O presidente do Sporting, depois da vitória frente ao FC Porto para a Taça da Liga, deu a sua versão sobre os falsos positivos de Sporar e Nuno Mendes.
Tudo muito estranho. Então um está no sistema e o outro não? Depois já estão disponíveis e não há resposta por partes da autoridades? Ao ponto de pedirem ainda mais declarações?
Eu detesto teorias da conspiração, mas epá.
Estigarribia
Posted
Janeiro 19, 2021 at
11:10 pm
Como diz o outro, cheira a esturro.
Mas não vou comentar mais estes casos de COVID-19 pois já ando cansado de tantas polémicas.
Saudações Leoninas
f0ra de Jogo
Posted
Janeiro 19, 2021 at
11:20 pm
Frederico Varandas teve, sem dúvida, a sua melhor intervenção enquanto presidente do Sporting Clube de Portugal. Apesar do discurso não lhe sair de forma fluída, a mensagem foi clara e chocante.
Que existem clubes a esconder e/ou atrasar resultados de testes de COVID, já todos sabíamos. Mas esta nova informação da podridão que existe nos laboratórios encarregues desta mesma testagem é uma informação pertinente para todos os portugueses.
Felizmente, aqueles comunicados lançados no dia de ontem para lançar pressão sobre os “decision makers” surgiram efeito, podendo assim a equipa pregar esta magnifica chapada de luva branca.
Fake Plastic Fans
Posted
Janeiro 19, 2021 at
11:22 pm
Falou muito bem, não sendo sportinguista nem ter qualquer afeto à personagem, acabou o discurso muito bem: a importância que estão a dar à pandemia dentro do futebol é RIDÍCULA! Os milhões e milhões que gastam todas as semanas a testar jogadores SAUDÁVEIS, ASSINTOMÁTICOS, é tudo mediatismo!!! Este vírus é a “entidade” com mais propaganda, publicidade, marketing de SEMPRE.
Basta uns minutos de pesquisa por qualquer motor de pesquisa que não a Google (deixem de usar esta porcaria antes que seja tarde de mais) e chega-se à conclusão que a maneira que os PCR estão a ser usados não faz sentido nenhum!! Um teste positivo não quer dizer nada, não estás necessariamente infetado, nem quer dizer que o que foi encontrado (sabe-se lá o quê com ciclos de amplificaçãao na ordem dos 40!!!!!!!!!) vá fazer qualquer mal à pessoa.
Esse dinheiro em testes diários podia estar a ser usado pra quem realmente sofre com a pandemia, os idosos, hospitais, etc, foquem no que importa: os grupos de risco! este mundo entrou em completa paranoia, DESISTO!!!
AbbasK
Posted
Janeiro 19, 2021 at
11:55 pm
Mas o que vem ser esta conversa outra vez dos ciclos de amplificação? PCR usa primers para sequências específicas de RNA viral, por isso é um teste tão específico e com tão poucos falsos positivos (inerentemente o teste não causa falsos positivos). Gostava de saber que motores de busca que usa, pq realmente o Google pode não ser o melhor, mas tenho a certeza que a resposta não será Pubmed ou Web of Science, esses sim fiáveis.
M'difh
Posted
Janeiro 20, 2021 at
3:41 am
PCR-Polymerase Chain Reaction significa que antes de testares o material genético vais amplificar a amostra, por isso quanto mais ciclos usares maior será a probabilidade de encontrares o que procuras. Já que falas nas DBs científicas procura lá para que serve realmente o PCR, e já agora procura também as taxas de eficácia. Se achas que a comunidade científica é sequer livre de opinião nos dias que correm andas enganado. Toda esta treta do vírus não passa de um jogo político, onde a única coisa que não se conserva é a vida do povo, com ou sem Covid. A humanidade caiu num acto de histeria colectiva e deixou de tomar medidas racionais, por isso no último ano tudo o que foi feito e aplicado foi tudo menos científico. Já passou 1 Ano desde que ocorreu o primeiro surto epidemico e com toda a histeria mundial e consequente reunir de esforços, por esta altura já se deveria saber toda a estrutura complexa da partícula do vírus, o genótipo e o fenótipo detalhados, o próprio estudo da origem da mutação… E porque não se sabe? Porque é que o país onde se deu o surto andou tanto tempo a adiar investigações? Toda uma panóplia de coisas que até um iluminado da PubMed como tu não enxerga, e como tal nem questiona. Eu chamo a isto Pseudo-Ciência.
Saudações
Knox_oTal
Posted
Janeiro 20, 2021 at
8:28 am
Histeria colectiva?!? Isso é um argumento tão Março de 2020…
Obviamente há diversos problemas, a começar com a incoerência política e falta de uma estratégia clara, sem dúvida! Mas essencialmente a culpa desta 3ª vaga não é dos políticos, nem cientistas, nem dos laboratórios, nem dos ciclos… é simplesmente das pessoas e o sua insuficiente responsabilidade cívica! E para muitas o problema é mesmo continuarem a achar que isto é histeria e exagerado… até o problema lhes bater à porta (espero que não seja o caso)!
E para quem fala em Pseudo-ciência e depois vem com esse discurso borderline teoria da conspitação que por esta altura já se devia saber tudo e mais alguma coisa deste vírus tem muito que se lhe diga… quando simultaneamente há novas variantes a se tornarem dominantes!
E já agora quais seriam mesmo as tais medidas racionais para conservar a “vida do povo”?!? Por curiosidade…
Joao X
Posted
Janeiro 20, 2021 at
10:04 am
“simplesmente das pessoas e o sua insuficiente responsabilidade cívica!”
Absurdamente exagerado. Vamos portanto ignorar as medidas estapafúrdias, altamente incoerentes do governo? Epá não suporto isso!!
Culpabilizam as pessoas quando eles próprios estão a ser incompetentes??
No entanto, é preciso ter noção de que está mais do que provado que o confinamento não tem resultados significativos no combate à transmissão, NENHUM país está a conseguir travar isto com eficiência.
Knox_oTal
Posted
Janeiro 20, 2021 at
10:24 am
O confinamento não tem resultados significativos?!? Não sei em que realidade te encontras! Obviamente há outras medidas e o confinamento não é a “cura mágica” (mas chega um ponto que é inevitável, estamos nesse ponto… NÃO HÁ CAMAS nos hospitais camarada), mas no final do ano deu-se o ónus à responsabilidade individual com as medidas que se tomaram e o resultado está à vista! Por muitas realidades alternativas que inventem ou por muitas culpas que o Governo tenha (e tem!).
A pessoas esquecem-se, por que actualmente dão como adquirido, que DIREITOS vêm com DEVERES! LIBERDADE vem com RESPONSABILIDADE (a nossa liberdade acaba quando começa a liberdade de outros)! E por muito que o Governo tenha falhado, há uma quota muito significativa de responsabilidade em cada um de nós, sobretudo aqueles que não respeitam as medidas… por que mal ou bem são a única forma de controlar isto!
Mais, o que não suporto é culparem TUDO no governo, mas depois na hora de fazer a sua parte muita gente acha que só acontece aos outros ou que é tudo histeria colectiva. Isso é que é absurdo…
E mais uma vez, falar é fácil mas quais são as alternativas então… nessa tua realidade alternativa o que deveria ter sido feito?!?
Joao X
Posted
Janeiro 20, 2021 at
11:47 am
Não estou a culpar tudo no governo. Estou a criticar a forma como o governo está a pôr a culpa nos outros.
Lojas de rua fechadas, hipermercados abertos.
Não sei se sais à rua, mas se saíres vês o “ajuntamento” que se gera à porta dos hipermercados.
Estás a extrapolar o que disse. Isto tudo é muito complexo mas exige-se mais competência. Eu faço a minha parte.
Quanto às camas, não sei se é bem assim. Se me disseres que são mal geridas, aí acredito. O Nuno Rogeiro diz que há folga em camas para doentes Covid.
Knox_oTal
Posted
Janeiro 20, 2021 at
2:33 pm
Bem, o argumento dos hipermercados é dos argumentos mais contraditórios que podias dar! Mas é o PM que diz às pessoas para irem fazer compras VÁRIOS dias na semana e não se organizarem?!? Isso não é responsabilidade de cada um?!? Mas estamos a brincar ou quê?!? Sobretudo quando alguns dos argumentos que se ouvem dessas pessoas nas filas é basicamente que não tinham o que fazer e não há para onde ir por isso vão para os supermercados!!!
No fundo, responsabilidade máxima ao Governo e aos cidadãos liberdade e direitos para fazer o que bem entenderem… enfim não posso concordar com isso! A classe política e todos os seus defeitos é só um reflexo do que somos como sociedade e indivíduos! Pode ser injusto, até exagerado, mas não andará muito longe disto!
Devemos ter sempre um espírito crítico para com os nossos governantes, isso é óbvio e indispensável, agora temos que assumir a nossa quota parte enquanto sociedade/cidadãos. Basta ser complacente ou não dizer nada perante alguém que não cumpre as medidas e já estamos a (des)contribuir, e nisso acho que TODOS podemos assumir, ou deveríamos, que somos “culpados” de uma forma directa ou indirecta, mais gravosa ou menos gravosa. Todos podemos fazer melhor, a começar no “Zé Manel” da esquina e a acabar no Primeiro Ministro!
Obrigado por fazeres a tua parte, também me esforço para fazer a minha! Fica bem…
AbbasK
Posted
Janeiro 20, 2021 at
5:47 pm
O Nuno Rogeiro fala de tudo e não sabe nada. Não há literalmente camas em vários hospitais. Essa baboseira do Rogeiro deve ser por ele ver que a taxa de ocupação é de 97/98%, o que denota muita ignorância de como funciona um hospital. Esses 2/3% extra são de doentes que tiveram alta, mas ainda não foram libertados, por exemplo. Mas realmente é lindo justificar um problema médico e hospitalar com a opinião do imensamente opinativo Nuno Rogeiro.
JoaoMiguel96
Posted
Janeiro 20, 2021 at
10:31 am
Então tu precisas do governo para ter bom senso? É preciso ser o governo a dizer para as pessoas não fingirem ir passear um cão que não existe para o paredão de Cascais? Não me lixes.
O governo tem sido super incompetente, mas o povo português tem feito muita merd*. Mesmo que tenham flexibilizado o natal, os portugueses podiam ter bom senso. Eu cá só tive com as pessoas de casa, mais ninguém. Passagem de ano a mesma coisa.
Fake Plastic Fans
Posted
Janeiro 20, 2021 at
1:10 pm
Knox, é claro que o problema não é as pessoas nem a irresponsabilidade delas. Repara que em Março confinamos com 250 UCI e 1000 internados, a lavagem cerebral foi real, a economia teve um tombo brutal, vários especialistas alertaram que estávamos perto da semana 19 que é quando as infeções respiratórias têm uma descida abruta, mas o importante era dar cabo da economia.
Se, segundo o governo temos 17 000 camas disponíveis para COVID19. 1800 ventiladores.
Se temos 5000 internados e 700 em UCI, o problema é a falta de profissionais? ou as camas estão mal distribuídas?
Porque na primeira vaga andou as forças armadas enviar mensagem a recrutar pessoal para ajudar, montaram pavilhões, etc etc, e chegamos ao mês que se sabia que ia ser pior (morre sempre imensa gente com gripe no início do ano) e nada se preparou.
Temos de questionar muito… se as máscaras, distanciamentos, regras todas absurdas que se vêem fazem algum efeito, e isolar o vírus para finalmente conseguir provar que é o SARS-COV-2 que despoleta estas infeções pulmonares que sempre existiram.
Só que isolar o vírus não vai ser fácil, como o Dr. Stefan Lanka provou, qdo ninguém conseguiu fazê-lo com o sarampo (dos vírus mais rodados por aí), nem com nenhum outro vírus na história da humanidade.
Knox_oTal
Posted
Janeiro 20, 2021 at
2:15 pm
Esse “vários especialistas” diz-me muito pouco… se forem como o Dr.Raoult em França diria que a especialidade desses especialistas é quererem atenção e aumentarem o volume de negócio da sua prática privada! Vês também tenho espírito crítico!!! Achar que aquele primeiro confinamento em 2020 não foi inevitável e necessário, por muitas consequências negativas que tenha tido (e teve claro!), transcende-me! Era uma doença nova, sem tratamento, não havia protocolos, não havia meios disponíveis à escala necessária, sem meios de rastreio abrangentes… era suposto fazer o quê mesmo?!? Jogar roleta russa com a vida das pessoas? Na Suécia correu muito bem essa versão, tanto que tiveram que mudar de estratégia (para uma daquelas que dizes absurdas).
Mais, continuar a duvidar que medidas básicas como máscara e distanciamento são ou não necessárias, quer dizer… não há muito a debater! Porque é impossível debater argumentos desprovidos de lógica e desfasados da realidade, sejam eles amplificados por “especialistas” ou não… São perfeitas como medidas? Não, mas são as mais eficazes! E esse discurso de banalizar, menorizar e descredibilizar tudo o que é feito (e às vezes até o que não feito), além de ser repetitivo não é útil! Por falar em utilidade, continuas sem dar alternativas…
O problema das camas e dos hospitais, como enfermeiro vou te explicar em termos simples: não se tratam de nacos de carne a serem admitidos nas urgências! São pessoas, tem que haver triagem, um processo de admissão com recolha de dados, estabilizar e instalar o utente e reencaminhá-lo para as unidades adequadas… tudo isso leva tempo e ocupa espaço físico! Ora se de uma semana para outra os casos duplicam (ou pior) a capacidade de resposta, absorção e reencaminhamento desses mesmos utentes é altamente afectada, já para não falar na sobrecarga infligida a todos os níveis nos vários profissionais de saúde! Daí as filas de espera nas Urgências! Até podes ter as camas suficientes (ainda que se deva referir que os números que apontas são a capacidade máxima, o que é um pormaior), os ventiladores necessários, etc, porém iria ser sempre muito complicado gerir uma vaga assim.
Agora, houve falta de preparação e antecipação do Governo?!? Óbvio, não me viste dizer o contrário!!! Há falta de pessoal, óbvio, há anos que há desinvestimento na Saúde, o privado podia estar a fazer MUITO mais? Claro! Há discrepâncias entre as várias regiões no país, não há como esconder e não é só na Saúde, é em TUDO!
Agora nada disso impede ou, melhor, tira a responsabilidade civil desta última vaga! E aliás em Dezembro tentaram fazer o que referes no primeiro parágrafo, poucas restrições, maior flexibilidade ao comércio para não “matar” a economia, apelo à responsabilidade civil… enfim, podemos discutir se podiam ter mais ou menos, mas foi o que tentaram. Resultado: as pessoas desvalorizaram completamente a pandemia, muitas não respeitaram coisa nenhuma para as festas e ajuntamentos e pensaram que já tinha acabado (curiosidade: os prazos imaginários para isto desaparecer segundo os tais especialistas de que falas estão sempre a ser adiados e as coisas estão piores que no início). Tentar fazer de conta que os nossos comportamentos não tão ou mais importantes que as políticas e estratégias governamentais é só palerma e desprovido de lógica, solidariedade e simples bom-senso!
Muita força nessa luta! Fica bem e usa máscara se faz favor…
Fake Plastic Fans
Posted
Janeiro 20, 2021 at
3:55 pm
Knox, eu uso máscara sempre porque sei viver em sociedade e sempre irei respeitar as ideias dos outros, coisa que a maioria deixou de fazer. Não preciso que mo digas para fazer.
Quem comanda esta pandemia conseguiu meter as pessoas umas contras as outras a apontar os dedos, é incrível!
Por favor, usa a tua cabeça e diz-me: não serão as máscaras e o confinamento dos velhotes que os está a deixar tão vulneráveis? Sabes porque idosos dos lares não têm resistência ao bicho? Sabes o que acontece se fizeres o mesmo ao resto dos velhotes?
Pensa bem como é que um vírus tão transmissível e o tudo mais já esteve em tantos balneários, pegando agora no exemplo do Benfica, só agora os restantes pegaram? Também achas que eles sempre usaram desinfetante e máscaras no balneário…
Se és enfermeiro deves conseguir responder-me a esta dúvida (esta é mesmo honesta). A afluência de doentes com infeções pulmonares (ou mesmo gênero) é maior este ano do que nos anteriores? Quão maior? Se estivéssemos a viver normalmente, teríamos 100 000 mortos de covid19 em Portugal?
Porque eu apesar de estar numa narrativa contrária, não tenho a certeza de nada do que falo, só sei que nada sei, apenas gosto de questionar e não simplesmente comer o que metem na mesa.
Knox_oTal
Posted
Janeiro 20, 2021 at
5:09 pm
Não adianta debater mais e já disse o que tinha a dizer (só se ia tornar repetitivo e dar-te “palco” que é o que queres), já estás muito “contagiado”… passando o termo! Como enfermeiro e simplesmente como cidadão, a única resposta que te posso dar é a de procurares ajuda. É grave…
Muita força nessa luta!
Joaopcalves
Posted
Janeiro 20, 2021 at
2:27 pm
Stefan lanka, esse grande “doutor” que jura a pés juntos que o vírus do Sarampo não existe?
Quanto ao resto dos leitores não sei, mas este user é uma pessoa anti-vacina e a pregar a sua fé. De mim não tem mais respostas.
Fake Plastic Fans
Posted
Janeiro 20, 2021 at
4:32 pm
Sim, esse mesmo, o Stefan Lanka que ofereceu 100 000$ a quem lhe provasse a existência do sarampo e que ainda ninguém conseguiu provar. Provavelmente o maior especialista na matéria no mundo mas sem apoio dos globalistas desta vida…
Luis Sousa
Posted
Janeiro 20, 2021 at
10:48 am
Sabe-se a estrutura e o genoma do vírus. O PCR não vai encontrar RNA que não está lá. Até parece que a maior parte dos testes de rastreio não são negativos… Há muitos erros, irresponsabilidade e populismo de quem nos governa em Portugal e de quem devia ter controlado a situação no seu início na China, mas é preciso ter calma e não entrar em teorias de conspiração.
A sério que usas uma revisão publicada num blog?! Isso não foi publicado em nenhuma revista indexada com fator de impacto relevante. Certamente não terá sido peer reviewed. Legitimidade zero
Fake Plastic Fans
Posted
Janeiro 20, 2021 at
7:05 pm
Mas achas que alguma vez vão publicar isto? Isso era um atestado de incompetência a toda a comunidade científica. A verdade está cara mas é como o azeite. Isto foi escrito por um montão de experts na matéria, por não ser publicado deve ser ignorado?
Mas se dizes que os ciclos de amplificação só amplificam o que lá está… é porque não vale a pena perder tempo contigo
AbbasK
Posted
Janeiro 21, 2021 at
12:48 am
Então amplifica o quê? Transforma o DNA das células epiteliais da nasofaringe em RNA de Sars-cov2. Não faz sentido algum. Se esse estudo fosse verdadeiramente bom e com base em evidência científica, haveria sempre uma de milhares de publicações a querer publicar… por amor de deus… Estás a basear a opinião num artigo de um blog teoricamente escrito por uns especialistas, quando há 1000 outros especialistas que não concordam com praticamente nada do que aí foi escrito. Já deu para ver que não percebes nada de PCR e mamaste tudo o quem quer que seja lá escreveu, mas pronto. Houvessem mais pessoas como este user com nome de uma das piores músicas dos Radiohead e estaríamos com o dobro dos mortos por covid
Fake Plastic Fans
Posted
Janeiro 21, 2021 at
11:34 pm
Abbask, és um cidadão mal informado a falares do que não sabes. Como já disse, não vale a pena perder tempo contigo.
Aumentem lá os ciclos para 50 que assim é que não vai escapar nada, só tamos a amplificar o que lá está!! Como não rir…
AbbasK
Posted
Janeiro 20, 2021 at
5:29 pm
Eu sei perfeitamente como PCR funciona, os ciclos de amplificação só amplificam o que lá está. Sei também detetar teorias da conspiração sem cabimento a milhas.
Fake Plastic Fans
Posted
Janeiro 20, 2021 at
2:45 pm
Vê o que respondi em baixo ao Luis Sousa. Temos de saber a quantidade de ciclos que são usados em toda a Europa para podermos chegar a uma conclusão.
as tais sequências de RNA viral que são usadas no testes PCR foram criadas num laboratório chinês (sou o único que não confia neles?) “artificialmente”, através de sequências do original Sars-Cov. Porque na altura não tinham amostras de material genético do novo vírus infeccioso (vivo) nem RNA dele isolado. Até à data, continua tudo igual…
oMeuUserName
Posted
Janeiro 20, 2021 at
7:01 pm
Para de dizer asneiras, é impressionante a quantidade de barbaridades que dizes…
“as tais sequências de RNA viral que são usadas nos testes PCR foram criadas (…) artificialmente”.
Quais sequências? Estás a falar dos primers que se usam em todos os PCR? Todos os primers são criados artificialmente, seja na China, na América, ou no Zimbabué, para amostras de SARS-CoV-2, de células humanas ou de folhas de azinheira…
Os primers são sequências complementares do código genético que se quer replicar, e que se ligam a zonas específicas do RNA viral por complementaridade, sendo que em português a expressão que se utiliza para concebê-los é “desenhar primers” (fica claro pela palavra “desenhar” que se trata dum processo artificial). Existindo esta ligação específica, há enzimas que replicam essas sequências, e os ciclos servem para amplificar essas sequências aumentando a sua quantidade. E porquê? Porque o restante material genético não se replica, porque não se liga aos primers, e então ficamos com uma maioria de material genético viral. Se não houver material genético viral à partida, podes ter 200 ou 500 ciclos, que não vai amplificar nada. É óbvio que o número de ciclos se estuda e varia consoante o objetivo do PCR. Mas se foi fixado em 40 para estes PCR de análise ao SARS-CoV-2, é porque alguém investigou e chegou à conclusão que era o número mais indicado para avaliar.
Mas tu vens falar de ciclos e não sei que mais, quando só por essa tua frase que citei, podemos ver que não percebes patavina do que estás a falar…
Fake Plastic Fans
Posted
Janeiro 22, 2021 at
12:46 am
A linguagem não é a indicada porque claramente não é a minha área, o que não invalida que o que estou a dizer esteja em grande parte certo. Os tais primers foram criados a partir do Sars-Cov de 2003, que já esse foi uma falcatrua. Por isso é uma falcatrua em cima doutra falcatrua!
A questão dos ciclos é inegável e indefensável, qualquer perito o admite: ciclos de amplificação acima dos 36/37 não dá para identificar coisa nenhuma! praticamente só são detetados vírus mortos, que não infetam, por amor de deus…
medrxiv.org/content/10.1101/2020.08.04.20167932v4
tens mais de 29 estudos a comprovar que estão a ser mal usados, mas tu já sabes tudo e qualquer informação que contrarie aquilo que o consciente tem em expectativa ouvir vai automaticamente contrariar e ignorar. tem de haver debate na ciência e isso há muito deixou de existir, não podes ser negacionista.
For Dummies
Posted
Janeiro 19, 2021 at
11:27 pm
Bastou haver um clássico em que se meteu no meio a existência de jogadores ou não infectados para dar azo à descredibilização por completo de um laboratório que opera em todo o país e testa milhares de portugueses. Impressionante.
Ainda não se percebeu que é por isto que as pessoas menos informadas vão começar a duvidar do resultado dos testes ainda mais e mais complicada será a gestão desta pandemia. Quem tem tempo de antena e quer ser melhor do que os outros, deveria dar prioridade à sua posição de figura pública para promover a consciência social e nem sequer abordar estas m*rdices. O jogo já passou e o Sporting ganhou, ponto.
JJoker
Posted
Janeiro 19, 2021 at
11:47 pm
Se há um laboratório que em e-mail assume erro mas quando lhe pedem para o assumir publicamente, se recusa a fazê-lo, EU quero saber.
Este país está cravado de exemplos de canais subterrâneos.
Fake Plastic Fans
Posted
Janeiro 20, 2021 at
12:32 am
“E por isto que as pessoas menos informadas vão começar a duvidar o resultado ……”
é exatamente o oposto, pessoas com espírito crítico que não se remetem a dados da CS é claro que vão duvidar, basta perder uns minutos.
Porque não se deve por em causa o resultado dos testes? Como explicas que NINGUÉM sabe quantos ciclos são usados nos testes em Portugal? essa informação devia vir junto do resultado pois muda tudo. Se te disser que há um estudo CREDÍVEL que diz que com 40 ciclos (o número indicado para ser usado nos laboratórios na Europa e USA) a probabilidade de ser um FALSO POSITIVO é acima dos 95%? Porque a comunidade científica não se reúne e discute sobre isto, como sempre se fez na ciência, e simplesmente escolhe ignorar ideias opostas? Alguém em Portugal estudou sequer o funcionamento dos testes? Já alguém conseguiu isolar (purificar) o novo coronavirus que parou o Mundo? Se não, então este teste deteta realmente o quê?
Há demasiadas perguntas por responder para não se colocar em causa a viabilidade dos testes da maneira que estão a ser usados. Acima de tudo temos de QUESTIONAR e desconfiar muito do que ouvimos todos os dias dos nossos políticos que são peritos a mentir, é a coisa que fazem melhor: enganar o povo!
Joaopcalves
Posted
Janeiro 20, 2021 at
2:21 pm
Já chegaram ao Visão os Chalupas pela Verdade.
Parei de ler quando disse que, usando o numero indicado de ciclos nos USA e Europa, a probabilidade de ser um falso positivo é superior a 95%.
Ou seja, 95% dos resultados positivos sao falsos? Que comentário lunático. Mas já que queremos credibilidade, pode por favor dizer o nome do estudo? Dizer “ah li num estudo…”
Fake Plastic Fans
Posted
Janeiro 20, 2021 at
3:33 pm
Joaopcalves, se estiverem mesmo a ser usados 40 Ct, é verdade.
Agora, se testarmos apenas aqueles com sintomas, é claro que vai haver menos positivos. No caso dos jogadores, é óbvio que os positivos são na maioria falsos, mas a empresa que faz os testes com CERTEZA não usa mais de 30 ciclos.
Como é que é alguém é capaz de insultar outro ser humano simplesmente porque pensa de maneira diferente? O que está mal na humanidade? Quase tudo.
Ao me chamares chalupa, vou te provar o que digo com base numa pessoa que deves considerar das mais credíveis no mundo da ciência e gestão da pandemia, para falarmos a mesma linguagem: o grande Doutor Fauci!!!
Ou então pesquisa pelo acordão do tribunal de relação de Lisboa do caso dos 4 turistas alemães. As juízas foram sacrificadas pela CS (os verdadeiros governantes do nosso país desde o 25 de abril) por falarem a VERDADE!!! O que elas disseram, por mais distorcido que possa ser, está comprovado cientificamente.
Miguel Marques
Posted
Janeiro 20, 2021 at
6:49 pm
O Fauci nao diz nada disso.
Diz que ao usar um ciclo alto (os tais 40 que falas) detectas cargas minimas de virus, como tal podes incluir em positivo doentes com menor risco de infecciosidade. Há vários estudos a decorrer para o uso de cut-off de CT para passar doente de enfermarias covid para nao covid por baixo risco de infeciosidade para os restantes.
EM LADO nenhum aumento o valor de falsos positivos para 95%.
Duvidar e questionar faz parte da ciencia. Nao venhas com esse argumento de treta que nao se pode questionar e pensar de forma diferente.
Depois quando apresentares argumentos cientificos, apresenta com estudos publicados e revistos.
Senão eu faço o meu estudo.
Num dia de trabalho vejo 20 doentes covid. Nunca tive nenhum obito. Portanto a mortalidade é zero!
O problema é que no dia a seguir a eu ver esses 20 doentes, morreram todos. Então a mortalidade passa a ser 100%
é deste cariz a tua ciencia.
Fake Plastic Fans
Posted
Janeiro 22, 2021 at
12:55 am
Se perceberes inglês mete no minuto 4:20 e ouve bem com atenção. Aquilo que detetas com 40 ciclos não importa para nada porque são vírus mortos! Não podes usar mais de 35 ciclos se 97% dos positivos são viírus mortos, não infecciosos, este é o ponto!
Dogenz
Posted
Janeiro 20, 2021 at
3:37 pm
Aconselho-te a pesquisares o modo como a Islândia lidou com o vírus, como é que já testaram metade da população (também não é muita ahahah), sequenciaram o vírus geneticamente e as conclusões a que chegaram. Assim por alto, eu digo-te: a gravidade com que vais ter os sintomas está muito relacionada com o teu código genético.
Os sintomas mais frequentes são tosse seca, pingo no nariz e imensas dores pelo corpo todo, a febre não é um deles, daí a ideia de medir a febre não ter servido de grande coisa.
E sendo um economia bastante dependente do turismo, tiveram que abrir o país, ou seja, obrigaram os turistas a fazer o teste assim que entravam e, caso dessem positivo, ficavam 5 dias em quarentena e voltavam a refazer o teste. 20% dos turistas que testaram positivo, passados 5 dias, testaram negativo e o contrário também aconteceu.
Ou seja, tanto um teste positivo como um negativo podem ser sinónimo de nada, podes ter que ficar em isolamento sem necessidade porque deste positivo, como podes andar aí na boa porque deste negativo mas afinal andaste a infectar meio mundo.
Percebem agora o porquê das medidas como o afastamento, máscaras e lavagem das mãos?
Porque o objectivo é reduzir as cadeias de contágio mas também, caso o contágio exista, que a carga viral transmitida seja menor.
AbbasK
Posted
Janeiro 20, 2021 at
5:40 pm
Um estudo credível que foi postado num blog e não numa revista científica indexada. Credibilidade inexistente.
AbbasK
Posted
Janeiro 20, 2021 at
5:43 pm
O vírus já foi sequenciado centenas ou milhares de vezes. Que comentário ridículo, quem menos sabe é quem acha que sabe mais.
AbbasK
Posted
Janeiro 19, 2021 at
11:31 pm
Se isto for verdade, é gravíssimo. Principalmente o SINAVE, os laboratórios são OBRIGADOS a notificar casos positivos. Depois o laboratório ter admitido erro e depois deixar de responder… Estranho. Mais estranho é o diretor clínico ter prestado declarações contraditórias ao O Jogo, seguido de ataque no Twitter ao Sporting da pessoa mais tóxica do futebol tuga (J Marques) e culminando no cenário descrito aqui. Além disso, consta que o diretor clínico da Unilabs é fanático pelo Porto e publica constantemente nas redes sociais sobre o Porto, tudo muito estranho.
zebenfas
Posted
Janeiro 19, 2021 at
11:31 pm
Podem falar em teorias da conspiração, mas ja ha muito tempo que rolam na net teorias sobre estes testes feito na Unilabs, vejam quem é o director que o SCP quer processar,vejam quem pertence ao CEO desta empresa…Pensem na forma argumentativa do JFM, os dados que tinha e o inisistir que o SCP mentia…zeitgeist :) …”No creo em brujas,pero que las hay,las hay”
Joao X
Posted
Janeiro 20, 2021 at
8:54 am
António Maia Gonçalves e Luís Menezes?
Têm alguma ligação ao Porto?
zebenfas
Posted
Janeiro 20, 2021 at
9:55 am
Luis Menezes, chegas lá facilmente, imagina quem é o pai? aquele que alugou o olival por meia duzia de tostoes…Se pesquisares encontras muitos posts do luis Menezes com discurso “à porto,contra tudo contra todos”…o Antonio Maia desconheço, o outro CEO é o Sergio gomes da silva, tenta advinhar pelo apelido quem é o pai ;)
Gregor Samsa
Posted
Janeiro 19, 2021 at
11:32 pm
Eu não acredito em bruxas mas que as há, há….
Enfim isto é tudo muito estranho e continuamos a ser comidos de cebolada sem que as autoridades competentes façam nada.
SL
Yes Man
Posted
Janeiro 19, 2021 at
11:33 pm
O Sporting não usou Sporar por falso positivo (ok, acontece) e o Nuno Mendes por pura incompetência… Isto é incrível!
Andrezinho14
Posted
Janeiro 19, 2021 at
11:57 pm
É fazer a chamada “Testagem à la Marcelo” com uma pequena pressão em direto na RTP e isto resolvia-se fácil.
Mas como isto é futebol, vão fazer-se teorias da conspiração e desconfiar de todos os métodos de teste (que dão jeito) e esmiuçar o assunto.
Testou positivo, vai para casa. Não é isso que fazem às outras pessoas? Andar aí a testar e depois é “à melhor de 3″…
Filipe Ferreira
Posted
Janeiro 20, 2021 at
10:22 am
Claramente não entendeste o discurso
hmarques
Posted
Janeiro 20, 2021 at
1:44 pm
Provavelmente nem o vídeo viu.
Joaopcalves
Posted
Janeiro 20, 2021 at
2:17 pm
Se fossem como as outras pessoas, estavam sempre em isolamento por cada colega de equipa positivo.
DNowitzki
Posted
Janeiro 20, 2021 at
12:33 am
Investigue-se e averigue-se.
Sou um leigo, pelo que não vou entrar em teorias da conspiração. Quando houver factos, talvez se possa dizer algo com sumo.
Dr S
Posted
Janeiro 20, 2021 at
12:42 am
Fui o único que fiquei cansado a ouvir isto? Ele nunca mais desembucha?? :D
Estranho, grave, só chocante para quem não anda atento ao que se passa por este país fora
Johnaw
Posted
Janeiro 20, 2021 at
11:31 am
Ahah tbm eu. Parecia um gajo a contar uma história quando está com os copos, e fica a enrolar, parece que nao consegue sair da 1a mudança
Knox_oTal
Posted
Janeiro 20, 2021 at
8:57 am
Mais uma vez, tudo tão triste no futebol português! Mas aqui tendo a concordar com Federico Varandas, a minha única questão é que devia ter feito esta conferência mais cedo… poderia evitar parte do “circo” no dia de ontem, se bem que percebo que estivessem a tentar esclarecer a situação e reunir toda a informação antes de falar. Por isso acho aquele primeiro comunicado desnecessário, já que deixou em demasia espaço à imaginação e conspiração. Aliás basta ver o que desencadeou!!! Ainda assim, acho que este discurso de Varandas, que por vezes é tão hipócrita como os outros na minha modesta opinião, foi adequado e bastante claro, sendo que a ser verdade o que diz, obviamente deveria haver uma averiguação das alegações e responsabilizar quem for preciso.
Quanto a mim, e fugindo à extrapolação quase natural (e infeliz) que se faz em tudo no futebol português e consequentemente a teorias da conspiração, com os dados que o Sporting forneceu e as decisões das autoridades de Saúde, o que salta mais à vista não é uma cabala contra o Sporting, essa pobre vítima do futebol, mas sim um problema sistémico em Portugal em todas as áreas que concerne a burocracia exagerada, a fraca articulação entre as várias entidades responsáveis que impedem decisões atempadas e a tendência para os “decisores” não assumirem responsabilidades ou erros (onde já inclui Varandas noutras situações). A posição da DGS nem me choca e até acho razoável, até pela onda mediática que este caso estava a causar, para atenuar os danos na credibilidade da testagem (que já é ténue infelizmente, por diversas razões). Logo, com os dados que são públicos, quem fica MUITO mal na fotografia é o laboratório e quem o dirige, pois erros podem acontecer, mas depois é preciso os assumir e encarar as consequências… mais, penso que este aparente encobrimento, ou tentativa, pouco tem haver com o Sporting especificamente ou com o futebol no geral (como se está a tentar conspirar), mas sim com uma empresa privada a tentar salvaguardar os seus interesses e contratos (que não devem ser poucos neste momento) e que no processo “a emenda saiu pior que o soneto” (como tanta vezes acontece).
Resumindo, falhou alguma coisa obviamente e a responsabilidade tem que ser atribuída a alguém através de uma averiguação (a questão do SINAVE é particularmente relevante), percebo a posição de Varandas (fizeram queixa e bem!) mas não me revejo nos enredos de conspiração adjacentes, dá-se relevância demais ao futebol em Portugal e há problemas bem mais urgentes no país neste momento (mas é bem provável que esta notícia vá ser peça de destaque nos programas de informação nos canais generalistas… o que é triste a meu ver)!
Saudações Desportivas
JonySilva
Posted
Janeiro 20, 2021 at
10:29 am
Infelizmente a hipocrisia reina na nossa sociedade, bem como a mentira!
Acham normal 2 indivíduos com um teste positivo, que depois aparentemente foi falso positivo, não terem que cumprir isolamento de 14 dias na mesma ? Acham que o presidente do Sporting esteve bem, como medico, como alto responsável, como alguém que influencia opiniões ?
Isto não se trata de clubismo, mas sim de justiça e cumprir o dever, se os 2 são casos suspeitos não devem sair a rua e devem cumprir o prazo estalecido pelas autoridades de saúde, Simples e se,m duvida!
Parabéns ao Sporting, não foram justos vencedores mas ganharam que é o que interessa. O FCP desligou cedo demais o que até nem costuma ser normal na equipa.
Filipe Ferreira
Posted
Janeiro 20, 2021 at
11:14 am
Achas normal esses mesmos 2 indivíduos que fazem testes diários terem dado sempre negativo noutros laboratórios? Que não tenham sido registados no SINAVE e que primeiro os responsáveis do laboratório deem a palavra de que foi um erro laboratorial e depois já não dão?
Precisamente por o presidente ser médico é que fez bem em dizer o que disse, há pessoas, e muitas, a falecer do vírus e andamos a brincar aos infetados no futebol? Os jogadores do Sporting são testados diariamente, e se tivessem positivos realmente seriam imediatamente isolados, tal como aconteceu com Neto e Tabata, ou como aconteceu no inicio da temporada
RenatoFr
Posted
Janeiro 20, 2021 at
11:41 am
Qual é que foi a parte de “eles não estão infetados, os resultados são falsos-positivos devido a erro laboratorial” que não percebeste?
Agora de cada vez que houver erros em laboratorios mandamos jogadores para casa 10 dias sem haver uma tentativa de correção dos erros? entao vai haver jogadores a fazer mais do que uma quarentena.
Joaopcalves
Posted
Janeiro 20, 2021 at
2:14 pm
Fazendo uma analogia a ver se percebes.
A minha namorada dá positivo no teste de gravidez. Depois vai-se a ver e foi um falso positivo, fez mais 2 testes que deram negativo, e o proprio diretor da empresa dos testes disse por email que foi um falso positivo.
No entanto, pela tua logica, eu tenho na mesma que comprar fraldas, um carro de 5 lugares e ainda uma casa para que caibamos todos?
O Sporar e o nuno Mendes estão saudáveis e ponto final. Tanta gente a morrer e andam com estas novelas de merd*.
Andre A
Posted
Janeiro 20, 2021 at
11:06 am
Mas ninguem percebe que os 10 dias de isolamento requiridos é porque o estado não tem interesse em pagar 3x mais testes? Se voces quiserem fazer mais testes a pagar do vosso bolso e tiverem 2 negativos, o vosso medico de familia pode dar-vos alta clinica porque não têm o virus.
Quererem comparar esta situaçao com o comum pebleu não faz sentido porque, a não ser que precisem mesmo para trabalhar e tenham 0 sintomas, ninguem vai querer gastar em mais testes.
Agora eu não consigo perceber como é que se fala tanto da exatidão do teste mas depois ignoram 2 negativos seguidos… Uma amostra limpa pode ser infetada por erro, uma amostra infetada não pode ser limpa sem querer. E aqui as teorias da conspiração caiem por terra porque acham mesmo que o Sporting ia arriscar infetar a equipa principal só para ter o Sporar no jogo? Faz algum sentido?
PedroSCP
Posted
Janeiro 20, 2021 at
11:35 am
“O UNILABS tem no topo na administração Sérgio Gomes da Silva, filho de Fernando Gomes, o atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Luís Menezes, filho de Luís Filipe Menezes, antigo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.” in MaisFutebol . Se isto não cheira a esturro, não sei o que cheira…
Hugo FM
Posted
Janeiro 20, 2021 at
2:03 pm
Cheira muito a esturro, sem dúvida… sinceramente prefiro não acreditar que tenha havido dolo propositado, porque o dia em que acreditar neste tipo de coisas é o dia em que deixo de ver bola definitivamente.
Por isso se o futebol quer ter um produto atractivo e rentável deveria investigar e revelar o que se passou. Se o futebol não tiver capacidade para o fazer que peça às instituições estatais para o fazer. Mas deveria haver um esclarecimento mas desta vez um esclarecimento com provas, que não seja só de boca.
Macaco
Posted
Janeiro 20, 2021 at
2:38 pm
Os tachos promíscuos e a corrupção a la carte de sempre. Tentam limitar certos clubes em beneficio de outros a troco de muitas outras coisas de interesse.
Red Punisher
Posted
Janeiro 20, 2021 at
11:49 am
A única conspiração que se pode fazer é de que esse tal laboratório tem quota-parte na gestão do irmão de JNPDC, atual Presidente duradouro do FCP. A outra, foi os factos apresentados por Varandas, em hasta pública. Eu gostava que FV vencesse esta “guerra”, dado que no nosso país é muito difícil algum dia vencermos os Sistema. Uma pequena versão de Dartacão e os 2 Mosqueteiros (NM e Sporar).
oMeuUserName
Posted
Janeiro 20, 2021 at
6:35 pm
Primeiramente, tenho a dizer que concordo com o ponto central das declarações: algo de estranho se passou com o laboratório e os jogadores deviam ter jogado.
Mas, enquanto investigador científico, não posso deixar passar em branco algumas das barbaridades ditas pelo presidente Frederico Varandas:
1) – o laboratório não tem como garantir que foi um falso positivo… O teste deu positivo, igual a todos os outros positivos. Nenhum teste dá “falso positivo” ou “verdadeiro positivo”, o teste dá positivo ou negativo. Com base nos testes subsequentes, podemos argumentar que é bastante provável que o resultado inicial tenha sido errado e daí concluirmos que pode ter sido um “falso positivo”, provavelmente por algum erro técnico. Mas não há como garantir que assim foi, porque não dá para voltar atrás no tempo e identificar o erro, porque se tivessem identificado o erro, não o teriam cometido. Um erro destes não deixa “rasto” para que possa ser identificado.
2) – A superioridade moral de Frederico Varandas por ser médico não faz qualquer sentido num caso destes. Um médico não faz testes PCR, um médico não trabalha com estes dados, e muitas das vezes nem estuda isto, pelo que um médico não é nenhuma referência num caso destes. Isto é trabalho de técnicos de análises clínicas, de técnicos de laboratório, de biólogos, de bioquímicos, etc. Esta coisa de tomar os médicos como especialistas só porque se fala de saúde é algo que me irrita na nossa sociedade. Por isso que depois aparecem grupos como o “Médicos pela verdade” e coisas do género. Não são os médicos que são especialistas em PCR, não são os médicos que são especialistas em sequenciação genética, não são os médicos que são especialistas dum vírus novo. Isto é tudo trabalho da comunidade científica, dos milhões de investigadores espalhados por esse mundo fora. Os médicos “apenas” (não quero retirar qualquer mérito ou responsabilidade à profissão, que fique claro) aplicam os conhecimentos gerados pela ciência e pela investigação. Logo, se aparece um vírus novo, é a quem o investiga que temos de dar ouvidos… Se se realizam testes laboratoriais, é aos técnicos/biólogos/bioquímicos que os fazem que temos de dar ouvidos. Frederico Varandas não pode dizer “eu, como médico, garanto que são falsos positivos”, simplesmente não pode, porque não tem competência nenhuma para o afirmar.
3) – Devido aos pontos anteriores, é normal que a DGS exija um documento em que se fale em “erros” e não em “falsos positivos”, porque o laboratório não pode garantir que o teste foi um “falso positivo”, a não ser que o erro tenha sido propositado. O laboratório não tem como saber se aconteceu um erro de leitura do técnico, se foi uma contaminação por outra amostra, se foi uma troca de etiquetas, ou o que quer que tenha sido a origem deste resultado errado. Porque, se soubesse qual era o erro, não o tinha cometido… Por isso que o documento deve falar em admitir que algo possa ter corrido mal, sem poder especificar o quê. O facto de a ARS ter aceite o outro documento, em nada vincula a DGS para que esta tenha de o aceitar. Para a ARS servia, para a DGS não, qual é o problema disto? Porque é que o Varandas insinua que as autoridades de saúde mudaram de opinião? São duas autoridades distintas, não têm a obrigação de aceitar os mesmos documentos. E a DGS exigiu o documento em tempo útil, o problema foi apenas o facto do laboratório não ter respondido a tempo… Porque é que o Varandas deixa no ar uma suspeição sobre a DGS?
4) – A estatística apresentada por Varandas é só ridícula! “Tivemos muito azar porque em 30 testes tivemos 2 falsos positivos”, falando da percentagem de falsos positivos ser de apenas de 1%. Ora, ele está a dizer “a probabilidade de acontecer é de 1%, e nós em 30 tivemos 2, é muito azar”. Mas isto é completamente errado! Ele tem de dizer “a probabilidade é de 1%, e nós tivemos 2 depois de fazermos milhares de testes desde Maio até agora”. Porque é que o Varandas ignora que anda a fazer testes todas as semanas desde Maio e só ao fim de 8 meses é que teve problemas com os resultados? É que a estatística tem de ser feita contando com todo o universo de testes, não apenas com esta ronda…
5) – Falar dos testes antigénicos como contra-argumento ao PCR positivo é cientificamente incorreto. Os testes antigénicos têm uma sensibilidade muito diferente ao vírus, sendo que apenas detetam a carga viral em pessoas com sintomas ou no pico de infeção assintomática. É perfeitamente comum o teste antigénico ser negativo e o PCR ser positivo, principalmente se a pessoa estiver assintomática e no princípio da infeção.
Peço desculpa pelo comentário longo, mas enquanto cientista sinto-me responsável por contrariar algumas das declarações do Frederico Varandas. Não concordo que ele critique a DGS, porque a DGS tem toda a legitimidade de ter exigências diferentes da ARS. Os erros são todos do laboratório: erro no teste (que pode acontecer a qualquer um), não colocação do Nuno Mendes no SINAVE e falta de resposta ao pedido do segundo documento exigido pela DGS. Não vejo nenhum erro das autoridades de saúde, apenas do laboratório. Acho muito bem que ele tenha denunciado o laboratório, mas o resto é demais.
63 Comentários
JoaoMiguel96
Tudo muito estranho. Então um está no sistema e o outro não? Depois já estão disponíveis e não há resposta por partes da autoridades? Ao ponto de pedirem ainda mais declarações?
Eu detesto teorias da conspiração, mas epá.
Estigarribia
Como diz o outro, cheira a esturro.
Mas não vou comentar mais estes casos de COVID-19 pois já ando cansado de tantas polémicas.
Saudações Leoninas
f0ra de Jogo
Frederico Varandas teve, sem dúvida, a sua melhor intervenção enquanto presidente do Sporting Clube de Portugal. Apesar do discurso não lhe sair de forma fluída, a mensagem foi clara e chocante.
Que existem clubes a esconder e/ou atrasar resultados de testes de COVID, já todos sabíamos. Mas esta nova informação da podridão que existe nos laboratórios encarregues desta mesma testagem é uma informação pertinente para todos os portugueses.
Felizmente, aqueles comunicados lançados no dia de ontem para lançar pressão sobre os “decision makers” surgiram efeito, podendo assim a equipa pregar esta magnifica chapada de luva branca.
Fake Plastic Fans
Falou muito bem, não sendo sportinguista nem ter qualquer afeto à personagem, acabou o discurso muito bem: a importância que estão a dar à pandemia dentro do futebol é RIDÍCULA! Os milhões e milhões que gastam todas as semanas a testar jogadores SAUDÁVEIS, ASSINTOMÁTICOS, é tudo mediatismo!!! Este vírus é a “entidade” com mais propaganda, publicidade, marketing de SEMPRE.
Basta uns minutos de pesquisa por qualquer motor de pesquisa que não a Google (deixem de usar esta porcaria antes que seja tarde de mais) e chega-se à conclusão que a maneira que os PCR estão a ser usados não faz sentido nenhum!! Um teste positivo não quer dizer nada, não estás necessariamente infetado, nem quer dizer que o que foi encontrado (sabe-se lá o quê com ciclos de amplificaçãao na ordem dos 40!!!!!!!!!) vá fazer qualquer mal à pessoa.
Esse dinheiro em testes diários podia estar a ser usado pra quem realmente sofre com a pandemia, os idosos, hospitais, etc, foquem no que importa: os grupos de risco! este mundo entrou em completa paranoia, DESISTO!!!
AbbasK
Mas o que vem ser esta conversa outra vez dos ciclos de amplificação? PCR usa primers para sequências específicas de RNA viral, por isso é um teste tão específico e com tão poucos falsos positivos (inerentemente o teste não causa falsos positivos). Gostava de saber que motores de busca que usa, pq realmente o Google pode não ser o melhor, mas tenho a certeza que a resposta não será Pubmed ou Web of Science, esses sim fiáveis.
M'difh
PCR-Polymerase Chain Reaction significa que antes de testares o material genético vais amplificar a amostra, por isso quanto mais ciclos usares maior será a probabilidade de encontrares o que procuras. Já que falas nas DBs científicas procura lá para que serve realmente o PCR, e já agora procura também as taxas de eficácia. Se achas que a comunidade científica é sequer livre de opinião nos dias que correm andas enganado. Toda esta treta do vírus não passa de um jogo político, onde a única coisa que não se conserva é a vida do povo, com ou sem Covid. A humanidade caiu num acto de histeria colectiva e deixou de tomar medidas racionais, por isso no último ano tudo o que foi feito e aplicado foi tudo menos científico. Já passou 1 Ano desde que ocorreu o primeiro surto epidemico e com toda a histeria mundial e consequente reunir de esforços, por esta altura já se deveria saber toda a estrutura complexa da partícula do vírus, o genótipo e o fenótipo detalhados, o próprio estudo da origem da mutação… E porque não se sabe? Porque é que o país onde se deu o surto andou tanto tempo a adiar investigações? Toda uma panóplia de coisas que até um iluminado da PubMed como tu não enxerga, e como tal nem questiona. Eu chamo a isto Pseudo-Ciência.
Saudações
Knox_oTal
Histeria colectiva?!? Isso é um argumento tão Março de 2020…
Obviamente há diversos problemas, a começar com a incoerência política e falta de uma estratégia clara, sem dúvida! Mas essencialmente a culpa desta 3ª vaga não é dos políticos, nem cientistas, nem dos laboratórios, nem dos ciclos… é simplesmente das pessoas e o sua insuficiente responsabilidade cívica! E para muitas o problema é mesmo continuarem a achar que isto é histeria e exagerado… até o problema lhes bater à porta (espero que não seja o caso)!
E para quem fala em Pseudo-ciência e depois vem com esse discurso borderline teoria da conspitação que por esta altura já se devia saber tudo e mais alguma coisa deste vírus tem muito que se lhe diga… quando simultaneamente há novas variantes a se tornarem dominantes!
E já agora quais seriam mesmo as tais medidas racionais para conservar a “vida do povo”?!? Por curiosidade…
Joao X
“simplesmente das pessoas e o sua insuficiente responsabilidade cívica!”
Absurdamente exagerado. Vamos portanto ignorar as medidas estapafúrdias, altamente incoerentes do governo? Epá não suporto isso!!
Culpabilizam as pessoas quando eles próprios estão a ser incompetentes??
No entanto, é preciso ter noção de que está mais do que provado que o confinamento não tem resultados significativos no combate à transmissão, NENHUM país está a conseguir travar isto com eficiência.
Knox_oTal
O confinamento não tem resultados significativos?!? Não sei em que realidade te encontras! Obviamente há outras medidas e o confinamento não é a “cura mágica” (mas chega um ponto que é inevitável, estamos nesse ponto… NÃO HÁ CAMAS nos hospitais camarada), mas no final do ano deu-se o ónus à responsabilidade individual com as medidas que se tomaram e o resultado está à vista! Por muitas realidades alternativas que inventem ou por muitas culpas que o Governo tenha (e tem!).
A pessoas esquecem-se, por que actualmente dão como adquirido, que DIREITOS vêm com DEVERES! LIBERDADE vem com RESPONSABILIDADE (a nossa liberdade acaba quando começa a liberdade de outros)! E por muito que o Governo tenha falhado, há uma quota muito significativa de responsabilidade em cada um de nós, sobretudo aqueles que não respeitam as medidas… por que mal ou bem são a única forma de controlar isto!
Mais, o que não suporto é culparem TUDO no governo, mas depois na hora de fazer a sua parte muita gente acha que só acontece aos outros ou que é tudo histeria colectiva. Isso é que é absurdo…
E mais uma vez, falar é fácil mas quais são as alternativas então… nessa tua realidade alternativa o que deveria ter sido feito?!?
Joao X
Não estou a culpar tudo no governo. Estou a criticar a forma como o governo está a pôr a culpa nos outros.
Lojas de rua fechadas, hipermercados abertos.
Não sei se sais à rua, mas se saíres vês o “ajuntamento” que se gera à porta dos hipermercados.
Estás a extrapolar o que disse. Isto tudo é muito complexo mas exige-se mais competência. Eu faço a minha parte.
Quanto às camas, não sei se é bem assim. Se me disseres que são mal geridas, aí acredito. O Nuno Rogeiro diz que há folga em camas para doentes Covid.
Knox_oTal
Bem, o argumento dos hipermercados é dos argumentos mais contraditórios que podias dar! Mas é o PM que diz às pessoas para irem fazer compras VÁRIOS dias na semana e não se organizarem?!? Isso não é responsabilidade de cada um?!? Mas estamos a brincar ou quê?!? Sobretudo quando alguns dos argumentos que se ouvem dessas pessoas nas filas é basicamente que não tinham o que fazer e não há para onde ir por isso vão para os supermercados!!!
No fundo, responsabilidade máxima ao Governo e aos cidadãos liberdade e direitos para fazer o que bem entenderem… enfim não posso concordar com isso! A classe política e todos os seus defeitos é só um reflexo do que somos como sociedade e indivíduos! Pode ser injusto, até exagerado, mas não andará muito longe disto!
Devemos ter sempre um espírito crítico para com os nossos governantes, isso é óbvio e indispensável, agora temos que assumir a nossa quota parte enquanto sociedade/cidadãos. Basta ser complacente ou não dizer nada perante alguém que não cumpre as medidas e já estamos a (des)contribuir, e nisso acho que TODOS podemos assumir, ou deveríamos, que somos “culpados” de uma forma directa ou indirecta, mais gravosa ou menos gravosa. Todos podemos fazer melhor, a começar no “Zé Manel” da esquina e a acabar no Primeiro Ministro!
Obrigado por fazeres a tua parte, também me esforço para fazer a minha! Fica bem…
AbbasK
O Nuno Rogeiro fala de tudo e não sabe nada. Não há literalmente camas em vários hospitais. Essa baboseira do Rogeiro deve ser por ele ver que a taxa de ocupação é de 97/98%, o que denota muita ignorância de como funciona um hospital. Esses 2/3% extra são de doentes que tiveram alta, mas ainda não foram libertados, por exemplo. Mas realmente é lindo justificar um problema médico e hospitalar com a opinião do imensamente opinativo Nuno Rogeiro.
JoaoMiguel96
Então tu precisas do governo para ter bom senso? É preciso ser o governo a dizer para as pessoas não fingirem ir passear um cão que não existe para o paredão de Cascais? Não me lixes.
O governo tem sido super incompetente, mas o povo português tem feito muita merd*. Mesmo que tenham flexibilizado o natal, os portugueses podiam ter bom senso. Eu cá só tive com as pessoas de casa, mais ninguém. Passagem de ano a mesma coisa.
Fake Plastic Fans
Knox, é claro que o problema não é as pessoas nem a irresponsabilidade delas. Repara que em Março confinamos com 250 UCI e 1000 internados, a lavagem cerebral foi real, a economia teve um tombo brutal, vários especialistas alertaram que estávamos perto da semana 19 que é quando as infeções respiratórias têm uma descida abruta, mas o importante era dar cabo da economia.
Se, segundo o governo temos 17 000 camas disponíveis para COVID19. 1800 ventiladores.
Se temos 5000 internados e 700 em UCI, o problema é a falta de profissionais? ou as camas estão mal distribuídas?
Porque na primeira vaga andou as forças armadas enviar mensagem a recrutar pessoal para ajudar, montaram pavilhões, etc etc, e chegamos ao mês que se sabia que ia ser pior (morre sempre imensa gente com gripe no início do ano) e nada se preparou.
Temos de questionar muito… se as máscaras, distanciamentos, regras todas absurdas que se vêem fazem algum efeito, e isolar o vírus para finalmente conseguir provar que é o SARS-COV-2 que despoleta estas infeções pulmonares que sempre existiram.
Só que isolar o vírus não vai ser fácil, como o Dr. Stefan Lanka provou, qdo ninguém conseguiu fazê-lo com o sarampo (dos vírus mais rodados por aí), nem com nenhum outro vírus na história da humanidade.
Knox_oTal
Esse “vários especialistas” diz-me muito pouco… se forem como o Dr.Raoult em França diria que a especialidade desses especialistas é quererem atenção e aumentarem o volume de negócio da sua prática privada! Vês também tenho espírito crítico!!! Achar que aquele primeiro confinamento em 2020 não foi inevitável e necessário, por muitas consequências negativas que tenha tido (e teve claro!), transcende-me! Era uma doença nova, sem tratamento, não havia protocolos, não havia meios disponíveis à escala necessária, sem meios de rastreio abrangentes… era suposto fazer o quê mesmo?!? Jogar roleta russa com a vida das pessoas? Na Suécia correu muito bem essa versão, tanto que tiveram que mudar de estratégia (para uma daquelas que dizes absurdas).
Mais, continuar a duvidar que medidas básicas como máscara e distanciamento são ou não necessárias, quer dizer… não há muito a debater! Porque é impossível debater argumentos desprovidos de lógica e desfasados da realidade, sejam eles amplificados por “especialistas” ou não… São perfeitas como medidas? Não, mas são as mais eficazes! E esse discurso de banalizar, menorizar e descredibilizar tudo o que é feito (e às vezes até o que não feito), além de ser repetitivo não é útil! Por falar em utilidade, continuas sem dar alternativas…
O problema das camas e dos hospitais, como enfermeiro vou te explicar em termos simples: não se tratam de nacos de carne a serem admitidos nas urgências! São pessoas, tem que haver triagem, um processo de admissão com recolha de dados, estabilizar e instalar o utente e reencaminhá-lo para as unidades adequadas… tudo isso leva tempo e ocupa espaço físico! Ora se de uma semana para outra os casos duplicam (ou pior) a capacidade de resposta, absorção e reencaminhamento desses mesmos utentes é altamente afectada, já para não falar na sobrecarga infligida a todos os níveis nos vários profissionais de saúde! Daí as filas de espera nas Urgências! Até podes ter as camas suficientes (ainda que se deva referir que os números que apontas são a capacidade máxima, o que é um pormaior), os ventiladores necessários, etc, porém iria ser sempre muito complicado gerir uma vaga assim.
Agora, houve falta de preparação e antecipação do Governo?!? Óbvio, não me viste dizer o contrário!!! Há falta de pessoal, óbvio, há anos que há desinvestimento na Saúde, o privado podia estar a fazer MUITO mais? Claro! Há discrepâncias entre as várias regiões no país, não há como esconder e não é só na Saúde, é em TUDO!
Agora nada disso impede ou, melhor, tira a responsabilidade civil desta última vaga! E aliás em Dezembro tentaram fazer o que referes no primeiro parágrafo, poucas restrições, maior flexibilidade ao comércio para não “matar” a economia, apelo à responsabilidade civil… enfim, podemos discutir se podiam ter mais ou menos, mas foi o que tentaram. Resultado: as pessoas desvalorizaram completamente a pandemia, muitas não respeitaram coisa nenhuma para as festas e ajuntamentos e pensaram que já tinha acabado (curiosidade: os prazos imaginários para isto desaparecer segundo os tais especialistas de que falas estão sempre a ser adiados e as coisas estão piores que no início). Tentar fazer de conta que os nossos comportamentos não tão ou mais importantes que as políticas e estratégias governamentais é só palerma e desprovido de lógica, solidariedade e simples bom-senso!
Muita força nessa luta! Fica bem e usa máscara se faz favor…
Fake Plastic Fans
Knox, eu uso máscara sempre porque sei viver em sociedade e sempre irei respeitar as ideias dos outros, coisa que a maioria deixou de fazer. Não preciso que mo digas para fazer.
Quem comanda esta pandemia conseguiu meter as pessoas umas contras as outras a apontar os dedos, é incrível!
Por favor, usa a tua cabeça e diz-me: não serão as máscaras e o confinamento dos velhotes que os está a deixar tão vulneráveis? Sabes porque idosos dos lares não têm resistência ao bicho? Sabes o que acontece se fizeres o mesmo ao resto dos velhotes?
Pensa bem como é que um vírus tão transmissível e o tudo mais já esteve em tantos balneários, pegando agora no exemplo do Benfica, só agora os restantes pegaram? Também achas que eles sempre usaram desinfetante e máscaras no balneário…
Se és enfermeiro deves conseguir responder-me a esta dúvida (esta é mesmo honesta). A afluência de doentes com infeções pulmonares (ou mesmo gênero) é maior este ano do que nos anteriores? Quão maior? Se estivéssemos a viver normalmente, teríamos 100 000 mortos de covid19 em Portugal?
Porque eu apesar de estar numa narrativa contrária, não tenho a certeza de nada do que falo, só sei que nada sei, apenas gosto de questionar e não simplesmente comer o que metem na mesa.
Knox_oTal
Não adianta debater mais e já disse o que tinha a dizer (só se ia tornar repetitivo e dar-te “palco” que é o que queres), já estás muito “contagiado”… passando o termo! Como enfermeiro e simplesmente como cidadão, a única resposta que te posso dar é a de procurares ajuda. É grave…
Muita força nessa luta!
Joaopcalves
Stefan lanka, esse grande “doutor” que jura a pés juntos que o vírus do Sarampo não existe?
Quanto ao resto dos leitores não sei, mas este user é uma pessoa anti-vacina e a pregar a sua fé. De mim não tem mais respostas.
Fake Plastic Fans
Sim, esse mesmo, o Stefan Lanka que ofereceu 100 000$ a quem lhe provasse a existência do sarampo e que ainda ninguém conseguiu provar. Provavelmente o maior especialista na matéria no mundo mas sem apoio dos globalistas desta vida…
Luis Sousa
Sabe-se a estrutura e o genoma do vírus. O PCR não vai encontrar RNA que não está lá. Até parece que a maior parte dos testes de rastreio não são negativos… Há muitos erros, irresponsabilidade e populismo de quem nos governa em Portugal e de quem devia ter controlado a situação no seu início na China, mas é preciso ter calma e não entrar em teorias de conspiração.
Fake Plastic Fans
http://www.cormandrostenreview.com/report
É longo mas vale a pena dar uma vista de olhos!
AbbasK
A sério que usas uma revisão publicada num blog?! Isso não foi publicado em nenhuma revista indexada com fator de impacto relevante. Certamente não terá sido peer reviewed. Legitimidade zero
Fake Plastic Fans
Mas achas que alguma vez vão publicar isto? Isso era um atestado de incompetência a toda a comunidade científica. A verdade está cara mas é como o azeite. Isto foi escrito por um montão de experts na matéria, por não ser publicado deve ser ignorado?
Mas se dizes que os ciclos de amplificação só amplificam o que lá está… é porque não vale a pena perder tempo contigo
AbbasK
Então amplifica o quê? Transforma o DNA das células epiteliais da nasofaringe em RNA de Sars-cov2. Não faz sentido algum. Se esse estudo fosse verdadeiramente bom e com base em evidência científica, haveria sempre uma de milhares de publicações a querer publicar… por amor de deus… Estás a basear a opinião num artigo de um blog teoricamente escrito por uns especialistas, quando há 1000 outros especialistas que não concordam com praticamente nada do que aí foi escrito. Já deu para ver que não percebes nada de PCR e mamaste tudo o quem quer que seja lá escreveu, mas pronto. Houvessem mais pessoas como este user com nome de uma das piores músicas dos Radiohead e estaríamos com o dobro dos mortos por covid
Fake Plastic Fans
Abbask, és um cidadão mal informado a falares do que não sabes. Como já disse, não vale a pena perder tempo contigo.
Aumentem lá os ciclos para 50 que assim é que não vai escapar nada, só tamos a amplificar o que lá está!! Como não rir…
AbbasK
Eu sei perfeitamente como PCR funciona, os ciclos de amplificação só amplificam o que lá está. Sei também detetar teorias da conspiração sem cabimento a milhas.
Fake Plastic Fans
Vê o que respondi em baixo ao Luis Sousa. Temos de saber a quantidade de ciclos que são usados em toda a Europa para podermos chegar a uma conclusão.
as tais sequências de RNA viral que são usadas no testes PCR foram criadas num laboratório chinês (sou o único que não confia neles?) “artificialmente”, através de sequências do original Sars-Cov. Porque na altura não tinham amostras de material genético do novo vírus infeccioso (vivo) nem RNA dele isolado. Até à data, continua tudo igual…
oMeuUserName
Para de dizer asneiras, é impressionante a quantidade de barbaridades que dizes…
“as tais sequências de RNA viral que são usadas nos testes PCR foram criadas (…) artificialmente”.
Quais sequências? Estás a falar dos primers que se usam em todos os PCR? Todos os primers são criados artificialmente, seja na China, na América, ou no Zimbabué, para amostras de SARS-CoV-2, de células humanas ou de folhas de azinheira…
Os primers são sequências complementares do código genético que se quer replicar, e que se ligam a zonas específicas do RNA viral por complementaridade, sendo que em português a expressão que se utiliza para concebê-los é “desenhar primers” (fica claro pela palavra “desenhar” que se trata dum processo artificial). Existindo esta ligação específica, há enzimas que replicam essas sequências, e os ciclos servem para amplificar essas sequências aumentando a sua quantidade. E porquê? Porque o restante material genético não se replica, porque não se liga aos primers, e então ficamos com uma maioria de material genético viral. Se não houver material genético viral à partida, podes ter 200 ou 500 ciclos, que não vai amplificar nada. É óbvio que o número de ciclos se estuda e varia consoante o objetivo do PCR. Mas se foi fixado em 40 para estes PCR de análise ao SARS-CoV-2, é porque alguém investigou e chegou à conclusão que era o número mais indicado para avaliar.
Mas tu vens falar de ciclos e não sei que mais, quando só por essa tua frase que citei, podemos ver que não percebes patavina do que estás a falar…
Fake Plastic Fans
A linguagem não é a indicada porque claramente não é a minha área, o que não invalida que o que estou a dizer esteja em grande parte certo. Os tais primers foram criados a partir do Sars-Cov de 2003, que já esse foi uma falcatrua. Por isso é uma falcatrua em cima doutra falcatrua!
A questão dos ciclos é inegável e indefensável, qualquer perito o admite: ciclos de amplificação acima dos 36/37 não dá para identificar coisa nenhuma! praticamente só são detetados vírus mortos, que não infetam, por amor de deus…
medrxiv.org/content/10.1101/2020.08.04.20167932v4
tens mais de 29 estudos a comprovar que estão a ser mal usados, mas tu já sabes tudo e qualquer informação que contrarie aquilo que o consciente tem em expectativa ouvir vai automaticamente contrariar e ignorar. tem de haver debate na ciência e isso há muito deixou de existir, não podes ser negacionista.
For Dummies
Bastou haver um clássico em que se meteu no meio a existência de jogadores ou não infectados para dar azo à descredibilização por completo de um laboratório que opera em todo o país e testa milhares de portugueses. Impressionante.
Ainda não se percebeu que é por isto que as pessoas menos informadas vão começar a duvidar do resultado dos testes ainda mais e mais complicada será a gestão desta pandemia. Quem tem tempo de antena e quer ser melhor do que os outros, deveria dar prioridade à sua posição de figura pública para promover a consciência social e nem sequer abordar estas m*rdices. O jogo já passou e o Sporting ganhou, ponto.
JJoker
Se há um laboratório que em e-mail assume erro mas quando lhe pedem para o assumir publicamente, se recusa a fazê-lo, EU quero saber.
Este país está cravado de exemplos de canais subterrâneos.
Fake Plastic Fans
“E por isto que as pessoas menos informadas vão começar a duvidar o resultado ……”
é exatamente o oposto, pessoas com espírito crítico que não se remetem a dados da CS é claro que vão duvidar, basta perder uns minutos.
Porque não se deve por em causa o resultado dos testes? Como explicas que NINGUÉM sabe quantos ciclos são usados nos testes em Portugal? essa informação devia vir junto do resultado pois muda tudo. Se te disser que há um estudo CREDÍVEL que diz que com 40 ciclos (o número indicado para ser usado nos laboratórios na Europa e USA) a probabilidade de ser um FALSO POSITIVO é acima dos 95%? Porque a comunidade científica não se reúne e discute sobre isto, como sempre se fez na ciência, e simplesmente escolhe ignorar ideias opostas? Alguém em Portugal estudou sequer o funcionamento dos testes? Já alguém conseguiu isolar (purificar) o novo coronavirus que parou o Mundo? Se não, então este teste deteta realmente o quê?
Há demasiadas perguntas por responder para não se colocar em causa a viabilidade dos testes da maneira que estão a ser usados. Acima de tudo temos de QUESTIONAR e desconfiar muito do que ouvimos todos os dias dos nossos políticos que são peritos a mentir, é a coisa que fazem melhor: enganar o povo!
Joaopcalves
Já chegaram ao Visão os Chalupas pela Verdade.
Parei de ler quando disse que, usando o numero indicado de ciclos nos USA e Europa, a probabilidade de ser um falso positivo é superior a 95%.
Ou seja, 95% dos resultados positivos sao falsos? Que comentário lunático. Mas já que queremos credibilidade, pode por favor dizer o nome do estudo? Dizer “ah li num estudo…”
Fake Plastic Fans
Joaopcalves, se estiverem mesmo a ser usados 40 Ct, é verdade.
Agora, se testarmos apenas aqueles com sintomas, é claro que vai haver menos positivos. No caso dos jogadores, é óbvio que os positivos são na maioria falsos, mas a empresa que faz os testes com CERTEZA não usa mais de 30 ciclos.
Como é que é alguém é capaz de insultar outro ser humano simplesmente porque pensa de maneira diferente? O que está mal na humanidade? Quase tudo.
Ao me chamares chalupa, vou te provar o que digo com base numa pessoa que deves considerar das mais credíveis no mundo da ciência e gestão da pandemia, para falarmos a mesma linguagem: o grande Doutor Fauci!!!
https://youtu.be/a_Vy6fgaBPE?t=260
Ou então pesquisa pelo acordão do tribunal de relação de Lisboa do caso dos 4 turistas alemães. As juízas foram sacrificadas pela CS (os verdadeiros governantes do nosso país desde o 25 de abril) por falarem a VERDADE!!! O que elas disseram, por mais distorcido que possa ser, está comprovado cientificamente.
Miguel Marques
O Fauci nao diz nada disso.
Diz que ao usar um ciclo alto (os tais 40 que falas) detectas cargas minimas de virus, como tal podes incluir em positivo doentes com menor risco de infecciosidade. Há vários estudos a decorrer para o uso de cut-off de CT para passar doente de enfermarias covid para nao covid por baixo risco de infeciosidade para os restantes.
EM LADO nenhum aumento o valor de falsos positivos para 95%.
Duvidar e questionar faz parte da ciencia. Nao venhas com esse argumento de treta que nao se pode questionar e pensar de forma diferente.
Depois quando apresentares argumentos cientificos, apresenta com estudos publicados e revistos.
Senão eu faço o meu estudo.
Num dia de trabalho vejo 20 doentes covid. Nunca tive nenhum obito. Portanto a mortalidade é zero!
O problema é que no dia a seguir a eu ver esses 20 doentes, morreram todos. Então a mortalidade passa a ser 100%
é deste cariz a tua ciencia.
Fake Plastic Fans
Se perceberes inglês mete no minuto 4:20 e ouve bem com atenção. Aquilo que detetas com 40 ciclos não importa para nada porque são vírus mortos! Não podes usar mais de 35 ciclos se 97% dos positivos são viírus mortos, não infecciosos, este é o ponto!
Dogenz
Aconselho-te a pesquisares o modo como a Islândia lidou com o vírus, como é que já testaram metade da população (também não é muita ahahah), sequenciaram o vírus geneticamente e as conclusões a que chegaram. Assim por alto, eu digo-te: a gravidade com que vais ter os sintomas está muito relacionada com o teu código genético.
Os sintomas mais frequentes são tosse seca, pingo no nariz e imensas dores pelo corpo todo, a febre não é um deles, daí a ideia de medir a febre não ter servido de grande coisa.
E sendo um economia bastante dependente do turismo, tiveram que abrir o país, ou seja, obrigaram os turistas a fazer o teste assim que entravam e, caso dessem positivo, ficavam 5 dias em quarentena e voltavam a refazer o teste. 20% dos turistas que testaram positivo, passados 5 dias, testaram negativo e o contrário também aconteceu.
Ou seja, tanto um teste positivo como um negativo podem ser sinónimo de nada, podes ter que ficar em isolamento sem necessidade porque deste positivo, como podes andar aí na boa porque deste negativo mas afinal andaste a infectar meio mundo.
Percebem agora o porquê das medidas como o afastamento, máscaras e lavagem das mãos?
Porque o objectivo é reduzir as cadeias de contágio mas também, caso o contágio exista, que a carga viral transmitida seja menor.
AbbasK
Um estudo credível que foi postado num blog e não numa revista científica indexada. Credibilidade inexistente.
AbbasK
O vírus já foi sequenciado centenas ou milhares de vezes. Que comentário ridículo, quem menos sabe é quem acha que sabe mais.
AbbasK
Se isto for verdade, é gravíssimo. Principalmente o SINAVE, os laboratórios são OBRIGADOS a notificar casos positivos. Depois o laboratório ter admitido erro e depois deixar de responder… Estranho. Mais estranho é o diretor clínico ter prestado declarações contraditórias ao O Jogo, seguido de ataque no Twitter ao Sporting da pessoa mais tóxica do futebol tuga (J Marques) e culminando no cenário descrito aqui. Além disso, consta que o diretor clínico da Unilabs é fanático pelo Porto e publica constantemente nas redes sociais sobre o Porto, tudo muito estranho.
zebenfas
Podem falar em teorias da conspiração, mas ja ha muito tempo que rolam na net teorias sobre estes testes feito na Unilabs, vejam quem é o director que o SCP quer processar,vejam quem pertence ao CEO desta empresa…Pensem na forma argumentativa do JFM, os dados que tinha e o inisistir que o SCP mentia…zeitgeist :) …”No creo em brujas,pero que las hay,las hay”
Joao X
António Maia Gonçalves e Luís Menezes?
Têm alguma ligação ao Porto?
zebenfas
Luis Menezes, chegas lá facilmente, imagina quem é o pai? aquele que alugou o olival por meia duzia de tostoes…Se pesquisares encontras muitos posts do luis Menezes com discurso “à porto,contra tudo contra todos”…o Antonio Maia desconheço, o outro CEO é o Sergio gomes da silva, tenta advinhar pelo apelido quem é o pai ;)
Gregor Samsa
Eu não acredito em bruxas mas que as há, há….
Enfim isto é tudo muito estranho e continuamos a ser comidos de cebolada sem que as autoridades competentes façam nada.
SL
Yes Man
O Sporting não usou Sporar por falso positivo (ok, acontece) e o Nuno Mendes por pura incompetência… Isto é incrível!
Andrezinho14
É fazer a chamada “Testagem à la Marcelo” com uma pequena pressão em direto na RTP e isto resolvia-se fácil.
Mas como isto é futebol, vão fazer-se teorias da conspiração e desconfiar de todos os métodos de teste (que dão jeito) e esmiuçar o assunto.
Testou positivo, vai para casa. Não é isso que fazem às outras pessoas? Andar aí a testar e depois é “à melhor de 3″…
Filipe Ferreira
Claramente não entendeste o discurso
hmarques
Provavelmente nem o vídeo viu.
Joaopcalves
Se fossem como as outras pessoas, estavam sempre em isolamento por cada colega de equipa positivo.
DNowitzki
Investigue-se e averigue-se.
Sou um leigo, pelo que não vou entrar em teorias da conspiração. Quando houver factos, talvez se possa dizer algo com sumo.
Dr S
Fui o único que fiquei cansado a ouvir isto? Ele nunca mais desembucha?? :D
Estranho, grave, só chocante para quem não anda atento ao que se passa por este país fora
Johnaw
Ahah tbm eu. Parecia um gajo a contar uma história quando está com os copos, e fica a enrolar, parece que nao consegue sair da 1a mudança
Knox_oTal
Mais uma vez, tudo tão triste no futebol português! Mas aqui tendo a concordar com Federico Varandas, a minha única questão é que devia ter feito esta conferência mais cedo… poderia evitar parte do “circo” no dia de ontem, se bem que percebo que estivessem a tentar esclarecer a situação e reunir toda a informação antes de falar. Por isso acho aquele primeiro comunicado desnecessário, já que deixou em demasia espaço à imaginação e conspiração. Aliás basta ver o que desencadeou!!! Ainda assim, acho que este discurso de Varandas, que por vezes é tão hipócrita como os outros na minha modesta opinião, foi adequado e bastante claro, sendo que a ser verdade o que diz, obviamente deveria haver uma averiguação das alegações e responsabilizar quem for preciso.
Quanto a mim, e fugindo à extrapolação quase natural (e infeliz) que se faz em tudo no futebol português e consequentemente a teorias da conspiração, com os dados que o Sporting forneceu e as decisões das autoridades de Saúde, o que salta mais à vista não é uma cabala contra o Sporting, essa pobre vítima do futebol, mas sim um problema sistémico em Portugal em todas as áreas que concerne a burocracia exagerada, a fraca articulação entre as várias entidades responsáveis que impedem decisões atempadas e a tendência para os “decisores” não assumirem responsabilidades ou erros (onde já inclui Varandas noutras situações). A posição da DGS nem me choca e até acho razoável, até pela onda mediática que este caso estava a causar, para atenuar os danos na credibilidade da testagem (que já é ténue infelizmente, por diversas razões). Logo, com os dados que são públicos, quem fica MUITO mal na fotografia é o laboratório e quem o dirige, pois erros podem acontecer, mas depois é preciso os assumir e encarar as consequências… mais, penso que este aparente encobrimento, ou tentativa, pouco tem haver com o Sporting especificamente ou com o futebol no geral (como se está a tentar conspirar), mas sim com uma empresa privada a tentar salvaguardar os seus interesses e contratos (que não devem ser poucos neste momento) e que no processo “a emenda saiu pior que o soneto” (como tanta vezes acontece).
Resumindo, falhou alguma coisa obviamente e a responsabilidade tem que ser atribuída a alguém através de uma averiguação (a questão do SINAVE é particularmente relevante), percebo a posição de Varandas (fizeram queixa e bem!) mas não me revejo nos enredos de conspiração adjacentes, dá-se relevância demais ao futebol em Portugal e há problemas bem mais urgentes no país neste momento (mas é bem provável que esta notícia vá ser peça de destaque nos programas de informação nos canais generalistas… o que é triste a meu ver)!
Saudações Desportivas
JonySilva
Infelizmente a hipocrisia reina na nossa sociedade, bem como a mentira!
Acham normal 2 indivíduos com um teste positivo, que depois aparentemente foi falso positivo, não terem que cumprir isolamento de 14 dias na mesma ? Acham que o presidente do Sporting esteve bem, como medico, como alto responsável, como alguém que influencia opiniões ?
Isto não se trata de clubismo, mas sim de justiça e cumprir o dever, se os 2 são casos suspeitos não devem sair a rua e devem cumprir o prazo estalecido pelas autoridades de saúde, Simples e se,m duvida!
Parabéns ao Sporting, não foram justos vencedores mas ganharam que é o que interessa. O FCP desligou cedo demais o que até nem costuma ser normal na equipa.
Filipe Ferreira
Achas normal esses mesmos 2 indivíduos que fazem testes diários terem dado sempre negativo noutros laboratórios? Que não tenham sido registados no SINAVE e que primeiro os responsáveis do laboratório deem a palavra de que foi um erro laboratorial e depois já não dão?
Precisamente por o presidente ser médico é que fez bem em dizer o que disse, há pessoas, e muitas, a falecer do vírus e andamos a brincar aos infetados no futebol? Os jogadores do Sporting são testados diariamente, e se tivessem positivos realmente seriam imediatamente isolados, tal como aconteceu com Neto e Tabata, ou como aconteceu no inicio da temporada
RenatoFr
Qual é que foi a parte de “eles não estão infetados, os resultados são falsos-positivos devido a erro laboratorial” que não percebeste?
Agora de cada vez que houver erros em laboratorios mandamos jogadores para casa 10 dias sem haver uma tentativa de correção dos erros? entao vai haver jogadores a fazer mais do que uma quarentena.
Joaopcalves
Fazendo uma analogia a ver se percebes.
A minha namorada dá positivo no teste de gravidez. Depois vai-se a ver e foi um falso positivo, fez mais 2 testes que deram negativo, e o proprio diretor da empresa dos testes disse por email que foi um falso positivo.
No entanto, pela tua logica, eu tenho na mesma que comprar fraldas, um carro de 5 lugares e ainda uma casa para que caibamos todos?
O Sporar e o nuno Mendes estão saudáveis e ponto final. Tanta gente a morrer e andam com estas novelas de merd*.
Andre A
Mas ninguem percebe que os 10 dias de isolamento requiridos é porque o estado não tem interesse em pagar 3x mais testes? Se voces quiserem fazer mais testes a pagar do vosso bolso e tiverem 2 negativos, o vosso medico de familia pode dar-vos alta clinica porque não têm o virus.
Quererem comparar esta situaçao com o comum pebleu não faz sentido porque, a não ser que precisem mesmo para trabalhar e tenham 0 sintomas, ninguem vai querer gastar em mais testes.
Agora eu não consigo perceber como é que se fala tanto da exatidão do teste mas depois ignoram 2 negativos seguidos… Uma amostra limpa pode ser infetada por erro, uma amostra infetada não pode ser limpa sem querer. E aqui as teorias da conspiração caiem por terra porque acham mesmo que o Sporting ia arriscar infetar a equipa principal só para ter o Sporar no jogo? Faz algum sentido?
PedroSCP
“O UNILABS tem no topo na administração Sérgio Gomes da Silva, filho de Fernando Gomes, o atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Luís Menezes, filho de Luís Filipe Menezes, antigo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.” in MaisFutebol . Se isto não cheira a esturro, não sei o que cheira…
Hugo FM
Cheira muito a esturro, sem dúvida… sinceramente prefiro não acreditar que tenha havido dolo propositado, porque o dia em que acreditar neste tipo de coisas é o dia em que deixo de ver bola definitivamente.
Por isso se o futebol quer ter um produto atractivo e rentável deveria investigar e revelar o que se passou. Se o futebol não tiver capacidade para o fazer que peça às instituições estatais para o fazer. Mas deveria haver um esclarecimento mas desta vez um esclarecimento com provas, que não seja só de boca.
Macaco
Os tachos promíscuos e a corrupção a la carte de sempre. Tentam limitar certos clubes em beneficio de outros a troco de muitas outras coisas de interesse.
Red Punisher
A única conspiração que se pode fazer é de que esse tal laboratório tem quota-parte na gestão do irmão de JNPDC, atual Presidente duradouro do FCP. A outra, foi os factos apresentados por Varandas, em hasta pública. Eu gostava que FV vencesse esta “guerra”, dado que no nosso país é muito difícil algum dia vencermos os Sistema. Uma pequena versão de Dartacão e os 2 Mosqueteiros (NM e Sporar).
oMeuUserName
Primeiramente, tenho a dizer que concordo com o ponto central das declarações: algo de estranho se passou com o laboratório e os jogadores deviam ter jogado.
Mas, enquanto investigador científico, não posso deixar passar em branco algumas das barbaridades ditas pelo presidente Frederico Varandas:
1) – o laboratório não tem como garantir que foi um falso positivo… O teste deu positivo, igual a todos os outros positivos. Nenhum teste dá “falso positivo” ou “verdadeiro positivo”, o teste dá positivo ou negativo. Com base nos testes subsequentes, podemos argumentar que é bastante provável que o resultado inicial tenha sido errado e daí concluirmos que pode ter sido um “falso positivo”, provavelmente por algum erro técnico. Mas não há como garantir que assim foi, porque não dá para voltar atrás no tempo e identificar o erro, porque se tivessem identificado o erro, não o teriam cometido. Um erro destes não deixa “rasto” para que possa ser identificado.
2) – A superioridade moral de Frederico Varandas por ser médico não faz qualquer sentido num caso destes. Um médico não faz testes PCR, um médico não trabalha com estes dados, e muitas das vezes nem estuda isto, pelo que um médico não é nenhuma referência num caso destes. Isto é trabalho de técnicos de análises clínicas, de técnicos de laboratório, de biólogos, de bioquímicos, etc. Esta coisa de tomar os médicos como especialistas só porque se fala de saúde é algo que me irrita na nossa sociedade. Por isso que depois aparecem grupos como o “Médicos pela verdade” e coisas do género. Não são os médicos que são especialistas em PCR, não são os médicos que são especialistas em sequenciação genética, não são os médicos que são especialistas dum vírus novo. Isto é tudo trabalho da comunidade científica, dos milhões de investigadores espalhados por esse mundo fora. Os médicos “apenas” (não quero retirar qualquer mérito ou responsabilidade à profissão, que fique claro) aplicam os conhecimentos gerados pela ciência e pela investigação. Logo, se aparece um vírus novo, é a quem o investiga que temos de dar ouvidos… Se se realizam testes laboratoriais, é aos técnicos/biólogos/bioquímicos que os fazem que temos de dar ouvidos. Frederico Varandas não pode dizer “eu, como médico, garanto que são falsos positivos”, simplesmente não pode, porque não tem competência nenhuma para o afirmar.
3) – Devido aos pontos anteriores, é normal que a DGS exija um documento em que se fale em “erros” e não em “falsos positivos”, porque o laboratório não pode garantir que o teste foi um “falso positivo”, a não ser que o erro tenha sido propositado. O laboratório não tem como saber se aconteceu um erro de leitura do técnico, se foi uma contaminação por outra amostra, se foi uma troca de etiquetas, ou o que quer que tenha sido a origem deste resultado errado. Porque, se soubesse qual era o erro, não o tinha cometido… Por isso que o documento deve falar em admitir que algo possa ter corrido mal, sem poder especificar o quê. O facto de a ARS ter aceite o outro documento, em nada vincula a DGS para que esta tenha de o aceitar. Para a ARS servia, para a DGS não, qual é o problema disto? Porque é que o Varandas insinua que as autoridades de saúde mudaram de opinião? São duas autoridades distintas, não têm a obrigação de aceitar os mesmos documentos. E a DGS exigiu o documento em tempo útil, o problema foi apenas o facto do laboratório não ter respondido a tempo… Porque é que o Varandas deixa no ar uma suspeição sobre a DGS?
4) – A estatística apresentada por Varandas é só ridícula! “Tivemos muito azar porque em 30 testes tivemos 2 falsos positivos”, falando da percentagem de falsos positivos ser de apenas de 1%. Ora, ele está a dizer “a probabilidade de acontecer é de 1%, e nós em 30 tivemos 2, é muito azar”. Mas isto é completamente errado! Ele tem de dizer “a probabilidade é de 1%, e nós tivemos 2 depois de fazermos milhares de testes desde Maio até agora”. Porque é que o Varandas ignora que anda a fazer testes todas as semanas desde Maio e só ao fim de 8 meses é que teve problemas com os resultados? É que a estatística tem de ser feita contando com todo o universo de testes, não apenas com esta ronda…
5) – Falar dos testes antigénicos como contra-argumento ao PCR positivo é cientificamente incorreto. Os testes antigénicos têm uma sensibilidade muito diferente ao vírus, sendo que apenas detetam a carga viral em pessoas com sintomas ou no pico de infeção assintomática. É perfeitamente comum o teste antigénico ser negativo e o PCR ser positivo, principalmente se a pessoa estiver assintomática e no princípio da infeção.
Peço desculpa pelo comentário longo, mas enquanto cientista sinto-me responsável por contrariar algumas das declarações do Frederico Varandas. Não concordo que ele critique a DGS, porque a DGS tem toda a legitimidade de ter exigências diferentes da ARS. Os erros são todos do laboratório: erro no teste (que pode acontecer a qualquer um), não colocação do Nuno Mendes no SINAVE e falta de resposta ao pedido do segundo documento exigido pela DGS. Não vejo nenhum erro das autoridades de saúde, apenas do laboratório. Acho muito bem que ele tenha denunciado o laboratório, mas o resto é demais.