Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Messi pede Bola de Ouro para Lewandowski

Lionel Messi não esqueceu Robert Lewandowski no discurso da vitória da 7.ª Bola de Ouro, destacando que a France Football devia distingui-lo pelo que fez o ano passado. “Tem sido uma honra competir contigo. Acho que a France Football devia premiar o teu 2020 com a Bola de Ouro, merecias isso”, afirmou o argentino, ainda no palco.

22 Comentários

  • Vegeta
    Posted Novembro 30, 2021 at 9:34 pm

    Não é humilde dizem alguns.

  • Joga_Bonito
    Posted Novembro 30, 2021 at 6:28 pm

    Muito bem!
    O problema da personalidade de Messi é não ter o mesm carisma de Maradona, ao qual será sempre fatalmente comparado por ser argentino. As poucas vezes em que foi infeliz no comportamento (algumas picardias com colegas) são uma brincadeira comparadas com o que Maradona fez. Além do mais, como Messi tem ar de bom rapaz e sendo muito tímido, cada vez que sai fora da casca as pessoas parecem que o julgam muito, quer porque não esperam isso dele, quer porque hoje o futebol está muito politicamente correcto.
    Com Maradona, na verdade muitos achavam piada às suas polemicas, ele sempre teve o dom de sair por alto de todas as controvérsias em que se metia,tinha um carisma incrível.
    Posto isto, inventou-se a teoria que Messi é um falso humilde, unicamente porque muitos não suportam que ele seja muito melhor que os outros e que no geral seja bem comportado. Numa era de jogadores que só falam controlados pela sua entourage, as pessoas tendem a achar que todos são falsos, mas isso não é verdade.
    Custa muito entender que Messi seja sincero ao dizer que Lewa merecia uma BO? Mesmo que Messi seja o melhor do mundo (é o melhor há uns bons 10-12 anos), porque não havia ele achar que o Lewa poderia merecer uma BO?
    As pessoas esquecem-se que há jogadores de nível BO que nunca ganharão o prémio porque os outros foram melhores. Não diziamos aqui muitos que jogadores como Iniesta ou Neymar foram vítimas de terem coincidido com Messi e com isso nunca ganhariam a BO, não porque não tivessem nível para tal, mas porque calharam com um ET, que é um Maradona muito mais profissional e focado no jogo.
    Foi isso que li do que disse Messi, Lewa e já agora outros, poderiam ter ganho a BO e mereciam um grande prémio. Esperavam que ele fosse dizer o quê? Olha lá ò Lewa, tu foste super este ano e até num ano normal ganharias uma BO, mas eu sou tão bom que até com 34 anos e a ser treinado pelo Koeman te vou superar sempre, porque ninguém chega ao meu nível? É isto que é ser frontal? Desculpem, isto é arrogância. Acho que foi o M. Jordan que disse uma vez que quem é o melhor não tem de dizer que é o melhor, isso só mostra fraqueza e arrogância. São os adeptos e jornalistas quem têm de constatar o facto de que Messi, pese apanhar há vários anos com craques que marcam 50 golos por épocas, continua a ser um jogador incrível e muito superior a todos os outros.
    Messi não tem de dizer que é o melhor, são os outros que devem falar. Constatar que outros jogadores exibem um enorme nível e poderiam ganhar a BO não é falsa humildade, é dizer a verdade.

  • Pistoleiro
    Posted Novembro 30, 2021 at 4:22 pm

    Sendo um enorme fã do BM e de Robert, deixa-me algo triste ver o polaco sem uma bola de ouro. Mas Messi também merece pelo ano fantastico, e se pensarmos bem 7 bolas de ouro não fazem jus ao trabalho fantastico desde 2009. 2018 e 2016, e a dubia 2013 Messi merecia, Robert 2020 e talvez 2021

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 30, 2021 at 9:41 am

    Não é para todos lembrar o oponente numa vitória. Acho que deveriam seguir a recomendação do Messi e dar uma Bola de Ouro ao Lewandowski pelo que fez no ano passado, não houve gala por causa do COVID-19, mas isso não invalida que não haja o prémio.

  • Oldasity
    Posted Novembro 30, 2021 at 9:31 am

    Como já tinha dito no outro post, é um excelente gesto e que poucos iriam fazer o mesmo. O falso humilde, dizem.

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 30, 2021 at 9:12 am

    Lewandowski merecia a Bola de Ouro o ano passado, como a merecia este ano. O que se está a avaliar é o melhor jogador num ano civil em termos globais. E em termos globais, tanto se pode analisar os golos, as assistências, a participação na manobra da equipa, o papel nos resultados obtidos, etc.

    Messi é o jogador mais completo do mundo? É! Mas não foi o melhor em 2021 e é isso que a Bola supostamente devia premiar. E não me digam que faz coisas que mais ninguém faz porque assim teríamos que ter dado N Bolas de Ouro a jogadores como Denilson e afins. Não me digam que é por ser o dínamo da equipa, senão jogadores como Iniesta ou Sneijder também tinham.

    Se analisarmos o ano transato, Messi foi o melhor marcador da Liga Espanhola? Foi! Mas isso teve equivalência em campo não sendo o Campeão! Messi foi o melhor jogador da Copa América? Relativo. Para mim foi Di Maria, e não foi só por ter marcado na final (Messi tem a maioria dos seus golos na fase de grupos se querem ir por aí), mas porque foi aquele que equilibrou ofensivamente e defensivamente a equipa, colocando o talento em prol do coletivo, sobressaindo nos melhores momentos. Copa América que agora se realiza de 2 em 2 anos (era a ver se Messi não acaba a carreira sem nenhuma?). A Liga dos Campeões foram ambos eliminados prematuramente, pelo que não podia avaliar o que quer que seja.

    O melhor jogador é aquele que consegue aliar as suas capacidades em prol do coletivo, conseguindo por isso atingirem os objetivos a que se propuseram no final da época. E com isso, não só pelos golos mas por tudo o que dá à equipa, Lewa foi o melhor de 2021. E queriam o prémio avançado do ano só para lhe entregarem alguma coisa, visto que cada vez existe mais discórdia e má imagem relativamente a este prémio.

    Volto a dizer, Messi é o melhor jogador? É! Mas não foi o melhor em 2021. Tal como a máquina de marketing funcionou muitas vezes a fazer de jogadores do Real (alguns anos de Ronaldo e o ano de Modric), desta vez a não máquina a favor do Polaco ajudou a que Messi conseguisse mais um troféu para a sua vitrina.

    • Bruno Cunha
      Posted Novembro 30, 2021 at 12:09 pm

      Como é que alguém consegue argumentar que Messi não foi o melhor jogador da Copa América?

      Ele literalmente apenas não participou num golo marcado pela Argentina!

      Aliás eu nem sei se há algum jogador na história que tenha tido uma participação em golos numa prova tão grande como a de Messi.

    • carlos costa
      Posted Novembro 30, 2021 at 11:51 am

      O Messi ficou à frente em todos os dados estatísticos menos nos golos mas como é óbvio não merecia.

    • carlos costa
      Posted Novembro 30, 2021 at 11:46 am

      Não foi só o melhor jogador da copa América.

      Foi o melhor jogador, marcador e assistente da copa América e o único jogador que teve quase ao mesmo nível que ele foi o Luís Diaz.

      Está bola de ouro é mais que justa, o Lewandoski só está na discussão devido aos golos que marca, porque tirando isso é 0.

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 30, 2021 at 12:06 pm

        Carlos,

        Desculpe, mas achar que o Lewandowski tirando os golos é 0, é porque vê muito pouco futebol. Ou pelo menos não vê os jogos do Bayern Munique! Se Lewandoski fosse só golos, qualquer Jardel podia discutir a Bola (e não Bota) de Ouro.

        Depois, a Copa América está a realizar-se a um ritmo alucinante. Se quisermos comparar com o Europeu (o equivalente) desde que Messi começou a jogar houve 7 Copas Américas, contra 5 Europeus, nalguma ele havia de sobressair, visto bem é o melhor jogador do mundo. Agora melhor jogador da Copa América é relativo, para mim foi Di Maria. Tal como qualquer prémio, tem a sua subjetividade e havendo marketing vai sempre parar aos mesmos. Tanto que Messi, nas meias finais e final, quantos golos e assistências tem? Isto apenas pegando no seu critério.

        E volto a dizer, Messi é o melhor jogador de sempre mas não foi o melhor de 2021. E pegando nas suas estatísticas, faltou-lhe uma, a consistência. O seu rival neste prémio este sempre em alta, ao contrário do argentino.

        • Vegeta
          Posted Novembro 30, 2021 at 9:33 pm

          Só o facto de dizeres que o melhor jogador da copa América é o Di Maria, quando o Messi está nos golos todos mostra logo a tua credibilidade, o Messi nesse torneio foi o melhor em tudo, golos assistências e melhor jogador.
          Mas a malta que está a pedir a bola para o polaco, podia explicar onde é que ele foi melhor que o Messi?
          Deve ter sido no Europeu que ficou atrás da fortíssima Eslováquia.

        • carlos costa
          Posted Novembro 30, 2021 at 1:03 pm

          Começando pelo fim, a nível estatístico o Messi foi superior em tudo ao Lewandoski menos nos golos marcados. Mesmo ele para mim esta fraco no PSG

          Na Copa América o Messi teve participação directa(golo ou assistência) em todos os golos da Argentina menos no da Final. Foram 11 em 12 possíveis.

          Não é qualquer Jardel disputava a Bola de ouro, no mínimo tinha que ser como nos anos anteriores, tinha que ser um Jardel cheio de Marketing.
          E é óbvio que o Lewandoski faz mais que golos mas o que eu queria dizer era ” se tirassem 10 ou 20 golos ao Polaco já ninguém o metia na discussão, porque deixava de aparecer nas folhas do Excell.

          E em 2020 sim o Lewandoski devia de ganhar, nem havia discussão, agora em 2021 só podia ser o Messi mas a memória normalmente é curta.

          Mas não é preciso se preocuparem e podem começar a relaxar porque ontem foi a bola de ouro que ele ganhou.

        • Kafka
          Posted Novembro 30, 2021 at 12:17 pm

          Se não fosses desonesto não punhas a Copa América 2004 quando o Messi tinha acabado de fazer 17 anos ao barulho… Até porque o Messi só se estreou pelo Barcelona na época 2004/2005 ou seja quando se estreou em termos oficias pelo Barcelona a Copa Américas já tinha sido realizada….

          Assim sendo desde que Messina joga a nível oficial pelo Barça, disputou-se 6 e não 7 copas Américas… O que foi apenas mais 1 edição do que europeus disputados desde que o Cristiano joga em termos oficiais pelo Sporting

          Portanto esse dado só mostra a tua desonestidade intelectual, pois tentas passar a ideia que se disputando copas américas em barda, quando realidade apenas se disputou mais 1 Copa América do que Europeu desde que os 2 são jogadores seniores

    • Mantorras
      Posted Novembro 30, 2021 at 11:36 am

      Tambem daria a Lewa, mas acho Messi o melhor jogador de futebol do mundo. O problema disto é que nao tem nenhum criterio. Sao so ideias…

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 30, 2021 at 12:00 pm

        Mantorras,

        Eu nunca disse que o Messi não é o melhor jogador de futebol do mundo, só disse que não foi o melhor em 2021.

        O resto é como tu dizes, não há critério algum.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Novembro 30, 2021 at 10:22 am

      Tudo dito!!

    • Goncalo Silva
      Posted Novembro 30, 2021 at 10:12 am

      Concordo com tudo Francisco, queria só acrescentar mais uma ideia que é pouco falada.

      Muita gente diz que Messi merece ganhar com o argumento de ter feito o que fez no Barcelona de Koeman e não num Bayern super oleado. Ao contrário da ideia que isso possa passar, isso também favorece o argentino em muitas estatísticas que andam a circular.

      Acho que o melhor exemplo possível é Bruno Fernandes no Sporting. Carregou por completo a equipa e foi claramente o melhor jogador do campeonato enquanto andou por cá, mas imaginemos o cenário que naquela altura o Sporting teria mais jogadores capazes. Obviamente que Bruno já não precisaria de carregar a equipa e com certeza que os seus números desceriam apesar de ter à volta uma equipa mais capaz o que levaria a um maior número de golos marcados pela equipa. De resto jogaria exatamente igual, mas o protagonismo seria distribuído. Faria do Bruno pior jogador? No entanto parece que quando carrega a equipa era melhor porque tinha mais influência direta nos resultados positivos.

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 30, 2021 at 11:11 am

        Gonçalo,

        Esse argumento não faz para mim muito sentido. Porque se lhe querem dar mérito por não estar numa equipa muito oleada, iriam-no tirar quando ela funcionava (anos de Guardiola ou Luis Henrique).

        Sobre o exemplo do Bruno, concordo plenamente.

    • Francisco Torgal
      Posted Novembro 30, 2021 at 9:40 am

      Concordo com tudo! Acho que muito do pessoal confunde dizer que o Lewa merecia a Bola de Ouro nestes 2 anos com diminuir o Messi, e não é isso.
      Lewandowski foi protagonista em tudo o que é relevante para ganhar o prémio.. Golos, assistências, jogo propriamente dito(sem ser G e A) e contribuiu concretamente para a conquista de títulos possivelmente como a figura mais importante do Bayern. Na seleção também tem tido exibições muito interessantes.

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 30, 2021 at 11:06 am

        Francisco,

        Por tendência temos esse pressuposto. Tal como para elogiarem um, é necessário diminuir outro! E nem é o caso que estamos aqui a falar. Messi é o melhor jogador e mais completo que vi jogar em 25 anos que me lembre de ver futebol.

        Agora os prémios não avaliam isso, avaliam o melhor num ano civil (o que também é estúpido, devia ser em época desportiva) e aí Lewandowski foi fabuloso. Além dos golos que marcou, as assistências que fez, conseguiu ainda ser um pivot ofensivo para todos os outros também brilharem. Os seus movimentos permitiram criar um espaço para alguém aparecer e finalizar ou a criar o último passe, daí acharem que Muller voltou a fazer uma época assombrosa, por exemplo.

        E tudo isto permitiu que nos últimos dois anos (falamos de dois que no ano anterior não houve entrega do troféu) tenha ajudado o seu clube a conquistar 2 campeonatos, 2 supertaças, 1 taça e 1 liga dos campeões.

        • Francisco Torgal
          Posted Novembro 30, 2021 at 1:26 pm

          Exato, mesmo nas análises estatísticas há algo que não se vê, especialmente o que se oferece à equipa sem bola, por exemplo.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Novembro 30, 2021 at 9:06 am

    Muito bem, grande gesto de Messi. Seria sem dúvida nenhuma merecido, e há por aí uns zuns zuns que é isso que vai acontecer.

Deixa um comentário