Bajulas tanto o Porto, assim acontece abre-se uma porta e fecha-se a outra.
Kacal
Posted
Novembro 17, 2019 at
11:33 pm
E acho bem, quem não valoriza os seus também não tem que receber o contrário. E realmente nunca ouvi o Quaresma a falar mal do Sporting, sempre disse que respeitava o clube. Mas apenas tem um clube rival que gosta mais, mas seja como for foi um jogador português de enorme talento e reputado, deve ser motivo de orgulho o Sporting o ter formado mesmo que ele não tenha atingido o seu potencial máximo.
Estigarribia
Posted
Novembro 18, 2019 at
12:08 pm
Kacal,
Falando por mim, eu em conversas com outros amigos Sportinguista sempre que falamos de formação vem sempre o nome do Quaresma à baila, assim como o do Simão, CR7, Futre, Hugo Viana, Rui Patrício, João Moutinho, etc. Penso que era desnecessário o Quaresma ter dito isto e sendo o futebol português o lamaçal que é aposto aqui em como vão haver comentadores que vão pegar nisto e escrutinar ao milímetro estas declarações do Quaresma.
Como Sportinguista quero agradecer ao Quaresma todo o empenho que teve quando passou pela equipa principal do Sporting nas duas épocas, antes de rumar ao Barcelona, e de ter sido mais um ajudar naquela época de 2001/2002 onde se venceu o campeonato.
Saudações Leoninas
Kacal
Posted
Novembro 18, 2019 at
2:16 pm
Sim Estigarribia, o Quaresma não devia ter dito isto ou pelo menos podia não ter dito mas todos sabemos que ele é genuíno e diz sempre o que pensa, mas nem acho que tenha dito algo grave, mas claro que há adeptos como tu que o referem sempre mas há outros que não e claro que estas declarações criam já polémica por aqui e assim, mas fica-te bem seres grato a quem ajudou o teu clube e aplaudo isso.
Saudações DesPortistas
Antonio Clismo
Posted
Novembro 17, 2019 at
11:42 pm
O Quaresma que peça ajuda ao Liedson ou ao João Moutinho que eles explicam.
Da mesma forma de que João Vieira Pinto ou Paulo Sousa nunca ficaram muito bem vistos no Benfica.
AndreChaves9
Posted
Novembro 18, 2019 at
12:23 pm
João Pinto não ficou bem visto no Benfica? What?
Meu nome é Toni Sylva
Posted
Novembro 18, 2019 at
1:31 pm
JVP foi escorraçado pelo Benfica. Desportivamente, o clube não tem nada de que se queixar. Por outro lado, ganhou uma reputação nada boa, mas isso é a nível pessoal.
Mantorras
Posted
Novembro 18, 2019 at
4:40 pm
Saudades do Isaias, era o jogador preferido do meu avo. Como ele dizia, “um poco de forca!”
Meu nome é Toni Sylva
Posted
Novembro 20, 2019 at
10:19 pm
Isaías, o profeta da alegria! ?
Ainda hoje sigo a carreira do Preud’homme. E o Mozer? Dava um orgulho termos pessoas desde calibre no nosso clube. Mesmo quando não ganhávamos nada. Tenho mágoa de o Benfica não ter dado ao Preud’homme o palco que ele merecia.
Mantorras
Posted
Novembro 18, 2019 at
4:39 pm
JVP foi idolo, sempre sera, sempre lhe bati palmas, em todos os regressos a luz, mesmo sob o olhar condenador de muitos. Alem de jogar mais que os outros 9 que entravam em campo com ele, na altura (a excepcao do genial Michelle PdH), corria e lutava como poucos, sujava os calcoes, tinha raca. Nao consigo entender quem critica o homem.
Mandaram o homem embora para ficar com o Chano. O CHANO!!! Isto marcou a minha infancia, ainda hoje sofro com isto.
Diogo Moura
Posted
Novembro 18, 2019 at
5:51 pm
O JVP sempre foi acarinhado pelos adpetos – pelo clube a história é outra – mas foi corrido do clube pelo Vale de Azevedo. Caso contrário, não acredito que se singrasse no Sporting/Porto.
Rui Miguel Ribeiro
Posted
Novembro 18, 2019 at
11:58 pm
O João V. Pinto é muito bem visto. O Sousa nem conta.
Mike-UK
Posted
Novembro 17, 2019 at
11:48 pm
O talento foi todo para os pés.
Era o que era preciso, obrigado pelo Euro, Ricardo, não vou ser injusto contigo.
Manda um abraço meu ao Simão Sabrosa.
Vegeta
Posted
Novembro 18, 2019 at
11:40 am
Ainda tás a chorar passado estes anos todos ? ???
Por isso é que os teus textos são uma mão cheia de nada.
Querias que o Simão e o Quaresma ficassem no Sporting a vida toda para serem assim como tu ?
Nunca tinham ganho nada.
Tinham de ir para clubes que tivessem mesma qualidade.
E repara nos titulos que ganharam o Quaresma e o Simão nesse período e quantos ganhou o teu clube.
Claramente os jogadores estavam certos.
Já agora manda um abraço ao Paulo Sousa ?
Diogo Moura
Posted
Novembro 17, 2019 at
11:49 pm
Acho que a resposta é um pouco óbvia, o Quaresma apesar de ter sido formado no Sporting, é mais a cara do FC Porto, e, para o Sporting, usar um jogador da formação como bandeira que deu tanto ao rival não é a política do clube – não só o Sporting, é dos 3 grandes.
O mesmo se aplica a Simão Sabrosa, formado no Sporting, mas toda a gente o associa ao Benfica.
Mike The Kid
Posted
Novembro 18, 2019 at
12:33 am
Quem é que não fala dele?
Il Codino Divino
Posted
Novembro 18, 2019 at
1:46 am
Sempre ouvi associarem o Quaresma ao Sporting. Aliás, quando falam da escola de extremos do Sporting dão sempre o exemplo do Ronaldo, Figo, Futre, Quaresma e até do Simão. Não me parece que esteja a ser justo.
Mantorras
Posted
Novembro 18, 2019 at
3:14 am
Nao sei bem, mas diria que e porque nao foste topo nem fundo. Mais ou menos na mesma altura, sairam Ronaldo, Hugo Viana, Paim… entao fala-se no Ronaldo, porque atingiu o olimpo, fala-se no Paim, porque fez base jumping e o paraquedas nao abriu, enquanto tu e o Viana ficaram ali no meio…
CarlosSL
Posted
Novembro 18, 2019 at
10:25 am
Comparar a carreira do Hugo Viana com a do Quaresma está uns metros valentes para lá do disparate
josediogo
Posted
Novembro 18, 2019 at
11:34 am
Não faço a leitura que o Mantorras tenha comparado a carreira de ambos.
Pareceu antes, que quis salientar o facto de terem aparecido em alturas semelhantes, nos mesmos tempos.
Até porque, o Hugo Viana quando surgiu, era um jogador com um potencial tremendo e muito mais móvel do q
Mantorras
Posted
Novembro 18, 2019 at
12:15 pm
Obrigado por tentar ajudar explicar Jose Diogo. Bem haja.
josediogo
Posted
Novembro 18, 2019 at
11:34 am
*do que aquilo que se veio a tornar.
Não foi disparate nenhum, porque não comparou os caminhos de cada um seguiu e suas conquistas.
CarlosSL
Posted
Novembro 18, 2019 at
11:47 am
Ou seja, “tu e o Viana ficaram ali no meio” quer dizer exactamente o quê? Quer dizer que duas pessoas, Quaresma e Viana, sairam de um ponto de partida semelhante (Alcochete) e chegaram ao mesmo local (o meio). Logo, está estabelecida uma comparação, a comparação de onde chegaram. Agora, se eu estou errado, explica-me. Mas com uma explicação por favor, não com uma opinião
Mantorras
Posted
Novembro 18, 2019 at
12:14 pm
Nao, quer dizer que ficaram algures entre Ronaldo (topo) e Paim (fundo). Entre os extremos existe o meio, e o meio e um espaco muito grande onde existe muita coisa, nao e “o mesmo sitio”. Parece-me evidente demais se quiseres mesmo entender.
josediogo
Posted
Novembro 18, 2019 at
12:34 pm
O comentário não se cingiu apenas a esse parenteses.
Ademais, o que é este espaço, que não um espaço onde podemos dar as nossas opiniões?
O Mantorras deu, e já voltou a dar sua e por aqui me fico.
Saúde.
CarlosSL
Posted
Novembro 18, 2019 at
1:23 pm
Naturalmente este espaço serve para dar opiniões, agora convém é que sejam fundamentadas. Uma opinião sem fundamento tem um nome, chama-se bitaite e gosto de acreditar que há outros espaços para isso
Aurinegro
Posted
Novembro 18, 2019 at
1:09 pm
A diferença que há entre “o meio” e “a meio”.
Entre duas extremidades existe “o meio” e no ponto central é “a meio”.
Mantorras
Posted
Novembro 18, 2019 at
4:41 pm
Muito bom.
Mantorras
Posted
Novembro 18, 2019 at
11:52 am
Bom dia Carlos, acordou agora foi? Eu as vezes tambem acordo mal dispostinho, tente nao olhar directamente para a luz (eu coloco logo uns oculos de sol) e beber agua (natural). A mim parece-me que o portugues e que estara uns metros para la daquilo que o nosso amigo e capaz de entender. Ora vejamos:
1. O Paim foi o fundo e o Ronaldo o topo. 1+1=2.
2. O que e que fica entre o topo e o fundo? O meio. 2+2=4.
3. O Viana e o Quaresma tiveram uma carreira melhor que o Paim? Check. 3+3=6.
4. O Viana e o Quaresma tiveram uma carreira inferior ao Ronaldo? Check!
Deixo o 5. como exercicio para si.
Mantorras
Posted
Novembro 18, 2019 at
12:15 pm
Peguei na sua deixa e ate fui ver a carreira dos dois ao pormenor:
1. Saem ambos da formacao do Sporting, sendo lancados pelo mesmo treinador e estreiam-se com 17/18 anos.
2. Ficam ambos mais ou menos o mesmo tempo na A antes de sairem.
4. Um sai por 13M para uma liga de topo, Inglaterra, e um clube mediano.
5. O outro vai para o topo do mundo xD Barcelona, numa liga de topo, por 7M mais Rochemback (acho eu).
6. Hugo Viana, jogou com inicial sucesso em Portugal, e depois foi falhando em todas as ligas de topo onde passou: em Inglaterra e Espanha.
7. Quaresma, jogou com inicial sucesso em Portugal, e depois falhou em todas as ligas de topo onde passou: Espanha, Italia e Inglaterra.
8. Fora da europa, Viana jogou nos EAU.
9. Fora da europa, Quaresma jogou… nos EAU :O
10. Quaresma tem 80 internacionalizacoes e Viana tem 29.
Quaresma teve uma carreira bem superior a de Hugo Viana, mas se estabelecer um paralelo, ate que existem algumas semelhancas, a principal diria que foi ambos terem ficado aquem do futuro que lhes auguravam. Alem disso, ambos falharam em todos os clubes/ligas de topo. Aqui, convem realcar que Quaresma foi um craque a um nivel onde Hugo Viana nao chegou, foi idolo no Porto e no Besiktas, e teve uma carreira por Portugal de que se pode orgulhar, coisa que o Hugo Viana nao tem. Diria que o factor mais decisivo nas diferentes carreiras, alem do talento, foi a escolha do clube para retornar a Portugal… enquanto Quaresma foi brilhar para um Porto vitorioso, Hugo Viana voltou ao Sporting e nao teve sorte/estabilidade/estrutura (e capacidade), para dar a volta por cima.
Fantantonio
Posted
Novembro 18, 2019 at
1:13 pm
O Hugo Viana saiu para o Newcastle, mas na altura não se tratava propriamente de um clube mediano, apesar de não ser de primeira linha. Convém referir que Hugo Viana tinha sido considerado o melhor jogador jovem da Europa nesse ano e depois mais tarde, não tendo o sucesso que Quaresma teve no Besiktas e no Porto, acaba por tornar-se num dos melhores jogadores de sempre do SC Braga. Não chegou ao mesmo nível do Quaresma, mas também não esteve assim tão mal.
Mantorras
Posted
Novembro 18, 2019 at
4:25 pm
Era um clube medio/alto, com um projecto ambicioso, que depois falhou, mas nao diria de topo. Neste momento e um clube que luta pela manutencao, e esta bem abaixo do que era nessa altura, alias, eu quando disse medio ja estava a querer separzr do “hoje em dia”. Longe vao os tempos de Alan Shearer.
A verdade e que H. Viana atingiu o seu auge no inicio de carreira (o tal melhor jovem da europa) e depois nao o “confirmou”. Ele foi um dos melhores de sempre do Braga, mas…
Quaresma venceu, a nivel interno:
– 4 Ligas Portugguesas (1 no Sporting e 3 no Porto)
– 2 Tacas de Portugal (1 no Sporting e 1 no Porto) e 3 supertacas (1 no Sporting e 2 no Porto)
– 2 Campeonatos da Turquia – Besiktas
– 1 Taca da Turquia – Besiktas
– 2 Ligas italianas (nao diz no trsansfer market, por isso estou a supor que nao venceu a taca?!) – Inter
– 1 FA Cup – Chelsea
A nivel internacional, de clubes:
– 1 Intercontinental no Porto
– 1 Champions no Inter
Seleccoes:
– Euro sub-17
– Euro 2016
Tem um CV muito acima do Hugo Viana (e muitos, quase todos, os jogadores portugueses da sua geracao). Alem de tudo o que venceu, so nao foi figura de proa no Inter e no Chelsea, ja que nos restantes clubes foi sempre craque… e depois… e daqueles jogadores que tinha muita magia nos pes e proporcionou momentos de rara beleza… nao foi nunca do meu clube, mas sempre achei que o rapaz se tivesse outra cabeca poderia ter chegado ao Olimpo, pois tinha mais talento que Ronaldo (discutivel, mas e a minha opiniao).
CarlosSL
Posted
Novembro 18, 2019 at
1:30 pm
Parece que quem acordou mal disposto não fui eu ;) ia responder ao primeiro comentário da matemática com factos, qual não é o meu espanto quando tu a seguir tens o fair play de me poupar a isso apresentando tu os factos e a evidente conclusão que o Quaresma teve uma carreira expoencialmente superior ao Hugo Viana. É evidente que sendo o Ronaldo o topo e o Paim o fim da tabela, os outros dois estão no meio. Mas o meio é enorme e essa simplificação é bastante injusta para um individuo que é campeão europeu de clubes e selecções, referência num bi campeão europeu e num bom Besiktas e outro que teve uma transferencia sonante para Inglaterra e foi importante num Braga sólido. Lamento, mas como tu proprio constataste, é o dia e a noite, e nada disto quer dizer que o Hugo Viana tenha sido um mau jogador
Mantorras
Posted
Novembro 18, 2019 at
3:43 pm
Amigo Carlos, primeiro nao leves a mal a minha resposta, peco desculpa se fui indelicado, por vezes tento ser engracadinho e saem gracolas, mas e tudo no limite do razoavel, sem ofender ninguem.
Concordo com o que dizes, mas eu acima, quando comentei, era para responder ao titulo do post: “Porque e que quando falam dos jovens que sairam do Sporting nunca falam em mim?”
E a minha teoria e simples, como ha um supra sumo e um que se espalhou como o Paim se espalhou, esses dois levam a atencao toda… os que ficaram no meio (que sao muitos), ficam mais esquecidos. Ha Moutinho, Quaresma, Viana, Nani, Djalo… mas eu nao os estou a colocar no mesmo saco, apenas estou a dar a minha opiniao, sobre o porque de nao se falar tanto nele (como noutros). Podem haver muitos motivos, por exemplo, o Moutinho e o Quaresma, como depois foram para o Porto, sao muitas vezes associados ao Dragao e nao a Alvalade, porque la foram muito maiores do que no Sporting… tambem pode ser por ai. Mas era so a resposta a pergunta do post, nao era nenhuma comparacao. A serio.
CarlosSL
Posted
Novembro 19, 2019 at
10:04 am
Claro que sim, muitas vezes o que acontece é que a comunicação torna-se mais dificil sem o tom de voz ou as expressões faciais, depois interpreta-se de forma que não era suposto. É que nem foi por ser portista, fosse o Simão em vez do Quaresma e eu tinha me indignado da mesma forma, até porque o Hugo Viana sempre me irritou um pouco pelo enorme potencial que acabou por dar em nada
Filipe Ferreira
Posted
Novembro 18, 2019 at
7:48 am
Por acaso até (eu pessoalmente) costumo falar nele, porque foi dos maiores talentos que saiu da academia, ele certamente que se refere por exemplo quando se fala de Ronaldo, Figo e Futre, mas esses são o top3 da academia e atingiram níveis que o Quaresma não atingiu (embora tivesse o potencial)
Aurinegro
Posted
Novembro 18, 2019 at
8:24 am
Ponto prévio: não sendo eu do Sporting e seguindo pouco a comunicação do clube, não sei se é mesmo assim ou se é o Quaresma a “chorar-se”. Penso que uma grande parte dos adeptos leoninos sente orgulho de o Quaresma ter sido formado no clube.
Apesar de o Quaresma ser dos poucos produtos de formação do Sporting da era moderna que foi campeão pelo clube, ele tornou-se na imagem de um dos rivais e penso que pode ser por ai. Por exemplo, o mesmo me parece acontecer com o Simão e com o Benfica. Também se tornou uma figura de um rival e deixou de se falar tanto do clube formador, criando algum distanciamento.
Mas o Quaresma também tem de olhar para ele. Sempre que fala nos clubes que ama fala em Porto e em Besiktas, raramente fala do Sporting. Porque haveria o clube de o fazer? E não me interpretem mal, penso que seja mais que normal que um jogador que seja bem recebido num clube, passe alguns anos e ganha alguns trofeus, se torne adepto. Mas não pode agora estar a “chorar-se” por o Sporting não se referir a ele tantas vezes. Ele faz o mesmo.
Meu nome é Toni Sylva
Posted
Novembro 18, 2019 at
1:26 pm
Mais, se o jogador deixa claro que o seu clube é outro, se o original viesse reclamá-lo para si pareceria forçado.
Joao Silvino
Posted
Novembro 18, 2019 at
10:16 am
Coitado, como se não fosse óbvio. Se a mulher o traísse, ele iria falar dela?
Ele sabe perfeitamente que foi ele quem desprezou o Sporting ao longo dos anos (não bateu tanto no fundo como o Simão, como é óbvio por isso os sportinguistas ainda falam dele) mas estes argumentos são simplesmente desculpas de mau pagador…
Vegeta
Posted
Novembro 18, 2019 at
11:37 am
Não viste a entrevista dele.
Ele só não regressa em 2004/2005 porque o Sporting não o quis.
Além disso, nunca o Quaresma disse mal do Sporting.
Rui Miguel Ribeiro
Posted
Novembro 18, 2019 at
11:53 pm
O Simão não bateu no fundo, o Simão bateu no topo! :-)
Catrapower
Posted
Novembro 18, 2019 at
10:48 am
Que conversa da treta. Eu por acaso quando falo da escola do Sporting com alguém, faço sempre questão de frisar, que o Quaresma quando apareceu com os seus 16 anos, tinha mais potencial que o Cristiano, e teve de facto mais impacto na equipa principal. Esta história do coitadinho é um bocado cansativa…
josediogo
Posted
Novembro 18, 2019 at
12:38 pm
O Quaresma não anda a ouvir bem.
Da formação do Sporting há sempre pelo menos 3 histórias a contar:
Ronaldo, claro.
Paim, que era, na formação, o melhor que tinha passado por lá.
Quaresma, que tinha um potencial incrivel, ainda maior que Ronaldo, mas não tinha a cabeça deste.
Primo do Mendes
Posted
Novembro 18, 2019 at
1:21 pm
Passou a carreira toda a fazer-se de vitima.
Facto que tinha mais potencial que o Ronaldo, e tirando o Ronaldo dos dois primeiros anos de Manchester, o Quaresma sempre deu mais gosto a tratar a bola e com as suas trivelas.
Não se compara nem de perto ao que o Hugo Viana fez – quer por reconhecimento lá fora, que o Quaresma é um jogador bandeira na Turquia, apesar de periférico, são muitos milhões, contra uma equipa histórica em Inglaterra mas que hoje em dia já ninguem se lembra quem ele era.
44 Comentários
Pablo
Bajulas tanto o Porto, assim acontece abre-se uma porta e fecha-se a outra.
Kacal
E acho bem, quem não valoriza os seus também não tem que receber o contrário. E realmente nunca ouvi o Quaresma a falar mal do Sporting, sempre disse que respeitava o clube. Mas apenas tem um clube rival que gosta mais, mas seja como for foi um jogador português de enorme talento e reputado, deve ser motivo de orgulho o Sporting o ter formado mesmo que ele não tenha atingido o seu potencial máximo.
Estigarribia
Kacal,
Falando por mim, eu em conversas com outros amigos Sportinguista sempre que falamos de formação vem sempre o nome do Quaresma à baila, assim como o do Simão, CR7, Futre, Hugo Viana, Rui Patrício, João Moutinho, etc. Penso que era desnecessário o Quaresma ter dito isto e sendo o futebol português o lamaçal que é aposto aqui em como vão haver comentadores que vão pegar nisto e escrutinar ao milímetro estas declarações do Quaresma.
Como Sportinguista quero agradecer ao Quaresma todo o empenho que teve quando passou pela equipa principal do Sporting nas duas épocas, antes de rumar ao Barcelona, e de ter sido mais um ajudar naquela época de 2001/2002 onde se venceu o campeonato.
Saudações Leoninas
Kacal
Sim Estigarribia, o Quaresma não devia ter dito isto ou pelo menos podia não ter dito mas todos sabemos que ele é genuíno e diz sempre o que pensa, mas nem acho que tenha dito algo grave, mas claro que há adeptos como tu que o referem sempre mas há outros que não e claro que estas declarações criam já polémica por aqui e assim, mas fica-te bem seres grato a quem ajudou o teu clube e aplaudo isso.
Saudações DesPortistas
Antonio Clismo
O Quaresma que peça ajuda ao Liedson ou ao João Moutinho que eles explicam.
Da mesma forma de que João Vieira Pinto ou Paulo Sousa nunca ficaram muito bem vistos no Benfica.
AndreChaves9
João Pinto não ficou bem visto no Benfica? What?
Meu nome é Toni Sylva
JVP foi escorraçado pelo Benfica. Desportivamente, o clube não tem nada de que se queixar. Por outro lado, ganhou uma reputação nada boa, mas isso é a nível pessoal.
Mantorras
Saudades do Isaias, era o jogador preferido do meu avo. Como ele dizia, “um poco de forca!”
Meu nome é Toni Sylva
Isaías, o profeta da alegria! ?
Ainda hoje sigo a carreira do Preud’homme. E o Mozer? Dava um orgulho termos pessoas desde calibre no nosso clube. Mesmo quando não ganhávamos nada. Tenho mágoa de o Benfica não ter dado ao Preud’homme o palco que ele merecia.
Mantorras
JVP foi idolo, sempre sera, sempre lhe bati palmas, em todos os regressos a luz, mesmo sob o olhar condenador de muitos. Alem de jogar mais que os outros 9 que entravam em campo com ele, na altura (a excepcao do genial Michelle PdH), corria e lutava como poucos, sujava os calcoes, tinha raca. Nao consigo entender quem critica o homem.
Mandaram o homem embora para ficar com o Chano. O CHANO!!! Isto marcou a minha infancia, ainda hoje sofro com isto.
Diogo Moura
O JVP sempre foi acarinhado pelos adpetos – pelo clube a história é outra – mas foi corrido do clube pelo Vale de Azevedo. Caso contrário, não acredito que se singrasse no Sporting/Porto.
Rui Miguel Ribeiro
O João V. Pinto é muito bem visto. O Sousa nem conta.
Mike-UK
O talento foi todo para os pés.
Era o que era preciso, obrigado pelo Euro, Ricardo, não vou ser injusto contigo.
Manda um abraço meu ao Simão Sabrosa.
Vegeta
Ainda tás a chorar passado estes anos todos ? ???
Por isso é que os teus textos são uma mão cheia de nada.
Querias que o Simão e o Quaresma ficassem no Sporting a vida toda para serem assim como tu ?
Nunca tinham ganho nada.
Tinham de ir para clubes que tivessem mesma qualidade.
E repara nos titulos que ganharam o Quaresma e o Simão nesse período e quantos ganhou o teu clube.
Claramente os jogadores estavam certos.
Já agora manda um abraço ao Paulo Sousa ?
Diogo Moura
Acho que a resposta é um pouco óbvia, o Quaresma apesar de ter sido formado no Sporting, é mais a cara do FC Porto, e, para o Sporting, usar um jogador da formação como bandeira que deu tanto ao rival não é a política do clube – não só o Sporting, é dos 3 grandes.
O mesmo se aplica a Simão Sabrosa, formado no Sporting, mas toda a gente o associa ao Benfica.
Mike The Kid
Quem é que não fala dele?
Il Codino Divino
Sempre ouvi associarem o Quaresma ao Sporting. Aliás, quando falam da escola de extremos do Sporting dão sempre o exemplo do Ronaldo, Figo, Futre, Quaresma e até do Simão. Não me parece que esteja a ser justo.
Mantorras
Nao sei bem, mas diria que e porque nao foste topo nem fundo. Mais ou menos na mesma altura, sairam Ronaldo, Hugo Viana, Paim… entao fala-se no Ronaldo, porque atingiu o olimpo, fala-se no Paim, porque fez base jumping e o paraquedas nao abriu, enquanto tu e o Viana ficaram ali no meio…
CarlosSL
Comparar a carreira do Hugo Viana com a do Quaresma está uns metros valentes para lá do disparate
josediogo
Não faço a leitura que o Mantorras tenha comparado a carreira de ambos.
Pareceu antes, que quis salientar o facto de terem aparecido em alturas semelhantes, nos mesmos tempos.
Até porque, o Hugo Viana quando surgiu, era um jogador com um potencial tremendo e muito mais móvel do q
Mantorras
Obrigado por tentar ajudar explicar Jose Diogo. Bem haja.
josediogo
*do que aquilo que se veio a tornar.
Não foi disparate nenhum, porque não comparou os caminhos de cada um seguiu e suas conquistas.
CarlosSL
Ou seja, “tu e o Viana ficaram ali no meio” quer dizer exactamente o quê? Quer dizer que duas pessoas, Quaresma e Viana, sairam de um ponto de partida semelhante (Alcochete) e chegaram ao mesmo local (o meio). Logo, está estabelecida uma comparação, a comparação de onde chegaram. Agora, se eu estou errado, explica-me. Mas com uma explicação por favor, não com uma opinião
Mantorras
Nao, quer dizer que ficaram algures entre Ronaldo (topo) e Paim (fundo). Entre os extremos existe o meio, e o meio e um espaco muito grande onde existe muita coisa, nao e “o mesmo sitio”. Parece-me evidente demais se quiseres mesmo entender.
josediogo
O comentário não se cingiu apenas a esse parenteses.
Ademais, o que é este espaço, que não um espaço onde podemos dar as nossas opiniões?
O Mantorras deu, e já voltou a dar sua e por aqui me fico.
Saúde.
CarlosSL
Naturalmente este espaço serve para dar opiniões, agora convém é que sejam fundamentadas. Uma opinião sem fundamento tem um nome, chama-se bitaite e gosto de acreditar que há outros espaços para isso
Aurinegro
A diferença que há entre “o meio” e “a meio”.
Entre duas extremidades existe “o meio” e no ponto central é “a meio”.
Mantorras
Muito bom.
Mantorras
Bom dia Carlos, acordou agora foi? Eu as vezes tambem acordo mal dispostinho, tente nao olhar directamente para a luz (eu coloco logo uns oculos de sol) e beber agua (natural). A mim parece-me que o portugues e que estara uns metros para la daquilo que o nosso amigo e capaz de entender. Ora vejamos:
1. O Paim foi o fundo e o Ronaldo o topo. 1+1=2.
2. O que e que fica entre o topo e o fundo? O meio. 2+2=4.
3. O Viana e o Quaresma tiveram uma carreira melhor que o Paim? Check. 3+3=6.
4. O Viana e o Quaresma tiveram uma carreira inferior ao Ronaldo? Check!
Deixo o 5. como exercicio para si.
Mantorras
Peguei na sua deixa e ate fui ver a carreira dos dois ao pormenor:
1. Saem ambos da formacao do Sporting, sendo lancados pelo mesmo treinador e estreiam-se com 17/18 anos.
2. Ficam ambos mais ou menos o mesmo tempo na A antes de sairem.
4. Um sai por 13M para uma liga de topo, Inglaterra, e um clube mediano.
5. O outro vai para o topo do mundo xD Barcelona, numa liga de topo, por 7M mais Rochemback (acho eu).
6. Hugo Viana, jogou com inicial sucesso em Portugal, e depois foi falhando em todas as ligas de topo onde passou: em Inglaterra e Espanha.
7. Quaresma, jogou com inicial sucesso em Portugal, e depois falhou em todas as ligas de topo onde passou: Espanha, Italia e Inglaterra.
8. Fora da europa, Viana jogou nos EAU.
9. Fora da europa, Quaresma jogou… nos EAU :O
10. Quaresma tem 80 internacionalizacoes e Viana tem 29.
Quaresma teve uma carreira bem superior a de Hugo Viana, mas se estabelecer um paralelo, ate que existem algumas semelhancas, a principal diria que foi ambos terem ficado aquem do futuro que lhes auguravam. Alem disso, ambos falharam em todos os clubes/ligas de topo. Aqui, convem realcar que Quaresma foi um craque a um nivel onde Hugo Viana nao chegou, foi idolo no Porto e no Besiktas, e teve uma carreira por Portugal de que se pode orgulhar, coisa que o Hugo Viana nao tem. Diria que o factor mais decisivo nas diferentes carreiras, alem do talento, foi a escolha do clube para retornar a Portugal… enquanto Quaresma foi brilhar para um Porto vitorioso, Hugo Viana voltou ao Sporting e nao teve sorte/estabilidade/estrutura (e capacidade), para dar a volta por cima.
Fantantonio
O Hugo Viana saiu para o Newcastle, mas na altura não se tratava propriamente de um clube mediano, apesar de não ser de primeira linha. Convém referir que Hugo Viana tinha sido considerado o melhor jogador jovem da Europa nesse ano e depois mais tarde, não tendo o sucesso que Quaresma teve no Besiktas e no Porto, acaba por tornar-se num dos melhores jogadores de sempre do SC Braga. Não chegou ao mesmo nível do Quaresma, mas também não esteve assim tão mal.
Mantorras
Era um clube medio/alto, com um projecto ambicioso, que depois falhou, mas nao diria de topo. Neste momento e um clube que luta pela manutencao, e esta bem abaixo do que era nessa altura, alias, eu quando disse medio ja estava a querer separzr do “hoje em dia”. Longe vao os tempos de Alan Shearer.
A verdade e que H. Viana atingiu o seu auge no inicio de carreira (o tal melhor jovem da europa) e depois nao o “confirmou”. Ele foi um dos melhores de sempre do Braga, mas…
Quaresma venceu, a nivel interno:
– 4 Ligas Portugguesas (1 no Sporting e 3 no Porto)
– 2 Tacas de Portugal (1 no Sporting e 1 no Porto) e 3 supertacas (1 no Sporting e 2 no Porto)
– 2 Campeonatos da Turquia – Besiktas
– 1 Taca da Turquia – Besiktas
– 2 Ligas italianas (nao diz no trsansfer market, por isso estou a supor que nao venceu a taca?!) – Inter
– 1 FA Cup – Chelsea
A nivel internacional, de clubes:
– 1 Intercontinental no Porto
– 1 Champions no Inter
Seleccoes:
– Euro sub-17
– Euro 2016
Tem um CV muito acima do Hugo Viana (e muitos, quase todos, os jogadores portugueses da sua geracao). Alem de tudo o que venceu, so nao foi figura de proa no Inter e no Chelsea, ja que nos restantes clubes foi sempre craque… e depois… e daqueles jogadores que tinha muita magia nos pes e proporcionou momentos de rara beleza… nao foi nunca do meu clube, mas sempre achei que o rapaz se tivesse outra cabeca poderia ter chegado ao Olimpo, pois tinha mais talento que Ronaldo (discutivel, mas e a minha opiniao).
CarlosSL
Parece que quem acordou mal disposto não fui eu ;) ia responder ao primeiro comentário da matemática com factos, qual não é o meu espanto quando tu a seguir tens o fair play de me poupar a isso apresentando tu os factos e a evidente conclusão que o Quaresma teve uma carreira expoencialmente superior ao Hugo Viana. É evidente que sendo o Ronaldo o topo e o Paim o fim da tabela, os outros dois estão no meio. Mas o meio é enorme e essa simplificação é bastante injusta para um individuo que é campeão europeu de clubes e selecções, referência num bi campeão europeu e num bom Besiktas e outro que teve uma transferencia sonante para Inglaterra e foi importante num Braga sólido. Lamento, mas como tu proprio constataste, é o dia e a noite, e nada disto quer dizer que o Hugo Viana tenha sido um mau jogador
Mantorras
Amigo Carlos, primeiro nao leves a mal a minha resposta, peco desculpa se fui indelicado, por vezes tento ser engracadinho e saem gracolas, mas e tudo no limite do razoavel, sem ofender ninguem.
Concordo com o que dizes, mas eu acima, quando comentei, era para responder ao titulo do post: “Porque e que quando falam dos jovens que sairam do Sporting nunca falam em mim?”
E a minha teoria e simples, como ha um supra sumo e um que se espalhou como o Paim se espalhou, esses dois levam a atencao toda… os que ficaram no meio (que sao muitos), ficam mais esquecidos. Ha Moutinho, Quaresma, Viana, Nani, Djalo… mas eu nao os estou a colocar no mesmo saco, apenas estou a dar a minha opiniao, sobre o porque de nao se falar tanto nele (como noutros). Podem haver muitos motivos, por exemplo, o Moutinho e o Quaresma, como depois foram para o Porto, sao muitas vezes associados ao Dragao e nao a Alvalade, porque la foram muito maiores do que no Sporting… tambem pode ser por ai. Mas era so a resposta a pergunta do post, nao era nenhuma comparacao. A serio.
CarlosSL
Claro que sim, muitas vezes o que acontece é que a comunicação torna-se mais dificil sem o tom de voz ou as expressões faciais, depois interpreta-se de forma que não era suposto. É que nem foi por ser portista, fosse o Simão em vez do Quaresma e eu tinha me indignado da mesma forma, até porque o Hugo Viana sempre me irritou um pouco pelo enorme potencial que acabou por dar em nada
Filipe Ferreira
Por acaso até (eu pessoalmente) costumo falar nele, porque foi dos maiores talentos que saiu da academia, ele certamente que se refere por exemplo quando se fala de Ronaldo, Figo e Futre, mas esses são o top3 da academia e atingiram níveis que o Quaresma não atingiu (embora tivesse o potencial)
Aurinegro
Ponto prévio: não sendo eu do Sporting e seguindo pouco a comunicação do clube, não sei se é mesmo assim ou se é o Quaresma a “chorar-se”. Penso que uma grande parte dos adeptos leoninos sente orgulho de o Quaresma ter sido formado no clube.
Apesar de o Quaresma ser dos poucos produtos de formação do Sporting da era moderna que foi campeão pelo clube, ele tornou-se na imagem de um dos rivais e penso que pode ser por ai. Por exemplo, o mesmo me parece acontecer com o Simão e com o Benfica. Também se tornou uma figura de um rival e deixou de se falar tanto do clube formador, criando algum distanciamento.
Mas o Quaresma também tem de olhar para ele. Sempre que fala nos clubes que ama fala em Porto e em Besiktas, raramente fala do Sporting. Porque haveria o clube de o fazer? E não me interpretem mal, penso que seja mais que normal que um jogador que seja bem recebido num clube, passe alguns anos e ganha alguns trofeus, se torne adepto. Mas não pode agora estar a “chorar-se” por o Sporting não se referir a ele tantas vezes. Ele faz o mesmo.
Meu nome é Toni Sylva
Mais, se o jogador deixa claro que o seu clube é outro, se o original viesse reclamá-lo para si pareceria forçado.
Joao Silvino
Coitado, como se não fosse óbvio. Se a mulher o traísse, ele iria falar dela?
Ele sabe perfeitamente que foi ele quem desprezou o Sporting ao longo dos anos (não bateu tanto no fundo como o Simão, como é óbvio por isso os sportinguistas ainda falam dele) mas estes argumentos são simplesmente desculpas de mau pagador…
Vegeta
Não viste a entrevista dele.
Ele só não regressa em 2004/2005 porque o Sporting não o quis.
Além disso, nunca o Quaresma disse mal do Sporting.
Rui Miguel Ribeiro
O Simão não bateu no fundo, o Simão bateu no topo! :-)
Catrapower
Que conversa da treta. Eu por acaso quando falo da escola do Sporting com alguém, faço sempre questão de frisar, que o Quaresma quando apareceu com os seus 16 anos, tinha mais potencial que o Cristiano, e teve de facto mais impacto na equipa principal. Esta história do coitadinho é um bocado cansativa…
josediogo
O Quaresma não anda a ouvir bem.
Da formação do Sporting há sempre pelo menos 3 histórias a contar:
Ronaldo, claro.
Paim, que era, na formação, o melhor que tinha passado por lá.
Quaresma, que tinha um potencial incrivel, ainda maior que Ronaldo, mas não tinha a cabeça deste.
Primo do Mendes
Passou a carreira toda a fazer-se de vitima.
Facto que tinha mais potencial que o Ronaldo, e tirando o Ronaldo dos dois primeiros anos de Manchester, o Quaresma sempre deu mais gosto a tratar a bola e com as suas trivelas.
Não se compara nem de perto ao que o Hugo Viana fez – quer por reconhecimento lá fora, que o Quaresma é um jogador bandeira na Turquia, apesar de periférico, são muitos milhões, contra uma equipa histórica em Inglaterra mas que hoje em dia já ninguem se lembra quem ele era.