Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «O Nuno Tavares vai ser o futuro lateral da seleção, não tenho dúvidas»

97 Comentários

  • Bianco_neri
    Posted Outubro 31, 2020 at 6:44 pm

    Assim se colocam jogadores no topo. Claramente o Nuno Mendes é superior, mas o Jorge Jesus com aquele discurso de que é obrigado a ter… normal, podem não valer nada mas fazem apenas 1/2 jogos são os maiores. Não esquecer que talvez o primeiro jogo que o Nuno Mendes faz é na pre epoca da epoca passada contra o Liverpool, e fez um jogão, e vai evoluindo que nem um monstro.

  • Fantantonio
    Posted Outubro 30, 2020 at 7:49 pm

    Mal posso esperar até começarem a aparecer os futuros centrais titulares da seleção. É que nem vê-los.

  • Niall joaQuinn
    Posted Outubro 30, 2020 at 5:39 pm

    É sempre muito difícil fazer previsões, mas a verdade é que o Nuno Mendes chegou à titularidade do Sporting com 17 anos e é neste momento, claramente Top3 no plantel.

    Para mim, é mesmo o melhor jogador do Sporting.

    Quando o Nuno Mendes tiver a idade do Nuno tavares já terá 3 épocas como titular no Sporting (se não for vendido antes) e, muito provavelmente, será ainda mais forte do que é agora.

    Claro que tudo isto vale o que vale. São os dois miudos e isto ainda pode mudar muito. O futuro dirá.

    • BrunoAlves16
      Posted Outubro 30, 2020 at 6:57 pm

      Frisate bem esse ponto “se não for vendido antes”. Infelizmente acho que o Nuno Mendes nunca irá ter 3 anos como titular do Sporting.

  • Prof. Neca
    Posted Outubro 30, 2020 at 4:50 pm

    O toque de Midas de Jorge Jesus. O mesmo que ia transformar Nélson Oliveira no próximo Henry, Roderick no próximo Maldini ou Melgarejo no próximo Roberto Carlos. As saudades que eu tinha de uma das personalidades mais especiais do futebol português. A sua ‘bazófia’ é incomparável, que continue assim!

    • El Pipito
      Posted Outubro 30, 2020 at 6:27 pm

      É também o mesmo que pegou no Enzo, Matic e Fábio Coentrao e fez o que fez…

      • Filipe Ribeiro
        Posted Outubro 30, 2020 at 8:27 pm

        No Enzo jogador que já tinha jogado naquela posição na selecção Argentina?
        Os outros realmente não jogavam nessas posições antes do JJ mas o Enzo não é verdade, tornou se melhor jogador nessa posição, mas não foi uma estreia para ele.

        • El Pipito
          Posted Outubro 31, 2020 at 5:44 pm

          Enfim. Já vi que tu usas tudo para bater neste treinador. Em que mundo é que o Enzo era um médio centro rotinado nessa posição? O Enzo era um jogador de ala e ocasionalmente jogava mais por dentro. Mas pronto. Não foi o JJ que fez o Enzo ser o que é hoje.
          O que vale é que para pessoas como tu, existem os jogadores. Em que 90% deles diz que o JJ é o melhor treinador que já tiveram.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Outubro 31, 2020 at 10:27 pm

            Agora é médio centro rotina do e mais não sei o quê, a verdade é que não foi novidade nenhuma ele jogar naquela posição, chegou a jogar na selecção naquela posição como jogava no Estudiantes com o Brama e Veron, não era por acaso jogar com o n8 no Estudiantes,
            Eu até acho que são 100% dos jogadores dizem isso, ou será que os que não dizem a notícia não chega cá?
            Quem me dera a mim que ele fosse tão bom como pintam era sinal que o Benfica não ia deixar o Porto ser tri campeão e passar vergonhas na liga dos campeões.

      • Prof. Neca
        Posted Outubro 30, 2020 at 7:17 pm

        Uma coisa não invalida a outra. Não estou a colocar em causa a competência de JJ. Estava a satirizar a sua ‘bazófia’ que tantas vezes o atraiçoou.

  • Nazgul
    Posted Outubro 30, 2020 at 2:18 pm

    Sempre defendi que o Nuno devido às suas capacidades físicas devia ser uma aposta e não o Tomás Tavares que è ridiculamente fraco!

    O Nuno pode vir a ser um bom lateral esquerdo para o Benfica no entanto è muito fraco defensivamente, è claro que se evoluiu e aprende-se a defender, mas tenho a sensação que sempre será fraquito no processo defensivo e um “monstro” a atacar! Nos jogos contra adversários “mais fracos” será certamente muito forte, mas na champions etc vai ser “fraco”

  • DICAS
    Posted Outubro 30, 2020 at 1:19 pm

    O Nuno Mendes mete a bola onde quer, facilmente consegue driblar 4/5 adversarios, tem uma capacidade defensiva fora do normal para a idade.

    Como é obvio é ja melhor que o tavares e apresenta bem mais potencial.

    Agora concordo com Jesus … porque neste país e principalmente no futebol, ha outros factores externos que definem o sucesso

    • Chico
      Posted Outubro 31, 2020 at 12:19 pm

      O Nuno Mendes ataca como o Marcelo e defende como o Maldini. Podem acalmar o hype só um bocadinho? Já vi tantas vezes isto acontecer.

    • Bruno Cunha
      Posted Outubro 30, 2020 at 3:52 pm

      Bem isso é que é exagerar. Eu acho que nem o Messi descrevia assim

      Mas que jogador é que dribla 5 adversários facilmente?

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Outubro 30, 2020 at 10:01 pm

        Ele até dribla 10. Primeiro dribla 5 e depois volta atrás e dribla os mesmos 5.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Outubro 30, 2020 at 8:34 pm

        Tiraste-me as palavras do dedo :) nem comento o resto. 4 ou 5 com FACILIDADE!!!! É que até o Messi tem de se esforçar para o fazer. Nem está em causa que ao dia de hoje o Mendes parece à frente do Tavares; está sim o exagero. Quanto aos fatores externos só se for o Neto ainda ser equacionado para a selecção…

  • JJoker
    Posted Outubro 30, 2020 at 1:17 pm

    Deixem os miudos crescer – os dois Nunos e o Vinagre, e parem de meter metas à frente no que diz respeito a internacionalizações quando estão na infancia das suas carreiras.
    Postura ignobil de alimentação do ego e promoção pessoal (“fui eu que disse”, “leram aqui primeiro” etc) que tem zero a ver com os jogadores em questão e tudo a ver com o posicionamento para proveito próprio dos abutres que gostam de se fazer notar e reclamar direitos no sucesso dos outros.

  • Kacal
    Posted Outubro 30, 2020 at 1:05 pm

    Será entre ele e Nuno Tavares, embora o Guerreiro ainda tenha mais uns anos a alto nível correndo bem. Não me arrisco a dizer qual dos dois irá triunfar primeiro e ser O TITULAR porque no futebol nem só qualidade e potencial têm peso, é esperar para ver. Vejo mais margem no Nuno Mendes, mas é positivo termos dois jovens promissores a jogar em clubes com a categoria de Benfica e Sporting a ter minutos e a evoluir favoravelmente.

    Mas pessoalmente sempre vi potencial no Nuno Tavares e tinha a crença que ele nas mãos de JJ iria jogar bastante e evoluir muito, a ver vamos, mas tinha dito aqui que pelas palavras de JJ na pré-época o Nuno Tavares iria ficar no plantel e este acreditava muito nele, duvidaram e até vejo alguns a dizer que é fraco o Nuno, mas discordo e o tempo dará razão a quem tiver que dar, mas espero que corra tudo bem.

    Em termos físicos e em capacidade de subir no terreno e na qualidade do cruzamento, vejo muita qualidade nele. Obviamente em termos defensivos e táticos tem muito a evoluir, mas cabe ao JJ ajudá-lo e ele trabalhar para melhorar, mas são coisas possíveis de melhorar, assim como a parte técnica com treino é possível evoluir. Quantas vezes na escola no inicio de um ano letivo tinha um colega que era muito mau a jogar futebol, mas entrosava-o connosco nos intervalos sempre a fazer jogos, ele fazia erros, mas acabava o ano letivo a tratar bem melhor a bola e fazer coisas por vezes que me deixavam “porra, melhorou!”, aqui o nível é profissional, é outra coisa, mas as condições de trabalho, a capacidade das equipas técnicas, etc, etc, também é outra mas acho que a ideia é a mesma, mesmo tecnicamente com trabalho é possível melhorar e além disso a idade irá trazer “matreirice” e experiência. Tenho muita esperança e crença nos Nunos laterais esquerdos (Tavares e Mendes), a ver vamos qual evoluí melhor e mais rápido, mas é indiferente.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Outubro 30, 2020 at 12:50 pm

    Ele não tem dúvidas, eu tenho algumas. Quanto às falhas estamos de acordo, tem bastantes. Admito que o Nuno Tavares tem valor e tem potencial para mais, mas faz muitas argoladas, na recepção e domínio de bola e, principalmente, na (in)decisão do como e quando concluir as jogadas que inicia, farta-se de perder bolas e estragar jogadas.

  • Mr.Peanut
    Posted Outubro 30, 2020 at 12:44 pm

    Nao querendo desvalorizar o jogador em causa mas Nuno Mendes neste momento é superior em tudo. Defensivamente, ofensivamente, tecnica, fisico, etc. E nao esquecer que Mendes é dois anos mais novo. Se ha alguem que vai ser o futuro defesa esquerdo da seleçao, neste momento, nao ha duvidas que é Nuno Mendes.

  • galucho10
    Posted Outubro 30, 2020 at 12:38 pm

    Não vou entrar na discussão de quem é o melhor, Nuno Mendes ou Nuno Tavares. Destaco apenas que há uns anos o maior foco de problemas na Seleção eram as laterais e agora veja-se o que temos: Semedo, Cancelo, Ricardo Pereira, Raphael Guerreiro, Mário Rui, todos eles ainda com anos de futebol pela frente (o mais velho é o Ricardo com 27 anos). Mais os jovens que temos em calha: os citados acima, Dalot, Tomás Esteves e Francisco Moura são os que me vêm a cabeça mais rápido. Ou seja , passámos de escassez a abundância em 5 anos, é de louvar o trabalho dos clubes nos seus escalões jovens mesmo que às vezes não tenham seguimento na equipa principal (exemplos de Porto, Benfica e Sporting, sim Sporting, porque só apostam verdadeiramente nos jovens quando estão com a corda ao pescoço, e sou sportinguista).
    Na minha opinião, a Seleção Portuguesa tem tudo para se bater no topo nos próximos anos, o único handicap que vejo são as posições de Guarda-Redes e Central.

  • B.Jardim
    Posted Outubro 30, 2020 at 12:35 pm

    Parece-me que o Nuno Mendes (mais novo) e o Rúben Vinagre têm mais potencial que o Tavares. Mesmo o Guerreiro ainda deve ter muitos anos pelas frente e o Francisco Moura também terá uma palavra a dizer. Dalot que pode fazer o corredor esquerdo e parece-me superior (um golo e uma assistência ontem na LE pelo Milan), bem como os que já estão lá e jogam dos dois lados como o Cancelo e o Ricardo.
    Perante este cenário, e apenas com base no rendimento atual, diria que é um tiro ao lado do Jorge Jesus.

  • Joga_Bonito
    Posted Outubro 30, 2020 at 12:12 pm

    Não sei se será o titular mas penso que tem vindo a ser injustamente criticado, porque surgiu numa época em que os defesas têm de jogar de pantufas e só podem ter toque de bola bonito.
    Ok, posso ter vivido um futebol diferente deste, mas creio que o Nuno tem qualidades muito boas. Nunca será top mas pode dar um bom jogador. Tem excelente cruzamento se pensarmos no que é o objectivo do cruzamento: colocar a bola no jogador para este marcar um golo. Os cruzamentos de Grimaldo não são nada de especial, a atacar pouco tem dado à equipa e a defender é uma avenida, muito por culpa da falta de vontade em defender e é aqui defendido como sendo um grande lateral, quando não tem qualidade que o destaque para essa posição.
    Observando o Nuno, tem debilidades claras na recepção e na leitura táctica do jogo. Isso pode ser corrigido a certo ponto, mas não totalmente. Pode-se tentar que ele consiga minimamente segurar a bola na defesa, endossá-la ao companheiro e não inventar muito. Mas é claro que as debilidades estruturais técnicas nunca permitirão que ele seja nenhum Roberto Carlos desta vida.
    Sendo assim, olhando para o cruzamento dele, acho que há aqui que separar duas coisas. Uma coisa é o instinto que ele tem a cruzar, que é inato e natural. Basta lhe dar uma nesga que de espaço que ele, a 20 metros levanta a cabeça e coloca o cruzamento tenso, preciso e no timing certo. Isto é um dom que ele tem, é isto que é cruzar, não mandar balões sem nenhuma intencionalidade como hoje fazem muitos laterais.
    O que muitos não percebem é que nem todos os jogadores têm de ser como D10s, que hoje completa 60 anos e era um prodígio de técnica. Repescando a frase de uma lenda do futebol, Dádá Maravilha (autor de frases fantásticas sobre o futebol) “eu não tive tempo de aprender a jogar futebol, por isso só soube fazer golos”. E outra fantástica foi “chuto tão mal fora da área que se algum dia fizer golo dali o goleiro tem de ser expulso do futebol.”
    O que isto quer dizer? Que tu podes ser um cepo em várias funções e teres dons para outras, nem todos os jogadores têm de ser completos em tudo. O Dadá tinha um dom para marcar na grande área e fora dela era um cepo, como ele próprio reconhecia. Por vezes o futebol tem estes casos estranhos.
    Sendo assim, há duas opções para NT. Ou o Nuno fica como aquele extremo básico que só cruza e dá profundidade (mas é muito útil porque os cruzamentos darão golos) ou se tenta dar-lhe outra dimensão defensiva e fazer dele um bom lateral.
    Para esta segunda opção, a primeira coisa é pô-lo a treinar bem o processo defensivo e a recepção de bola e ele tem de fazer este trabalho à parte. O segundo momento será JJ falar com ele e dizer-lhe para ter calma e tentar jogar mais simples, ontem teve momentos em que quis mostrar demais, quis jogar bonito e perdeu-se, se não tem essa classe técnica, não tente arriscar que só vai cometer erros e ficar nervoso.
    Outra questão é tentar ver se ele pode ser um bom marcador de bolas paradas, ele tem muita potência e precisão no pé-esquerdo e por norma esses são os atributos bases de bons marcadores de livres. Porque não tentar ver se ele seria um bom marcador?
    Por fim, creio que o Nuno sofre do problema da era em que nasceu. Nesta era valorizam-se defesas que são avenidas autênticas, que nem se esforçam para defender mas elogia-se jogadores que fazem passezinhos sem consequência e tratam a bola de pantufas mas nada dão de concreto à equipa. O Nuno cria mais perigo quando sobe ao ataque num jogo que o Grimaldo em 5. Este último estagnou por completo na sua evolução, nada acrescenta no ataque e na defesa vai a passo atrás de bola (e isto com sorte) quando os adversários correm pelo lado dele. Já o Nuno esforça-se, dá tudo e é gozado porque é trapalhão. Ok, é claro que não é nenhum Maldini desta vida, mas eu apesar de adorar jogadores de fino recorte técnico, tenho de reconhecer verdade nas palavras de Dadá Maravilha, nem todos os jogadores podem ser Maradonas, mas há sempre aqueles jogadores com dom específicos que podem ser muito úteis, mesmo que sejam cepos em outras questões. Hoje, com esta obsessão com os jogadores “perfeitos” (derivada da análise obsessiva de todos os aspectos dos jogadores que adveio do avanço táctico no futebol) esquecemo-nos de certos jogadores que tinham dons para fazerem coisas especiais e que em outros requisitos falhariam totalmente. Cardozo foi vítima disso, o Tacuara era gozado porque tinha um físico desajeitado, era lento, mas ninguém falava de como ele arrastava os defesas consigo ou de como era gajo para espetar uma batata a 30 metros da baliza sem ninguém contar e o redes nem lhe via o cheiro. E os livres dele? Icónicos!
    Ás vezes existe o oposto, é verdade, uma sobrevalorização do físico sobre a técnica, mas aparte a questão de por vezes se sobrevalorizar estes jogadores em detrimento dos que são os melhores dos melhores (os D10s desta vida) nada há de errado em reconhecer que Dadá, Jardel, Tacuara poderiam ser muito úteis e que o futebol se faz também destes jogadores. Eu não alinho em extremismos, para mim Maradona é o futebol, mas isso não quer dizer que temos de negar o papel e utilidade dos Dadás desta vida.
    Acho que o Nuno sofre muito com esta visão que se instalou, viu-se em várias jogadas que tentou fazer grandes jogadas, exagerando no lance individual, porque sentia ter de impressionar toda a gente com grandes jogadas no ataque. Grimaldo já nem defende nem ataca com qualidade e é protegido por parte de certa imprensa, só porque recebe bem a bola, esquecem-se é que os seus cruzamentos pouco perigo causam (a maioria fica presa nos defesas) e a defender nem se esforça para correr e vem a passo.
    Acho que se deve tentar trabalhar o Nuno e ver como ele pode evoluir, creio que tem um dom para os cruzamentos que seria pena não aproveitar.

    • samthekid
      Posted Outubro 30, 2020 at 6:55 pm

      Excelente comentário

    • El Pipito
      Posted Outubro 30, 2020 at 5:23 pm

      Concordo em absoluto.
      O Nuno desequilibrou mais num só jogo que o Grimaldo na época inteira.
      Trabalhar nas noções básicas defensivas e no primeiro toque, e podemos ter um bom lateral. Não acho que vá ser de top, como referes e bem, mas pode vir a dar um bom lateral. Fisicamente é muito forte e não me surpreendia se ganhasse o lugar ao Grimaldo no final desta época.

    • Tiagok66
      Posted Outubro 30, 2020 at 4:31 pm

      Excelente e interessante comentário que li com atenção. De facto o poderio do Nuno está na sua capacidade física e isso hoje em dia é fundamental, veja-se o Porto com Manafá e Zaidu por exemplo. Mesmo equipas de elite privilegiam a dimensão física nalgumas posíções, o Bayern foi agora buscar o Sarr ao Marselha por algum motivo. Depois, muitos dos novos puristas do futebol vêm com a filosofia de que “estes jogadores estão a estragar o futebol” – como assim? Se eu tenho um defesa esquerdo que é tecnicamente imperfeito é ultrapassado mas depois recupera fisicamente a sua posição 90% das vezes, isso é um drama? Pior é, como disseste, jogadores como Grimaldo, que é um defesa esquerdo que do ponto de vista fisico acrescenta zero e depois tecnicamente é forte mas precisa de muito envolvimento para fazer a diferença – ou seja, na maioria dos jogos não se torna essencial, acabando por ser mais útil um jogador que seja motor e coloque umas bolas tensas na área.
      Agora outra conversa é se o perfil tecnico do jogador limita a equipa toda, e isso ou é ultrapassado como dizes, e bem, pelo processo colectivo, na medida em que determinado jogador só vai estar envolvido com gestos tecnicos mais simples, ou então, se ele é determinante isso torna-se grave. Mal comparado é a influencia que Pizzi tem no jogo do Benfica quando joga fora da área, expõe frequentemente a equipa a perdas de bola quando o jogo, pelo processo colectivo, vai sempre passar muitas vezes por ele

  • tiagoF
    Posted Outubro 30, 2020 at 11:49 am

    Já agora o Gelson era o melhor jogador que tinha sido treinadado das formações pelo JJ, certo?

  • Filipe Ribeiro
    Posted Outubro 30, 2020 at 11:48 am

    É como as certezas de transformar o Djálo em grande jogador.

  • coach407
    Posted Outubro 30, 2020 at 11:01 am

    O Nuno Tavares na realidade portuguesa tem tudo para ter um grande impacto, sobretudo pelas suas caraterísticas físicas e forma como bate na bola. Os cruzamentos dele são de topo mundial. Há poucos laterais no mundo que cruzam com tanta qualidade. E a forma como junta precisão a potência torna-o realmente incomparável nesse aspeto do jogo que é muito importante num lateral.

    Ainda assim, vamos ver como evolui tecnicamente e na decisão. Neste momento, é inferior ao Nuno Mendes e é 2 anos mais velho, mas isto muda rápido. Ainda há uns dias ninguém falava no Nuno Tavares como hipótese para o Euro e agora já parece perfeitamente possível ser uma opção séria.

    Está num contexto mais favorável para se destacar que o Nuno Mendes, numa equipa com mais qualidade coletiva, vai ter a experiência europeia a seu favor, tem um treinador que o Fernando Santos sabe perfeitamente que vai dar valências táticas ao Nuno Tavares muito fortes, joga numa linha a 4, exatamente as funções que ocuparia na seleção, enquanto o Nuno Mendes provavelmente chegaria ao Euro sem ter jogado uma única vez como lateral esquerdo numa defesa a 4 numa divisão a sério… parece-me que o Nuno Tavares tem mesmo bons argumentos para na dúvida ser escolhido em detrimento do Nuno Mendes, sobretudo pelo aspeto tático do Nuno Mendes jogar num 3x4x3.

    A questão é que ainda há Mário Rui que sendo titular num clube como o Nápoles, tendo a experiência que tem, muitos anos de futebol num campeonato de topo em que defronta extremos bem melhores que em Portugal, um jogador entrosado nas ideias do Fernando Santos… será sempre difícil tirar-lhe o lugar.

    • JJoker
      Posted Outubro 30, 2020 at 5:17 pm

      O problema de o Nuno Mendes chegar ao euro sem nunca ter jogado numa defesa a 4 numa divisão a sério aplica-se a ambos os Nunos.
      Leva vantagem o Tavares pelo facto de ter jogado mais vezes numa defesa a 4, perdem os dois por nunca terem jogado assim numa defesa a sério. Com Guerreiro e Mário Rui, Cancelo e Ricardo Pereira, nenhum destes putos chega ao euro, até porque o Vinagre deve ficar à frente deles tendo em conta o elitismo buçal com que estas coisas são abordadas pelo treinador da equipa A.

      • coach407
        Posted Outubro 31, 2020 at 11:26 am

        Desculpa lá, mas a Liga NOS e Liga Europa são competições a sério. A Liga Portugal coloca jogadores na seleção brasileira, argentina, alemã ou, obviamente, a portuguesa.

        O Nuno Mendes só jogou numa defesa a 4 como lateral esquerdo na Liga Revelação, um patamar extremamente inferior à 1a divisão portuguesa e à Liga Europa, competições que o Nuno Tavares vai disputar, não colocam ninguém numa seleção, todos os jogos são amigáveis e não têm pressão nenhuma para ganhar. Comparar a Liga NOS e Liga Europa com a Liga Revelação é esquisito e acabaste de o fazer ao deixar implícito que aplica-se aos dois como se fossem patamares sequer parecidos. A Liga Revelação não chega ao patamar da 2a divisão da Noruega…..

    • Artur Trindade
      Posted Outubro 30, 2020 at 2:41 pm

      É muito arriscado nesta idade, mas o Nuno Tavares fisicamente está 2 patamares acima do Nuno Mendes, apesar do Nuno com 18 anos ainda vir a subir 1 patamar.
      É fácil perceber o toque de bola, receção e maturidade do Nuno Mendes, aspetos em que está acima, mas o Nuno terá o Jesus a puxar por ele e isso tem peso. Concordo com o que referes da defesa a 4 ou a 5, e com o melhor enquadramento coletivo do Tavares.
      Nesta equação o Jesus está a pensar encostar já o Grimaldo, ou está a pensar apenas nas lesões do espanhol, para dar minutos ao Tavares?
      No caso do Nuno, vendeu-se o Acuna e uma possível transferência do Nuno para um colosso, pode alterar tudo. Para melhor se jogar, ou para pior se estiver no banco, tipo Dalot.

      • El Pipito
        Posted Outubro 30, 2020 at 5:26 pm

        O Nuno vai ter mais minutos por culpa da lesão do Grimaldo, mas é um jogador que o JJ acredita muito. Já na pré-época tinha ficado com essa sensação, e as palavras dele têm vindo a confirmar essa ideia.

    • golias
      Posted Outubro 30, 2020 at 1:43 pm

      Concordo com o teu comentário, é muito pertinente a questão da linha de 4 que deixa o Nuno Tavares em vantagem. Não sei se no fim de contas o Mário Rui fará parte das escolhas se os Nunos continuarem a apresentar rendimento, aliás, se o Nuno Tavares continuar assim não surpreende que seja já chamado nesta próxima janela de seleções…

    • KCL
      Posted Outubro 30, 2020 at 1:11 pm

      Haja algo em que a gente concorda. Realmente o Nuno tem agora um treinador que vai puxar por ele taticamente, e o resto é com o tempo e com a experiência.

    • Chico
      Posted Outubro 30, 2020 at 12:00 pm

      Tudo dito neste comentário.

  • DavidDop
    Posted Outubro 30, 2020 at 11:00 am

    Tem razão o Jesus. Sou do Sporting, mas acima de tudo adepto de futebol. O Nuno Tavares, assim como o Nuno Mendes, têm imenso talento, uma enorme margem de progressão. Falando do jogador do Benfica, tem uma condição física estrondosa, uma intensidade de jogo brutal, tanto a atacar como a defender. Vejo nele alguns aspetos a melhorar (muito), normal da idade, mas aspetos esses facilmente trabalhados. Falo da tomada de decisão principalmente a atacar, e de faltas desnecessárias fruto da intensidade que mete no jogo. Na minha opinião pessoal, acho-o melhor que o Grimaldo, aliás, nunca achei o Grimaldo nada de especial, então a defender é constantemente uma avenida. Há que ter minutos de jogo, se os tiver atenção a este menino.
    S L!

    • Goncalo Silva
      Posted Outubro 30, 2020 at 12:49 pm

      É bom ver esse desportivismo por parte de um adepto rival, que acha o que realmente pensa em vez de achar que o do seu clube é logo melhor. Concordo com o que dizes acerca do Nuno Tavares, mas eu tenho a opinião contrária. A meu ver Nuno Mendes neste momento é superior. Tavares vence na capacidade de cruzamento e na potência, mas o Mendes também é bom nesses aspectos, sendo bastante mais completo por defender bastante melhor e jogar bem por dentro e por fora. Para além disso há uma característica muito importante num lateral: consistência. E aí Nuno Mendes ainda o bate aos pontos, sendo melhor tecnicamente e dois anos mais novo.
      O potencial de Nuno Tavares é muito grande, e a meu ver tem muito mais a evoluir que Nuno Mendes, diria que entre estes dois e o Rúben Vinagre teremos os laterais esquerdos do futuro.

  • Skatz
    Posted Outubro 30, 2020 at 10:58 am

    O Nuno Mendes e o Francisco Moura riram-se

    • Chico
      Posted Outubro 30, 2020 at 2:56 pm

      Francisco Moura? Isso foi a sério ou irónico?

    • coach407
      Posted Outubro 30, 2020 at 12:01 pm

      O Francisco Moura ri-se se algum dia chegar sequer a ser internacional.

    • Nunop
      Posted Outubro 30, 2020 at 11:34 am

      Riram-se do quê? O Nuno Tavares pelo potencial físico que tem, se for bem trabalhado a nível defensivo será superior ao Nuno Mendes e muito superior ao Francisco Moura. É um autêntico comboio e tem uma estampa física (1.84m) que os outros dois não conseguem igualar.

  • Pedro Carvalho
    Posted Outubro 30, 2020 at 10:53 am

    Acho o Nuno Mendes do Sporting bem melhor.
    Agora, acho que o Tomás Tavares, completamente desaproveitado, vai ser o titular no lado direito da seleção no futuro a médio prazo. Vão ver

    • Tiago Afonso
      Posted Outubro 30, 2020 at 2:18 pm

      Tomás Tavares que não sabe defender, é lento, não é forte, apenas têm tecnica com a bola nos pés, isso nao chega para ser DD do Benfica quanto mais da Selecção(Eu sei que ele foi lançado aos tubarões e isso não ajuda nada). Com Cancelo, Semedo, Dalot, etc

    • Goncalo Silva
      Posted Outubro 30, 2020 at 12:52 pm

      Cancelo, Semedo e Ricardo ainda vão ter muitos anos de seleção, o Tomás Tavares só poderá tirar-lhes o lugar se for top-20 mundial na posição. E ainda tem a concorrência de Dalot, Tomás Esteves e Filipe Cruz, todos eles me parecem com potencial maior que o Kimmich português.

    • AndreChaves9
      Posted Outubro 30, 2020 at 12:23 pm

      Completamente ao lado. O Tavares do lado direito não tem uma qualidade que indique que vai ser bom jogador

    • Filipe Ferreira
      Posted Outubro 30, 2020 at 11:34 am

      O Tomás Tavares? Banalíssimo. Pelo menos com Jesus, tenho dúvidas que volte a calçar na equipa principal. Na seleção então, quando há Cancelo e Semedo com 26 anos e Ricardo Pereira com 27. Depois ainda existe um menino chamado Tomás Esteves, um ano mais novo que o Tavares. Ainda existe um tal Diogo Dalot com 21 anos. Duvido que o Tomás Tavares alguma vez chegue à seleção principal

  • Sykes
    Posted Outubro 30, 2020 at 10:29 am

    Nuno Mendes has entered the chat…

  • Pipo
    Posted Outubro 30, 2020 at 10:04 am

    Isso quer dizer que o Bernardo Silva é Médio Ofensivo? :)

    Fora de brincadeiras, até ver, será entre este ou o Nuno Mendes do Sporting, veremos quem evolui melhor. A seleção bem precisa, já aos anos que o elo mais fraco da seleção está na lateral esquerda.

    • Kacal
      Posted Outubro 30, 2020 at 1:10 pm

      Fábio Coentrão no Mundial 2010 e Euro 2012. Guerreiro no Euro 2016 em diante. Penso que só mesmo no Mundial 2014 estivemos mal servidos desde 2010. Se formos a ver até a posição de DD tivemos mais tempo com o elo mais fraco porque até aparecerem Ricardo Pereira, Semedo e Cancelo (não foi assim há tanto tempo) jogávamos com João Pereira e Cédric.

    • Filipe Ferreira
      Posted Outubro 30, 2020 at 11:35 am

      Concordo em absoluto. O Guerreiro é claramente a melhor opção que temos atualmente, mas isso não o torna bom. É a posição mais carenciada da seleção atualmente (juntamente com centrais).

    • NoSense
      Posted Outubro 30, 2020 at 11:15 am

      Se for médio ofensivo, Guardiola e Fernando Santos andam a colocá-lo fora de posição…

    • Eder26
      Posted Outubro 30, 2020 at 10:46 am

      Discordo da tua opinião Pipo. A chamada do Raphael Guerreiro à nossa seleção a partir de 2015 foi uma lufada de ar fresco para a posição de DE, embora não estivéssemos estado mal servidos com o imprevisível e irregular Fábio Coentrão, que deixou de contar como jogador de futebol de topo mundial depois do mundial de 2014 mas que antes das lesões chegou a ser titularíssimo do Real Madrid por 1 ou 2 épocas, tal era a sua boa forma. O Guerreiro tem sido dos nossos melhores jogadores de seleção e só no ano do mundial 2018 esteve em péssima forma devido às lesões contraídas nesse ano e consequente falta de jogos e de ritmo e é titular indiscutível do Dortmund atualmente. Na direita, tens Cancelo, Semedo e R. Pereira mas até hoje se o Fernando Santos decidiu qual é o titularíssimo que para mim deveria Ricardo Pereira mas no momento crucial o homem está sempre lesionado. Guerreiro é melhor que Cancelo, Semedo e Ricardo Pereira. A carreira e as consistências exibicional e estatística falam por si.

      • Pipo
        Posted Outubro 30, 2020 at 11:36 am

        Atenção que eu não disse que o Guerreiro era mau jogador. Simplesmente acho que tem muitas falhas a jogar numa defesa a 4, o que faz dele, para mim, o elo mais fraco dos habituais titulares ( no dortmund ou joga a médio a ala esquerdo com 3 centrais).

    • w0bbly
      Posted Outubro 30, 2020 at 10:36 am

      O ponto mais fraco esta na lateral esquerda? What?

      • Pipo
        Posted Outubro 30, 2020 at 11:10 am

        Mas de longe. Não é que o Guerreiro seja mau jogador. Mas não sabe jogar a DE numa tática de 4 defesas.

        • Nunop
          Posted Outubro 30, 2020 at 11:36 am

          Foi só um dos 3 melhores jogadores de Portugal no Euro 2016 (juntamente com Pepe e Patrício), a jogar a DE num sistema de 4 defesas.

  • Filipe Ferreira
    Posted Outubro 30, 2020 at 10:00 am

    Será uma luta entre Nunos. Espero que seja um processo rápido, já que o Raphael Guerreiro é o elo mais fraco do 11 da seleção. Depois fica a faltar um central capaz de fazer dupla com Ruben Dias, como sucessor do Pepe.

    • B.Jardim
      Posted Outubro 30, 2020 at 12:39 pm

      Andamos a jogar com William, Danilo, Moutinho, etc no meio campo mas para si o elo mais fraco é um jogador titular da 2a melhor equipa alemã.

    • DYI
      Posted Outubro 30, 2020 at 11:33 am

      Talvez por gosto pessoal não consigo concordar. Em termos defensivos talvez o Guerreiro não seja extraordinário, mas quando tem a bola no pé acho o muito melhor que os 3 do outro lado. Sempre fui um grande fã do Guerreiro.

      • Filipe Ferreira
        Posted Outubro 30, 2020 at 3:14 pm

        Concordo, com bola no pé é um jogador muito capaz, mas numa posição em que se exige mais capacidade física para fazer piscinas (principalmente no flanco de onde sai Ronaldo e fica um espaço enorme aberto por aproveitar) acho-o insuficiente. Nuno Mendes e Nuno Tavares têm essa capacidade. Acho que o Guerreiro fruto de algumas lesões que acumulou perdeu alguma aceleração e até porque no Dortmund joga cada vez mais como médio, médio-ala e não tanto como um lateral.

  • tiagoF
    Posted Outubro 30, 2020 at 9:50 am

    Sou do Benfica e nunca na vida, o Tavares vai ser o titular. O Nuno Mendes é muito melhor.

    • Kacal
      Posted Outubro 30, 2020 at 1:08 pm

      Se o futebol fosse tão linear assim e só contasse a qualidade intrínseca e o potencial, concordo. No entanto, há outros fatores a ter em conta e o futuro pode ditar uma coisa diferente. Calma! Há imensos exemplos de jogadores que iriam ter melhor carreira que x jogadores e depois foi ao contrário. No teu clube tens o exemplo Rúben Dias/Ferro. Quase todos “babavam” pelo Ferro e diziam que tinha um potencial superior ao Rúben Dias quando este estava nos juniores ou equipa B e mesmo na fase inicial da equipa principal, mas o resto é história.

      • Bernardo Guerreiro
        Posted Outubro 30, 2020 at 4:05 pm

        Obrigado Kacal, é que lendo os comentários de resposta ao meu até pensei que fosse maluco ao estar me a lembrar do hype que davam ao Ferro. Já estava mesmo a pensar que tinha sido um sonho.

        • Kacal
          Posted Outubro 30, 2020 at 4:52 pm

          De nada Bernardo. Eu não sei o que dizem noutros sites e noutros sitios, mas sou assiduo no VM há 7 anos!! E AQUI vi muitos a dizerem que o Ferro tinha mais potencial, isto porque focavam muito na sua capacidade de passe, elegância e saída de bola, mas o Rúben Dias é que confirmou. Não foi sonho, pelo menos aqui no VM não foi.

          • coach407
            Posted Outubro 31, 2020 at 12:34 pm

            E eu até me incluo nas dúvidas se o Ferro não chegaria mais longe, mas a realidade é que o Rúben Dias esteve sempre à frente do Ferro. O que os users do VM previam era que o Ferro quando chegasse o mais alto nível iria evoluir e chegar mais longe. Estavam a apostar claramente contra as odds e contra o estatuto e reconhecimento dos jogadores já que o Rúben Dias foi sempre a referência e a grande aposta. E confirmou-se que realmente o cavalo óbvio era o cavalo vencedor. Que era claramente o Rúben Dias, não me podem dizer que o suplente do Jorge Fernandes é que era bom na formação e o Rúben Dias, capitão e estrela tanto do Benfica como da seleção, estava num patamar inferior…

    • Bernardo Guerreiro
      Posted Outubro 30, 2020 at 10:38 am

      É muito perigoso e desnecessário fazer este tipo de comentários. São dois jogadores jovens com potencial e nem sempre o jogador com mais capacidade enquanto jovem evolui mais. Um exemplo disto é o Ricardo Pereira e o Cancelo, o Cancelo tinha claramente mais potencial e não é de todo errado dizer que o Ricardo está a ter uma carreira mais consistente, só não está a ter uma melhor carreira se considerarmos a reputação dos clubes onde jogou. O Ferro também tinha mais potencial que o Rúben Dias. O Svilar também tinha mais potencial que o Varela. Enfim, tantos casos. É completamente uma incógnita saber qual dos dois vai ser melhor, até porque o Tavares nunca foi aposta contínua como o Mendes e um jovem evolui muito mais a jogar.

      • coach407
        Posted Outubro 30, 2020 at 12:58 pm

        Bem, poderias ter feito tantas comparações, mas conseguiste falhar em todas.

        Ricardo Pereira e Cancelo? Cancelo? Sério? A melhor comparação que encontraste de um lateral que era apontado como tendo potencial e que desiludiu foi, sei lá… o lateral mais caro da história do futebol? Que joga em clubes candidatos a vencer a Champions desde os 23 anos? Sempre com muitos minutos? Nunca jogando menos de 30 jogos? É isso? É que o Cancelo não joga no FC Porto ou no Leicester, às vezes parece que estamos a falar da mesma coisa. Quando o Cancelo estava nesse nível (Valencia) era só o melhor jogador da equipa, provavelmente. Só isso. E na Juventus foi muitas vezes o melhor jogador da equipa. E no Inter foi muitas vezes o melhor jogador da equipa. Podes achar, na tua opinião, que o Ricardo Pereira é melhor, mas dizer que essa comparação diz alguma coisa é esquisito. O Cancelo joga no Manchester City!

        Queres falar de laterais? Sim, o Ricardo Pereira ou o Nélson Semedo não eram ninguém com 18/19 anos ao lado de, por exemplo, o Luís Martins ou o Rafa Soares. Aí estão bons exemplos. O Rafa ou o Luís Martins… o Cancelo? Não brinquem comigo… Quem dera ao Ricardo Pereira um dia alcançar o que o Cancelo já alcançou.

        Depois o Ferro tinha mais potencial que o Rúben Dias onde? Quando? Quando é que o Ferro foi melhor, mais reconhecido, apresentou mais potencial que o Rúben Dias? O Ferro nem era titular na seleção, perdia o lugar imensas vezes para o Jorge Fernandes. O Rúben Dias era o capitão e uma das estrelas da equipa só. Poderia haver quem visse mais potencial no Ferro mas esses eram a minoria.

        Se queres fazer uma comparação entre uma dupla de centrais tens o Diogo Queirós e o Diogo Leite que o Queirós sempre foi apontado como o melhor e depois foi ultrapassado pelo Diogo Leite, mas mesmo essa comparação é demasiado precoce porque nenhum mostrou nada e o Queirós ainda pode perfeitamente mostrar mais que o Leite no futuro.

        Por fim, outra que não faz sentido nenhum é a do Svilar. Onde é que estava o Bruno Varela na idade ATUAL do Svilar? Estava a começar uma época em que não calçou a época toda na II divisão espanhola. Se o Svilar passar a época toda sem jogar no Benfica é pior que o que o Bruno Varela tinha conseguido até então?

        É evidente que o Svilar não está a ter uma carreira inferior ao Bruno Varela até agora. A primeira época relevante do Bruno Varela foi no V. Setúbal. Isto significa que o Svilar em 2021/22 teria de estar a esse nível só para igualar. 2021/22, não agora e muito menos quando tinha 18 anos.

        Mas podes usar o Bruno Varela como exemplo. É que o Bruno na formação do Benfica encostou o José Sá sendo que este é mais velho. O Benfica dispensou o José Sá porque o Bruno Varela era melhor. Atualmente, um jogo na Champions no Olympiakos e outro no V. Guimarães. Pronto, aí está um exemplo com pés e cabeça. O Svilar é um bebé ainda, é da idade do Diogo Costa, por exemplo. Não jogar no Benfica é o normal. Não acho que vá chegar a ser top mundial, mas o Bruno Varela aos 25 anos está no V. Guimarães, não está no Real Madrid portanto o Svilar fazer igual ou melhor continua a ser o normal. Se, eventualmente, acabar no Penafiel aos 25, aí sim, podes usar esse argumento. Atualmente não faz sentido nenhum.

        Tens mesmo muitos exemplos para provar o teu ponto sem qualquer tipo de discussão. Rafa Soares e Luís Martins vs Mário Rui e Raphael Guerreiro, Tiago Ferreira e Roderick vs José Fonte e Pepe. Pedro Pereira vs Nélson Semedo, Fábio Paím vs qualquer jogador.

        • Bernardo Guerreiro
          Posted Outubro 30, 2020 at 4:12 pm

          Não reflecti muito sobre a do Svilar, dou-te essa.
          O resto repito o que disse e não concordo contigo. Se fores ver os posts do VM quando o Rúben subiu à A, 80% dos users comentava que não entendiam pois o Ferro era muito superior.
          Quanto ao Cancelo, é uma questão de perspetiva. O Cancelo joga no City e é o lateral mais caro da história, mas é o lateral mais caro da história que até há 2/3 jogos comia bancada e banco constantemente. Do outro lado, tens o Ricardo que foi top3 todos os anos de uma equipa constantemente na luta pelo top6 da PL e que já foi considerado o jogador do ano do clube. Mas como disse, é uma questão de perspetiva e no caso do Cancelo o comentário serve mais para provar que nada é certo, o Cancelo consideravam-no 50 X melhor q o Ricardo com a mesma idade e agora são poucos os que o acham sequer 2x melhor.

          • coach407
            Posted Outubro 31, 2020 at 12:27 pm

            O que tem os users aqui dizerem que o Ferro é melhor? Os users benfiquistas por aqui também são 99% anti-Vieira. E daí? Teve 50% dos votos sequer? Fez cócegas ao Vieira?

            É uma amostra representativa? Claro que não porque os comentários influenciam-se uns aos outros, enviesando completamente os dados.

            Também houve aqui muitos users que diziam que o Bernardo era melhor que o Cristiano Ronaldo. Que queres que te diga? Na opinião do mundo todo há dúvidas sobre se o Cristiano Ronaldo é melhor que o Bernardo?

            Mas o relevante é que aqui a questão nem são opiniões. A questão é onde eles estavam e onde eles chegaram. Poderia haver quem achasse que o Ferro tinha mais potencial (eu próprio colocava reservas nisso), mas uma coisa é completamente objetiva: o Rúben Dias esteve sempre muito à frente do Ferro! Seja no Benfica ou na seleção portanto é inválido que possas dizer que o Ferro estava à frente do Dias e depois foi ultrapassado. Não. O Rúben Dias está muito à frente do Ferro desde os 10 anos e assim continua a ser. Não houve nenhuma mudança como houve nos Diogos do FC Porto.

            Em relação ao Cancelo, deixo apenas uma pergunta. Na última década quantos jogadores portugueses foram titulares indiscutíveis num clube favorito à Champions? Dando-te uma ajudinha: Dois. O Pepe e o Cristiano Ronaldo. Aquele que é, sem dúvida, o melhor jogador português da história do futebol e o Pepe que é também, no mínimo, top 3 dos melhores centrais portugueses da história.

            Numa segunda linha tens jogadores portugueses que tiveram um período relevante como titulares deste tipo de equipas e que foram dos melhores jogadores dessa equipa nesse período: Bernardo Silva… e João Cancelo.

            Eu pergunto-te: quantos laterais portugueses tiveram o impacto do João Cancelo em clubes estrangeiros favoritos à conquista da Champions? Em toda a história. Fábio Coentrão? Nem de perto. Paulo Ferreira? Não. Nélson Semedo? Não. Bosingwa? Não.

            Opiniões pode haver muitas, mas aos 25 anos o Cancelo já fez o que NENHUM lateral português na história fez. Não significa que seja o melhor. Significa que, aos 25 anos, poderia terminar a carreira hoje e já ficaria na mesma na história dos laterais portugueses com mais impacto em clubes de topo mundial em toda a nossa história. O que é que isto significa? Significa que é complicado dizer que o Cancelo não chegou, NO MÍNIMO, exatamente onde se esperava. Chegou aos clubes de topo mundial, confirmou o seu potencial ofensivo gigante, confirmou também o seu potencial para falhar defensivamente. O que é que ele precisa para confirmar o seu potencial aos 18 anos? Só vai cumprir se tiver um percurso como só Pepe e Cristiano Ronaldo conseguiram nesta era?

            Não percebo o que falta ao Cancelo para cumprir. Pelos vistos chegar ao topo mundial não chega. Ter um percurso que mais nenhum lateral português na história teve também não chega.

            Nuno Mendes, Dalot, Nuno Tavares, Nélson Semedo, Cancelo, Tomás Esteves, Rúben Vinagre, Guerreiro, Ricardo Pereira e tal têm todos muito potencial, mas o que precisam de fazer para cumprir? Serem titulares no Real Madrid 5 épocas consecutivas? Pff não brinquemos. Nenhum o fez na história, mas estes têm obrigação de o fazer. Ficar naquela segunda linha com o Bernardo é uma desilusão….. Se calhar precisam de ser titulares no Leicester ou no Nice para, aí sim, mostrarem que são muito bons. Se calhar chegar à Juventus e ser tão bom que o tornam no lateral mais caro da história não chega para dizer “que grande nível que mostrou!”. Raio do Manchester City é burro e não vêem que o Ricardo Pereira sentava o Kyle Walker de olhos fechados…..

      • Natan265
        Posted Outubro 30, 2020 at 12:39 pm

        Este comentário não tem qualquer lógica. Então o Zé António que é lateral direito indiscutível do Tigelense há 5 anos, capitão e melhor jogador da equipa tem uma carreira melhor que o Cancelo?
        É evidente que a carreira do Cancelo é melhor que a do Ricardo Pereira. Isso da consistência é irrelevante se estamos a comparar clubes de reputações completamente diferentes.
        O Ferro nunca teve mais potencial que o Ruben Dias. O Ruben Dias foi sempre o melhor central nas respetivas camadas jovens.
        Por último não vejo porque motivo não se pode prever a futura capacidade de um jogador olhando para o potencial atual dele. Se vai concretizar-se essa previsão, é outra coisa, mas tem todo o interesse fazer essa análise

        • Bernardo Guerreiro
          Posted Outubro 30, 2020 at 4:17 pm

          O Cancelo destacou-se principalmente no Valência, clube inferior ao Leicester, está a desiludir no City, foi despachado da Juventus por ser inconstante e permeável defensivamente e no Inter destacou-se a espaços e muitas vezes nem era como lateral direito. Portanto diz-me qual destes clubes é assim tão superior à realidade do Leicester, excepto o clube em que ele está a desiludir que nem deve servir como exemplo por isto mesmo.
          Como já respondi ao coach, pesquisa o post do VM quando o Rúben foi promovido ao plantel principal e tens 4 em cada 5 pessoas a dizerem que o Ferro é muito superior.
          Tem todo o interesse em fazer se futurologia afirmando com todas as certezas que vai acontecer? Está bem. É isso mais ou menos.

          • El Pipito
            Posted Outubro 30, 2020 at 5:38 pm

            Está a desiludir no City? Não concordo. Se alguém anda a desiludir é o Guardiola que não senta o Walker e contrata um lateral esquerdo.
            Sobre a passagem do Cancelo na Juve, posso falar à vontade, porque vi praticamente todos os jogos. É patético o que a direção fez ao Cancelo, quando ele antes da lesão era capaz de ser o melhor jogador da equipa. Fez uma má eliminatória na Champions e foi embora. Para ir para lá o Danilo… Se alguém errou foi o clube, não foi o Cancelo.

            • Bernardo Guerreiro
              Posted Outubro 31, 2020 at 12:04 am

              Acho que o Cancelo está a oscilar muito entre jogos bastante bons e jogos terríveis (mais o ano passado, tendo sido mesmo alvo da imprensa inglesa pelos valores da sua transferência e qualidade exibicional)
              Concordo com a tua opinião sobre a passagem na Juventus, mas isso não invalida o que eu disse, ele teve muitos jogos em que desagradou o Allegri pelas suas caraterísticas demasiado ofensivas e foi de facto despachado.

          • Natan265
            Posted Outubro 30, 2020 at 4:32 pm

            Falso. Cancelo não se destacou a espaços no Inter. Ele foi contratado do Inter para a Juventus precisamente porque foi dos melhores jogadores do Inter na 2a metade da época.. No City não está a desiludir. Na 1a época não jogou porque estava em fase de adaptação, o Kyle Walker é fortíssimo e já adaptado às ideias do Guardiola e porque ainda se insistiu muito no Mendy, que está mais que visto que não serve. Nesta fase da época o Cancelo tem sido importante para o City como dizem os ultimos jogos.
            Se alguns comentários do VM servem para aferir o potencial de um jogador, os olheiros e as databases de jogadores andam a ver tudo ao contrário. Afinal de contas basta estar registado na maior base de dados mundial, o VM! Meu Deus..
            Tem todo o interesse para nós, adeptos, fazer futurologia sim. Se é com mais ou menos certeza isso interessa para quê? Não é como se alguem que comenta aqui no VM fosse Pai do jogador ou representante dele lol, até parece que temos alguma responsabilidade desse género. Tudo ao lado, impressionante

            • Bernardo Guerreiro
              Posted Outubro 30, 2020 at 11:57 pm

              Meu deus! Dizeres que o Cancelo foi do Inter para a Juventus faz me entender que as tuas memórias do Cancelo no Inter e na Juventus sejam essas, faltam todas as outras. Depois pegas em 3 jogos recentes do Cancelo e ignoras o final de época penoso do ano passado que era constantemente questionado pela imprensa inglesa e pelos adeptos do City devido ao valor da transferência.
              É preciso explicar o conceito de amostra representativa? A sério, não é um conceito difícil. Classifica-se o hype de um jogador principalmente pela sua fama perante os adeptos e não posso pegar nos milhares de pessoas que passam todos os dias no blog? É suposto ter como base a caixa de comentários do Record ou ignoramos o conceito de amostra representativa e vamos questionar adepto a adepto de futebol? Se aqui ninguém é olheiro e isto não serve para ter uma amostra do hype e potencial de um jogador, acabaste sem te aperceberes de refutar o teu principal argumento. Tudo serve como contra argumento, incrível.
              É tudo ao lado, mas ignoras metade dos meus contra argumentos e o exercício de futurologias com certezas é super interessante. Para mim, então, o Mbappe vai ser, com todas as certezas do mundo, o melhor jogador de sempre. É que nem há dúvidas. Ainda tem 21 anos? Isso não interessa, é super pertinente já concluir que o pico dele será superior ao do Ronaldo ou do Messi.

      • B.Jardim
        Posted Outubro 30, 2020 at 12:37 pm

        O Cancelo é mais novo e o Ricardo nem era lateral, era extremo/avançado.
        Depois, não é só potencial, é que o Nuno Mendes que é 2 anos mais novo que o Tavares, ao dia de hoje já é melhor.

        • Bernardo Guerreiro
          Posted Outubro 30, 2020 at 4:19 pm

          Não nego que seja melhor que o Tavares, isso chega para afirmar que vai ter uma melhor carreira? Não me parece. Mesmo que não te baseies nos meus exemplos, acredito que consegues pensar em bastantes que provam isto.

      • tiagoF
        Posted Outubro 30, 2020 at 11:48 am

        O Mendes tem caracteristicas melhores que o Tavares, agilidade.
        Técnica, recepção.
        Velocidade deve ser ela por ela.
        Capacidade de decisão o Mendes é melhor.
        2 anos mais novo.
        Parece-me um no-brainer para mim.

        Esses cuidados normalmente são mais necessários quando os jogadores ainda não jogaram nas equipas principais a nível sénior.

        • Kacal
          Posted Outubro 30, 2020 at 4:56 pm

          Eu penso que o Bernardo Guerreiro não se refere a nada do que tu disseste. Mas sim a capacidade mental e sorte (sim é preciso). Imagina que o Nuno Mendes é mais fraco mentalmente, pode levá-lo a fracassar mesmo tendo mais potencial. E imagina que tem uma lesão grave e condiciona-o? E depois as escolhas de carreira que tomar podem prejudicá-lo. Basta ver Jota —-> Wolves/Liverpool e Félix —-> Atlético de Madrid e acho que concordamos que o Félix tem mais potencial e acredito que o vá confirmar, mas tem tido mais dificuldades. Daí que não seja tão certo como referes, mas claro que o Nuno Mendes tem em teoria mais potencial, sem dúvida. Dou o exemplo do Fábio Paim, deu em algo? Não. E não teria mais potencial que muitos que deram jogadores? Sim. Claro que o Nuno Mendes já é titular na equipa principal do Sporting e o Nuno Tavares é 2 anos mais velho e não é no Benfica, mas é preciso calma.

        • Bernardo Guerreiro
          Posted Outubro 30, 2020 at 4:22 pm

          O Tavares tem uma dúzia ou menos de jogos a titular no Benfica, qual é o ponto mesmo? Não deixa de ser arriscado fazer essa tipo de afirmações, além disso quantos jogadores não abrandam a evolução numa fase da carreira e outros que só começam a destacar se numa fase bem mais tardia?
          Se queres ir por aí, o Tavares tem melhor pontapé, cruzamento e físico. 2 delas são das mais importantes num lateral.

  • Gunnerz
    Posted Outubro 30, 2020 at 9:37 am

    Epa repetir o q foi dito do Mendes a uns dias é um bocado rasco.

    • Mantorras
      Posted Outubro 31, 2020 at 3:51 pm

      Mas tambem e normal no JJ. E a cena dele isto. Nao aquece nem arrefe ao menos, desta vez, ja e positivo.

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 30, 2020 at 9:35 am

    Em termos de laterais esquerdos Portugal parece estar bem servido para o futuro porque além de Nuno Tavares ainda há Rúben Vinagre e Nuno Mendes.

    Mais atrás mas também com grande potencial há o Nilton Varela, Francisco Moura, Ricardo Mangas, Tote Gomes e ainda Rafael Rodrigues, Filipe Cruz ou Tiago Gouveia que se encontram em preparação.

    Depois há outros jogadores em escalões inferiores como o Leonardo Lelo ou o Gonçalo Costa do Sporting que se ultrapassar as lesões pode vir a ter uma carreira interessante.

    E também não se pode descartar jogadores como o Diogo Dalot, Tomás Tavares ou Thierry Correia que podem fazer a posição de lateral esquerdo facilmente.

    Oxalá também houvessem tantas soluções no centro da defesa e na baliza como existem para as laterais.

    • Artur Trindade
      Posted Outubro 30, 2020 at 2:52 pm

      António,
      Referes o Gonçalo Costa e tenho visto todos os minutos dele, para tentar observar in-loco aquilo que seria um milagre.
      É possível um jogador estar sem jogar durante 2 anos por lesão (18 e 19) e vir a ser um grande jogador.
      O Gonçalo era o melhor DE da formação em Portugal aos 17 anos. Voltou a jogar com 20 anos, com mais 10cm, sem massa muscular e com toda a reaprendizagem motora/técnica/ tática por fazer.
      O que tenho visto do novo Gonçalo Costa? Um jogador com uma vertente ofensiva tremenda, passada larga, chega à linha de fundo com mais facilidade que o Mendes, ideal para a defesa a 5 de Amorim, devia passar á B (Nazinho a titular nos sub23) em breve, e ter minutos com o Amorim ainda esta época.
      Com muito trabalho do Gonçalo acredito no milagre.

  • HeberPrincipe
    Posted Outubro 30, 2020 at 9:30 am

    Já perdi a conta á quantidade de jogadores que o JJ disse serem o futuro de selecção x

  • J. Esperto
    Posted Outubro 30, 2020 at 9:16 am

    Numa coisa concordamos, vai ser um Nuno!

    • RomeuPaulo
      Posted Outubro 30, 2020 at 9:43 am

      Assim de repente, lembro-me que também pode ser um Rúben ou um Guilherme, e ainda há o Francisco.

      Futurologia é muito bonito, mas é uma ciência pouco exata, o Fábio só quando era sub22 é que se tornou lateral esquerdo (embora ainda a tempo de se tornar um dos melhores do mundo e o melhor que alguma vez vi na seleção) e com o Raphael foi parecido, também só em sub22 é que foi chamado à seleção A e só nessa época é que passou a ser mais reconhecido quando foi finalista do Europeu Sub21.

      O mais importante é que Portugal tem jovens talentos a surgir para a posição, é preciso deixá-los crescer, perceber que por vezes vão errar e não colocar uma pressão ridícula sobre eles.

      • Mantorras
        Posted Outubro 31, 2020 at 3:49 pm

        Mas o Raphael ja era lateral. No entanto o teu ponto faz todo o sentido, isto de tentar adivinhar agora e so conversa… ainsa por cima nao tem duvidas. Normal no JJ.

Deixa um comentário