Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: O último jogo de Guardiola pelo Barcelona na Champions, com golaço de Ramires e um momento épico de Torres, faz hoje 8 anos

A 24 de Abril de 2012 tivemos um dos jogos mais marcantes na história da Champions. O Chelsea, depois de ter conseguido uma vantagem de 1-0 na 1.ª mão, viu-se a perder por 2-0, e apenas com 10 jogadores, fruto da expulsão de Terry, sendo que Cahill logo aos 12′ tinha dado o lugar a Bosingwa, mas meteu-se na eliminatória com um golaço de Ramires em cima do intervalo, e na 2.ª parte revelou uma enorme capacidade de sacrifício – o penálti desperdiçado por Messi ajudou -, sendo que nos descontos Fernando Torres, com um golo que correu o Mundo, ainda fez o 2-2 final. Foi o último jogo de Pep à frente dos blaugrana na prova milionária.

https://twitter.com/ChampionsLeague/status/1253641490125017088

Das bancadas:

38 Comentários

  • André Dias
    Posted Abril 24, 2020 at 1:21 pm

    O Chelsea começa por despedir um treinador português (André Villas-Boas), nos quartos de final elimina o Benfica que foi superior, nas meias finais elimina o Barcelona com um dos maiores autocarros da história e na final vence o Bayern de Heynckes em penaltis. Não é à toa que ninguém valoriza Di Matteo por este título, foi completamente caído do céu e sem qualquer justiça (que no futebol vale o que vale).

    Peço desculpa se o meu comentário transparecer alguma azia mas esta edição da Champions soube-me quase a Euro 2004.

    • Giuseppe F
      Posted Abril 24, 2020 at 2:08 pm

      A Grécia foi extremamente competente em 2004. Portugal não conseguiu ter oportunidades na final quase, por exemplo.

      Era um estilo defensivo e conservador, mas não foi isto que o Chelsea fez…

    • Tiago Silva
      Posted Abril 24, 2020 at 2:38 pm

      André Dias, a eliminação do Benfica contra esse Chelsea ainda me está encravada na garganta. Poderíamos ter ido às meias-finais da Champions, fiquei com uma azia!

  • Hirok "The Truth"
    Posted Abril 24, 2020 at 1:25 pm

    Lembro-me bem de ter festejado o golo do Torres na janela de minha casa, momento épico que serviu como uma vingança depois do maior roubo da história da Champions

    • Sai_da_frente_Guedes
      Posted Abril 24, 2020 at 1:41 pm

      Ui o que foste dizer.

    • troza
      Posted Abril 24, 2020 at 2:11 pm

      Curiosamente só faltou eliminar o Inter… mas terem ganho desta forma é uma vingança contra Mourinho.

      E porque digo isto? Aqui fala-se muito desse jogo contra o Barça, mas no ano seguinte na eliminatória entre o Chelsea e o Inter houve um igual (mas cá não se fala).

    • SenyorPuyol
      Posted Abril 24, 2020 at 2:23 pm

      Parece-me normal, eu também festejo quando o Real Madrid perde, e num caso como o deste post, em que perde jogando claramente melhor, o festejo é ainda maior. É como digo, parece-me normal.
      Só não vou à janela, pessoalmente mantenho mais para mim o meu ódio ao Real Madrid, mas cada um tem a sua forma de ser, e entendo perfeitamente quem exteriorize mais.

      O que não me parece normal é a alusão constante à eliminatória de 2009 (o seu caso chama à atenção por puxar o assunto tantas vezes), gostava de entender essa necessidade. Se não levar a mal a minha curiosidade, claro!

      • Hirok "The Truth"
        Posted Abril 24, 2020 at 7:36 pm

        Porque foi efectivamente o maior roubo da história da Champions, e na altura eu gostava do Chelsea e fiquei com um pó ao Barcelona, desde esse dia.. ah e tbem não gosto do Real Madrid, por mim podiam perder sempre os dois que era o melhor..

        • SenyorPuyol
          Posted Abril 24, 2020 at 8:17 pm

          Ok, agradeço a resposta.

          Discordo com o “efectivamente o maior roubo”, visto que no próprio jogo houve também decisões questionáveis contra o Barcelona.

          Sei reconhecer que houve mais erros a nosso favor que do Chelsea, mas para classificar um jogo como “«efectivamente» o maior «roubo» da história da Champions” todas as decisões debatíveis teriam de ser arbitradas a nosso favor, não concorda?
          E sendo assim, teria sido marcado um penalti a nosso favor por mão de Ballack e Abidal não teria sido expulso numa jogada, lá está, debatível.
          Mas esse penalti não foi assinalado e Abidal foi expulso, como tal, para mim esse jogo nem pode ser considerado um “roubo” mas sim uma péssima arbitragem.

          Quanto ao resto, só tenho que respeitar quer quem goste, quer quem não goste do meu clube.

          Já agora, talvez tenha dado a entender outra coisa, mas a referência ao Real Madrid no meu comentário era apenas o meu caso concreto.

    • Manel Ferreira
      Posted Abril 24, 2020 at 6:58 pm

      Não percebo o que leva um português (suponho), a festejar à janela um golo num jogo entre duas equipas estrangeiras, sobretudo por razões tão “mesquinhas”, como uma má arbitragem anterior num jogo também ele entre duas equipas estrangeiras (sobretudo um jogo com uma equipa como o Barça de Guardiola, que gostemos ou não, marcou a história do futebol).
      Mas pronto, cada um com as suas manias. ;)

      • Hirok "The Truth"
        Posted Abril 24, 2020 at 7:34 pm

        Muito sinceramente pq na altura odiava o Barcelona.. eram ajudas atras de ajudas e depois o patrocinio da Unicef era outra.. mas pronto, agora não ligo muito a liga espanhola, portanto não me interessa muito..
        Barcelona e Real Madrid não gosto de nenhum

      • Zimbo
        Posted Abril 24, 2020 at 7:43 pm

        Quem o faz não está a fazer porque é adepto de um clube ou de outro, fá-lo pela razão deste Barcelona ter sido de longe a melhor equipa da sua altura (e uma das melhores da história diga-se) e sendo a melhor equipa ter passado, de facto com uma má arbitragem no jogo anterior, só fez com que o sentimento de querer que o mais fraco ganhe ao mais pequeno aumente ainda mais… ninguém gosta (sem serem os adeptos, sejam eles de onde forem..) que a história seja previsível e o previsível seria o Barcelona a ganhar. E diga-se de passagem que existe muita gente que queria que esse Barcelona perdesse.. talvez jogassem demasiado bem e por risco de perderem fosse menor e no caso do futebol o público sempre gostou mais dos momentos em que o David derrotou o Golias ;)

        • Hirok "The Truth"
          Posted Abril 24, 2020 at 8:59 pm

          Zimbo muito do que diz eu estou de acordo, o Barcelona de Guardiola foi uma das melhores da história e talvez por isso fiquei muito chateado por ter visto aquilo, ganharem daquela maneira.. ah e não gostava nada do tiki taka que dava sono ahah

      • AndreChaves9
        Posted Abril 24, 2020 at 8:25 pm

        É o mesmo que leva um lisboeta a torcer pelo Porto ou o contrário como é o meu caso… A afinidade constrói.se não é decretada e hoje em dia o acesso ao nosso campeonato é igual a qualquer um lá fora logo…

        • Manel Ferreira
          Posted Abril 24, 2020 at 8:45 pm

          Claro que não é decretada, cada um gosta do que bem lhe apetecer (exceto quando se apoia um clube pequeno português, aí já são uns “hipsters da treta que querem ser diferentes”, eheh).
          Era mais a parte do “festejar à janela” que achei piada, vindo de uma pessoa que vive num país onde joga nenhuma dessas equipas e sobretudo com base num erro de arbitragem.
          Mas pelos comentários dele, já deu para perceber que é mais ele ser anti-equipas espanholas (o que, uma vez mais, é perfeitamente aceitável, cada um sabe de si).

    • Kafka
      Posted Abril 24, 2020 at 7:02 pm

      Maior roubo da história da Champions? Estás a falar do escândalo que foi o Inter-Barça? Ou estás a falar de 2 anos vergonhosos do Real-Bayern? Ou do Real-Juve? Ou do Real-PSG?

      Estás um pouco equivocado…. Ainda sim tem imensa piada falares do Chelsea-Barça do ano anterior e não falares dos 2 penaltys escandalosos por assinalar a favor do Barça no Nou Camp

      • Hirok "The Truth"
        Posted Abril 24, 2020 at 7:40 pm

        Não, estou mesmo a falar do ano de 2009, o maior roubo da história é nesse ano.. basta escrever no google ” maior roubo da historia da champions” e aparece logo destacado com o Iniesta a festejar ( e eu que adorava o Iniesta)..
        Não sei pq só falas no Real Madrid, eu não gosto do Real Madrid portanto não percebo.. por mim podiam perder sempre as duas

      • P. Pereira
        Posted Abril 24, 2020 at 9:33 pm

        É normal que cada um, também dependendo de que clube é adepto, tenha uma opinião diferente sobre os maiores roubos da Champions. Por isso também dá jeito lembrar de alguns como Barcelona – Milan (2006), Barcelona – Inter (2010), Barcelona – Arsenal e Real Madrid – Barcelona (2011), Barcelona – City (2014) e Barcelona – PSG (2017).

        • SenyorPuyol
          Posted Abril 24, 2020 at 10:12 pm

          “Dá jeito lembrar”…

          Tem uma lista para cada clube? Ou só “dá jeito” para o Barcelona?

          • P. Pereira
            Posted Abril 24, 2020 at 10:35 pm

            Lá está, tal como disse convém falar dos dois lados. A minha resposta vem em seguimento do comentário do Kafka que focou no Real Madrid e por isso decidi “mostrar o outro lado”. Para mim é igual esta discussão uma vez que apesar de gostar mais do Real não me importo muito se ganham ou se perdem e até acho que ambos os clubes devem ser os 2 clubes mais “ajudados” pela arbitragem internacionalmente. Mais uma vez repito que não foi por estar envolvido o Real Madrid e por ser o Barcelona que escrevi o meu comentário, simplesmente para mim não faz muito sentido falar de um sem falar do outro.
            Cumprimentos.

    • RuiCosta10
      Posted Abril 24, 2020 at 8:58 pm

      Não sei se foi o maior roubo, mas o Barcelona foi claramente beneficiado e ainda existe outro jogo contra o Milan que foi mais do mesmo. EUFAlona no seu melhor.

      • Kafka
        Posted Abril 24, 2020 at 10:17 pm

        Eufalona que rouba escandalosamente o Barça contra o Inter, ou contra o Atl Madrid em 2015 e oferece 3 Champions ao Real… Muitíssimo bom

  • AndreChaves9
    Posted Abril 24, 2020 at 1:51 pm

    Muito injusta esta eliminatória. E eu que queria ver o Robben e Bayern vencedor ainda fiquei mais lixado por perder em casa com este Chelsea. Gostava que o Chelsea tivesse ganho a Champions mas entre 2005-2009

  • Antonio Cassano
    Posted Abril 24, 2020 at 2:21 pm

    Ontem o Carregher veio falar da forma como alegadamente o Chelsea foi enganado na transferencia do Torres, enquanto adepto do Chelsea (que não sou), limitar-me-ia a mostrar o slalom fantástico para o 1º golo.
    O resto é história.

    • AndreChaves9
      Posted Abril 24, 2020 at 2:37 pm

      Não há dúvida que foi uma contratação muito falhada do Chelsea. Não vale apena estar a procurar 10 lances bons em 500 tentativas.

      • Antonio Cassano
        Posted Abril 24, 2020 at 3:51 pm

        Não concordo.
        Momentos como este golo do Torres são os momentos que fazem a história do futebol.
        Poderíamos dizer o mesmo do Éder no Euro. A sua convocatória também seria visto como “muito falhada” mas o simples facto de marcar o golo decisivo na final altera todo o cenário.
        Poderia dizer o mesmo para a contratação de Liedson pelo Porto, no entanto ele faz a assistência para o golo que dá um campeonato.
        Faça o exercício de perguntar a qualquer Português se vê a convocatória do Éder como falhada, ou a qualquer Portista em relação ao Liedson.
        O futebol também é inacreditável por este fator, como um gesto, um momento, um simples toque na bola, podem alterar todo um destino.

      • Sai_da_frente_Guedes
        Posted Abril 24, 2020 at 3:52 pm

        Pagar 60 milhões e ajudar de um forma decisiva ganhar a Champions, está pago.

        • AndreChaves9
          Posted Abril 24, 2020 at 5:35 pm

          Este golo não foi propriamente decisivo.

          • Sai_da_frente_Guedes
            Posted Abril 24, 2020 at 6:51 pm

            Não, se o Barcelona marcasse um golo antes do Torres o que acontecia ?

            • Kafka
              Posted Abril 24, 2020 at 7:05 pm

              Se o Barça tivesse marcado um golo antes, este golo NUNCA teria acontecido, pois foi com o Barça totalmente balanceado para o ataque de forma desesperada

              O Chelsea até poderia empatar de outra forma, mas jamais no último minuto de jogo com 3.1 para o Barça o Barça iria mandar a equipa TODA para frente de forma desesperada

            • Kafka
              Posted Abril 24, 2020 at 7:06 pm

              E portanto o golo não foi decisivo, até porque aquilo foi a última jogada do encontro tanto que o jogo acabou logo ali, logo o Chelsea não precisou deste golo para nada para passar

  • Muska
    Posted Abril 24, 2020 at 2:48 pm

    Ainda ontem estava a comentar este jogo e edição da Champions com o meu pai, é curioso. O motivo da conversa foi relatos de golo épicos que ficaram marcados e dos quais me lembro imediatamente quando penso no jogo. Um deles foi o relato do Gary Neville a este golo do Torres, aquele famoso “orgasmo” quando El Niño finta o Valdés.

    Esta edição da Champions foi absolutamente surreal, um Chelsea que despediu o treinador a meio da época, deixa à frente na equipa um estreante (Di Matteo), termina, salvo erro, fora dos lugares europeus na Premier League nessa época e elimina o Barcelona nas meias e ganha ao Bayern na final com a maior sorte que já vi na vida.

  • Jece
    Posted Abril 24, 2020 at 7:04 pm

    E o escanteio que resulta no gol de empate de Drogba na final , quem conseguiu tb foi o Torres , não foi desperdício a contratação dele não , nos garantiu uma Champions.

  • Vegeta
    Posted Abril 25, 2020 at 8:45 am

    Nem sequer deviam ter jogado este jogo, era o Benfica que devia estar aqui.

Deixa um comentário