Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Pizzi novamente suplente? Comigo não há jogadores com direitos adquiridos»

Pizzi foi suplente para a Liga pelo 4.º jogo consecutivo e Jorge Jesus, depois da vitória do Benfica frente ao Rio Ave, falou sobre essa gestão.

51 Comentários

  • Xefe
    Posted Março 2, 2021 at 3:39 pm

    A parte boa do estatuto de suplente do Pizzi esta época é que evidencia aquilo que eu sempre disse. O Pizzi tem sido um dos jogadores mais importantes nos últimos anos e uma das principais razões pelo o qual o Benfica tem lutado por títulos, mesmo tendo o senhor do bigode a sabotar o clube.

    Este ano, joga menos, joga fora de posição, e vemos um Benfica inofensivo ofensivamente e sem ideias de jogo. Mas muitos adeptos preferem estar a 13 pontos do líder desde que o Pizzi não jogue, por isso só têm que o merecem.

    Agora, o que o JJ disse é treta pois jogadores como o Everton, o Darwin e o cepo do Rafa jogam sempre. O Cervi fez bons jogos na semana em que esteve para sair e depois disso praticamente desapareceu. O Pedrinho também fez bons jogos na Taça e pouco conta.

  • DNowitzki
    Posted Março 2, 2021 at 2:02 pm

    Para o que as vacas sagradas andam a fazer há mais de um ano, Pizzis e companhia deveriam estar em casa a ver os jogos pela TV e os seus lugares teriam de ser ocupados por miúdos da formação, já que a aposta naquela cabeça de alfinete é essa… exceto em anos de eleições.

    O Gilberto não é jogador para o Benfica, o Gabriel também não, o Tabarato também não, o Pizzi também não, o Seferovic também, este Cebolinha também, este Darling também… e podemos continuar por aqui… para um Benfica digno do seu passado e da sua História.

    Tudo o resto é conversa e muito má. Por outro lado, este sujeito já perdeu há muito o balneário da equipa e esta declaração só veio acentuar isso. A mulher do Everton veio «dizer» o que disse porque se lembrou de repente?

    Jorge, tu és um treinador indigno de treinar o Sport Lisboa e Benfica por múltiplos motivos, mas não és o responsável número 1 pela incompetência que grassa no SLV. Esse chama-se Luís e gere o clube com base em luzes noturnas ou aperta pescoços a sócios que o criticam de forma mais acintosa. Porém, se pensarmos bem, também não é este o culpado número 1, pois, embora tente, não é um ditador que se autoperpetua; com efeito, há cerca de 62% de cúmplices que suportam o andor e estão de acordo com esta incompetência.

  • Red Scorpius
    Posted Março 2, 2021 at 1:48 pm

    O Pizzi deve guardar a raiva para correr atrás dos adversários, recuperar a bola, ser solidário com os colegas nos momentos defensivos.
    A sua atitude só comprova que é uma prima dona amuada que só vê o seu umbigo.
    Quantos penaltyes decisivos falhou em momentos cruciais na época passada? Fiquei-lhe com (ainda mais) raiva.

    • Borsalino
      Posted Março 2, 2021 at 7:43 pm

      Nem mais! Ainda vi uns “patetas alegras” dizer que a comemoração foi uma “demonstração de amor à camisola”… nada mais falso! Estava sim aziado e amuado por estar onde nunca deveria ter saído, no banco!
      Um dos que menos corre, menos se esforça, nunca o vemos a animar os colegas, enfim… por mim é uma vergonha que seja capitão do Benfica.
      Ainda me lembro de um jogo em Portimão (se não me engano) em que o Tomás Tavares estava a ser “apertado” por 3 jogadores do Portimonense, o Pizzi ao lado do rapaz afasta-se, finge que nem viu, e teve de ser o Rúben a correr para defender o companheiro… Inacreditável.

  • Knox_oTal
    Posted Março 2, 2021 at 1:07 pm

    Aviso: um “pouco” off-topic eheheh

    O problema na Luz, quanto a mim, vai neste momento muito além dos resultados desportivos ou de haver ou não jogadores com lugar cativo! É uma questão de valores e exigência, ou falta deles, e a ausência de um projecto desportivo ou, pelo menos, um maior foco no desporto em si e não tanto na parte do negócio (muitas vezes com contornos obscuros e que têm arrastado o nome do clube pela lama nos últimos largos anos).

    O Presidente é inqualificável neste momento (recuso-me até a analisar a sua última aparição), envolvido alegadamente (vamos respeitar a Lei, mesmo que ele não parece tão motivado para o fazer) em vários processos de corrupção e fraude fiscal. Não lhe tiro o mérito do que fez pelo clube nos primeiros mandatos, foi obviamente importante na retoma do clube após uma fase muito difícil, mas isso não é de perto nem longe suficiente para o ilibar dos seus “pecados” nos últimos mandatos, onde basicamente tem feito de tudo para estabelecer um regime totalitarista no clube e drenado o clube dos seus valores e objectivos DESPORTIVOS!!! É mais um caso, numa longa lista na História mundial (englobando os vários quadrantes da sociedade), do “revolucionário salvador” que se acostumou ao poder e lá ficou tempo suficiente para se tornar o “vilão”. Talvez mesmo pior do que os “papões” que supostamente combateu na sua ascensão (PdC e a memória de Vale e Azevedo). E para os mais desatentos, este processo já vem muito de trás, tal como a minha opinião negativa sobre ele, aliás na primeira passagem de JJ, a reboque do seu sucesso fabulado pelos adeptos, o Presidente aproveitou a distracção e “cegueira” por títulos para alterar estatutos e se cimentar no poder, formando uma teia à sua volta de gente leal, não ao Benfica, mas à sua pessoa, e muita dessa gente sem integridade ou escrúpulos (onde cada vez mais incluo Rui Costa, por tristeza minha). Por isso, continuo a achar que quem continua a apoiar esta versão do Benfica, um Benfica pálido e refém de cultos de personalidades, podem-se dizer adeptos/simpatizantes/sócios benfiquistas o que quiserem (e é legítimo obviamente), mas na minha lógica (vale o que vale, e vale pouco) isto não é nem nunca pode ser, o Benfica… a alegria do povo e o que isso significa(va)! O Benfica cujos valores o meu avô me passou e que me fizeram apoiar apaixonadamente o clube… mesmo sem ganhar nada! Por isso, repito, o problema principal está longe de ser uma questão de resultados!

    Noutro ponto de vista, temos o treinador, de quem tenho falado mais do o que queria e do que ele merece, por isso vou ser breve! É apenas um bom treinador, com os seus méritos e muitos defeitos, a quem continuam a tentar encontrar desculpas e atenuantes! Falhou antes, está a falhar agora! Faz parte do problema (o mesmo que falo em cima, que engloba o Presidente, a massa adepta, os abutres que rodeiam o clube como Jorge Mendes, por aí fora) e é uma espécie de Ás de Trunfo do Presidente para manipular os adeptos, mesmo muitos daqueles que se dizem contra a direcção assumidamente (ficam mais mansinhos!!!).

    Qual a solução para isto?!? Ganhar novamente títulos? Talvez, mas tenho muitas dúvidas! Hegemonia interna? A que custo?!? Tenho para mim que a definição do que é um clube na sua essência NUNCA pode ser determinada apenas e só pelo que ganha ou não! É importante claro, sobretudo num clube da dimensão do SLB, mas e o resto?!? Ganhar ok, mas em que contexto? Isso não conta? Para mim conta muito, mais do que os títulos em si, mas isso sou eu! Aliás, refundação (ou algo similar), o termo muitas vezes falado de forma leviana, começa a fazer cada vez mais sentido e talvez a verdadeira solução. Se haverá coragem e mobilização para tal? Muito improvável, mas é para mim evidente que o clube precisa de um reset!

    Depois desta prosa toda e de mostrar um pessimismo talvez exagerado sobre o futuro do clube, o que é que tenho a dizer sobre este jogo e resultado? Muito pouco, aliás o meu investimento pessoal é quase nulo, pois para mim o Benfica nem está verdadeiramente em competição. Ainda assim faz-me imensa confusão (e alimenta o meu pessimismo e alienação do clube), após uma vitória longe de convincente, de continuar a 13 pontos do 1º (para muitos só isso importa!) e onde TODOS os problemas de base se manterem, haver gente que tenta começar um movimento de apelo à união e que a recuperação está à vista! Eu pergunto: união à volta de quê?!? De um treinador e um Presidente que acham maiores que o clube? E recuperar o quê mesmo?!? Um meio mais favorável para um alegado enriquecimento ilícito e corrupção?!?

    Mais, focando na equipa, não há uma demonstração de atitude e sacrifício em campo que me faça ter maior esperança e ignorar alguns dos problemas referidos. Não me identifico com a equipa nem com as suas referências (será que as há?!?). E atenção, eu defendo que os jogadores são os menos culpados no meio disto tudo e que o argumento da falta de qualidade do plantel é só PALERMA. O Benfica tem o melhor plantel em termos de qualidade individual, o grande problema é o resto. A falta de planeamento, a incapacidade de potenciar os jogadores e a… falta de atitude! Aliás, eu olho para o lote de capitães e jogadores supostamente referência do balneário, como por exemplo Jardel, André Almeida, Pizzi, Rafa, e há um sentimento de acomodamento gritante. Pegando por exemplo em Rafa, tinha um potencial brutal quando chegou, é um craque, mas a forma como quebra sobre pressão e como por vezes parece que simplesmente desiste, é exasperante e um reflexo daquilo que é a equipa neste momento.

    Eu costumo dizer que podemos retirar bastante do comportamento e postura de um colectivo ao olhar para o seu melhor jogador. Já o fiz na altura da fase decrescente do Jonas, numa altura em que Gabriel era exaltado como patrão da equipa e vou fazê-lo agora visando aquele que para muitos tem sido o melhor da equipa ultimamente… o alemão Weigl. Tem qualidade? Obviamente que sim (quanto a potencial já acho o rastilho muito mais curto, tem 25 anos e muito dificilmente irá elevar muito mais o nível), mas em termos de intensidade deixa muito a desejar. Logo eu pergunto, como querem uma equipa intensa e consistente quando aquele que supostamente é o seu melhor jogador e aquele que mais gere os ritmos da equipa tem uma intensidade tão baixa?!? Sobretudo neste sistema de 4-4-2, onde o pivot defensivo tem uma responsabilidade enorme em termos de ocupação dos espaços, capacidade de antecipação e de definição de linhas de pressão, Weigl deixa a equipa muito limitada, mesmo que individualmente e com a bola nos pés se exiba a bom nível como tem feito. Mas vocês acham que o Dortmund o deixou sair por 20M por obra do acaso, pelo benfiquismo secreto do jogador ou uma extraordinária capacidade de negociação de quem mediou o processo?!? Continuo a achar que não se ter apostado à séria em Florentino em detrimento do alemão foi um erro histórico, principalmente quando até podiam ser compatíveis num meio campo a 3. E mesmo quem fala em Weigl para a posição 8, a questão da intensidade volta a ter relevância, além de não ter a capacidade de transporte que se pede a esse jogador neste modelo de JJ. É útil como jogador? Óbvio, tem qualidade! Se eu acho que, mesmo jogando bem, limita a equipa colectivamente? Para mim é evidente! Ficámos mais longe da baliza, a posse é menos acutilante, a recuperação de bola é mais difícil e dá-mos ao adversário muito mais espaço para jogar. Aliás, basta atentar o que sofremos contra equipa do mesmo nível, consentindo (quase?) sempre golos e tendo muito dificuldade em ter e recuperar a bola.

    Também poderia fazer uma análise parecida quanto a Darwin ou Everton, mas o comentário já vai muito longo. Mas deixo uma dica: no caso destes dois trata-se, na minha opinião, de clara incapacidade e casmurrice do treinador. E ainda há a questão da formação… hot topic!!!

    E pronto, o meu ponto de situação sobre este clube que joga no estádio da Luz numa altura importante da época. Vale o que vale…

    Saudações Desportivas

    • GabCel
      Posted Março 2, 2021 at 2:12 pm

      Comentário perfeito… e concordo que o Weigl e Florentino tinham tudo para ser o meio campo do Benfica, desde que daí para a frente houvesse mais liberdade. Com o Gedson a ser melhor que qualquer das outras opções que existem actualmente…

      Para isso era preciso que existisse um treinadore que estivesse disponível para ensinar e maturar os dois “putos”… mas isso é uma realidade alternativa para o JJ.

  • deus_Ex_machina
    Posted Março 2, 2021 at 10:50 am

    Desde a 2ª época do Rui Vitória que me parece que o Pizzi chega a fevereiro e acaba o gás. Excelente tecnicamente mas depois fisicamente chega a essa altura e parece muito cansado. Talvez uma carga excessiva na primeira parte da temporada. Discordo muitas vezes de JJ mas nisto está até a ser correcto. Pena que não tenha feito a mesmo a Darwin e Everton por exemplo.

    • Pedro Almeida
      Posted Março 2, 2021 at 1:30 pm

      Penso porque a partir daí começou a jogar no meio campo em vez de estar nas alas. O desgaste é maior.

    • anjos
      Posted Março 2, 2021 at 1:16 pm

      Excelente tecnicamente? O homem andou 4 épocas a marcar cantos não acertou um. Antes disso tínhamos o gaitan a marcar cantos éramos dos mais perigosos do mercado. Livres para a área o mesmo. Ainda ontem falhou um golo cantado. O pizzi no 1″plantel do Jesus em 2010 tinha tantos minutos como tem o cervi esta época.

      • deus_Ex_machina
        Posted Março 2, 2021 at 2:20 pm

        anjos, acho que uma coisa não tem a ver com a outra. Não é por não marcar bem cantos que não é tecnicamente evoluído. Podemos criticar Pizzi de muita coisa mas continuo a achar que tecnicamente é dos melhores jogadores do Benfica. Agora não vamos entrar em comparações com o plantel inicial do Jesus, porque é injusto para os actuais jogadores do clube :D

        • DNowitzki
          Posted Março 2, 2021 at 5:55 pm

          O homem não tem força, erra passes atrás de passes a curta e média distância, em cantos e livres bombeia a bola (não a coloca), é incapaz de fintar um adversário…

          Sei que estou a ser redutor, mas onde reside essa tão apregoada técnica?

          • deus_Ex_machina
            Posted Março 2, 2021 at 7:16 pm

            Acho que são coisas separadas: força e técnica. Ele até os penalties bate devagar :) A (in)capacidade de fintar é consequência da falta de velocidade e intensidade, no entanto ele sabe receber bem uma bola, sabe fazer um passe e rematar (embora ultimamente falhe muitos, mas também acho que a condição física influencia bastante). Eu sinceramente até acho que Pizzi é um jogador cujo valor é inflacionado pelas suas estatísticas, agora isso não quer dizer que não seja tecnicamente muito evoluído.

  • Tiago Silva
    Posted Março 2, 2021 at 10:11 am

    Uma das poucas coisas boas que fez foi sentar o Pizzi e ele até dá resposta quando sai do banco. Mas depois quando volta a titular volta a miséria que era antes, um jogador sem compromisso com o clube. Para mim era vender porque até é um dos jogadores mais valorizados do plantel pelos golos que marca, neste momento até é um dos melhores marcadores da Liga Europa, é aproveitar esta valorização para vender.

  • Marcio Ricardo
    Posted Março 2, 2021 at 9:35 am

    O Jesus devia perceber é que não tem um 8 na equipa. Pizzi não é 8, Taarabt também não. Talvez Weigl pudesse ser esse jogador, mas está a jogar a 6.

    O Pizzi tem que jogar na direita, Rafa na esquerda e, no momento, apostaria em Pedrinho a segundo avançado, para ligar a equipa e servir os dois internacionais portugueses mais o avançado, que alternaria entre Seferovic e Ramos.

    • Andre A
      Posted Março 2, 2021 at 3:02 pm

      Lembram-se quando o Pizzi jogava a direita na ultima epoca do RV e nao rendia nada. Toda a gente dizia que ao meio era muito melhor, agora é muito melhor à direita…
      Eu cá acho que o problema não tá nem nos lados nem no meio.

      • Kacal
        Posted Março 2, 2021 at 4:56 pm

        Pizzi jogou na direito com Bruno Lage e teve alto rendimento. O Rafa também sempre jogou sobre a esquerda no Braga e no Benfica a sua melhor época foi essa na esquerda, talvez resulte.

        • Andre A
          Posted Março 3, 2021 at 10:20 am

          O Pizzi já jogou a direita com o Jesus. O principal problema dum Pizzi na direita é que a sua lentidão e incapacidade de progredir sem fazer uma triangulação faz com que fuja muito para dentro. Juntando a isso um Everton/Rafa na esquerda a flectir para dentro e o Benfica não tem largura de jogo nenhuma e permite às defesas fecharem o centro.
          Quando tinha Felix para brincar no meio era mais facil encontrar espaço para este estilo do Pizzi. Eu fui a todos os jogos na Luz da época com o Lage e posso te dizer que os problemas do Pizzi eram os mesmo na altura. Especialmente a nivel defensivo, deixa o lateral absurdamente exposto

          • Kacal
            Posted Março 3, 2021 at 3:23 pm

            Mas agora com Diogo Gonçalves a lateral direito ele que ofensivamente é mais forte que defensivamente e dá profundidade ao corredor o Pizzi já pode jogar na ala direita. Falta é um “Félix” e essa devia ter sido sempre a prioridade do Benfica, não um #9 como Darwin. Mas experimentem Pedrinho nessa posição a ver.

        • DNowitzki
          Posted Março 2, 2021 at 5:58 pm

          Na era Bruno Lage, surgiu Félix, que fez render muito boa gente. Antes de Félix, houve Jonas e Gaitáns e outros que tais.

          O problema surge quando tens de ser o alfa, o carregador da equipa às costas. Aí é que se vê quem realmente é bom. E então quando se está ali, a meia dúzia de metros do relvado, percebe-se muitíssimo bem quem é quem.

          • Kacal
            Posted Março 3, 2021 at 3:22 pm

            Certo. Então eu pergunto porque o Benfica mexeu nessa estrutura em vez de apenas investir forte num substituto de Félix? Era só manter o que estava bem e substituir o estritamente necessário.

    • MMR
      Posted Março 2, 2021 at 11:56 am

      Pizzi está bem a jogar onde está..

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Março 2, 2021 at 11:19 am

      Tive recentemente uma troca de ideias com o Mildio, sportinguista que não aprecia muito o estilo do João Mário.
      Defendi que o jogador, apesar de nem sempre arriscar muito, dá uma segurança muito importante. Foi contra o Porto, aliás, um dos que mais recuperou.

      Também lhe disse que com Palhinha e João Mário no Benfica, a classificação poderia claramente ser outra. Jogam bem juntos e complementam-se.

      Baseando-me nisto, estarei muito errado se achar estranho não ver o Samaris jogar mais? Ele tem as suas lesões, parece, mas mesmo quando não as tem… não o vejo muito.

      O Benfica tem muitas soluções ofensivas, mas talvez vos falte mais “sangue suor e lágrimas “. Chegaram a ter um Enzo Perez, que não adornava demasiado, mas que era muito útil. Onde andam esse tipo de jogadores?

      Confesso que não vejo muito, ou quase nada, do Benfica mas também acho algo estranho o Pizzi estar muitas vezes dedicado a tarefas defensivas ou a jogar na ala. O homem até tem algum faro de golo e, apesar de não ser perfeito, não lê mal o jogo.
      Com as devidas diferenças, não é o mais parecido ao Jonas que vocês lá têm?

      Há ali muito jogador ofensivo pago, ou contratado, a peso de ouro e depois talvez seja complicado gerir os egos. Enfim.

      É apenas a visão de alguém que não vê muito o Benfica, mas que gosta, aqui no intervalo do trabalho em casa, de trocar umas ideias ??

    • Frickelz
      Posted Março 2, 2021 at 10:43 am

      Continuo a dizer, um 8 como deve ser faria muita diferença nesta equipa (estilo Enzo ou Witsel), mas o Jesus prefere andar a brincar com Taarabts, Pizzis e Chiquinhos que juntos não fazem um 8 de jeito.

  • Vegeta
    Posted Março 2, 2021 at 8:15 am

    Alguma coisa tinhas de fazer bem.

  • Joga_Bonito
    Posted Março 1, 2021 at 11:58 pm

    Agora é que se lembra de dizer que ninguém tem direitos garantidos? Já desde a outra época se perceberu que a equipa precisava de uma limpeza.
    JJ falhou ao não exigir uma limpeza de balneário, porque o seu ego o faz achar que é o mestre da táctica e que com ele todos rendem mais, mas os jogadores são o que são e alguns já nãao estão comprometidos com o clube.
    O outro erro de JJ foi ao começar a época ter voltado atrás na ideia de ruptura com o passado e voltou a apresentar os mesmos jogadores moles da época passada. Um exemplo. Gilberto que antes do jogo com o Paok vinha em crescendo na pré-epoca em exibições (apesar de limitado é o melhor DD que temos) não jogou contra o PAOK para jogar o Almeida que já há anos está debilitado fisicamente e perdeu velocidade vertiginosamente nas últimas épocas. Insistiu em manter Grimaldo a DE quando todos perceberm que não dá como DE e só pode jogar a interior esquerdo. Sofremos um golo anedótico do PAOK pelas laterais que pareciam avenidas. Pizzi entrou nesse jogo a titular quando até então tinha andado na pré-época entre o banco e o relvado.
    JJ não cortou com o passado, voltou a insitir nos mesmos erros e vacas sagradas, achando que por ser ele a treinar tudo seria diferente. Os jogadores começaram a perceber, tal como com Lage, que ha vacas sagradas. Depois vieram as declarações patéticas dele a dinamitar os próprios jogadores (Ramos, Everton, Nuno Tavares) em vários momentos.
    Claro que o balneário c**** em cima dele e perdeu o pulso aos jogadores.
    Agora já poderá ser tarde paa mudar algo. Perdemos uma enorme oportunidade no fim da época passada para limparmos o balneário do Benfica e lançar uma nova política desportiva. Não o fizemos, apenas se compraram algumas estrelas e se trouxe o mestre da Reboleira, achando que tudo mudava.
    Se JJ tivesse contudo afastado desde o início algumas prima-donas e mostrando que só jogava com ele quem merecesse tudo poderia ter sido diferente, não o fez, agora temos isto…

    • GabCel
      Posted Março 2, 2021 at 2:19 pm

      as primadonnas é que tinham que ter sido despachadas em moldes iguais ao Vinícius. Já que ninguém está disponível para os comprar. Dos 5 apenas o Grimaldo tem mercado e o Rafa poderia ficar desde que longe do Pizzi, Almeida e Seferovic. Esses 3 estão totalmente estagnados, acomodados e não têm qualquer ambição, a não ser queimar qualquer treinador que ouse não lhes garantir a titularidade por decreto.

      • DNowitzki
        Posted Março 2, 2021 at 6:00 pm

        Dos três faz parte o suíço? Se foi isso que quiseste dizer, discordo de ti. Ao Seferovic não falta vontade ou garra, o que o homem não tem é qualidade.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Março 2, 2021 at 9:14 am

      Percebo a ideia mas é algo incoerente.

      Jesus chega este ano e é ele que tem de exigir uma limpeza de balneário? Ele é que estava lá para ter noção da falta de empenho de algumas vacas sagradas?
      Não. Jesus esteve fora, e esta é a primeira época dele. Não lhe peçam para chegar, analisar tudo em semanas, e limpar.

      Aliás, esse tipo de estratégia, se for feita em conjunto com o treinador, só é adoptada a partir das segundas épocas. Então, analisando tudo o que se passou, e planeando transferências, é que as coisas podem correr melhor.

      Em relação às vacas sagradas… Haverá sempre. Em todos os clubes. Quando se quer valorizar um jogador, ou quando este tem peso no balneário, é normal que jogue mais. Faz parte.

      Há anos em que tudo corre mal. Tens bons jogadores, tens bom treinador, mas mesmo assim… acontece a todos os clubes. Faz parte. É lidar.

      Se o Benfica precisa de revolução? Deixo isso para vocês, adeptos.
      Mas do ponto de vista lógico, a haver uma limpeza geral, porque não foi feita, por exemplo, pelo Rui Costa? Há quantos anos consecutivos ele lá está? Não é ele que também tem proximidade com os atletas? Não é que, pela sua posição, tem também contacto com os empresários dos jogadores?

      Não coloquem a culpa toda no Jesus.

      • Joga_Bonito
        Posted Março 2, 2021 at 6:51 pm

        A limpeza de balneário poderia ser feita por JJ porque já treinou Pizzi e vários outros jogadores na primeira passagem. E ele poderia fazê-lo exigindo que a direcção afastasse os jogadores que entendia que tinham feito a cama a Lage e que já não estão comprometidos com o clube. Ou seja exigir que só treinasse um plantel com jogadores com vontade de treinar e ganhar títulos e não achar, como ele achou, que por ser ele a treinar tudo seria diferente.
        A limpeza até poderia ter sido feita antes mas independentemente disso o próprio JJ deveria ter exigido que a direcção apresentasse um relatório com os jogadores que entendia não terem mais condições para jogarem no clube e que eram os culpados do que se tinha passado na época transacta. Não o fez por conta do ego dele, que o faz achar que por ser ele a treinar tudo será diferente.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Março 2, 2021 at 9:41 pm

          Quê?
          Mas então o treinador que chega é que tem de pedir para a direcção lhe dizer quais estão ou não empenhados no clube?

          Se pões no Jesus essa obrigação, então obrigação maior terás de meter no Rui Costa ou no Vieira que estão ininterruptamente no Benfica há anos e que falam com os jogadores e com os empresários. Mais: eles é que tratam das renovações, das vendas e das compras.

          A quem é que o Dantas pediu para ir para o Bayern? Não foi ao Vieira?! Ele é que trata disso. Ele é que fala com os jogadores e com os empresários sobre a vontade dos jogadores em continuar.

          A pergunta é: se a direção sabia que havia jogadores a mais, poderia ter logo negociado. Ou achas que esperava pelo Jesus? Isso não faz sentido, estás só a querer bater no homem. Desde quando é que os treinadores é que se ocupam de limpeza de balneários mal chegam ao clube? Em lado nenhum deste mundo.

          Treinou os jogadores antes? E então? As coisas mudam e ele esteve fora quantos anos do Benfica? Dizer que não está a utilizar bem certo jogador, ok. Agora limpezas gerais, na primeira temporada? Não é a ele que compete.

          Mas ok, tens essa ideia. Respeito.

          • Joga_Bonito
            Posted Março 3, 2021 at 12:38 am

            Nºao percebeste o que quis dizer. Em momento algum disse que a direcção não tinha que o ter feito. Disse que haviam duas hipóteses. Ou a direcção no final da época passada mandava embora um conjunto de jogadores, independentemente do treinador que viesse, ou então nas negociações com JJ teria de se falar com o treinador sobre essa questão. JJ é português e conhecia bem a realidade do futebol do Benfica, não era um treinador de fora alheado da realidade. Nesse sentido, se a direcçaõ quis envolver o treinador no planeamento da época e eventualmente dar-lhe o poder de exigir que certos jogadores ficassem, também teria JJ de deixar claro os jogadores que quereria. Porque sendo ele português e conhecedor de tudo o que se passa no futebol português, estaria ao corrente dos rumores que saíam há meses sobre o mal-estar entre Lage e alguns jogadores, além da falta de empenho evidente de vários jogadores da equipa. Isso foi amplamente divulgado na imprensa. JJ baseou-se na postura de “eu vou chegar e treinar eu os jogadores e depois ver as coisas.” Isso pode fazer sentido em certos momentos, mas quando chegas a um balneário desfeito, com inúmeros jogadores acomodados e acusados publicamente de intriguismo e pouco empenho, tens de te preparar e previamente interrogar a direcção sobre os jogadores, sobre um mau ambiente, etc. Scolari quando chegou à selecção aceitou uma espécie de lista “negra” com um conjunto de jogadores que a direcção da federação tinha decidido afastar independentemente do treinador que viesse, dos quais os casos mais evidentes foram JVP e Baía. Scolari não embarcou nessa “deixa que eu chego e eu treino-os e viu ver o que eles são.” Porque em momentos de grande crise desportiva, em que se vêem balneários partidos, é de bom tom um treinador se precaver e perguntar o que se passa no clube. Só que JJ sempre achou que era o mestre da táctca e que com ele todos “jogam o triplo”. porque ele é especial, esqueceu-se que se os jogadores não quiserem jogar e com um balneário medíocre em opções de qualidade, ele está feito ao bife se se puser a atacá-los.
            Exigir um grupo limpo de problemas, renovado, é o que se deve fazer em momentos de fim de ciclo como os que o Benfica vive. Veja-se o que Scolari fez no pós-Mundial 2002, quando limpou o grupo da Coreia e construiu o seu grupo, ao invés de vir com a ideia de que é o maior cá do sítio e que com ele todos jogam mais.
            Uma coisa é chegares a um balneário vencedor, sem aparentes problemas e depois acontecer que um conjunto de jogadores se acomode após um ciclo de vitórias ou se incompatibilizar com um treinador. Aí a todos pode acontecer. Agora quando pegas num clube que está há 2 anos imerso numa crise, onde é visível o desgaste de alguns jogadores, a sua acomodação e pouco empenho, tens de fazer perguntas à direcção e exigir respostas sobre o balneário, os jogadores e o que se passa. Não é assumir que sendo eu a treinar todos serão melhores porque as coisas não funcionam assim.

    • Estigarribia
      Posted Março 2, 2021 at 8:50 am

      Joga_Bonito,

      Quando um treinador perde o balneário isso raramente dá bom resultado. Jorge Jesus poderia ter construído um bom ambiente entre os jogadores, como o Rúben está a fazer no Sporting, se o seu ego não fosse do tamanho do Universo.

      Saudações Leoninas

      • GabCel
        Posted Março 2, 2021 at 2:23 pm

        perfeito… mas o que ma intriga mais é não se aprender com os exemplos. O JJ recorrentemente perdeu o balnário, com o maior exemplo a ser os 2 ultimos anos no Sporting, no benfica isso também aconteceu mas os planteis dele eram tão superiores que ainda o safaram uma ou duas vezes.

        Sabendo este historial, que está directamente relacionado com o ego dele, como é que se vaí meter este egomaníaco num balneario que ja tinha queimado dois treinadores?

  • golias
    Posted Março 1, 2021 at 11:16 pm

    Foi também por isto que fomos buscar o JJ… O Pizzi é um ótimo jogador, se estiver num bom momento é titular, se não estiver é suplente. JJ foi o único capaz de o sentar e perceber isto. Pizzi não é um jogador titular indiscutível. O Bruno Lage veio com um discurso de jogava quem corria mas depois perdeu-se… Pizzi fazia exibições miseráveis e no jogo seguinte lá estava ele a titular e até a capitanear a equipa.
    Nisto o JJ está a milhas de outros. Estou curioso para ver Ruben Amorim a lidar com estas questões quando os resultados começarem a não aparecer.

    • Borsalino
      Posted Março 2, 2021 at 12:00 pm

      Concordo a 100%.

    • Frickelz
      Posted Março 2, 2021 at 10:51 am

      Está a milhas em quê? Então o Everton anda há uma data de jogos a arrastar-se em campo e é quase sempre titular, se isto não é ter lugar cativo então não sei o que será. Sim custou muito mas o Jesus continua a ser o mesmo teimoso de sempre em vez de dar oportunidades a outros.

      • golias
        Posted Março 2, 2021 at 3:40 pm

        Estamos de acordo em parte. O Everton não foi titular em todos os jogos e o rendimento tem sido baixo em linha com o que a equipa tem feito. Assim como Weigl precisou de tempo de adaptação, acredito que Everton também precise. No caso do Everton talvez JJ entenda que é importante jogar… Mas sim, parece-me que JJ não aplica a mesma receita do Pizzi ao Everton (mas nós não vemos os treinos…).

  • Borsalino
    Posted Março 1, 2021 at 11:03 pm

    Darwin e Everton riram-se disto.

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Março 1, 2021 at 10:55 pm

    Taarabt? Seferovic? Darwin? Everton? Parece que anda noutra galáxia

    • Sporting1906
      Posted Março 2, 2021 at 4:53 pm

      Darwin não tem sido titular nos últimos jogos, Seferovic só começou a ser titular para aí há 2 meses, e Taarabt e Everton também já foram suplentes muitas vezes.

      • Bernardo Guerreiro
        Posted Março 2, 2021 at 6:32 pm

        O facto do Seferovic só ter começado a ser titulado há 2 meses não quer dizer nada, faz más exibições e continua a titular. Aliás, jogava melhor quando saia do banco.
        Darwin é o 2º jogador do plantel com mais minutos e foi suplente um jogo ou dois, em jogos com apenas 1 avançado. Everton é o 4º e Taarabt, desde que ganhou o lugar, é o médio com mais minutos do plantel.

Deixa um comentário