Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Klopp critica Newcastle

Jurgen Klopp deixou bastantes reparos à compra do Newcastle. “Não quero falar demasiado disso, mas não pode haver duas opiniões sobre as preocupações acerca dos direitos humanos na Arábia Saudita. Porque foi permitido apesar de todas as dúvidas? Não sei. Devem ser outros a explicar”, questionou o treinador do Liverpool. “Com a Superliga, toda a gente se colocou contra. Isto é basicamente como a Superliga, mas apenas para um clube. O Newcastle garantiu um papel dominante no mundo do futebol durante os próximos 20 ou 30 anos”, indicou.

 

46 Comentários

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Outubro 16, 2021 at 12:16 am

    Tanto espalhafato com a Arábia Saudita quando o que não falta são países totalitários ou autoritários com práticas dúbias e outras muito óbvias. Por outro lado, não me consta que seja preciso ser um bom samaritano para gerir um clube de futebol. Enfim, muitos pruridos e muitos double standards. Mas isso passa dentro de pouco tempo, como aconteceu com Abramovich, o tipo do Qatar e muitos outros. Siga a marcha!

  • DNowitzki
    Posted Outubro 15, 2021 at 11:51 pm

    Quem sabe se Paulo Fonseca não acaba a treinar o Castelo Novo…

  • lipe
    Posted Outubro 15, 2021 at 7:28 pm

    Do ponto de vista desportivo, a aquisição do Newcastle, para mim, é uma grande notícia. Um clube grande, com uma excelente massa adepta (que passou pelas ruas da amargura e resistiu), com um estádio único e mundialmente conhecido, sediado numa cidade com uma identidade muito forte e própria, recebe agora uma injecção de capital astronómica que só vem tornar o melhor campeonato do mundo ainda melhor. É absolutamente absurda a quantidade de clubes grandes e com potencial em Inglaterra. Falou-se muito na super-liga mas a Premier League, pouco a pouco, vai-se tornando nela (e tudo sem ter que atravessar o Canal).

    Do ponto de vista ético e moral, é claramente (mais um) falhanço do futebol europeu. Eu sei que não é a primeira vez, nem será a última, que pessoas conhecidas por práticas pouco recomendáveis e abusos de direitos humanos se envolvem no futebol europeu. No entanto, a aquisição de um clube da parte da Arábia Saudita marca um novo fundo, penso que é inegável (espero ansiosamente por investimento Norte-Coreano nalgum clube europeu para podermos ter esta conversa outra vez).

    E antes de ser acusado de hipocrisia, de ser inundado de emojis e palavras incessantemente repetidas: ninguém aqui faz a mínima ideia do tipo de consumo que pratico, das marcas onde gasto o meu dinheiro ou do estilo de vida que levo. Portanto, dispenso esse tipo de argumentação infantil.

  • Joga_Bonito
    Posted Outubro 15, 2021 at 4:56 pm

    Klopp tem razão na crítica à Arábia Saudita, agora o seu clube tem donos e a maioria dos donos dos clubes não são nada frescos, desde mafiosos, ditadores a supostos novo-ricos cuja fortuna foi feita à conta de esbulhar as massas. Já perguntava Garrett “quantos pobres são precisos para fazer um rico?” nas “Viagens na minha terra”.
    A maioria das fortunas que detêm os clubes de futebol são de origem duvidosa e mesmo quando não parecem têm muito dinheiro sujo. A maioria do dinheiro na City de Londres é de lavagem do tráfico de droga e há aí muito rico com ar impoluto que é um mafioso em disfarce.
    A questão é que no caso dos magpies é mesmo à descarada, ninguém pode alegar desconher a porcaria do regime saudita, um dos piores do mundo. Além disso as cenas patéticas de “adeptos” a celebrarem a compra do clube é deprimente, isto depois das cenas fantásticas de adeptos do Chelsea a pressionar os donos do clube para abandonarem a SuperLiga…
    Há 30 anos atrás, no tempo do futebol a sério, esta equipa do Newcastle e os seus donos iam ser assobiados por todo o lado, quando os adeptos ainda se podiam manifestar nos esta´dios, não como hoje onde se censura a acção dos adeptos sob a máscara do combate à violência, como se viu quando os adeptos do Bayner protestaram contra os donos do Hoffenheim, apenas com tarjas e quis-se parar o jogo. Tretas dessas e cartões do adepto existem é para impedir as pessoas de se manifestarem contra tretas destas, ah meu rico futebol romântico, que saudades…
    Não nego que o futebol possa evoluir, mas os valores são eternos e nunca se pode qualificar ceder em princípios mínimos sob o disfarce da modernidade.

  • Abbas
    Posted Outubro 15, 2021 at 3:51 pm

    Para o Kafka, isto é algo que devemos festejar: a compra de um clube por um ditador sanguinário sem consulta dos adeptos. Mas o Benfica morreu porque 62% dos sócios votaram num corrupto, que não passa de um garoto de pré-escola ao lado deste príncipe herdeiro. “Ahah, mas os vossos produtos são produzidos em fábricas sem qualquer tipo de proteção laboral, em que trabalham crianças pagas em um ou dois dólares ao dia, seus hipócritas”: como se defender uma coisa torna-se impossível compreender as limitações e os perigos do mercado livre e ser contra essas mesmas práticas. O que pessoas como o Kafka querem? Que deixemos de viver em sociedade, porque a sociedade de capitalismo tardio em que vivemos implica que se infrinjam valores com que discordamos algures no globo? Ou deixemos só de dar a nossa opinião porque não criticamos X ou Y também? Um liberal que viva em Cuba também é um hipócrita ou simplesmente se limita a viver na sociedade em que cresceu?

    • Kafka
      Posted Outubro 15, 2021 at 4:41 pm

      Tu dizes que discordas mas és incapaz de abdicar dessas mordomias, logo é a prova que não discordas coisa nenhuma

      Apenas dizes que discordas porque cai bem em sociedade dizer que se é contra isto e aquilo

      Dizes que és contra o trabalho infantil, mas depois compras artigos de marcas de roupa ou empresas tecnológicas que o praticam … Dizes que és contra isto e aquilo que se faz na Arábia Saudita, mas não abdicas do seu valioso petróleo claro está

      Portanto desde que o teu estilo de vida ocidental se mantenha, tu fechas os olhos a tudo isso, mas depois como fica bem dizer que se é encontra, tu passas a ideia de um puritano, mas só se o teu estilo de vida ocidental não fôr alterado

      Se és contra tudo e isso e mais não sei quê , começa por ti mesmo essa mudança, deixa de comprar roupa da Nike, Adidas etc… Deixa de usar telemóveis, computadores, televisões… Deixa de usar petróleo e derivados, torna-te um minimalista, vai viver para a Amazónia profunda por exemplo…. Contribui para a mudança sendo tu o 1° a abdicar do que tens e que só é possível teres devido ao que tu tanto críticas, simples

      A mudança tem de partir de quem a defende, começando individualmente

      • Bino Costa
        Posted Outubro 15, 2021 at 10:38 pm

        Boa noite,
        Tenho visto o user Kafka a proliferar insistentemente esta retórica de que se não se rejeitar todo o modo de vida capitalista e ir viver para uma caverna não se pode criticar nada nem ninguém.

        Vinha só explicar que uma pessoa tem de sobreviver neste mundo e não quer dizer que queira ser um eremita quando critica o rumo que o a sociedade mundial está a tomar, seja em termos de distribuição de capital ou ambientais ou até simples conforto.

        A verdade é que num mundo perfeito não dependeríamos de petróleo da Arábia Saudita, mas a única maneira de eu o fazer individualmente era viver numa caverna. Mas isso implica que não possa criticar uma ditadura sanguinária e pressionar os nossos líderes políticos a seguirem energias alternativas?
        Por favor, já chega de insistir nesse discurso whataboutista.

      • Fantantonio
        Posted Outubro 15, 2021 at 8:04 pm

        Tu estás na internet, ainda por cima num local onde comentam com perfis fictícios Kafka. Eu podia-te dizer que moro numa caverna com painéis solares, só tomo banho 1 vez por semana, sou vegan, ando a pé, só uso roupa dada e/ou usada, produtos biológicos biodegradáveis e o mesmo pc do e-escola com banda larga há 13 anos porque fui obrigado a requerer para um trabalho de Área de Projeto e tu não terias como averiguar se isso é verdade ou não, a não ser que sejas o Mr. Robot.
        Quem te garante que o pessoal que comenta aqui não faz um esforço para lutar contra o consentimento fabricado do marketing, do consumo poluente e com origem ética e moral duvidosa, contra a mão-de-obra escrava, infantil ou exploratória?

        Isto é só para te dizer: para de projetar o teu compasso moral nos outros. Se achas que o melhor é viver a tua vida e ignorar questões que outros achem que são pertinentes e com necessidade de mudança, tudo bem, ninguém vai achar menos de ti por isso. Porém, estás a pôr as coisas nestes termos: se participas de alguma forma na sociedade e usufruis do conforto, não podes querer o mesmo ou semelhante para os outros e nem vale a pena mandar vir porque é hipocrisia. Isso soa só a uma falta de empatia tremenda e um boot licking espetacular pelo status quo pela maneira como dedicas éne parágrafos a defender essa posição, quando na verdade ninguém tem de se reger pelos mesmos valores que tu nem precisa de obedecer aos teus padrões surrealmente redutores para criticar o que quer que seja no estilo de vida ocidental.

      • Abbas
        Posted Outubro 15, 2021 at 7:18 pm

        Estás muito enganado sobre mim. Não compro roupa há mais de um ano, metade do meu guarda-roupa é em segunda mão e ando impecável sempre, modéstia à parte. O meu computador é de 2011, quando este rebentar compro outro. Nem precisa disto para esse argumento ser parvo, mas tive que partilhar pq me ri. Mas recado apreendido, se discordo de coisas na sociedade tenho que virar ermita.

      • Manel Ferreira
        Posted Outubro 15, 2021 at 6:37 pm

        Realmente é difícil discordar disso, mas tem piada esta conversa vir do tipo que passa o tempo todo a arrancar cabelos por causa do politicamente correto, das guerras culturais, das ditadura LGBT e outras obsessões parvas de quem só vive no Twitter. Mas sim, esses é que são os verdadeiros problemas do mundo

        • Abbas
          Posted Outubro 15, 2021 at 7:13 pm

          Não tenho twitter, estás enganado sobre mim.

          • Manel Ferreira
            Posted Outubro 15, 2021 at 8:39 pm

            Era para o Kafka, que tem esta atitude quase niilista (ou mesmo de gozo) para com qualquer tipo de consciência social, mas depois anda aqui a lamentar o estado do mundo por causas de umas boquinhas “SJW” que viu no Twitter. Isso, sim, um autêntico flagelo da Humanidade…
            E sim, sei que isto é whataboutism de primeira água, mas lá que tem a sua piada, tem.

    • Fantantonio
      Posted Outubro 15, 2021 at 4:27 pm

      Exato. É quase como se as pessoas tivessem que viver em sociedade para terem uma vida minimamente funcional ou como se participar na sociedade fosse impeditivo de lhe apontar incoerências e exigir e trabalhar em prol de melhorias.
      Há tópicos na caixa de comentários do VM em que o whataboutismo fica muito forte, por algum motivo que desconheço.

  • Estigarribia
    Posted Outubro 15, 2021 at 1:18 pm

    Plenamente de acordo com o Klopp. Figuras como ditador da Arábia Saudita, conhecido por não respeitar os direitos humanos no seu país, não podem, nem devem, ter palco no futebol. Isto não é a República das Bananas.

    Saudações Leoninas

  • Diogo Moura
    Posted Outubro 15, 2021 at 1:15 pm

    O futebol sempre foi recheado de “Super Equipas”, que de uma forma ou de outra, chegaram ao topo (ora com batota, ora com injeção de dinheiro à bruta, ora por mérito próprio). É um bocado dúbio criticar a aquisição do Newcastle por um magnata do petróleo tendo em conta que todos os big-sharks do futebol têm investimentos em mil e uma empresas que fazem parte do nosso dia-a-dia, e algumas delas, igualmente bem sombrias.
    Os fundos de investimento são para isso mesmo, ou acham que o dono do Newcastle vai ficar mais rico com a entrada na BPL? Não, não vai. O futebol para este tipo de pessoas tem dois propósitos. Brincar ao FM e lavar dinheiro. Já os investimentos em empresas em massa através de fundos (tecnologia, aço/metal, petróleo, industria alimentar, imobiliário, etc. é o que faz os ricos cada vez serem mais ricos).
    Claro que é suja a forma como viola os direitos humanos, contudo, há um porradão de países que fazem exactamente o mesmo ou pior e não por isso que fazemos um boicote aos seus produtos. A China à cabeça a titulo de exemplo.
    O mundo não é um mar de rosas e Darwin sempre teve razão, a lei do mais forte, regra geral, impera. E quer se queira quer não, nós os ocidentais somos uns sortudos do caraças por termos nascido em países ricos e economicamente fortes. Poderíamos ter calhado no meio de África e não ter acesso aos cuidados mais básicos de saúde.
    Quero lá saber se o Newcastle compra os melhores jogadores do mundo e faz uma super equipa, não será por causa disso que os irei apoiar de um momento para o outro, nem será por isso que o mundo irá ficar pior.
    Lógico que desvirtua a meritocracia do desporto, contudo, o futebol moderno é assim mesmo. O romantismo há muito que acabou.

    • Stromp1906
      Posted Outubro 15, 2021 at 5:12 pm

      Poupei o meu comentário ao ler o teu.
      Críticas a quem não cumpre com as liberdades normais de cidadãos são sempre válidas, críticas ao poder financeiro de um adversário quando se gasta o que se gasta nos Reds incluindo treinador, é só um sinal claro de hipocrisia.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 15, 2021 at 1:55 pm

      Bom texto, com o qual tendo a concordar. Para o futebol é uma boa notícia porque é sinal de mais uma equipa a investir, o que obriga os outros também a puxar os cordelinhos e isso só é bom para todos, quer seja porque irá gerar mais transferências logo mais oportunidades para equipas médias-baixas do futebol conseguirem vendas e subirem elas mesmas o nível. Do ponto de vista do consumidor, é fabuloso assistir pelo facto de vermos mais um potencial gigante no melhor campeonato do mundo. Depois é como disseste, a grande maioria dos que hoje tratamos como gigantes são-no porque a certa altura foram adquiridos ou receberam injeções gigantes de dinheiro, simplesmente já foi num passado algo longínquo e as pessoas que hoje são adultas habituaram-se a vê-las nos grandes palcos e esquecerem que também são grandes graças a investimentos como os do Chelsea, City, PSG ou Newcastle. Acredito que daqui a uns 15 anos, Chelsea, City ou PSG já serão vistos como grandes históricos e não como clubes de petrodolares, porque daqui a 15 anos já mais de metade da população mundial estará mais que habituada em vê-los no topo e/ou nem se lembram do investimento abrupto que tiveram.

      Do ponto de vista ético, é como disseste, há tanta coisa mais com que se preocupar do que com uma “brincadeira” do dono do Newcastle. Não é com o futebol que ele vai enriquecer, nem é com o futebol que vai engrandecer, nem vai implementar nenhuma ditadura em Inglaterra. Vai-se divertir a gerir um clube, basicamente é isso. Parte das pessoas quererem consumir ou não esse produto adquirido por ele, mas vivendo nós num país onde o futebol é das coisas mais sujinhas e onde mais crimes se cometem, não compreendo como as pessoas se revoltam tanto com aquisições de sheiks e assobiem para o lado em casos de corrupção, lavagens de dinheiro e, em alguns casos, roubos claros que acontecem no futebol. Cá o que importa é que a bola entre.

      • Manel Ferreira
        Posted Outubro 15, 2021 at 6:41 pm

        No caso do Chelsea diria que isso já acontece.
        Ainda agora na final da LC era só comentários do género “força Chelsea vençam o clube do dinheiro sujo” e por aí fora. Ou seja, há uma nova geração que já vê o Chelsea como um clube grande por direito próprio e não se lembram dos tempos em que eram o clube plástico por excelência. O mesmo acontecerá con City e PSG como bem dizes.

      • Marco
        Posted Outubro 15, 2021 at 5:25 pm

        Ainda estou para perceber que equipa média/alta subiu o nivel com “transferencias”. Só vejo equipas “altas/gigantes” serem reduzidas a médias em detrimento desta duzia que estao cheias de dinheiro que nao tem nada a haver com o futebol.

        Uma equipa sobe o nivel mantendo o Ederson, o Ruben Dias, o Felix, etc. Do ponto de vista do verdadeiro consumidor (o adepto, nao o gajo do sofá) isto é só miseravel.

        Infelizmente cada vez temos mais rabos no sofá, a fazer de conta que isto interessa imenso, a falar em “colossos” e “tubaroes” e menos verdadeiros adeptos – dos que fizeram deste desporto o melhor e maior do mundo.

        A maior parte das pessoas dedica até bastante tempo ao seu clube e mais ou menos zero aos outros (mas “alguem” quer saber do newcastle? Quanto mais achar fabuloso). Quanto mais concentrado estiver o talento menos interesse e paixao há pelo futebol – e cada vez mais é esta a realidade.

        “para o futebol e uma boa noticia”… deve ser outro futebol qualquer

      • Kafka
        Posted Outubro 15, 2021 at 2:38 pm

        Excelente comentário João Ribeiro

    • Kafka
      Posted Outubro 15, 2021 at 1:23 pm

      Isto, excelente comentário Diogo Moura

  • Grandone
    Posted Outubro 15, 2021 at 1:00 pm

    O Sr Klopp deveria de ir ao Bangladesh vêr o milhões de trabalhadores escravos, incluindo mulheres e crianças que fazem as camisolas da nike que ele veste…

  • Mantorras
    Posted Outubro 15, 2021 at 12:47 pm

    Quando a bola comecar a rolar tudo passa.
    Para alem dumas cartolinas, umas faixas, ou umas opinioes e bocas pertinentes, nada vai acontecer.

    • Kafka
      Posted Outubro 15, 2021 at 1:05 pm

      Mantorras mas isso é válido para tudo no Mundo Ocidental

      Se formos ver quem faz a nossa roupa ou o nosso tlm, também há uns que mandam umas larachas e dizem “aí coitadinhos, é uma vergonha esta exploração “, mas 5 segundos depois já está tudo certo e prontos a continuar a utilizar esse mesmo tlm e esses mesmos ténis feito pelos tais “coitadinhos deles, é uma exploração ”

      Vamos ser objectivos, dá-nos imenso jeito que as coisas sejam como são…. Até porque se isso acabar, os preços iriam disparar brutalmente porque o preço de custo também teria de aumentar brutalmente, e o preço de custo aumentando brutalmente significa que o preço venda também iria aumentar

  • Kafka
    Posted Outubro 15, 2021 at 12:31 pm

    Pois, só que o Klopp disse isto com uma camisola da Nike vestida… Será que ele não sabe quem foi que fez a camisola que ele tem vestida?

  • Ricardo Lopes
    Posted Outubro 15, 2021 at 12:19 pm

    100% de acordo. Não deveria haver espaço no futebol para pessoas como Mohamad Bin Salman. Espalham o terror pelos seus países, violando os direitos e liberdades. O caso Khashoggi parece que já foi esquecido por muita gente.

    • Claudio V.
      Posted Outubro 15, 2021 at 12:57 pm

      Esse caso só foi falado porque ele tinha cidadania americana. O que sofrem os milhões de yemenitas às mãos dos sauditas e com apoio da NATO nem se questiona

  • Alleyezonme
    Posted Outubro 15, 2021 at 12:17 pm

    Diz o homem que conseguiu salvo erro, todos os reforços que alguma vez quis, “roubando” por dar mais VVD e Fabinho…

    Concordo que o Newcastle daqui a 5 ou 10 anos esteja no topo do futebol, como qualquer empresa ou sociedade que tenha uma boa injeção de capital, mas um dos treinadores (de quem sou fan) reclamar do dinheiro dos outros quando já gastou o que gastou… é só ridículo, seria como o Poche vir dizer o mesmo

    • Claudio V.
      Posted Outubro 15, 2021 at 12:58 pm

      É mais do que dinheiro por dinheiro. A questão são violações crassas de Direitos Humanos pela única monarquia absolutista do mundo, mas uma que nunca anda nas bocas do mundo porque é aliada do Ocidente

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 15, 2021 at 12:15 pm

    Este caso do Newcastle não é bem como a Superliga, são coisas diferentes. A ideia de uma Superliga Europeia nem foi totalmente desaprovada pelos adeptos, aliás isso já existe em outras modalidade como no basquetebol europeu. O que se criticou na Superliga foi principalmente o facto de ser um grupo exclusivo de alguns clubes que se criam unir na elite e nunca mais descer, um grupo fechado sem direito a que outras equipas tenham o mérito e o dever de lá estar.

    A compra do Newcastle vai desvirtuar a competição? Sim por terão muito melhores condições para chegar ao topo que outros clubes. No entanto esses clubes têm hipótese de lá chegar, têm um caminho para percorrer para tal, enquanto que na Superliga Europeia isso nem era possível. Aqui não estou de acordo com o Klopp.

  • Louco de Lisboa
    Posted Outubro 15, 2021 at 12:12 pm

    Infelizmente o Klopp não frequenta este blog, senão veria que, como diz o Kafka, isto é do melhor que poderia acontecer ao futebol.

    Eu, pessoalmente, adorava ter Mohammed bin Salman como dono do meu clube. Quem não gosta de ter um ditador assassino a injetar dinheiro no seu clube que atire a primeira pedra.

    • Kafka
      Posted Outubro 15, 2021 at 12:57 pm

      Espera já sei, tu só consomes petróleo se ele vier da Noruega ou do Canadá certo?

      Quando o barril vem da Arábia Saudita tu já não compras neh? ??… E lembra-te que não é só pores gasolina… Tu até para comeres precisas de petróleo, porque os produtos só chegam ao supermercado se alguém lá os puser, por norma é um camião e esse camião teve que usar combustível, mas tu chegas ao Continente e perguntas primeiro se as empresas de logística que levaram os alimentos para lá, usaram petróleo da Noruega ou da Arábia Saudita neh? Depois mediante a resposta é que decides se compras ou não, certo?

      Desde que seja para termos a barriguinha cheia e no conforto da tecnologia toda que existe, já não interessa para nada os princípios e bla bla neh? Pois claro ?

      • Louco de Lisboa
        Posted Outubro 15, 2021 at 1:43 pm

        Claro, temos é todos que apoiar o Newcastle agora. Porque não apoiar um clube detido por um assassino se temos uns ténis da Nike? Eu já comprei um cachecol e uma camisola, n.10, com o teu nome nas costas.

        Há tanta coisa mal no mundo, siga normalizar todo esse mal e relativizar tudo o que alia nefasto a novo, assim é que tornamos isto uma bela sociedade.

        Se já comemos tanta porcaria, mais uma colherzinha não faz mal a ninguém. Tu já deves dar cheio.

        • Estigarribia
          Posted Outubro 15, 2021 at 4:15 pm

          Blondie,

          Esse primeiro parágrafo está top ? Vamos todos encomendar camisolas do Newcastle com o nome do Kafka nas costas ao tio Salman ?

          Saudações Leoninas

        • Kafka
          Posted Outubro 15, 2021 at 1:56 pm

          Tu apoias quem tu quiseres, em momento algum disse que as pessoas são obrigadas a gostar do Newcastle

    • Kafka
      Posted Outubro 15, 2021 at 12:50 pm

      1-United States 14,837,639,510
      2-Saudi Arabia 12,402,761,040
      3-Russia 11,262,746,200
      4-China 4,905,070,874
      5-Canada 4,596,724,820
      6-Iraq 4,443,457,393
      7-Iran 4,376,194,355
      8-United Arab Emirates 3,772,788,273
      9-Brazil 3,242,957,836
      10-Kuwait 2,990,544,137
      11-Mexico 2,484,354,880
      12-Venezuela 2,355,423,552

      12 maiores produtores de petróleo do Mundo ao dia de hoje… ??… Coitado do user Blondie, tão defensor disto e daquilo e depois passa o dia inteiro a consumir petróleo e derivados de petróleo destes 12 países que como sabemos são 12 países exemplares

      Mas isso já não interessa nada, afinal desde que o umbigo esteja salvaguardando, está tudo certíssimo e posso chamar hipócritas aos outros ?

      • Louco de Lisboa
        Posted Outubro 15, 2021 at 1:09 pm

        Ou seja – algo está mal, portanto vou enumerar outras coisas que estão mal.

        Sim senhor, que capacidade argumentativa, parece que estou a ler Bertrand Russell.

        • Kafka
          Posted Outubro 15, 2021 at 1:20 pm

          Então mas se as outras coisas estão mal, porque é que continuas a ser conivente com elas? Porque continuas a consumir petróleo? Se és tão activista começa a por ti mesmo nessa mudança, muda de País, vai viver para a Amazónia ou Antártida para não seres conivente com o que abominas… Deixa de comprar roupa da Nike, Adidas etc….deixa de comprar tlms, computadores, televisões, tecnologia etc….

          Começa por ti mesmo a mudança que tanto apregoas, porque não começas por ti essa mudança?

          Afinal tu não és contra nada disto, porque és conivente com tudo isto pois consome todos estes produtos e não abdicas por um segundo deste estilo de vida que tens que só é possível graças a precisamente tudo aquilo que tu críticas

      • Claudio V.
        Posted Outubro 15, 2021 at 1:00 pm

        Sim, é o mesmo usar combustível no teu uso individual que não podes decidir a sua proveniência com matar a sangue frio yemenitas pobres. Tudo o mesmo nível de moralidade

        • Kafka
          Posted Outubro 15, 2021 at 1:15 pm

          Então? Ah portanto consumir petróleo da Arábia Saudita já é normal certo? Que engraçado, aí já não há problema nenhum porque “não podermos decidir de onde o petróleo vem”

          Claro, quando é para teres a barriguinha cheia, já não tens princípios obviamente, muito fácil ??

    • Kafka
      Posted Outubro 15, 2021 at 12:38 pm

      Blondie

      Ah e outra coisa, és tão activista, mas depois és um ávido consumista de petróleo? Então onde está esse activismo todo quando se trata do teu próprio umbigo?

      Sabes quem são os 10 maiores produtores de petróleo do Mundo? Vai lá ver quem são…. No máximo aproveita-se 1 ou 2 deles…. Mas tu queres lá saber disso e estás sempre pronto a usar petróleo e derivados de petróleo para o bem estar do teu próprio umbigo…

      Mas calma que afinal o problema disto tudo é o dono do Newcastle ??

    • Kafka
      Posted Outubro 15, 2021 at 12:34 pm

      Mas tu de certeza que adoras que o teu clube seja patrocinado pela Nike, Adidas, Puma, Reebok, New Balance etc… Ah espera vamos fazer de conta que não sabemos o que se passa com essas marcas

      Melhor ainda, vou fazer de conta que não sei quem fez as peças do teu telemóvel/computador que tu acabaste de usar para escrever o teu comentário… ??? não vamos dizer a ninguém quem faz as peças do teu tlm ?

  • J Silver
    Posted Outubro 15, 2021 at 12:00 pm

    Pois é Klopp, assim como o City, o PSG, o Chelsea e todos os clubes comprados por magnatas de valores duvidosos. Aliás se é para falar em direitos humanos, produtos da Apple, Nike e sei lá mais o quê também são questionáveis. Bem como o petróleo que nos permite irmos para o trabalho todos os dias. Há alguma coisa que escape à hipocrisia?

    • Kafka
      Posted Outubro 15, 2021 at 12:43 pm

      Ora nem mais

      Falam em direitos humanos e escrevem isso num IPhone ou Samsung ?… Se soubessem quem faz as peças desses tlms…. Ou melhor até sabem, mas aí já convém fazer que não sabem

Deixa um comentário