deixarmos a irracionalidade dos clubismos para debater, e utilizando as palavras do referido ex primeiro, é que era “porreiro pah”

    • Chico
      Posted Maio 28, 2020 at 8:27 pm

      Acho imensa piada colocar Figo à frente de Eusébio e dizer que Rui Costa nem top 5, enquanto ostenta esse nickname.

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Maio 28, 2020 at 11:51 pm

        e a tua obcessão pelo nickname tirou-te tanto do sério que nem leste que ele escreveu “do século”, embora não concorde em nada com o SCP99. Rui Costa foi um craque, apenas superado por Ronaldo e Figo ( estou a falar dos que eu vi ).
        Isto de benfiquistas atacarem sportinguistas e vice-versa… ao ponto de fazerem comentarios com uma deshonestidade intelectual gritante já cheira a mofo. É tudo do mesmo.

        • SCP99
          Posted Maio 29, 2020 at 1:24 am

          Eu não mencionei uma única vez clube nenhum no meu comentário e consigo contar pelo menos 4 respostas a falar de clubes ou clubismos. Para mim o Rui Costa não é top 5 o que não implica que não tenha sido bom. Eu tenho os meus critérios para escolher os melhores. Haverá outros critérios nada contra, agora também não vamos cair no ridículo de dizer que um bola D’Ouro que fez carreira nos 2 clubes mais titulados do mundo nos últimos anos não é o 2° melhor jogador português do século (e só não é o 1° porque há o rapaz dos records).

        • Chico
          Posted Maio 29, 2020 at 1:14 am

          Não me tirou do sério. Enganei-me a ler, simplesmente, acontece. Até porque a metade mais produtiva individualmente da carreira de cada um foi no século passado e não neste, mesmo o Figo tendo ganho a Bola de Ouro já neste século. Não percebo onde está a minha desonestidade intelectual (é assim que se escreve).

      • Tiago Peixoto
        Posted Maio 28, 2020 at 10:30 pm

        O Eusébio não jogou este século. Em relação ao Rui Costa, é uma questão de opinião, até porque fazer um top 5 de jogadores portugueses deste século implica misturar posições, o que acaba por ser dificultar comparações. Por exemplo, o Ricardo Carvalho, foi mais ou menos jogador que o Rui Costa? É muito difícil comparar, são posições totalmente distintas.

        • Jay-Jay Okocha
          Posted Maio 28, 2020 at 11:44 pm

          Deixa lá, o artista comparou xavi e figo … não terá dificuldades em dizer que o Rui Costa era melhor do que o Baía.

          • Chico
            Posted Maio 29, 2020 at 1:06 am

            Escusa de me chamar de artista que eu não ofendi ninguém. Depois, é óbvio que não comparei Figo com Rui Costa, simplesmente fiz uma redução ao absurdo para contrariar um “argumento” seu.

            • Jay-Jay Okocha
              Posted Maio 29, 2020 at 9:53 am

              Nao comparaste Figo e Rui Costa? Va… acho que “argumentar” contigo é inútil. Dizes e desdizes constantemente.

        • Chico
          Posted Maio 28, 2020 at 11:32 pm

          CR7, Figo, Rui Costa, Ricardo Carvalho, Deco. Parece-me bem fácil.

          • Tiago Peixoto
            Posted Maio 29, 2020 at 12:24 pm

            Devo dizer que é uma excelente lista. Mas por exemplo, eu acho que o Baía também merecia um lugar, tirava quem? É sempre difícil escolher entre diferentes posições.

      • Mike The Kid
        Posted Maio 28, 2020 at 9:27 pm

        Isso funciona para os dois lados, também posso achar muita piada se um benfiquista pensar o contrário

      • Oldasity
        Posted Maio 28, 2020 at 9:24 pm

        Ele disse claramente “do sé

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Maio 28, 2020 at 4:55 pm

    Sim. Claro. Todas as opiniões são válidas não é…
    Zidane foi muito mais criticado por antigos companheiros de equipa ( Rothen, Petit, Micoud) ou por pessoas que conviveram com ele do que alguma vez Figo o foi.
    E no entanto deves ter melhor imagem do Zidane.
    Penso que tudo é relativo. Mas se afirmas que Rui Costa ( que era um jogador fabuloso que tambem adorei ) era intrinsicamente melhor que o Figo.
    Acerca da ida dele do Barça para o Real, tratou-se na altura de uma jogada entre o empresário dele e o candidato a presidência do Real que depois viria a ser eleito ( Florentino Perez ), nao estou a defender ninguem. Não tendo estado nos bastidores, e podendo apenas me basear naquilo que eu li na imprensa estrangeira ( a neutra, não a catalã ou madridista ), acho que o Figo arriscou e assumiu.
    Ja que comparaste com o xavi, porque nao comparar com o victor valdes? Contra argumento riduculo… claro que o Cannavaro apesar se não ter muitos golos ou assistências foi um craque…
    Usei o argumento dos golos e das assistências porque se trata de um extremo , e não de um 6 ou de um 8 ( isto nem merecia comentário de tão baixo que foi).
    Por tóxico entendo alguem que prejudica ou destabiliza intencionalmente, nunca vi isso no Figo. Duvido que alguem que fosse tóxico fosse tão respeitado, mas lá está, boatos por vezes têm mais decibéis do que factos.

    • Chico
      Posted Maio 28, 2020 at 6:14 pm

      O que é que a personalidade do Zidane tem a ver com a situação? Dei a minha opinião sobre a personalidade do Figo e TUDO o que disse a seguir foi sobre o que se passava “dentro do campo”. O post é sobre a deterioração da relação do Figo com um treinador, por isso parece-me óbvio que esse ponto inicial seja o ónus do post.

      Se queres falar sobre a personalidade do Zidane, toda a gente sabe que era um jogador frio e geralmente calmo, mas que explodia com entradas duras ou trash talk. Provavelmente era um pessoa quezilenta, difícil de lidar, mas a carreira como treinador demonstra que consegue impor respeito e é dos poucos capazes de liderar um grupo de superestrelas (sem precisar de andar aos berros ou a mandar bocas). Não acho que seja de todo arrogante, até o acho discreto e humilde para uma estrela daquela magnitude, mas todos têm defeitos. Há um documentário muito diferente sobre ele, filmado na primeira pessoa durante um jogo em que inclusivamente termina expulso depois de uma quezília e demonstra, dentro das limitações inerentes, quem ele era como pessoa. Aconselho.

      Como jogador, o Zidane foi muito superior ao Figo para mim e o Rui Costa foi um pouco superior. Não esquecer que o Rui passa a maioria dos seus melhores anos na Fiorentina, mesmo tendo Batistuta não era a mesma coisa. As estatísticas pouco valem no futebol, especialmente quando estamos a comparar dois jogadores com papéis diferentes.

      Por fim, não percebo porque ficou tão irritado.

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Maio 28, 2020 at 11:24 pm

        A tua penultima frase é a que faz mais sentido.
        Se percebo a tua logica, Rui Costa teria sido necessariamente melhor se jogasse no Real?

        • Chico
          Posted Maio 28, 2020 at 11:34 pm

          Bastava o Rui Costa ter ido diretamente para o Milan quando saiu do Benfica e hoje a imagem que as pessoas teriam dele seria melhor.

          • Jay-Jay Okocha
            Posted Maio 29, 2020 at 1:09 am

            Foi o que eu pensei…
            Como podes saber? A carreira não teria sido a mesma… melhor ou pior… pelos vistos deves ter algum dom.
            Por momentos pensei que estava a debater com alguém sensato.

            • Chico
              Posted Maio 29, 2020 at 12:59 pm

              Está muito comprometido nesta discussão. Não estou com paciência para insultos constantes.

              • Jay-Jay Okocha
                Posted Maio 29, 2020 at 2:04 pm

                Tu é que dizes que Rui Costa foi melhor do que Figo e para defender a tua opinião usas uma serie de argumentos completamente subjetivos. Mas lá está, todas as opiniões se valem n é..

  • Xyeh
    Posted Maio 28, 2020 at 3:53 pm

    Não gostar do Figo como pessoa não implica não gostar do Figo como jogador, e que jogador que era, quem acha que foi overrated está completamente errado e na minha opinião o Figo foi underrated mesmo tendo sido considerado o melhor jogador do mundo em 2001. Em campo era líder podia-se contar com ele para aparecer nos momentos chave, acho que as pessoas habituaram-se mal aos números do CR e do Messi. Se há pessoa que foi massacrada pelo Figo foi o Roberto Carlos, não faltam entrevistas dele a dizer que foi o jogador mais complicado de marcar, Figo era rápido e bastante forte, não era fácil deita-lo abaixo num ombro a ombro, tinha muita potencia no remate, e apesar de ter um drible simples era muito complicado de ler devido à velocidade e facilidade com que mudava de direcção, se forem ver vídeos notam uma certa semelhança na forma como o Figo e o Fenómeno usavam o corpo na altura de driblar (o Fenómeno com outro tipo de floreado técnico), no seu auge foi o melhor extremo do mundo.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Maio 28, 2020 at 11:32 pm

      Concordo. Penso que muitos, por não saberem distinguir o homem que é ( ou a ideia que têm dele ) com o jogador que foi, ou por simples clubite aguda , andam para aqui a escreverem barbaridades acerca do Figo.

    • Joga_Bonito
      Posted Maio 28, 2020 at 10:04 pm

      Subscrevo por inteiro.

  • Kacal
    Posted Maio 28, 2020 at 1:38 pm

    Não conheço Luís Figo pessoalmente e não tenho por hábito julgar quem não conheço. No futebol teve uma ou outra situação duvidosa, mas era um jogador que dentro de campo transpirava liderança e elegância. Em termos futebolísticos era um craquezão e foi o meu ídolo do futebol em pequeno.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Maio 28, 2020 at 2:11 pm

      Tambem foi o meu. Foi um grande jogador, com a sua ambição. Sempre deu tudo nas equipas mas quais jogou e isso é que interessa.

      • Kacal
        Posted Maio 28, 2020 at 2:34 pm

        Sem dúvida, Okocha. Além da qualidade era um jogador que dava exemplo em campo pela atitude e mentalidade, que puxava os outros consigo e subia o nível de quem tinha a seu lado. Lenda.

  • Chico
    Posted Maio 28, 2020 at 11:54 am

    Luís Figo sempre deu a ideia de ser um indivíduo tóxico e arrogante. Dentro de campo, também o achava um pouco overrated. Tudo bem que pouco vi no Barcelona, claramente o auge dele, mas no Real nunca me pareceu estar ao nível do Zidane, por exemplo. Pode ser uma blasfémia, mas, mesmo na Seleção, parecia-me que o Rui Costa era um jogador superior no início do século XXI. Sei que provavelmente não será uma opinião popular, mas acho que simplesmente não gostava do estilo.

    • Joga_Bonito
      Posted Maio 28, 2020 at 11:33 pm

      Rui Costa sempre teve muito mais qualidade intrínseca que Figo, só que foi para um clube que não favoreceu tanto a sua evolução. Se tivesse ido para o Barça de Cruyff como este queria quem sabe o que teria sido…O Figo foi para um futebol (espanhol) que o favoreceu mais a crescer e foi um excelente profissional, se pensarmos na vertente “dar tudo pelos clubes onde estava”. Agora a ser mau de balneário isso não sei, mas nenhuma vedeta é fácil de gerir. Agora, no que toca a ética sempre foi um tiro ao lado, aqueles escândalos de promiscuidade com a política, a treta de “não vou perder prestígio pela selecção”, enfim…

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Maio 29, 2020 at 10:01 am

        Mesmo não sabendo se não haveria nenhum jogador português melhor do que ele… intrinsicamente…
        O meu primo que nunca saiu do carcavelhinos de apúlia era intrisacamente melhor que o Figo… mas teve azar no percurso.

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Maio 29, 2020 at 9:58 am

        Pois.. quem sabe..
        Voces fazem me rir. Com os ” se isto, se aquilo “, consiguem abrir qualquer porta no campo da imaginação. Os que dizem qur Rui Costa foi melhor que Figo porque era intrinsicamente melhor, sao capazes de dizer que o Eusebio era o melhor do seu tempo, seml

        • Joga_Bonito
          Posted Maio 29, 2020 at 12:31 pm

          Quem dá vontade de rir são estes comentários. Agora não se pode falar do potencial que cada um tinha e não se pode dizer “se tal tivesse sucedido quem sabe o que teria sido”. Contudo, são os mesmos que quando cheira vêm sempre com especulações, desde que favoreça o seu ponto de vista. Rui Costa era mais jogador que Figo no início da carreira, aliás um dos aspectos que mais foi elogiado na carreira de Figo foi precisamente o facto de ter evoluído bastante e ter superado outros da sua geração que brilhavam bem mais alto que ele quando eram mais novos. A diferença é que a clubite impede alguns de quererem admitir isso. Leia qualquer entrevista da carreira no tempo em que Figo jogava e veja o que se dizia dele. Rui Costa era o eleito para Cruyff substituir Laudrup no Barça, acabou a não ir e teve um percurso diferente em Itália, que não favorecia tanto o seu futebol. Esperemos pelo post em que quando convir vai se lembrar de dizer “ah e tal, o que sucederia se…”.Poupe-nos falácias bacocas do “meu primo era melhor que o figo”, só dá para rir.

          • Jay-Jay Okocha
            Posted Maio 29, 2020 at 12:58 pm

            Campeão… eu não vou em “ses”. Ou melhor a única coisa que o “se” me garante é que a história seria outra.. sem certezas de mais sucesso ou insucesso.
            Ha jogadores com alto potencial que por terem saido de uma liga menos competitiva para um top clube numa liga de topo,se queimaram. A lenda do “se” diria que, caso tivessem esperado ou tivessem ido para um clube menor, teriam tido mais sucesso.
            Com isto quero dizer que tudo é hipotetico. E a unica certeza que temos é o que a história escreveu, o resto é um campo largo e infinito de suposições.
            Por ser honesto intelectualmente, tenho de admitir que apenas me foquei numa parte do que disseste, e após ler novamente o teu comentário. Concordo com o fundo e a forma.
            Rui Costa pode ter prometido mais do que Figo no início de carreira ( Fabio Paím tambem foi dado como futuro craque… por pessoas que percebiam da coisa), mas a verdade é que, apesar do Rui Costa ter tido uma grande carreira, não se compara a do Figo. E em termos de rendimento puro, Figo foi melhor que Rui Costa. E lendo o teu comentário novamente, penso que foi o que disseste.

            • Joga_Bonito
              Posted Maio 29, 2020 at 1:43 pm

              Ninguém nega que Figo foi melhor jogador que Rui Costa, apenas que aos 19 anos um tinha mais potencial que outro.

              • Jay-Jay Okocha
                Posted Maio 29, 2020 at 7:22 pm

                Há um ou outro artista que dizem que Rui foi melhor, e por momentos pensei que tavas a dizer isso. Concordo contigo, Rui Costa tinha mais genio no inici da carreira.

      • Chico
        Posted Maio 29, 2020 at 1:08 am

        Concordo com tudo. Colocaste a minha opinião de forma mais concisa e estruturada. Obrigado.

      • SCP1906
        Posted Maio 29, 2020 at 1:07 am

        “Rui Costa sempre teve muito mais qualidade intrínseca que Figo” é um comentário surreal mesmo vindo de um benfiquista claramente parcial.

        • Joga_Bonito
          Posted Maio 29, 2020 at 12:27 pm

          Surreal é este comentário. Quem viu a ascensão de ambos sabe bem que Rui Costa era o mais dotado daquela geração. Apenas teve uma evolução de carreira diferente da de Figo. Claramente parcial é você, que vem sempre tentar impingir que os do seu clube são melhores. Aprenda a ler comentários com atenção em vez de vir dizer asneiras. Figo tornou-se melhor jogador que Rui Costa mas não tinha tanto potencial, ou não sabe diferenciar entre potencial e concretização do potencial. É o que faz a clubite aguda.

    • Valderrama
      Posted Maio 28, 2020 at 9:10 pm

      Embora sempre tenha gostado mais da elegância do Rui Costa o Figo foi superior como jogador. No seu auge tinha uma técnica, mudança de direção e aceleração ao nível dos melhores

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Maio 28, 2020 at 11:34 pm

        Do nível de um bola de ouro. Rui Costa era um craque e como bem o dizes, bem mais elegante, mas a comparação com o Figo… por favor…

      • TBL
        Posted Maio 28, 2020 at 11:22 pm

        Concordo em absoluto. Não creio ser efetivamente difícil assumir que, nos últimos anos, Figo foi o segundo melhor jogador português depois de CR7.

        Se a visibilidade de Rui Costa foi prejudicada por nunca ter jogado em clubes com a visibilidade daqueles em que Figo jogou, isso é outra coisa…

    • Flavio Trindade
      Posted Maio 28, 2020 at 8:31 pm

      Não o conheço como pessoa, mas como jogador estava como JJ costuma dizer, noutro patamar.

      Que o digam os defesas esquerdos e direitos que levavam com ele pela frente…

      Era uma máquina. Forte, possante, com uma capacidade física e corporal anormal para um ala, boa técnica, tinha golo, tinha um último passe letal, cruzava bem e era um líder em qualquer equipa (e nao jogou em equipas pequenas)…

      O que eu achava mais genial era a forma como controlava a bola e como a recebia. Sempre orientada, sempre no chão. Já não há muitos assim.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Maio 28, 2020 at 2:18 pm

      Tóxico? Não sei no que te baseias.
      Arrogante tambem nunca foi, nem perto disso.
      Apenas é um jogador que lutou pelos seu interesses e pelo interesse das equipas mas quais jogou. Quanto ao nível futebolístico, muito poucos tiveram o nível de Zidane…
      A carreira de Figo, o número de assistências e de golos falam por ele.
      Nunca foi mediático e sempre foi reservado e amibicioso. Isso explica essa imagem que muitos têm. Rui Costa era um numero 10 puro, isso é uma “raça” aparte :)
      Compara-los não faz sentido mas Figo teve melhor carreira e poucos momentos maus.

      • Chico
        Posted Maio 28, 2020 at 2:44 pm

        Tóxico? Taguspark, a forma como geriu a ida para o Real Madrid, a candidatura à presidência da UEFA, as mais recentes declarações relativas à passagem pelo Inter e outras relativas a vários momentos da carreira dele (não é por acaso que teve problemas com vários treinadores). Sempre achei que teve uma postura arrogante.

        O futebol não é só numeros. Caso contrário, o Xavi não era dos melhores espanhóis da história, porque tem um número muito baixo de golos e assistências. No meu entender e na minha forma de ver futebol, o Rui Costa era intrinsecamente melhor que o Figo. Preferi sempre, apesar de não ser a opinião normativa. Não estou a comparar carreiras, porque isso depende de inúmeros fatores. Como jogadores, em termos da qualidade de cada um, acho a comparação válida.

    • Diogo Leal
      Posted Maio 28, 2020 at 12:13 pm

      Também tenho a mesma opinião em relação ao “indivíduo”. Mas relativamente ao jogador creio que estava noutro patamar. Um autentico craque, com muita magia, recorte técnico muito apurado e capaz de carregar uma equipa às costas.
      Mas claro que o Rui Costa tinha um estilo muito próprio e é normal que muitas pessoas se revejam mais no seu estilo.

Deixa um comentário