E até podia ter tido um melhor jogo estatisticamente, se os companheiros tivessem aproveitado alguns dos passes para golo que fez, mas foi mais uma noite ao seu nível (não acusou a paragem, bem pelo contrário), com golo, assistências e vários lances ‘de pintura’. Partida também positiva para o Barça, pela goleada, e boa exibição do central Ronald Araújo, que na estreia a titular deu nas vistas com a sua capacidade com bola e nos duelos. Outro elemento a impressionar foi Braithwaite, que não acusou o regresso de Suárez (o uruguaio entrou na 2.ª parte e ainda assistiu), tendo acrescentado com a sua capacidade física e compromisso. Já no Maiorca só deu Kubo, que voltou a demonstrar a sua grande qualidade técnica.
O Barcelona consolidou a liderança da La Liga ao golear, fora, o Maiorca, por 4-0. O inevitável Messi foi a grande figura da partida ao dar dois golos e ainda a fechar o marcador já perto do fim. Quanto ao encontro, começou praticamente com o golo de Vidal (2′). Aos 37′ Braithwaite, assistido, por Messi, ampliou. No 2.º tempo, o Bola de Ouro, com um grande passe, deu o 3-0 a Alba (80′), e já nos descontos foi Messi a fazer o seu com um remate de pé direito. Setién alinhou com: Ter Stegen, Sergi Roberto, Piqué, Araújo, Jordi Alba, Vidal, Busquets, De Jong, Messi, Griezmann, Braithwaite.
.@LaLiga | @RCD_Mallorca 0-1 @FCBarcelona | GOLO!
A fome de bola era tanta que ao 2º minuto já temos golo! #LaLigaEleven #ForTheFans pic.twitter.com/PRJxQxYA5R
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) June 13, 2020
.@LaLiga | @RCD_Mallorca 0-2 @FCBarcelona | GOLO!
Braitwaite estreia-se a marcar pelo Barça! #LaLigaEleven #ForTheFans pic.twitter.com/yPJZBtTjQ3
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) June 13, 2020
.@LaLiga | @RCD_Mallorca 0-3 @FCBarcelona | GOLO!
Parceria Messi-Jordi Alba em ação! 👌 #LaLigaEleven #ForTheFans pic.twitter.com/FuD5Kit4qP
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) June 13, 2020
.@LaLiga | @RCD_Mallorca 0-4 @FCBarcelona | GOLO!
Grande golo de Messi de pé direito e faz o seu 20º golo no campeonato 🔥 #LaLigaEleven #ForTheFans pic.twitter.com/ZCMFdH3YTj
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) June 13, 2020


52 Comentários
PedroLareira
Num jogo q.b. marca 1, assiste 2 e faz 5 passes para golo.
Simples
E o que temos
Ainda vem muito a tempo de ganhar a proxima bola de ouro
Miguel SADSC
O normal. Costuma entrar sempre com tudo depois das paragens e pode ser a diferença para uma eventual vitória na Champions este ano. Raramente tem estado nas melhores condições no final da época por ter de fazer tudo e mais alguma coisa na equipa (e na seleção) portanto quem sabe, esteja aqui uma nova vida para um Barcelona que esteve de rastos antes da paragem.
Alex Teixeira
Que saudades tinha deste senhor.
Mais 1 golo, 2 assists, e inúmeros lances que não entram na estatística.
Uma classe à parte de tudo o resto
Miguel SADSC
É incrível vê-lo jogar todos os anos, está tão acima de qualquer um e depois perceber que tem uma bola de ouro nos últimos 7. Absolutamente surreal. Um prémio individual deve premiar o melhor jogador. E o melhor jogador desde 2014 é ele todos os anos.
Chico
Olhando desse prisma, é realmente completamente surreal e injusto. É o melhor desde 2009.
Tiago Lemos
Sem palavras, 1 bola de ouro em 7 anos só mostra o quão estúpidos somos como espécie animal pensante. Inenarrável,o homem deveria ter neste momento no minimo dos minimos 9 bolas de ouro.
Quinhas
Era preciso que quem tivesse as melhores Performances fosse o critério máximo .Mas infelizmente não se passa desta forma!!!!
Kacal
Todos sabemos que a Bola de Ouro é para o melhor jogador anual e para ser o melhor não basta jogar, é preciso render e aí a melhor e maior competição de clubes do Mundo tem muito peso, todos sabemos que a Champions tem um peso enorme nisso.
E nos últimos 9 anos o Barça conquistou apenas 1x a Champions. Foi apenas 1x melhor marcador da competição (2x caso este ano seja e está bem encaminhado, mas mesmo assim) e apenas 4x no top3 (inclui-se a época actual que é o melhor marcador).
Posto isto, não é só falar de jogar e esquecer certos pormenores e focar só naquilo que vemos e achamos que a nossa opinião vale. Há 7 biliões de pessoas no Mundo, quantas verão futebol? Dessas que vêem tu e eu somos 2 pessoas… não podemos ver tudo tão linear. Posto isto, claro que Messi é um craque, um “ET”, considero o melhor do Mundo actualmente e um dos 3 melhores de sempre e admito que merecesse ter 2 ou 3 Bolas de Ouro em vez de 1 nos últimos 7 anos, mas não venham dizer que merecia 6 ou 7, pff.
Oldasity
Se alguém acompanhou semanalmente as performances de Messi e dos restantes candidatos à BO desde 2015, acho difícil achar que não merecia todas até este ano.
A nível de estatísticas tem sido praticamente superior a todos os jogadores. Dribles, faltas ganhas, oportunidades criadas, passes chave, assistências e golos, é difícil ver alguém a superar Messi até 2020.
Por sorte, o futebol não é só estatísticas e para além de ser superior nesse aspeto, o nível exibicional também tem sido claramente superior a todos os jogadores. E não é por acaso que na carreira tem quase mais 100 prémios de melhor em campo que Ronaldo (falo em Ronaldo porque é o 2º que tem mais).
Portanto, considero sim, que Messi nos últimos 7 anos merecia 6 BO.
Percebo o que dizes sobre a Champions, e se é verdade que é o troféu mais importante a nível de clubes, também é verdade que um jogador não pode ganhar sozinho. Geralmente é a melhor equipa que ganha o troféu e não o melhor jogador.
E a Liga dos Campeões o ano passado é um exemplo disso mesmo, Liverpool foi a melhor equipa. Essa Champions não é ganha pelo Barcelona, mas não foi por Messi “desaparecer” nos jogos grandes como é dito tantas vezes.
Carregou a equipa até às meias finais e deu uma vantagem bastante confortável na 1ª mão. Sendo que ainda deu 1 ou 2 oportunidades claras de golo no 1º jogo.
No 2º também meteu os companheiros à frente do guarda redes sozinhos por 3 vezes. A verdade é que por mais que um jogador seja bom, não pode fazer tudo sozinho. E não esquecer que o argentino chega sempre todo “roto” à fase de eliminação da Liga dos Campeões, na época passada muito fez.
E ainda podia dizer muito mais para “explicar” tudo isto de não ser um jogador a ganhar uma Champions sozinho. Digo só isto: Suárez não marca um golo fora na Liga dos Campeões desde 2015 (se não estou errado) e o 2º melhor “marcador” do Barcelona na Champions desde 2016 ou 2017 (já não tenho a certeza), são autogolos e o 3ª é Neymar que saiu à 3 anos.
Quinhas
Infelizmente,muitos acham mais justo(…)alguém levar a BoladOuro devido ao mérito colectivo(vencer a Champions)mesmo que tenha andado desaparecido de Agosto a Março …!!!
Kacal
Já pensaram que se nos últimos o Messi venceu apenas 1 Bola de Ouro, talvez o futebol seja maioritariamente estatísticas mesmo? E o que eu disse é um facto, a Champions tem tido imenso peso na Bola de Ouro. E eu apontei alguns factos que mostram o porque de ele não ter ganho mais Bolas de Ouro. Mas acho que concordas comigo que em termos práticos e objectivos, o Messi tem tido alguma ausência de decisão nos últimos anos de Champions. Basta ver quem foi mais decisivo na fase a eliminar nos últimos anos, por exemplo. Apenas quis mostrar que nada é tão redutor e há várias opiniões e pontos de vista.
Compreendo o que dizes e em certa parte concordo, mas acho que o que eu disse tem algo de válido também. Mesmo nas assistências não tem estado no topo como mostrei abaixo, podem sempre afirmar que o problema é dos colegas que falham muito, mas em 9 anos dizer que foi sempre os colegas que falharam muito não parece desculpa? Deixo a ideia aqui.
Miguel SADSC
Mas o que é que o sucesso da equipa numa competição que um deslize e tas fora interessa para averiguar quem é o melhor jogador e capaz de fazer mais coisas num campo de futebol? Messi é o mais completo, é o que mais coisas faz num campo se futebol e é o melhor marcador todos os anos civis basicamente. Uma competição que tem 6 ou 7 jogos a sério que são as fases a eliminar ditarem quem ganha o melhor jogador de um ano inteiro é ridículo. Messi é o melhor jogador individual ponto. A bola de ouro devia premiar quem é o melhor jogador individual porque é um troféu individual. Tirando em 2013/14 e 2016 podia ter vencido todas desde 2009. Não ganhou a Champions o ano passado e venceu na mesma. Sabes porque? Porque a equipa do Ronaldo não o acompanhou e venceu. Isto faria do Ronaldo melhor no ano passado? Pois.
Kacal
Pode ser rídiculo, mas é o que é e portanto quem votou na Bola de Ouro nestes anos são todos uma cambada de ridículos, é uma maneira de ver as coisas, claro.
Miguel SADSC
Não é só falar de jogar? Mas não é isso que deve ser? Premiar o melhor a JOGAR. Não o que mostra mais vídeos a fazer abdominais no instagram. O que eu vejo é que ninguém tem o nível individual de Messi (e todos os anos junta títulos portanto) e perceber que o maior prémio de individual foi uma vez para ele em 7 anos é uma aberração.
Kacal
Claro que conta jogar Miguel, mas apenas quis mostrar e defender que contam outros aspectos também.
Kacal
Ah e já agora nesses 9 anos não foi o melhor assistente da Champions em nenhuma ocasião e só por 2x esteve no top5. São números, ok, mas a Champions tem muito peso na entrega da Bola de Ouro, é inegável e o rendimento anual tem muito peso também. Qualidade é diferente de rendimento. Caso fosse por qualidade entregava-se a Bola de Ouro de 5 em 5 anos, por exemplo. E aí Messi vencia sempre. Como não é, acho que foi bem entregue na maioria dos anos.
Tiago Lemos
O critério éa meu ver incorrecto. A equipa que ganha a champions já é premiada com a taça e os jogdores com a repectiva medalha.
Depois, no dia 31 de Dezembro, fazia-se a pergunta: “Ao dia de hoje quem é a pessoa do planeta Terra que pratica melhor futebol?”
Aí penso que ficaria fácil para todos escolherem desde 2009.
Kacal
Ok, é a tua opinião e aceito e respeito, mas sim ou não em que a Champions tem muito peso nisto? Sim ou não que é a competição mais importante de clubes? Quem vota tem muito em consideração isso e temos que aceitar e respeitar, não é tudo tão linear. Só isso.
Paulo Ribeiro
Cada um tem a sua opinião e tu és livre de ter a tua, mas o teu argumento perde um bocado de força quando falas em rendimento anual.
É um facto que o messi é o jogador que apresenta uma nível de qualidade elevadíssimo de forma mais regular durante o ano todo. Porque a exibição que ele fez ontem para qualquer outro jogador no mundo era top3 do ano. Para Messi é mais uma no meio de muitas.
Já para não falar de que ninguém joga sozinho e Messi até pode fazer dois grandes jogos e ser eliminado da champions, como aconteceu o ano passado. Ou ele tem culpa de os jogadores do Barcelona esquecerem-se que estavam a jogar uma meia final de champions durante um canto para a outra equipa?
Isto é factual, não tem a ver com opiniões.
Messi é o jogador com melhor e mais constante rendimento anual.
Kacal
Rendimento não é só jogo jogado. Quando é algo anual, conta as conquistas colectivas e o peso que temos nelas, conta os números também. E a Champions tem muito peso ou não? Pergunta de sim e não? Reduzir tudo a “os jogadores do Barça são mecos e não acertam uma” acho muito redutor. Mas é apenas a minha opinião. Acho que os prémios foram bem entregues nos últimos anos, à excepção de Modric.
Paulo Ribeiro
A Champions tem peso como é óbvio, o problema é que tem peso a mais, visto que trinta e quatro jogos de um campeonato são completamente ignorados se um jogo da champions correr mal… porque é que o real nos nove anos de Ronaldo só venceu dois campeonatos? Não queriam ganhar era? Porque é que isso não é tido em conta nestas discussões já que estamos a falar de rendimento anual?
E os jogadores do Barcelona não são mecos, mas na última vitoria na champions do real, bastou um mau jogo do messi e foram eliminados pela Roma… o Ronaldo não apareceu nas meias contra o Bayern, nem na final contra o Liverpool e o real ganhou na mesma.
E depois criou-se o mito de que o Ronaldo não vencer a bola De ouro foi uma das maiores injustiças da história do futebol.
Pequenas diferenças
Kacal
Eh pá não posso falar por outras pessoas, só falo por mim. Dou muita importância a números individuais e à Champions na atribuição ANUAL do melhor do Mundo e o Messi tem estado mais apagado nos últimos anos nesse aspecto de Champions, o que não significa que seja menos jogador por isso, apenas que os prémios foram bem entregues nos últimos anos e não acho que ele merecesse vencer sempre. Mas como disse, actualmente considero-o melhor do Mundo e acho que só ele pode vencer porque CR7 já não é o mesmo e os outros não chegam aos seus calcanhares por enquanto. É normal visto que ele foi o melhor marcador da prova e o Modric nem fez a sua melhor época da carreira, parece-me evidente que a saída para a Juve teve muito peso.
Paulo Ribeiro
Tu acabaste de ignorar todos os argumentos que eu usei, assim é complicado ter uma discussão.
Mas vou voltar a tentar:
1- se o prémio é ANUAL, porque é que os jogos do campeonato são ignorados se é a competição onde há mais jogos e se joga todas as semanas. Percebo que a champions tenha mais peso, mas os campeonatos são completamente ignorados.
2-sim, o messi pode ter estado mais apagado num jogo que ditou uma eliminação (o que nem foi o caso o ano passado por ex.) mas ele não pode fazer tudo sozinho, por isso é que jogam 11, o que me leva ao ponto 3.
3-Ser o melhor marcador duma competição com treze jogos não faz de ti o melhor do mundo por direito ( o marega o ano passado ficaria no top10 !!!!!! ). Volto a dar o exemplo que ignoraste.
O Messi teve um jogo menos bom em roma e o barcelona foi eliminado, o Ronaldo não apareceu nas meias finais e final mas o real ganhou na mesma. Agora pergunto, se o Real tivesse sido eliminado nas meias finais e o Ronaldo fosse o melhor marcador na mesma continuaria a ser o melhor do mundo nesse ano para ti?
4-O último paragráfo, com algumas mudanças pode caracterizar perfeitamente a carreira do ronaldo em madrid nos últimos anos, vou tentar:
(…) e o Ronaldo nem fez a sua melhor época da carreira, parece-me evidente que jogar no Real Madrid e benefeciar de um marketing incrível tiveram muito peso
Kacal
Os jogos do campeonato não são ignorados, mas volto a repetir que a Champions tem tido o peso maior na atribuição da Bola de Ouro nos últimos anos e não sou eu que o digo, basta ir ver os últimos anos e irás confirmá-lo. Aliás, o Modric também venceu a Bola de Ouro graças a esse critério. Logo dão valor ao campeonato, mas dão mais valor à Champions, parece-me evidente. A Champions é uma competição com as melhores equipas da Europa e é a melhor e maior competição de clubes do Mundo. Têm dado muita importância a quem a conquista e tem números individuais na competição nos últimos, não sou eu a dizê-lo é só confirmar.
Depois responde-me a uma coisa, se dizes que o Messi não pode fazer tudo sozinho em relação à Champions, presumo que estejas a ignorar esse argumento em relação ao Real e à La Liga, certo? Então posso afirmar que o CR7 não conquistou mais campeonatos porque não pode fazer tudo sozinho e a mentalidade do Real estava sempre focada na Champions, ou quase sempre. Certo? É que o Ronaldo teve sempre números astronómicos em Madrid mesmo na Liga, a par de Messi. Fez o que pôde… temos que ser iguais para os dois.
Sabes qual é a diferença? É que o CR7 não conquistou La Liga em muitos anos, mas teve sempre números astronómicos na Liga, a par de Messi. Já na Champions o Barça não conquistou várias Champions durante os anos e os números de Messi tanto em golos como em assistências, como demonstrei nos meus comentários neste post, não foram nada de mais. Volto a repetir, podes culpar uma equipa que teve sempre dos melhores jogadores do Mundo durante estes anos e dizer que o argentino não teve culpa nenhuma, mas soa a desculpa e aceito e respeito, mas discordo porque os números provam-no. Acho graça quando fazem do Barcelona um clube pequeno quase e que se calhar tinha plantéis medianos, não é a realidade.
Sobre o teu ponto 3, meter Marega na conversa não faz sentido porque este nunca teve os números de CR7 no campeonato. Primeiro o campeonato português é muito inferior à La Liga e mesmo assim o CR7 competia em números individuais com Messi, basta ver a Bota de Ouro. Segundo o Porto não conquistou Champions nenhuma nem nunca passou dos quartos-de-final com Marega, penso que nem dos oitavos. UMA época boa todos têm, quero ver a ter muitas consecutivas na Champions como CR7, relembro que foi melhor marcador da competição 7x nos últimos anos, tendo 6x consecutivas e sendo o jogador mais decisivo nas fases a eliminar, é absurdo! Um jogador ter este dominio na maior e melhor competição de clubes do Mundo diz muito. Deve ser tido em conta. E podem dizer que foi por jogar no Real, mas outros clubes tinham plantéis tão bons ou melhores.
Atribuiram essa Bola de Ouro ao vencedor da Champions, quem foi o melhor marcador e assistente do Real Madrid em todas as competições nessa época, inclusive na Champions? Nessa época CR7 marcou 15 golos na Champions, mais 5 que o 2º e 3º classificados, Salah e Mané respectivamentes ambos com 10. E conquistou a prova. Messi marcou 6 golos e foi eliminado… além disso dizem que o futebol não é só números, então e as exibições de CR7 nas meias e na final que teve algumas oportunidades para marcar, na meia-final até fez um bom golo que foi anulado não conta? Pois… mas para uma equipa chegar às meias e à final é preciso passar a fase de grupos, os oitavos e os quartos onde CR7 foi super decisivo com 15 golos!! Relembro que 3 desses 15 foram contra a Juve nos quartos-de-final onde bisou na 2ª mão e fez o tal golo que correu o Mundo em pontapé de bicicleta!! Nos oitavos fez 3 golos ao PSG na eliminatória e abafou Neymar. Ou seja, foi decisivo nos oitavos e nos quartos, sendo que o Barça foi eliminado nos quartos precisamente. Relembro que Messi não marcou qualquer golo contra a Roma, por exemplo. Mas jogou muito bem na mesma portanto o argumento é o mesmo para CR7 nas meias e na final com a diferença que este foi o melhor marcador destacadissimo da prova e venceu o trofeu.
Por fim, quando metes marketing como um argumento diferenciador para o CR7 ser Bola de Ouro, também deixa de dar vontade de discutir o assunto porque acho desrespeitoso com um jogador que é o melhor marcador da história do maior clube da história e o melhor marcador da história da melhor e maior competição de clubes da história. Um dos melhores de sempre visto que deve ser unânime coloca-lo num top8, mas cada um acredita no que quer, claro.
E o que temos
Depois temos lendas como o ronaldo, nedved e afins que nunca ganharam uma champions, devem ser menos jogadores por isso. Mentalidade patética de que 5 jogos valem por uma epoca para se atribuir trofeus individuais
Chico
As pessoas arranjam as teorias mais mirabolantes para justificar os seus fetiches. O sucesso coletivo não é indicativo da qualidade individual de um jogador. Esses exemplos são muito bons. O melhor jogador é o que joga melhor.
Kacal
A ti respondo, ao user Chico não porque ele até disse que não ia responder-me mais e não o fez, directamente… mas vai falando indirectamente, o que diz muito do user em questão… mas enfim.
Sobre o que disseste, onde está a ligação no que disseste com o que disse?! Não percebi. Eu falei em vencedores da Bola de Ouro nos últimos anos, não disse que por não ter Champions deixariam de ser craques, aliás, até referi que considero o Messi o melhor do Mundo actualmente e top3 da história, não viste essa parte que é o costume em ti, focas-te no que convém. Nada de novo. Mas nunca disse que quem não vencia a Champions era menos jogador por isso, disse sim que tem tido muito peso na atribuição da Bola de Ouro nos últimos anos e talvez isso justifique o porque de Messi só ter uma Bola de Ouro recentemente. Nada mais.
DNowitzki
Espero que ainda dê para ficar nos 4 ou 5 primeiros na Bola de Ouro ou lá o que é.
Alfred
Era bom… Não fosse um dos principais critérios para escolher o vencedor da Bola de Ouro o facto de se mudar de clube aos 30+ anos
Chico
Com ou sem barba, o melhor do mundo, sem desculpas ou meias desculpas.
Simon1893
que saudades de ver este et a jogar! melhor da história… com ou sem barba, com ou sem mundial.
ps. espero que a EA tenha visto este jogo para o ano lhe dar 5* de pé fraco…
Paulo Ribeiro
verdade, comprei hoje a carta dele e isso é uma das coisas que me faz enorme confusão.
PedroLareira
[decom_attached_image_1592087373254]
HeberPrincipe
Mais um dia normal
Fr_Baresi
Não fossem os golos falhados de baliza aberta pelos colegas e eram pelo menos mais 2 assistências. Uma diferença de qualidade muito grande .. que não se vê em estatísticas nem em resumos, só vendo os jogos inteiros.
Vejo nos comentários já a falarem da bola de ouro. Nos últimos anos é isto: muitos jogos com uma diferença enorme para todos os outros, comentários a dizer que bola de ouro tem de ser para ele mas, por norma, se o Ronaldo (e uma vez o Modric) ganhar a Champions e marcar a média dele de golos, ganha a bola de ouro. E de repente todos os outros jogos e diferença de qualidade mostrada durante ano são esquecidas
HeberPrincipe
Lio Messi outra vez sem barba e com aquele visual mais parece ter voltado aos 20 anos ahah
A exibição também o faz parecer mais novo! Continua imparável e praticamente sempre o mais determinante no jogo. Hoje outra grande exibição, mesmo depois de tanto tempo de paragem.
DeMachado
Ver Messi jogar é praticamente igual a ter um cão bebe. Cada vez que tem a bola dou por mim a dizer “meu deus, que coisa linda” e nisto a minha namorada diz “sempre a mesma história quando o Messi joga, já chega”. Mas não chega. Cada ação do pequeno génio provoca em mim uma reação de espanto como se se tratasse de algo nunca antes visto. Voltou como se nada se tivesse passado. Fantástico.
SenyorPuyol
E finalmente voltamos à competição!
Vou começar pelo Mallorca, não mereciam uma derrota tão pesada, mas penso que “sem” o Son Moix perderam alguma confiança na assunção de riscos que tanto os tem caracterizado, o público do Mallorca nem é conhecido por ser muito fervoroso, mas “de repente” deixar de sentir a emoção do público quando lançam uma das suas corridas pelo flanco, deve fazer a diferença, mesmo já todos sabendo a situação em que estão.
Em defesa, Sastre comprometeu-os logo de início e isso deve ter mexido com o plano de jogo.
Quanto a nós, não sei se o ritmo mais baixo que o normal se deveu apenas ao tempo de paragem (o que entenderia), ao golo cedo, ou se é mesmo o planeamento para ir gerindo esta recta final. Só poderei saber com o passar dos jogos.
Mas a verdade é que o Mallorca teve boas fases em que apertou na frente com a pressão, insistiu nos cruzamentos e ganhou vários cantos. Tirando um ou dois lances de Kubo, acabaram por ser bem controlados, mas este jogo contra uma equipa com mais argumentos poderia complicar-se bastante.
Gostei da solução de Setién para contrariar esse ascendente do adversário na primeira parte. Ao alterar a defesa de um 4-4-2 muito bem definido para um 4-4-1-1 mais flexível (tornava-se 4-3-2-1 com a bola na nossa esquerda), o Vicente Moreno anulou grande parte da nossa saída e construção ao mandar defender Busquets ao homem. A solução automática foi recuar Busquets para o meio dos centrais mas o que achei interessante foi definir a linha de interiores com De Jong e Messi. Sim, ele costuma recuar para vir buscar jogo, mas nesses movimentos costuma somar-se à linha de médios, não substituir uma unidade. Vidal já se mostrou útil nestas sinergias e era ele quem acabava por abrir os espaços para Messi, foi com esta solução que se voltou a empurrar a bola para a frente até que surgiu o segundo golo numa situação e que Messi já estava sobre a esquerda. Pareceu-me uma solução interessante, principalmente aproveitando a presença de Vidal em campo.
Não encontro muito mais para comentar, pareceu-me que Setién andava a testar conformações diferentes para o ataque e até umas experiências com a altura em campo de De Jong. Com tudo isso e ainda as substituições (que promoveram novas experiências) acabamos por perder também alguma fluidez e o jogo foi-se convertendo progressivamente numa troca de golpes (posso tomar a posse como um exemplo demonstrativo disso. Acabamos a primeira parte com 72 ou 73% de posse e no fim ficamos com 65%).
Ainda assim, no geral, gostei, para regresso à competição não me pareceu mal. Como notas individuais, Messi voltou muito bem, passou uma fase durante o jogo com algumas perdas impróprias, mas por cada uma dessas compensou com dois ou três gestos diferenciais. Alba na flash interview falou que a pausa lhe fez bem para recuperar tanto física, como mentalmente, um jogo não chega para dizer se realmente conseguiu recuperar (na parte psicológica, sobretudo), mas os sinais foram bons. Jogo interessante de Araújo, pode ser que abra a porta a mais titularidades de colegas da B!
Nota: VM, no fim do texto está escrito “Valverde alinhou com”. Mudem isso antes que dê um ataque a vários users aqui no blog. ;)
JPSequeira
Calma, é o melhor do mundo!
Mantorras69
Grande exibição mas continuo a achar que não é o melhor do mundo
Oldasity
Elucida-nos quem é o melhor do mundo então.
Miguel SADSC
Haja coragem porque noção é pouca.
Wawrinkas
Fiquei curioso agora
Macaco
O melhor é “mantorras” :-) só pode
Tiago Lemos
Incomparável. Melhor de sempre por larga margem. Pode ser que dê para ficar em 4 da bola de ouro este ano, não será fácil, a concorrência é muito apertada este ano.
Hugo
A diferença para todos os outros é tão abismal que só não se percebe como é que alguém se atreve a fazer comparações
Oldasity
O primeiro ponto que o VM refere é mais do mesmo. Há jogos que o Messi não marca mais dá bolas mais que suficientes para conseguirem a vitória. Mas o facto de o argentino não ter marcado e não ter conseguido as assistências, para alguns já significa que não fez um bom jogo.
Já tem 5 ou 6 anos que se os companheiros marcassem metade do que Messi oferece para marcar (falo de oportunidades claras de golo), ele todas as épocas acabaria com pelo menos 30 assistências.
Quinhas
Jogou a meio gás mas a sua noção e leitura de jogo é tão grande ,que ,parece que numa casa às escuras ser o único com um aparelho de visão noturna???
AndreChaves9
Vamos lá Barça pelo menos mais 1 Champions para este menino.
Macaco
G.O.A.T
D10S
Borsalino
GOAT!!!!!!