O Paços de Ferreira subiu ao 5.º lugar com a vitória frente à B SAD, por 2-0, e no final do jogo Pepa fez o que poucos treinadores da I Liga fazem e explicou as suas opções tácticas.
Um dos melhores treinadores do nosso campeonato. O Paços tem um dos melhores projetos do futebol português contando com um bom plantel e com um treinador de qualidade. Pepa por onde passou fez sempre trabalhos bastante satisfatórios, porém inexplicavelmente não tem grande imprensa.
PogChamp
Posted
Janeiro 11, 2021 at
3:53 pm
Não há de fazer pior que JJ…. Bora LFV
Ricardo Teixeira
Posted
Janeiro 11, 2021 at
3:20 pm
Humilde, dinâmico, sempre em inovação. Tem conhecimento e cultura do jogo, do ponto de vista técnico e do ponto de vista tático. Gosto da forma como coloca as suas equipas em campo, sabem sempre sofrer e jogar sem bola. Melhor do que isso, sabem ter bola, gostam de ter bola e são muito organizadas.
O Pepa realizou excelentes trabalhos em todo o lado por onde passou. Espero e gostava muito que um dia chegasse ao trono dele: o lugar de treinador do Benfica. Tem qualidade para tal.
dabide23
Posted
Janeiro 11, 2021 at
2:18 pm
Quando se estreou frente ao Rio Ave, na antiga Luz, e marcou um golo, vi logo que ia dar Treinador!
???
Agora a sério, que explicação fantástica! E que bela carreira que Pepa tem vindo a fazer, vai merecendo dar o salto!
Antonio Clismo
Posted
Janeiro 11, 2021 at
1:56 pm
Para os users do Visão de Mercado: Quem têm sido para vocês os principais destaques em termos de treinadores da Primeira Liga, Segunda Liga e CNS (em termos de fazer mais com menos recursos)
Para mim:
Primeira Liga. Pepa (Paços de Ferreira) e Rúben Amorim (Sporting)
Segunda Liga: Bruno Pinheiro (Estoril) e Pedro Ribeiro (Penafiel)
CNS: Vasco Faísca (Braga B), Ricardo Silva (Fafe) e Hélder Pereira (Leiria) – incrível o que tem feito com uma equipa onde nem salários pagam.
João Ribeiro
Posted
Janeiro 11, 2021 at
2:05 pm
Primeira liga acho que o Pepa, Amorim e o Luís Freire (este pela proposta de jogo).
Na segunda liga, Bruno Pinheiro e Pedro Ribeiro.
w0bbly
Posted
Janeiro 11, 2021 at
4:47 pm
Nada contra o Bruno Pinheiro e o Pedro Ribeiro mas é de enaltecer o trabalho do Rui Borges na Académica. Com um decréscimo enorme de aposta, salários em atraso e mantém o clube na luta pela subida. Posso ser suspeito por ser adepto da briosa mas acho que merece ser ressalvado.
No CNS destaco também o trabalho do Miguel Valença na Anadia. Excelente proposta de jogo (bateu-se com o Estrela que me parece ter muitos e melhores executantes)
Ricardo Lopes
Posted
Janeiro 11, 2021 at
6:31 pm
Rui Borges é fantástico. Em Viseu, com uma equipa bastante fraca conseguiu fazer sempre campeonatos tranquilos e desenvolveu bastante bem alguns jogadores (João Mário nas suas mãos melhorou 200%). Gostava muito de o ver de volta algum dia ao Académico. Acredito que é o homem certo para levar a Briosa de volta ao primeiro escalão.
andresilvac
Posted
Janeiro 11, 2021 at
1:32 pm
Como espectador não gosto de sistemas com 5 defesas, e salvaguardo aqui desde já que o Sporting não joga com 5 defesas mas sim 3( os alas recuam em transição defensiva) porque na minha opinião não ajuda ao espetáculo, tem vindo muitas vezes a funcionar mas não me faz gostar.
Não vi o jogo mas pelo que vi frente aos grandes Pepa opta por jogar com 5 o jogo todo a semelhança do que fez SC contra o City por ex.
Mas é inegável que Pepa é um dos bons treinadores da liga e começa a pedir um projeto tipo Rio Ave ou Vitória na próxima época para confirmar a sua qualidade.
Cumprimentos
Fabzz77
Posted
Janeiro 11, 2021 at
7:12 pm
O Sporting não joga com 3 defesas, joga sim com 5. Os alas que falas alinham com os restantes 3 defesas quer na transição defensiva como indicas como na organização ofensiva. No entanto, como o Sporting faz pressão alta, muitas vezes tens um lateral a fazer pressão no lateral adversário. Isto, aliado a um bloco baixo adversário que acontece na maioria dos jogos, onde os laterais têm de obrigatoriamente dar projeção ofensiva, pode transparecer que a equipa alinha apenas com 3 defesas, mas esse não é o caso.
Pegando num hipotético caso de um Sporting – M. City, duvido que haja um pressão à saída de bola do adversário e vais ver muitas mais vezes uma linha de 5 do que uma linha de 3. Isto não quer dizer que o RA mudou a tática, apenas as circunstancias do jogo que pedem outro tipo de movimentos.
AbbasK
Posted
Janeiro 11, 2021 at
1:20 pm
Como venho defendendo, Petit e Pepa são os melhores treinadores em “pequenos” atualmente. Ambos com provas dadas, estou em crer que não recebem outro tipo de projetos pelo passado pq não há outra explicação. Gostava de ver qualquer um dos dois, mas um bom treinador para o Benfica não poderia ser manso. Nesse sentido vejo mais potencial no Petit para conseguir desafiar a direção e trazer cultura benfiquista e de garra ao plantel.
CSM1910
Posted
Janeiro 11, 2021 at
4:33 pm
O Petit? Chegou cá à 11º jornada(ainda faltava algumas jornadas para o fim da 1ºvolta) com o objetivo de fazer um campeonato tranquilo e não nos afundou por um triz. Conseguimos a manutenção a 4 jornadas do fim, grande objetivo a época tranquila. Para não falar no futebol paupérrimo praticado.
Mantorras
Posted
Janeiro 11, 2021 at
2:00 pm
Eu nao acho que o Petit tenha maos para um grande, mas o Pepa sim, ate e estranho ainda nao o ter feito.
Antonio Clismo
Posted
Janeiro 11, 2021 at
1:20 pm
Ou muito me engano ou o Pepa será o principal candidato a suceder ao Carlos Carvalhal no Braga.
Passo a passo lá vai subindo na carreira sempre com trabalhos de qualidade.
BrunoAlves16
Posted
Janeiro 11, 2021 at
6:30 pm
Curiosamente acho que ele encaixava melhor no rival, Vitória de Guimarães
Mantorras
Posted
Janeiro 11, 2021 at
2:00 pm
Vai substituir Jesus no Benfica com a entrada do novo presidente.
GabCel
Posted
Janeiro 11, 2021 at
5:41 pm
então, a não ser que haja um cataclismo, vai ter que passar pelo Rio Ave, Braga e só depois para o Benfica… Infelizmente.
Nem vejo a hora desta corja ser corrida do meu clube. LFV, JJ, Guerras e Cª têm que sair e impedidos de tornar a por os pés no nosso clube.
MM
Posted
Janeiro 11, 2021 at
2:00 pm
Concordo, sem pressas, o Carvalhal esta a fazer um bim trabalho, mas o Pepa tem o perfil que gostamos
Tiagok66
Posted
Janeiro 11, 2021 at
1:14 pm
Quanto ao jogo, percebo o que o Pepa diz, e acho muito interessante. Só acho que as duas opções são validas neste caso o Pepa achou melhor jogar com aquela em que o Paços se sente mais confortável. Lima e Esgaio não são nenhumas locomotivas e mesmo o Casiera e o Cardoso não são maus mas também não exploram o espaço assim tão bem, o Cassiera por exemplo joga muito de costas para a baliza. Creio que marcar a bola e pressionar em cima era mais eficiente contra este Belenenses mas a opção acaba por ser aquela que melhor assenta não só no Belenenses como nas caracteristicas dos jogadores do Paços até porque os centrais são bons, mas não são excepcionais. Agora quando se tem um Luther e o Helder Ferreira, pela disponibilidade fisica fica mais fácil marcar os alas contrários e depois sair com rapidez.
Este sistema de 3 defesa é muito interessante porque lá está permite precisamente ter os alas muitissimo abertos, tanto a jogar por dentro como por fora, na maioria das equipas por fora. Mas para isso é preciso ter jogadores que tenham disponibilidade fisica para o fazer e nesse aspecto é dificil arranjar melhor em portugal que Nuno Mendes e Porro. Manafa e Zaidu também dão muito fisicamente à equipa mas já não são tecnicamente tão bons como os do Sporting. A pedra de toque do SPorting para mim tem sido essa, apesar de achar que Palhinha tem sido o 6 do campeonato pelo que dá fisicamente e Pote o destaque, Porro e Nuno Mendes são duas locomotivas como se vê pouco, e além disso ainda pensam o jogo. Mas o Paços é também muito interessante principalmente o trabalho do Douglas Tanque nos apoios, do Luiz Carlos a limpar e do Esutaquio a pensar o jogo. É um estilo de jogo muito objectivo e que é dificil de contrair dado que as equipas têm de estar muito bem posicionadas quando perder a bola para o Paços, porque certamente o jogo ou vai ao pivô, que é o Tanque, ou gira para o lado do espaço com as duas setas apontadas à baliza como sao os extremos.
FVRicardo
Posted
Janeiro 11, 2021 at
3:23 pm
E se pressionasse a bola havia maior número de divididas e a equipa do B-SAD é mais forte fisicamente
FVRicardo
Posted
Janeiro 11, 2021 at
3:21 pm
Acho que foi a melhor opção. O meio campo pacense não é muito rápido a fechar o espaço quando entram bolas em profundidade, os centrais não são muito rápidos e os laterais não são fortes no 1×1 defensivo
João Ribeiro
Posted
Janeiro 11, 2021 at
1:19 pm
As equipas que pressionaram o Belenenses em cima todas passaram por dificuldades, sendo que o Vitória e o Braga passaram mesmo muito mal. Os laterais podem não ser nenhumas locomotivas, mas não precisam de o ser para estarem constantemente subidos e abertos porque para além dos 3 centrais normalmente ainda joga com um médio de cobertura.
SenyorPuyol
Posted
Janeiro 11, 2021 at
12:07 pm
Muito interessante! Até dá vontade de ver o jogo em diferido só para ver estas observações em campo.
Os sistemas com 3 centrais têm vindo a aprimorar-se e estabelecer-se como proposta ofensiva base de muitas equipas nos últimos 2/3 anos. E na minha opinião, o Pepa abordou, precisamente, e muito bem, as vantagens ofensivas que esses sistemas podem trazer no futebol actual (cada vez mais vocacionado para o jogo de transições), a amplitude e profundidade que os laterais ganham acabam por garantir uma defesa adversária mais aberta, isto aliado à colocação de várias unidades no corredor central de frente para a baliza propicia a exploração de espaços (neste caso, as três unidades que Pepa refere estarem sempre de frente para à baliza).
Isto realmente é difícil de contrariar, e as duas opções que Pepa refere são, para mim as únicas que vejo possíveis (mas lá está, eu não sou treinador nem tenho formação na área, pode perfeitamente haver mais). Pressionar mais em cima quando a força do adversário não está realmente na velocidade das suas unidades ofensivas mas sim no gerar de superioridades pelas chegadas da segunda linha. Ou recuar para ter o bloco mais fechado, quer seja marcando os laterais adversários com os alas/extremos, permitindo aos nossos laterais fechar mais a linha defensiva, quer seja acumulando homens no corredor central para tentar anular as superioridades geradas pela chegada das segundas linhas adversárias.
Neste caso, ao entender que a sua equipa podia sofrer com espaço nas costas, Pepa parece acabar por optar pela segunda opção, o que realmente me parece limitante para a sua própria proposta se a sua intenção é, como ele diz, jogar com os alas mais subidos. Suponho que se tenha visto obrigado a trabalhar mais a saída para dar tempo aos alas para subir e só então iniciar o momento ofensivo na disposição em que a equipa se sente mais confortável. Aqui já só posso especular, porque de facto não vi o jogo, mas imagino que se a equipa se conteve nas suas transições ofensivas, o B SAD teve mais facilidade em transitar eles próprios defensivamente e fechar os espaços. Nesse caso vejo sentido no que Pepa diz sobre a necessidade de aproveitar bolas paradas e esse tipo de oportunidades.
Parece-me muito bem explicado, e este tipo de intervenções são sempre de aplaudir!
Por mais destas!
João Ribeiro
Posted
Janeiro 11, 2021 at
11:58 am
Para mim, o treinador português mais underated. Nunca o vi a fazer um mau trabalho (saiu do Moreirense da mesma forma que saiu Ricardo Soares, César Peixoto ou Ivo Vieira, por desavenças com a direção) e mesmo assim continua sem ter o crédito que merece. Encontrou um bom clube, bem estruturado, que lhe permite fazer o seu trabalho e com um plantel superior aos que já teve. Pode, sem dúvida, chegar a um dos grandes.
hortalica
Posted
Janeiro 11, 2021 at
2:24 pm
Eu discordo em algumas coisas que dizes. Eu até acho que ele tem muito boa comunicação social (ou seja algum hype) até demasiado boa para o que já fez. Quando ele foi despedido do Feirense, não estavam em zona de subida e se subiram não foi só graças a ele, mas ele é que levou com todos os louros e graças a essa imagem que ficou dele, chegou ao Moreirense (não tinha experiência para ir para a primeira liga) sem muita experiência e como os resultados não apareciam (teve média inferior a 1 ponto por jogo) claro que foi despedido. No Tondela não fez nada por ai além e ajudou a criar um ambiente muito negativo (até chegou a mandar bocas na imprensa a jogadores).
Achas que a saída do Pepa do Moreirense foi só culpa da direcção? Numa carreira tão curta como treinador, sai quase sempre dos clubes envolto em confusão. Feirense, Moreirense e Tondela deve ser um treinador muito azarado…
Manel Ferreira
Posted
Janeiro 11, 2021 at
3:15 pm
Concordo com isto. Eu gosto do Pepa, e adorava que um dia ele fosse treinador do Boavista – acho que esse comboio já passou, mas pronto.
Agora, o pessoal fala como se ele andasse a fazer isto todos os anos, de meter equipas perto da Europa e tal. Isso é falso. Tirando a época de 17/18, foi sempre manutenção até à última. E lembremos que em 18/19, ele disse que teve ofertas de clubes melhores (acredito que uma dessas tenha sido o Rio Ave) e rejeitou porque queria meter o Tondela no meio da tabela. Depois, acabou por não correr assim, até porque houve muitos problemas naquele plantel.
Já nem vou ao Petit, de quem também (obviamente) gosto e estou muito grato pelo milagre que ele fez aqui no nosso primeiro ano. Mas é um treinador cuja carreira tem sido apenas safar os clubes e nada mais. É natural que Bragas e Guimarães nunca tenham olhado para ele como possibilidade.
E sobretudo não concordo nada com essas teorias de que eles os dois não têm melhores equipas por causa do “seu passado”. Se assim fosse, não tinham podido treinar tantas equipas como treinaram. Simplesmente, nunca tiveram a tal época tranquila, de quase-Europa, como o João Henriques já teve (duas vezes até!)
Agora, se realmente o Paços andar ali na luta pelo 6º/7º lugar até ao fim do ano, e o homem não der o salto, aí podemos então começar a especular. Mas não creio que tenha sido esse o caso até agora.
hortalica
Posted
Janeiro 11, 2021 at
5:13 pm
Até ao inicio da época não me parecia descabido treinar o Boavista, mas finalmente (para já) esta época está a mostrar resultados acima do esperado, pois até ao fim da época anterior, para mim, nunca fez um trabalho acima do normal. A carreira não é sempre a subir, nunca se sabe as voltas que dá, se calhar um dia é ele a desejar o Boavista.
Há treinadores mais talhados para certas tarefas. O Petit sempre se safou bem a safar equipas mesmo com poucas “armas” e quando estão no desemprego são as ofertas que primeiro aparecem e não querem esperar. Em outro patamar o Vítor Oliveira é o melhor exemplo disso, podia muito bem ter treinado mais equipas na primeira (e só não fez, porque não quis) mas sentia-se bem a subir equipas e algumas delas pagavam mais que equipas de primeira liga.
Isso de dar o salto depende muito do Braga/Guimarães/Rio Ave. O Rio Ave é incógnita com o novo treinador. O Guimarães mesmo não jogando muito está a cumprir e poderá muito bem manter o treinador (deve garantir o 5º lugar). O Carvalhal está mortinho para voltar a Inglaterra mas honestamente não o vejo a fazer melhor que 4º lugar, ganhar uma das taças ou passar a próxima eliminatória da LE, e não conseguindo fazer uma dessas coisas duvido que saía (por falta de mercado). Atenção que eu acho que o Braga está a jogar muito bom futebol mas daí a ganhar títulos/melhor que 4º/passar a eliminatória será muito difícil.
FVRicardo
Posted
Janeiro 11, 2021 at
4:43 pm
Eu acho que com o tempo os treinadores vão evoluindo (Carvalhal do SCP não tem nada a ver com o de hoje, por exemplo). Pepa, Petit, Freire, Ivo Veira, Sérgio Vieira, João Pedro Sousa têm potencial para mais cedo ou mais tarde chegar a um dos top-4, na minha opinião.
Filipe Ferreira
Posted
Janeiro 11, 2021 at
11:47 am
Muito bom!
Sou fã desde aquele temporada no Moreirense, onde vi o melhor Francisco Geraldes e onde começou a crescer Podence. Temporada essa que culminou com a vitória da Taça da liga, embora a equipa já não fosse comandada pelo Pepa.
Totti
Posted
Janeiro 11, 2021 at
11:28 am
que regalo, porque não é sempre assim…
APereira
Posted
Janeiro 11, 2021 at
11:21 am
Come to Benfica
Tiagok66
Posted
Janeiro 11, 2021 at
11:21 am
Não vai há muito alguem aqui no Blog comparava Pepa e Petit a Capucho, Cesar Martins, Folha etc… É ver o jogo de ontem e dá vontade de rir, para não dizer de chorar essas comparações. Quer Pepa quer Petit, por muito que se construa sobre eles estão onde estão por mérito, porque raramente, ou nunca mesmo falham os objectivos onde estão. E no caso de Pepa tem tudo para fazer uma carreira à Paulo Fonseca. É um treinador que sabe jogar com as limitações que tem, que é inteligente e evolui. E constroi planteis à sua medida. Gostava de o ver com uma equipa melhor não só com outras ambições mas também que exigisse outro modelo de jogo uma vez que associamos mais Pepa a um modelo de espera e contra ataque, coisa em que é o mais eficaz do país a fazer. Agora num Braga ou mesmo num grande as exigências seriam diferentes, mas quando sair do Paços terá de ser, depois desta epoca incrivel para um projecto muito melhor, e se ele merece ! Tem sido o treinador do ano por cá a par de Amorim
Manchester Is Red
Posted
Janeiro 11, 2021 at
12:18 pm
Concordo.
Não me lembro de uma época em que Petit e Pepa não se tenham excedido e alcançado os objectivos dos clubes.
33 Comentários
Ricardo Lopes
Um dos melhores treinadores do nosso campeonato. O Paços tem um dos melhores projetos do futebol português contando com um bom plantel e com um treinador de qualidade. Pepa por onde passou fez sempre trabalhos bastante satisfatórios, porém inexplicavelmente não tem grande imprensa.
PogChamp
Não há de fazer pior que JJ…. Bora LFV
Ricardo Teixeira
Humilde, dinâmico, sempre em inovação. Tem conhecimento e cultura do jogo, do ponto de vista técnico e do ponto de vista tático. Gosto da forma como coloca as suas equipas em campo, sabem sempre sofrer e jogar sem bola. Melhor do que isso, sabem ter bola, gostam de ter bola e são muito organizadas.
O Pepa realizou excelentes trabalhos em todo o lado por onde passou. Espero e gostava muito que um dia chegasse ao trono dele: o lugar de treinador do Benfica. Tem qualidade para tal.
dabide23
Quando se estreou frente ao Rio Ave, na antiga Luz, e marcou um golo, vi logo que ia dar Treinador!
???
Agora a sério, que explicação fantástica! E que bela carreira que Pepa tem vindo a fazer, vai merecendo dar o salto!
Antonio Clismo
Para os users do Visão de Mercado: Quem têm sido para vocês os principais destaques em termos de treinadores da Primeira Liga, Segunda Liga e CNS (em termos de fazer mais com menos recursos)
Para mim:
Primeira Liga. Pepa (Paços de Ferreira) e Rúben Amorim (Sporting)
Segunda Liga: Bruno Pinheiro (Estoril) e Pedro Ribeiro (Penafiel)
CNS: Vasco Faísca (Braga B), Ricardo Silva (Fafe) e Hélder Pereira (Leiria) – incrível o que tem feito com uma equipa onde nem salários pagam.
João Ribeiro
Primeira liga acho que o Pepa, Amorim e o Luís Freire (este pela proposta de jogo).
Na segunda liga, Bruno Pinheiro e Pedro Ribeiro.
w0bbly
Nada contra o Bruno Pinheiro e o Pedro Ribeiro mas é de enaltecer o trabalho do Rui Borges na Académica. Com um decréscimo enorme de aposta, salários em atraso e mantém o clube na luta pela subida. Posso ser suspeito por ser adepto da briosa mas acho que merece ser ressalvado.
No CNS destaco também o trabalho do Miguel Valença na Anadia. Excelente proposta de jogo (bateu-se com o Estrela que me parece ter muitos e melhores executantes)
Ricardo Lopes
Rui Borges é fantástico. Em Viseu, com uma equipa bastante fraca conseguiu fazer sempre campeonatos tranquilos e desenvolveu bastante bem alguns jogadores (João Mário nas suas mãos melhorou 200%). Gostava muito de o ver de volta algum dia ao Académico. Acredito que é o homem certo para levar a Briosa de volta ao primeiro escalão.
andresilvac
Como espectador não gosto de sistemas com 5 defesas, e salvaguardo aqui desde já que o Sporting não joga com 5 defesas mas sim 3( os alas recuam em transição defensiva) porque na minha opinião não ajuda ao espetáculo, tem vindo muitas vezes a funcionar mas não me faz gostar.
Não vi o jogo mas pelo que vi frente aos grandes Pepa opta por jogar com 5 o jogo todo a semelhança do que fez SC contra o City por ex.
Mas é inegável que Pepa é um dos bons treinadores da liga e começa a pedir um projeto tipo Rio Ave ou Vitória na próxima época para confirmar a sua qualidade.
Cumprimentos
Fabzz77
O Sporting não joga com 3 defesas, joga sim com 5. Os alas que falas alinham com os restantes 3 defesas quer na transição defensiva como indicas como na organização ofensiva. No entanto, como o Sporting faz pressão alta, muitas vezes tens um lateral a fazer pressão no lateral adversário. Isto, aliado a um bloco baixo adversário que acontece na maioria dos jogos, onde os laterais têm de obrigatoriamente dar projeção ofensiva, pode transparecer que a equipa alinha apenas com 3 defesas, mas esse não é o caso.
Pegando num hipotético caso de um Sporting – M. City, duvido que haja um pressão à saída de bola do adversário e vais ver muitas mais vezes uma linha de 5 do que uma linha de 3. Isto não quer dizer que o RA mudou a tática, apenas as circunstancias do jogo que pedem outro tipo de movimentos.
AbbasK
Como venho defendendo, Petit e Pepa são os melhores treinadores em “pequenos” atualmente. Ambos com provas dadas, estou em crer que não recebem outro tipo de projetos pelo passado pq não há outra explicação. Gostava de ver qualquer um dos dois, mas um bom treinador para o Benfica não poderia ser manso. Nesse sentido vejo mais potencial no Petit para conseguir desafiar a direção e trazer cultura benfiquista e de garra ao plantel.
CSM1910
O Petit? Chegou cá à 11º jornada(ainda faltava algumas jornadas para o fim da 1ºvolta) com o objetivo de fazer um campeonato tranquilo e não nos afundou por um triz. Conseguimos a manutenção a 4 jornadas do fim, grande objetivo a época tranquila. Para não falar no futebol paupérrimo praticado.
Mantorras
Eu nao acho que o Petit tenha maos para um grande, mas o Pepa sim, ate e estranho ainda nao o ter feito.
Antonio Clismo
Ou muito me engano ou o Pepa será o principal candidato a suceder ao Carlos Carvalhal no Braga.
Passo a passo lá vai subindo na carreira sempre com trabalhos de qualidade.
BrunoAlves16
Curiosamente acho que ele encaixava melhor no rival, Vitória de Guimarães
Mantorras
Vai substituir Jesus no Benfica com a entrada do novo presidente.
GabCel
então, a não ser que haja um cataclismo, vai ter que passar pelo Rio Ave, Braga e só depois para o Benfica… Infelizmente.
Nem vejo a hora desta corja ser corrida do meu clube. LFV, JJ, Guerras e Cª têm que sair e impedidos de tornar a por os pés no nosso clube.
MM
Concordo, sem pressas, o Carvalhal esta a fazer um bim trabalho, mas o Pepa tem o perfil que gostamos
Tiagok66
Quanto ao jogo, percebo o que o Pepa diz, e acho muito interessante. Só acho que as duas opções são validas neste caso o Pepa achou melhor jogar com aquela em que o Paços se sente mais confortável. Lima e Esgaio não são nenhumas locomotivas e mesmo o Casiera e o Cardoso não são maus mas também não exploram o espaço assim tão bem, o Cassiera por exemplo joga muito de costas para a baliza. Creio que marcar a bola e pressionar em cima era mais eficiente contra este Belenenses mas a opção acaba por ser aquela que melhor assenta não só no Belenenses como nas caracteristicas dos jogadores do Paços até porque os centrais são bons, mas não são excepcionais. Agora quando se tem um Luther e o Helder Ferreira, pela disponibilidade fisica fica mais fácil marcar os alas contrários e depois sair com rapidez.
Este sistema de 3 defesa é muito interessante porque lá está permite precisamente ter os alas muitissimo abertos, tanto a jogar por dentro como por fora, na maioria das equipas por fora. Mas para isso é preciso ter jogadores que tenham disponibilidade fisica para o fazer e nesse aspecto é dificil arranjar melhor em portugal que Nuno Mendes e Porro. Manafa e Zaidu também dão muito fisicamente à equipa mas já não são tecnicamente tão bons como os do Sporting. A pedra de toque do SPorting para mim tem sido essa, apesar de achar que Palhinha tem sido o 6 do campeonato pelo que dá fisicamente e Pote o destaque, Porro e Nuno Mendes são duas locomotivas como se vê pouco, e além disso ainda pensam o jogo. Mas o Paços é também muito interessante principalmente o trabalho do Douglas Tanque nos apoios, do Luiz Carlos a limpar e do Esutaquio a pensar o jogo. É um estilo de jogo muito objectivo e que é dificil de contrair dado que as equipas têm de estar muito bem posicionadas quando perder a bola para o Paços, porque certamente o jogo ou vai ao pivô, que é o Tanque, ou gira para o lado do espaço com as duas setas apontadas à baliza como sao os extremos.
FVRicardo
E se pressionasse a bola havia maior número de divididas e a equipa do B-SAD é mais forte fisicamente
FVRicardo
Acho que foi a melhor opção. O meio campo pacense não é muito rápido a fechar o espaço quando entram bolas em profundidade, os centrais não são muito rápidos e os laterais não são fortes no 1×1 defensivo
João Ribeiro
As equipas que pressionaram o Belenenses em cima todas passaram por dificuldades, sendo que o Vitória e o Braga passaram mesmo muito mal. Os laterais podem não ser nenhumas locomotivas, mas não precisam de o ser para estarem constantemente subidos e abertos porque para além dos 3 centrais normalmente ainda joga com um médio de cobertura.
SenyorPuyol
Muito interessante! Até dá vontade de ver o jogo em diferido só para ver estas observações em campo.
Os sistemas com 3 centrais têm vindo a aprimorar-se e estabelecer-se como proposta ofensiva base de muitas equipas nos últimos 2/3 anos. E na minha opinião, o Pepa abordou, precisamente, e muito bem, as vantagens ofensivas que esses sistemas podem trazer no futebol actual (cada vez mais vocacionado para o jogo de transições), a amplitude e profundidade que os laterais ganham acabam por garantir uma defesa adversária mais aberta, isto aliado à colocação de várias unidades no corredor central de frente para a baliza propicia a exploração de espaços (neste caso, as três unidades que Pepa refere estarem sempre de frente para à baliza).
Isto realmente é difícil de contrariar, e as duas opções que Pepa refere são, para mim as únicas que vejo possíveis (mas lá está, eu não sou treinador nem tenho formação na área, pode perfeitamente haver mais). Pressionar mais em cima quando a força do adversário não está realmente na velocidade das suas unidades ofensivas mas sim no gerar de superioridades pelas chegadas da segunda linha. Ou recuar para ter o bloco mais fechado, quer seja marcando os laterais adversários com os alas/extremos, permitindo aos nossos laterais fechar mais a linha defensiva, quer seja acumulando homens no corredor central para tentar anular as superioridades geradas pela chegada das segundas linhas adversárias.
Neste caso, ao entender que a sua equipa podia sofrer com espaço nas costas, Pepa parece acabar por optar pela segunda opção, o que realmente me parece limitante para a sua própria proposta se a sua intenção é, como ele diz, jogar com os alas mais subidos. Suponho que se tenha visto obrigado a trabalhar mais a saída para dar tempo aos alas para subir e só então iniciar o momento ofensivo na disposição em que a equipa se sente mais confortável. Aqui já só posso especular, porque de facto não vi o jogo, mas imagino que se a equipa se conteve nas suas transições ofensivas, o B SAD teve mais facilidade em transitar eles próprios defensivamente e fechar os espaços. Nesse caso vejo sentido no que Pepa diz sobre a necessidade de aproveitar bolas paradas e esse tipo de oportunidades.
Parece-me muito bem explicado, e este tipo de intervenções são sempre de aplaudir!
Por mais destas!
João Ribeiro
Para mim, o treinador português mais underated. Nunca o vi a fazer um mau trabalho (saiu do Moreirense da mesma forma que saiu Ricardo Soares, César Peixoto ou Ivo Vieira, por desavenças com a direção) e mesmo assim continua sem ter o crédito que merece. Encontrou um bom clube, bem estruturado, que lhe permite fazer o seu trabalho e com um plantel superior aos que já teve. Pode, sem dúvida, chegar a um dos grandes.
hortalica
Eu discordo em algumas coisas que dizes. Eu até acho que ele tem muito boa comunicação social (ou seja algum hype) até demasiado boa para o que já fez. Quando ele foi despedido do Feirense, não estavam em zona de subida e se subiram não foi só graças a ele, mas ele é que levou com todos os louros e graças a essa imagem que ficou dele, chegou ao Moreirense (não tinha experiência para ir para a primeira liga) sem muita experiência e como os resultados não apareciam (teve média inferior a 1 ponto por jogo) claro que foi despedido. No Tondela não fez nada por ai além e ajudou a criar um ambiente muito negativo (até chegou a mandar bocas na imprensa a jogadores).
Achas que a saída do Pepa do Moreirense foi só culpa da direcção? Numa carreira tão curta como treinador, sai quase sempre dos clubes envolto em confusão. Feirense, Moreirense e Tondela deve ser um treinador muito azarado…
Manel Ferreira
Concordo com isto. Eu gosto do Pepa, e adorava que um dia ele fosse treinador do Boavista – acho que esse comboio já passou, mas pronto.
Agora, o pessoal fala como se ele andasse a fazer isto todos os anos, de meter equipas perto da Europa e tal. Isso é falso. Tirando a época de 17/18, foi sempre manutenção até à última. E lembremos que em 18/19, ele disse que teve ofertas de clubes melhores (acredito que uma dessas tenha sido o Rio Ave) e rejeitou porque queria meter o Tondela no meio da tabela. Depois, acabou por não correr assim, até porque houve muitos problemas naquele plantel.
Já nem vou ao Petit, de quem também (obviamente) gosto e estou muito grato pelo milagre que ele fez aqui no nosso primeiro ano. Mas é um treinador cuja carreira tem sido apenas safar os clubes e nada mais. É natural que Bragas e Guimarães nunca tenham olhado para ele como possibilidade.
E sobretudo não concordo nada com essas teorias de que eles os dois não têm melhores equipas por causa do “seu passado”. Se assim fosse, não tinham podido treinar tantas equipas como treinaram. Simplesmente, nunca tiveram a tal época tranquila, de quase-Europa, como o João Henriques já teve (duas vezes até!)
Agora, se realmente o Paços andar ali na luta pelo 6º/7º lugar até ao fim do ano, e o homem não der o salto, aí podemos então começar a especular. Mas não creio que tenha sido esse o caso até agora.
hortalica
Até ao inicio da época não me parecia descabido treinar o Boavista, mas finalmente (para já) esta época está a mostrar resultados acima do esperado, pois até ao fim da época anterior, para mim, nunca fez um trabalho acima do normal. A carreira não é sempre a subir, nunca se sabe as voltas que dá, se calhar um dia é ele a desejar o Boavista.
Há treinadores mais talhados para certas tarefas. O Petit sempre se safou bem a safar equipas mesmo com poucas “armas” e quando estão no desemprego são as ofertas que primeiro aparecem e não querem esperar. Em outro patamar o Vítor Oliveira é o melhor exemplo disso, podia muito bem ter treinado mais equipas na primeira (e só não fez, porque não quis) mas sentia-se bem a subir equipas e algumas delas pagavam mais que equipas de primeira liga.
Isso de dar o salto depende muito do Braga/Guimarães/Rio Ave. O Rio Ave é incógnita com o novo treinador. O Guimarães mesmo não jogando muito está a cumprir e poderá muito bem manter o treinador (deve garantir o 5º lugar). O Carvalhal está mortinho para voltar a Inglaterra mas honestamente não o vejo a fazer melhor que 4º lugar, ganhar uma das taças ou passar a próxima eliminatória da LE, e não conseguindo fazer uma dessas coisas duvido que saía (por falta de mercado). Atenção que eu acho que o Braga está a jogar muito bom futebol mas daí a ganhar títulos/melhor que 4º/passar a eliminatória será muito difícil.
FVRicardo
Eu acho que com o tempo os treinadores vão evoluindo (Carvalhal do SCP não tem nada a ver com o de hoje, por exemplo). Pepa, Petit, Freire, Ivo Veira, Sérgio Vieira, João Pedro Sousa têm potencial para mais cedo ou mais tarde chegar a um dos top-4, na minha opinião.
Filipe Ferreira
Muito bom!
Sou fã desde aquele temporada no Moreirense, onde vi o melhor Francisco Geraldes e onde começou a crescer Podence. Temporada essa que culminou com a vitória da Taça da liga, embora a equipa já não fosse comandada pelo Pepa.
Totti
que regalo, porque não é sempre assim…
APereira
Come to Benfica
Tiagok66
Não vai há muito alguem aqui no Blog comparava Pepa e Petit a Capucho, Cesar Martins, Folha etc… É ver o jogo de ontem e dá vontade de rir, para não dizer de chorar essas comparações. Quer Pepa quer Petit, por muito que se construa sobre eles estão onde estão por mérito, porque raramente, ou nunca mesmo falham os objectivos onde estão. E no caso de Pepa tem tudo para fazer uma carreira à Paulo Fonseca. É um treinador que sabe jogar com as limitações que tem, que é inteligente e evolui. E constroi planteis à sua medida. Gostava de o ver com uma equipa melhor não só com outras ambições mas também que exigisse outro modelo de jogo uma vez que associamos mais Pepa a um modelo de espera e contra ataque, coisa em que é o mais eficaz do país a fazer. Agora num Braga ou mesmo num grande as exigências seriam diferentes, mas quando sair do Paços terá de ser, depois desta epoca incrivel para um projecto muito melhor, e se ele merece ! Tem sido o treinador do ano por cá a par de Amorim
Manchester Is Red
Concordo.
Não me lembro de uma época em que Petit e Pepa não se tenham excedido e alcançado os objectivos dos clubes.