Rio Ferdinand, que esteve 12 anos no Man Utd, teceu rasgados elogios a Cristiano Ronaldo na BT Sport.
“You can’t look any further than Cristiano Ronaldo.”
“I don’t know a stronger, more determined, obsessed player that I’ve shared a changing room with.”@rioferdy5 on why CR7 made the biggest influence at Man Utd during his time at the club ✨#PLTonight pic.twitter.com/Xq6RJGHAe0
— Football on TNT Sports (@footballontnt) January 28, 2021


34 Comentários
Miguel SADSC
Só com muita capacidade de trabalho e mentalidade quase psicopata (a la Jordan) com vencer é que fazia o monumento de carreira que fez. Digo isto porque a nível de talento não era alguém ímpar ou ridiculamente diferenciado (apesar de ser um grande talento). Ainda há dias vimos aqui que com 17, 18 a entre ele e Quaresma, talvez até fosse o menos cotado.
João Lains
Se o Ronaldo não era ridiculamente diferenciado, então quem era? Uma coisa é dizeres que o Rooney, o Torres, o Robben ou até o Robinho (alguns deles, um ano mais velhos) pareciam ter mais talento ou pelo menos mais condições para vingar. Agora que Ronaldo era absolutamente diferenciado, isso nunca existiu dúvidas. A capacidade de trabalho que ele juntou ao talento que já tinha é que lhe permitiu atingir esta consistência.
Milner – Liverpool
Quaresma – Vitória
Jenas – retirado em 2016
Nilmar – retirado em 2017
Carlos Alberto – retirado em 2019
Glen Jonhson – retirado em 2018
Sychev – retirado em 2019
Cavenaghi – retirado em 2016
Obafemi Martins – Wuhan Zall (China)
Diego – Flamengo
Kompany – retirado em 2020
Sneijder – retirado em 2019
Adebayor – sem clube
Van der Vaart – retirado em 2018
Essien – retirado em 2020
Iniesta – Kobe
De Rossi – retirado em 2020
Tevez – Boca
Robben – regressou ao Groningen este ano
Robinho – sem clube
Torres – retirado em 2019
Reyes – entretanto falecido
Rooney – retirado neste mês
Diogo Moura
Isso do talento é uma falsa questão. Quem viu o Ronaldo do Sporting e do Man Utd sabia perfeitamente que estava ali um bola d’ouro.
O homem a extremo fazia fintas de todo o tipo, jogava com a bola colada ao pé e era super criativo.
Era o diabo à solta dentro de campo!
Entretanto, quando foi para o Real Madrid trocou essa magia pela eficácia.
Deixou de ser aquele extremo virtuoso e começou a ser um avançado móvel que parte da esquerda para o interior e aparece de rompante na área sem que os defesas se apercebam das suas movimentações.
No início de da década de 00′ havia muito poucos jogadores com a qualidade técnica do Ronaldo.
E a comparação com Quaresma faz sentido, pois O Ricardo é dos jogadores mais dotados com bola no pé que já vi. Faltou foi o resto.
Ballack
Concordo com tudo Miguel SADSC.
Diogo Moura, na minha opinião não é falsa a questão do talento porque no caso do Ronaldo não conseguimos dissociar o trabalho e a ambição dos resultados que ainda hoje colhe. Se era um grande talento no Sporting? Claro. Mas era um miúdo irreverente, decidia mal, e abusava do confronto, tendo melhores soluções para decidir. Claro, faz parte da idade e da falta de experiência, e todos passam por isso. Mas o que deu o clique nele, não foi o talento e a maturidade que também chega a todos (ou quase). Foi o trabalho, o treino e o cuidado com o corpo (e claro as próprias características físicas/genéticas que possui) e a ambição de querer sempre mais, que outros não têm nem se calhar querem ter. Alguém duvida que o Neymar tinha chegado ainda mais longe com aqueles pés fantásticos que tem? Simplesmente não luta mais por isso, gosta de viver a vida dele daquela forma e pronto. Mas o talento também está lá e a rodos. Lembraram o Quaresma e bem, ainda hoje faz coisas que saem com uma naturalidade tal, que nasceu mesmo para aquilo, e já as fazia há 20 anos. Fenómeno, Zidane, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, o próprio Quaresma, desta lista acho que todos têm mais talento que o Ronaldo. Nenhum esteve no alto tanto tempo, e alguns nem lá chegaram, seja por lesões ou por falta de trabalho, e alguns porque talvez o próprio corpo já estivesse no limite das capacidades. O Ronaldo sem trabalho nunca tinha chegado lá, quanto mais mantido tanto tempo esses níveis de topo, pelo que não consigo dissociar algum/bastante talento de tudo isto.
Miguel SADSC
Discordo completamente de que se sabia que estava ali um Bola D’ Ouro. Se dissesses isso ao plantel do United na altura em que chegou iriam rir se muito. O que o leva ao topo é muito mais a mentalidade e o trabalho surreal que o talento, é esse o meu ponto. Quer dizer que não tinha ou era um jogador banal? Claro que não e eu não disse isso. Era talentosíssimo mas um patamar abaixo dos mais “naturais” (Zidane, Messi, Maradona, Ronaldo Fenomeno). Era diferenciado mas não acho que seja esse o factor principal para a carreira que fez. Daí a comparaçao com Quaresma. Era tanto ou mais e onde mais se destacou foi Porto e Besikstas.
TOPPOGIGGIO
Penso que é facilmente compreensível quando dizes que não era “ridiculamente diferenciado”, o que não quer dizer que não tivesse muito talento. Haaland ou Mbappe com a idade do CR quando saiu do Sporting já eram casos sérios (e felizmente estão a confirmar o potencial) e esses sim, comparando com outros “putos” estavam já numa fazse de ser certezas e não promessas…aos 18 anos. Quando se diz que toda a gente via que estava ali um Bola D’Ouro ou 5 no caso dele, é acertar no totoloto à segunda. Aliás, que me lembre, o CR nem era tão balado (como são alguns miúdos) quando chegou a equipa principal do Sporting e logo por aí se percebe que, além do talento, o que conquisto se deve em grande parte ao seu esforço. Isso e ter ido parar às mãos de Ferguson e das trutas do MUtd. Tivesse apanhado um contexto em que lhe fosse permitido brincar na areia a fazer castelos, sem grande objectividade no seu jogo, e a história seria diferente. O CR que mais me entusiasmou foi o do United, a partir do 3º anos, em que já se estava a tornar numa besta em termos de números mas continuava ainda com uma “arrogância” enorme com a bola nos pés com velocidade e truques à mistura mas.
Xyeh
Ele era diferenciado exactamente pela mentalidade, imagina um Ronaldinho, Cassano, Quaresma, Neymar (entre outros) com a mentalidade do CR.
Diogo Moura
Esses são maus exemplos. Tens de ver é os bons.
Robben, Ibra, Sneijder, Iniesta e por aí adiante.
Xyeh
Dos nomes que referiste apenas o Ibra continua a jogar competitivamente, mais um exemplo que a mentalidade do CR foi o que o diferenciou de todos os outros, o talento está lá mas sem a mentalidade trabalhadora dele nunca se iria manter no topo tanto tempo, vemos que o Ibra também tem uma mentalidade vencedora e já conquistou lesões graves e continua a espalhar magia, quem tem mentalidade menos vencedora acabou por se retirar.
Pao com Presunto
Que memória curta… ainda hoje vou ver vídeos do CR a dar nós a defesas na Premier, que regalo de jogador.
Mudou o estio, e ganhou relevância, apesar de perder perfume no seu futebol. Mas que tinha jeito, lá isso tinha…
Miguel SADSC
Mas onde é que eu disse que não era? O meu ponto é que não foi esse o factor principal para a carreira que fez. Quaresma era tão o mais talentoso e não deu, Ben Arfa, Balotelli, etc etc. Todos tinham qualidades absurdas (tantas ou mais q Ronaldo) e nunca chegaram a lado nenhum. O que diferencia é o trabalho e a mentalidade. Era e é incrível mas para mim, está no patamar abaixo a alguns dos maiores de sempre no que diz respeito a talento puro (Zidane, Messi, Maradona). O que construiu até pode ultrapassar estes, mas não é por isso que o acho um talento puro geracional. Foi o que juntou a isso.
Xyeh
Acho que ninguém diz que ele não tem talento, mas entre o Neymar e o Ronaldo toda a gente diz que o Neymar tem mais talento e o Ronaldo a mentalidade de vencer e treinar para ser melhor. Para mim o Ronaldo é o jogador perfeito de futebol, sempre que dizem que ele não tem técnica eu penso no Marega.
Miguel SADSC
Discordo da parte de que é o jogador perfeito, acho que é o atleta perfeito para jogar futebol em termos físicos e corporais. Agora jogador, discordo. Passou muito tempo da sua carreira (2014 para a frente) a ter pouca preponderância nos desiquilibrios, no passe, no drible para o ser. Se considerarmos que os números e golos dele são praticamente iguais aos do Messi e que Messi tem isso mais prevalente, fazendo-o de forma consistente todas as semanas basicamente.
Se o Ronaldo de 2008 ou 2011/12 fosse a constante durante toda a carreira dele concordari com isso, porque esse fazia tudo. O de 2014 para a frente é um matador, mas considerando que tem os mesmo números que Messi e o argentino oferece mais ao jogo. Puxo a brasa para Leo.
Xyeh
Não esquecer que o CR abre muito espaço com as suas movimentações, acho que é algo muito ignorado, o trabalho que ele faz a arrastar defesas, com certeza deve haver no youtube alguma análise à sua movimentação em campo.
silva
Isso é mesmo memória curta. Ou falta dela. Já que é preciso ir ver videos… Decidia mal, muitas vezes, e fartava-se de abusar em individualismos desnecessários. Para nao falar que era ainda pior que o Neymar, em teatro.
Mas a memória é mesmo uma coisa incrivel. Nao adianta repetir muitas vezes, que nao vira verdade..
Pao com Presunto
A eficácia e preponderância que tinha naquele United (era várias vezes o jogador mais interventivo dos Red Devils), pese embora a tenra idade, são esclarecedores das más decisões que fazia em campo. Ferguson realmente não percebia nada de bola… Sabes quem também perdia mais bolas por jogo o ano passado no SCP? O BF… pudera, todas as jogadas passavam nos pés dele!
O futebol para mim é, e sempre será, a junção da medida mais eficaz que existe no mesmo (marcar/não sofrer), e a nota artística (como qualquer lazer que se preze deve ter). CR tinha ambos, passou a ter apenas a obsessão dos números, perdeu terreno nessa relação para Messi.
Ronaldinho decidia mal também? No entanto venceu uma Bola de Ouro e é a principal razão para eu gostar deste desporto.
Creio que a tendência de ver um jogador falhar mais passes e ter mais perdas de bola está directamente relacionado com o quanto se dá ao jogo e as intervenções que tem com bola. Claro que jogadores mais tecnicistas falham mais passes que jogadores que simplificam o jogo – o João Mário, por exemplo, e apesar de eu gostar muito enquanto jogador, tem jogos em que só sabe passar para o lado. Se todos passassem para o lado, eu não era fã de futebol.
A parte do teatro é sempre complicada… a culpa é do jogador que tenta ganhar, ou do árbitro que permite essas fantochadas? Eu falo por mim, quando jogava fazia uso de tudo dentro das regras para vencer. E é isso que ele (e outros) fazem, vencer a todo o custo, dentro do que é permitido pelo árbitro.
O mais triste é que o futebol está reflectido nesse comentário: cada vez mais baseado em estatísticas e no controlo do jogo, e menos na irreverência e no brilhantismo que CR (noutros tempos), Messi (ao longo da carreira), Neymar e pouco mais dão ao desporto.
Sporting1906
Se não me engano, o Sporting vendeu o Ronaldo por 15M e o Quaresma por 6M no mesmo Verão. Esta história do Quaresma ter mais potencial do que o Ronaldo quando apareceram sempre foi exagerada. O Quaresma tinha potencial para ter sido um dos melhores jogador da sua geração mas o Ronaldo é um dos melhores de sempre. O Quaresma brilhou mais no Sporting do que o Ronaldo porque jogou lá mais tempo e porque saiu mais velho mas dos dois o que tinha mais potencial era o Ronaldo e bem que ele o mostrou.
Af2711
O Barcelona já havia feito um investimento de época no Ronaldinho, acho que foram 25ME. O Quaresma saiu algumas semanas antes do Ronaldo. Já se falava dele sair para a Inter, Juventus, La Coruña e Valencia em 2002. Acabou ficando e em 2003 saiu por 6M + empréstimo do Rochemback. Esta foi uma contratação do Joan Laporta, que queria o jogador, mas não foi um pedido de Rijkaard.
A situação do Ronaldo é diferente. Aquele amigável em Alvalade mudou a vida dele, porque o United tinha planos de contratá-lo, mas que ele rumasse só na época 04-05. E na altura de sua apresentação, a estrela apresentada era Kleberson (!!!) campeão Mundial com o Brasil em 2002. Porém, foi um pedido expresso de Ferguson e partir os defesas daquele jeito acabou antecipando a sua contratação.
A história não é exagerada, porque Quaresma já era a figura da seleção sub-21 de Portugal e um dos rostos do Sporting. O Ronaldo também era muito falado, mas menos do que o Quaresma.
Sporting1906
Mesmo assim, concordo que o Ronaldo teve uma carreira superior ao que seria de esperar devido à capacidade de trabalho e à mentalidade. Não é por acaso que ele é um dos dois melhores jogadores da sua geração apesar de nunca ter ganho o Golden Boy.
JJoker
Eu pagava para ter em Portugal um PLT como na BT Sport ou um MNF como na Sky Sports.
Falarem de futebol educadamente? Contem comigo.
Estivela
Somos dois. A diferença é que no RU gostam de futebol, em Portugal gostam dos clubes.
Af2711
É bom que fique claro que o Cristiano apesar de ser o maior profissional da história do futebol não era um jogador qualquer quando novo. As vezes noto que as pessoas têm muito esta imagem dele após os 28 anos, de um jogador mais obcecado pelos recordes, a quebrar limites e não daquele extremo virtuoso do United. É bom lembrarmos do seu ‘debut’ pela Seleção Nacional onde deixa todos boquiabertos, aquele amigável contra o United em 2003 (que foi um marco na sua história) ou mesmo o seu Euro 2004. Não foi apenas a sua capacidade de trabalho que o levou ao nível que atingiu, mas em algum momento da carreira também a irreverência e personalidade de arriscar.
Miguel Figueiredo
Sem dúvida, mas infelizmente é essa a ideia que muitos têm dele, talvez por serem novos ou por terem memória curta…
Desde os tempos em que partia 2 ou 3 na mesma jogada, aos tempos de cada livre cada golo, aos tempos dos tiros fora da área etc…
Af2711
Nunca me esquecerei dos tempos de miúdo a assisti-lo numa emissora aqui do Brasil, todos os fins de semana da época 06-07. Era um regalo vê-lo jogar, tanto ele como o Quaresma.
Joga_Bonito
Sem dúvida, mas eu registarei sempre a magia inicial que ele tinha. Sem que estarei em contra da maioria dos users aqui, quando digo que ele tinha excelente técnica, mesmo que falhasse na decisão em certos momentos. Por isso sempre achei que mudou demais, poderia ter tentado ser mais frio, mais objectivo sem ter perdido aquela magia que o caracterizava.
Sobretudo a característica que acho que mais o define é mesmo a obsessão em ganhar, foi isso que sempre o motivou em qualquer dos momentos, quer no CR mágico do MU, quer no CR mais frio do RM.
Af2711
Penso da mesma forma, Joga_Bonito. Por não fintar com tanta frequência e já não ser há um bom tempo aquele extremo que procura constantemente o 1vs1 dizem que é limitado tecnicamente.
Acho mesmo que tem uma técnica diferenciada, quer ao nível de receção, cabeceamento, as vezes saca ótimos passes, e até tinha uma capacidade de cruzamento muito boa no United. Simplesmente a sua maneira de jogar (uma seta virada à baliza) privilegia outros aspectos do seu jogo que não estes que elenquei, e que eram as maiores virtudes dele.
AndreChaves9
Receção ….ah ah
Af2711
Sim, o que tem?
Xyeh
Também se protegeu mais das lesões ao mudar o estilo de jogo, ele na primeira época da Juventus parecia muito mais solto como antigamente mas notou-se que a falta de ideias no jogo da Juventus fez com que voltasse a ser finalizador para ganhar jogos, gostava de ver a Juventus com um PL de créditos firmados (não gosto do Morata mas acho que até está a fazer um trabalho aceitável nesta Juventus que não joga nada) para ver se o CR se soltava mais, mas acho que ele vive para marcar golos neste momento.
Fantantonio
Eu acho que opinião impopular seria mesmo dizer que o miúdo CR não tinha técnica, a não ser que sejam mesmo muito novos. Acho muito bem que tenha alcançado a glória que lhe é merecida, mas uma das coisas que menos gostei/gosto na sua carreira já há vários anos, foi ter negligenciado a parte da magia e imprevisibilidade quase por completo, mas uma coisa não deveria impedir de reconhecer a outra.
Marcio Ricardo
Um dos melhores da história. E ele o provou em vários clubes e na seleção. Sempre há uns que desmerecem isso, mas basta olhar para nomes como Hazard ou Griezmann para se perceber que não é por se ter um grande talento que se vinga em todo o lado.
Bio
Belas declarações de Ferdinand. Gosto muito de o ouvir, especialmente quando envolve histórias do seu tempo no United.
Em relação a Ronaldo, como diz o Ferdinand, o talento estava lá todo quando chegou a Manchester e já tinha a mentalidade certa. Foi uma questão de ganhar experiência e perceber que melhor do que fintar o mesmo adversário 4 vezes era fintar 2 ou 3 adversários e marcar. As últimas épocas do Ronaldo em Manchester e as primeiras em Madrid mostraram uma combinação de técnica e número difícil de igualar.
Kacal
Grandes palavras de Ferdinand, subscrevo! Penso que aliado ao talento, estes foram os maiores trunfos de CR7 e nestes aspectos foi um sobredotado e nunca vi ninguém como ele!
Antonio Clismo
Nos sub21 já estava claramente um passo à frente. Ainda dizem que só o Rui Jorge actualmente é que tem grandes selecções…
https://www.youtube.com/watch?v=I_fz-5s77Vg