Números incríveis, ainda para mais numa época que colectivamente foi sempre muito pobre, e mesmo assim ao nível de golos é o seu pior registo desde 2008-09. Já as assistências são um recorde, e, não fossem os falhanços dos seus companheiros, estas 21 podiam ser facilmente 35-40. Tarde também positiva para Sétien, que com esta goleada deve ganhar alguma margem (a postura do Alavés, que não colocou ‘um autocarro’, ajudou), e para o jovem Riqui Puig, que fez duas assistências, voltou a brilhar com a sua mobilidade e criatividade, e parece cada vez mais um elemento que deve ser considerado como titular.
O Barcelona goleou, fora, o Alavés, por 5-0, na última jornada da La Liga. Leo Messi (que participou nos 5 golos) voltou a ser o protagonista ao bisar e assistir, terminando assim o campeonato com 25 golos e 21 assistências. O argentino assistiu Fati para o 1-0 aos 24′, e fez o 2.º aos 34′. Em cima do intervalo deu um passe incrível para Alba, que ofereceu o 3-0 a Suárez, que já tinha desperdiçado uns golos cantados. Na 2.ª parte Semedo, que tinha acabado de entrar, fez o 4-0, tendo Messi completado a goleada.
.@LaLiga | @Alaves 0-1 @FCBarcelona | GOLO!
Parceria Messi-Fati a dar frutos! #LaLigaEleven #ForTheFans pic.twitter.com/EggmWCQNE4
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) July 19, 2020
.@LaLiga | @Alaves 0-2 @FCBarcelona | GOLO!
Classe de Messi a sentar Roberto na hora de finalizar. #LaLigaEleven #ForTheFans pic.twitter.com/3AE9Ef2Och
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) July 19, 2020
.@LaLiga | @Alaves 0-3 @FCBarcelona | GOLO!
Que combinação do Barça 🤤 #LaLigaEleven #ForTheFans pic.twitter.com/4nIxTPpU7s
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) July 19, 2020
.@LaLiga | @Alaves 0-4 @FCBarcelona | GOLO!
Golo com assinatura portuguesa e mais uma assistência para Puig 👌 #LaLigaEleven #ForTheFans pic.twitter.com/HQJmUePBm7
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) July 19, 2020
.@LaLiga | @Alaves 0-5 @FCBarcelona | GOLO!
O Barça não abranda e Messi marca o seu 25º golo na LaLiga. #LaLigaEleven #ForTheFans pic.twitter.com/ZB1ileRvOn
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) July 19, 2020


46 Comentários
Quinhas
Costumo sempre comparar um jogo de futebol como um combate de boxe,temos de controlar desde o início ao fim,para evitar surpresas.E ontem ,não foi a situação confortável na tabela que condicionou o Alavés ,mas sim a atitude determinante do Barça ,que sem as lesmas,Rakitic,Piqué ,teve outra postura.Como disse e digo aos anos,este Barça carece de agressividade tanto ofensiva como defensiva ,e ontem mostrou o contrário ,a começar pela linha de construção,que sem Piqué ,houve outra dinâmica ,interessado em romper linhas e não encurralar a equipa com atrasos ao Ter Stegen,,ou no caso de ontem ,o Neto.Bom pressing,impressionante é que o maior exemplo é o puto Ricky ,boas movimentações ,agora só resta pedir que essa atitude seja permanente e uma filosofia .Quanto ao Suarez ,continua com as galochas ao contrário .
Quanto a MESSI ,Melhor da História ,não é necessário mais palavras ,somente ser melhor acompanhado!!!
salo
Luís Suarez não dá mais para o Barça. É um elemento a menos. Qualquer bola que lhe chega significa o fim da jogada. Para marcar um golo tem que falhar cinquenta.
Riqui Puig é para ser titular para a época.
Araújo e Lenglet deve ser a dupla de centrais para época que se avizinha.
Jordy Alba está em decadência a nível físico, apesar do cérebro ainda pensar bem, mas às vezes o físico já não consegue acompanhar ou obedecer o que cérebro manda. E isto é extensivo a toda a equipa nuclear do Barça e nota-se nos jogos mais exigentes, onde ninguém ganha uma bola dividida ou uma segunda bola.
Se a espinha dorsal da equipe se mantiver para o ano (e tudo indica que vai se manter), as coisas só tenderão a piorar.
Khal Drogo
Segundo o MisterChip (que, para quem não conhece, é o suprassumo das estatísticas do futebol; a sério, acreditem – não há ninguém como ele), Messi e CR7 estão consideravelmente perto de se tornarem nos melhores marcadores da história deste desporto (a nível absoluto).
A classificação mais recente (por ele publicada) dos 6 jogadores de futebol masculino que já ultrapassaram a barreira dos 700 golos em jogos de caráter sénior e oficial e de nível profissional é a seguinte:
1º Josef Bican – 759 golos [495 jogos]
2º Pelé – 757 golos [815 jogos]
3º Romário – 743 golos [961 jogos]
4º Cristiano Ronaldo – 732 golos [1009 jogos]
5º Ferenc Puskás – 706 golos [718 jogos]
6º Lionel Messi – 703 golos [867 jogos]
Miguel Mendes
Outra vez? Só falando de golos oficiais, o Bican tem mais de 805, o Romário 772, o Pelé 767, o Puskás mais de 746, o Gerd Muller 735 e o Erwin Helmchen provavelmente mais de 800 golos (este último foi em campeonatos amadores).
Marcio Ricardo
Em todo o caso parece óbvio que CR7 e Messi vão ultrapassar os 805…
Oldasity
Messi já não chega a essa marca. Tem apenas mais 2 anos de futebol, e se continuar neste miserável Barça, irá continuar com épocas semelhantes a esta. Alguns golos e algumas assistências.
Esta época espelhou muito do que é a sua vida na Argentina, tem de jogar tão atrás no terreno que acaba por estar muito mais longe da baliza.
Messi chegou a uma fase em que tem de ser ele a assistir a si próprio.
Khal Drogo
Eu acredito que Messi e Ronaldo ultrapassem os 760 golos. E que, eventualmente, o argentino acabe por tambem ultrapassar o português.
Miguel Mendes
Mas podem não bater o recorde de Bican porque como disse é superior a 805 golos (não se sabe ao certo quantos marcou) e mesmo 805 dificilmente marcarão, na minha opinião.
Khal Drogo
Pois, lá está. Essa é, para mim, uma das grandes demonstrações do quão falível e incompleta é a lista da RSSSF.
“Mais de 805 golos”? Ok, mas quantos? 806? 810? 900? 1000? Ou seja, mesmo que o Messi chegue aos 900 golos, nunca poderíamos dizer que chegou ao topo… porque, pelo menos segundo a RSSSF, não há topo definido.
Miguel Mendes
Foste tu próprio que disseste que é muito complicado saber quantos golos jogadores antigos marcaram e sempre me parece melhor dizer isso do que o Pelé marcou 500 e tal golos ou mais de 1280.
Khal Drogo
Claro que é. Mas enquanto que a RSSSF não comseguiu encontrar resposta, o Mister Chip sim. São 759 golos em 495 jogos.
Khal Drogo
*conseguiu
Khal Drogo
Eu espero que sim. Gostava muito de ver CR7 chegar ao topo e, uns meses ou 1 ano mais tarde, ver Messi a fazer o mesmo. Seria bonito.
Khal Drogo
Outra vez o quê? Que tremenda sobranceria. Se acompanhasse o trabalho do MisterChip, saberia que os dados dele são dos mais confiáveis que por aí andam – ao contrário da RSSSF e Wikipedia. Muitos dos golos do Bican foram em categorias não profissionais, e está bastante explícito no que escrevi que o MisterChip apenas considera golos de competições seniores e profissionais.
Miguel Mendes
Tremenda sobranceria é dizer que o MisterChip (que eu nunca tinha ouvido falar) é o suprassumo das estatísticas do futebol e que não há ninguém como ele. Onde é que o MisterChip diz que apenas considera golos de competições seniores e profissionais? Ele próprio diz que é um especialista do futebol espanhol. Isso garante que o que ele diz acerca de jogadores que nunca jogaram no futebol espanhol é factual?
Khal Drogo
Eu vim ao blog e fiz um comentário informado, referindo explicitamente que os dados eram do MisterChip, e sem fazer qualquer achega a nenhum outro utilizador. Você veio diretamente responder-me de pedras na mão, ridicularizando o que eu tinha acabado de escrever. Portanto, sim. A sobranceria veio claramente da sua parte.
Interesso-me por este tipo de dados estatísticos há muitos e muitos anos e, como tal, apesar de não me atrever a assumir os meus conhecimentos como dogmas, tenho alguma facilidade e experiência em reconhecer quais são as fontes mais fidedignas.
A minha opinião em relação à RSSSF é que não é a fonte mais confiável de todas. É uma base de dados antiga, raramente atualizada, e montada numa altura em que a procura de informação não era tão fácil como é nos dias de hoje.
Já o MisterChip (cujos dados prontamente descredibilizou, mesmo alegando que não o conhecia!) é um jornalista que, se tem dedicado, de forma praticamente exclusiva, a reunir dados estatísticos relativos ao futebol. E não, não apenas ao futebol espanhol. Comece a acompanhar o seu trabalho e rapidamente perceberá que ele segue tudo: futebol senior e jovem, futebol atual e do século passado, masculino e feminino, europeu, sul-americano, asiático, clubes e seleções… Basicamente tudo. Muitos dos dados curiosos que o VM tem vindo a colocar aqui nos últimos anos até têm origem no twitter do MisterChip.
Concluindo: sim, para mim, a fonte mais fidedigna para este assunto específico é o MisterChip. Se não concorda, não há problema nenhum.
Miguel Mendes
Não, veio da tua ao dizeres que o MisterChip era o melhor e para nós acreditarmos nisso por isso tem piada vires dizer que não assumes os teus conhecimentos como dogmas. Quanto aos jogadodes antigos a RSSSF está atualizada e se formos por aí o Transfermarkt também esta e diz que o Ronaldo tem 750 golos, detalhando todos os jogos em que marcou. Mas foi ele próprio que disse que era um especialista no futebol espanhol e segundo esses dados o Peyroteo deixaria de ter a melhor marca de golos (é dito que a tem há vários anos), por exemplo, e assim passaria a ter o Bican. Tal como tu descredibilizaste a RSSSF e há listas que eu não conheço a fundo que dizem que o Pelé tem mais de 1280 golos e eu mesmo não as conhecendo a fundo tal como o MisterChip não lhes dou credibilidade como tu não dás à RSSSF. Então por que ficaste assim e vens dizer para acreditarmos que o MisterChip é o melhor? É o melhor para ti, não quer dizer que seja para toda a gente. E ficas a saber que os números da FIFA, IFFHS e RSSSF são muito mais conhecidos que os do MisterChip.
Miguel Mendes
* jogadores; esta; média de golos.
Khal Drogo
O que disse a respeito do MisterChip, como é por demais evidente (ou pelo menos, deveria ter sido), é apenas a minha opinião a respeito do seu trabalho. O “acreditem” não era uma ordem, estava apenas a expor aquilo em que acredito. Não há dogma nenhum nas minhas palavras – pelo menos para bom entendedor.
Os dados dos jogadores antigos também podem ser continuamente atualizados. algo que não acontece na RSSSF. é complicado analisar estatísticas dos anos 20 e anos 30 e, como tal, toda as fontes de informação que surgirem de novo são bem vindas. Ainda há bem pouco tempo, o próprio MisterChip mostrou ter conseguido acesso a uma boa remessa de jornais brasileiros antigos, através dos quais pôde completar/atualizar a sua extensa base de dados. Percebe onde quero chegar?
Em relação ao Transfermarkt e a outros sites, é como já disse num comentário anterior. Não estão necessariamente errados; os critérios utilizados podem ser diferentes (podem incluir golos em competições sub-21, ou por equipas de reservas, por exemplo). Depois cabe a cada um decidir quais são as listas com que mais concorda. Eu, como já expressei “mil” vezes, considero a do jornalista espanhol a melhor de todas. Além disso… Parece-me óbvio que ele, sendo espanhol, se considere mais especialista do futebol de nuestros hermanos, não? Mas isso são questões de semântica, como certamente concordará.
Eu descredibilizei a RSSSF, sim. Mas fundamentei essa descredibilização. O Miguel fez o mesmo ao MisterChip sem estar familiarizado com o seu trabalho. Percebe que são coisas diferentes, certo?
Quanto ao último tópico, não há muito que possa dizer. É óbvio que os números da FIFA são mais conhecidos do que os do MisterChip… Isso quer dizer mesmo o quê? Até há cerca de 20 anos, era quase consensual que o Pelé era o melhor marcador de sempre e que tinha anotado mais de 1200 golos! Grande parte das principais listas apontavam para isso… Ou seja, ser mais ou menos conhecido não tem nada que ver com o assunto.
Miguel Mendes
A RSSSF tambem teve em conta jornais e outras fontes e muitas vezes aparecem outras com números diferentes. Mas eu quando falei no facto de ele ser um auto-intitulado especialista no futebol espanhol era exatamente no sentido oposto àquele que disseste, isto é, que não queria dizer que os números dos jogadores que nunca atuaram no futebol espanhol estivessem obrigatoriamente certos. A IFFHS diz que o Pelé marcou 500 e tal golos. Já são 4 valores diferentes. Então e se eu vier com dados de outro especialista ou a RSSSF mudar os números de modo a corresponderam aos do MisterChip, quer depois de os consultar ou não? E eu até te fiz uma pergunta que de certa forma descredibiliza o MisterChip que é o facto de contar com golos de amigáveis de seleções mas não de clubes e tsl como para ti o MisterChip é o melhor para mim pode não ser. Mais, quanto a isso dos jornais brasileiros, ainda há uns anos saiu uma notícia que dizia aue podiam mudar o número de campeonatos ganhos pelo Pelé devido a uns jornais da época por isso quem me garante que esses jornais que o MisterChip consultou são fiáveis?
Khal Drogo
Ah, e quanto aos amigáveis… Isso é prática comum. É raríssimo veres alguma entidade a contar os golos em amigáveis de clubes, enquanto que os das Seleções contam sempre.
Certamente reparou que o Barcelona e o Real Madrid, por exemplo, não contabilizaram os golos em amigáveis de Messi e Ronaldo, respetivamente, quando estes se tornaram nos melhores marcadores desses clubes. São jogos sem qualquer caráter competitivo.
Já com os amigáveis de Seleções não é bem assim. Um amigável Portugal-Espanha, por exemplo, dá pontos à equipa vencedora. Pontos esses que contarão para os rankings oficiais. Rankings esses que, depois, são utilizados nos sorteios oficiais. Têm, portanto, repercussões competitivas.
Mas isto não fui eu nem o MisterChip que inventamos. Como já disse, é prática comum.
Miguel Mendes
Ok, mas penso que é incoerente.
Khal Drogo
Está no seu direito.
Khal Drogo
Claro que teve. A questão é que não continuamente monitorizada/atualizada, apenas isso.
Claro que não estão obrigatoriamente certos. Mas, se formos por aí, então não há dados nenhuns que possamos utilizar. O que quis dizer foi que ele certamente saberá mais do futebol espanhol, mas também sabe bastante do futebol do restante planeta. E depois ainda há outra coisa: ele atualmente tem acesso a softwares de análise de dados que simplesmente não existiam há 15-20 anos atrás. Isso também o ajuda consideravelmente.
Quantos aos valores diferentes, eu vou voltar a repetir: em alguns casos, isso deve-se a erros de contabilização; nos casos mais mediáticos (FIFA, IFFHS), as diferenças provavelmente prendem-se com a utilização de critérios diferentes. Para mim, os dados mais fidedignos e os critérios mais lógicos são os do MisterChip. Partilhei essa minha opinião aqui. O Miguel, como é por demais óbvio, pode preferir quaisquer outros critérios! Alguma vez isso esteve sequer em discussão?
Por fim, quanto aos jornais, talvez não me tenha feito entender. Foi apenas um exemplo para demonstrar que o MisterChip tem método naquilo que faz. Certamente que não se focou apenas em meia dúzia de jornais para elaborar as suas listas. Ele reúne toda a informação a que consegue deitar a mão, compara-a, e extrai daí os resultados finais. Quando possível, ele até vê jogos consideravelmente antigos! Espero que desta vez me tenha expressado melhor.
Miguel Mendes
Nesse caso o Transfermrkt também é mas para ti já não é válido.
Mas eu posso achar mais credíveis umas fontes e tu (e o MisterChip) outras.
E outras pessoas não tiveram acesso a isso?
Esteve, ao dizere para nós acreditarmos que esse é o mais fiável.
Tal como a IFFHS e a RSSSF não se ficaram e possivelmente também viram esses jogos consideravelmente antigos.
Khal Drogo
Não vou estar a repetir incessantemente as mesmas respostas, apesar de o Miguel estar consistentemente a insistir nas mesmas perguntas/dúvidas, mesmo que colocadas de maneira ligeiramente diferente. Não sei se é embirração, incapacidade de interpretação da sua parte, ou pouca clareza da minha. O meu objetivo inicial era apenas partilhar aquela que, para mim, é a lista mais lógica e confiável que há (e, a não ser que considere que tenho poderes sobrenaturais, não obriguei ninguém a tomar a minha palavra como verdade absoluta). Foi isso que fiz e, à medida que CR7 e Messi forem progredindo na mesma, tenciono vir cá atualizá-la. Por sua vez, o Miguel está no direito de discordar da mesma de cada vez que o fizer. Bom dia.
Miguel Mendes
Acho que isso que disseste acerca de mim é válido para ti.
Khal Drogo
Mais uma vez, está no direito de achar o que quiser.
Miguel Mendes
E há listas que apresentam dados diferentes desses e também só contabilizam golos de competições seniores e profissionais. O próprio blogvisaodemercado referiu a lista da RSSSF recentemente.
Miguel Mendes
Os números que falei são da RSSSF, não da Wikipédia, e estão aí contabilizados golos de competições não seniores do Ronaldo e Messi.
Khal Drogo
Não. Ronaldo tem 732 golos oficiais (seniores e profissionais): 5 no Sporting, 118 no Man Utd, 450 no Real, 60 na Juve e 99 pela Seleção A de Portugal. Messi tem 633 golos pelo Barcelona A, e 70 pela Argentina A. Logo, os números do MisterChip estão corretos.
Para não subsistirem dúvidas: todos os jogos de Seleções, mesmo os amigáveis, são considerados de caráter oficial pela FIFA ou respetivas confederações (até porque mesmo esses jogos contam para os rankings globais de Seleções e de Confederações).
Miguel Mendes
Queria dizer que estão incluidos golos de carácter não oficial como jogo amigáveis de seleção.
Miguel Mendes
E os de seleções jovens? Então os de jogos amigáveis de clubes não contam mas os de jogos amigáveis das seleções já?
Chico
Caso golos das seleções jovens, também iam ter que contar golos nos juvenis, iniciados, infantis, benjamins, escolhinhas, etc… É absurdo.
Khal Drogo
Precisamente.
Khal Drogo
Em relação aos amigáveis, é resposta é curta e simples: sim. Sempre foi assim e, provavelmente, sempre será. Não fui eu que inventei.
Os golos pelas seleções jovens podem perfeitamente ser contabilizados, dependendo do critério que cada um quiser utilizar. Na minha opinião não faz sentido contabilizá-los e, pelos vistos, na do MisterChip também não. Há quem inclua os sub-23 e sub-21, mas então porque não incluir os sub-20, sub-19 ou sub-17? E os sub-15? Está a ver o problema? A linha tem de ser colocada em algum lado e, na minha opinião (repito, na minha opinião), contabilizar apenas jogos seniores faz todo o sentido.
Miguel Mendes
Eu sei mas se calhar não devia ser.
JDTM
Infelizmente deixaram o melhor para um jogo que já não contava para nada. Muito bem os miudos, e o Messi a levar a equipa às costas como fez toda a época. Óbvio que o Alaves não é o Nápoles mas se tivermos força de vontade para ganhar, talvez consigamos. Quando não tamos preocupados em atrasar a bola 50 vezes por jogo para o Ter Stegen, até conseguimos criar várias oportunidades. Visca el Barça!
SenyorPuyol
Jogo tranquilo, sem dúvida que o Alavés mordeu menos graças ao objectivo já cumprido.
Ainda assim, ao contrário do jogo anterior, pelo menos desta vez mantivemos um ritmo aceitável.
A postura mais aberta do Alavés (tanto em largura como em profundidade), permitiu-nos jogar sem um jogador constantemente por dentro do bloco, a disponibilização (recuos) dos 3 da frente era suficiente para dar opções à linha de médios (interiores + laterais). Com isso, gostei da fluidez das trocas entre laterais e extremos, alternando o posicionamento (dentro/fora) conforme o momento de jogo fosse de transição, organização ou criação.
Não vejo grandes destaques para além disso, principalmente pelo referido antes, a postura do Alavés pôs poucos obstáculos para superar.
Em relação a notas individuais, subscrevo os destaques assinalados pelo VM, Messi e Puig parecem-me claramente as unidades que fizeram mais diferença neste jogo.
Thorn
Acrescentava apenas a entrada do Frenkie! E mais uma boa exibição do Fati
SenyorPuyol
Sim gostei de ver de Jong, não me parece ter feito uma exibição destacável, mas é sempre um gosto vê-lo em campo, desta vez não foi excepção.
Fati sim, para mim também fez um jogo interessante, concordo consigo!
Thorn
Concordo em parte com o fdj, não foi brilhante, de todo, mas até considerando que Vidal passou a ser central (e com isto se perdeu muito da chegada à área que dá e verticalidade), gostei da progressão e “explosão” que por vezes incumbe no jogo.
PS: gosto muito de ler os seus comentários!
SenyorPuyol
Fico agradecido!
Chico
A diminuição do número de golos e o aumento do número de assistências é simbólico da decadência do Barça. Há menos capacidade de servir Messi e joga cada vez mais recuado como foco único de criatividade e organização na equipa. Um pouco como sempre aconteceu na seleção argentina.
DNowitzki
Exatamente!
DNowitzki
Pfff! Não presta!