Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Posso perder no jogo, mas não posso perder na porrada… e aí não perdi»

Bruno Alves recordou, numa conversa com a FC Porto TV, a agressão a Nuno Gomes, num FC Porto-Benfica, que lhe valeu a expulsão e o consequente afastamento da equipa, numa fase em que se estava a afirmar nos azuis e brancos de Co Adriaanse. “O Co Adriaanse pôs-me a jogar num jogo frente ao Benfica. Estávamos a perder 0-2 em casa, mas como eu aprendi com o meu pai ‘posso perder no jogo, mas não posso perder na porrada’, então na porrada eu não perdi. Fui expulso e depois foi difícil voltar à equipa, passei algum tempo de fora, sem jogar, mas o Adriaanse foi sempre muito honesto comigo e disse-me que se não tivesse sido expulso, provavelmente iria continuar a jogar, que estava a jogar bem. Mas depois daquele momento também houve uma alteração do sistema tático, a equipa começou a ganhar e foi muito difícil voltar a jogar. Entendi a situação, aprendi com os erros e isso fez de mim um jogador e uma pessoa mais forte para lidar com o futebol e com a vida”, disse o central.

61 Comentários

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 7, 2020 at 12:09 am

    O forte deste indivíduo sempre foi o full-contact. Batia, agredia deliberadamente para magoar e intimidar e ainda beneficiava de um free pass. É do pior que já vi.

  • Chico
    Posted Abril 6, 2020 at 2:38 pm

    Sempre foi um jogador nojento e sempre será. Quem aplaude declarações como esta não merece o meu respeito. Eu cresci no início dos 2000, tinha tudo para ser do Porto. Afinal, era o clube com mais sucesso. A partir de um jogo em que Jorge Costa agride brutalmente Simão (como se fosse apenas um, foram múltiplos), passei a ser totalmente benfiquista e a repulsa pelo Porto foi crescendo de ano para ano. Um clube que sempre cultivou uma cultura de intimidação nunca será grande aos meus olhos.

    • José S.
      Posted Abril 6, 2020 at 7:47 pm

      Vá lá não nasceste no tempo da velha senhora… Senão eras do Carcavelos… Porque clubes acima de rio maior eram totalmente desprezados..

  • Filipe Ribeiro
    Posted Abril 6, 2020 at 11:55 am

    Adoro ver os portistas arranjar desculpas, alguns nem eram nascidos e falam de cor, existe uma diferença de jogadores duros, para maldosos.
    Só rever um jogo dos 90s nas Antas para saber a diferença.

    • Joao S
      Posted Abril 6, 2020 at 3:56 pm

      O mundo e especialmente o futebol não existiu só nos anos 90. O Benfica desde aí já teve muitos jogadores caceteiros e “prá porrada”, contudo os portistas não se usam isso para menosprezar ou desvalorizar conquistas. Só não somos hipócritas nem vimos com falinhas mansas, como se fôssemos anjinhos.

    • Joao Q.
      Posted Abril 6, 2020 at 1:50 pm

      Coitado do senhor Filipe Ribeiro, sofreu tanto nas Antas. Deve ser de um clube que impede jogadores maldosos de assinarem.

  • Boris Yeltsin
    Posted Abril 6, 2020 at 11:43 am

    Fernando Aguiar, Argel, Binya, Eliseu, Maxi, Coentrão e outros tantos dizem “Olá.”.

  • Miguel Mendes
    Posted Abril 6, 2020 at 10:23 am

    E o joão pinto, aloísio, fernando couto, paulinho santos, pepe, felipe e jorge costa?

  • CarlosFCP
    Posted Abril 6, 2020 at 2:55 am

    Emocionei me ?

    Que volte tudo ao normal o mais rápido possível

  • Richrad
    Posted Abril 6, 2020 at 12:32 am

    Que expressão de humildade por parte do Bruno, sinceramente é ou deveria ser um assunto dificil de abordar pelos jogadores porque quer queiramos quer não, trata-se de episódios de violência enquanto exercem a sua função, ainda para mais quando esta representa um impacto social elevado.
    Curioso para que um dia veja estes assuntos serem por… Pepe, aquele episódio se não me engano em pleno Bernabéu frente ao Getafe…
    Que estrondo.

  • Nazgul
    Posted Abril 5, 2020 at 11:54 pm

    Por muito que digam que o Porto não ê isto, todos os anos temos provas destas que ainda por cima são bem vindas por talvez 80% dos adeptos portistas …

    Já cantaram em muitos jogos “quem dera que o avião da chapacoense fosse o Benfica”

    Este ano o Benfica deslocou-se ao dragão e tínhamos bonecos enforcados pendurados nas pontes no caminho para o Porto …

    O Porto está no top dos clubes mais desprezíveis liderado por um velho corrupto e uma claque que tem como líder uma das pessoas mais perigosas do país, viva o FQP!

    • Joao S
      Posted Abril 6, 2020 at 3:59 pm

      Bem falar de presidentes e claques é no mínimo ridículo quando se fala de qualquer um dos três grandes. São todos desprezíveis, corruptos e violentos.

  • Analista Especialista
    Posted Abril 5, 2020 at 11:43 pm

    O FCP sempre foi isto, nada mais a assinalar.

  • Joao Silvino
    Posted Abril 5, 2020 at 11:40 pm

    Soa a brincadeira, mas se for verdade que ele acha isto fica bastante mal dizê-lo assim. Não espanta, mas assumir publicamente que não tem a honra de aceitar uma performance negativa e partir para a porrada mostra um bocado de falta de vergonha, para não falar do mau exemplo (quantos miúdos não vão interiorizar/reforçar estas ideias anti-desportivas graças a estes exemplos?).

    • Chico
      Posted Abril 6, 2020 at 2:40 pm

      Há dúvidas de que não é brincadeira? Basta ver o que Meireles e Bruto Alves fizeram aos jogadores do Benfica quando foram humilhados na final da Taça da Liga com três batatas dos suplentes do Benfica. Aliás, esse jogo é uma das maiores vergonhas da história recente do futebol português: o Porto merecia ter acabado com 8 ou 9 jogadores nesse jogo. Fora todos os outros encontros contra Benfica que era sempre a abrir.

  • Miguel Mendes
    Posted Abril 5, 2020 at 11:15 pm

    Há quantos anos o Cerqueira está no Porto?

  • Miguel Mendes
    Posted Abril 5, 2020 at 11:11 pm

    E o Jorge Costa, Fernando Couto, Paulinho Santos, João Pinto, Pepe e Felipe?

  • Johny45
    Posted Abril 5, 2020 at 11:00 pm

    Como é que um jogador da selecção que foi colega do Nuno Gomes diz isto? Porrada? Mas no jogo de futebol há porrada?
    Foi uma autentica agressão que continuou a fazer durante os anos seguintes sem praticamente nunca ser expulso.
    Depois ainda dizem que o Porto não controlava isto…

  • André Dias
    Posted Abril 5, 2020 at 10:53 pm

    Depois queixa-se que tem má fama.

  • E o que temos
    Posted Abril 5, 2020 at 10:43 pm

    A demonstrar toda a cultura do clube, nada de novo

    • kurt cobain
      Posted Abril 6, 2020 at 6:56 pm

      só virgens ofendidas… o “E o que temos” só constatou a realidade. Não foi um caso isolado (isso todos os clubes têm), foram vários (quem não se recorda do paulinho santos, literalmente, partir a boca ao JVP) e não precisam de ir mais longe, basta recordar o que o assassino pepe fez ao Taraabt no seguimento do lance do penalty do Ferro…

      • E o que temos
        Posted Abril 6, 2020 at 7:44 pm

        É bom sinal estarem todos ofendidos, é sinal que nao sabem lidar com a verdade.

        • Nome sem Caracteres Ilegais
          Posted Abril 6, 2020 at 10:22 pm

          E o que temos
          Até em plena pandemia (em que as fake news são um verdadeiro perigo) é possível ter o pretensiosismo de chamar “verdade” a uma opinião. Embora seja possível, eu acho que isso é má ideia, mas presumo que o E o que temos não ache isso, pois não? Imagino que, se achasse, não teria aderido a essa prática tão possivelmente danosa como é chamar “verdade” a algo que é subjetivo…

          Para mim, verdade é 2 + 2 serem 4, não é a cultura X ser assim ou assado, que é uma coisa relativa.

          • E o que temos
            Posted Abril 6, 2020 at 10:41 pm

            Tens toda a razão, queria ter dito realidade e exagerei. Obrigado pela correcção

            • Nome sem Caracteres Ilegais
              Posted Abril 6, 2020 at 10:56 pm

              E o que temos
              Isso, na minha opinião, é como saltar do fogo para a frigideira. Mas isso sou eu, pronto.

    • E o que temos
      Posted Abril 6, 2020 at 2:49 pm

      Para as virgens ofendidas que devem sofrer de alzheimer selectivo deixo a sugestão para verem um jogo qualquer das Antas nos saudosos anos 90. Entre futebol podem ver várias modalidades como UFC, algum boxe e corrida dos 100 metros protagonizada por árbitros.

      • Joao S
        Posted Abril 6, 2020 at 3:52 pm

        O mundo não existiu só nos anos 90, e o Benfica também teve inúmeros jogadores duros ao longo dos anos, até mesmo nos anos recentes. Estar sempre a usar esse argumento soa a hipocrisia.

    • Tiago Peixoto
      Posted Abril 6, 2020 at 1:35 pm

      Comentário incendiário e que obviamente não reflecte a realidade uma vez que ele disse que aprendeu com o pai… Mas pronto, o Maxi, Coentrão, Eliseu, Samaris, Jonas, Ruben Dias e outros mandam cumprimentos! “Só demonstra a cultura do teu clube”.

    • nomster
      Posted Abril 6, 2020 at 10:18 am

      “(…) mas como aprendi com o meu pai ‘posso perder o jogo, mas nao posso perder a porrada’ (…)” – cultura do clube. Esta certo.

      • Miguel Mendes
        Posted Abril 6, 2020 at 10:22 am

        E não é?

        • nomster
          Posted Abril 6, 2020 at 10:58 am

          A dureza do Materazzi e’ cultura do Inter? E a do Gattuso do Milan? Se calhar a do Nigel de Jong e’ cultura do Ajax… Ha’ jogadores mais e menos dotados tecnicamente (quer a defender quer a atacar). Os menos dotados tendem a compensar a falta de tecnica com dureza no seu jogo.

          • pcyrne89
            Posted Abril 6, 2020 at 1:46 pm

            Subscrevo totalmente..
            Aliás, até o Pepe que é talvez o central mais famoso “Português” de todos os tempos teve uma atitude lamentável ao pontapear um adversário e não deixa de ser um grande atleta por isso, goste-se ou não do estilo.

          • Miguel Mendes
            Posted Abril 6, 2020 at 11:44 am

            E o bruno alves é o único jogador duro do Porto das últimas 3 décadas?

    • Joao S
      Posted Abril 6, 2020 at 10:16 am

      O Bruno a dizer que aprendeu do pai e vai-se ataca o clube… Aliás grande superioridade moral quando se tem Jonas, Samaris ou Eliseu no clube num passado bem recente. Mas é o costume dos adeptos do Benfica, são os árbitros, são os caceteiros dos outros clubes, são os árbitros na Europa, coitadinhos é tudo contra eles.

      • José S.
        Posted Abril 6, 2020 at 7:41 pm

        E alguns que ainda lá estão com pizzi à cabeça… Mas decerto melhores agora…

        • E o que temos
          Posted Abril 6, 2020 at 8:15 pm

          Pizzi, uma autentica libelinha nos jogos todos, metido numa conversa sobre agressividade, de rir.

      • E o que temos
        Posted Abril 6, 2020 at 2:51 pm

        Meter Jonas ou Eliseu na mesma frase para comparar com os lutadores de boxe do FQP é de uma integridade intelectual clássica nos adeptos do clube. Samaris ainda te dou de barato

        • Joao S
          Posted Abril 6, 2020 at 3:51 pm

          O eliseu quando entrava, entrava duríssimo e o Jonas bem tentou com o NES só que este permaneceu um senhor e não entrou na brincadeira.

          • E o que temos
            Posted Abril 6, 2020 at 4:48 pm

            Portanto usas um unico episodio de Jonas devido a coisas pessoas entre ele e o NES para generalizar e pô-lo ao nivel de bruno alves que dava porrada em todos os adversarios, pepe idem, raul meireles, paulinho santos etc etc etc. Continua a integridade intelectual

            • Joao S
              Posted Abril 6, 2020 at 5:49 pm

              Quem faz o que ele fez que foi aproveitar uma jogada para “ganhar ímpeto e mandar uma peitada ao NES” e o fingimento típico dele nas faltas com várias “piscinas” diz muito do tipo de carácter dele. Depois mandas uma boa quantidade de nomes portistas tudo certo, mas esqueces-te que para cada nome desses há um benfiquista. Rúben Dias, Maxi, Coentrão, a lista continua. Mais vale os benfiquistas pararem de rotular o Porto como agressores quando têm igual no clube. Isso sim é a integridade intelectual.

    • pcyrne89
      Posted Abril 6, 2020 at 9:54 am

      Como já sei que és benfiquista pode ser dificil admitir que apesar de numa altura da carreira este individuo ter mostrado agressividade excessiva, também é verdade que teve uma carreira muito boa e é um grande atleta..

      É também verdade que o Porto dos anos 90 teve jogadores de “Porrada” (Paulinho Santos à cabeça) e toda a gente pode ir ver os videos ontem os árbitros eram rodeados pelos jogadores.. não vale a pena tapar os olhos a isso.

      Ainda mais recentemente talvez o Bruno Alves e o Pepe também fosse demasiado agressivos, contudo, nos últimos anos também passaram por lá Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Otamendi, Mangala..
      SL

      • Miguel Mendes
        Posted Abril 6, 2020 at 10:55 am

        O Mangala não era caceteiro? E em que é que isso invalida o que ele disse? Mais um sportinguista a defender o Porto, para não variar.

        • pcyrne89
          Posted Abril 6, 2020 at 1:39 pm

          Caro Miguel. Este post até foi escrito por engano, porque era suposto ser para o user “E o que temos”.

          Para não variar também vem a tal falácia de que os Sportinguistas defendem o Porto.. quando eu nada apenas comentei o meu apreço ao Bruno Alves. Enfim.

    • Dr S
      Posted Abril 6, 2020 at 9:53 am

      Que o sentou (apesar de estar a jogar bem) após ter tido uma conduta anti-desportiva?

    • B.Jardim
      Posted Abril 6, 2020 at 9:50 am

      Enquanto outros demonstram a sua execrabilidade a cada post.

    • T. Pinto13
      Posted Abril 6, 2020 at 3:13 am

      Todos os clubes têm jogadores mais agressivos.
      E sinceramente gostava eu de ver o SCP a jogar com a garra que o FCP costuma jogar.

    • M'difh
      Posted Abril 6, 2020 at 12:47 am

      Um dia essa cultura vai-se virar contra ti, e espero que não venhas cá à terra santa. Somos poucos mas bons, e os bons seguem a cultura do clube. É errado fazer julgamentos sobre as pessoas só de olhar para a cor.

      • E o que temos
        Posted Abril 6, 2020 at 2:50 pm

        Amigo eu vivo no Porto. Tem alguma sugestão a fazer?

        • M'difh
          Posted Abril 7, 2020 at 5:06 am

          Tenho!! Que muitos se orgulham da sua raça do norte mas depois quando deixem do Mondego para baixo até piam fino. Como lhe disse anteriormente, tenha cuidado pois um dia a cultura portista ainda se vira contra si.

          By the way, morar no Porto tem o quê de especial?! É aí que se encontram a maioria dos portistas??

    • Miguel Figueiredo
      Posted Abril 6, 2020 at 12:43 am

      Comentário desnecessário, a atirar achas para a fogueira que só contribui para o clima de guerrilha no Futebol em Portugal.

      • pcyrne89
        Posted Abril 6, 2020 at 1:43 pm

        Subscrevo.. há alguns users e ainda bem que são poucos aqui no VM que parece que só sabem fazer comentários repletos de farpas.. mas pronto.

    • Khal Drogo
      Posted Abril 6, 2020 at 12:28 am

      O B. Alves refere algo que o pai lhe disse e tu vens falar de cultura do clube.
      Porque o Porto só teve caceteiros e os outros clubes nunca tiveram nenhum.
      Os teus comentários são de uma infantilidade gritante.

    • Joao Q.
      Posted Abril 6, 2020 at 12:05 am

      Cultura de raça, determinação e sacrifício? Concordo, e fico orgulhoso.

    • Mota
      Posted Abril 5, 2020 at 11:54 pm

      “como eu aprendi com o meu pai”

      Não sei que clube apoias, mas são todos iguais. Mais honestidade sff

    • Apessoa
      Posted Abril 5, 2020 at 11:39 pm

      E já agora qual é a cultura? Mais um bom comentário ridiculo. Como já nos habituou.

    • AndrePires
      Posted Abril 5, 2020 at 11:31 pm

      Se ele tivesse sido formado noutro clube, de certeza que seria um jogador exemplar.

    • Miguel Mendes
      Posted Abril 5, 2020 at 11:30 pm

      Como o João Pinto.

Deixa um comentário