João Novais, médio do SC Braga, esteve a responder a perguntas dos adeptos na rubrica ‘Duas de Letra’, e quando questionado sobre o adversário mais talentoso que defrontou, escolheu Brahimi.
Tecnicamente Brahimi foi o melhor jogador em Portugal nos últimos 5 anos.
Sombras
Posted
Maio 18, 2020 at
10:25 am
Nos últimos 5 anos pode debater-se com Gaitan (saiu em 2016) e Jonas, onde ambos não ficam nada atrás, ou até mesmo Rafa. Mas puro driblador, acho que não há dúvidas que Brahimi está acima de todos.
Pedrosdopereira
Posted
Maio 18, 2020 at
10:38 am
Dribles e técnica com coisas bastante diferentes, apesar de serem muitas vezes referidas como a mesma coisa.
O Brahimi era um craque mas a nível técnico facilmente se arranjam meia dúzia melhores (na minha opinião claro). A nível do drible concordo que foi talvez o melhor.
Kacal
Posted
Maio 18, 2020 at
1:45 pm
Bruno Fernandes não lhe fica atrás também. Na técnica de passe e remate considero superior, no drible é que não. O Brahimi tinha uma recepção de bola e capacidade de drible acima da média, muito forte.
Miguel SADSC
Posted
Maio 18, 2020 at
10:04 pm
Corona, sem dúvidas. Receções dele mostram tudo, sendo que a nível de drible não é inferior ao Brahimi.
Marcio Ricardo
Posted
Maio 18, 2020 at
10:48 pm
Nem sequer acho que seja melhor que Taarabt…
The Mo
Posted
Maio 19, 2020 at
12:27 am
Não é o Taarabt nem nenhum dos mencionados que consegue driblar 3 jogadores dentro de uma cabine telefónica.
E eu quando falo de técnica falo de controlo de bola, transporte, e recepção, que era um aspecto onde o Brahimi era exímio, tinha lances com bolas longas de 50 metros em que ele só com a recepção tirava o adversário da frente.
Kacal
Posted
Maio 19, 2020 at
12:49 am
Transporte nem tanto, pelo menos não era objectivo como devia. Mas controlo de bola e recepção, sem dúvida.
Deco10
Posted
Maio 19, 2020 at
1:36 pm
Boa piada
Kacal
Posted
Maio 19, 2020 at
6:10 pm
São jogadores diferentes, o Taarabt também tem jogado mais recuado. Gostava de o ver mais à frente no terreno e a ser mais servido em vez de servir apenas. Mas concordo que também lhe falta golo.
Goncalo Silva
Posted
Maio 18, 2020 at
10:17 am
Bruno Fernandes também já tinha referido algo do género. Brahimi é muito difícil de parar pela sua irreverência.
RomeuPaulo
Posted
Maio 18, 2020 at
11:24 am
O Brahimi era um jogador muito bom, mas sempre foi pouco objectivo.
Após um drible fantástico, raramente dava uma boa sequência ao lance, ou fazia mais um drible desnecessário e perdia a vantagem que tinha ganho, ou optava por um remate quando não devia ou fazia um cruzamento sem nexo.
Lembro-me do último jogo dele pelo Porto, se não estou a fazer confusão contra o Sporting para a taça, as pessoas que estavam a ver o jogo comigo quase entravam em pânico quando o Brahimi tinha a bola no ataque, e eu dizia para ter calma que provavelmente a jogada não ia dar em nada.
Xyeh
Posted
Maio 18, 2020 at
11:31 am
Eu continuo a achar que o Brahimi mesmo tendo problemas em definir os lances, apanhou os piores finalizadores que o FCP teve nos últimos 20 anos o que lhe baixou demasiado os números de assistências e talvez o tenha levado a ser mais egoísta na altura de tentar resolver, infelizmente optou pelo dinheiro em vez do futebol, gostaria de o ter visto na PL ou até no Marselha do AVB.
Kacal
Posted
Maio 18, 2020 at
1:44 pm
Técnica e habilidade/virtuosismo são coisas diferentes, considero que o Brahimi era bastante habilidoso e tecnicamente em termos de drible era forte, mas perdia-se nos seus próprios “rodriguinhos” que acaba por ser pouco quando tudo espremido. Mas era também o mais inconsequente, o mais frustrante de ver e aquele que pior aproveitou o seu talento. Basta ver que esteve no Granada, veio para cá e esteve cá muito tempo e vejam onde está agora. E mesmo saindo livre nenhum colosso pegou nele, o que diz muito. Podia ter uma carreira bem melhor do que a que teve portanto foi um dos mais talentosos que passaram por cá na última década, mas considero que passaram cá MELHORES jogadores e dos meus preferidos não foi, seguramente.
Af2711
Posted
Maio 18, 2020 at
3:51 pm
Não acho que o Brahimi seja tão talentoso. Praticamente a jogada mais forte dele era rodear adversários, não é dos mais fortes no 1×1.
Em 2014, naquele hattrick contra o BATE, fiquei com a sensação de que ele poderia chegar num grande. Apresentou um nível muito elevado no seu início no Porto, mas rapidamente chegou a um nível mais perto dos demais no campeonato. Nos jogos grandes da Champions sim, tinha uma motivação extra e era sempre dos melhores nos jogos do Porto.
Deco10
Posted
Maio 18, 2020 at
5:05 pm
O Brahimi acaba por ser vítima de ter vindo numa altura em que o Porto não estava nada bem e ainda ter levado com uma massa adepta revoltada.
Não quero com isto dizer que fosse o melhor do mundo, nem lá perto, havia muita coisa a melhorar, mas era um craque, e cá em Portugal fazia muita diferença, os adeptos do Porto é que precisam sempre de alguém em quem cascar e ao Brahimi saiu lhe a fava, assim como tinha saído ao Herrera, etc.
Os jogadores que o apanharam por cá em Portugal enquanto adversários falam todos maravilhas dele e do quão difícil era marcá-lo, os adeptos continuam a achar que ele só dava umas voltinhas para parecer bonito.
Kacal
Posted
Maio 18, 2020 at
7:18 pm
Que o Brahimi é talentoso é óbvio, mas sendo tão talentoso como é, que outra razão encontras para ele ter estado no Granada e acabar por vir para Portugal, ou seja, passar da La Liga para cá e depois de sair de cá ir para onde foi, sendo que sendo jogador livre não vi assim tanta cobiça por ele. Qual a razão?
Xyeh
Posted
Maio 18, 2020 at
10:20 pm
Sim ele era muito talentoso mas faltava-lhe números para ser apetecível para uma equipa de exigência mais elevada (tanto é que os melhores anos de carreira a nível de números foi no FCP, onde acabou por ter mais golos em menos jogos que o Quaresma, Varela e outros, faltaram as assistências mas já debati isto contigo em que acho que apanhou piores finalizadores que outros extremos), também não era um jogador que ajudasse muito defensivamente, aí o Corona enchia-me muito mais as vistas a extremo. Quanto ao rumo da carreira pós FCP, falou-se no Arsenal e West Ham mas claramente optou pelo dinheiro, mas gostaria de o ter visto na PL onde ia ter mais espaço para correr e driblar e melhores colegas para finalizar.
Kacal
Posted
Maio 18, 2020 at
11:28 pm
Pronto mas então estamos em sintonia, concordo totalmente com o que disseste agora Xyeh. Mas comprova que o Brahimi é bom jogador, mas não acho que seja acima da média. Serve para equipas como o Porto ou West Ham (neste caso por ser da Premier), mas colossos não.
Deco10
Posted
Maio 19, 2020 at
1:34 pm
Há vários casos de jogadores que vieram da La Liga para cá e rapidamente mostraram ser jogadores mais que capazes para jogar em colossos, como por exemplo o Javi Garcia e o Garay. Assim como há jogadores que vieram da La Liga que supostamente já tinham qualidade para colossos e nada fizeram por cá, como por exmplo o Adrián.
Para mim ter vindo do Granada para o Porto não me diz nada em termos de qualidade, o Imbula também veio do Marselha para o Porto e no mesmo mercado podia ter ido para o Chelsea, mas preferiu o Porto porque já tinha dado a palavra, depois chegou cá e nem resultou.
O Brahimi cá era o jogador + do Porto, e sempre que jogávamos sem o Brahimi via-se a dificuldade que tínhamos em furar blocos baixos. No entanto, volto a dizer, tinha vários aspetos a melhorar, mas já na altura era o melhor jogador do campeonato, infelizmente a maioria dos adeptos preferiu focar no que ele tinha a melhorar em vez de aproveitar o que tão bem ele fazia.
Kacal
Posted
Maio 19, 2020 at
6:09 pm
Garay saiu do Benfica para o Zenit e depois andou no Valência, teríamos que ver o que faria num colosso. O Javi Garcia saiu para o Man City quando viviam outra fase. Nenhum deles foi um jogador de 1ª linha fora daqui. Já o Adrián não era nenhum indiscutível no Atlético, nem era um avançado de 1ª linha também.
O Brahimi chegou ao Porto já com 24 anos, não era nenhuma jovem promessa. Esteve 2 anos no Rennes e 2 anos no Granada e mesmo assim acabou cá em Portugal. Se fosse tão bom assim tinha despertado o interesse de outros clubes em vez de vir para cá. Em 4 épocas por França e Espanha marcou 10 golos (em 2012/2013 no Granada marcou 0 até). Um extremo tão talentoso e desequilibrador como o Brahimi em 4 épocas em Ligas “Big5” fazer 10 golos não é mau? Só comprova o que dizemos dele, que no controlo de bola, drible e recepção era magnifico mas dava mais para o freestyle porque em termos práticos nunca acrescentou o suficiente para acharmos que tenha nível de colosso, não sabia usar o seu talento em prol do colectivo e ser mais prático.
O Imbula é um caso diferente, chegou cá bastante jovem ainda e o Porto bateu o recorde de transferências para o contratar, talvez ele tenha querido vir para um clube onde jogasse mais e evoluísse para depois dar o salto, não seria o primeiro, mas mesmo assim “flopou” e nunca mais encarreirou. O Brahimi chegou cá com 24 anos e não era tão cotado assim, tinha estatísticas boas de dribles na La Liga que é o seu ponto forte, mas só.
E ser o jogador + do Porto diz pouco visto que a qualidade do plantel desceu imenso nos últimos anos e claro que tinhamos dificuldade quando ele não jogava visto que não tinhamos outros desequilibradores de qualidade no banco. Quando a qualidade está nivelada mais abaixo, é normal que um talento como Brahimi seja o jogador +, mas prefiro muito mais um Varela no auge que um Brahimi, por exemplo. Podia ser menos habilidade e dotado, mas era bem mais eficiente e objectivo. Teve bons números e golos decisivos.
O Brahimi tem talento, ponto. Foi e é um bom jogador, sem dúvida. Mas nunca foi acima da média e o facto de ser jogador livre e acabar no Qatar diz algo também. Talvez tenha preferido o dinheiro, mas a verdade é que nunca vi tantos interessados assim nele.
Valderrama
Posted
Maio 18, 2020 at
9:57 pm
Criou-se uma falsa ideia que de o Brahimi era um desequilibrador nato. De certa forma até percebo mas o argelino não galgava metros e metros com a bola deixando vários adversários para trás.
O desequilíbrio proporcionado pelo Brahimi é acima de tudo um desequilíbrio que lhe permite manter a posse de bola. Os desequilíbrios causadoa pelo Corona, mesmo jogando a lateral, ou pelo Rafa são desequilíbrios que permitem causar mais oportunidades de golo às suas equipas. E acho que essa é a principal função de um extremo. Claro que numa equipa como o Porto de Conceição ter alguém que pausava um pouco o jogo não era propriamente mau mas muitas vezes o Brahimi, principalmente no último terço não tomava as melhores decisões
Chico
Posted
Maio 18, 2020 at
9:58 pm
Acho que houve jogadores em Portugal com um primeiro toque mais fino, o João Félix é um exemplo óbvio. No entanto, o Brahimi foi sem dúvida o mais irreverente e forte no drible. Um pouco ao estilo do Taarabt, ousado, nas movimentações corporais e obviamente forte no aspeto técnico, mas sem o toque de bola imaculado de outros. Ao Brahimi faltou objetividade para dar o passo em frente na carreira. As voltinhas a 360º em torno dos adversários, que lhe eram características, resultam demasiadas vezes em nada. No entanto, sem dúvida um grande jogador e útil no plantel de qualquer clube fora do top 10.
23 Comentários
The Mo
Tecnicamente Brahimi foi o melhor jogador em Portugal nos últimos 5 anos.
Sombras
Nos últimos 5 anos pode debater-se com Gaitan (saiu em 2016) e Jonas, onde ambos não ficam nada atrás, ou até mesmo Rafa. Mas puro driblador, acho que não há dúvidas que Brahimi está acima de todos.
Pedrosdopereira
Dribles e técnica com coisas bastante diferentes, apesar de serem muitas vezes referidas como a mesma coisa.
O Brahimi era um craque mas a nível técnico facilmente se arranjam meia dúzia melhores (na minha opinião claro). A nível do drible concordo que foi talvez o melhor.
Kacal
Bruno Fernandes não lhe fica atrás também. Na técnica de passe e remate considero superior, no drible é que não. O Brahimi tinha uma recepção de bola e capacidade de drible acima da média, muito forte.
Miguel SADSC
Corona, sem dúvidas. Receções dele mostram tudo, sendo que a nível de drible não é inferior ao Brahimi.
Marcio Ricardo
Nem sequer acho que seja melhor que Taarabt…
The Mo
Não é o Taarabt nem nenhum dos mencionados que consegue driblar 3 jogadores dentro de uma cabine telefónica.
E eu quando falo de técnica falo de controlo de bola, transporte, e recepção, que era um aspecto onde o Brahimi era exímio, tinha lances com bolas longas de 50 metros em que ele só com a recepção tirava o adversário da frente.
Kacal
Transporte nem tanto, pelo menos não era objectivo como devia. Mas controlo de bola e recepção, sem dúvida.
Deco10
Boa piada
Kacal
São jogadores diferentes, o Taarabt também tem jogado mais recuado. Gostava de o ver mais à frente no terreno e a ser mais servido em vez de servir apenas. Mas concordo que também lhe falta golo.
Goncalo Silva
Bruno Fernandes também já tinha referido algo do género. Brahimi é muito difícil de parar pela sua irreverência.
RomeuPaulo
O Brahimi era um jogador muito bom, mas sempre foi pouco objectivo.
Após um drible fantástico, raramente dava uma boa sequência ao lance, ou fazia mais um drible desnecessário e perdia a vantagem que tinha ganho, ou optava por um remate quando não devia ou fazia um cruzamento sem nexo.
Lembro-me do último jogo dele pelo Porto, se não estou a fazer confusão contra o Sporting para a taça, as pessoas que estavam a ver o jogo comigo quase entravam em pânico quando o Brahimi tinha a bola no ataque, e eu dizia para ter calma que provavelmente a jogada não ia dar em nada.
Xyeh
Eu continuo a achar que o Brahimi mesmo tendo problemas em definir os lances, apanhou os piores finalizadores que o FCP teve nos últimos 20 anos o que lhe baixou demasiado os números de assistências e talvez o tenha levado a ser mais egoísta na altura de tentar resolver, infelizmente optou pelo dinheiro em vez do futebol, gostaria de o ter visto na PL ou até no Marselha do AVB.
Kacal
Técnica e habilidade/virtuosismo são coisas diferentes, considero que o Brahimi era bastante habilidoso e tecnicamente em termos de drible era forte, mas perdia-se nos seus próprios “rodriguinhos” que acaba por ser pouco quando tudo espremido. Mas era também o mais inconsequente, o mais frustrante de ver e aquele que pior aproveitou o seu talento. Basta ver que esteve no Granada, veio para cá e esteve cá muito tempo e vejam onde está agora. E mesmo saindo livre nenhum colosso pegou nele, o que diz muito. Podia ter uma carreira bem melhor do que a que teve portanto foi um dos mais talentosos que passaram por cá na última década, mas considero que passaram cá MELHORES jogadores e dos meus preferidos não foi, seguramente.
Af2711
Não acho que o Brahimi seja tão talentoso. Praticamente a jogada mais forte dele era rodear adversários, não é dos mais fortes no 1×1.
Em 2014, naquele hattrick contra o BATE, fiquei com a sensação de que ele poderia chegar num grande. Apresentou um nível muito elevado no seu início no Porto, mas rapidamente chegou a um nível mais perto dos demais no campeonato. Nos jogos grandes da Champions sim, tinha uma motivação extra e era sempre dos melhores nos jogos do Porto.
Deco10
O Brahimi acaba por ser vítima de ter vindo numa altura em que o Porto não estava nada bem e ainda ter levado com uma massa adepta revoltada.
Não quero com isto dizer que fosse o melhor do mundo, nem lá perto, havia muita coisa a melhorar, mas era um craque, e cá em Portugal fazia muita diferença, os adeptos do Porto é que precisam sempre de alguém em quem cascar e ao Brahimi saiu lhe a fava, assim como tinha saído ao Herrera, etc.
Os jogadores que o apanharam por cá em Portugal enquanto adversários falam todos maravilhas dele e do quão difícil era marcá-lo, os adeptos continuam a achar que ele só dava umas voltinhas para parecer bonito.
Kacal
Que o Brahimi é talentoso é óbvio, mas sendo tão talentoso como é, que outra razão encontras para ele ter estado no Granada e acabar por vir para Portugal, ou seja, passar da La Liga para cá e depois de sair de cá ir para onde foi, sendo que sendo jogador livre não vi assim tanta cobiça por ele. Qual a razão?
Xyeh
Sim ele era muito talentoso mas faltava-lhe números para ser apetecível para uma equipa de exigência mais elevada (tanto é que os melhores anos de carreira a nível de números foi no FCP, onde acabou por ter mais golos em menos jogos que o Quaresma, Varela e outros, faltaram as assistências mas já debati isto contigo em que acho que apanhou piores finalizadores que outros extremos), também não era um jogador que ajudasse muito defensivamente, aí o Corona enchia-me muito mais as vistas a extremo. Quanto ao rumo da carreira pós FCP, falou-se no Arsenal e West Ham mas claramente optou pelo dinheiro, mas gostaria de o ter visto na PL onde ia ter mais espaço para correr e driblar e melhores colegas para finalizar.
Kacal
Pronto mas então estamos em sintonia, concordo totalmente com o que disseste agora Xyeh. Mas comprova que o Brahimi é bom jogador, mas não acho que seja acima da média. Serve para equipas como o Porto ou West Ham (neste caso por ser da Premier), mas colossos não.
Deco10
Há vários casos de jogadores que vieram da La Liga para cá e rapidamente mostraram ser jogadores mais que capazes para jogar em colossos, como por exemplo o Javi Garcia e o Garay. Assim como há jogadores que vieram da La Liga que supostamente já tinham qualidade para colossos e nada fizeram por cá, como por exmplo o Adrián.
Para mim ter vindo do Granada para o Porto não me diz nada em termos de qualidade, o Imbula também veio do Marselha para o Porto e no mesmo mercado podia ter ido para o Chelsea, mas preferiu o Porto porque já tinha dado a palavra, depois chegou cá e nem resultou.
O Brahimi cá era o jogador + do Porto, e sempre que jogávamos sem o Brahimi via-se a dificuldade que tínhamos em furar blocos baixos. No entanto, volto a dizer, tinha vários aspetos a melhorar, mas já na altura era o melhor jogador do campeonato, infelizmente a maioria dos adeptos preferiu focar no que ele tinha a melhorar em vez de aproveitar o que tão bem ele fazia.
Kacal
Garay saiu do Benfica para o Zenit e depois andou no Valência, teríamos que ver o que faria num colosso. O Javi Garcia saiu para o Man City quando viviam outra fase. Nenhum deles foi um jogador de 1ª linha fora daqui. Já o Adrián não era nenhum indiscutível no Atlético, nem era um avançado de 1ª linha também.
O Brahimi chegou ao Porto já com 24 anos, não era nenhuma jovem promessa. Esteve 2 anos no Rennes e 2 anos no Granada e mesmo assim acabou cá em Portugal. Se fosse tão bom assim tinha despertado o interesse de outros clubes em vez de vir para cá. Em 4 épocas por França e Espanha marcou 10 golos (em 2012/2013 no Granada marcou 0 até). Um extremo tão talentoso e desequilibrador como o Brahimi em 4 épocas em Ligas “Big5” fazer 10 golos não é mau? Só comprova o que dizemos dele, que no controlo de bola, drible e recepção era magnifico mas dava mais para o freestyle porque em termos práticos nunca acrescentou o suficiente para acharmos que tenha nível de colosso, não sabia usar o seu talento em prol do colectivo e ser mais prático.
O Imbula é um caso diferente, chegou cá bastante jovem ainda e o Porto bateu o recorde de transferências para o contratar, talvez ele tenha querido vir para um clube onde jogasse mais e evoluísse para depois dar o salto, não seria o primeiro, mas mesmo assim “flopou” e nunca mais encarreirou. O Brahimi chegou cá com 24 anos e não era tão cotado assim, tinha estatísticas boas de dribles na La Liga que é o seu ponto forte, mas só.
E ser o jogador + do Porto diz pouco visto que a qualidade do plantel desceu imenso nos últimos anos e claro que tinhamos dificuldade quando ele não jogava visto que não tinhamos outros desequilibradores de qualidade no banco. Quando a qualidade está nivelada mais abaixo, é normal que um talento como Brahimi seja o jogador +, mas prefiro muito mais um Varela no auge que um Brahimi, por exemplo. Podia ser menos habilidade e dotado, mas era bem mais eficiente e objectivo. Teve bons números e golos decisivos.
O Brahimi tem talento, ponto. Foi e é um bom jogador, sem dúvida. Mas nunca foi acima da média e o facto de ser jogador livre e acabar no Qatar diz algo também. Talvez tenha preferido o dinheiro, mas a verdade é que nunca vi tantos interessados assim nele.
Valderrama
Criou-se uma falsa ideia que de o Brahimi era um desequilibrador nato. De certa forma até percebo mas o argelino não galgava metros e metros com a bola deixando vários adversários para trás.
O desequilíbrio proporcionado pelo Brahimi é acima de tudo um desequilíbrio que lhe permite manter a posse de bola. Os desequilíbrios causadoa pelo Corona, mesmo jogando a lateral, ou pelo Rafa são desequilíbrios que permitem causar mais oportunidades de golo às suas equipas. E acho que essa é a principal função de um extremo. Claro que numa equipa como o Porto de Conceição ter alguém que pausava um pouco o jogo não era propriamente mau mas muitas vezes o Brahimi, principalmente no último terço não tomava as melhores decisões
Chico
Acho que houve jogadores em Portugal com um primeiro toque mais fino, o João Félix é um exemplo óbvio. No entanto, o Brahimi foi sem dúvida o mais irreverente e forte no drible. Um pouco ao estilo do Taarabt, ousado, nas movimentações corporais e obviamente forte no aspeto técnico, mas sem o toque de bola imaculado de outros. Ao Brahimi faltou objetividade para dar o passo em frente na carreira. As voltinhas a 360º em torno dos adversários, que lhe eram características, resultam demasiadas vezes em nada. No entanto, sem dúvida um grande jogador e útil no plantel de qualquer clube fora do top 10.