Tem a nacionalidade por isso pode jogar, não tem é qualidade para lá estar hoje em dia.
ahgrandebenfica
Posted
Março 19, 2021 at
11:12 pm
Não me façam uma coisa destas! Este rapaz enerva-me solenemente, se isto se concretizar involuntariamente irei apoiar menos a selecção, será mais forte do que eu!
Sou completamente a favor deste tipo de nacionalizações, a partir do momento que tem passaporte é tão seleccionável como outro jogador qualquer, mas aqui já é um caso pessoal.
Antes de virem dizer que é por ser azul… Não tem nada relacionado com isso, não há melhor exemplo para me defender que o caso do Pepe <3 , que é naturalizado e é um dos meus jogadores favoritos, dá me imenso prazer vê-lo a jogar e é um orgulho vê-lo a brilhar com a idade que tem, ainda mais quando está de quinas ao peito.
Cumprimentos
Tiago Peixoto
Posted
Março 19, 2021 at
7:54 pm
É um jogador que vai muito mais além da raça. Tecnicamente é bastante forte, é excelente na pressão, muito bom no passe, defensivamente cumpre perfeitamente (pode jogar até a 6, já aconteceu o ano passado).
Agora, se seria titular na nossa Seleção? Não. Mas pode ser um jogador extremamente útil, pelas suas valias e pela sua polivalência. Eu, se fosse o Fernando Santos, sem dúvida que considerava convocá-lo.
Miguel Lopes
Posted
Março 19, 2021 at
7:40 pm
Para mim, desde que seja português é convocável e ainda por cima, está cá desde os 19/20 anos, não é daqueles naturalizados porque sim.
É mais português que convocar o Konsa do Aston Villa que falam para jogar por Portugal e que nunca aqui viveu, nasceu na Inglaterra e os jornalistas andam a falar nisso.
Pessoalmente gosto da fibra do Otávio, até parece português de origem e vejo o que ele dá ao Porto, e acho que seria útil à seleção — apenas não gosto do facto de ser uma arruaceiro de primeira.
No entanto, o meio campo é onde Portugal tem imensa qualidade, e compreendo que a maioria não queira que ele jogue na seleção devido a não ser Português de nascença (mas esse politicamente correto não está ser seguido pelas melhores seleções do mundo) e depois … mais uma opção com qualidade não cai mal, queira o FS que ele jogue ou não, mas acrescento, ainda não li, vi e ouvi o Otávio a oferecer-se para jogar pela seleção portuguesa.
Antonio Clismo
Posted
Março 19, 2021 at
9:29 pm
Basicamente o Otávio é um Maniche com mais criatividade
Francisco Ramos
Posted
Março 19, 2021 at
6:55 pm
A partir do momento que tem nacionalidade portuguesa, deve ser considerado sem preconceito como qualquer outro jogador.
Todos festejamos o apuramento do Andebol e tem vários luso-cubanos. Inclusive, e infelizmente, choramos a morte de um deles. Festejamos medalhas no Atletismo de uma Camaronesa e um Cubano naturalizados. Fomos campeões europeus com jogadores nascidos em França, Cabo-Verde e o golo da vitória é de um jogador que nasceu em Bissau. Pepe nasceu no Brasil e é indiscutível. No basquete temos exemplos, no futebol de praia também e por aí fora.
Se não for convocado, apenas que seja porque há melhor. Nunca por ser naturalizado.
Saudações desPortistas.
Marcio Ricardo
Posted
Março 19, 2021 at
6:48 pm
Acho que este tipo de jogadores, que nasceram fora e chegaram a Portugal já adultos, só faz sentido serem convocados se forem mais valias. Ora, o Otávio está muito longe disso. O Pepe é uma mais valia, o Deco é uma mais valia. O Otávio é um jogador banalíssimo, daqui a dez anos ninguém se lembra dele.
Joao Goncalves
Posted
Março 19, 2021 at
10:57 pm
Exato. Depois tivemos casos como Liedson e Dyego Sousa a estrearem-se pela seleção quase veteranos. Não faz sentido nenhum. Pela idade, era a altura ideal para o Otávio se estrear mas acho que não se diferencia.
Pablo
Posted
Março 19, 2021 at
6:45 pm
Poderia entrar na convocatória de Fernando Santos. Dos jogadores que menos gosto no Porto não últimos anos (é um arruaceiro) mas é muito competitivo uma peça importante para SC e Porto. É melhor que Pote (sem dúvidas) e que por vezes o meio campo de Portugal é permissivo poderia entrar para subir os níveis de pressão na frente.
RenatoFr
Posted
Março 19, 2021 at
6:06 pm
Qualidade ele tem mas sou contra estas nacionalizações que só acontecem porque não têm lugar na seleção do país de origem.
Se ele tivesse cá desde a infância até percebia, mas assim não concordo.
Aurinegro
Posted
Março 20, 2021 at
10:52 am
A naturalização não acontece por causa do futebol. Qualquer estrangeiro a viver e trabalhar em Portugal por mais de 5 anos pode pedir a cidadania. E se é um cidadão que não causa problemas, que desconta cá e contribui de alguma forma para a sociedade, porque não?
Francisco Ramos
Posted
Março 19, 2021 at
9:36 pm
E se tivesse lugar na seleção de origem (Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau), já era a favor da naturalização?
Otávio chegou ao Porto mais ou menos com a mesma idade que Pepe ao Marítimo e mais novo que de Deco ao Benfica. E nunca ninguém falou de Pepe ou Deco depois do que deram à seleção. Seria por não terem lugar no Brasil?
E ele recebeu a nacionalidade portuguesa por estar há mais de 6 anos no nosso país, não para ir à seleção. Quanto muito era para ser comunitário e conseguir mais facilmente uma transferência para outro país.
Não convocado por haver melhor, concordo. Tudo o resto é apenas…
Artur Trindade
Posted
Março 19, 2021 at
5:54 pm
É um jogador com um percurso consolidado em Portugal para ser opção válida, ao contrário de Gabriel que começou a ser pedido após meia dúzia de jogos, e hoje já não tem defensores da sua chamada.
Apesar de ser ao dia de hoje, diferente mas superior a Pote, vejo-o abaixo de João Mário e André Gomes que não estão nesta convocatória, e que desempenham funções similares.
Como explicar que Matheus Nunes esteja à espera de se estrear nas seleções, quando está em Portugal há 10 anos?
Pelos vistos não basta passar a ter a nacionalidade.
paulosousaw
Posted
Março 20, 2021 at
4:17 am
Nao acho que o André Gomes faça o mesmo papel do Otávio, o AG em Inglaterra é um jogador de mais trabalho. Quanto ao João Mário, apesar da sua importância não acho que esteja a fazer uma grande temporada e as anteriores não têm sido nada por aí além, apesar da sua qualidade que a tem, não considero melhor que o Otávio .
Frickelz
Posted
Março 19, 2021 at
5:51 pm
A partir do momento em que tem nacionalidade portuguesa, claro que fica com hipóteses de ser convocado. Apesar de não gostar da personalidade, reconheço que é um jogador fantástico e tem sido um dos pilares deste Porto. Seria sempre uma opção a ter em conta.
Tal como já venho dito, Portugal tem opções para todos os gostos e sistemas táticos, tomara a muitas seleções ter estas opções todas, agora é preciso ter mãozinhas para este Ferrari (como diria o outro) e pôr esta malta toda a carburar, para no futuro voltarmos todos a festejar mais um título.
Red Punisher
Posted
Março 19, 2021 at
5:27 pm
Uma clara maneira de atrair o jogador a renovar contrato. Para a seleção? Não, obrigado!
Felizmente temos melhores jogadores para a posição, nada contra ser de outro país (vejamos Deco, Bosingwa, Pepe, entre outros luso-africanos que dignifica(ra)m bem a nossa seleção.
Mas acho que falta algo a Otávio para poder vestir a seleção das Quinas, muito ligado também ao seu PÉSSIMO carácter.
Abbas
Posted
Março 19, 2021 at
4:35 pm
Há várias melhores opções para a posição de 8/médio ofensivo.
Oakander10
Posted
Março 19, 2021 at
4:10 pm
Já tinha esta opinião e depois de uma rápida leitura desta caixa de comentários concluo: Otávio é claramente o jogador mais subvalorizado da nossa liga. É daqueles que é necessário um bom entendimento do jogo para perceber toda a sua importância… Para os que entendem menos é só analisar os jogos do Porto com e sem ele.
paulosousaw
Posted
Março 20, 2021 at
4:24 am
Completamente de acordo com o teu comentário e com o que o Kacal referiu de seguida.
Certos comentários fazem pensar que o Otávio é um jogador banal, e pouco diferenciado quando é só o jogador mais importante no Porto, o jogador que faz mexer a equipa, seja a atacar, seja a defender.
E estamos a falar de uma equipas que está nos quartos da Champions.
Tal como o Kacal disse, o facto de ter uma personalidade que nem eu aprecio, nao faz que isso me cegue e não veja toda a qualidade que ele tem .
Kacal
Posted
Março 20, 2021 at
11:55 am
Exactamente Paulo! Pessoas que não são fanaticas e sabem separar as coisas não acho que digam que o Otávio é mau jogador, pelo contrário.
Kacal
Posted
Março 19, 2021 at
8:00 pm
Às vezes acho que certas pessoas comentam só para dar uma de sabichões ou dizer uma coisa diferente.
Tirando alguns que tratam os jogadores rivais como “cepos” e trocam de opinião como quem troca de camisa, tirando esse tipo de pessoas excessivas que são só uma ou outra felizmente, quem é que desvaloriza o Otávio enquanto jogador? Dizem sim que não apreciam por causa da personalidade.
T. Pinto13
Posted
Março 20, 2021 at
3:40 pm
Neste caso Kacal só não gosto de uma parte da personalidade de Otávio assim como não gosto dos gritos do Nuno do meu SCP.
Quanto à qualidade de Otávio não é preciso ser nenhum perito para ver que é um excelente jogador que tem muita qualidade.
Kacal
Posted
Março 20, 2021 at
5:20 pm
Lá está Tomás, acho que ninguém justo, imparcial e com o mínimo conhecimento de futebol nega a qualidade de Otávio. O que não apreciam é a personalidade mas aí é outra questão.
BrunoV
Posted
Março 19, 2021 at
3:40 pm
O Otávio não é um jogador acima da média, ele é um jogador raçudo e, por isso, encaixa no esquema tático do SC na perfeição. Ele tem 26 anos, tem números baixos para um jogador ofensivo e joga na liga portuguesa.
Ele é um bom jogador, mas daí a ser um jogador acima da média… Ainda tem de dar um “salto” de qualidade.
Jogadores acima da média são aqueles que jogam na seleção e na sua posição: B. Fernandes, B. Silva e J. Félix (basta ver que em 6 meses fez mais do que ele).
Ele se fosse central era uma boa opção, e podia ajudar nos próximos 5-6 anos e poderia competir com o D. Carmo, D. Duarte, G. Inácio por um lugar, sendo um jogador ofensivo julgo que não é preciso.
Nobre Leal
Posted
Março 19, 2021 at
2:52 pm
Como alguém que vê todos os jogos do Otávio, sim, para mim tem lugar na seleção.
Olhando para a convocatória atual vejo mais utilidade em ter o Otávio do que por exemplo o Rúben Neves ou o Rafa.
Se jogarmos em 4-3-3, pode ser uma boa opção para darmos criatividade aliada a agressividade no meio campo. Em 4-4-2, pode perfeitamente ser titular numa das alas. Recordo que o Bruno já foi testado nesse papel, e nunca correu bem. O Otávio, estando mais rotinado para essa função, parece-me claramente uma mais valia, pela inteligência tática, dinâmica e criatividade que traz.
Posto isto, dificilmente tem lugar no XI, mas é um jogador muito útil para se ter na convocatória, pela polivalência e por permitir adaptar a equipa e jogar de uma forma diferente.
Acredito que a esmagadora maioria dos que não o querem na seleção são pessoas que não vêem regularmente os jogos do Porto ou que não gostam da pessoa Otávio, que não é difícil.
Shinzy123
Posted
Março 20, 2021 at
10:37 am
Você vê os jogos do Otavio na grandíssima liga Portuguesa lol e nao ve os jogos da premier league. Oi? Tomara o Otavio fazer 1/3 do que ja fez o Ruben
Santos David
Posted
Março 19, 2021 at
7:10 pm
Ola Nobre Leal
Parei de ler quando escrevestes “vejo mais utilidade em ter o Otavio do que por exemplo o Ruben Neves”
Syd Barrett
Posted
Março 20, 2021 at
12:18 am
Santos David, na forma em que o Neves se apresenta hoje, não tem utilidade em lado algum. Espero que suba de forma até ao euro doutra forma nem devia ser convocado.
Shinzy123
Posted
Março 20, 2021 at
10:38 am
tem o Otavio a jogar nesta nossa grande liga ,
Deco10
Posted
Março 20, 2021 at
2:39 pm
Eu sei que quando não se está numa competição acaba-se por não se acompanhar tanto, é compreensível, por isso vou só relembrar que o Otávio joga também na Liga dos Campeões.
Caso não saibas o que isso é, é uma competição onde jogam as melhores equipas da Europa, e o Otávio joga numa das equipas que se qualificou há pouco para as 8 melhores.
Como vejo que não conheces a competição, como amante de futebol aconselho-te a começares a ver, é simplesmente a competição com mais qualidade e a mais apaixonante de clubes do Mundo.
Mantorras
Posted
Março 19, 2021 at
2:43 pm
Ja todos sabemos que e seleccionavel, mas a seleccao nao e um clube. Gosto muito do futebol do Octavio, mas o sonho dele era jogar na seleccao do Brasil, e ate jogou nas camadas jovens e ainda tera hipoteses de um dia la chegar, quem sabe. Preferia convocar para a seleccao de Portugal miudos que sentem mais o pais e cresceram a sonhar jogar de quinas ao peito. Se for convocado, sera sempre bem vindo/recebido (nao e alguem que esta em Portugal ha 2 dias).
Kacal
Posted
Março 19, 2021 at
2:43 pm
Por mim não seria convocado. Temos médios de qualidade e ainda novos, não vale a pena. Depois também não sou muito apreciador do seu perfil dentro campo (certas atitudes) e penso que não seria benéfico para o grupo que temos.
JoaoMiguel96
Posted
Março 19, 2021 at
2:24 pm
Tendo nacionalidade, é convocavel e portanto uma opção legítima. Agora, ao nível da qualidade, não obrigado.
Cresceu imenso no Porto, está cada vez mais completo, mas ainda está uns bons furos atrás dos convocados habituais.
Tiago Silva
Posted
Março 19, 2021 at
2:16 pm
Tendo tão boas opções não acho necessário, para jogadores da mesma posição até Pote ficou de fora, há Bruno, Bernardo e Félix para fazer a posição 10 que é a melhor de Otávio, depois há Ronaldo, Jota, Bernardo, Pedro Neto, Rafa, Trincão para fazer a posição de extremo, não há mesmo necessidade de chamar o Otávio.
El Pipito
Posted
Março 19, 2021 at
4:31 pm
Otávio é melhor que Pote.
Fantantonio
Posted
Março 19, 2021 at
7:41 pm
E pelo que li em baixo, o Bruno Costa ainda é bem mais melhor bom do que o Pote porque o Otávio não tinha lugar no Paços, estamos muito fortes em hot takes hoje.
JJoker
Posted
Março 19, 2021 at
5:46 pm
Quase nas 18 horas de sexta-feira.
Nem tarde, nem cedo: chega de internet por hoje.
El Pipito
Posted
Março 19, 2021 at
7:58 pm
Como têm sido os jogos na folha de Excel? Eu só vejo futebol.
Bruno Cunha
Posted
Março 19, 2021 at
7:53 pm
Isto nem é de todo um take exagerado.
A razão pela qual o nível deles é próximo é por causa dos treinadores.
Otávio está, na minha opinião, espremido ao máximo em termos de qualidade. Pote , apesar de ser o melhor marcador do campeonato, não beneficia nada do sistema de Ruben parecendo muitas vezes que nem sequer está em campo.
El Pipito
Posted
Março 20, 2021 at
2:27 am
Take exagerado? Basta ter olhos na cara e largar a folha de excel.
Sporting1906
Posted
Março 19, 2021 at
5:17 pm
São jogadores diferentes, que estão num nível semelhante. Estou convencido que nem o Sérgio Conceição nem o Rúben Amorim quereriam uma troca de Otávio e Pote, ambas as equipas sairiam a perder.
Mastodon
Posted
Março 19, 2021 at
2:09 pm
Não têm lugar! Alias, se o Sérgio Conceição sair do Porto no final da época, o Otávio perde rapidamente o lugar de indiscutível no plantel do Porto. É um jogador que algumas características que encaixam perfeitamente na ideia do SC mas nem titular no Benfica, Sporting ou Paços ia ser.
Aurinegro
Posted
Março 20, 2021 at
10:55 am
Só falta dizer que esse Paços é o Paços de Sousa e que nem na distrital tem lugar !
Frickelz
Posted
Março 19, 2021 at
5:44 pm
Diria mesmo que no Paços nem no banco estaria.
Deco10
Posted
Março 19, 2021 at
4:04 pm
Imagina que um titularíssimo de uma equipa nos quartos da Champions nem no Paços jogava! Conceição para melhor treinador do Mundo!
heldersoares
Posted
Março 19, 2021 at
3:31 pm
Até dá para rir jogava em qualquer uma a titularissimo
Dracarys
Posted
Março 19, 2021 at
3:17 pm
Bom bait.
Paulo Ribeiro
Posted
Março 19, 2021 at
3:16 pm
Que brincadeira…
Se os pizzi, rafas e evertons desta vida tivessem metade do comprometimento, intensidade e agressividade do Otávio, o Benfica estaria muito melhor..
Kacal
Posted
Março 19, 2021 at
2:44 pm
Não seria titular no Paços?! Não só seria titular como o craque da equipa, não exageremos.
Goncalo Silva
Posted
Março 19, 2021 at
2:33 pm
Epa não era titular no Paços? Que exagero, queres ver que Bruno Costa é melhor…
Antonio Clismo
Posted
Março 19, 2021 at
2:06 pm
A partir do momento em que tem passaporte português fica com todos os direitos de qualquer outro cidadão português, incluindo ser chamado à selecção nacional portuguesa.
E agora até daria jeito para substituir o Renato Sanches na convocatória.
Knox_oTal
Posted
Março 19, 2021 at
1:54 pm
Não, obrigado! Temos melhor actualmente e jovens bastante promissores! Não é preciso, e lá porque tem dupla nacionalidade (o que é legítimo) não tem que ser obrigatoriamente convocado!
heldersoares
Posted
Março 19, 2021 at
3:29 pm
Tirando Bruno Fernandes poderia dizer quem há melhor como médio mais ofensivo que Otávio? Para além da qualidade de Otávio também a jogar nas alas ou seja permite uma dose de soluções que nem Bruno Fernandes dá.
Se vierem com o Pote ok tem números excelentes tem decidido mas tem vistos os jogos do Sporting em jogo jogado Otávio dá muito mais por exemplo se pote tivesse vindo para o porto não jogaria a não ser que SC abdicasse de um uribe e limitasse mais o sergio Oliveira nas suas ações
Shinzy123
Posted
Março 20, 2021 at
10:32 am
Tira as palas azuis sfv. Medios ofensivos? Bernardo Silva , Joao Felix e Bruno Fernandes dizem Ola.
Knox_oTal
Posted
Março 19, 2021 at
6:49 pm
Ah, esqueci-me do João Mário, que obviamente estará à frente na hierarquia (actualmente tem muitos anti-corpos pelos flops no estrangeiro mas continua a ser uma opção mais do que válida quanto a mim, pelo menos é-lo mais que o Otávio). Pode não ter, nem de perto nem de longe, a intensidade do jogador do FCP, mas no que toca a gestão de posse de bola, dos ritmos e último passe, os “pés de veludo” do jogador do Sporting ganham aos pontos. E já atingiu um nível em Portugal que o Otávio ainda sequer esteve perto, para além disso é um dos jogadores mais importantes (na minha óptica pelo menos) no líder actual do campeonato.
É óbvio que é apenas a minha perspectiva, mas no meio de tanta gente espero que seja mais claro o porque de achar que o Otávio não faz falta nenhuma à selecção!
E nem estou a tocar noutras questões, apenas na qualidade futebolística, pois poderia reforçar a minha opinião com o aspecto (e para mim até é o mais importante nestas situações) de não fazer sentido nenhum estar a levar mais um naturalizado às Quinas onde, numa primeira impressão, nunca ouvi o jogador a proferir tal desejo, tenho muitas dúvidas quanto ao seu compromisso e motivos (quer dizer é fácil, não dá para a Canarinha) e não é uma clara mais valia!
Logo, mais do que se perguntar se o Otávio pode ou não ir à selecção (e pode sem dúvida), a questão é mais para quê?!? Na minha opinião, repito, não faz falta!
heldersoares
Posted
Março 19, 2021 at
9:31 pm
E Otávio no ano passado até acho que por volta desta altura manifestou a vontade de jogar por Portugal na altura tinha sido o pedido da nacionalidade feito.
E até acho que disse isto aqui numa notícia sobre isso na altura que é Otávio será assim tão menos português que Anthony Lopes por exemplo? Que até nem vinha a seleção ou Raphael guerreiro que na altura nem sabia falar português neste momento é um cidadão português como nós eu sou contra é fazer se naturalizados forçados, agora cumprindo os requisitos como foi dyego Souza é um cidadão como eu
DM
Posted
Março 20, 2021 at
2:53 pm
Para mim tendo passaporte são um cidadão português como qualquer um, têm todos os direitos e todos os deveres dos demais. Agora dizer que Dyego Souza que se naturaliza aos 30 anos não é forçado… Não forçado foi o Pepe que tinha uns 20 e poucos e capacidade para jogar no Brasil (mais tarde até decidiu terminar a carreira (?) em Portugal, acho que ninguém é contra o Pepe na selecção por isto), estes jogadores a meio/final da carreira que sempre sonharam em vestir a camisola de uma selecção e depois se naturalizam por outra acho que é claramente forçar a coisa. Acho que para ir à selecção não é só necessário ter a cidadania, acho que é preciso sentir a nação caso contrário depois temos casos vergonhosos como foi o do Liedson que vai fazer 6 jogos à selecção com 30 e tal anos, não sabe uma única frase do hino e está lá porque foi a única selecção onde conseguiu jogar e não a selecção onde queria jogar desde sempre.
heldersoares
Posted
Março 19, 2021 at
9:16 pm
Bernardo nem me lembrei confesso pq FS praticamente nunca o pôs no meio campo coisa que acho que por vezes devia ser melhor aproveitada. Ora bem vamos ao resto Otávio dá mais soluções que Bruno Fernandes no sentido de jogar nas alas para mim é superior a Bruno Fernandes nessas funções. O André Gomes eu acho que nem vale a pena comentar pq coitado não vamos insultar o Otávio e nem é médio ofensivo, João felix tem mais golo como pote mas sinceramente para mim neste momento Otávio tá a cima e felix na seleção também é sempre o pior em campo simplesmente não rende onde FS o poe a jogar até seria uma melhor solução realmente jogar a meio campo mas para já não parece…Josue merecia mais para a qualidade que tem é destaque em Israel mas é israel e não atingiu no porto o nível de Otávio
Os únicos que para mim rivalizam mesmo com Otávio é João Maria que sou bastante apreciador e Pizzi que nem referiu mas tem sempre números fantásticos o único que até consegue render tão bem a meio como na ala tal como Otávio mas para mim este último tem feito uma melhor época qualidade de passe, forte no 1×1, capacidade de pressão enorme, garra, grande toque de bola um jogador completo que só lhe falta mais golo para ser mais vezes o verdadeiro destaque
Knox_oTal
Posted
Março 20, 2021 at
8:21 pm
Exacto coitado do André Gomes cuja carreira nem se pode comparar com a carreira majestosa do Otávio! Podes não gostar, embora seja incongruente admirar João Mário e banalizar o André (mas legítimo, tu lá sabes), mas a verdade é que seja a 8 como a médio ofensivo declarado o André Gomes já apresentou um rendimento muito superior ao jogador do FCP e em contextos muito mais exigentes. E ele não cabe actualmente na convocatória, imagina o Otávio! E obrigado por adicionar o Pizzi, mais um!!!
Conclusão, quando tu próprio adicionas jogadores pelo menos do mesmo nível, para ser simpático, a uma lista já algo longa… repito o que raio ia fazer o Otávio à selecção?!?
Depois, continuas a confundir e misturar o facto de ter nacionalidade e ter efectivamente qualidade ou ser pertinente convocá-lo! Como é óbvio tem todos os direitos dos outros, não é menos cidadão que ninguém, mais, é evidentemente um bom jogador e um dos destaques da Liga actual (não é grande elogio), mas simplesmente não tem qualidade suficiente para ser convocado na minha opinião… sabes quem concorda com esta minha visão? O seleccionador nacional…
Knox_oTal
Posted
Março 19, 2021 at
5:59 pm
Primeiro vou fazer de conta que não foi uma insinuação que o Otávio é melhor que o Bernardo Silva (deve ter sido lapso certamente). Depois, vou fechar os olhos à afirmação que o jogador do FCP dá mais soluções que o Bruno Fernandes. E por fim, dando de barato que o Pote não é mais jogador que o Otávio, até pela idade e menor experiência, há uma coisa onde é factualmente melhor… na capacidade de finalização (até agora o Otávio tem 6 golos no máximo numa época, o Pote marcou 7 no Famalicão)! E repito, é mais novo! No resto, para mim há vantagem para o brasileiro (agora luso-brasileiro) é verdade, mas muito devido a uma maior experiência que qualidade. Até porque no passe por exemplo, o Otávio não é nada demais (BF tem uma das suas pechas na eficácia do passe e é bem melhor, Bernardo Silva nem vale a pena falar), depois oferece é muita intensidade, ocupa bem o seu raio de acção, ajuda a ligar os sectores, resumindo, um bom jogador sem dúvida, mas longe de ser prioritário na selecção!
E mesmo descartando, o Bruno, o Bernardo e o Pote, posso referir por exemplo André Gomes que atingiu no Valencia um nível a médio mais ofensivo que o Otávio ainda está por descobrir (se é que algum dia lá chegará). Agora joga de forma diferente no Everton, mas se fosse preciso levava muito mais depressa o André, pois é muito superior a 8 e a 10 também dá rendimento.
E vão 4, vá 3 dando o Pote de barato, mas podemos sempre adicionar um tal de João Félix. E por mim neste momento nem era convocado o wonderkid colchonero, mas muito antes do Otávio, levava o Félix que sabe jogar a 10, sabe cair nas alas e tem muito mais golo.
E depois faço referência a um jogador, embora aqui seja muito da minha preferência pessoal, que se tivesse ficado no Braga e tivesse dado primazia ao lado desportivo da carreira seria, acredito eu, melhor do que o Otávio e mais útil na selecção. Falo do Josué!!!
E, bem sei que não é mesma coisa, como falei em jovens promissores aqui vai uma pequena lista de jovens com maior potencial do que Otávio e que serão no futuro muito mais úteis à selecção: Daniel Bragança (se tiver continuidade o toque de bola não engana), Fábio Vieira (total incapacidade do treinador de o potenciar), Domingos Quina, Paulo Bernardo, entre outros.
Espero que esteja detalhado o suficiente!!!
ktc
Posted
Março 19, 2021 at
7:31 pm
Então essa do Josué poder ser melhor que o Otávio, é mesmo querer desvalorizar este mesmo.
ktc
Posted
Março 19, 2021 at
7:30 pm
Detalhado não está.
Comparar um Otávio com André dp Valencia não faz o mínimo sentido, no máximo podes comparar o Otávio com o André do Everton , que continua a ser um bom jogador embora com características diferentes.
Depois comparas ao Felix , outra comparação sem fundamento porque têm caracteristicas completamente diferentes, o Felix é um jogador de último terço, muito mais virtuoso,, o Otávio é um médio muito completo taticamente que ajuda nos dois lados do campo.
O Otávio no Porto joga muito na ala mas costuma ir sempre mais para o meio , pode jogar também a 8, posição que acho que até favorece as suas qualidades. É um jogador bastante bom tecnica e taticamente. Não percebo esta tentativa de desvalorizarem o jogador para tentarem valorizar outros. Cada um tem as suas caractersticas e custa um bocado andarem a comparar jogadores que , apesar de poderem jogar na mesma posição, têm caraterísticas completamente diferentes, não faz o mínimo sentido.
Knox_oTal
Posted
Março 19, 2021 at
9:38 pm
Leste mal de certeza, deve ser dos nervos!
A questão era termos de posição de médio ofensivo, e foi o que fiz uma lista de jogadores que podem fazer a posição! Não afirmei que tinham todos as mesmas características, obviamente têm TODOS perfis diferentes (ou quase todos) e devido a isso interpretam a posição de forma diferente!
Logo, o André Gomes e o João Félix se necessário seriam capazes de fazer a posição de 10 ou falso ala se fosse preciso? Sim, porque já o fizeram, se dão coisas diferentes que o Otávio nessas mesmas posições, claro, se seriam primeiras opções na selecção nessas posições… claro que não, pois ainda há o Bernardo e o Bruno que omites por conveniência! E o que é isso do André do Everton?!? O André Gomes faz no Everton o que lhe é pedido pelo seu treinador, se tivesse nos Wolves com o NES teria muito provavelmente um papel diferente e mais solto/ofensivo.
O Josué, é fácil mais uma vez, pois a vontade em contrariar é tão grande que nem se lê bem, disse especificamente que nesse caso era uma preferência pessoal e uma situação hipotética. O que queria dizer era que se o Josué tivesse investido mais na sua carreira desportivamente (sobretudo quando passou pelo Braga se tivesse tido outra gestão de carreira) seria melhor que o Otávio na minha opinião e também ele estaria à frente na hierarquia.
Ainda assim, nem preciso de perder muito tempo com situações hipotéticas, pois há dois claros candidatos e indiscutíveis para essa missão na selecção (Bruno e Bernardo), que estão num patamar muito acima neste momento. E há outras alternativas, como o Gomes, o Pote, o João Mário e o Félix, que podem assumir se necessário e alguns muito provavelmente com melhor rendimento. Logo, para que raio convocar o Otávio?!? Era o que estava a tentar demonstrar!
E mesmo a 8, era a mesma conversa! Alternativa por alternativa, já temos que chegue, melhores e com mais futuro!
Se isso quer dizer que estou a desvalorizar o Otávio? Nada disso, estou a dar a minha opinião sobre o assunto, podes concordar ou não… resto é lidar ou arranjar melhores argumentos! E para clarificar, é perfeitamente evidente que o Otávio é um dos melhores jogadores do actual campeonato, e sempre o achei um bom jogador (com uma postura horrível)… mas, para mim, não chega para as Quinas, nem faz falta!
Espero que esteja mais detalhado… e força nessa luta!
ktc
Posted
Março 20, 2021 at
1:15 pm
Eu nunca disse que o Otávio deveria ser convocado ou não, agora tu estás a comparar jogadores que nem comparação têm, meter o Pote ao lado do Otávio, ao dia de hoje, não faz sentido nenhum.
O Otávio é um médio muito completo taticamente que permite à equipa mudar de sistema durante o jogo, o que muitas vezes é melhor do que ter um jogador mais evoluído tecnicamente no plantel.
A luta não é minha, felizmente tenho formação na área, mas aqui o especialista em futebol e scouting é o senhor, eu só vim aprender
Knox_oTal
Posted
Março 20, 2021 at
8:12 pm
Não sei se é uma luta tua ou não, mas continuas com muita dificuldade em distinguir uma posição de campo com perfis e características individuais dos jogadores.
Se tens formação na área, parabéns, parece interessante… e se aprendeste alguma coisa comigo, ainda bem!
Sobre o Pote, aconselho reler o que escrevi… no geral muita precipitação, argumentação encrespada mas algo vazia…
Bem haja aqui do “especialista”!
DM
Posted
Março 19, 2021 at
5:52 pm
Para além do BF temos Bernardo Silva, Diogo Jota e João Felix indiscutivelmente melhores. Depois há uns quantos que são discutiveis e nem acho que o Pote seja um deles, atualmente é muito menos jogador. O Otávio é bom jogador mas não acho que fosse uma mais valia assim tão grande, o meio campo é onde temos mais soluções de qualidade e a primeira e segunda linha são bem melhores que o Otavio
joaodjesus
Posted
Março 19, 2021 at
5:24 pm
Bernardo Silva.
ktc
Posted
Março 19, 2021 at
5:13 pm
Comparar o Pote ao Otávio devia dar prisão haha Não digo que o Pote não possa vir a ser melhor que o Otávio, agora atualmente ? Nem lá perto. Otávio tem mais que nivel para ser convocado, agora a questão é, vale a pena convocar um jogador “estrangeiro” quando existem outras boas opções? O jogador pretende ser convocado ?
Eu não sou contra a convocatória de atletas que não nasceram em Portugal, o exemplo do Pepe é perfeito, defendeu sempre com tudo o que tinha a nossa nação. Mas sou contra os Liedsons e Diegos Sousas desta vida
69 Comentários
Shinzy123
Portugal = Seleção B da escrete ok
Leandro
Tem a nacionalidade por isso pode jogar, não tem é qualidade para lá estar hoje em dia.
ahgrandebenfica
Não me façam uma coisa destas! Este rapaz enerva-me solenemente, se isto se concretizar involuntariamente irei apoiar menos a selecção, será mais forte do que eu!
Sou completamente a favor deste tipo de nacionalizações, a partir do momento que tem passaporte é tão seleccionável como outro jogador qualquer, mas aqui já é um caso pessoal.
Antes de virem dizer que é por ser azul… Não tem nada relacionado com isso, não há melhor exemplo para me defender que o caso do Pepe <3 , que é naturalizado e é um dos meus jogadores favoritos, dá me imenso prazer vê-lo a jogar e é um orgulho vê-lo a brilhar com a idade que tem, ainda mais quando está de quinas ao peito.
Cumprimentos
Tiago Peixoto
É um jogador que vai muito mais além da raça. Tecnicamente é bastante forte, é excelente na pressão, muito bom no passe, defensivamente cumpre perfeitamente (pode jogar até a 6, já aconteceu o ano passado).
Agora, se seria titular na nossa Seleção? Não. Mas pode ser um jogador extremamente útil, pelas suas valias e pela sua polivalência. Eu, se fosse o Fernando Santos, sem dúvida que considerava convocá-lo.
Miguel Lopes
Para mim, desde que seja português é convocável e ainda por cima, está cá desde os 19/20 anos, não é daqueles naturalizados porque sim.
É mais português que convocar o Konsa do Aston Villa que falam para jogar por Portugal e que nunca aqui viveu, nasceu na Inglaterra e os jornalistas andam a falar nisso.
Pessoalmente gosto da fibra do Otávio, até parece português de origem e vejo o que ele dá ao Porto, e acho que seria útil à seleção — apenas não gosto do facto de ser uma arruaceiro de primeira.
No entanto, o meio campo é onde Portugal tem imensa qualidade, e compreendo que a maioria não queira que ele jogue na seleção devido a não ser Português de nascença (mas esse politicamente correto não está ser seguido pelas melhores seleções do mundo) e depois … mais uma opção com qualidade não cai mal, queira o FS que ele jogue ou não, mas acrescento, ainda não li, vi e ouvi o Otávio a oferecer-se para jogar pela seleção portuguesa.
Antonio Clismo
Basicamente o Otávio é um Maniche com mais criatividade
Francisco Ramos
A partir do momento que tem nacionalidade portuguesa, deve ser considerado sem preconceito como qualquer outro jogador.
Todos festejamos o apuramento do Andebol e tem vários luso-cubanos. Inclusive, e infelizmente, choramos a morte de um deles. Festejamos medalhas no Atletismo de uma Camaronesa e um Cubano naturalizados. Fomos campeões europeus com jogadores nascidos em França, Cabo-Verde e o golo da vitória é de um jogador que nasceu em Bissau. Pepe nasceu no Brasil e é indiscutível. No basquete temos exemplos, no futebol de praia também e por aí fora.
Se não for convocado, apenas que seja porque há melhor. Nunca por ser naturalizado.
Saudações desPortistas.
Marcio Ricardo
Acho que este tipo de jogadores, que nasceram fora e chegaram a Portugal já adultos, só faz sentido serem convocados se forem mais valias. Ora, o Otávio está muito longe disso. O Pepe é uma mais valia, o Deco é uma mais valia. O Otávio é um jogador banalíssimo, daqui a dez anos ninguém se lembra dele.
Joao Goncalves
Exato. Depois tivemos casos como Liedson e Dyego Sousa a estrearem-se pela seleção quase veteranos. Não faz sentido nenhum. Pela idade, era a altura ideal para o Otávio se estrear mas acho que não se diferencia.
Pablo
Poderia entrar na convocatória de Fernando Santos. Dos jogadores que menos gosto no Porto não últimos anos (é um arruaceiro) mas é muito competitivo uma peça importante para SC e Porto. É melhor que Pote (sem dúvidas) e que por vezes o meio campo de Portugal é permissivo poderia entrar para subir os níveis de pressão na frente.
RenatoFr
Qualidade ele tem mas sou contra estas nacionalizações que só acontecem porque não têm lugar na seleção do país de origem.
Se ele tivesse cá desde a infância até percebia, mas assim não concordo.
Aurinegro
A naturalização não acontece por causa do futebol. Qualquer estrangeiro a viver e trabalhar em Portugal por mais de 5 anos pode pedir a cidadania. E se é um cidadão que não causa problemas, que desconta cá e contribui de alguma forma para a sociedade, porque não?
Francisco Ramos
E se tivesse lugar na seleção de origem (Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau), já era a favor da naturalização?
Otávio chegou ao Porto mais ou menos com a mesma idade que Pepe ao Marítimo e mais novo que de Deco ao Benfica. E nunca ninguém falou de Pepe ou Deco depois do que deram à seleção. Seria por não terem lugar no Brasil?
E ele recebeu a nacionalidade portuguesa por estar há mais de 6 anos no nosso país, não para ir à seleção. Quanto muito era para ser comunitário e conseguir mais facilmente uma transferência para outro país.
Não convocado por haver melhor, concordo. Tudo o resto é apenas…
Artur Trindade
É um jogador com um percurso consolidado em Portugal para ser opção válida, ao contrário de Gabriel que começou a ser pedido após meia dúzia de jogos, e hoje já não tem defensores da sua chamada.
Apesar de ser ao dia de hoje, diferente mas superior a Pote, vejo-o abaixo de João Mário e André Gomes que não estão nesta convocatória, e que desempenham funções similares.
Como explicar que Matheus Nunes esteja à espera de se estrear nas seleções, quando está em Portugal há 10 anos?
Pelos vistos não basta passar a ter a nacionalidade.
paulosousaw
Nao acho que o André Gomes faça o mesmo papel do Otávio, o AG em Inglaterra é um jogador de mais trabalho. Quanto ao João Mário, apesar da sua importância não acho que esteja a fazer uma grande temporada e as anteriores não têm sido nada por aí além, apesar da sua qualidade que a tem, não considero melhor que o Otávio .
Frickelz
A partir do momento em que tem nacionalidade portuguesa, claro que fica com hipóteses de ser convocado. Apesar de não gostar da personalidade, reconheço que é um jogador fantástico e tem sido um dos pilares deste Porto. Seria sempre uma opção a ter em conta.
Tal como já venho dito, Portugal tem opções para todos os gostos e sistemas táticos, tomara a muitas seleções ter estas opções todas, agora é preciso ter mãozinhas para este Ferrari (como diria o outro) e pôr esta malta toda a carburar, para no futuro voltarmos todos a festejar mais um título.
Red Punisher
Uma clara maneira de atrair o jogador a renovar contrato. Para a seleção? Não, obrigado!
Felizmente temos melhores jogadores para a posição, nada contra ser de outro país (vejamos Deco, Bosingwa, Pepe, entre outros luso-africanos que dignifica(ra)m bem a nossa seleção.
Mas acho que falta algo a Otávio para poder vestir a seleção das Quinas, muito ligado também ao seu PÉSSIMO carácter.
Abbas
Há várias melhores opções para a posição de 8/médio ofensivo.
Oakander10
Já tinha esta opinião e depois de uma rápida leitura desta caixa de comentários concluo: Otávio é claramente o jogador mais subvalorizado da nossa liga. É daqueles que é necessário um bom entendimento do jogo para perceber toda a sua importância… Para os que entendem menos é só analisar os jogos do Porto com e sem ele.
paulosousaw
Completamente de acordo com o teu comentário e com o que o Kacal referiu de seguida.
Certos comentários fazem pensar que o Otávio é um jogador banal, e pouco diferenciado quando é só o jogador mais importante no Porto, o jogador que faz mexer a equipa, seja a atacar, seja a defender.
E estamos a falar de uma equipas que está nos quartos da Champions.
Tal como o Kacal disse, o facto de ter uma personalidade que nem eu aprecio, nao faz que isso me cegue e não veja toda a qualidade que ele tem .
Kacal
Exactamente Paulo! Pessoas que não são fanaticas e sabem separar as coisas não acho que digam que o Otávio é mau jogador, pelo contrário.
Kacal
Às vezes acho que certas pessoas comentam só para dar uma de sabichões ou dizer uma coisa diferente.
Tirando alguns que tratam os jogadores rivais como “cepos” e trocam de opinião como quem troca de camisa, tirando esse tipo de pessoas excessivas que são só uma ou outra felizmente, quem é que desvaloriza o Otávio enquanto jogador? Dizem sim que não apreciam por causa da personalidade.
T. Pinto13
Neste caso Kacal só não gosto de uma parte da personalidade de Otávio assim como não gosto dos gritos do Nuno do meu SCP.
Quanto à qualidade de Otávio não é preciso ser nenhum perito para ver que é um excelente jogador que tem muita qualidade.
Kacal
Lá está Tomás, acho que ninguém justo, imparcial e com o mínimo conhecimento de futebol nega a qualidade de Otávio. O que não apreciam é a personalidade mas aí é outra questão.
BrunoV
O Otávio não é um jogador acima da média, ele é um jogador raçudo e, por isso, encaixa no esquema tático do SC na perfeição. Ele tem 26 anos, tem números baixos para um jogador ofensivo e joga na liga portuguesa.
Ele é um bom jogador, mas daí a ser um jogador acima da média… Ainda tem de dar um “salto” de qualidade.
Jogadores acima da média são aqueles que jogam na seleção e na sua posição: B. Fernandes, B. Silva e J. Félix (basta ver que em 6 meses fez mais do que ele).
Ele se fosse central era uma boa opção, e podia ajudar nos próximos 5-6 anos e poderia competir com o D. Carmo, D. Duarte, G. Inácio por um lugar, sendo um jogador ofensivo julgo que não é preciso.
Nobre Leal
Como alguém que vê todos os jogos do Otávio, sim, para mim tem lugar na seleção.
Olhando para a convocatória atual vejo mais utilidade em ter o Otávio do que por exemplo o Rúben Neves ou o Rafa.
Se jogarmos em 4-3-3, pode ser uma boa opção para darmos criatividade aliada a agressividade no meio campo. Em 4-4-2, pode perfeitamente ser titular numa das alas. Recordo que o Bruno já foi testado nesse papel, e nunca correu bem. O Otávio, estando mais rotinado para essa função, parece-me claramente uma mais valia, pela inteligência tática, dinâmica e criatividade que traz.
Posto isto, dificilmente tem lugar no XI, mas é um jogador muito útil para se ter na convocatória, pela polivalência e por permitir adaptar a equipa e jogar de uma forma diferente.
Acredito que a esmagadora maioria dos que não o querem na seleção são pessoas que não vêem regularmente os jogos do Porto ou que não gostam da pessoa Otávio, que não é difícil.
Shinzy123
Você vê os jogos do Otavio na grandíssima liga Portuguesa lol e nao ve os jogos da premier league. Oi? Tomara o Otavio fazer 1/3 do que ja fez o Ruben
Santos David
Ola Nobre Leal
Parei de ler quando escrevestes “vejo mais utilidade em ter o Otavio do que por exemplo o Ruben Neves”
Syd Barrett
Santos David, na forma em que o Neves se apresenta hoje, não tem utilidade em lado algum. Espero que suba de forma até ao euro doutra forma nem devia ser convocado.
Shinzy123
tem o Otavio a jogar nesta nossa grande liga ,
Deco10
Eu sei que quando não se está numa competição acaba-se por não se acompanhar tanto, é compreensível, por isso vou só relembrar que o Otávio joga também na Liga dos Campeões.
Caso não saibas o que isso é, é uma competição onde jogam as melhores equipas da Europa, e o Otávio joga numa das equipas que se qualificou há pouco para as 8 melhores.
Como vejo que não conheces a competição, como amante de futebol aconselho-te a começares a ver, é simplesmente a competição com mais qualidade e a mais apaixonante de clubes do Mundo.
Mantorras
Ja todos sabemos que e seleccionavel, mas a seleccao nao e um clube. Gosto muito do futebol do Octavio, mas o sonho dele era jogar na seleccao do Brasil, e ate jogou nas camadas jovens e ainda tera hipoteses de um dia la chegar, quem sabe. Preferia convocar para a seleccao de Portugal miudos que sentem mais o pais e cresceram a sonhar jogar de quinas ao peito. Se for convocado, sera sempre bem vindo/recebido (nao e alguem que esta em Portugal ha 2 dias).
Kacal
Por mim não seria convocado. Temos médios de qualidade e ainda novos, não vale a pena. Depois também não sou muito apreciador do seu perfil dentro campo (certas atitudes) e penso que não seria benéfico para o grupo que temos.
JoaoMiguel96
Tendo nacionalidade, é convocavel e portanto uma opção legítima. Agora, ao nível da qualidade, não obrigado.
Cresceu imenso no Porto, está cada vez mais completo, mas ainda está uns bons furos atrás dos convocados habituais.
Tiago Silva
Tendo tão boas opções não acho necessário, para jogadores da mesma posição até Pote ficou de fora, há Bruno, Bernardo e Félix para fazer a posição 10 que é a melhor de Otávio, depois há Ronaldo, Jota, Bernardo, Pedro Neto, Rafa, Trincão para fazer a posição de extremo, não há mesmo necessidade de chamar o Otávio.
El Pipito
Otávio é melhor que Pote.
Fantantonio
E pelo que li em baixo, o Bruno Costa ainda é bem mais melhor bom do que o Pote porque o Otávio não tinha lugar no Paços, estamos muito fortes em hot takes hoje.
JJoker
Quase nas 18 horas de sexta-feira.
Nem tarde, nem cedo: chega de internet por hoje.
El Pipito
Como têm sido os jogos na folha de Excel? Eu só vejo futebol.
Bruno Cunha
Isto nem é de todo um take exagerado.
A razão pela qual o nível deles é próximo é por causa dos treinadores.
Otávio está, na minha opinião, espremido ao máximo em termos de qualidade. Pote , apesar de ser o melhor marcador do campeonato, não beneficia nada do sistema de Ruben parecendo muitas vezes que nem sequer está em campo.
El Pipito
Take exagerado? Basta ter olhos na cara e largar a folha de excel.
Sporting1906
São jogadores diferentes, que estão num nível semelhante. Estou convencido que nem o Sérgio Conceição nem o Rúben Amorim quereriam uma troca de Otávio e Pote, ambas as equipas sairiam a perder.
Mastodon
Não têm lugar! Alias, se o Sérgio Conceição sair do Porto no final da época, o Otávio perde rapidamente o lugar de indiscutível no plantel do Porto. É um jogador que algumas características que encaixam perfeitamente na ideia do SC mas nem titular no Benfica, Sporting ou Paços ia ser.
Aurinegro
Só falta dizer que esse Paços é o Paços de Sousa e que nem na distrital tem lugar !
Frickelz
Diria mesmo que no Paços nem no banco estaria.
Deco10
Imagina que um titularíssimo de uma equipa nos quartos da Champions nem no Paços jogava! Conceição para melhor treinador do Mundo!
heldersoares
Até dá para rir jogava em qualquer uma a titularissimo
Dracarys
Bom bait.
Paulo Ribeiro
Que brincadeira…
Se os pizzi, rafas e evertons desta vida tivessem metade do comprometimento, intensidade e agressividade do Otávio, o Benfica estaria muito melhor..
Kacal
Não seria titular no Paços?! Não só seria titular como o craque da equipa, não exageremos.
Goncalo Silva
Epa não era titular no Paços? Que exagero, queres ver que Bruno Costa é melhor…
Antonio Clismo
A partir do momento em que tem passaporte português fica com todos os direitos de qualquer outro cidadão português, incluindo ser chamado à selecção nacional portuguesa.
E agora até daria jeito para substituir o Renato Sanches na convocatória.
Knox_oTal
Não, obrigado! Temos melhor actualmente e jovens bastante promissores! Não é preciso, e lá porque tem dupla nacionalidade (o que é legítimo) não tem que ser obrigatoriamente convocado!
heldersoares
Tirando Bruno Fernandes poderia dizer quem há melhor como médio mais ofensivo que Otávio? Para além da qualidade de Otávio também a jogar nas alas ou seja permite uma dose de soluções que nem Bruno Fernandes dá.
Se vierem com o Pote ok tem números excelentes tem decidido mas tem vistos os jogos do Sporting em jogo jogado Otávio dá muito mais por exemplo se pote tivesse vindo para o porto não jogaria a não ser que SC abdicasse de um uribe e limitasse mais o sergio Oliveira nas suas ações
Shinzy123
Tira as palas azuis sfv. Medios ofensivos? Bernardo Silva , Joao Felix e Bruno Fernandes dizem Ola.
Knox_oTal
Ah, esqueci-me do João Mário, que obviamente estará à frente na hierarquia (actualmente tem muitos anti-corpos pelos flops no estrangeiro mas continua a ser uma opção mais do que válida quanto a mim, pelo menos é-lo mais que o Otávio). Pode não ter, nem de perto nem de longe, a intensidade do jogador do FCP, mas no que toca a gestão de posse de bola, dos ritmos e último passe, os “pés de veludo” do jogador do Sporting ganham aos pontos. E já atingiu um nível em Portugal que o Otávio ainda sequer esteve perto, para além disso é um dos jogadores mais importantes (na minha óptica pelo menos) no líder actual do campeonato.
É óbvio que é apenas a minha perspectiva, mas no meio de tanta gente espero que seja mais claro o porque de achar que o Otávio não faz falta nenhuma à selecção!
E nem estou a tocar noutras questões, apenas na qualidade futebolística, pois poderia reforçar a minha opinião com o aspecto (e para mim até é o mais importante nestas situações) de não fazer sentido nenhum estar a levar mais um naturalizado às Quinas onde, numa primeira impressão, nunca ouvi o jogador a proferir tal desejo, tenho muitas dúvidas quanto ao seu compromisso e motivos (quer dizer é fácil, não dá para a Canarinha) e não é uma clara mais valia!
Logo, mais do que se perguntar se o Otávio pode ou não ir à selecção (e pode sem dúvida), a questão é mais para quê?!? Na minha opinião, repito, não faz falta!
heldersoares
E Otávio no ano passado até acho que por volta desta altura manifestou a vontade de jogar por Portugal na altura tinha sido o pedido da nacionalidade feito.
E até acho que disse isto aqui numa notícia sobre isso na altura que é Otávio será assim tão menos português que Anthony Lopes por exemplo? Que até nem vinha a seleção ou Raphael guerreiro que na altura nem sabia falar português neste momento é um cidadão português como nós eu sou contra é fazer se naturalizados forçados, agora cumprindo os requisitos como foi dyego Souza é um cidadão como eu
DM
Para mim tendo passaporte são um cidadão português como qualquer um, têm todos os direitos e todos os deveres dos demais. Agora dizer que Dyego Souza que se naturaliza aos 30 anos não é forçado… Não forçado foi o Pepe que tinha uns 20 e poucos e capacidade para jogar no Brasil (mais tarde até decidiu terminar a carreira (?) em Portugal, acho que ninguém é contra o Pepe na selecção por isto), estes jogadores a meio/final da carreira que sempre sonharam em vestir a camisola de uma selecção e depois se naturalizam por outra acho que é claramente forçar a coisa. Acho que para ir à selecção não é só necessário ter a cidadania, acho que é preciso sentir a nação caso contrário depois temos casos vergonhosos como foi o do Liedson que vai fazer 6 jogos à selecção com 30 e tal anos, não sabe uma única frase do hino e está lá porque foi a única selecção onde conseguiu jogar e não a selecção onde queria jogar desde sempre.
heldersoares
Bernardo nem me lembrei confesso pq FS praticamente nunca o pôs no meio campo coisa que acho que por vezes devia ser melhor aproveitada. Ora bem vamos ao resto Otávio dá mais soluções que Bruno Fernandes no sentido de jogar nas alas para mim é superior a Bruno Fernandes nessas funções. O André Gomes eu acho que nem vale a pena comentar pq coitado não vamos insultar o Otávio e nem é médio ofensivo, João felix tem mais golo como pote mas sinceramente para mim neste momento Otávio tá a cima e felix na seleção também é sempre o pior em campo simplesmente não rende onde FS o poe a jogar até seria uma melhor solução realmente jogar a meio campo mas para já não parece…Josue merecia mais para a qualidade que tem é destaque em Israel mas é israel e não atingiu no porto o nível de Otávio
Os únicos que para mim rivalizam mesmo com Otávio é João Maria que sou bastante apreciador e Pizzi que nem referiu mas tem sempre números fantásticos o único que até consegue render tão bem a meio como na ala tal como Otávio mas para mim este último tem feito uma melhor época qualidade de passe, forte no 1×1, capacidade de pressão enorme, garra, grande toque de bola um jogador completo que só lhe falta mais golo para ser mais vezes o verdadeiro destaque
Knox_oTal
Exacto coitado do André Gomes cuja carreira nem se pode comparar com a carreira majestosa do Otávio! Podes não gostar, embora seja incongruente admirar João Mário e banalizar o André (mas legítimo, tu lá sabes), mas a verdade é que seja a 8 como a médio ofensivo declarado o André Gomes já apresentou um rendimento muito superior ao jogador do FCP e em contextos muito mais exigentes. E ele não cabe actualmente na convocatória, imagina o Otávio! E obrigado por adicionar o Pizzi, mais um!!!
Conclusão, quando tu próprio adicionas jogadores pelo menos do mesmo nível, para ser simpático, a uma lista já algo longa… repito o que raio ia fazer o Otávio à selecção?!?
Depois, continuas a confundir e misturar o facto de ter nacionalidade e ter efectivamente qualidade ou ser pertinente convocá-lo! Como é óbvio tem todos os direitos dos outros, não é menos cidadão que ninguém, mais, é evidentemente um bom jogador e um dos destaques da Liga actual (não é grande elogio), mas simplesmente não tem qualidade suficiente para ser convocado na minha opinião… sabes quem concorda com esta minha visão? O seleccionador nacional…
Knox_oTal
Primeiro vou fazer de conta que não foi uma insinuação que o Otávio é melhor que o Bernardo Silva (deve ter sido lapso certamente). Depois, vou fechar os olhos à afirmação que o jogador do FCP dá mais soluções que o Bruno Fernandes. E por fim, dando de barato que o Pote não é mais jogador que o Otávio, até pela idade e menor experiência, há uma coisa onde é factualmente melhor… na capacidade de finalização (até agora o Otávio tem 6 golos no máximo numa época, o Pote marcou 7 no Famalicão)! E repito, é mais novo! No resto, para mim há vantagem para o brasileiro (agora luso-brasileiro) é verdade, mas muito devido a uma maior experiência que qualidade. Até porque no passe por exemplo, o Otávio não é nada demais (BF tem uma das suas pechas na eficácia do passe e é bem melhor, Bernardo Silva nem vale a pena falar), depois oferece é muita intensidade, ocupa bem o seu raio de acção, ajuda a ligar os sectores, resumindo, um bom jogador sem dúvida, mas longe de ser prioritário na selecção!
E mesmo descartando, o Bruno, o Bernardo e o Pote, posso referir por exemplo André Gomes que atingiu no Valencia um nível a médio mais ofensivo que o Otávio ainda está por descobrir (se é que algum dia lá chegará). Agora joga de forma diferente no Everton, mas se fosse preciso levava muito mais depressa o André, pois é muito superior a 8 e a 10 também dá rendimento.
E vão 4, vá 3 dando o Pote de barato, mas podemos sempre adicionar um tal de João Félix. E por mim neste momento nem era convocado o wonderkid colchonero, mas muito antes do Otávio, levava o Félix que sabe jogar a 10, sabe cair nas alas e tem muito mais golo.
E depois faço referência a um jogador, embora aqui seja muito da minha preferência pessoal, que se tivesse ficado no Braga e tivesse dado primazia ao lado desportivo da carreira seria, acredito eu, melhor do que o Otávio e mais útil na selecção. Falo do Josué!!!
E, bem sei que não é mesma coisa, como falei em jovens promissores aqui vai uma pequena lista de jovens com maior potencial do que Otávio e que serão no futuro muito mais úteis à selecção: Daniel Bragança (se tiver continuidade o toque de bola não engana), Fábio Vieira (total incapacidade do treinador de o potenciar), Domingos Quina, Paulo Bernardo, entre outros.
Espero que esteja detalhado o suficiente!!!
ktc
Então essa do Josué poder ser melhor que o Otávio, é mesmo querer desvalorizar este mesmo.
ktc
Detalhado não está.
Comparar um Otávio com André dp Valencia não faz o mínimo sentido, no máximo podes comparar o Otávio com o André do Everton , que continua a ser um bom jogador embora com características diferentes.
Depois comparas ao Felix , outra comparação sem fundamento porque têm caracteristicas completamente diferentes, o Felix é um jogador de último terço, muito mais virtuoso,, o Otávio é um médio muito completo taticamente que ajuda nos dois lados do campo.
O Otávio no Porto joga muito na ala mas costuma ir sempre mais para o meio , pode jogar também a 8, posição que acho que até favorece as suas qualidades. É um jogador bastante bom tecnica e taticamente. Não percebo esta tentativa de desvalorizarem o jogador para tentarem valorizar outros. Cada um tem as suas caractersticas e custa um bocado andarem a comparar jogadores que , apesar de poderem jogar na mesma posição, têm caraterísticas completamente diferentes, não faz o mínimo sentido.
Knox_oTal
Leste mal de certeza, deve ser dos nervos!
A questão era termos de posição de médio ofensivo, e foi o que fiz uma lista de jogadores que podem fazer a posição! Não afirmei que tinham todos as mesmas características, obviamente têm TODOS perfis diferentes (ou quase todos) e devido a isso interpretam a posição de forma diferente!
Logo, o André Gomes e o João Félix se necessário seriam capazes de fazer a posição de 10 ou falso ala se fosse preciso? Sim, porque já o fizeram, se dão coisas diferentes que o Otávio nessas mesmas posições, claro, se seriam primeiras opções na selecção nessas posições… claro que não, pois ainda há o Bernardo e o Bruno que omites por conveniência! E o que é isso do André do Everton?!? O André Gomes faz no Everton o que lhe é pedido pelo seu treinador, se tivesse nos Wolves com o NES teria muito provavelmente um papel diferente e mais solto/ofensivo.
O Josué, é fácil mais uma vez, pois a vontade em contrariar é tão grande que nem se lê bem, disse especificamente que nesse caso era uma preferência pessoal e uma situação hipotética. O que queria dizer era que se o Josué tivesse investido mais na sua carreira desportivamente (sobretudo quando passou pelo Braga se tivesse tido outra gestão de carreira) seria melhor que o Otávio na minha opinião e também ele estaria à frente na hierarquia.
Ainda assim, nem preciso de perder muito tempo com situações hipotéticas, pois há dois claros candidatos e indiscutíveis para essa missão na selecção (Bruno e Bernardo), que estão num patamar muito acima neste momento. E há outras alternativas, como o Gomes, o Pote, o João Mário e o Félix, que podem assumir se necessário e alguns muito provavelmente com melhor rendimento. Logo, para que raio convocar o Otávio?!? Era o que estava a tentar demonstrar!
E mesmo a 8, era a mesma conversa! Alternativa por alternativa, já temos que chegue, melhores e com mais futuro!
Se isso quer dizer que estou a desvalorizar o Otávio? Nada disso, estou a dar a minha opinião sobre o assunto, podes concordar ou não… resto é lidar ou arranjar melhores argumentos! E para clarificar, é perfeitamente evidente que o Otávio é um dos melhores jogadores do actual campeonato, e sempre o achei um bom jogador (com uma postura horrível)… mas, para mim, não chega para as Quinas, nem faz falta!
Espero que esteja mais detalhado… e força nessa luta!
ktc
Eu nunca disse que o Otávio deveria ser convocado ou não, agora tu estás a comparar jogadores que nem comparação têm, meter o Pote ao lado do Otávio, ao dia de hoje, não faz sentido nenhum.
O Otávio é um médio muito completo taticamente que permite à equipa mudar de sistema durante o jogo, o que muitas vezes é melhor do que ter um jogador mais evoluído tecnicamente no plantel.
A luta não é minha, felizmente tenho formação na área, mas aqui o especialista em futebol e scouting é o senhor, eu só vim aprender
Knox_oTal
Não sei se é uma luta tua ou não, mas continuas com muita dificuldade em distinguir uma posição de campo com perfis e características individuais dos jogadores.
Se tens formação na área, parabéns, parece interessante… e se aprendeste alguma coisa comigo, ainda bem!
Sobre o Pote, aconselho reler o que escrevi… no geral muita precipitação, argumentação encrespada mas algo vazia…
Bem haja aqui do “especialista”!
DM
Para além do BF temos Bernardo Silva, Diogo Jota e João Felix indiscutivelmente melhores. Depois há uns quantos que são discutiveis e nem acho que o Pote seja um deles, atualmente é muito menos jogador. O Otávio é bom jogador mas não acho que fosse uma mais valia assim tão grande, o meio campo é onde temos mais soluções de qualidade e a primeira e segunda linha são bem melhores que o Otavio
joaodjesus
Bernardo Silva.
ktc
Comparar o Pote ao Otávio devia dar prisão haha Não digo que o Pote não possa vir a ser melhor que o Otávio, agora atualmente ? Nem lá perto. Otávio tem mais que nivel para ser convocado, agora a questão é, vale a pena convocar um jogador “estrangeiro” quando existem outras boas opções? O jogador pretende ser convocado ?
Eu não sou contra a convocatória de atletas que não nasceram em Portugal, o exemplo do Pepe é perfeito, defendeu sempre com tudo o que tinha a nossa nação. Mas sou contra os Liedsons e Diegos Sousas desta vida