Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Quando Patrício fez de ‘muro’ frente ao Chelsea

Ter uma defesa com Cédric, Jonathan, Sarr e Maurício (na 2.ª parte Paulo Oliveira) não era fácil, mesmo assim não deu para impedir a derrota do Sporting (1-0).

50 Comentários

  • J Silver
    Posted Abril 28, 2020 at 10:08 am

    Um dos pontos fortes do Patrício sempre foram as saídas da baliza em situações de 1v1.

  • Estigarribia
    Posted Abril 28, 2020 at 10:11 am

    Com esses jogadores, apesar da derrota, só mesmo um Super Rui Patrício. Mesmo assim, esta exibição não é superior àquela exibição na eliminatória com o Manchester City para a Liga Europa. Aí, sim, o Rui Patrício foi mesmo gigante.

    Saudações Leoninas

    • Antonio Pinheiro de Campos
      Posted Abril 28, 2020 at 2:25 pm

      Não concordo. Nessa noite de Manchester foi uma grande prova de luta e de esforço a toda a equipa, que se defendeu como pôde. O Rui deu muita segurança, e fez mais um excelente jogo. Mas neste jogo contra o Chelsea foi um one-man show!

      Quando o Mourinho vai ter com o Patrício no final do jogo então… priceless!

      • Estigarribia
        Posted Abril 28, 2020 at 5:20 pm

        Antonio,

        Sim, mas o Rui Patrício também foi gigante nesse jogo com o Manchester City, no Etihad Stadium, e aquela defesa ao cabeceamento do Joe Hart no último minuto de compensação foi a cereja no topo do bolo nessa eliminatória muito bem disputada.

        Saudações Leoninas

  • hferreira
    Posted Abril 28, 2020 at 10:16 am

    Acho que quase da para rir que essa era a defesa do Sporting depois de ver os jogadores dos ultimos 28 anos :p

  • pcyrne89
    Posted Abril 28, 2020 at 10:17 am

    Sim. O Rui Patricio é o melhor Guarda-Redes português dos últimos 20 anos sem dúvida.
    O Baía também era bom, e tivemos outros com qualidade como o Beto, o Quim ou o A.Lopes, mas este está num patamar acima e tenho mesmo pena que tenha saído do SCP.

    • Sai_da_frente_Guedes
      Posted Abril 28, 2020 at 12:54 pm

      Nos últimos 10/15 anos concordo, dos últimos 20 não! Baía !

    • Valderrama
      Posted Abril 28, 2020 at 1:01 pm

      Baía era globalmente melhor. Nas saídas a cruzamentos, jogo de pés e controlo do espaço entre a área e o último defesa era bastante melhor

      • pcyrne89
        Posted Abril 28, 2020 at 4:13 pm

        Pois eu ainda me lembro dele jogar e era um guarda redes que transmitia também muita tranquilidade. Mas o meu comentário também foi um bocado influenciado talvez pelo video e é um bocado puxar a brasa à sardinha (ser sportinguista) :-)

    • Givanildo Vieira de Sousa
      Posted Abril 28, 2020 at 3:14 pm

      E o Slimani é melhor que o Mário Jardel.

      • Chico
        Posted Abril 28, 2020 at 4:08 pm

        Essa foi completamente ao lado, o Jardel também jogou no Sporting com um rendimento semelhante ao que teve no Porto.

      • pcyrne89
        Posted Abril 28, 2020 at 4:10 pm

        Não percebi essa. Mas há sempre users que gostam da ironia, por isso presumo que sejas mais um.
        SL

    • Xyeh
      Posted Abril 28, 2020 at 5:39 pm

      Lembro-me de muita gente pedir o Anthony Lopes a titular, o Patrício melhorou bastante nos últimos 2 anos de Sporting (com aquelas defesas qualquer GR era obrigado a intervir mais vezes) e agora está um belo GR mas nada me vai tirar a sensação de desconforto sempre que Portugal sofre um canto (já foi bem pior). Baía é o melhor dos últimos 20 anos, Patrício é o melhor dos últimos 10.

  • Filipe Ferreira
    Posted Abril 28, 2020 at 11:19 am

    Fez um jogão, lembro-me perfeitamente. Mourinho encheu-o de elogios no fim do jogo.

  • JoaoMiguel96
    Posted Abril 28, 2020 at 11:33 am

    A Champions desse ano tirou-me do sério. Ainda não consigo acreditar que fomos empatar com o Maribor por culpa dos dois piores centrais de sempre do clube e ainda nos lixámos com o Schalke en casa por culpa do árbitro com o penalty por cabeça na bola do Jonathan.

    Podíamos muito bem e com tranquilidade ter passado a fase de grupos.

    • Estigarribia
      Posted Abril 28, 2020 at 12:25 pm

      João,

      Não me recordes isso. Estava na cara, literalmente, que não era penalty.

      Saudações Leoninas

    • DYI
      Posted Abril 28, 2020 at 12:39 pm

      Tirou me ainda mais do sério foi o playoff do ano seguinte com o CSKA. Foi mesmo assalto à mão armada à vista de todos. Então o golo de canto anulado no final… Por pouco não parti uma janela

      • Estigarribia
        Posted Abril 28, 2020 at 1:03 pm

        DYI,

        – Mão do Ronny
        – Bola na cara do Jonathan Silva
        – Mão do Doumbia

        Três momentos de fazer partir janelas, cadeiras e outros objectos que estejam ao pé.

        Saudações Leoninas

      • JoaoMiguel96
        Posted Abril 28, 2020 at 7:25 pm

        Bem lembrado. Foi mais uma que me ficou encravada.

    • Giuseppe F
      Posted Abril 28, 2020 at 2:16 pm

      Dois anos seguidos em que nos roubaram 20 milhões de euros. Foi um assalto à frente de toda a gente…

    • Muska
      Posted Abril 28, 2020 at 3:29 pm

      Nem me faças lembrar tal coisa. Aquele golo do Maribor está no top 3 de golos mais absurdos de sempre

      • JoaoMiguel96
        Posted Abril 28, 2020 at 7:27 pm

        Tudo culpa daqueles dois cepos que nem podem ser chamados de jogadores. Nunca ei de perceber como é que vieram cá parar.

  • Mike-UK
    Posted Abril 28, 2020 at 11:38 am

    Um monstro e um dos melhores guarda redes portugueses de sempre!

  • Miss Piggy
    Posted Abril 28, 2020 at 11:48 am

    O Patricio deve ser top-5 mundial em situações de um para um. A confiança com que sai aos pés do atacante, a forma como parece gigante naquele momento… Incrível.

    Também é incrível a quantidade de vezes que a defesa do Sporting permitiu que os jogadores do Chelsea se isolassem na cara do guarda-redes ??‍♀️ uma defesa ao nível de equipa de segunda ou terceira linha em Portugal (está tudo dito quando o Cédric é o melhor dos quatro).

  • Af2711
    Posted Abril 28, 2020 at 11:53 am

    As defesas nos remates do Salah e Oscar foram mesmo soberbas. Para quem já jogou, é como se o GR tivesse ficado gigante e a baliza menor, porque ele aumenta o raio de ação e a medida em que vai aproximando-se o avançado isolado não tem muitas possibilidades de remate.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 28, 2020 at 12:06 pm

    Aquela defesa do Sporting era de papel, mas o Patricio é gigante! Pena ter ficado tanto tempo no Sporting, poderia ter atingido outros patamares!

  • Dedé
    Posted Abril 28, 2020 at 12:13 pm

    Isto agora vale o que vale, visto que comentar depois de acontecer é fácil, mas aquela penúltima saída deste vídeo revela muito da evolução e capacidades do RP.

    Nestes lances, mesmo quando se vê que o GR já vai em atraso, o público por norma mete-se logo aos gritos para o GR sair.

    Eu sou mais apologista da decisão que o RP adotou nesse lance. Ou o GR sai assim que o passe é metido e chega primeiro que o atacante (como acontece no último lance do vídeo), ou mais vale temporizar e “atacar” o jogador no tempo certo, dento da área, onde a mancha é mais eficaz, poe poder utilizar as mãos.

    Muitas vezes o que acontece é que os GR não saem logo, depois, ou por pressão ou por má leitura, saem tarde, e como consequência ou ficam a meio caminho, e o atacante faz o que quer dele, ou são obrigado a fazer manchas fora de área, onde não podem usar os braços.

    Enfim, detestava o RP no início da sua carreira, mas agora, que belo GR se tornou em senhor!

    • Humberto Cruz
      Posted Abril 28, 2020 at 3:46 pm

      Quando se detesta um miúdo que lançado para a titularidade de um clube como o sporting aos 18 anos, se calhar está se a levar o futebol demasiado a sério

      • Dedé
        Posted Abril 28, 2020 at 4:10 pm

        Referi-me “inicio da sua carreira” e não quando tinha 18 anos. “inicio da sua carreira” pode perfeitamente incluir uma ou mais épocas, mas respeito a tua interpretação.

        Segundo, não tenho que gostar de um jogador, que ainda esteja a crescer, só porque é novo. Há coisas toleráveis, há outras que não são. Cabe ao jogador aprender e não ao adepto fechar os olhos e aceitar só porque é um jogador novo.

        Comecei a gostar mais do Patrício na pior época do Sporting (salvo erro em 2013, em que acabaram em 7º), ou seja, aproximadamente 6 anos depois de ter começado a jogar, longe dos seus 18 anos.

  • DYI
    Posted Abril 28, 2020 at 12:49 pm

    Nunca gostei muito do Marco Silva no Sporting e esta defesa era um dos grandes motivos. O homem tinha o Paulo Oliveira no banco e durante meia época preferiu jogar com um calhau enorme que não sabia fazer um passe a 5 metros e que estava constantemente perdido em campo. Das melhores jogadas daquela dupla de pinheiros mansos foi aquela que resultou em golo do Maribor

  • Bio
    Posted Abril 28, 2020 at 1:07 pm

    Um GR que eu acho um pouco subvalorizado a nível mundial.
    Vi várias equipas de topo em ligas de topo com GR piores do que o Patrício ao longo dos anos. Acho que tinha merecido um destino melhor que o Wolves quando saiu do Sporting.

    • Valderrama
      Posted Abril 28, 2020 at 1:58 pm

      Que equipas?

      • Kacal
        Posted Abril 28, 2020 at 5:37 pm

        Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Man Utd, Liverpool, Man City, Chelsea, Bayern, Juventus e PSG. Foquemos nestes clubes e falemos dos últimos 5 anos que foi quando o Patrício deu o seu salto competitivo.

        Falando de hoje em dia, pelo menos no Chelsea e no Bayern pode ter lugar. Isto porque Neuer não é o mesmo de antes e poderá ser um problema renovar com ele pelas divergências contratuais. E não considero o Kepa superior ao Patrício, prefiro o Rui. Mesmo na Juve não é indiscutível que Szczesny seja superior ao Patrício. Os outros sim têm GR de 1ª linha.

        Mas olhando ao que disse o Bio de terem GR piores. O PSG chegou a jogar com um Buffon de 40 anos e um Areola que é apenas um bom GR. O Liverpool tinha Mignolet e Karius (faria o Patrício pior naquela final?). O Chelsea podia ter ido buscar o Patrício em vez do Kepa, que é mais novo mas o Patrício seria muito mais barato.

        É o que penso, várias equipas de topo é excessivo mas 2-3, sem duvida. E isto não alargando a equipas como Arsenal e Dortmund que o Bio pode estar a contar com elas. E aí considero o Patrício superior a Leno e Burki, por exemplo. O Napoli e o Milan (antes de Donnarumma) também. A Roma com Olsen, por exemplo.

        • Valderrama
          Posted Abril 28, 2020 at 8:38 pm

          De facto tenho uma visão diferente do Patrício na comparação com outros guarda redes. Por exemplo acho-o claramente inferior ao Szczesny e mesmo ao Neuer dos últimos anos. Também não me parece superior ao Leno. Por enquanto de facto parece superior ao Kepa mas lá está, há certas qualidades que têm sido claramente mais procuradas nos últimos anos pelos colossos e o Kepa tem algumas delas, sendo muito mais jovem tem uma margem de progressão diferente. O próprio Ter Stegen também foi muito valorizado por ter essas características mas nos seus primeiros tempos em Barcelona foi muito criticado por valências mais “básicas” dos guarda redes e hoje é uma figura unânime.

          • Kacal
            Posted Abril 29, 2020 at 3:44 am

            Não acho o Patrício claramente inferior ao Szczesny, no máximo é inferior. Mas admito que não fizessem a troca. Agora o Neuer actual e o Leno, mais o Kepa, trocava-os pelo Patrício. Não valorizo tanto o jogo de pés num GR, sinceramente. Desde que seja competente, é suficiente para mim. O Kepa poderá evoluir, sem duvida, mas no momento que foi contratado, preferia gastar 20 milhões no Patrício que 80 no Kepa. É uma diferença gigante.

  • DICAS
    Posted Abril 28, 2020 at 3:10 pm

    Oliveira, Naby Sarrrre e o magico Jonathan … assim é como se define desde o principio da epoca que o clube nao ppde ganhar nada

  • Muska
    Posted Abril 28, 2020 at 3:33 pm

    Esta defesa de papel do Marco Silva… controlo da profundidade medonho. Os jogadores eram maus, mas o Jonathan Silva estava numa grande fase nessa altura (lembro-me de um jogão contra o Porto e boas prestações na Champions) e esse génio preferiu jogar com o Sarr uma data de tempo quando tinha o Paulo Oliveira no banco

  • Kacal
    Posted Abril 28, 2020 at 3:35 pm

    Isto é um monstro a encher a baliza e demonstra o quão Patrício se afirma nos grandes jogos. Para mim é um GR de colosso, para ser #1 num clube de 1ª linha. O que foi antes de 2015 é irrelevante, depois disso é GR de topo. É subvalorizado, a meu ver. E no Wolves, em plena Premier, tem demonstrado o GR que é, assim como na selecção. Se o Chelsea tivesse à procura de GR naquela altura do jogo, talvez o viessem buscar.

    • Valderrama
      Posted Abril 28, 2020 at 5:00 pm

      Por acaso não concordo, acho que o Rui Patrício tem características boas como guarda redes mas essas características não são especialmente interessantes para equipas grandes. Sobressai mais quando não tem de jogar com defesas subidas nem tem de participar muito na construção de jogo. Acho que num colosso lhe seriam pedidas algumas valências em que ele não é de todo diferenciado

      • Kacal
        Posted Abril 28, 2020 at 6:01 pm

        Discordo também. O Patrício evoluiu também no ataque à profundidade e no jogo de pés. Há melhores nesses aspectos? Há. É algum craque? Não. Mas tornou-se competente e nos outros aspectos é GR de topo, para mim um GR deve acima de tudo ser forte nos aspectos principais e o Patrício é. Além disso nem todos os colossos jogam da mesma forma.

        • Valderrama
          Posted Abril 28, 2020 at 8:51 pm

          Acho que praticamente todos os colossos jogam no mínimo 75% dos seus jogos com defesa subida, logo com um guarda redes que esteja confortável a fazer de “líbero”, tanto a matar jogadas de contra ataque do adversário como a iniciar a primeira fase de construção. A única excepção, se for considerado colosso nesta altura será o Atlético de Madrid.
          De facto também não me parece que o Rui Patrício seja de topo no controlo do jogo aéreo, mesmo com a envergadura física que tem.
          Na minha opinião beneficia da abordagem de jogo de Portugal e do Wolves, defesas não muito subidas e com pouca construção desde trás, modelos de jogo em que os seus défices são menos expostos.
          Na minha opinião é um bom guarda redes mas algo “defensivo”, nos últimos anos aprendeu a expôr-se menos ao erro, um pouco à semelhança daquilo que Vlachodimos faz aqui no Benfica (embora o português esteja noutro nível)

          • Kacal
            Posted Abril 29, 2020 at 3:48 am

            No controlo do jogo aéreo posso concordar, mas vários GR têm dificuldade nesse ponto. E não dou muito valor ao jogo de pés, por vezes as equipas procuram esse aspecto e arranjam-nos mas acabam por sofrer noutros com vários frangos, aconteceu ao City com Bravo que foi “engolido” pelo futebol inglês por causa da sua baixa estatura. Dou primazia ao ser “defensivo” no GR como referes, depois sim vem o resto, mas concordo que hoje em dia procura-se muito um GR com essas características que referes. Mas sinceramente acho que o Patrício é algo desvalorizado nesse aspecto do jogo de pés, não sendo um às é bastante competente, evoluiu.

  • Macaco
    Posted Abril 28, 2020 at 6:19 pm

    A melhor qualidade do Patricio é o 1 para 1.
    Ele nisso é e sempre foi enorme.
    Ja nos cruzamentos e outros….

Deixa um comentário