Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: O momento em que Marega deixa o relvado em protesto com os adeptos

O duelo entre o Vitória e FC Porto ficou marcado pela decisão de Moussa Marega em abandonar o relvado após ter sido alvo de insultos vindos das bancadas. Sérgio Conceição, os jogadores portistas e dos vimaranenses ainda tentaram travar o maliano, mas de pouco valeu, sendo que o avançado acabou mesmo substituído por Manafá.

49 Comentários

  • tiagoagm
    Posted Fevereiro 17, 2020 at 12:08 pm

    Sergio conceição a dizer “Isto é uma vergonha” é das maiores hipocrisias deste video. Estiveram todos mal, arbitro, adeptos, marega, sergio conceiçao.

  • Slayer666
    Posted Fevereiro 17, 2020 at 10:30 am

    100% de razão ao Marega e espera-se que não se assobie para a o lado e se encontre (existe câmaras no estádio…devem ter apanhado a situação ) medidas severas para quem cometeu tal ato

  • ozedobone
    Posted Fevereiro 17, 2020 at 1:34 am

    Isto vai ser controverso mas aqui vai. E não, não vi na televisão nem li as noticias da comunicação social, estava no estádio e vi e ouvi tudo o que aconteceu.
    Para que conste, não sou adepto de nenhuma das equipas e fui ver o jogo apenas pelo gosto que tenho de bola.

    Vamos por partes:

    1. O Marega provoca deliberadamente os adeptos adversários no golo do Porto, e é assobiado e apupado.
    2. Nos minutos seguintes sempre que toca na bola os assobios e apupos continuam de forma agressiva.
    3. Ao final de +- 10 minutos o Marega não contendo toda a pressão exercida sobre ele dirige-se aos de novo aos adeptos do Vitória e aí ouvem-se mais assobios e “uh-uh”. E sim, os “uh-uh”, existiram, mas se na cabeça de muita gente isso é um insulto relacionado com a cor da pele se calhar o racismo vem de dentro da cabeça dessas mesmas pessoas e não de quem apupou.
    4. O Marega decide abandonar o campo porque os adeptos estão a ter comportamentos abusivos para com ele devido à sua raça (nada tem a ver com os 2 momentos de provocação anteriores).

    Estou a desculpar racismo? Nunca!
    Há justificação para canticos racistas? Nunca!
    Mas paremos de ser ingénuos, olhemos a todo o contexto que despoletou estes eventos e paremos de ser coniventes com um jogador que provocou deliberadamente os adeptos adversários, não soube lidar com a pressão e agora ainda é colocado num pedestal devido a toda a esta situação.

    • MiguelF
      Posted Fevereiro 17, 2020 at 12:21 pm

      Claro ozedobone, o Marega no aquecimento começou logo por provocar os adeptos do Guimarães, tal eram as bocas que estavam a mandar.

      • kiznu19
        Posted Fevereiro 17, 2020 at 5:35 pm

        Provocar? Ao marcar o golo? Espera, mesmo que se sintam provocados por ele marcar um golo e festejar da maneira q o fez faz parte do jogo. Agora apoupos e “uh uh” isso não faz de maneira nenhuma.
        Nunca vais ver este tipo de comportamento da parte dos adeptos na Premier League, Budesliga, Ligue 1 etc…
        É por este tipo de comportamentos que o futebol português é o que é.

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 17, 2020 at 12:46 am

    Estou com o Marega, obviamente. O vitória tem que sofrer represálias desta situação lamentável.

    Ou tomam medidas contra os adeptos em questão ou então jogos à porta fechada até final da época.

    De certeza que o racismo acabava logo no futebol português.

    Racismo é puramente ignorância e estes adeptos do Guimarães hoje demonstraram bem toda a sua ignorância.

  • Tiago87
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:36 pm

    Concordo…
    Acho que a atitude dos adeptos foi péssima, acho que o marega também ñ
    esteve bem…

  • Stromp1906
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:17 pm

    Pontos prévios, sou contra qualquer acto de teor racista, tenho consciência que o meu comentário será pouco ou nada politicamente correcto.
    Relativamente a Marega, vários exemplos de atitudes menos correctas do jogador, desde birras no próprio clube, a provocações depois de golos (em Alvalade presenciei, ninguém me contou), hoje em resposta a uns animais volta a ser provocatório o desfile pós golo como uma cadeira, e já depois do jogo um comentário no Instagram com uma linguagem absolutamente lamentável, onde coloca basicamente todos os adeptos do Vitória no mesmo patamar.
    A minha pergunta é simples, a cor do Marega faz com que todas estas atitudes sejam só parvas, mas que atitudes idênticas ao contrário sejam racismo, é isso?!
    Não posso concordar com generalizações quando dá jeito, separações de igual forma.
    Remeto para o início do comentário, detesto racismo e racistas, mas não é o facto de sermos de uma determinada cor que define quando o mesmo acontece.
    SL

    • Joaopcalves
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:32 pm

      Stromp, o teu comentário não foi politicamente incorreto, foi só incorreto. É muito simples. O que os adeptos fizeram ao Marega foi racismo porque eles usaram a raça dele e nada mais, para o insultar. O que o marega fez ate ao dia de hoje nunca podem justificar isso. Quanto aos festejos de hoje, já eram uma resposta ao que estava a ouvir desde o aquecimento.

      Há vários exemplos de adeptos que tentam pegar em situações sensíveis a adversários com história, como por exemplo o Rochinha, em que os adeptos do Boavista souberam da morte de mãe e pegaram por aí. Neste caso, o simples facto de verem a cor do Marega como um motivo por onde podiam ataca-lo, é por si só racismo.

      • Stromp1906
        Posted Fevereiro 17, 2020 at 1:15 pm

        É uma opinião que respeito e admito que é um tema sensível e que qualquer palavra mal colocada possa ser mal interpretada, daí o meu cuidado.
        Não compactuarei nunca com actos de racismo, aquilo que tentei dizer é que não podemos dissociar os factos ocorridos de um determinado contexto.
        Só não me parece justo que alguém tenha o direito de se sentir ofendido por ter uma determinada cor de pele (e provavelmente Marega teve razão em sentir), mas que por outro lado essa mesma cor de pele lhe permita fazer os gestos que fez á saída do campo, ou escrever o que escreveu nas redes sociais.
        A não existência de racismo presume uma Assumpção de igualdade a todos os cidadãos, e á falta de senso social de alguns adeptos, Marega respondeu na mesma moeda, e perdeu, na minha opinião, grande parte da razão que tinha.
        Vivi e trabalhei em Espanha muitos anos, e acredite que sei o que é ser julgado diariamente pela mera nacionalidade.

    • B.Jardim
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:52 pm

      O qué é que o Marega fez na sua resposta que transpareça racismo?
      No máximo generalizou os adeptos do Vitória, ainda assim, não pela cor de pele, logo nunca pode ser considerado racismo.

    • Donze
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:38 pm

      Estava tudo certo se os adeptos tivessem apenas assobiado o jogador. Agora fazer cânticos a imitar os barulhos de macacos direcionados ao Marega é apenas e só racismo e não existe qualquer atenuante para a situação.

      Já agora ele não colocou os adeptos do Vitória todos no mesmo patamar na publicação dele, ele disse claramente aos “odiotas que vêm ao estádio fazer gritos racistas” que obviamente não são todos os adeptos do Vitória.

      • Stromp1906
        Posted Fevereiro 17, 2020 at 9:28 am

        Posso ter interpretado mal o post, assumo, mas mantenho que a linguagem é de baixo nível e que cria uma imagem de vitimização, e generaliza uma ideia de racismo num país que o acolheu que nada tem a ver com “meia dúzia “ de anormais.
        Já há vídeos publicados na internet do aquecimento, e “sem pescoço “, “vai dar banho ao cão” e “vai para o ca…”, não são frases de teor racista. Está a querer-se dar a ideia que foi uma gigantesca sucessão de factos durante o jogo e não. Insisto foram meia dúzia de patetas que não representam os vimaranenses nem os portugueses.

      • Pactum Santorum
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:51 pm

        Engraçado, quando foram os adeptos do FCP a fazer o mesmo nem existia racismo em Portugal e estavam apenas a chamar o líder da claque…

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:05 pm

    Quando foi o Nelson Semedo, ouvi comentadores e adeptos a dizer que provocou os adeptos. Mesmo depois dele ter dito que foi alvo de insultos racistas, na altura ele nao saiu de campo, e a clubite tambem nao… Se na altura houvesse decencia talvez nao se repetisse tantas vezes.

    Grande Marega, nada contra irmao, isso e normal ai, no berco de Portugal… se ao menos algum deles fosse homem para te insultar frente a frente, ao menos eram racistas com t****, assim sao so meninos.

    • Vegeta
      Posted Fevereiro 18, 2020 at 8:47 am

      Obrigado Mantorras! Vinha comentar isso mesmo.

    • Donze
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:40 pm

      Concordo que a situação do Nélson Semedo devia ter sido tratada de forma diferente, mas o facto da evolução do alarido dessa situação para esta (também causado pela forte atitude do Marega) dá-me alguma esperança de melhorias no ambiente futebolístico.

    • Chico
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:20 pm

      Por curiosidade fui ver os comentários da notícia do VM desse jogo e é muito triste. Apenas o user Daniel Alves defendeu o Semedo. De resto, imensos users atacaram a atitude do Semedo e até pediram a sua expulsão por “incitar” os meninos do Guimarães, onde um fanatismo acéfalo e violento pelo clube e pela cidade impera. E há ainda quem elogie esses vândalos e os tenha como um “exemplo” para o futebol português.

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:13 pm

        Eu nao fui ver, mas tenho memoria de ter lido aqui coisas pateticas a esse respeito. Eu ja vi insultos racistas na Luz e no Dragao tambem. A questao aqui e que os adeptos de futebol nao sao exemplo em praticamente nada, nunca iriam ser neste aspecto. Nao servem de referencia. No entanto, 2 casos mais mediaticos aconteceram em Guimaraes, na mesma bancada, salvo erro…

        Ja agora, na noticia sobre o jogo falas em estudos que colocam Portugal como um dos paises mais racistas do mundo ocidental. Podes partilhar que estudos sao esses por favor? Eu nao acredito que isso seja possivel e gostava mesmo de ler isso. Se for uma questao historica, ate vejo isso como possivel, sendo uma questao “presente” nao vejo como. Agradecia se pudesses partilhar.

  • Ezio
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:53 pm

    Sou Benfiquista, mas não posso de deixar de estar ao lado do Marega, de facto é uma vergonha aquilo para que caminha o nosso país, um país sem lei nem roque, um governo apenas preocupado em cumprir as contas ordenadas por Bruxelas, um povo cada vez mais embrutecido, em o que importa é o futebol e as suas palhaçadas, com claques violentas, verdadeiros grupos de criminosos, dirigentes da pior espécie, enfim mau demais.

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:45 pm

    Retardou o início do jogo mais de 5 minutos se fosse um gajo do Benfica era logo expulso.

    • Donze
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:41 pm

      Achas que isso importa alguma coisa para esta situação? Só consegues ver futebol à frente?

      • Pactum Santorum
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 11:52 pm

        Importa, sim. É o clubismo exacerbado em que tudo defende o mesmo clube, seja do próprio ou instâncias superiores. Há tratamentos diferentes por interesses diferentes…

  • Pipi Romagnoli
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:42 pm

    Provavelmente agora vamos ter umas semanas de Instituições e malta ligadas ao futebol e não só a fazer anúncios, comunicados e mais não sei quantas manobras “Anti-Racismo” para parecer bem e no final é provável que nem venham a ser identificados os Cancros que foram para o estádio insultar o Marega, vou ficar à espera do que as Instituições, desde a Liga até ao Governo, tenham para apresentar de palpável para começar a responsabilizar estes animais que vão aos estádios.
    Não acho que atribuir a derrota ao Clube dos adeptos que cometem os insultos seja uma boa solução, pois abre um precedente perigoso que pode muito facilmente desvirtuar a competição.
    Agora sou todo a favor de multas, jogos à porta fechada e acima de tudo o mais importante, começar de facto a arranjar formas de identificar e punir criminalmente este tipo de animais, já para não falar da irradiação dos mesmos de qualquer recinto desportivo.
    Anúncios, comunicados e afins é que já é um bocado cansativo, arranjem antes medidas sérias, porque o resto já se viu que só serve para muita gente dar um ar de superioridade moral, que pouco ou nada resolve em concreto. SL

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:42 pm

    Sérgio Conceição entra em campo e faz o que lhe apetece, e o árbitro não diz nada. Vale tudo.

    • T. Pinto13
      Posted Fevereiro 17, 2020 at 1:18 am

      Super relevante para o caso.
      Este comentário explica tanta coisa que vai mal neste mundo…

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:50 pm

      Isto dos insultos racistas ao Marega é um caso grave e vêm para aqui insultar o Sérgio Conceição? Que falta de noção, meu Deus…

      Saudações Leoninas

    • Donze
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:45 pm

      O árbitro não diz nada porque se calhar até devia ter parado o jogo e ter apoiado o jogador. A partir do momento em que para tantas pessoas o futebol conta mais do que a dignidade humana fico triste com o desporto.

    • RicardoFaria
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 10:04 pm

      A sério?
      Realmente há malta sem noção..

  • Njord666
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:29 pm

    O governo, a liga e a federação não podem continuar a assobiar para o lado enquanto o futebol português caminha cada vez mais para o fosso. São os horários absurdos, a falta de espectadores, a pobreza do espectáculo, os resultados combinados, a violência física e verbal entre adeptos e para cúmulo, o racismo na sua pior forma. Precisam-se de reformas urgentes e não se pode pedir aos clubes para resolverem por si só todos estes problemas.

  • Estivela
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:27 pm

    Infelizmente por alguns pecam todos. Espero que os meus amigos vitorianos consigam extrair estas maçãs podres que existem em todo o lado. Racismo em 2020 não se admite.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:19 pm

    Vai haver falatório para um mês. E assim já não se vai falar de futebol jogado, infelizmente ??

    Saudações Leoninas

    • Chico
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:46 pm

      Há coisas mais importantes que o futebol, mesmo o futebol jogado, Estigarribia. Isto não é um caso de arbitragem ou uma brincadeira sem importância destas.

    • Rev7
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:50 pm

      Se foi realmente alvo de insultos racistas, ainda bem que se vai falar para um mês. Que se lixe o futebol jogado. Isto tem de acabar de uma vez por todas e o que Marega fez, todos deveriam fazer. Racismo não é provocação. As pessoas têm a sua dignidade e orgulho, não têm nada continuar a compactuar com estas atitudes ridículas. O presidente do Vitória, também devia ter um pouco de vergonha, pois as suas declarações são típicas de quem já está preparado para achar que isto é normal. Não é, basta disto.

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:59 pm

        Rev7,

        Infelizmente tens razão mas não me parece que algo seja feito. Quer dizer, estamos a falar do futebol português onde acontece de tudo e mais alguma coisa degradante e não se faz nada.

        Pode ser que agora se faça alguma coisa para acabar com as claques (sim, estes insultos racistas só podem ter vindo das claques do Vitória) e que de uma vez por todas o futebol português entre nos eixos. Liga, Federação e Governo que façam alguma coisa.

        Saudações Leoninas

  • Chico
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:11 pm

    Um elogio merecido ao Marega! Podia continuar em campo como muitos outros já fizeram, mas foi forte o suficiente para sair de campo. Acaba por ser um statement forte que, mesmo podendo não levar a medidas (o que infelizmente não acontecerá), servirá para passar a realidade em Portugal: somos um país muito racista, independentemente do que muitos pensem ou tentem fazer parecer. Uma situação triste… Que nunca mais se elogie os adeptos violentos e racistas do Vitória.

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:09 pm

    Não percebi. Os insultos foram de teor racista ou foram só a insultá-lo por ser um adversário?

    • Joga_Bonito
      Posted Fevereiro 17, 2020 at 11:20 am

      Obrigado a todos os que responderam, de facto não consegui perceber pelo video o que era dito.

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:35 pm

      Joga_Bonito,

      Eu não vi o jogo mas agora na televisão falaram em cânticos de macaco.

      Saudações Leoninas

    • a-seabra
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:32 pm

      Enquanto alguém que esteve no campo responda não vais saber o que se passou. Até lá é só especulação.

    • BioSpot
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:29 pm

      Inicialmente foram de teor racista, que se passaram antes do vídeo aqui colocado, mas rapidamente, e não contentes ainda, progrediram para aquilo que se ouviu no vídeo.

    • Dracarys
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 8:28 pm

      Neste clip não se ouve, mas ouviram-se várias vezes “uh uh uh” quando ele tinha a bola.

  • Duka23
    Posted Fevereiro 16, 2020 at 7:48 pm

    em 2020 ver isto é triste. Nenhum jogador e nenhum clube merece sofrer isto. Muito triste

    • Red Punisher
      Posted Fevereiro 16, 2020 at 9:56 pm

      vais ver isto em 2100. Ser humano é assim há…supostamente 2020 anos. Não há que negar, somos maus por natureza. Mas podemos modificar este nosso comportamento ultrajante para melhor, acho!

Deixa um comentário