Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Nenhuma equipa pode dizer que é melhor que Portugal»

33 Comentários

  • Amigos e bola
    Posted Junho 28, 2021 at 9:19 am

    Opa, pede para bazar e baza.

    Já todos perceberam que já ninguém o leva a sério, e que já não tem credibilidade alguma.

    Que treinador medíocre. Chega disto.

  • troza
    Posted Junho 28, 2021 at 9:27 am

    Ainda bem que ele reconhece que o problema não está na equipa que estava dentro de campo, mas na equipa tecnica.

    Eu concordo com ele… nenhuma equipa pode dizer que é claramente melhor que Portugal. Temos dos melhores de sempre, goleadores em duas das big-5, jogadores premiados nas big-5 em todas as posições (menos GR onde também não estamos mal servidos) e até a hipótese de jogar com o meio campo que precisarmos (seja mais defensivo para o choque, mais tecnico…)… o treinador é que é fraquinho…

  • Pinky
    Posted Junho 28, 2021 at 9:45 am

    A gozar com a malta… A única razão porque se mantém é porque ainda não há uma opinião unânime entre os portugueses de que tem de sair e enquanto não houver por lá vai ficar, não esperem que a iniciativa parta dele ou da federação.
    Eventualmente a memória de 2016 vai-se esvaindo e com mais uma ou duas participações medianas os portugueses começam a pedir a saída, é pena é estar a adiar-se o inevitável e ir desperdiçando o melhor conjunto de jogadores portugueses desde 2004. O próximo mundial ou o seguinte europeu vão ser iguais enquanto ele lá estiver, pouco futebol, pouca ambição, apuramentos a jogar qb e eliminação sempre que encontrarmos uma equipa do nosso nível ou ligeiramente superior. A seleção de Fernando Santos nunca vai ser verdadeiramente candidata a nada ( de pouco vale dizermos que somos das melhores seleções do mundo quando a nossa equipa desde 2016 só ganhou a Gales, Marrocos e Hungria em 90 minutos nas competições a sério), quanto mais depressa admitirmos isto melhor.

  • Brunomoreira19
    Posted Junho 28, 2021 at 10:01 am

    Agora é fácil bater no ceginho eu sei. Fomos campeões europeus, eu sei! Mas eventualmente, até o Ranieiri sai do Leicester.
    Em termos de qualidade de jogo, não vou falar detalhadamente do quão mediocre é a qualidade do nosso. Com interpretes ofensivos como os que temos (e com laterais super ofensivos como Cancelo, Semedo, Dalot, Raphael, Nuno) é um crime a postura e qualidade apresentada.

    Mas vamos a números, e esses, são crueis se as pessoas pararem e pensarem. A verdade é que em fases finais o saldo em 90 minutos é o seguinte:
    Euro 2016 – 7 jogos e apenas uma vitória contra o País de Gales (repito nos 90 minutos)
    Mundial 2018 – 4 jogos e apenas uma vitória pela margem mínima contra Marrocos
    Euro 2020 – 4 jogos e apenas uma vitória que nos sorriu nos minutos finais contra a Hungria

    Portanto isto tudo somado são 15 jogos e apenas 3 (!!) vitórias nos 90 minutos! 3 em 15, é assustador. Queria só uma postura diferente, alegre e descontraida dentro de campo! Isto do fechar espaços, jogar para o empate e rezar um pai nosso por alguma coisa nos penaltis já foi…

    Repito, 3 jogos ganhos em 15, porra…ainda há duvidas?

    • Tiago Silva
      Posted Junho 28, 2021 at 10:41 am

      Acho que disseste tudo e quero realçar a parte dos laterais. Num futebol onde a função ofensiva dos laterais é cada vez mais importante para colocar os jogadores mais criativos mais no centro do terreno, os nossos laterais mal atacam! E temos laterais tão bons em termos ofensivos como disseste, podendo permitir a craques como o Bernardo, o Bruno, o Félix ou o Jota poderem jogar por dentro, mas não temos sempre 4 defesas estáticos. Ok se avançarem muito descompensam lá atrás, mas não existem compensações que se podem fazer? Se jogarmos mais alto não poderemos evitar que ataquem esse espaço? Ter estes laterais e depois só servirem para defender é demasiado mau!

      • Brunomoreira19
        Posted Junho 28, 2021 at 10:56 am

        Tudo dito amigo, era por aí que queria ir, mas não quis detalhar porque pronto, é mais do mesmo. É preferivel colocar Bernardo, Félix ou Bruno colados á direita e dizer ao Dalot para não sair lá de trás, enquanto que na esquerda nem o Jota dava essa largura, enfim. Félix pode ter a vontade de um caracol mas em zonas interiores e entre linhas é sempre um perigo, Jota idem idem aspas aspas, e Bernardo toda a gente sabe que é dentro que tem de estar. Até o Pote teria sido beneficiado em pelo menos uns minutinhos por jogo. E já nem falo do Guerreiro nessas zonas, que tenho que para mim ainda ia acrescentar mais, dando o corredor ao Nuno Mendes…em termos de compensações, está lá o Palhinha ahah

    • GabCel
      Posted Junho 28, 2021 at 10:43 am

      tudo dito

  • PoteMais10
    Posted Junho 28, 2021 at 10:06 am

    Ninguém consegue dizer que Portugal com o Fernando é melhor equipa que qualquer outra equipa nestes oitavos de final…

  • SCP99
    Posted Junho 28, 2021 at 11:19 am

    Levaste 4 no pacote de uma Alemanha que nem sequer tem uma das suas melhores gerações dos últimos anos. Perdes com uma Bélgica que optou por jogar com um Hazard fora de forma (nem se notou…), perdeu o de Bruyne a meio do jogo e anda com o Meunier por lesão do Castagne (não foi como alguém que dispensou o Cancelo quando este poderia perfeitamente jogar…)

    Em 3 competições maiores tens 3 vitórias uma em cada, todas com seleções medianas e mesmo assim bem à rasca algumas (Hungria e Marrocos). Isto tudo com a melhor geração da história do futebol português (a única próxima é a do Figo, Pauleta, Ricardo Carvalho e adiante). Nem numa classificação simples passas em primeiro contra uma Ucrânia que embora jogue bem está muito longe no que toca a talento.

    No fim ainda se sai com esta arrogância falaciosa. Realmente é difícil ganhar ao bus português (não impossível de todo) no entanto também é difícil perder não é por acaso que nas 3 competições a grande maioria dos jogos deu empate.

    • Amigos e bola
      Posted Junho 28, 2021 at 11:30 am

      E o facto dele dizer “Ninguém vai a Alemanha pensar que vai ganhar”.
      A França fê-lo, a superpotência Macedónia do Norte fê-lo e a superpotência Hungria esteve muito perto de o fazer. Bem mais perto do que nós.
      E será que ninguém reflete sobre isto?

  • Peter S
    Posted Junho 28, 2021 at 11:45 am

    Em termos individuais, temos uma selecção de grande qualidade. O problema é, pior do que não aproveitarmos essa qualidade, jogarmos de uma forma que prejudica os jogadores. Bernardo encostado à linha não é um Bernardo irrelevante, é um Bernardo pior do que ele é realmente. O Bruno a mesma coisa.

    Por isso, todos esses vão ser melhores do que nós, enquanto insistirmos em querer ser piores do que eles. Enquanto jogarmos como a Hungria com a França ou a Finlândia com a Bélgica, atrás, a defender em bloco baixo e assente no físico e a atacar só com base em rasgos individuais e sem uma ideia colectiva, vamos ser como essas selecções que não têm argumentos para mais, isto é, piores do que França, Alemanha…

    Seríamos melhores ou, pelo menos, tentaríamos sê-lo, se aproveitássemos a ousadia dos nossos laterais, talvez com um terceiro central que libertasse o médio mais recuado para poder construir jogo, um 6 com a bola nos pés (Neves). Bruno a partir do meio-campo e não como segundo avançado, com Bernardo no meio, mais como 10, os laterais bem projectados e, com Ronaldo como referência (já não dá para mais), Félix a cair entre linhas e a arrastar consigo a defesa contrária.

    Depois, teríamos soluções de recurso óptimas, como Renato, se fosse preciso queimar etapas transportando a bola no meio, Jota para explorar a velocidade, André Silva para fixar centrais e dar mais espaço de construção no último terço.

    Temos tudo para sermos melhores, só falta querermos. Se Fernando Santos quiser, é o meu treinador. Se não, obrigado e adeus.

  • Kacal
    Posted Junho 28, 2021 at 12:01 pm

    Esta competição só dá mais valor ao elenco que temos e ao jogador português mas menos ao seleccionador porque mesmo assim vendemos caro os resultados contra 3 das melhores selecções do Mundo. Contra França e Bélgica disputamos o jogo empatando com a primeira e perdendo pela margem mínima com a segunda. Já contra a Alemanha sofremos um sufoco mas a verdade é que a bola do Renato entrando (seria um golaço na 2ª parte) e ficaria pela margem mínima, ou seja, pelo menos não fomos humilhados e saímos de pé da competição, o que tendo em conta a falta de “dedo” do treinador da equipa e a sua incapacidade assim como certas escolhas duvidosas, só comprova que temos jogadores e um elenco de muita qualidade, mas que precisa de ser melhor orientado e apostar num outro tipo de futebol que potencie todos, alguém mais ambicioso e arrojado. Se o seleccionador fosse inteligente sairia agora pelo próprio pé e daria lugar a outro, seria o melhor para todos nesta fase.

    Aproveito este post para focar apenas e só nas suas escolhas para convocatória e XI dos jogos deste Europeu deixando de parte as questões técnico-tacticos que todos já vimos que houve e há falhas até alguma incapacidade por parte do treinador. Mesmo na questão dos jogadores houve várias coisas que deixaram a desejar.

    O melhor marcador da Liga Portuguesa com 23 golos, 23!! Que tem uma facilidade de remate incrivel e é um jogador altamente motivado no momento nem 1 minuto calçou… Renato devia ter sido titular desde 1º minuto porque é um médio diferenciado no que temos à disposição. João Mário foi muito útil em 2016 e tendo em conta que jogou com regularidade sendo campeão no Sporting formando dupla com Palhinha, havendo ainda Nuno Mendes e Pote na convocatória, devia ter sido chamado deixando de fora Sérgio Oliveira que em termos de características não acrescenta mais que outros. A insistência em Diogo Jota foi notória quando o rapaz esteve completamente desastrado e desinspirado, se pretendia ter alguém que tivesse velocidade e ataque à profundidade sempre no XI que pelo menos trocasse Jota por Rafa para mexer com as coisas individualmente, além disso Rafa entrou muito bem sendo importante contra a Hungria e depois não teve continuidade. Após aquele jogo horrível de Jota contra a Hungria só tinha que sentar e entrar o Rafa.

    Depois o 2º melhor marcador da Bundesliga à frente de Haaland que teve o recorde de golos na carreira numa só época e chegou ao Euro em alta pouco jogou tirando-lhe toda a confiança que tinha e lançando-o para as brasas no fim dos jogos.

    Palhinha até nem vou por aí porque Danilo esteve bastante bem nos jogos que fez e não foi por aí que fomos eliminados. Guedes nem 1 minuto teve depois de ter sido importante na Liga das Nações. William passa de titular indiscutível a bancada. CR sempre a bater os livres quando o seleccionador tem autoridade para mudar isso, embora falte a coragem. Enfim, tanta decisão duvidosa e sem sentido que até mete dó.

    Adoro CR, é o meu ídolo do futebol (FUTEBOL, não confundir com vida geral) mas talvez seja o momento de abandonar a selecção e deixar os mais jovens assumirem-se, precisamos disso e rápido. Acredito que vá ao Mundial 2022 mas também é já daqui a ano e meio. Que bata o recorde de Ali Daei só falta um golo e some mais uns para alargar o recorde, faça o Mundial e abandone a selecção. Depois sim para Euro 2024 e Mundial 2026 esta geração terá que assumir-se e temos matéria-prima para ser das melhores selecções do Mundo, falta ousadia e ambição, falta ser arrojado, falta um treinador que tenha este perfil e potencie o elenco através de tactica, de futebol jogado. Que faça as escolhas por mérito e qualidade. A ver vamos mas espero essas mudanças pelo menos após o Mundial 2022 já que não acredito que em 1 ano e meio mudem grande coisa. Mas o maior problema é o seleccionador, sem duvida. A crítica que faço ao CR é a parte dos livres, já mostrou outra “faceta” neste Europeu e gostei, caso abdique dos livres aí pode continuar mais 1 ano e meio que poderá ser uma mais-valia até porque marcando mais 1 golo quebra o recorde e isso deverá aliviá-lo mais e permitir que continue a mostrar esta nova “faceta”, só falta os livres deixa os outros bater que eles batem bem CR!!

    • troza
      Posted Junho 28, 2021 at 3:55 pm

      Se Ronaldo tiver qualidade e quiser ser parte da equipa (e não ser a equipa dele), não vejo porque não possa ir.

      Pepe com 38 anos, Ricardo Carvalho, Figo… tudo jogadores que souberam fazer parte da equipa e serem uteis.

  • JonySilva
    Posted Junho 28, 2021 at 12:01 pm

    Jogar com Felix, Bruno Fernandes, Bernardo deveria ser proposta de bom futebol. Pelo contrario não jogamos nada de nada e poucas vez assumimos o jogo, jogando sempre em contenção e no erro do adversario.

  • Park the Bus
    Posted Junho 28, 2021 at 12:10 pm

    Uma equipa é considerado boa quando tem soluções também no banco, e aqui parece me que o clubismo e agentes continuam a estar demasiado presentes.

    Certo que B.Silva, D.Jota e B.Fernandes jogam em 3 colossos ingleses que todos sabemos, mas se não estão a corresponder tem que sair, e não é vergonha nenhuma entrar A.Silva, Pote que vieram de epocas incríveis. Já para não falar de R.Silva e J.Felix.

    A sensação que dá é que Fernando Santos não gosta de dar o braço a torcer, e vai até as ultimas consequências. Tacticamente FSantos é mediano, no balneario não me parece ser um lider (esse papel caí sobre Cr7).

    Esta equipa tem o futuro assegurado com a qualidade de tantos e tantos jovens, PNeto, Rui Silva, N.Mendes, R.Dias, J.Cancelo, A.Silva e tantos outros, precisamos é de alguém que trabalhe a equipa com uma mentalidade mais ofensiva e menos Ronaldo dependente.

    PS – Nani deveria ter sido chamado, com a época brutal que fez, e era titular de caras nesta seleção. Mais uma vez, FS parece estar a jogar Fifa ou FM, só coloca a malta que joga em clubes grandes.

    • Kacal
      Posted Junho 28, 2021 at 12:50 pm

      O seleccionador é o principal culpado, mas certos jogadores também desaparecem na selecção. O Bruno Fernandes no United assume o protagonismo, remata bem de longe e faz golaços, na selecção tem sido muito discreto e quando tenta o remate vai sempre para a bancada. O Bernardo jogar numa ala devia ser crime porque fica exposto e torna-se demasiado prevísivel, qual é o seu único movimento? Avança, volta atrás à procura do pé esquerdo e cruza, quando tenta ir à linha de fundo raramente cria perigo, não tem velocidade e potência para desequilibrar ali além de ter pouco pé direito, a jogar no meio-campo com o jogo a passar por ele faria muito mais a diferença. E o Diogo Jota teve completamente desinspirado e como o jogador nunca iria dizer que não quer jogar, tem que ser o seleccionador a sentá-lo e dar oportunidade a outro.

      Pote e André Silva fizeram ótimas épocas, cheios de golos e moral em alta mas nem foram aposta. Rafa entrou bem contra a Hungria e podia substituir de forma direta o Jota mas não teve continuidade.

      E o Félix começa a ser mais problema que solução porque pelos vistos é um “one position man” porque nenhum treinador parece conseguir encaixá-lo na equipa mas ele próprio também tem estado abaixo do que deve fazer, precisa de estabilidade e afirmação no seu clube para na selecção assumir mais.

      Gostava que testássemos jogar com uma dupla de avançados sendo o Félix o SA e o André Silva o #9.

      Mesmo quando CR sair da selecção vamos ter um problema que é perceber como iremos encaixar Bruno Fernandes, Bernardo e Félix no mesmo XI. Alguém vai ter que ficar de fora.

      Félix só parece encaixar como SA numa dupla com um #9 mas jogando assim no chance que Bernardo e Bruno nas alas terão o seu melhor rendimento. Jogando com ambos no meio-campo Félix teria que jogar na ala aí é ele que teria pouco rendimento.

      A não ser que o Guardiola assuma a nossa selecção (ahah) e meta o Félix a render como “falso 9” e conjugue Bruno Fernandes e Bernardo no meio-campo, duvido que possamos ter os 3 no XI. Para mim André Silva devia jogar sempre sendo o nosso melhor #9 e depois o Félix caso consiga ser indiscutível na sua equipa e se afirme, para mim tem que jogar porque em potencial é o nosso maior craque. Nesse sentido o 4-4-2 pode ser o caminho a seguir com Palhinha – Renato na dupla de meio-campo e depois Pote e Jota nas alas, por exemplo. Félix e André Silva na frente. Atrás o quinteto do costume por enquanto mas com Nuno Mendes a lateral esquerdo. É uma ideia sem CR.

      Mas aí ficam de fora Bruno Fernandes e Bernardo, não será fácil encaixar certos jogadores no mesmo XI, a meu ver.

      • BenDover
        Posted Junho 28, 2021 at 5:20 pm

        Não sei qual é a necessidade de encaixar Bruno, Bernardo e Félix no 11. Isto não devia funcionar assim “jogam os 11 melhores e adaptam-se as posições”. Devia ser antes definida a estratégia e a táctica da equipa e depois usam-se os jogadores que melhor se adequarem a essa estratégia nem que seja preciso sentar o senhor 126 milhões.
        Para mim é ridículo meter os jogadores fora da posição onde rendem mais só porque têm de jogar os 11 melhores. O futebol é um desporto colectivo e não um conjunto de individualidades.

        • Kacal
          Posted Junho 28, 2021 at 8:04 pm

          É assim eu estou totalmente de acordo contigo, penso o mesmo. Agora a realidade é que não é assim, infelizmente. Por isso temos que conseguir arranjar a melhor forma de os conciliar já que tem que ser.

      • Park the Bus
        Posted Junho 29, 2021 at 1:30 pm

        Orá aí esta. Vamos dar prioridade à nossa táctica ou dar prioridade ao nome dos clubes onde estão os nossos jogadores? Já para não falar de agentes.

        Como é que o Ricardo Pereira, Cedric, Nani, Pizzi, e outros tantos não tem hipotese neste seleção? Dalot nao deveria ter vindo, W.Carvalho que ficasse no docks, e Jota Bernardo Bruno tem que sentar se não estão a render, preferia ter um tridente com Pote Nani CR7 do que isto.

        A questão é simples, tem que jogar aqueles que tiveram a melhor epoca e rendimento, com o critério de encaixar na táctica apresentada, ponto.

        • Kacal
          Posted Junho 29, 2021 at 4:45 pm

          Totalmente de acordo, Park the Bus! Penso e tal, subscrevo. Neste Europeu o sistema tático devia ter sido o 4-4-2 com CR e André Silva na frente. A dupla Palhinha – Renato no meio-campo e nas alas seria Pote e Jota/Rafa. Bernardo na ala não rende o mesmo e a sua época não foi nada de mais, ou jogaria como SA sendo o CR o #9 sem André Silva ou apenas em certos momentos do jogo que alterássemos o sistema tático. E o Bruno Fernandes entraria para agitar o jogo apenas até pelo desgaste que teve na época. Mas não fomos pelos nomes e o rendimento foi baixo.

  • MR
    Posted Junho 28, 2021 at 12:21 pm

    A meu ver só uma é que pode dizer que é pior…

  • NTORION
    Posted Junho 28, 2021 at 12:22 pm

    Obrigado Fernando.

    Adeus Fernando.

    Se sair agora ainda será lembrado como o treinador q ganhou 1 europeu. Se ficar vais ser lembrado como o treinador que perdeu várias competições sem sequer dar luta.

  • AndreChaves9
    Posted Junho 28, 2021 at 12:45 pm

    3/15

  • andreb
    Posted Junho 28, 2021 at 12:56 pm

    Queria que saísses na mó de cima no final do Euro 2016, porque apesar de grato pela vitória, o teu estilo de jogo em 99% dos jogos não se adequa aos desejos e qualidades do plantel.

    Depois da desilusão do Mundial de 2018 mantiveste-te, e agora depois de um Europeu paupérrimo, com falhas graves do teu lado (jogo contra a Alemanha, ofensivamente tudo sempre muito curto, erros gravíssimos de casting numa competição tão pequena), não percebo como ainda há quem possa achar que tens condições para te manter no cargo.

    Por favor FS, entrega a pasta.

    Numa analogia para o xadrez, neste momento o nosso treinador é um IM onde o seu prime foi no passado. Será que com o nosso elenco não conseguimos atrair um GM?

  • ihavedepression
    Posted Junho 28, 2021 at 1:10 pm

    Se nenhuma equipa pode dizer que é melhor que nós e temos tido este desempenho contra os ditos “grandes” acho que é fácil de ver onde é que está o problema…

  • JCsi
    Posted Junho 28, 2021 at 1:16 pm

    Reformula ó engenheiro: nenhuma equipa pode dizer que tem um plantel melhor que Portugal. Não mesmo. Talvez pela primeira vez na história. O problema é que existe tambem uma equipa técnica e nesse ponto Portugal tem a pior entre todas as equipas de topo.

    É que se olhássemos e desse para pensar com alguma serenidade: “Calma que o engenheiro já não vê um boi disto, mas está ali aquele jovem brilhante estratega com o espírito ainda muito aguçado que lhe vai mostrar num poderoso software muito visual para ele perceber, o que correu mal”

    Mas olhamos e está lá o…Ilidio Vale! Na melhor das hipóteses chama o engenheiro à parte e com o giz a arranhar a ardósia onde desenha o nosso meio-campo, atira peremptório: “Fernando o problema é não estarmos todos colocados aqui com o Nelson Oliveira sozinho na frente! Foi assim que quase ganhei o Mundial Sub-20 pá! Ouve o que te digo. Volta a chamá-lo. Todos fechadinhos cá atrás e bombo no Nelson!”

    Dias miseráveis que nos esperam…

  • batalha34
    Posted Junho 28, 2021 at 1:30 pm

    Portanto temos a melhor equipa e não conseguimos ganhar a uma Ucrânia e somos quase humilhados pela Alemanha, onde está o problema?

  • coach407
    Posted Junho 28, 2021 at 2:42 pm

    Mas só é novidade para os mais desatentos/iludidos.

    Eu fui tentando avisar que a seleção portuguesa não é assim tão forte como fazem parecer, mas pronto, continuam a achar que Portugal é fabuloso individualmente porque tem o Diogo Jota que sentou o Mané e o Salah como disse aqui um user no outro dia.

    O Raphael Guerreiro era tão bom ou melhor que o Jordi Alba e outra quantidade de coisas esquisitas que se foram lendo e debatendo por aqui.

    Vai-se a ver e na realidade o meio-campo português é perfeitamente banal para um candidato ao título, o ataque é jeitoso, mas é com jogadores de 2ª linha como Jota e Bernardo. Não são jogadores de 1ª linha como Gnabry, Sané, Mbappé, Griezmann, De Bruyne, Hazard, Sterling, etc.

    Os laterais são jeitosos, mas são de 3ª linha.

    O guarda-redes é ótimo, mas é de 2ª linha, não dá para comparar o Rui Patrício a um Courtois.

    O único setor em que Portugal teoricamente é realmente forte é na dupla de centrais. De resto, é uma equipa que vai tendo coisas, vai tendo um Cristiano, vai tendo um Bruno Fernandes, mas tudo peças soltas, não tem setores verdadeiramente fortes, além da dupla de centrais.

    E estou a falar só de qualidade individual. É boa, mas não é “não devemos nada a nenhuma equipa do Mundo” como se vê comentários a dizer. Há aqui comentários a dizer que se calhar esta é a melhor equipa da história portuguesa. Por favor, que é isto? Não brinquemos.

    Mas pronto quando se quer pegar em jogadores como Danilo, Raphael Guerreiro, Bernardo Silva, Diogo Jota e tal e transformá-los em jogadores de 1ª linha mundial só porque jogam com alguma regularidade em clubes de topo fica complicado ter conversas sensatas. Fazem destes jogadores algo que eles não são, nunca foram e nunca serão.

    Podemos ganhar a qualquer equipa? Podemos, mas não somos favoritos contra imensas equipas, nomeadamente contra a Bélgica como qualquer casa de apostas com 2 dedos de testa soube reconhecer.

    • Amigos e bola
      Posted Junho 28, 2021 at 3:37 pm

      Vais pela casa de apostas, eu posso ir pelo Transfertmarket. Simples.

    • JCsi
      Posted Junho 28, 2021 at 7:20 pm

      Portanto, Gnabry e Sané e Sterling são 1ªlinha e Bernardo é 2ªlinha. Está certo…agora vai fazer essa questão sei lá, talvez a adeptos do City que podem avaliar melhor porque 3 deles estiveram lá um bom tempo e verifica se a resposta está de acordo com a tua percepção.

      Não são os portugueses que com algum chauvinismo natural dizem que somos uma das seleções com melhor materia-prima do mundo. É o resto do mundo que o diz. E nas odds só não se traduz devidamente, porque eles percebem que está tudo empatado por Fernando Santos. A opinião unânime é que França, Portugal, Inglaterra e Brasil estão acima da qualidade de outras seleções no que a jogadores diz respeito. Apesar de termos tido grandes gerações nunca como hoje, tantos jogadores portugueses foram olhados em simultâneo com tanto respeito. Pode-se discutir se em alguns momentos a qualidade individual não seria a mesma, mas factual é que nunca juntámos tantos titulares em clubes de topo. E isso tem peso sim, claro que tem.

      Mas se não conseguimos enquadrar com qualidade na mesma equipa Felix, Bruno, Bernardo, Ronaldo, sim, perdemos essa aparente vantagem na qualidade individual. O 11 que jogou não era dessa 1ªlinha de seleções.

    • Pao com Presunto
      Posted Junho 30, 2021 at 1:35 pm

      Este comentário envelheceu mal. Dos 6 jogadores mencionados de “1° linha”, 4 já saltaram fora do euro.
      Gostava de perceber o que é que eles têm de tão especial que diferencie as suas selecções da nossa, em termos de resultados não é de certeza.

      Gosens ou Meunier, por exemplo, são de primeira linha, e Cancelo e Guerreiro são de terceira?? Só falta dizerem que preferiam o Benteke e o Giroud no ataque em vez de CR e André Silva… se calhar, vai na volta e há malucos para tudo…

      A defesa da Bélgica é banal, tem um gr de topo, e mais nada. Ver adeptos do Benfica a dizerem que viram Vertonghen a fazer coisas que nunca fez no clube da Luz diz muito da diferença… mas não é na qualidade dos jogadores.

      A diferença, se calhar, mas só se calhar, está no seleccionador…

      Não sejamos velhos do Restelo, que eles não duram para sempre…parece que anda tudo com saudades do Cédric e do Éder. Ou do Lord Licá, ou do Edinho, ou do Makukula, sei lá…

  • Papagaio
    Posted Junho 28, 2021 at 3:04 pm

    Boas , é o meu primeiro comentário aqui..
    Em primeiro lugar dar os parabéns ao blog pelo excelente trabalho realizado.
    Está eliminação custa, principalmente pela matéria prima a disposição, seria fácil cair em críticas individuais , como ao Bernardo ou ao Bruno Fernandes por exemplo , mas o que se deve refletir é o porquê destes não renderem neste contexto.
    Partindo deste pressuposto torna-se obvio que não são jogadores para andar a correr atrás da bola e ocupar os espaços defensivos que foi aquilo que lhes foi pedido , e aqui está o principal problema , Fernando Santos sente se um pouco perdido , passa a ideia que só é possível ganhar como em 2016 , e tenta o fazer com jogadores que se sentem confortáveis a assumir o jogo e a ter bola , ora aqui nasce o principal erro , não podemos querer o melhor dos dois mundos…
    Depois apesar do excelente euro do Ronaldo , considero um problema , a tendência que ele tem em sair da grande área para tocar na bola, isto faz com fique um deserto na área adversária, para isso é essencial que exista alguém que ocupe esse espaço e fixe os centrais de forma aos extremos procurarem o espaço libertado , ou seja , o trabalho que muitas vezes Benzema fazia , André Silva seria ótimo nesse papel.
    Sobre o jogo de ontem , foi provavelmente dos melhores jogos que fizemos , no entanto , viu se que Portugal entrega o seu jogo muita a sorte e quando assim é ….fica se sempre dependente de algo que não controlamos. A segunda parte de Portugal foi boa , mas foi evidente a falta de rotinas ofensivas , tudo muito em esforço, a base de individualidades e pouco em dinâmicas ofensivas , e aqui é onde acho o que reside o principal problema , Portugal até pode começar na expectativa (embora ache que não precisa e pode perfeitamente assumir o jogo) mas tem de ter um plano de jogo alternativo para quando a coisa não corre bem e ter dinâmicas ofensivas trabalhadas para que não se fique as mercê da sorte/azar … Posto isto preocupa me mais a saída do Pepe da seleção do que Ronaldo , pelas alternativas que existem nas posições . Outra nota , que falta fez cancelo ontem , quer pela qualidade dos cruzamentos quer pelos seus remates a média distância
    Um exemplo dum 11 :
    R. Patrício
    Cancelo Pepe Ruben guerreiro
    Palhinha
    Renato Ruben neves
    B.Silva
    Félix. André Silva
    Quero ressalvar uma questão , convém ter um 11 que fale a mesma língua ou seja ou é para defender ou é para assumir , quando se parte a equipa em duas partes ou seja até meio é para defender e a outra metade é para atacar , fica se numa ilha , não se pode esperar que o ataque defina tudo , assim como a defesa limpe tudo… Tem de se ter jogadores e conjugar jogadores que falem a ‘mesma língua ‘
    Saudações

  • BenDover
    Posted Junho 28, 2021 at 5:22 pm

    Nando é o senhor vinte por cento. 3/15
    O Scolari conseguiu isso ao quinto jogo.

Deixa um comentário