Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo – Mourinho diz que Portugal jogou com 10 nas duas primeiras jornadas: «Bruno Fernandes esteve em campo mas não jogou»

Bruno Fernandes tem a fama de não aparecer nos jogos ‘grandes’ e agora foi Mourinho a juntar-se aos críticos do médio do Man Utd, destacando que não esteve em campo nos dois primeiros jogos. O técnico da Roma disse ainda que Portugal teve sorte em sofrer apenas 4 golos da Alemanha.

77 Comentários

  • SCP99
    Posted Junho 23, 2021 at 4:13 pm

    Dito por quem ficou a trás dele na Premier e nos últimos tem mais fama por armar confusão e ser corrido do que por treinar… cheira a ressabiamento.
    Até parece que na selecção do nando alguém joga bem, é o GR e os DC de vez em quando. O resto só se marcar golos é que se safa.

  • JCsi
    Posted Junho 23, 2021 at 2:54 pm

    Continua a cometer-se o erro de cascar em alguns jogadores mas criativos ao invés de perceber que o problema é do estratega. Qual o jogador mais tecnicista tem brilhado com Fernando Santos? O contexto é-lhes totalmente desfavorável. Bruno ou Bernardo parecem outros naquelas mãos. Felix idem. Tendo Portugal estes três era altura de mudar radicalmente a forma de jogar para os favorecer. É a equipa que se tem que adaptar aos melhores e não o contrário (embora seja muito mais bonita e pareça muito mais justo dizer o contrário).
    Infelizmente nunca ira ser nas mãos do inapto engenheiro.
    Hoje o melhor que nos pode acontecer é perder por 2 contra a França com nova avalanche de críticas que faça o balneário revoltar-se com o treinador. Assim ou ainda temos algumas chances de salvar o Euro ou pelo menos salvamos os próximos anos com a saída do mais mentecapto seleccionador dos ultimos 20-30 anos (e era difícil depois do que já tivemos. Somos especialistas em escolher mal)

  • El Pipito
    Posted Junho 23, 2021 at 2:24 pm

    Para além disto o Mourinho disse aquilo que defendi no dia da derrota contra a Alemanha. Podia lá estar o Nélsinho ou o melhor do mundo que o resultado seria o mesmo. E depois ainda critica um jogador que como eu também disse naquele dia, merecia muito mais ser criticado.

  • Pablo
    Posted Junho 23, 2021 at 2:10 pm

    Ainda não se encontrou na seleção. Se hoje for decisivo o Mourinho e alguns metem a viola no saco como sempre. 2 jogos menos bem, é chuva de críticas, um jogo bom desaparecem….

    No primeiro jogo com a Hungria havia pouco espaço no meio, no segundo jogo pouco fez porque a equipa só defendia e mais nada. Existem outros jogadores que andam a render pouco.

  • Meshuggah_SLB
    Posted Junho 23, 2021 at 12:20 pm

    Eu faço antes outra pergunta: quem tem jogado bem no “sistema” do Engenheiro?

    Nos dois primeiros jogos apenas gostei do Patrício, dos centrais, do Nélson Semedo e do Danilo (estes dois contra a Hungria), do Ronaldo (ou melhor, nem é bem gostar, a idade pesa, mas lá as vai metendo lá dentro) e do Renato.

    O Renato pode parecer o mais polémico, mas faz imenso a diferença, está em boa forma e com outra confiança e evoluiu muito no passe e na definição. Contra a Alemanha sempre se pode dizer que foi culpado de não fechar o lado direito, mas o problema não foi só dele, foi mesmo banho tático que o Engenheiro levou (estivesse ali quem estivesse, a dinâmica continuava ridícula). Mas fora isso, era literalmente o ÚNICO a aguentar o choque e a até a mandar jogadores alemães ao chão (tenho um lance nítido que me ficou na cabeça), bem como a levar a bola para a frente e a entregar com qualidade a colegas e ainda ia fazendo um golo do outro mundo. Tem claramente de ser titular.

    Fora isso, o problema é claramente da (falta de) ideia de jogo. Ainda ontem ou anteontem vi aqui alguém dizer que estamos a meio de uma ideia de jogo e que, quando assim é, não corre bem.

    Concordo completamente!

    Em 2016, a bem ou a mal, havia uma ideia: a equipa moldava-se à forma de jogar do adversário, focando-se em cortar os seus pontos fortes e tentando sair para o ataque em transporte do Renato / Moutinho ou aproveitar uma bola parada. Era feio, também tivemos imensa sorte, mas, como dizia o Engenheiro, éramos efetivamente uma seleção muito difícil de derrotar (era quase jogar de forma eficiente para o empate e, num lance de sorte, marcar um golo).

    Depois disto, o Mundial 2018 foi uma desilusão, porque o Engenheiro manteve esse sistema de jogo, enquanto tentava já integrar algum sangue novo de qualidade (Bernardo Silva, por exemplo), mas perdeu-se nessa integração.

    Entretanto, o Ronaldo saiu por uns tempos e tivemos uma Liga das Nações que representou a fase em que jogámos melhor na Era Fernando Santos, porque este decidiu colocar os melhores jogadores nas posições em que melhor rendiam e jogaram de forma coletiva sem estarem “presos”. Tivemos excelentes exibições com jogadores como Bernardo, Bruno, André Silva, Rafa, Rúben Neves, Guedes a fazerem a diferença.

    Desde aí voltou a tática mais resultadista, mas agora sem os jogadores e rotinas de 2016. E aqui sim se vê que o Engenheiro está completamente perdido. Por um lado não quer abandonar o estilo que nos deu o nosso grande título, mas, por outro, sabe perfeitamente que, com esta equipa e tendo jogadores como Bernardo e Bruno tem de assumir o jogo, pois são jogadores que se sentem mais confortáveis na posse e recuperação de bola em zona alta. Não incluo tanto o Jota porque acho que se adapta muito bem a um jogo de transições (não digo que os outros não, sendo que o Bernardo jogava, e bem, assim no Mónaco, mas o Jota é claramente mais talhado).

    No meio deste sistema, o Bernardo e o Bruno andam permanentemente perdidos em campo e sem uma missão definida, seja a fechar linhas de passe, seja no que fazer quando têm a bola.

    Para isto, quase mais valia jogar com a mesma defesa, tendo um meio campo com Danilo claramente assumido como trinco, Renato e Rúben Neves – dois médios com capacidade de chegada e remate de longe, um com mais transporte, outro com qualidade no passe longo -, Félix / Bernardo / Bruno mais soltos e a deambularem entre linhas e usando da qualidade no último passe, com Ronaldo / Jota na frente a aproveitar o espaço atrás das costas (Guedes e Rafa também têm maior facilidade neste esquema).

    Se é o que gostaria? Não, porque defendo que é obrigação do treinador conciliar o talento que tem à disposição para praticar bom futebol e ganhar (veja-se Guardiola). Mas é o que temos e acho que seria a melhor dinâmica para, com este modelo de jogo, estar mais próximo de ganhar.

  • Nunop
    Posted Junho 23, 2021 at 12:03 pm

    Já digo isso dos jogos grandes aqui ha muito tempo. Na Premier League em Março tinha 7 jogos contra os outros 5 do “big six” e um golo de pênalti e zero assistências. Sei que dps contra o City fora marcou mais um penalti, mas é muito curto para aquilo que dizem dele.

    E ainda tou para descobrir o nome do comentador desportivo que após um amigável contra Israel decide dizer que o Bruno Fernandes é melhor que o KDB.

    • Bruno Cunha
      Posted Junho 23, 2021 at 3:08 pm

      Bruno > KDB é um take bastante comum na internet Nuno

      • Nunop
        Posted Junho 23, 2021 at 3:39 pm

        Eu sei Bruno, daí a parte do meu comentário “mas é muito curto para aquilo que dizem dele”.

        Para achar isso, ou precisas de ser adepto do United, ou do Sporting, ou demasiado patriota, porque o que um joga e o que o outro joga…o único aspeto onde o Bruno é superior é na marcação de penaltis (KDB marca mas já falhou alguns importantes e o BF tem uma taxa de conversão muito positiva).

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 23, 2021 at 11:57 am

    Surpreende-me estas declarações porque até me parece que o BF tem muito o perfil que Mourinho gostaria: raçudo e competitivo, apesar de ser chato com os colegas.
    Eu por mim, creio que um meio campo com Renato a 6, Bruno a 8 e Bernardo a 10 era top. Tinhamos dois médios raçudos e fortes na pressão. Renato com a sua velocidade e Bruno a quebrar linhas, juntando à sua diferença nas bolas paradas e meia distância (mas era preciso o CR parar de tentar marcar sempre), com Bernardo a 10 a espalhar magia e visão de jogo, para mim era o meio-campo ideal. Mas FS vai continuar com este futebol pastelão até ao fim.

    • Fantantonio
      Posted Junho 23, 2021 at 2:39 pm

      A mim não surpreende porque isto ainda deve ter algo de azia por ter tido a hipótese de contratar o Bruno Fernandes e ter ficado com o Lo Celso, quando o Bruno chega ao United e eleva a equipa a um patamar que ele não conseguiu no Tottenham. Ainda como treinador lançou uma ou outra farpa ao Bruno em conferências antes e depois dele ter chegado a Inglaterra.
      No entanto, eu concordo com o que ele diz aqui em parte, mas acho que a ação dele, como da maior parte dos jogadores que têm jogado neste Euro, é muito condicionada pela tática, o Bruno joga muito longe dos médios, mais perto de ser um avançado do que um 10 ou 3º médio. Se bem que, por exemplo, no jogo com a Alemanha, tem que se cobrar a este tipo de jogadores quando não aparecem e ele não é exceção, não fez rigorosamente nada nem me pareceu mostrar disponibilidade aos colegas para dar a volta ao texto, foi dos piores. Moutinho fez muito mais em menos tempo.

    • RomeuPaulo
      Posted Junho 23, 2021 at 1:10 pm

      Não acredito que esse meio-campo funcionasse porque não tem um jogador que equilibre o mesmo.

      Nenhum desses jogadores é um 6, e mesmo o Bruno é mais 10 que 8, na minha opinião seria sempre preciso acrescentar um jogador como o Danilo, o Palhinha ou o Florentino, sendo que o Rúben Neves talvez também fosse uma boa adição.

      • JCsi
        Posted Junho 23, 2021 at 3:01 pm

        Nas mãos de um bom treinador não é nunca um problema encaixar os mais talentosos. Embora aqui eu tambem trocasse o Renato por um jogador mais cerebral naquela posição mais recuada, os outros dois no meio seria a solução mais lógica e que aumentaria mais as probabilidades de sucesso que qualquer treinador alemão ou espanhol de topo compraria.
        Não podíamos era obviamente com Bernardo e Bruno no meio, passar a maior parte do jogo em bloco baixo no momento defensivo. São os dois bastante competentes a defender em bloco medio-alto e alto.

        • RomeuPaulo
          Posted Junho 23, 2021 at 3:53 pm

          A questão aqui não é serem ou não os mais talentosos, é a maneira como os jogadores se complementam uns aos outros.

          Tanto o Bernardo como o Bruno como o Renato são jogadores que não gostam de se fixar no meio, que costumam cair nas linhas e progredir com bola, quando perdes a bola, não há transição defensiva que aguente com esse meio-campo.

          Os 3 princípios do jogo ofensivo são a penetração, a cobertura ofensiva e a mobilidade, qualquer um desses jogadores encaixa bem no 1.º e no 3.º princípios, mas não tens um jogador com características, mesmo que momentâneas, para pôr em prática o 2.º princípio, logo como não saberias ocupar os espaços a atacar, estarias sempre mais próximo de sofrer golo.

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 23, 2021 at 1:30 pm

        O BF é mais 10 que 8, mas podia ser adaptado a 8 e creio que daria mais qualidade e capacidade de pressão no meio campo luso.

  • Kacal
    Posted Junho 23, 2021 at 11:47 am

    A verdade é que o Bruno Fernandes já no United contra os “Big6” não teve o mesmo impacto que contra as outras equipas portanto começa a ser regra desaparecer nos grandes jogos, vi uma imagem que demonstrava isto na Sky Sports há pouco tempo. Até vou deixar aqui a imagem. E o seu rendimento na selecção não tem sido o melhor, ainda não encontrou o nível de United na selecção. Mas creio que isso se deve também ao facto de jogar fora de posição e não ter tanta bola nem protagonismo. Na selecção vive na “sombra” de CR e mesmo no patamar igual a outros nomes e parece-me que precisa de ser protagonista para dar o seu melhor futebol.

    Daí que uma vez eu tenha dito que no City talvez não rendesse tanto primeiro porque o futebol jogado é diferente do United e depois porque lá teria outros nomes que rivalizariam com ele em termos de preponderância e protagonismo. É muito bom jogador mas ainda tem coisas a melhorar e daí que eu ache que há alguns médios melhores do que ele, o que não lhe tira valor. Mas sim, o contexto na selecção também não é o mais favorável e adequado para ele.

    • hortalica
      Posted Junho 23, 2021 at 1:18 pm

      As estatísticas contam mas também é importante saber interpretá-las e saber o contexto em que estão inseridas.

      1º – É normal uma equipa ter mais dificuldades em marcar contra equipas do Top6 do que a equipas fora do Top6 (a qualidade é muito diferente), logo é normal os jogadores terem menos golos nesses jogos (principalmente se for uma equipa com o futebol fraco do United), porque são jogos consideravelmente mais difíceis. Compara quantos golos marcou o United contra equipa fora do Top6 e contra equipas do Top6, o número desce substancialmente, logo é normal que também desça dos seus jogadores.

      2º – O United contra as equipas do Top6 joga de maneira diferente do que contra equipas fora do Top6 e por norma quando joga contra equipas Top6, dá muitas vezes o controlo de bola ao adversário, logo é normal ter menos ocasiões de golo.

      3º – O City tem melhores jogadores que o United, tem um treinador melhor e tem um futebol muito mais ofensivo e atractivo em que cria muitas oportunidades de golo por jogo, como é que chegas à conclusão que o Fernandes iria ter dificuldades? O Fernandes se tivesse 50% das ocasiões de golo do Sertling (que marca muito mas ainda falha mais) provavelmente era o melhor marcador da PL descansado.

      • Kacal
        Posted Junho 23, 2021 at 1:35 pm

        Nunca fui de defender estatísticas sem olhar ao contexto, aliás, até faço essa crítica por aqui muitas vezes portanto não iria fazer eu o mesmo. Depois aceito perfeitamente os teus pontos e acho-os válidos, mas como disseste e bem as estatísticas contam e no mínimo mostram parte da verdade. Além disso sendo o Bruno um craque não deveria ele destacar-se dos demais e assumir-se nesses jogos fazendo a diferença? Mas não foi capaz, caiu tal como a equipa toda cai nesses jogos. Ou seja, não vejo o Bruno como um jogador daquela elite de 1ª linha, só isso. E para tal terá que assumir-se mais nesse tipo de jogos assumindo o protagonismo da equipa como tanto aprecia, assim como na selecção elevar o nível.

        Como é que chego à conclusão que o Fernandes iria ter mais dificuldades no City? Simples, não chego ahah. E não chego porque só teria a certeza vendo na prática. Mas é a minha convicção do que acho que aconteceria, o que vale o que vale. Obviamente que no ponto que referes tens toda a razão, o City joga melhor que o United e tem melhor treinador, mas por outro lado tem concorrência mais forte com jogadores que “abafariam” mais o Bruno e ele não sendo O protagonista teria com certeza mais dificuldades como tem tido na selecção. Depois o facto de não ver o Bruno a encaixar tão bem no futebol jogado do City ajudaria a que ele tivesse menor rendimento. Mas lá está, são teorias e convicções teríamos que ver na prática para tirar conclusões. Nunca tive problemas em admitir que estava errado e calar-me, se alguma vez acontecer irei fazê-lo mais uma vez. Até lá é a minha convicção e não deixo de achar o Bruno um ótimo jogador.

        • hortalica
          Posted Junho 23, 2021 at 3:10 pm

          Analisa 3 dos jogos mais importantes do City esta época. Jogos contra equipas Top6 Inglesas: Final da Champions (Chelsea) + Final da Taça (Chelsea) + Final da Taça da Liga (Spurs) e analisa quantos golos marcaram os principais elementos ofensivos nesses 3 jogos.

          • Kacal
            Posted Junho 23, 2021 at 3:55 pm

            Sim mas com Guardiola não se trata de golos, trata-se de características e aquilo que dão à equipa. Por mais que o Bruno tenha bons números, é também pela preponderância que assume no United inclusive batendo penaltis e tudo mais que os tem, no City não acredito que tivesse tão bons números e duvido que jogasse no ataque, sendo que no meio-campo os jogadores que o City tem dão muito mais no jogo de Guardiola.

            • hortalica
              Posted Junho 23, 2021 at 6:37 pm

              Imagina o Fernandes assistir o Bruyne, Mahrez, Foden, Sterling, Torres, Aguero, Bernardo em vez de andar a assistir Greenwood, Rashford, Martial…

              Ou deixar de ser servido por McTommianay, Mata, Pogba (que não faz muito no United), Daniel james e Fred e passar a ser servido por Gudoghan, Bruyne, Mahrez, Bernardo, Foden, etc.

              Honestamente achas que ia fazer muito pior? Pelo menos a assistir não iria ter muita dificuldade em ter bons números porque há muito mais qualidade no City a finalizar e também mais oportunidades. Onde poderia descer números seria a marcar, porque há mais gente a poder carregar a equipa e iria bater muito menos penaltis/livres.

              • Kacal
                Posted Junho 23, 2021 at 10:42 pm

                Certo, mas para assistir esses jogadores teria que ser titular e duvido que fosse com Gundogan e KdB. Mesmo Bernardo não é indiscutível. Mas como disse não falo só em números, mas sim na forma de jogar do City onde acho que não encaixaria tão bem.

        • JCsi
          Posted Junho 23, 2021 at 3:03 pm

          O Bruno é muito bom e seria sempre titular juntamente com Bernardo para qualquer treinador competente.
          Agora eu tambem acho que não é de primeira linha. Falta-lhe sobretudo capacidade de condução com bola de nível de topo e por vezes ler melhor o que pedem os momentos do jogo.

          • Kacal
            Posted Junho 23, 2021 at 3:57 pm

            Lá está JCsi, o Bruno seria sempre titular na selecção presumo que seja o que estás a referir-te e aí concordo totalmente, com outro treinador e ideia de jogo pode ser protagonista. Agora em certos clubes não tenho tanta certeza por causa da concorrência que há nesses clubes e o que os treinadores pedem do jogo.

            Mas subscrevo a tua 2ª frase, penso o mesmo tal e qual!

    • Filipe Ferreira
      Posted Junho 23, 2021 at 12:50 pm

      Ao nível de golos e assistências talvez… Mas mesmo assim cria uma chance de golo a cada 44 minutos. Por jogo contra os contenders cria duas chances de golo, não acho que seja assim tão mau. Às vezes no futebol passa-se de anjo a diabo por a bola no poste ou falhar um golo cantado e esquece-se tudo o resto. Ficava mais preocupado se não criasse chances se quer nesses jogos.

      • Kacal
        Posted Junho 23, 2021 at 1:05 pm

        Sim até concordo com o que dizes, mas aqui falamos de 10 jogos contra o “Big6” não acredito que se trate apenas de “bola no poste ou falhar golo cantado” esquecendo o resto, parece-me mesmo que há uma diferença de rendimento. E não faz dele pior jogador, a qualidade continua lá, mas talvez tenha que retificar isso e assumir-se mais nesses jogos. Na selecção tem que dar mais, embora seja uma mistura dele com o seleccionador que dite este rendimento, não apenas culpa dele.

        • Filipe Ferreira
          Posted Junho 23, 2021 at 1:35 pm

          Não é uma questão de bola no poste ou não, mas contra os Big 6 a dificuldade é outra, a estratégia das equipas é muito mais contida e o United apesar do plantel que tem e de ser um dos Big 6 é das equipas que apresenta uma estratégia mais cautelosa na minha opinião. Não é propriamente um Liverpool ou Man City que entra e assume o jogo. Ainda assim o Bruno acaba por criar 2 chances de golo contra os Big 6, 3 contra os non big 6, por jogo. Se calha. nessas bolas de perigo que ele cria, entrar, ele teria certamente mais golos e assistências.

          Na seleção então nem sei o que dizer. Contra a Hungria jogou fixo entre os centrais e contra a Alemanha pouco passou o meio campo

          • Kacal
            Posted Junho 23, 2021 at 2:38 pm

            Mas o Bruno sendo um jogador diferenciado não tem que assumir e ser o “extra” do United nesses jogos? Não digo que ganhe os jogos sozinhos porque ninguém o consegue, mas podia e devia ter melhores estatísticas também.

            Na selecção concordo que o seleccionador tem muita culpa, mas não vejo no Bruno o mesmo querer que tem no United, sinceramente.

  • Litmanen
    Posted Junho 23, 2021 at 11:38 am

    O Bruno para além de estar na pior forma da vida, é o jogador europeu com mais minutos e está a jogar fora de posição, num sector do campo (entre linhas) onde não é o único que não rende (veja-se Bernardo Silva).
    Parece-me injusto a crucificação do jogador que aqui vai, ainda mais alguns users que já dizem que afinal ele não vale nada e é só “fogo de vista”. Mas já se sabe o que a casa gasta com jogadores que vestiram verde e branco… até um tipo com 5 bolas de ouro e 5 champions, melhor marcador de sempre do maior clube do mundo e da melhor competição de clubes do mundo é criticado nestes espaços em todas as oportunidades e chega a ser chamado de medíocre.

    • Shinzy123
      Posted Junho 23, 2021 at 12:50 pm

      nao e crucificar o Bruno.Simplesmente nao é de classe mundial. Nao tem estofo.

      • DYI
        Posted Junho 23, 2021 at 3:04 pm

        Pois não. Agora o jogador com mais oportunidades criadas na premier e que marcou 28 golos e fez 18 assistências ou assim não é de classe mundial. Para além disso ser o jogador português mais valioso também é um bom indicador de que não é de classe mundial.

      • Alex03
        Posted Junho 23, 2021 at 2:22 pm

        Liderar um United , mesmo que seja a um 2º lugar e dizer que não é de classe mundial. Não é crucificar de facto, é apenas ter as suas escolhas com interferências alem do que se passa dentro do campo.

  • fsrgio
    Posted Junho 23, 2021 at 11:19 am

    Quando não se joga na posição é o que acontece. Alem disso alguém tem de ser o sacrificado para a prima dona poder fazer o que bem quer em campo.

    • Kacal
      Posted Junho 23, 2021 at 11:38 am

      Claro que sim! O CR deve ser criticado quando merece, deve ser “um como os outros” sim. Mas usá-lo para retirar culpas dos colegas também é errado. Ele até tem estado bem neste Europeu e há ali jogadores que também merecem as críticas agora, o culpado não pode ser sempre o mesmo.

      • fsrgio
        Posted Junho 23, 2021 at 12:46 pm

        Quantas vezes ele não anda em posições que não as dele para poder fazer as suas tentativas de drible e diagonais? Mas sim o culpado não é ele, é o projeto de treinador que esta no banco.

        • RomeuPaulo
          Posted Junho 23, 2021 at 1:16 pm

          E isso é mau?

          Um jogo de futebol é feito de movimentações e de permutas, se o Cristiano sai da sua posição, caindo na linha ou recuando no terreno, a probabilidade de criar um desequilíbrio é maior, o que deve ser feito é outro jogador ir ocupar o espaço que ele deixa livre.

          Neste caso é o que tem faltado, nem os extremos (Jota e Bernardo), nem o médio ofensivo (Bruno) têm sabido atacar o espaço que o Cristiano deixa livre; por exemplo no lance do 2.º e do 3.º golo contra a Hungria, em ambas as situações o Cristiano cai numa linha e é o Rafa que vai ocupar a posição, criando assim os desequilíbrios que deram origem ao penalty e aos golos.

          • Quinhas
            Posted Junho 23, 2021 at 2:44 pm

            Geralmente o ponta trabalha consoante a táctica da equipa,com o cr a equipa tem jogar consoante a sua “táctica individual”,muletas,muletas

            • RomeuPaulo
              Posted Junho 23, 2021 at 3:44 pm

              Isso não é certo!

              Eu tenho um modelo de jogo que gosto de aplicar às minhas equipas, mas há sempre características que me levam a fazer alterações, as características do ponta de lança é uma delas.

              Se tenho um ponta de lança muito bom a arrastar os defesas, não vou jogar com um ponta de lança fixo, por isso o ponta de lança, ou qualquer outro jogador, trabalham de acordo com aquilo que é melhor para a equipa.

              Quanto muito podemos fazer algumas adaptações para potenciar as características de um jogador que seja a referência, e muitos vezes os pontas de lança são a referência, logo o mais normal é a “equipa” trabalhar em função do ponta de lança e não o contrário.

              Além disso, a maneira como Portugal joga potencia a existência de um ponta de lança mais móvel, alguém que recua no jogo ou que cai nas linhas, uma vez que jogas com extremos de pé contrário que têm a tendência para fazer movimentos para terrenos interiores, logo é bom que o ponto saia do meio para criar espaços.

              • Quinhas
                Posted Junho 23, 2021 at 6:19 pm

                Respeito os teus conceitos.
                Brevemente e superficialmente ,quero dizer que indo de encontro como as equipas defendem actualmente,uma das formas de maior desequilíbrio encontrasse nas alas ,os laterais fecham em demasia para dobrar centrais,e o que é certo é que quando a bola cai nos extremos não recebem o mesmo apoio(os alemães exploraram bem esse factor contra nós).O que quero dizer é que ,tanto na Juve como na seleção o cr caindo em demasia nas alas com a sua táctica individual ,bloqueia a exploração dessa ala pelos laterais,aliás,ele cai somente para poder receber a bola livre de marcação ,para depois dar um toquezinho (inconsequente)para ir para a área ,mas com isso impede/bloqueia bastante a acção no corredor ,notasse desde que foi para a Juve,Alex Sandro deixou de ter influência ofensiva,Guerreiro na seleção fica bloqueado ,pouco ou nada vai a linha.Devifo ao pouco tempo de trabalho na seleção é difícil arranjar automatismos ,e elementos como Bruno Fernandes habituados a criar ,sentem-se presos por preocupações em preencher esses espaços …No Real Madrid(equipa Super Dominadora) era diferente,os médios ignoravam essas movimentações ,somente tinha a muleta perfeita ,Benzema,e o médios arranjavam desequilíbrios a todo o momento e o cr só se tinha que preocupar com a sua “obsessão”,o golo!!!

          • Kacal
            Posted Junho 23, 2021 at 1:36 pm

            Ora nem mais, Romeu. Por vezes são essas movimentações e dinâmicas que “desmontam autocarros” e tem faltado mais alguma agressividade (no bom sentido) nos outros jogadores do ataque, a meu ver.

        • Kacal
          Posted Junho 23, 2021 at 1:07 pm

          Neste Europeu tens visto isso? Sinceramente não concordo, noutras alturas sem duvida, mas neste Europeu até tem demonstrado outra “faceta”, mas quando uma imagem é muito vincada acaba por ser sempre vista da mesma forma.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 23, 2021 at 11:13 am

    Fazem sentido as suas declarações porque o rendimento dele na seleção em comparação com os clubes está muito aquém. Mas isso também justifica o porquê: o selecionador. O Bruno está muitas vezes fora da posição onde mais rende, que é entre-linhas e com muita mobilidade em campo. É um jogador de último passe, de arriscar, é onde se sente confortável, não é um jogador nem para ficar fixo na frente, nem para ir atrás colocar pausa no jogo. Claro que o rendimento dele também é culpa do jogador, mas também é das circunstâncias onde está inserido.

  • Marcio Ricardo
    Posted Junho 23, 2021 at 10:50 am

    Eu já disse isto há muito tempo atrás… A verdade é que o Bruno nunca mostrou na seleção o que mostrou no United ou Sporting. Não é só de agora não.

    • Schplunky
      Posted Junho 23, 2021 at 11:50 am

      ou seja, rendeu no sporting, rende no man utd… so na selecao é que nao rende,
      o que será: do jogador? ou treinador/sistema?

  • Abbas
    Posted Junho 23, 2021 at 10:50 am

    Se eu quisesse um jogador para falhar 40% dos passes, rematar constantemente para o terceiro anel e ainda mandar vir com os colegas de equipa, sentava o Bruno Fernandes, uma vez que ele é um atleta exemplar.

  • Filipe Ferreira
    Posted Junho 23, 2021 at 10:45 am

    No 1º jogo jogou a PL no 2º parecia um trinco. Algo está mal aqui e duvido seriamente que seja o jogador. Até porque se fosse o único em sub-rendimento…

    • josediogo
      Posted Junho 23, 2021 at 11:13 am

      Concordo plenamente.
      Nem sei como isso não é ainda mais claro para toda a gente.
      No 1º jogo o Ronaldo é que descia e ele ficava no meio dos centrais, só ridículo.

  • Jan the Man
    Posted Junho 23, 2021 at 10:26 am

    O Bruno Fernandes não apareceu porque simplesmente passou ambos os jogos completamente fora da zona onde se sente confortável e rende. Faz algum sentido que seja ele a fixar no centro do ataque para o Ronaldo poder ter mais mobilidade?? Nas únicas vezes que baixou e teve bola e algum espaço, no jogo com a Hungria, conseguiu construir ou criou perigo…

    Acredito que, dada as características dos médios actuais (o reposicionamento de Bernardo Silva no clube devia ser replicado na selecção), a equipa possa render mais num 4-3-1-2, jogando Renato e Bernardo como interiores e Bruno nas costas do Jota e CR. Estou curioso para ver as alterações de hoje, espero algo mais próximo desta ideia de jogo.

  • Amigos e bola
    Posted Junho 23, 2021 at 10:21 am

    Fosse o único a não jogar nada na seleção…

  • RomeuPaulo
    Posted Junho 23, 2021 at 10:13 am

    Concordo parcialmente com o Mourinho.

    Existem jogadores em subrendimento na seleção, Bruno Fernandes é um deles, mas não considero que seja aquele que está mais aquém daquilo que consegue fazer.

    Se tivesse de escolher os jogadores que estiveram piores no global destes 2 jogos seriam os seguintes por esta ordem:
    1) Jota – com excepção do golo e da assistência contra a Alemanha (num total de 30 segundos), esteve mal em tudo, não defende, não pressiona, não faz a diferença com bola e, ou anda desaparecido ou aparece para estragar as jogadas;
    2) Bruno Fernandes/Bernardo Silva – nenhum deles está a fazer a diferença como se esperava e, quando estão ambos em campo ocupam muitas vezes os mesmos espaços, o que torna a tarefa do adversário mais fácil;
    3) William Carvalho – neste último jogo mostrou todas as suas limitações, mas na primeira parte contra a Hungria gostei da exibição e é só por isso que não está em 2°;
    4) Danilo Pereira – fez um bom primeiro jogo, mas contra a Alemanha deixou muito a desejar, parecia cansado e acho que isso levou a que falhasse mais que o habitual.

    Os restantes 6 titulares estiveram bem ou qb, sendo que os suplentes que foram entrado também (a entrada do Rafa contra a Hungria irritou-me, nos primeiros minutos ele falhou quase tudo).

    • Schplunky
      Posted Junho 23, 2021 at 11:53 am

      1) jota – no primeiro jogo esteve bem até ao momento de decidir rematar ou passar.
      2) Bruno fernandes – nao fora de posição, mas a fazer coisas que nao lhe competem.
      3) william carvalho – jogou muito bem o primeiro jogo, no 2º andava perdido.. andavam todos
      4) se tava cansado, culpa de quem o meteu la. Se calhar teve que jogar por falta de opções para o meio campo, compreensivel

      • Kacal
        Posted Junho 23, 2021 at 1:38 pm

        O Jota no 1º jogo esteve simplesmente horrível, foi o pior em campo fácil. Se não foi capaz de decidir bem de nada vale ter feito o resto bem porque na prática não ajudou em nada no resultado. Se o jogo chegou a 0-0 tão tarde também se deve muito a ele, aí não foi culpa do treinador mas sim do jogador que esteve completamente individualista e desastrado.

      • RomeuPaulo
        Posted Junho 23, 2021 at 1:03 pm

        O principal culpado é sempre o treinador, é ele que escolhe os jogadores com que vai a jogo, para o bem e para o mal, ele é sempre responsável.

        No entanto, de acordo com aquilo que dizes:
        1) Jota – contra a Hungria não consigo concordar contigo para considerar que o Jota esteve bem, na 2.ª parte não se viu, esteve completamente desaparecido e alheado do jogo, na 1.ª parte foi aparecendo, mas definiu sempre mal, não fui rever o jogo por isso até posso estar a fazer confusão, mas tenho ideia que até “roubou” uma bola ao Bruno Fernandes que estava em muito melhor posição para marcar golo;

        2) Bruno Fernandes – aceito que esteja a jogar fora de posição, mas qual é a posição em que ele deve jogar? Não me recordo de uma boa exibição do Bruno na seleção, aliás os únicos jogos em que o vejo a render é quando a equipa está montada em volta dele, algo que é impensável na seleção porque o jogador que faz a diferença (a estrela) não é ele.
        Eu penso que ele até pode render a 10, mas tem de jogar com um ponta de lança mais fixo e não móvel, pois ele tem pouca capacidade para entrar no lugar do avançado quando este sai da área.
        3) William Carvalho – como disse a 1.ª parte com a Hungria foi boa, a 2.ª já nem por isso, talvez devido ao cansaço, não estava a conseguir imprimir velocidade ao jogo (a 1.ª parte de Portugal foi muito melhor que a 2.ª e muito se deveu à diferença de rendimento do William).
        Contra a Alemanha, não concordo que estiveram todos perdidos, a defesa (inclui o guarda-redes) até esteve bem, o problema é que foi muitas vezes apanhada em inferioridade porque o meio-campo não ajudava e no ataque não desgostei da exibição do Cristiano Ronaldo.

        4) Danilo Pereira – se estava cansado ou se estava num dia mau, isso é pouco relevante, o que se passou é que a sua exibição ficou muito aquém do que se esperava, faltou velocidade, faltou precisão no passe, mesmo o posicionamento não foi o ideal, e não jogou por falta de opções para o meio campo, no banco existiam jogadores que poderiam fazer a posição.

        • Kacal
          Posted Junho 23, 2021 at 1:39 pm

          Sim Romeu, não estás errado. Na 1ª parte contra a Hungria o Jota nesse lance era só abrir as pernas deixando passar a bola e o Bruno Fernandes estava em muito melhor posição de rematar e finalizar. Aliás, o Bruno até fez um golo idêntico no jogo anterior contra Israel que fez o 1-0 portanto… mas antes disso já tinha visto o CR isolado e decidiu rematar à baliza.

  • Diogo Moura
    Posted Junho 23, 2021 at 10:10 am

    Acredito que o sistema de duplo pivot em nada ajude o BF. A bola não lhe chega aos pés e muitas vezes está super adiantado no terreno. A solução seria colocar o Renato para fazer o transporte defesa-ataque e recuar o BF no terreno. Teríamos muito mais critério com bola e o jogo seria mais fluído.
    Mas numa parte concordo , o “carry potencial” do Bruno desaparece em jogos grandes.

    • Nunop
      Posted Junho 23, 2021 at 12:07 pm

      Antes a desculpa era que ele na seleção jogava muito atrás, agora é que joga muito a frente. Decidam-se, é que ja vai em 30 jogos pela seleção e so jogou bem num amigavel contra Israel.

      • Diogo Moura
        Posted Junho 23, 2021 at 11:00 pm

        Nota, jogar atrás com o Renato ao lado a transportar bola. Não com William e Danilo. Acho que fui claro nesse aspecto.

    • Cossery
      Posted Junho 23, 2021 at 11:55 am

      Eu também gostava de ver essa alteração táctica.

  • Xyeh
    Posted Junho 23, 2021 at 10:04 am

    Eu continuo a dizer que Bruno Fernandes não encaixa na seleção se tivermos a jogar com Bernardo Silva, são dois jogadores que procuram ter bola e acabam por se anular, muita culpa do Fernando Santos que ainda não viu isso, para mim um deles tem que ficar no banco, metia por exemplo BF no banco na 1ª parte e entrava o Renato a titular para fortalecer o meio campo contra a França, e colocaria o Palhinha em vez do WC, iamos ficar com um meio campo mais possante e libertar bola para o Bernardo jogar tipo maestro. Isto porque BF arrisca mais que Bernardo e contra a França temos que ter posse de bola ou vamos rebentar as pernas a correr atrás das motas francesas.

  • andreb
    Posted Junho 23, 2021 at 10:02 am

    É verdade que o Bruno tem estado péssimo, mas individualizar nele não me parece totalmente correto, principalmente quando vemos o nível dos colegas do meio-campo, William e Danilo.

    Este é o maior problema de Portugal. Alguém acha que o jogo seria igual se tivessemos um meio-campo forte, pressionante como outras selecções? Falta-nos claramente uma estrela que saiba ocupar os espaços, que seja intenso e que faça o trabalho sujo.

    Neste momento Portugal tem um conjunto de bons jogadores para estas posições, mas não tem ao nível das outras selecções. E para piorar, o seleccionador mantém sempre as vacas sagradas, mesmo quando ao nível da forma da época é indiscutível que o William nem convocado deveria ter sido quanto mais titular.

    Acho que o Palhinha deveria ter merecido a confiança do treinador, depois das excelentes épocas que tem feito em Portugal nos últimos 2 anos. Percebo que seja complicado apostar no Rúben Neves, porque apesar de ter uma visão de jogo e capacidade de passe superior a qualquer um destes, é mais permeável no processo defensivo. Depois ainda temos o Sérgio Oliveira (habituado a fazer pressão e fazer faltas, algo que o nosso meio-campo foi incapaz de fazer contra a Alemanha) e o João Moutinho que apesar das criticas no pouco que joga mostra o porquê de ainda ser convocado, porque ao nível de inteligência táctica é superior a qualquer um destes.

    • Kacal
      Posted Junho 23, 2021 at 1:42 pm

      Apostando no duplo-pivot mas não querendo ir com Renato no meio-campo, a dupla teria de ser Palhinha – Rúben Neves! Primeiro são mais novos e estão numa fase melhor da carreira em relação a Danilo e William, o que também tem peso. Depois o Rúben apesar de ser permeável no processo defensivo, até ganhou algum “cabedal” em Inglaterra mas o que importa aqui é que acrescenta bem mais a nível de visão de jogo e capacidade de passe tendo o Palhinha a compensar o resto. Seria a dupla ideal, a meu ver. Depois o Renato até podia jogar como interior a dar poder de choque e transportar bola para a frente.

    • Nunop
      Posted Junho 23, 2021 at 12:04 pm

      O nível do meio campo? O Danilo foi o melhor em campo contra a Hungria.

  • Slayer666
    Posted Junho 23, 2021 at 9:47 am

    Bruno é sempre muita imprensa…e penaltis!!!!
    tem jogado nada de nada neste euro, ele, o Nelson, WC e o Bernardo tem sido de uma nulidade atroz…seguidos de muito perto de Guerreiro e Danilo. Assim de repente, mais de metade da nossa seleção está a jogar NADA, o que explica imenso.
    Claro

    • Goncalo Silva
      Posted Junho 23, 2021 at 10:59 am

      Danilo e Nélson Semedo foram os melhores em campo contra a Hungria, o problema é que as pessoas têm mesmo uma memória muito curta. Não foi de repente que desaprenderam de jogar, principalmente o Semedo que foi muito vítima das circunstâncias.
      Por um jogo menos conseguido as pessoas pensam logo que está tudo mal, bem diz o Pepe.

    • hortalica
      Posted Junho 23, 2021 at 10:33 am

      O Fernandes em 80 jogos pelo Manchester United tem 40 golos e 25 assistências. De cabeça nos últimos 80 jogos que jogadores têm números (golos + assistências) parecidos ou ligeiramente melhores nas equipas de topo das ligas mais fortes?

      Nomes que me vêm à cabeça:
      – Lewa
      – Messi
      – Ronaldo
      – Kane
      – Lukaku

      Achas que um jogador com estes números é só penaltis? Sabes que todos os nomes acima batem frequentemente os penaltis das suas equipas? E que todas as equipas referidas acima tiveram um bom número de penaltis?

      • Shinzy123
        Posted Junho 23, 2021 at 12:52 pm

        o que lhe vale marcar golos no united se depois nao tem estofo para a selecao? Uma coisa e jogar com cristal palace, tondela destas vidas…outra coisa é a selecao, os melhores :)

        • DYI
          Posted Junho 23, 2021 at 3:11 pm

          Eh pá nem sei o que te diga. Eu reconheço que ele falha na seleção por muitos motivos dos quais alguns são objetivamente culpa dele. Mas usar esse argumento para dizer que não é de classe mundial é ser intelectualmente desonesto. Ainda por cima porque a maior parte das internacionalizações do Bruno não foram contra Franças e Alemanhas, mas sim contra seleções de baixissimo calibre, que para ti são “os melhores”.

        • hortalica
          Posted Junho 23, 2021 at 2:43 pm

          O Guedes e Bernardo no Mundial 2018 vinham das suas melhores épocas da carreira até então (provavelmente) e foram os piores jogadores desse Mundial.

          Custa muito entender que os médios (mais ofensivos) e extremos/avançados rendem muito menos na selecção e não é por culpa própria, mas por culpa da táctica do Fernando Santos?

          O único jogador (das posições indicadas acima) que estava a conseguir manter o nível alto no clube e selecção era o Jota mas nos últimos jogos o seu rendimento também tem decaído.

      • DYI
        Posted Junho 23, 2021 at 10:54 am

        Esqueceste-te de dizer que na primeira época completa no United superou pela terceira vez seguida o record de golos de Lampard e fê-lo com menos penaltis.

  • bruno2000
    Posted Junho 23, 2021 at 9:46 am

    Mourinho tem toda a razão.
    Bruno Fernandes é um dos melhores médios do mundo e na seleção só me lembro de jogar bem contra Israel. Tem que assumir mais a responsabilidade como um dos melhores jogadores da seleção que é.

  • josediogo
    Posted Junho 23, 2021 at 9:43 am

    Como se o problema fosse o BF.
    Todos os jogadores, nesta seleção, estão abaixo daquilo que podem mostrar e que todos sabemos que são capazes de fazer melhor, à semelhança do que fazem nos seus clubes.
    Mais acresce que, mais em concreto, há posições nesta equipa de FS que nem se percebe bem quais são ou onde são, o que não é de agora.
    Durante a “era” de FS, já vimos jogadores meio perdidos entre o meio/frente que foram até queimados pelo próprio treinador, tal não é a falta de organização nesta equipa.
    Tivemos já Nani meio perdido, no último Euro André Gomes e João Mário, que ficaram quase patinhos feios de forma injusta e neste é Bruno Fernandes e Bernardo Silva que andam nem se percebe bem por onde.
    Quanto ao Mourinho, adora criticar o Bruno Fernandes, mas devia era olhar primeiro para dentro.

    • Pipo
      Posted Junho 23, 2021 at 10:22 am

      Não é a questão do problema atual ser dele ou não. Acho que ninguém se lembra de ver o BF a fazer uma grande exibição pela Seleção, e aí a culpa não pode ser de ninguém a não ser dele. É um grande jogador, mas na seleção parece outro.

      • Citizen_Erased
        Posted Junho 23, 2021 at 11:46 am

        O problema não pode ser exclusivamente do jogador. Eu até não sou grande fã do Bruno Fernandes, acho que tem falhas gritantes para um médio (tal como por exemplo o Renato, são muito bons em uma ou duas coisas, mas depois descompensam noutras), mas a verdade é que em sete anos, os jogadores que tu vês a fazerem exibições mais regulares são os centrais e o GR.
        O FS além de ter meninos queridos na seleção (Caso mais gritante é o William, apesar de ter feito menos ou mais 200 minutos que o Renato, com o importa sempre referir), é um técnico taticamente incompetente. No jogo com a Alemanha toda a gente soube analisar o problema na primeira parte menos ele. Resultado, levamos mais dois na segunda e bem podemos agradecer ao Joachim ou tínhamos acabado como o Brasil em 2014 (o que nem era mau porque garantiria que alguma coisa iria mudar).
        Sinto sinceramente que estamos noutra fase Scolari- selecionador claramente não competente para a matéria prima que tem em mãos, que se vai aguentado por um resultado bom alcançado nos primeiros tempos, e este foi obtido com uma dose extrema de sorte.

        • Pipo
          Posted Junho 23, 2021 at 12:32 pm

          O selecionador tem alguns aspetos bons como o facto de conseguir ter um grupo unido e tal ( apesar de se agarrar muito ao Ronaldo neste aspeto), mas é óbvio que é um treinador ultrapassado a nível técnico e tático, não é por acaso que andou sempre a saltar entre seleções medíocres até chegar a Portugal, não dá para mais. Mas a verdade é que será sempre o Engenheiro do Penta, e primeiro selecionador a dar títulos à seleção, e com isto ficará na história como um treinador lendário em Portugal.
          O nosso futebol é muito pobre para a qualidade que temos na equipa, isso é indiscutível. Ninguém faz boas exibições regularmente nestas condições, mas o BF joga mal jogo sim, jogo sim. Já nos casos de CR7, Jota, Bernardo etc, há sempre jogos em que acabam por brilhar, algo que não e vê no BF. Se não joga bem, tem que ir para o banco, não sãos os nomes que jogam ( a não ser que o teu nome seja Ronaldo eheh )

          • Citizen_Erased
            Posted Junho 23, 2021 at 1:13 pm

            Concordo e tal como os adeptos do FCP, também agradeço ele ter-nos dado, parcialmente, o Europeu. Ao contrário do que grande parte das pessoas pensa acho que nunca devemos ser considerados como favoritos a nada – o facto de conseguirmos resultados bastante decentes com uma população tão pequena e infraestruturas tão deficientes é um milagre apenas equiparável ao Uruguai. Mas, apesar das vitórias, o facto de ter corrido bem em 2016 ou de saber unir o grupo não pode ser garantia de trabalho eterno – até o Jobs foi empurrado para fora da Apple numa altura…
            Quanto ao CR7 dava pano para mangas, tão como já escrevi aqui uma vez acho que este endeusamento é parcialmente culpa dele, parcialmente culpa da imprensa e federação… numa cultura mais a sério nunca ele atingiria este nível de impunidade. Mas gostamos bastante de heróis com pés de barro…

  • Sobe Alges
    Posted Junho 23, 2021 at 9:21 am

    Impressão minha ou o Mourinho está sempre a cair em cima do Bruno Fernandes? Já quando estava no Tottenham, disse algumas vezes que ele era bom era a marcar penalties…

    Não deixa de ser verdade que até agora tem sido fraco pela seleção, mas parece que está sempre a bater no mesmo. E quanto a Portugal ter tido sorte de só ter levado 4 da Alemanha, não foi sorte. Foi mesmo pelo facto da Alemanha ter começado a gerir o jogo a partir dos 4.

Deixa um comentário