Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Na Série A é mais difícil marcar que na Liga espanhola»

Concorda? O ano passado Immobile e Icardi chegaram aos 29 golos, Ronaldo na La Liga só conseguiu 26. Dzeko em 2016-17 também apontou 29 golos contra 25 de CR7. 

Cristiano Ronaldo considerou, em entrevista ao canal DAZN, que é mais complicado marcar em Itália. «As coisas têm corrido bem mas na liga italiana é mais difícil marcar que na Liga espanhola. A liga espanhola é muito mais aberta, as equipas arriscam mais, aqui não tanto. Aqui a prioridade é defender bem, depois atacar, em Espanha não é assim – é jogo aberto, sempre, em quase todas as equipas. E a liga inglesa também. A liga mais difícil para fazer golos é a italiana», referiu.

32 Comentários

  • Nunop
    Posted Março 12, 2019 at 1:59 pm

    Desculpas, a Liga Italiana já não é o que era em termos defensivos. Se fosse assim tão difícil como é que o Quagliarella com 36 anos tem 20 golos, e o Piatek que só chegou a Itália este ano tem os mesmos que o Ronaldo (19) e ambos jogam em piores equipas? A diferença é que na Juve ainda nao têm como estilo de jogo jogar somente para ele.

  • SenyorPuyol
    Posted Março 12, 2019 at 2:09 pm

    Com estas declarações já não concordo, mas é um argumento para valorizar o seu rendimento, entende-se. Apenas não concordo que seja verdadeiro.

    Vejo um nível táctico superior na liga espanhola, e este factor, para mim, é mais determinante para a qualidade defensiva que a mentalidade de jogo em si.

    Mesmo em termos estatísticos, que vale o que vale, a liga espanhola apresenta, esta época, uma média de golos por jogo inferior à italiana.

  • JessicaGomes
    Posted Março 12, 2019 at 2:14 pm

    Hum, em média, marcam-se 3 golos por jogo. Não me parece assim tão dificil.

  • Kacal
    Posted Março 12, 2019 at 2:23 pm

    Os números dizem outra coisa. Dizem que era tudo muito semelhante e quem desvirtuou isto tudo foram Messi e CR7, precisamente. Se virmos os melhores marcadores de cada desde 2000 nas três ligas (Premier, La Liga e Serie A) vemos que mais golos, menos golos, sempre foi tudo muito parecido na casa dos 20 e tal, 30 e poucos uma ou outra vez. Mas assim que CR7 e Messi apareceram e entraram em “modo ET” é que a La Liga disparou em termos de golos e os melhores marcadores atingiram números não vistos há IMENSO tempo nas principais ligas com 40s e 50s. Mas o CR7 também tem que ter em conta que já não está no seu auge e portanto é normal que marque menos até por começar a ser mais gerido. Penso que é ela por ela, mas concordo na parte que ele diz que em Itália é um futebol mais fechado e primeiro tenta-se defender bem.

    • offtopicguy93
      Posted Março 12, 2019 at 6:55 pm

      Boas Kacal,

      Eu também acho que é ela por ela, mas… vou te expor aqui alguns aspectos das 2 ligas e diz me a tua opinião.

      Em primeiro lugar quero destacar a qualidade dos jogadores de uma liga e de outra. A liga espanhola é sem duvida a liga onde moram os jgadores mais tecnicistas do mundo. Não por ser a liga espanhola mas por causa da cultura e do tipo de jogdores que são formados em espanha. Caracterizam-se por ser jogadores de estatura baixa (veja-se a geração que ganhou a copa do mundo e 2x a copa da europa, apenas busquets e pique eram de estatura acima da media), com muita técnica e fortes no posicionamento. A meu ver em espanha, os jogadores sao tambem um tudo nada mais inteligentes na maneira de abordar e ler o jogo o que pode dificultar o exito de golo da equipa contraria. Contudo há aqui senao´s… bolas paradas etc etc…
      Já em italia, o jogador nao é tao evoluido tecnicamente o que poderá levar a uma percepção de que os jogadores italianos compensam as suas debilidades tecnicas com o forte posicionamento táctico (dai parecer mais dificil transpor as defesas italianas).

      Em segundo lugar, destacar cultura desportiva de cada pais. Em italia sempre houve uma defesa de um jogo mais tatico e de forte posicionamento defensivo (a prova disso sao os treinadores que formam e que jogam de maneira constante na “retranca”, basta ver os exemplos dos últimos treinadores italianos que foram campeões nos principais campeonatos). Só aqui um aparte: lembras-te da epoca do trapatoni no benfica que foi campeão num campeonato onde faz 40 golos em 30 jogos? Já em espanha, explora-se um jogo mais contralado, de posse continua onde as equipas tentam afirmar o seu jogo e não esperar para ver o que vai o adversário fazer.

      Por ultimo, de destacar um ponto importante que é a quantidade de jogadores/treinadores estrangeiros em cada liga e que sem duvida influencia a maneira de jogar em cada campeonato (hoje ou ontem o Sam allardyce deu uma entrevista que diz que o futebol ingles mudou bastante e que perdeu espectáculo por causa desta mesma razao).

      Off Topic Guy

      • Kacal
        Posted Março 13, 2019 at 12:01 am

        Disseste tudo Off Topic Guy, nada a acrescentar. A minha opinião é que concordo com tudo e subscrevo cada linha! Daí que tenha dito que perceba o porque do Ronaldo dizer isto e que em certa parte ele tem razão e para ele foi preciso uma adaptação à mudança de liga, são 2 ligas diferentes e cada uma com as suas características específicas como enunciaste e bem. Por aí podemos achar que a liga italiana é mais difícil de marcar até.

        Quanto ao teu último paragrafo, concordo também. E acho que o futebol inglês perdeu alguma aura que tinha e encanto, perdeu aquela agressividade e intensidade que a caracterizava um pouco, a meu ver. Mas ganhou em qualidade de jogo e qualidade de jogo também é espectáculo.

  • Consuela
    Posted Março 12, 2019 at 2:40 pm

    Experimenta Portugal depois, aí é que tu vês o que é privilegiar a defesa!

  • Gunnerz
    Posted Março 12, 2019 at 2:49 pm

    Não sei onde é mais difícil marcar, mas a média de golos dá resultados semelhantes, aliás a série A até tem melhor media por jogo.

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 12, 2019 at 2:53 pm

    Mas isso é algo que já se sabia há muito tempo…

    Apesar de mesmo assim já não ser como antigamente, nem nada que se pareça…

  • Tiago Silva
    Posted Março 12, 2019 at 3:01 pm

    Nisso estou totalmente de acordo. As equipas italianas fecham-se bem mais do que as espanholas e inglesas no geral, sempre foi assim. E o alemão ainda é mais aberto.

  • Tsubasa
    Posted Março 12, 2019 at 3:23 pm

    La Liga 18/19: 270 jogos – 686 golos – média de 2,54 golos por jogo
    Serie A 18/19: 269 jogos – 714 golos – média de 2,65 golos por jogo

  • André Dias
    Posted Março 12, 2019 at 3:28 pm

    No entanto, o melhor marcador da Serie A é o Quagliarella enquanto em Inglaterra e Espanha é Aguero e Messi. Respeito a opinião de um profissional que já experimentou os três campeonatos mas estas declarações soam como uma tentativa de justificar um número de golos abaixo das suas expectativas. A Serie A é defensiva no rótulo porque na prática já não é como antes.

    • Kacal
      Posted Março 12, 2019 at 4:13 pm

      O teu comentário só valoriza o Ronaldo, por acaso. Com 34 anos e estando pela primeira a competir na Serie A e num clube novo, mesmo assim tem 19 golos (o melhor marcador é o Quagliarella mas por apenas 1 e o CR7 era já o melhor marcador há algum tempo) e mesmo assim falamos em “número de golos abaixo das suas expectativas”. Mas nos outros campeonatos os melhores marcadores são Messi e Aguero, mas na Serie A era o Ronaldo antes desta jornada ele nem jogou neste jogo, podia bem ser ele na mesma, já que a Juve goleou a Udinese e até houve um penalti para bater, podia muito bem ter acontecido o mesmo com ele em campo e ele “lucrar”.

      • Tsubasa
        Posted Março 12, 2019 at 4:33 pm

        O Quaglierella tem 36 anos

      • André Dias
        Posted Março 12, 2019 at 4:42 pm

        Eu também não quis desvalorizar o Ronaldo. Peço desculpa se passei a ideia contrária. Para mim está a realizar uma época bastante positiva mas há claramente um complexo com o seu número de golos, tanto da parte dele como dos adeptos e da imprensa. Esta época tem-se falado muito dos golos marcados por CR e Benzema, as comparações são constantes, e também do impacto de Ronaldo em Turim ou da sua ausência em Madrid. Depois surgem estas declarações numa tentativa de se justificar quando não devia ser necessário. Como tu disseste, tem 19 golos numa equipa nova, numa liga diferente e aos 34 anos. Eu compreendo que as pessoas estejam “mal” habituadas aos golos de Ronaldo mas quem achar que ele está a realizar uma má época tem claramente que rever os seus critérios de exigência. Com esta idade estava o Figo no Inter já a pensar em retirar-se. O Ronaldo está (novamente) a tentar marcar o máximo de golos que conseguir.

        • Kacal
          Posted Março 13, 2019 at 12:05 am

          Eu percebi André e concordo com o que estás a dizer. As pessoas é que têm critérios de exigência muito elevados e estão “mal habituadas” com CR7 e Messi, mas a tendência será eles diminuírem o nº de golos, é normal. Sobretudo tendo em conta o contexto de nova liga e novo clube de CR7 aos 34 anos, é normal. Mas ele hoje provou que ainda está aí para as curvas na SUA LIGA, ah? Mito!

          • André Dias
            Posted Março 13, 2019 at 2:03 am

            Exacto. As pessoas têm que se mentalizar que ele dificilmente volta a marcar 50 golos por época mas que se marcar entre 20-30 continua a ser muito positivo. E mesmo assim quem sabe, se há jogador que costuma surpreender é ele.

            Em relação ao jogo de hoje, vou só dizer que o CR7 estava presente na minha equipa da fantasy e digamos que estou bastante contente com a minha aposta.

      • Chico
        Posted Março 12, 2019 at 5:14 pm

        O Quagliarella tem 36, por isso não é pela idade.

        • Kacal
          Posted Março 13, 2019 at 12:03 am

          Verdade Chico, mas há quantos anos joga o italiano na Serie A? Eu respondo, toda a sua carreira! E vai na sua 4ª época na Sampdoria! O Ronaldo está na 1ª época em Itália e na Juventus. É diferente. Neste contexto e tendo 34 anos, é muito boa a época que o CR7 está a fazer.

  • Liedson
    Posted Março 12, 2019 at 4:23 pm

    Este tipo de afirmação é muito relativa… Há toda uma ideia de que a liga italiana é a mais defensiva mas neste momento não me parece isso que aconteça. A média de golos é maior. Os melhores marcadores estão todos com números bastantes iguais e por exemplo são mais do que a quantidade de melhores marcadores na liga espanhola e supostamente nem têm tanta qualidade como os jogadores da liga espanhola…

  • Artur Trindade
    Posted Março 12, 2019 at 4:34 pm

    Esta é uma afirmação do senso comun, sempre foi tida como verdadeira.
    A comparação deve ser feita com jogadores a jogar a 1ª época em Itália.
    Para Ronaldo, a 2ª época será disputada já com 35 anos, mas acredito que possa melhorar os números.

  • Fallen Angels
    Posted Março 12, 2019 at 4:37 pm

    É mais difícil marcar pela Juve do que pelo Real ou United, disso não há dúvidas.

    Não acho que tenha nada a ver com a liga

  • Santander
    Posted Março 12, 2019 at 4:41 pm

    A verdade é só teve 26 mas também só participou em 27 jornadas.. No entanto entendo o que ele diz e concordo em parte, a verdade é que muitas equipas espanholas não mudam de filosofia de jogo jogando contra o real ou o Barcelona e por isso é frequente verem se goleadas por 5,6 ou 7.. É totalmente diferente haver quatro golos num jogo e ficar 2-2 ou haver e ficar 4-0 para a média vai ficar igual mas em termos práticos não é a mesma coisa…
    Olhando para os registos de golos nos últimos 5 anos dos melhores ataques da La Liga e Serie A:

    17/18
    Real 98
    Barça 99
    Série A 89
    Juventus 86

    16/17
    Real 106
    Barça 116
    Série A 94
    Juventus 77

    15/16
    Real 110
    Barça 112
    Série A 83
    Juventus 75

    14/15
    Real 118
    Barça 110
    Série A 72
    Juventus 72

    13/14
    Real 104
    Barça 100
    Série A 80
    Juventus 80

    Ou seja apesar de até poder haver +/- o mesmo número de golos estes são muito mais distribuídos pelas diferentes equipas e depois é preciso ter em conta que esta Juve de Allegri sempre se destacou mais pelos seus processos defensivos do que propriamente pelos aspetos ofensivos. Contudo não deixa de ser um pouco de desilusão os números de CR7 que mesmo tendo em conta todas as contingencias, tem qualidade mais que suficiente para poder (e dever) ter mais golos no campeonato Italiano, pois dele não se espera mais do que o anormal.

    • SenyorPuyol
      Posted Março 12, 2019 at 5:32 pm

      Se os golos estão mais distribuídos significa há mais equipas a concretizar a sua capacidade de marcar golos. Ou seja, para além das melhores equipas, algumas de segunda linha têm também “facilidade” (atenção às aspas) em marcar golos.
      Não percebi bem o que defende o seu argumento.

  • DNowitzki
    Posted Março 12, 2019 at 5:47 pm

    Bom, isso quererá dizer que, se não fosse o Real, ele teria… uma bola de ouro? É que a desculpa dá para os dois lados.

    Sem golo, caput! É isso?

  • Khal Drogo
    Posted Março 12, 2019 at 6:06 pm

    Não acho que, atualmente, seja mais difícil marcar na Serie A. Mas parece-me óbvio que é menos fácil marcar muitos golos na Juventus do que no Real Madrid.

  • ACT7
    Posted Março 12, 2019 at 6:51 pm

    O problema é que a Juve marca um golo e estaciona, o Real marcava 1, 2, 3, 4 ou 5.
    Depois há também o entrosamento com os colegas, depois há a questão da adaptação ao campeonato e da idade do jogador.
    Por fim (este argumento pode parecer estúpido,mas quem vê os jogos sabe que os GR’s adversários têm feito grandes exibições contra a Juve, talvez motivados por enfrentarem o Ronaldo.

Deixa um comentário