Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Há 20 anos o futebol europeu era de chutão para cima»

21 Comentários

  • maZe
    Posted Dezembro 12, 2022 at 3:39 pm

    E há 24 anos, quando a França ganhou 3-0 ao Brasil na final, era o quê? E em 2002 a equipa titular jogava quase toda na Europa. Não percebo estas declarações.

    • Diogo Moura
      Posted Dezembro 12, 2022 at 4:08 pm

      De facto, nessa altura o futebol era muito mais vertical do que agora. Não era chutão puro, mas jogava-se muito com bola nos extremos, 1×1, ir à linha e cruzar. Era um jogo muito directo. A táctica mais comum era o 4-4-2 losangulo clássico. Extremos abertos, um trinco e um 10. Depois dois avançados. Um móvel e um fixo.

    • Guga21
      Posted Dezembro 12, 2022 at 4:58 pm

      Em 1998 era muito mais chutão para a frente, nesse dia foi suficiente para derrotar o Brasil, mas as declarações são fáceis de perceber, o futebol brasileiro sempre teve muito talento, tanto que na época que tu falas os clubes brasileiros ganhavam o mundial de clubes, passados 20 anos o poder económico e a capacidade de ter os melhores executantes é totalmente da Europa.
      É aí que o Ronaldo quer chegar, se o Brasil não fizer algo a nível interno para contrariar isso, o fosso só vai aumentar, e sim os jogadores brasileiros jogam na europa, mas são orientados por um brasileiro e a sua capacidade técnica não é o suficiente para desmontar seleções com menos capacidade mas muito bem organizadas.

      • Kafka
        Posted Dezembro 12, 2022 at 6:29 pm

        Mas o Brasil continuar a apostar em treinadores brasileiros é só estúpido

        Eu percebo q a língua seja um factor, até pq é bastante visível que a grande maioria dos jogadores da selecção brasileira tem imensas dificuldades com o Inglês, até jogadores q já vivem em Inglaterra há alguns anos, continuam sem saber falar inglês como o Richarlison por exemplo, mas é quase geral para todos, a maioria fala mal ou não percebe inglês, logo nesse âmbito entendo que se dê primazia a falantes de língua portuguesa, mas os treinadores portugueses são muito melhores q os brasileiros e também são fluentes em português… Para além de que há ainda os treinadores espanhóis, que é uma língua igual ao português e que portanto tb podem perfeitamente apostar em espanhóis…

        Tanto portugueses como espanhóis são melhores q os brasileiros, e não há o problema da linguagem, portanto a Federação do Brasil só tem é de deixar de ser parva e ir contratar um espanhol ou português

        • Boneco21
          Posted Dezembro 13, 2022 at 8:55 am

          Dois pontos:
          – Tenho quase a certeza que o Richarlison fala bem inglês.
          – Para a maioria dos brasileiros, o português de Portugal e o espanhol estão longe de serem fáceis de perceber.

  • Dario Nunes
    Posted Dezembro 12, 2022 at 4:31 pm

    Infelizmente vejo o Brasil a deixar-se ficar para trás devido á soberba de muitos dos seus dirigentes. Existisse uma academia do nível da do Benfica em cada Estado do Brasil e era um jogador brasileiro top 3 do mundo em cada posição.

    • Kafka
      Posted Dezembro 12, 2022 at 6:22 pm

      O Brasil não precisa disso, pois tem os clubes europeus q fazem esse trabalho pelo Brasil… O Brasil fruto da pobreza extrema tem o futebol de rua, q dá o talento, dp é mandá-los para a Europa para clubes como o Ajax, Real Madrid, Benfica e afins fazerem esse trabalho….

      Vinicius, Rodrygo etc é o Real Madrid q está a fazer esse trabalho pelo Brasil

      Mas sim concordo q obviamente se apostassem em academias de topo, num país como o Brasil, então aí a qualidade seria ainda maior, pq já chegariam completamente formados antes do salto para as academias europeias

      Ainda assim na situação actual, o 11 titular do Brasil tirando os laterais e o ponta lança, são tudo jogadores top10 Mundial na posição….

      O Brasil tem uma grande vantagem face ao resto do Mundo, é o País mais populoso do Mundo dos países onde o futebol é o desporto rei e faz parte da cultura do País e consequentemente consegue estar no 1° nível de formação de jogadores… E a diferença é abismal para o 2º, pois neste 1º nível está o Brasil com 230 milhões habitantes e provavelmente o 2º será a Alemanha com apenas 85 milhões habitantes, é quase 3 vezes menos e isso fará com q o Brasil tenha sempre grandes jogadores, pois no meio da mta quantidade, acaba smp por alguém ser diferenciado

      • Dario Nunes
        Posted Dezembro 12, 2022 at 7:23 pm

        Sim é como dizes, o Brasil é o país dos que liga ao futebol aquele com mais condições para a produção de jogadores, não só pelo número de habitantes, mas também por ter uma população geneticamente muito diversa, o que num desporto como o futebol é essencial para se fazer uma boa seleção. Isto porque há posições em que dá jeito ter jogadores baixos (extremos e criativos no geral, para terem um baixo centro de gravidade e boa agilidade) e outras jogadores altos (defesas centrais). Vemos por exemplo como a falta de diversidade genética afeta países como o Japão (onde faltam jogadores possantes fisicamente) ou dos Balcãs (a Sérvia por exemplo, tendo excelentes médios, avançados e defesas centrais, tem mais dificuldade em arranjar extremos de qualidade), o mesmo para os países nórdicos, em que mais depressa arranjam centrais e pontas de lança bons do que extremos. Claro que há sempre exceções, mas um dos aspetos bonitos do Brasil é ter um Guarda-Redes “Alemão” (Alisson) na mesma equipa de um extremo africano “Vinícius”.

        • Dario Nunes
          Posted Dezembro 12, 2022 at 7:27 pm

          Aliás, os EUA são tão dominantes no Desporto também um pouco por isso, tanto têm um Michael Jordan como um Michael Phelps.

          • Kafka
            Posted Dezembro 12, 2022 at 7:42 pm

            Exactamente… Os EUA podiam perfeitamente ser uma potência e fazer frente ao Brasil, mas falta-lhes a cultura de futebol estar inserida na população e especialmente nas crianças…. Ainda há alguns desportos à frente nas prioridades de uma criança americana, q por norma só fica a jogar futebol, depois de não ter qualidade para mais nada… No Brasil e Europa é ao contrário, as crianças todas primeiro tentam o futebol, só dp de não terem jeito para o futebol é q tentam as restantes

            Só neste filtro, os EUA perdem imensos potências jogadores de futebol, q hoje em dia são jogadores de Basket, futebol americano, nadadores, basebol, hóquei gelo, tenistas, etc…

            E dp mesmo a nível de formação e know-how os EUA estão ainda longe do 1º nível de conhecimento…

            • Dario Nunes
              Posted Dezembro 12, 2022 at 9:41 pm

              Concordo e até diria mais, enquanto que na maioria dos países o futebol é o desporto das classes mais baixas, na América são o futebol americano e o basquetbol, e o futebol é o sobretudo praticado por pessoas das classes médias e altas.

  • nomster
    Posted Dezembro 12, 2022 at 4:35 pm

    Na minha opniao, acho que ele se referia ‘a selecao inglesa e nao ao futebol europeu com “chutao para cima”. O que, para ser sincero, é verdade. A equipa inglesa só com Southgate (e talvez tenha coincidido com a ida de Guardiola para o City) é que comecou a jogar mais pelo chao e menos “kick and rush”.

  • Kafka
    Posted Dezembro 12, 2022 at 4:48 pm

    Declarações ridículas do Fenómeno

    O Kick and Rush inglês dominou o futebol no início da década de 80, mas o Milan de Sacchi veio mudar todo esse paradigma e desde o Milan de Sacchi q o futebol europeu nunca mais voltou a ter uma matriz de chutão para a frente, com excepção das equipas inglesas q só o deixaram depois de terem apostado em treinadores estrangeiros

    Mas enquanto os ingleses na década de 90 e início do século ainda se mantinha fiéis a esse chutão, já toda a Europa tinha mudado e por isso na década de 90 as inglesas quase sempre perdiam na Europa, especialmente contra as italianas e espanholas… O United de Ferguson era a excepção à regra nesse marasmo, e mesmo esse só venceu 1 vês nesse período

    Portanto o Fenómeno está completamente desfasado da realidade

    • Stravinsky
      Posted Dezembro 12, 2022 at 8:52 pm

      Basicamente isso. Apenas nota para a Premier League que no último par de anos da década de 90 começou a ter um futebol completamente diferente, perfumado, com influencia europeia, por causa de Arsène Wenger.

  • Antonio Clismo
    Posted Dezembro 12, 2022 at 9:02 pm

    O Ronaldo Fenómeno está um pouco equivocado.

    A Europa há 20 anos atrás já tinha grande vantagem sobre o futebol brasileiro. Aliás a maior parte dos treinadores brasileiros do Brasileirão e os modelos de jogo continuam a ser praticamente iguais do que eram há 20 anos atrás… É como se tivessem ficado parados no tempo.

    Émerson Leão, Parreira, Vanderlei Luxemburgo, Scolari, Muricy Ramalho, etc essa malta não evoluiu absolutamente nada nos últimos 20 anos e não me surpreenderia terem lugar em qualquer clube do Brasileirão hoje em dia…

    • Antonio Clismo
      Posted Dezembro 12, 2022 at 9:04 pm

      Ou o Brasil começa a arrepiar caminho ou vejo-os a serem ultrapassados pelos EUA nos próximos 20 anos.. E não esquecer o futebol africano e asiático que tem evoluído numa boa cadência (superior à cadência de evolução do futebol sul-americano).

      Espero que o Brasil não se torne numa nova Hungria (que dominou o futebol nos anos 40 e 50) e depois deixaram-se ultrapassar por todos…

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 12, 2022 at 10:09 pm

      Há 20 anos o Brasil ganhou o penta e segundo mundial em 8 anos. Agora estão atrás, na altura não estavam.

      • Antonio Clismo
        Posted Dezembro 13, 2022 at 12:11 am

        Tens de ver o Mundial 94 e o Mundial 2002 para ver que o Brazil nem sabe como ganhou esses torneios. Não eram nem de longe nem de perto favoritos. Aliás se não me engano no de 2002 até tiveram imensas dificuldades em se qualificarem (ficaram praí em 4º lugar na zona de qualificação sul-americana).

        Nessa altura, o Mundial onde apresentou realmente uma boa superioridade e um grande nível foi no Mundial 98 onde perderam 3-0 na final contra a França.

  • Red Scorpius
    Posted Dezembro 12, 2022 at 9:09 pm

    O Ronaldo é um reformado do futebol mas é um homem ainda jovem.
    Não viu a laranja mecânica de 1974 de Rinus Michels, nem viu uma equipa inglesa como o Liverpool do início da década de oitenta, nas quais não havia chutões para a frente, bem pelo contrário.
    A França de 1998 também não venceu o Brasil com pontapés para a frente.
    Nos escalões secundários dos campeonatos britânicos talvez ainda se jogue assim, mas atualmente a tendência é para um jogo apoiado.

  • Niall joaQuinn
    Posted Dezembro 12, 2022 at 11:12 pm

    Há 20 anos atrás, a Europa tinha 8 títulos e a América tinha acabado de ganhar o 9°. Antes de 2002, até havia um empate a 8.

    Ou seja, apesar de a Europa ter dominado o sec. XI (ganhou 4 em 5), já antes o equilíbrio era grande. E tirando o futebol britânico e dos países nórdicos, na Europa nunca houve chutão, nem futebol direto. Países como Espanha, Portugal, França ou Itália nunca jogaram futebol direto.

Deixa um comentário