Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «O clube está muito mal. Vai ser difícil que volte ao patamar onde estava»

Leo Messi não teve problemas em afirmar, numa entrevista à ‘La Sexta’, que o Barcelona está muito mal e que dificilmente irá voltar ao patamar em que se encontrava.

46 Comentários

  • Flavio Trindade
    Posted Dezembro 28, 2020 at 11:38 pm

    Ouvi agora com atenção as declarações de Messi e por muito que tenha razão no que ao presente diz respeito, acho estas declarações bastante graves e desprovidas de sentido no que ao futuro diz respeito.

    Poderá o Barça recuperar desta gestão terrível de Bartomeu a curto prazo?

    Se calhar não porque o estado das coisas realmente não é favorável.

    Irá certamente entrar num ciclo de um par de anos menos positivo em que terá que se reestruturar.

    Mas vai daí a dizer que nunca mais voltará a ser como dantes é demasiado pessimista para não dizer impossível.

    Não estamos a falar do Cascalheira mas sim do Barcelona, um dos maiores clubes do mundo.

    Não podemos comparar um Barcelona a outros clubes históricos porque o Barcelona é mais do que um clube com expressão mas sim é uma bandeira de toda uma região e de toda uma cultura.

    É quase de rir comparar o Barcelona com o Milan por muito que eu até nem aprecie os catalães e seja assumidamente simpatizante rossoneri.

    O Milan luta há anos para ser o melhor clube de Milão e não ter que dividir esse estatuto com o Inter.

    O Barcelona luta com o Real para ser o melhor espanhol, e o melhor do mundo…

    Vai uma grande diferença.

    Acredito que para Messi, no seu tempo de vida útil enquanto futebolista se calhar não voltará a ser a mesma coisa e seja a altura certa para sair.

    Mas não dou mais que 5 anos para termos um Barcelona tão pujante como sempre.

    • salo
      Posted Dezembro 29, 2020 at 10:44 am

      O Messi não disse que nunca mais voltará a ser como dantes. Diz, e muito bem, que será difícil voltar ao patamar em que estavam. Dizer difícil não é dizer impossível. Pelo contrário, é despertar um sentimento de revolta (no bom sentido) e de necessidade de se trabalhar muito para mudar o status quo. Enfatiza que sem um trabalho árduo, abnegado e sério não se voltará ao patamar anterior. E isto é óbvio.
      Mal seria dizer que isto é passageiro e que logo iriam recuperar a glória. Isto é que seria hipocrisia e declarações graves.

  • Kafka
    Posted Dezembro 28, 2020 at 5:46 pm

    Isto é super engraçado, o Messi toda a vida foi criticado pelos Ronaldetes por nunca ter saído do Barça, agora quando ele quer sair, pasme-se é na mesma criticado por querer sair e curiosamente por todos aqueles que o criticaram toda a carreira por não sair

    Maravilhoso

    • Louco de Lisboa
      Posted Dezembro 28, 2020 at 7:42 pm

      Por acaso não tenho presente o termo equivalente dado aos fãs de Messi que distribuem hate ao Ronaldo. Messetes? Pessis?

      Kafka, ajuda-me lá, tu saberás, deve ser o nome com o qual mais comummente te apelidam.

      • Kafka
        Posted Dezembro 28, 2020 at 8:53 pm

        Ah e outra coisa, tenho por princípio não idolatrar pessoas que fogem aos impostos, pois os impostos são uma das pedras basilares do estado social, da social democracia, logo pagar impostos é uma OBRIGAÇÃO de todos, pois só TODOS pagando impostos é que é possível termos uma sociedade melhor e com menos desigualdades, posto isto jamais poderia ser fan de alguém que não pagou impactos, portanto jamais seria fan de Messi ou de qualquer pessoa que fuja aos impostos… Mas isso sou eu, tu e Portugal inteiro por exemplo têm princípios diferentes dos meus e têm por hábito idolatrar pessoas que não pagam impostos…

      • Kafka
        Posted Dezembro 28, 2020 at 8:32 pm

        Fan de Messi?

        Não sou Fan de jogadores de futebol, nenhum jogador de futebol produz algo vital para a sociedade Mundial para que eu o tenha como Fan

        Sou Fan de cientistas, matemáticos, ou políticos que ao longo da História marcaram o rumo da Humanidade e contribuíram para evolução da mesma…. Que eu saiba não há um único jogador de futebol na histórica que tenha feito alguma descoberta que tenha contribuído para a evolução da Humanidade, mas se houver elucida-me para eu também passar a ser Fan desse indivíduo…

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 28, 2020 at 4:42 pm

    Fiquei a saber que o Messi deveria fazer como a banda do Titanic.

    Pois eu acho que deveria ir para o PSG, Bayern ou Liverpool.

  • Diogo Moura
    Posted Dezembro 28, 2020 at 4:14 pm

    Messi a constatar o óbvio. O Barça ainda tentou contratar um ou outro jogador com futuro – Dembele, Malcom por exemplo – mas foi um autêntico barraco.
    Comprar jogadores à pressa e por avultadas quantias de dinheiro + salários, como Coutinho ou Grizz (já para não falar de Boateng ou Vidal) foram um tiro no pé.
    O Barça até chegou a ter uma equipa muito interessante para lutar pela Champions, mas acho que os jogadores nunca estiveram verdadeiramente comprometidos com o clube. A direção, nos bastidores poderá ter tido peso neste tipo de comportamentos.
    Mas agora o mal está feito e O Messi não caminha para novo e sem dinheiro, não será possível atrair super jogadores. Terão que dar um reset à boa moda do Guardiola.

  • Louco de Lisboa
    Posted Dezembro 28, 2020 at 3:39 pm

    O declínio do Barça era previsível. O Kafka, em 2014, já havia dito que tudo isto iria acontecer.

    • Sporting1906
      Posted Dezembro 28, 2020 at 10:31 pm

      O triplete em 2015, seguido de uma dobradinha em que estiveram quase a acabar o campeonato invencíveis em 2016 podem explicar porque é que 2014 era demasiado cedo para dizer que o Barça estava em declínio.

    • Rosso
      Posted Dezembro 28, 2020 at 7:27 pm

      Incrível como os sócios culés não ouviram todos os previdentes avisos do Kafka. Injustiças deste mundo…

  • Nazgul
    Posted Dezembro 28, 2020 at 12:51 pm

    Todos os clubes passam por ciclos e transições, o problema è que a maior parte não vê que depois de terem grandes teams veem uma grande queda porque não preparam um novo ciclo! Penso que a única equipa que percebe isto è sempre o Bayern, nunca deixa de preparar o futuro do clube, contrata sempre bem e nunca se deixa ficar acomodado com a equipa que tem!

    Barça, United, Arsenal, Milan, Inter a Juve está a começar depois em menor escala Porto e Benfica etc

    Apesar do Bartolomeu ser péssimo sempre achei mal o Messi querer sair só porque agora tem uma equipa mais fraca, ele que nunca quis sair do barça …

    • Kafka
      Posted Dezembro 28, 2020 at 1:44 pm

      Nazgul

      Ainda assim discordo de ti no último parágrafo… Até por uma questão de coerência com o que defendo relativamente ao que o Real faz

      Ou seja, se por um lado defendo que os clubes de topo devem ser despachar os seus melhores jogos jogadores mal eles comecem a baixar o nível, também defendo que os jogadores de topo devem mudar de clube mal o clube onde estão comece a baixar o nível

      Ora o que caso é de Messi é a 2a situação, Messi continua a ser top10 Mundial, mas o Barça já não é top10 Mundial e é um clube que já não tem hipóteses nenhumas de lutar pela Champions nem pela La Liga, logo ae já não é de topo acho bem que jogadores como Messi ou Ter Stegen que ainda têm nível para jogar em clubes de topo se deva ir embora

      • Nazgul
        Posted Dezembro 28, 2020 at 2:09 pm

        Estou 100% de acordo contigo, mas o Messi è o único caso para mim que não è assim porque nunca quis sair do barça, acho que todos nós sonhamos ter visto o Messi jogar na liga inglesa e ele nunca la foi!

        O caso do Messi para mim è a unida exceção da nossa visão!

        • salo
          Posted Dezembro 28, 2020 at 3:02 pm

          Acusas o Messi de nunca ter querido sair e simultaneamente o críticas por querer sair.
          Se o Barça estava no topo porque é que o Messi quereria sair? Por dinheiro? Já era o mais bem pago do mundo.
          Diferente do Ronaldo, que saiu quando o Real estava no topo, mas saiu para ir ganhar mais, numa equipa que na altura era inferior ao Real, por achar que merecia ganhar mais dinheiro do que o Real lhe pagava

          • Nazgul
            Posted Dezembro 28, 2020 at 8:15 pm

            Qual foi a dúvida da minha questão que não percebeste? Está bem explícito o barça teve em alta ele não queria sair agora em baixa já quer sair ….

            Não sou o maior fã do Ronaldo, mas jogou nas 3 melhores ligas europeias enquanto o Messi só conhece a Catalunha (daí não ter pena dele)

    • Kafka
      Posted Dezembro 28, 2020 at 1:26 pm

      Nazgul

      Acrescentava ao Bayern o Real Madrid…. Muitos criticam a política do Real Madrid de quase sempre despachar as suas estrelas quando entram nos 30 e pouco, pois eu elogio e é precisamente por isso que são o maior clube da história, porque usam as estrelas no seu prime e assim que começam a perder rendimento mandam-nas embora e vão buscar estrelas mais novas

      O problema de clubes como Barça ou Milan foi precisamente não terem sabido fazer isto e foram eternizando as suas estrelas mesmo quando baixaram o rendimento, exemplo maior é o Pique por exemplo, já devia ter sido mandando embora faz tempo, no Real provavelmente já tinha sido recambiado e muito bem… E por isso mesmo jogadores como Raul e Casillas assim que baixaram o nível foram (e MUITO BEM) logo recambiados, independentemente do passado que tinham no clube e é assim que tem de ser nos clubes de topo, apenas usar jogadores no prime, porque o salário clubes não são a santa casa

      O Barça e o Milan não perceberam isso e daí caírem com estrondo

      • Schwifty
        Posted Dezembro 28, 2020 at 4:36 pm

        Concordo Kafka! O Bayern tem sido exemplar nesse aspeto mas o Real não tem ficado nada atrás. Mesmo não conquistando nada, o Real apresenta um plantel que dá esperanças e que dá a ideia que se aproximam bons tempos para o clube. Fala-se agora na contratação do Mbappé e do Camavinga. Caso estes realmente se transfiram para o Real, na minha opinião, o Real fica com o plantel mais promissor do mundo e com capacidade para limpar tudo nos próximos anos.

      • Nazgul
        Posted Dezembro 28, 2020 at 1:46 pm

        Kafka

        Por acaso tive para escrever o Real, mas no ano que venderem o Ronaldo adormecerem, mas logo a seguir acordaram e bem!

        Falta só prepararem 1 central e ponta de lança maybe Haaland!

  • Kafka
    Posted Dezembro 28, 2020 at 12:47 pm

    Ora nem mais, se até os próprios jogadores que estão dentro do clube já o reconhecem… Tal como eu já venho avisando faz tempo, o processo de Milanizaçao do Barça já está em curso e já está num ponto sem retorno….

    Em 2014 avisei que Bartomeu iria destruir o Barça e transformar o Barça na versão 2.0 do Milan, era demasiado evidente a sua extrema incompetência… Mas a culpa principal é obviamente dos sócios que o puseram lá, era demasiado óbvio o que ia acontecer

    • Valderrama
      Posted Dezembro 28, 2020 at 4:56 pm

      Percebo a tua comparação com o Milan mas é preciso perceber que são contextos internos muito diferentes. O Barça nos últimos 20 anos ganhou tantos campeonatos nacionais como o Milan nos últimos 50.

  • LLight
    Posted Dezembro 28, 2020 at 12:28 pm

    O que vai ficar na retina de muita gente é o capitão do Barça saltar do barco quando este se está a afogar.

    Quando eram os melhores estava tudo bem, agora que está tudo mal é altura de sair. Aí está a falta de liderança que dizem que lhe falta.

    Para além disso, houve um circo enorme na altura em Messi enviou um fax a dizer que queria ir embora e depois afinal ficou a saber que não podia. Toda esta situação foi tratada com amadorismo quer por parte do Barça como pelo Messi.

    Esta situação deveria ter tido a resolução interna, apenas entre os dois intervenientes e ser libertada a informação apenas quando houvessem certezas. Dão azo a especulações e desta maneira nem o clube, nem o jogador saem bem vistos.

    • Kafka
      Posted Dezembro 28, 2020 at 1:35 pm

      E sim tu quando estás numa empresa forte, consistente, que paga a tempo e horas e paga bem, está tudo bem…. Se a mesma empresa deixar de pagar a tempo, deixar de ser competitiva, perderes regalias etc, qualquer pessoa com 2 neurónios vai querer procurar outra empresa melhor

      Portanto SIM, todos os Seres Humanos quando as coisas estão em está tudo bem, quando se passam a estar mal devem fazer-se à vida e ir à procura de algo que vai ao encontro do que querem

      • El Pipito
        Posted Dezembro 28, 2020 at 3:27 pm

        Mas o Messi deixou de receber dinheiro? Coitadinho do Messi. Nem lhe pagam o salário. Enfim. És pouco parcial és. Messi tem 21 anos de casa e no pior momento fez tudo para ir embora. Uma coisa era tentar ir embora e discutir-se tudo internamente. Outra é andar a chorar em praça pública por todo o lado e a toda a hora. Mais um exemplo de como é um líder fraquinho.

        • Kafka
          Posted Dezembro 28, 2020 at 5:30 pm

          Já agora se o Messi é um líder fraco por ter vindo para praça pública dizer o que disse, então estás a dizer que o teu amado Cristiano é um líder fraco certo? É que ele todos os anos no fim da época vinha chorar para praca pública a pedir mais dinheiro ao Real Madrid senão ia-se embora… Mas aí tu ficaste caladinho em todos os verões que ele fazia isto…. Mas já sabemos como é a habitual falta de isenção do pipito

          • El Pipito
            Posted Dezembro 29, 2020 at 2:53 pm

            Nunca vi o Cristiano a fazer isso em praça pública. Mais uma vez, és obcecado pelo madeirense.

          • LLight
            Posted Dezembro 28, 2020 at 6:32 pm

            Repara, tu nem contra-argumentas que Messi é um líder fraco. É que nem queres saber.
            O que te interessa é meter tudo no mesmo saco e atacar o Ronaldo.

            Um verdadeiro capitão não abandona um barco a afundar. É o primeiro a dar o corpo ás balas, a dar um exemplo.

            Imagina o resto dos jogadores no balneário a ver esta atitude.

        • Kafka
          Posted Dezembro 28, 2020 at 5:28 pm

          Mas qual dinheiro? Mas tu achas que no patamar financeiro que o Messi está o que importa é o dinheiro?? O mais importante no nível qualitativo e financeiro onde está é a a competitividade da empresa, ora se o Barça já não é uma empresa competitiva, é normal que ele queira sair

          Tu como funcionário deves ser do melhor que há, vez a empresa a afundar-se e não vais procurar outra empresa, ficas lá a afundar com a empresa looooool, este Pipito sempre em alta

        • LLight
          Posted Dezembro 28, 2020 at 5:10 pm

          Exactamente o que penso. Resolviam os problemas internamente e soltavam cá para fora a solução. Mais nada.

          Era prático e ficava o clube e o jogador bem vistos. A mim dá-me a ideia, se Messi sair, que sai pela porta pequena. Nem lucro financeiro dará ao clube …

        • Miguel SADSC
          Posted Dezembro 28, 2020 at 4:30 pm

          Fez tudo por uma simples razão que é a incompetência da direção que afundou o clube. O Messi não ia sair por o clube não ganhar a Champions 6 ou 7 anos, o Messi quer sair porque sabe que não há capacidade de se quer ser competitivos. Ele só quer uma equipa minimamente decente que consiga competir. Não é pedir muito e dado a posição dele, é mais que razoável. Ganhar ou não como ele disse é díficil, mas o que o Barcelona precisa sempre é de chegar a discutir isso. A partir do momento que não conseguem o clube falhou e se o clube falhou ele que vá, da mesma forma que se os jogadores falham vez atrás de vez, os clubes despacham-nos.
          Acho que das entrevistas fica completamente claro que a última coisa que Messi quer é sair de Barcelona, mas vê-se que está exausto da miséria que é aquele clube.

          • El Pipito
            Posted Dezembro 29, 2020 at 2:51 pm

            Mais uma para o coitadinho do Messi. Coitadinho do Messi que joga no Barcelona e o Barcelona não tem uma equipa decente.

      • LLight
        Posted Dezembro 28, 2020 at 2:47 pm

        O teu primeiro parágrafo vai ao encontro daquilo que penso, sem dúvida que as empresas trabalham assim. Ainda assim, e porque não é mentira nenhuma, esta é a pior fase que Messi está a passar na carreira. E vai querer sair. Nunca se ouviu falar da saída dele com tantas certezas como agora. E mesmo agora não há certezas que saia, mas as possibilidades são muitas.

        Acho que, interiormente, pensei que o amor que sentia pelo clube era demasiado para que saísse. Honestamente.

    • Kafka
      Posted Dezembro 28, 2020 at 1:32 pm

      Portanto se a empresa onde trabalhas deixa de servir para as tuas aspirações profissionais tu continuas lá na mesma só para “não abandonares o barco”….E onde é que alguém procurar algo melhor profissionalmente significa falta de liderança??

      Estás a dizer que o Cristiano não tem liderança por ter saído do Sporting? Para ter procurado algo que ia mais ao encontro do que ele pretendia para a carreira dele?

      • O Patrão
        Posted Dezembro 28, 2020 at 3:40 pm

        Que comparação…

        Um jogador de futebol, ainda por cima desta qualidade e que foi um dos melhores de sempre, não está numa situação comparável a um “trabalhador” de uma “empresa”.

        Primeiro, não há dinheiro nenhum que valha os anos e os momentos que Messi e o Barcelona tiveram. Não há questão monetária, o jogador já ganhou mais dinheiro do que alguma vez vai gastar e terá sempre uma fonte de rendimento, durante a sua vida, pelo fama e estatuto a nível mundial.

        E depois, basta uma frase para colocar os pontos nos i’s.

        “Més que un club”

        Duvido que saia agora que o presidente saiu e, já que não saiu até agora, faz sentido é tentar trazer o clube ao topo. Enquanto jogador e depois, enquanto dirigente, se assim quiser.
        Não é que deva alguma coisa logicamente. Mas o coração não pensa, sente.

        • Kafka
          Posted Dezembro 28, 2020 at 5:09 pm

          No nível monetário onde Messi está, não é a questão do dinheiro que interessa em termos profissionais mas sim a competitividade da empresa, ora se a empresários em questão (Barça) perde competitividade, é normal que o Messi queira ir para uma empresa mais competitiva

          Qual é a lógica do Messi destruir os anos que lhe restam da carreira num clube que não pode lutar por títulos?

          • LLight
            Posted Dezembro 28, 2020 at 6:10 pm

            Sabes lá tu se não é o nível monetário que interessa.

            Fazes comparações de clubes com empresas e quando chega a parte que envolve o salário do trabalhador já me estás a dizer que não interessa. Que coerência é essa. Vais-me dizer que se não fosses tu o salário não interessava?

            P.S. – A melhor maneira deste clube lutar por títulos, é com o Messi.

            • Kafka
              Posted Dezembro 28, 2020 at 6:16 pm

              Se é o salário que interessa então o Messi não jogava no Barça mas sim na Arábia Saudita, onde lhe pagavam muito mais do que o Barça paga

      • LLight
        Posted Dezembro 28, 2020 at 2:35 pm

        Depende Kafka, EU, e isto sou EU. Se a minha empresa ao longo da minha vida me tivesse dado a possibilidade de ficar (quase) bilionário ponderaria sim, mas isto sou EU.

        Segundo, eu nunca disse que procurar algo melhor era falta de liderança, isso és tu a distorcer o que eu escrevi. O que eu escrevi foi que, agora que o Barcelona está a caminhar para fora da esfera de sucesso desportivo que nos habituou, o Messi decide sair. É factual.

        Terceiro, porque é que CR7 é para aqui chamado mesmo? É um post sobre o Messi. A situação do CR7 no SCP não tem nada a ver com o Messi ir para outro clube, mas tenho quase a certeza que vais dar uma de Daniel Browning Smith.

        • Kafka
          Posted Dezembro 28, 2020 at 3:10 pm

          E vais deixar de lutar por campeonatos e Champions só porque no passado a empresa foi boa?? Qual é a lógica disso?

          Gostava mesmo de perceber em que Mundo vocês vivem, como se trocar de empresas para empresas melhores não fosse a decisões natural de qualquer pessoa…. Como é óbvio se a empresa perde força há que ir procurares outra melhor

          • LLight
            Posted Dezembro 28, 2020 at 5:03 pm

            Kafka, desde quando é que uma equipa com Messi deixa de lutar por campeonatos ou Champions?

            • Kafka
              Posted Dezembro 28, 2020 at 6:14 pm

              Desde quando? Mas onde é que o Barça é candidato a vencer o campeonato ou a Champions?

              Nem tu acreditas nisso que escreves…. Onde é que este Barça é candidato seja ao que fôr?

              • LLight
                Posted Dezembro 28, 2020 at 6:40 pm

                O futebol é um desporto volátil. Acho que já deves ter percebido isso.

                Quando um clube com Messi, o GOAT na minha opinião, não for candidato a vencer “seja o que for” eu digo-te está bem?

                Acredito em tudo o que escrevo, e nalgumas coisas que escreves.

      • Sporting1906
        Posted Dezembro 28, 2020 at 2:18 pm

        Eu não concordo nem um pouco com o LLight mas essa comparação com Ronaldo não faz sentido nenhum porque de facto o Ronaldo não tinha liderança nenhuma quando saiu do Sporting, era só um miúdo cheio de talento.

  • Estigarribia
    Posted Dezembro 28, 2020 at 10:59 am

    Por eu gostar muito do Barcelona no futebol espanhol, vou dizer isto: o Barça tem de fazer uma limpeza na equipa principal e começar a apostar nos miúdos de La Masia que tenha potencial e qualidade e misturando-os com alguns jogadores mais veteranos com qualidade. Têm que dar um passo atrás para voltarem a ser o Barcelona que me habituei a ver nos relvados, aquele Barcelona dominador.

    Saudações Leoninas

    • salo
      Posted Dezembro 28, 2020 at 3:10 pm

      O tempo dessa limpeza já passou. O Barça devia ter renovado gradualmente a equipa e não o fez. Neste momento, fazendo uma limpeza brusca ou gradual dá no mesmo: implica ficar dois ou três anos a construir uma equipa, sem contar que os outros clubes nesse tempo não vão ficar a dormir.
      A equipa do Barça foi se degradando paulatinamente, a partir de 2016 e os títulos ganhos fizeram a direção pensar que ninguém envelhece.

Deixa um comentário