Houve uma altura em que eu me fartava de confundir o Matheus Nunes com o Mateus Reis. Hoje em dia são os dois grandes jogadores.
JM888
Posted
Agosto 16, 2022 at
2:54 pm
O Reis tem de facto sido uma surpresa. Foi ” feito às mão” para aquele lugar da esquerda na linha de três centrais.
Dario Nunes
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:09 pm
Concordo, é muito forte nessa posição. Em comparação com o Feddal pode não ser tanto forte nem tão bom no jogo aéreo, mas é bem mais rápido, mais forte tecnicamente e no geral melhor a defender.
NoSense
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:19 pm
Fora as incorporações no ataque que permitem sempre meter mais um homem na área…
Neville Longbottom
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:11 pm
Isso não é verdade. Eu fiz um post aqui no VM a dar a minha opinião sobre o assunto. Matheus Reis tem imensa dificuldade em lidar com Banzas e jogadores do género. Não é só no jogo aéreo que Feddal é superior.
No geral até prefiro o Matheus Reis, mas a diferença não é essa.
Matheus Reis não é de longe melhor a defender que Feddal.
Dario Nunes
Posted
Agosto 16, 2022 at
7:10 pm
Sim mas eu não disse de longe, disse “no geral”, para além que aquilo que referes de o Mateus nos duelos ser mais fraco eu refiro quando digo que é pior no jogo aéreo e no físico. O Mateus, a meu ver, é melhor a defender na medida em que se posiciona melhor e têm mais técnica defensiva do que o Feddal.
Neville Longbottom
Posted
Agosto 16, 2022 at
9:04 pm
Mesmo assim acho duvidoso, mas respeito.
JM888
Posted
Agosto 16, 2022 at
2:52 pm
Boa saída por parte do presidente Varandas, mas tem nesta situação do Matheus um dos seus grandes momentos no Sporting: mais importante que vender bem é saber o que fazer ao dinheiro. Porque vender o Matheus a 45M está bem mas do ponto de vista desportivo é um risco enorme pondo o Sporting (provavelmente) atrás de Benfica e Porto na luta pelo título (se é que não estava mesmo com Matheus Nunes no plantel). Terão capacidade Varandas, Viana e Amorim de reconstruir o meio campo que em coisa de meses perde Palhinha, Bragança e Matheus? Voltará a ser competitivo?
Ricardo F.
Posted
Agosto 16, 2022 at
2:53 pm
Continuo a achar inacreditável que o Matheus saia a três ou quatro dias de um jogo no Dragão, sem ser pela cláusula. É fora da realidade.
Antonio Clismo
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:16 pm
Da mesma forma com que foram à Luz sem o Palhinha no ano do título?
Vão entrar na mesma com 11 jogadores certo?
Ricardo F.
Posted
Agosto 16, 2022 at
4:17 pm
Meu caro, 11 jogadores entrarão certamente. Agora, vender o melhor jogador da equipa (por larga margem, como vem demonstrando nos dois jogos oficiais desta época) a dias de um jogo fora frente a um candidato ao título é de bradar aos céus. Além de que é um de três médios. Há Morita e Ugarte para dias posições. O que se vai fazer? Baixar o Pote e destapar à frente? É que também não há ponta de lança. A forma como esta época está a ser planeada é de amador.
Antonio Clismo
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:05 pm
Matheus Nunes estava a ser o melhor do Sporting?
Estava bem, mas muitos outros elementos estavam bem. Aliás até baixou muito de forma no final da época passada.
No jogo de sábado vão jogar 11 contra 11.
Está tudo em aberto.
Neville Longbottom
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:09 pm
Vocês fazem deste jogo uma final autêntica. É só mais um.
Sporting1906
Posted
Agosto 17, 2022 at
11:39 am
É só mais um mas se perdermos pode deixar-nos praticamente sem hipóteses de ser campeões à 3a jornada. E não, o Sporting não começou o campeonato já sem hipóteses de ser campeão como o Neville gosta de defender.
Neville Longbottom
Posted
Agosto 17, 2022 at
8:56 pm
Exato. Nao começou sem hipótese mas fica praticamente sem hipóteses…à terceira jornada.
Jovem, hipóteses tem todos, até o Boavista. Nunca disse que o Sporting não tinha hipóteses. Tem é poucas, mas não é zero.
Visconde
Posted
Agosto 16, 2022 at
2:56 pm
Declarações ousadas tal como referiu o amigo da Sofia Oliveira, mas que foram na mouche em todos os aspetos. O Amorim saiu barato, deu títulos ao clube e vai sair para um clube de dimensão bem superior ao Sporting, e um jogador que custou 900 mil vai sair por 50 milhões.
Gestão exemplar de Varandas até ao momento, sem espinhas!
Antonio Clismo
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:15 pm
Teve algumas falhas: nomeadamente na primeira época com o investimento absurdo no Jesé (cedendo à pressão dos adeptos que só querem ver aquisições no Verão, como se isso fosse algum tipo de ópio).
Rafael Camacho, o empréstimo de Bolasie, etc
Já para não falar nas opções um tanto falhadas como a aposta no Keizer e no Silas.
Também a aposta no Slimani (novamente pressão dos adeptos) foi falhada.
Se os adeptos efectivamente mandassem no clube, o Sporting estaria hoje falido e nos distritais.
Visconde
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:31 pm
Concordo, e acredito mesmo que uma das partes mais complicadas de gerir um clube seja encontrar um equilíbrio entre o que é melhor para o clube, e o que os adeptos cegamente desejam. Manter a fan base contente sem com isso ter de tomar decisões que podem comprometer as finanças ou a estabilidade do plantel não deve ser fácil.
Apesar dessas contratações falhadas que mencionaste acho que o critério melhorou de forma considerável, e mesmo a politica de contratações parece estar a seguir uma metodologia muito mais adequada à realidade atual do clube.
Mantorras
Posted
Agosto 16, 2022 at
6:12 pm
O Varandas nao e adepto?
disturbed17
Posted
Agosto 16, 2022 at
2:58 pm
Isto é um presidente com noção. Até hoje só lhe aponto um erro, quando falou da contratação de Jesé, mas desde a entrada do Hugo Viana que a política de transferência (treinador incluído) tem sido incrível.
Neves
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:03 pm
De tirar o chapéu esta declaração. Lembro-me dela muitas vezes, sempre que vejo o enorme jogador que o Matheus se tornou.
Na parte do plantel ter que ser feito por 50% de jogadores da formação, aí já não tem acertado, mas se acertar 1 em cada 2 declarações que produz, estamos muito bem! Coisa que o PdC (e o meu clube) não tem feito, infelizmente.
Saudações desportivas
Antonio Clismo
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:10 pm
Quem sabe se o Ruben Amorim não saca mais um talento da cartola vindo da Academia.
Não me impressionaria se Essugo/Renato Veiga/Mateus Fernandes um deles acabasse a época a titular e imprescindível no clube e com títulos na mão
Filipe Ferreira
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:27 pm
Ele fala de 1/3 a 1/2 do plantel.
Seguindo o plantel que está no ZeroZero, 45% do plantel é formado no clube.
Sendo mais rigoroso e cortando jogadores que pouco ou nada deverão contar durante a época, contei 9 em 27, precisamente 1/3
Neves
Posted
Agosto 16, 2022 at
4:49 pm
Certo, eu confesso que não vi o video novamente porque já tinha conhecimento do que ele disse e tinha ficado com a ideia que era 1/2. Mas erro meu, obrigado pela correção Filipe!
Antonio Clismo
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:08 pm
Cortou (e bem) com as gorduras do passado e soube sempre comprar bom e barato.
Gonçalo Inácio fez esquecer Mathieu num par de jogos.
Nuno Mendes fez esquecer Acuña num par de jogos
Palhinha fez esquecer Battaglia num par de jogos
Matheus Nunes fez esquecer João Mário (que todos os sportinguistas queriam que fosse efectivamente comprado ao Inter com um salário principesco) num par de jogos
Pote fez esquecer o Bruno Fernandes num par de jogos
Serão precisos mais alguns anos a desenvolver e a potenciar jogadores assim para o clube sair do buraco financeiro em que está metido
TF_is_Coming
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:38 pm
Por isso é que o Sporting esta atento ao mercado sub 19 seja nacional ou internacional, de maneira a potencia los na equipa b ou sub 23, e vai dar frutos ja que o nivel das camadas jovens vai ser mais alto penso que a fornada de juniores esta muito
TF_is_Coming
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:59 pm
*menos potencial e qualidade no conjunto e no contexto onde está esse ano, por exemplo, os centrais nao tem mt qualidade tanto q já foram buscar um espanhol… com o tempo o Sporting vai lucrar mt…
Mr. Mojo Risin'
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:11 pm
Giro. Que o pagasse para o ano.
NoSense
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:17 pm
Sem medo… 50M é sempre uma excelente venda do Sporting, seja para onde for.
No ano que fomos cameões, começámos com Wendel e Matheus, na esperança de vender Palhinha, este não saiu e saiu Wendel, entrou Palhinha e chegou João Mário enviando o Matheus para o banco… já reconstruímos um meio campo após um início de campeonato e correu bem, não vejo porque não o faremos outra vez…
Esta memória curta dos adeptos do Sporting e dar já tudo como perdido e querer já enviar Varandas para a rua, confesso que ainda não a percebi e aceito de bom agrado qualquer justificação para ela se me quiserem dar…
Antonio Clismo
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:19 pm
Para tirar as contas do vermelho precisa de pelo menos mais 4 Matheus Nunes.
Se o Varandas quiser ficar na história tem que devolver a saúde financeira ao clube e arranjar o que os seus muitos antecessores estragaram.
FranLx81
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:34 pm
Os presidentes ficam na história pelos titulos conquistados, não pela saúde financeira.
Acho que ninguém vai para o Marquês festejar um superavit nas contas no final do ano.
maZe
Posted
Agosto 17, 2022 at
2:56 am
Por uma questão moral, ficaria mais contente por ver o meu clube ser gerido ao nível de um Bayern do que andar a sangrar dinheiro ano após ano para ganhar umas migalhas
Neville Longbottom
Posted
Agosto 17, 2022 at
8:54 pm
Também sou dessa opinião.
goncalo888
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:19 pm
É um grande negócio. Mas para quê a conversa toda dos últimos tempos que o Mateus recusou isto e aquilo, e quer ficar no Sporting?
Antonio Clismo
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:20 pm
O Varandas não estava a preparar o plano 2022/2026 para apresentar aos adeptos?
Acho que todos queremos ver o que tem na manga para o futuro do clube
DICAS
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:23 pm
Mesmo !
Adorei ver o plano a medio/longo prazo que a estrutura disponibilizou ao clube.
E pasme-se, todos os objectivos que tracaram foram cumpridos.
Tambem aguardo ansiosamente o novo documento com os objectivos para os proximos 4 anos.
DICAS
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:24 pm
Foi absolutamente ridicularizado por toda a gente quando proferiu estas declaracoes.
Mas nota-se que a avaliacao do jogador tinha sido feita com grande detalhe e que tinham percebido que Mateus tinha um potencial absolutamente ridiculo.
Mantorras
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:25 pm
Fortissimo o Varandas, e ninguem pode criticar verdadeiramente a opcao do ponto de vista financeira.
Desportivamente, no entanto, podem e devem. Nao saiu pela clausula e saiu num periodo complicado. Tem aspiracoes a jogar o mundial e nao vai para nenhum clube de topo, por isso, poderiam ter conseguido outro enredo nisto, eventualmente vender ja, mas ficar ca mais um ano, e assim justificarem vender abaixo da clausula, ou ter ja o substituto pronto (nao faco ideia se tem ou nao, mas ate ver nao parece que seja o caso). Estou curioso para saber se e quem irao contratar.
Christian "Chucho" Benítez
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:27 pm
O Vítor Pinto da CMTV deve andar a bater com a cabeça nas paredes e a engolir sapos com esta venda do Matheus Nunes. Quando Frederico Varandas disse esta frase, esse Vítor Pinto gozou com a situação, hoje anda a engolir sapos.
Abraços
Selva1906
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:32 pm
Muitos dos que estão aqui desanimados com a venda do MN, eram os mesmo que ano passado diziam que MN era curto e não tinha qualidade para ser titular. Foi preciso o Guardiola dizer que era um dos melhores médios do mundo para o pessoal entender a qualidade de MN.
Mr. Mojo Risin'
Posted
Agosto 16, 2022 at
4:06 pm
Não, não eram. Estou completamente triste pela venda do Matheus e podes ir ver o que disse dele no início do ano passado aqui pelo VM. Quando muitos andavam a dizer que até não era mal vendido por 20M para o Everton, eu disse que era uma aberração esse negócio. Um ano a titular e com Champions e valeria o dobro. Não me enganei. Isto está escrito em vários posts do VM por esta altura do ano passado.
Disse sempre que o JM para mim teria sempre lugar em plantéis do Sporting, porque tem as suas utilidades, mas nunca com um salário daqueles. Estava completamente descansado com o Matheus e acreditava muito nele.
offtopicguy93
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:39 pm
Sempre gostei da postura do varandas e do seu discurso também… nunca entra em euforias, poderia dizer que o Mateus iria ser vendido por 50M mas disse que ia pagar o Amorim! Os sportinguistas não gostam dele porquê mesmo? Adn sporting?
filipe19
Posted
Agosto 16, 2022 at
4:23 pm
a maioria dos sportinguistas gosta dele, se não não teria o cargo que tem
Lonzo Ball
Posted
Agosto 16, 2022 at
4:29 pm
Rapaz se andasses menos nas redes sociais e mais atento ao mundo real irias perceber que os sportinguistas gostam do Varandas, como ficou provado nas eleiçoes deste ano em que o proprio ganhou com 85%. Mas boa tentaviva.
Jeco Baleiro
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:15 pm
Ainda se dão ao trabalho de responder a esse cromo? É cagar e andar, dali só sai verborreia.
offtopicguy93
Posted
Agosto 16, 2022 at
7:42 pm
Mas eu conheço o meu amigo para me chamar cromo? Ou para dizer o que quer que seja? Mais tento sff
Neville Longbottom
Posted
Agosto 16, 2022 at
6:23 pm
Óbvio!
offtopicguy93
Posted
Agosto 16, 2022 at
7:44 pm
Só acompanho o que se diz do varandas aqui no blogue e grande parte dos sportinguistas fala mal dele… claro mas agora convém dizer que o varandas é que é… juízo… ainda a semana passada já queriam o Ruben Amorim fora do clube, vocês são adeptos de ocasião
2DedosDeTesta_
Posted
Agosto 16, 2022 at
8:45 pm
A semana passada queriam o Ruben Amorim foram do clube? Quem? Estamos muito forte nas generalizações, os meus parabéns.
Neville Longbottom
Posted
Agosto 16, 2022 at
9:02 pm
Queriam o Amorim fora do clube?
Queriam quem? Todos? Ou meia dúzia de gatos pingados? E mesmo essa meia dúzia de gatos pingados queriam mesmo o Amorim fora do clube? Ou apenas o estavam a criticar? Gostava de ver esses prints desses comentários…
Acho piada um adepto do Benfica com o Simão na imagem vir com essa conversa, mas ok.
Artur Trindade
Posted
Agosto 16, 2022 at
10:06 pm
Rapaz, penso que não viste aqui no blog ninguém que quisesse a saída de Amorim.
Se viste, diz quem e quando.
Acho que foi mesmo alguém que viste nas redes sociais, e mesmo aí tenho dúvidas.
Confundes com críticas, que nem Amorim está imune.
Lonzo Ball
Posted
Agosto 16, 2022 at
10:29 pm
Pedes juizo mas o unico que nao o tem es tu rapaz. Agora ate dizes que os sportinguistas querem o Amorim fora do clube. Literalmente nunca vi tal coisa nem por parte dos brunistas.
Mais uma vez te digo. Tentar viver no mundo real que ajuda e muito.
DICAS
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:20 pm
O Varandas e a melhor coisa que aconteceu ao Sporting e sem duvida alguem que sabe oq ue esta a fazre.
Os Sportinguistas (nao os brunistas que dizem ser Sportinguistas) gostam do Varandas.
Mr. Mojo Risin'
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:49 pm
Se batemos palmas ao planeamento, há que criticar quando não existe.
O Ugarte foi muito bem contratado e teve um ano na equipa a adaptar-se e está pronto agora para substituir o Palhinha. O que se tinha que fazer com o Matheus era contratar o seu sucessor este ano, tal como se fez com o Ugarte o ano passado, e deixá-lo a crescer na sombra. Para o ano saía o Matheus (algo que devia ser visto como completamente normal, tendo em conta o dinheiro que o Sporting já fez) e já estava lá o substituto. Isto era trabalhar bem.
O que é que foi feito? Uma venda por valores que é o que ele vale (ou seja, nada do outro mundo, porque o VM dele é este), com a época em andamento, antes de um clássico fora que pode deixar o Sporting a 5 pontos do primeiro e sem qualquer opção no plantel para a posição. Há literalmente dois médios séniores disponíveis no plantel.
Como disse, hipotecar a época.
O que vai acontecer? Na melhor das hipóteses, contrata-se alguém com nível (algo que duvido seriamente, visto que Amorim não olha para lá deste país e não há ninguém neste momento com capacidade a jogar cá de entrar no 11 do Sporting), mas será sempre um problema porque será caro, não terá pré época, não está adaptado à equipa (quiçá, nem à liga) e, provavelmente (pelas razões ditas anteriormente) terá menos rendimento que o Matheus. Na pior das hipóteses, vai-se buscar um jogador banal para o que se quer de uma equipa que faça mais de 80 pontos como um André Almeida (também sem pré época, também sem estar integrado na equipa ou no sistema).
Eusebio
Posted
Agosto 16, 2022 at
4:07 pm
Vender o Matheus Nunes foi uma jogada de pânico após Braga até porque nem o conseguiram vender pela cláusula. A ideia é ir buscar o Horta e o André Almeida. O Horta é para tentar acalmar os adeptos que já pedem a cabeça de Amorim ao inventarem um roubo ao Benfica.
thiago97
Posted
Agosto 16, 2022 at
4:39 pm
Grande parte dos Sportinguistas não quer o Horta
Stravinsky
Posted
Agosto 16, 2022 at
4:57 pm
O Horta? Não me parece que seja o que precisamos.
Neville Longbottom
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:07 pm
Vocês e o roubo ao Benfica. Ninguém quer saber disso.
DICAS
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:18 pm
Ninguem quer saber do Benfica
Tambem nao sei o que e que ele esta a falar …
Rodrigo.A.
Posted
Agosto 16, 2022 at
4:10 pm
Tudo dito. Não percebo o conformismo dos adeptos do Sporting neste assunto. Esta venda e como dizes pelo VM.
Se planeou se a época para manter o Matheus não faz sentido está venda. Agora a vender era pela cláusula pelo que se assumiu.
O Amorim fez figura de urso.
Liedshow
Posted
Agosto 16, 2022 at
4:55 pm
O único comentário lúcido e de acordo com a realidade que aqui li. É de uma incompetência enorme vender o maior ativo do clube neste momento estando a 4 dias de um clássico que vai definir muito do que será a época, pior ainda depois das declarações que eram feitas de que as vendas serviam para segurar os jogadores mais importantes. E não tenho a mínima dúvida que quem vira será entra Musrati e André Almeida, que não têm nem de perto nem de longe a qualidade do Matheus.
Flavio Trindade
Posted
Agosto 16, 2022 at
6:16 pm
Mojo, mal seria se o Sporting não tivesse identificados há algum tempo possíveis substitutos do Matheus Nunes.
Seria um tremendo amadorismo, e como disseste e bem, Ugarte era um desses jogadores identificados que até acabou por vir mais cedo e não de uma forma reativa.
Acredito que o Amorim tenha a sua shortlist para cada posição, sendo que nos casos de Matheus, ou Porro, ou até de Pote, como são elementos de maior potencial de saída essa shortlist seja “menos” short…
O que também acredito é que houvesse até à data capacidade de jogar em antecipação por manifesta falta de capacidade financeira.
Estigarribia
Posted
Agosto 17, 2022 at
9:57 am
Flávio Trindade, completamente de acordo. Aliás como possível sucessor do Matheus gostava que o Sporting trouxesse o André Almeida, o do Vitória, para Alvalade. Acho que é o tipo de jogador que encaixa naquilo que o Rúben quer para a equipa e o jogador mais parecido (não igual) ao luso-brasileiro.
Abraço
Mantorras
Posted
Agosto 16, 2022 at
6:21 pm
Subscrevo.
Elogiei aqui algumas vezes a gestao do Sporting exactamente por isso. Que nao foi o que fizeram desta vez. A nao ser que tenham algo na manga ou que isto nao se confirme fica dificil. So talvez mudando para um meio a 3 com Pote a 10, mas mesmo assim, isso sera sempre reagir e nao “planear”. E teriam depois poucas profundidade para jogar com 3 no meio.
Artur Trindade
Posted
Agosto 16, 2022 at
3:53 pm
Senti um conforto quando Varandas disse isto, antes ainda de Matheus Nunes se ter estreado com Amorim,
Senti-o por saber que era verdade, e por tê-lo dito aqui quando era Silas o técnico, e preferiu apostar em Rodrigo.
Disse na altura que era o melhor médio do Sporting, e que ainda tinha uma margem de progressão enorme.
Lutei a favor de Matheus, quando vários outros users preferiam Vitinha e até Bragança, achando que este era mais adequado ao Sporting.
Não teve escola e tinha várias inconsequências, que nesta época parece ter ultrapassado, chegando ao ponto que muitos pensavam que não chegaria.
Tem uma velocidade de progressão com bola, e mudança de direção, única em médios mundiais.
Artur Trindade
Posted
Agosto 16, 2022 at
4:07 pm
Critico apenas nesta transferência, o timing (apesar de depender da vontade do jogador), a não actualização do preço, ao patamar que ascendeu nesta época, e/ou não termos ficado com 10/20% numa futura venda.
Com a paixão que Amorim tem por jogadores do Braga, é pegar em 20M + Jovane, e trazer o Musrati e Vitinha, e colocar o Ugarte na sua posição de origem, aproveitando a sua progressão de bola excelente, mantendo Pote perto da baliza, e gastando mais 10M, para comprar o restante do seu passe.
Uma dupla Musrati/Ugarte seria de longe a mais competente em Portugal, com e sem bola.
Não me venham com André Almeida ou Horta, que estão longe de satisfazer.
JM888
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:07 pm
100% de acordo. Ter Ugarte a 8 e Musrati a 6 seria manter competitividade no plantel. Também gostaria de ver Vitinha, falta esse “nervo” na frente para complementar os pezinhos de Pote, Edwards e Trincão.
DICAS
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:16 pm
Entao tiram um gajo que nao marca golos e metem outro que tambem nao marca…
Vamos ver quantos faz o Vitinha este ano. Duvido muito que passe dos 15 golos ].
Nos precisamos de alguem que nos de 25/30 golos. Para 15 golos ja vai la estar o Paulinho a retirar 1 lugar para alguem que poderia ser muito melhor
Artur Trindade
Posted
Agosto 16, 2022 at
7:00 pm
É uma proposta inicial, podia subir até aos 25M + Jovane.
Se Salvador complicar muito, apenas o Musrati me parece instrumental.
Artur Trindade
Posted
Agosto 16, 2022 at
7:29 pm
Vitinha com 21 anos marcou 18 (4 na B), portanto se falarmos na margem de progressão e potencial de golos, estamos conversados. Está adaptado á nossa liga, e o patamar do Braga está acima do Gil Vicente.
Mas o que Vitinha oferece para lá do golo, sei que depois de ser tantas vezes falada no caso de Paulinho, parece conversa estafada, mas Vitinha consegue jogar de costas, em profundidade, é um panzer e dispara com os 2 pés.
Joga num ataque móvel ou como referência.
Claro que Salvador pode complicar e pedir a cláusula de 20M, e aí…
Liedshow
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:19 pm
Isso, o scouting do Sporting resumir se a ir ao Braga buscar jogadores tem corrido bem ultimamente… Battaglia, Esgaio, Paulinho, é só craques. Daqui a bocado pedem o Fransergio ou o João Novais para substituir o Matheus. Farto de mediocridade que joga no meu clube.
Artur Trindade
Posted
Agosto 16, 2022 at
6:47 pm
Quem deve substituir o MN deve ser o Ugarte.
O Musrati seria para a posição de Palhinha, visto que tanto o Morita como o Bragança jogam como 8.
Daria a altura que perdemos com as saídas de Palhinha e Feddal, e com outra saída em relação ao português.
FranLx81
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:28 pm
20M + Jovane?? Mas o Salvador anda a dormir?
O Salvador não aceita menos de 15M pelo Musrati. Sobram 5M + Jovane para o Vitinha. Deve ser uma piada…
Poonya
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:39 pm
Ficámos com 10% de uma transferência futura. Não sendo nenhuma percentagem muito elevada, pode no entanto representar mais um encaixe significativo daqui a algum tempo.
Artur Trindade
Posted
Agosto 16, 2022 at
6:49 pm
Fico á espera para ver se são 10% de futura venda, ou apenas de mais valias.
Gunnerz
Posted
Agosto 16, 2022 at
4:06 pm
Lembro me d Amorim começar a lançar jovens e nuno Mendes ser logo o meu preferido pq parecia ter já enorme à vontade e experiência. Mas matheus já me enchia as medidas, mas era óbvio que ainda cometia muitos erros. Qu nunca meu encheu as vistas está agora na Alemanha.. Vamos ver se ainda dá algo.
Aurinegro
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:14 pm
TT ou Quaresma ?
Gunnerz
Posted
Agosto 16, 2022 at
7:03 pm
Quaresma. Do TT nunca esperei msm nada. Mas do quaresma achava q dava jogador pelo q s falava dele, mas mal vi n achei nada d mais
Neville Longbottom
Posted
Agosto 16, 2022 at
8:59 pm
Por acaso acho que estás enganado em ambos os casos.
Mas eu não sou muito bom a prever.
Neville Longbottom
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:13 pm
Para dizer a verdade, eu ficava quieto. Já que se vendeu o Matheus Nunes, creio que nada que a direção possa fazer aproxima o Sporting dos rivais nesta fase.
Mais vale assumir oficialmente que corremos por fora. Não quero nenhum dos nomes que se falam (Musratis, Navarros e afins), talvez o Horta mas nunca na vida pelos valores que se falava para o Benfica por isso…se é para isso mais vale estar quieto e poupar o dinheiro.
Quanto ao Varandas, doi agora não doi? Estudassem.
Artur Trindade
Posted
Agosto 16, 2022 at
8:14 pm
Nada fazer não é alternativa.
Se nada se fizesse depois de sair Sarabia, apenas porque o substituto seria inferior, seria demente. Veio Trincão, que não seria uma escolha prioritária, não tem o nível de Sarabia, mas é deixar crescer.
Ficar com 2 médios, é aberrante, logo tem que se agir, mesmo que o substituto, seja inferior e diferente, e será.
Esqueces o facto do Sporting, no seu longo e ponderado processo de recuperação, tem o acesso á liga dos campeões de forma continuada, como fator primordial de encurtamento de distâncias, e o Sporting, ao contrário do Benfica e Porto, se fizer as pré-eliminatórias, em geral cai, até pela maior dificuldade dos adversários.
O aproveitamento da formação, e não deve haver quem o defenda tanto como eu, só pode acontecer se houver uma base de 15/16 jogadores de igual valia, para complementar com 6/7 da formação.
Se tiveres 12/13 como preconizas é o desastre anunciado, com pressão enorme nos miúdos, que vão falhar.
O processo deve ser longo e demorado, mas não pode haver regressos constantes ao ano zero, mesmo que o ano zero (foi mais o 0,5) tivesse dado o título.
Neville Longbottom
Posted
Agosto 16, 2022 at
8:58 pm
Como eu preconizo?
Eu nunca fui um defensor da formação amigo. Nem sei por que é que estás a falar de ano zero, nem eu acho isso.
Eu acho é que o Sporting vai ficar à mesma longe de Porto e Benfica logo mais vale estar quieto. Apenas isso.
Vão buscar mais Rochinhas e mais elementos de rotação, para mim estamos a desperdiçar dinheiro.
Artur Trindade
Posted
Agosto 16, 2022 at
10:32 pm
Se defendes a não chegada de reforços, preconizas que Essugo/Mateus Fernandes serão o 3º/4º médio, e Fatawu/RR serão a 4ª/5ª opção no ataque, e Pote verá a sua posição alterada, com as consequências ao nível de golos que poderá provocar. Até essa alteração do Pote, implicará mais uma opção de ataque.
Podes não acreditar na formação, mas é o projeto de Varandas, para o qual Amorim foi contratado.
Sou adepto da formação mas não resulta, já vimos esse filme muitas vezes, não existe base sólida, o rendimento coletivo baixa e jovens são queimados.
Acreditas que seremos fatalmente 3º/4º classificado e portanto resignação, que ao menos assim não se gasta dinheiro.
Sem reforços, acredito que seria assim, se chegarem depende da valia.
Acreditas que no mercado, o Sporting apenas encontra opções de rotação, nunca titulares?
Sporting1906
Posted
Agosto 17, 2022 at
11:35 am
O Neville é a favor do Sporting desistir antes da época começar. Qual é o objectivo disso? Não consigo perceber.
Neville Longbottom
Posted
Agosto 17, 2022 at
8:50 pm
Curioso, sabes mais sobre mim do que eu. Não jovem, não quero desistir.
FranLx81
Posted
Agosto 16, 2022 at
5:39 pm
Eu cá acho que o Sporting vai tentar roubar o Aursnes ao Benfica. É apenas um feeling.
Mantorras
Posted
Agosto 16, 2022 at
6:22 pm
Nao querem antes o Weigl?
Nazgul
Posted
Agosto 16, 2022 at
10:57 pm
Eu diria que vão roubar o horta!
gandrezcm
Posted
Agosto 16, 2022 at
7:21 pm
Faz-me uma confusão ver quem peça o Botinha… Por amor de Deus. Atira-se o Paulinho à fogueira e pede-se um Vitinha que tem dois Renault 5s em vez de pés e que marca 5 a 10 golos por época? Estejam quietinhos
Artur Trindade
Posted
Agosto 16, 2022 at
9:02 pm
Acho que já ouvi esta conversa com Slimani e Darwin. Os pezinhos do Paulinho, especialmente o direito são uma maravilha, por isso é que precisamos de jogador com outras características.
Vamos continuar com a história de atacar a época só com um jogador de área? Isso era se não saísse ninguém.
O mínimo é ter 2 opções, tivemos Sporar e TT, Paulinho e TT, Paulinho e Sarabia, com Tabata nas deixas, agora Paulinho sem Tabata?
Os rivais ficaram ficaram muito satisfeitos com a saída de MN, e será uma continuação, deixarmo-nos ficar quietinhos.
João
Posted
Agosto 17, 2022 at
9:11 am
Varandas Visionário
Steleao
Posted
Agosto 17, 2022 at
12:20 pm
Grande sacada do Varandas, no lugar do Presidente do SCP penso que mesmo Ruben Amorim aceitaria a proposta pelos valores oferecidos, é só ver o caso Palhinha com que valores saiu, com certeza ele tirou o aprendizado dessa situação recente. Quanto ao projecto Wolves o jogador tem sempre a última palavra se quisesse tentar clubes de maior nomeada, pessoalmente embora goste muito dele, acho que ainda não é jogador para altos voos devido a ainda dificuldade que tem na definição contra equipas com bloco baixo, que é o cenário que mais enfrentam.
AL MUSRATI é para mim a melhor e única aposta a investir que não havia no plantel, para fazer o papel de Palhinha jogador com mais choque e trazer a altura que perdemos com saída do também Feddal. Para além da melhoria obvia na saída de bola. Por 15M sem contrapartidas de mais valias era o negócio perfeito.
Não seria necessário mais nenhum reforço pois o plantel por posição e opções seria:
Paulinho/Trincão avançado centro – Mister pode optar em jogos com ponta fixo ou avançado móvel. Preferencialmente o móvel de início por melhorar o índice de chances de golo e o fixo a substituir para a fase do chuveirinho no desespero de resultado.
Edwards/Fatawu extremo direito – Mister pode optar em abre lata ou finalizador de longa distância. Preferencialmente abre latas de início e finalizador no desepero do resultado. Fatawu pode também e com melhores resultados evoluir na posição de avançado móvel, onde pode fazer melhor uso do seu físico e remate potente.
Pote/Rochinha extremo esquerdo – Por razões obvias não falarei do Pote, o Rochinha a substituir é um terror para os adversários quando os apanha desgastados é o melhor a romper e a definir em velocidade em espaços curtos.
Morita/Bragança (Pote/Mateus Fernandes) – Morita é um maestro, é um jogador da fórmula do ano do título com João Mário, com as devidas melhorias, que são a capacidade defensiva e maior dinâmica ofensiva. Na sua ausência pode o POTE voltar as suas origens e deixar a extrema esquerda na disputa entre Rochinha e NUNO SANTOS (ou Jovane se não sair por ser o que apresenta desempenho mais próximo ao do Pote). Assim como pode o Mateus Fernandes vir na ausência do Morita dar o brilharete da pré-época. Mais a frente em Janeiro obviamente teremos de volta o Bragança para revezar o Morita.
Ugarte/Al Musrati – Aqui é ela por ela, potenciaria o Ugarte, que pela idade pode dar melhor venda, é mais veloz na compensação defensiva aos colegas, e dá mais ofensivamente. Al Musrati e Ugarte em jogos grandes podem jogar juntos para suster os tridentes mágicos do meio campo adversário. Assim como Al Musrati pode entrar para segurar resultados.
Matheus Reis/Nuno Santos ala esquerda
Porro/Esgaio ala direita
Juste/Neto central direito
Coates/Inácio/Marsa
Inácio/Reis/Marsa/Alcantar
Adan/Franco
O roster fica completo com alternativas da equipa B André Paulo (Calai/Bershuavili), Marsa, Travassos, Nazinho, Essugo, Mateus Fernandes, Vando Félix, Rodrigo Ribeiro.
92 Comentários
Dario Nunes
Houve uma altura em que eu me fartava de confundir o Matheus Nunes com o Mateus Reis. Hoje em dia são os dois grandes jogadores.
JM888
O Reis tem de facto sido uma surpresa. Foi ” feito às mão” para aquele lugar da esquerda na linha de três centrais.
Dario Nunes
Concordo, é muito forte nessa posição. Em comparação com o Feddal pode não ser tanto forte nem tão bom no jogo aéreo, mas é bem mais rápido, mais forte tecnicamente e no geral melhor a defender.
NoSense
Fora as incorporações no ataque que permitem sempre meter mais um homem na área…
Neville Longbottom
Isso não é verdade. Eu fiz um post aqui no VM a dar a minha opinião sobre o assunto. Matheus Reis tem imensa dificuldade em lidar com Banzas e jogadores do género. Não é só no jogo aéreo que Feddal é superior.
No geral até prefiro o Matheus Reis, mas a diferença não é essa.
Matheus Reis não é de longe melhor a defender que Feddal.
Dario Nunes
Sim mas eu não disse de longe, disse “no geral”, para além que aquilo que referes de o Mateus nos duelos ser mais fraco eu refiro quando digo que é pior no jogo aéreo e no físico. O Mateus, a meu ver, é melhor a defender na medida em que se posiciona melhor e têm mais técnica defensiva do que o Feddal.
Neville Longbottom
Mesmo assim acho duvidoso, mas respeito.
JM888
Boa saída por parte do presidente Varandas, mas tem nesta situação do Matheus um dos seus grandes momentos no Sporting: mais importante que vender bem é saber o que fazer ao dinheiro. Porque vender o Matheus a 45M está bem mas do ponto de vista desportivo é um risco enorme pondo o Sporting (provavelmente) atrás de Benfica e Porto na luta pelo título (se é que não estava mesmo com Matheus Nunes no plantel). Terão capacidade Varandas, Viana e Amorim de reconstruir o meio campo que em coisa de meses perde Palhinha, Bragança e Matheus? Voltará a ser competitivo?
Ricardo F.
Continuo a achar inacreditável que o Matheus saia a três ou quatro dias de um jogo no Dragão, sem ser pela cláusula. É fora da realidade.
Antonio Clismo
Da mesma forma com que foram à Luz sem o Palhinha no ano do título?
Vão entrar na mesma com 11 jogadores certo?
Ricardo F.
Meu caro, 11 jogadores entrarão certamente. Agora, vender o melhor jogador da equipa (por larga margem, como vem demonstrando nos dois jogos oficiais desta época) a dias de um jogo fora frente a um candidato ao título é de bradar aos céus. Além de que é um de três médios. Há Morita e Ugarte para dias posições. O que se vai fazer? Baixar o Pote e destapar à frente? É que também não há ponta de lança. A forma como esta época está a ser planeada é de amador.
Antonio Clismo
Matheus Nunes estava a ser o melhor do Sporting?
Estava bem, mas muitos outros elementos estavam bem. Aliás até baixou muito de forma no final da época passada.
No jogo de sábado vão jogar 11 contra 11.
Está tudo em aberto.
Neville Longbottom
Vocês fazem deste jogo uma final autêntica. É só mais um.
Sporting1906
É só mais um mas se perdermos pode deixar-nos praticamente sem hipóteses de ser campeões à 3a jornada. E não, o Sporting não começou o campeonato já sem hipóteses de ser campeão como o Neville gosta de defender.
Neville Longbottom
Exato. Nao começou sem hipótese mas fica praticamente sem hipóteses…à terceira jornada.
Jovem, hipóteses tem todos, até o Boavista. Nunca disse que o Sporting não tinha hipóteses. Tem é poucas, mas não é zero.
Visconde
Declarações ousadas tal como referiu o amigo da Sofia Oliveira, mas que foram na mouche em todos os aspetos. O Amorim saiu barato, deu títulos ao clube e vai sair para um clube de dimensão bem superior ao Sporting, e um jogador que custou 900 mil vai sair por 50 milhões.
Gestão exemplar de Varandas até ao momento, sem espinhas!
Antonio Clismo
Teve algumas falhas: nomeadamente na primeira época com o investimento absurdo no Jesé (cedendo à pressão dos adeptos que só querem ver aquisições no Verão, como se isso fosse algum tipo de ópio).
Rafael Camacho, o empréstimo de Bolasie, etc
Já para não falar nas opções um tanto falhadas como a aposta no Keizer e no Silas.
Também a aposta no Slimani (novamente pressão dos adeptos) foi falhada.
Se os adeptos efectivamente mandassem no clube, o Sporting estaria hoje falido e nos distritais.
Visconde
Concordo, e acredito mesmo que uma das partes mais complicadas de gerir um clube seja encontrar um equilíbrio entre o que é melhor para o clube, e o que os adeptos cegamente desejam. Manter a fan base contente sem com isso ter de tomar decisões que podem comprometer as finanças ou a estabilidade do plantel não deve ser fácil.
Apesar dessas contratações falhadas que mencionaste acho que o critério melhorou de forma considerável, e mesmo a politica de contratações parece estar a seguir uma metodologia muito mais adequada à realidade atual do clube.
Mantorras
O Varandas nao e adepto?
disturbed17
Isto é um presidente com noção. Até hoje só lhe aponto um erro, quando falou da contratação de Jesé, mas desde a entrada do Hugo Viana que a política de transferência (treinador incluído) tem sido incrível.
Neves
De tirar o chapéu esta declaração. Lembro-me dela muitas vezes, sempre que vejo o enorme jogador que o Matheus se tornou.
Na parte do plantel ter que ser feito por 50% de jogadores da formação, aí já não tem acertado, mas se acertar 1 em cada 2 declarações que produz, estamos muito bem! Coisa que o PdC (e o meu clube) não tem feito, infelizmente.
Saudações desportivas
Antonio Clismo
Quem sabe se o Ruben Amorim não saca mais um talento da cartola vindo da Academia.
Não me impressionaria se Essugo/Renato Veiga/Mateus Fernandes um deles acabasse a época a titular e imprescindível no clube e com títulos na mão
Filipe Ferreira
Ele fala de 1/3 a 1/2 do plantel.
Seguindo o plantel que está no ZeroZero, 45% do plantel é formado no clube.
Sendo mais rigoroso e cortando jogadores que pouco ou nada deverão contar durante a época, contei 9 em 27, precisamente 1/3
Neves
Certo, eu confesso que não vi o video novamente porque já tinha conhecimento do que ele disse e tinha ficado com a ideia que era 1/2. Mas erro meu, obrigado pela correção Filipe!
Antonio Clismo
Cortou (e bem) com as gorduras do passado e soube sempre comprar bom e barato.
Gonçalo Inácio fez esquecer Mathieu num par de jogos.
Nuno Mendes fez esquecer Acuña num par de jogos
Palhinha fez esquecer Battaglia num par de jogos
Matheus Nunes fez esquecer João Mário (que todos os sportinguistas queriam que fosse efectivamente comprado ao Inter com um salário principesco) num par de jogos
Pote fez esquecer o Bruno Fernandes num par de jogos
Serão precisos mais alguns anos a desenvolver e a potenciar jogadores assim para o clube sair do buraco financeiro em que está metido
TF_is_Coming
Por isso é que o Sporting esta atento ao mercado sub 19 seja nacional ou internacional, de maneira a potencia los na equipa b ou sub 23, e vai dar frutos ja que o nivel das camadas jovens vai ser mais alto penso que a fornada de juniores esta muito
TF_is_Coming
*menos potencial e qualidade no conjunto e no contexto onde está esse ano, por exemplo, os centrais nao tem mt qualidade tanto q já foram buscar um espanhol… com o tempo o Sporting vai lucrar mt…
Mr. Mojo Risin'
Giro. Que o pagasse para o ano.
NoSense
Sem medo… 50M é sempre uma excelente venda do Sporting, seja para onde for.
No ano que fomos cameões, começámos com Wendel e Matheus, na esperança de vender Palhinha, este não saiu e saiu Wendel, entrou Palhinha e chegou João Mário enviando o Matheus para o banco… já reconstruímos um meio campo após um início de campeonato e correu bem, não vejo porque não o faremos outra vez…
Esta memória curta dos adeptos do Sporting e dar já tudo como perdido e querer já enviar Varandas para a rua, confesso que ainda não a percebi e aceito de bom agrado qualquer justificação para ela se me quiserem dar…
Antonio Clismo
Para tirar as contas do vermelho precisa de pelo menos mais 4 Matheus Nunes.
Se o Varandas quiser ficar na história tem que devolver a saúde financeira ao clube e arranjar o que os seus muitos antecessores estragaram.
FranLx81
Os presidentes ficam na história pelos titulos conquistados, não pela saúde financeira.
Acho que ninguém vai para o Marquês festejar um superavit nas contas no final do ano.
maZe
Por uma questão moral, ficaria mais contente por ver o meu clube ser gerido ao nível de um Bayern do que andar a sangrar dinheiro ano após ano para ganhar umas migalhas
Neville Longbottom
Também sou dessa opinião.
goncalo888
É um grande negócio. Mas para quê a conversa toda dos últimos tempos que o Mateus recusou isto e aquilo, e quer ficar no Sporting?
Antonio Clismo
O Varandas não estava a preparar o plano 2022/2026 para apresentar aos adeptos?
Acho que todos queremos ver o que tem na manga para o futuro do clube
DICAS
Mesmo !
Adorei ver o plano a medio/longo prazo que a estrutura disponibilizou ao clube.
E pasme-se, todos os objectivos que tracaram foram cumpridos.
Tambem aguardo ansiosamente o novo documento com os objectivos para os proximos 4 anos.
DICAS
Foi absolutamente ridicularizado por toda a gente quando proferiu estas declaracoes.
Mas nota-se que a avaliacao do jogador tinha sido feita com grande detalhe e que tinham percebido que Mateus tinha um potencial absolutamente ridiculo.
Mantorras
Fortissimo o Varandas, e ninguem pode criticar verdadeiramente a opcao do ponto de vista financeira.
Desportivamente, no entanto, podem e devem. Nao saiu pela clausula e saiu num periodo complicado. Tem aspiracoes a jogar o mundial e nao vai para nenhum clube de topo, por isso, poderiam ter conseguido outro enredo nisto, eventualmente vender ja, mas ficar ca mais um ano, e assim justificarem vender abaixo da clausula, ou ter ja o substituto pronto (nao faco ideia se tem ou nao, mas ate ver nao parece que seja o caso). Estou curioso para saber se e quem irao contratar.
Christian "Chucho" Benítez
O Vítor Pinto da CMTV deve andar a bater com a cabeça nas paredes e a engolir sapos com esta venda do Matheus Nunes. Quando Frederico Varandas disse esta frase, esse Vítor Pinto gozou com a situação, hoje anda a engolir sapos.
Abraços
Selva1906
Muitos dos que estão aqui desanimados com a venda do MN, eram os mesmo que ano passado diziam que MN era curto e não tinha qualidade para ser titular. Foi preciso o Guardiola dizer que era um dos melhores médios do mundo para o pessoal entender a qualidade de MN.
Mr. Mojo Risin'
Não, não eram. Estou completamente triste pela venda do Matheus e podes ir ver o que disse dele no início do ano passado aqui pelo VM. Quando muitos andavam a dizer que até não era mal vendido por 20M para o Everton, eu disse que era uma aberração esse negócio. Um ano a titular e com Champions e valeria o dobro. Não me enganei. Isto está escrito em vários posts do VM por esta altura do ano passado.
Disse sempre que o JM para mim teria sempre lugar em plantéis do Sporting, porque tem as suas utilidades, mas nunca com um salário daqueles. Estava completamente descansado com o Matheus e acreditava muito nele.
offtopicguy93
Sempre gostei da postura do varandas e do seu discurso também… nunca entra em euforias, poderia dizer que o Mateus iria ser vendido por 50M mas disse que ia pagar o Amorim! Os sportinguistas não gostam dele porquê mesmo? Adn sporting?
filipe19
a maioria dos sportinguistas gosta dele, se não não teria o cargo que tem
Lonzo Ball
Rapaz se andasses menos nas redes sociais e mais atento ao mundo real irias perceber que os sportinguistas gostam do Varandas, como ficou provado nas eleiçoes deste ano em que o proprio ganhou com 85%. Mas boa tentaviva.
Jeco Baleiro
Ainda se dão ao trabalho de responder a esse cromo? É cagar e andar, dali só sai verborreia.
offtopicguy93
Mas eu conheço o meu amigo para me chamar cromo? Ou para dizer o que quer que seja? Mais tento sff
Neville Longbottom
Óbvio!
offtopicguy93
Só acompanho o que se diz do varandas aqui no blogue e grande parte dos sportinguistas fala mal dele… claro mas agora convém dizer que o varandas é que é… juízo… ainda a semana passada já queriam o Ruben Amorim fora do clube, vocês são adeptos de ocasião
2DedosDeTesta_
A semana passada queriam o Ruben Amorim foram do clube? Quem? Estamos muito forte nas generalizações, os meus parabéns.
Neville Longbottom
Queriam o Amorim fora do clube?
Queriam quem? Todos? Ou meia dúzia de gatos pingados? E mesmo essa meia dúzia de gatos pingados queriam mesmo o Amorim fora do clube? Ou apenas o estavam a criticar? Gostava de ver esses prints desses comentários…
Acho piada um adepto do Benfica com o Simão na imagem vir com essa conversa, mas ok.
Artur Trindade
Rapaz, penso que não viste aqui no blog ninguém que quisesse a saída de Amorim.
Se viste, diz quem e quando.
Acho que foi mesmo alguém que viste nas redes sociais, e mesmo aí tenho dúvidas.
Confundes com críticas, que nem Amorim está imune.
Lonzo Ball
Pedes juizo mas o unico que nao o tem es tu rapaz. Agora ate dizes que os sportinguistas querem o Amorim fora do clube. Literalmente nunca vi tal coisa nem por parte dos brunistas.
Mais uma vez te digo. Tentar viver no mundo real que ajuda e muito.
DICAS
O Varandas e a melhor coisa que aconteceu ao Sporting e sem duvida alguem que sabe oq ue esta a fazre.
Os Sportinguistas (nao os brunistas que dizem ser Sportinguistas) gostam do Varandas.
Mr. Mojo Risin'
Se batemos palmas ao planeamento, há que criticar quando não existe.
O Ugarte foi muito bem contratado e teve um ano na equipa a adaptar-se e está pronto agora para substituir o Palhinha. O que se tinha que fazer com o Matheus era contratar o seu sucessor este ano, tal como se fez com o Ugarte o ano passado, e deixá-lo a crescer na sombra. Para o ano saía o Matheus (algo que devia ser visto como completamente normal, tendo em conta o dinheiro que o Sporting já fez) e já estava lá o substituto. Isto era trabalhar bem.
O que é que foi feito? Uma venda por valores que é o que ele vale (ou seja, nada do outro mundo, porque o VM dele é este), com a época em andamento, antes de um clássico fora que pode deixar o Sporting a 5 pontos do primeiro e sem qualquer opção no plantel para a posição. Há literalmente dois médios séniores disponíveis no plantel.
Como disse, hipotecar a época.
O que vai acontecer? Na melhor das hipóteses, contrata-se alguém com nível (algo que duvido seriamente, visto que Amorim não olha para lá deste país e não há ninguém neste momento com capacidade a jogar cá de entrar no 11 do Sporting), mas será sempre um problema porque será caro, não terá pré época, não está adaptado à equipa (quiçá, nem à liga) e, provavelmente (pelas razões ditas anteriormente) terá menos rendimento que o Matheus. Na pior das hipóteses, vai-se buscar um jogador banal para o que se quer de uma equipa que faça mais de 80 pontos como um André Almeida (também sem pré época, também sem estar integrado na equipa ou no sistema).
Eusebio
Vender o Matheus Nunes foi uma jogada de pânico após Braga até porque nem o conseguiram vender pela cláusula. A ideia é ir buscar o Horta e o André Almeida. O Horta é para tentar acalmar os adeptos que já pedem a cabeça de Amorim ao inventarem um roubo ao Benfica.
thiago97
Grande parte dos Sportinguistas não quer o Horta
Stravinsky
O Horta? Não me parece que seja o que precisamos.
Neville Longbottom
Vocês e o roubo ao Benfica. Ninguém quer saber disso.
DICAS
Ninguem quer saber do Benfica
Tambem nao sei o que e que ele esta a falar …
Rodrigo.A.
Tudo dito. Não percebo o conformismo dos adeptos do Sporting neste assunto. Esta venda e como dizes pelo VM.
Se planeou se a época para manter o Matheus não faz sentido está venda. Agora a vender era pela cláusula pelo que se assumiu.
O Amorim fez figura de urso.
Liedshow
O único comentário lúcido e de acordo com a realidade que aqui li. É de uma incompetência enorme vender o maior ativo do clube neste momento estando a 4 dias de um clássico que vai definir muito do que será a época, pior ainda depois das declarações que eram feitas de que as vendas serviam para segurar os jogadores mais importantes. E não tenho a mínima dúvida que quem vira será entra Musrati e André Almeida, que não têm nem de perto nem de longe a qualidade do Matheus.
Flavio Trindade
Mojo, mal seria se o Sporting não tivesse identificados há algum tempo possíveis substitutos do Matheus Nunes.
Seria um tremendo amadorismo, e como disseste e bem, Ugarte era um desses jogadores identificados que até acabou por vir mais cedo e não de uma forma reativa.
Acredito que o Amorim tenha a sua shortlist para cada posição, sendo que nos casos de Matheus, ou Porro, ou até de Pote, como são elementos de maior potencial de saída essa shortlist seja “menos” short…
O que também acredito é que houvesse até à data capacidade de jogar em antecipação por manifesta falta de capacidade financeira.
Estigarribia
Flávio Trindade, completamente de acordo. Aliás como possível sucessor do Matheus gostava que o Sporting trouxesse o André Almeida, o do Vitória, para Alvalade. Acho que é o tipo de jogador que encaixa naquilo que o Rúben quer para a equipa e o jogador mais parecido (não igual) ao luso-brasileiro.
Abraço
Mantorras
Subscrevo.
Elogiei aqui algumas vezes a gestao do Sporting exactamente por isso. Que nao foi o que fizeram desta vez. A nao ser que tenham algo na manga ou que isto nao se confirme fica dificil. So talvez mudando para um meio a 3 com Pote a 10, mas mesmo assim, isso sera sempre reagir e nao “planear”. E teriam depois poucas profundidade para jogar com 3 no meio.
Artur Trindade
Senti um conforto quando Varandas disse isto, antes ainda de Matheus Nunes se ter estreado com Amorim,
Senti-o por saber que era verdade, e por tê-lo dito aqui quando era Silas o técnico, e preferiu apostar em Rodrigo.
Disse na altura que era o melhor médio do Sporting, e que ainda tinha uma margem de progressão enorme.
Lutei a favor de Matheus, quando vários outros users preferiam Vitinha e até Bragança, achando que este era mais adequado ao Sporting.
Não teve escola e tinha várias inconsequências, que nesta época parece ter ultrapassado, chegando ao ponto que muitos pensavam que não chegaria.
Tem uma velocidade de progressão com bola, e mudança de direção, única em médios mundiais.
Artur Trindade
Critico apenas nesta transferência, o timing (apesar de depender da vontade do jogador), a não actualização do preço, ao patamar que ascendeu nesta época, e/ou não termos ficado com 10/20% numa futura venda.
Com a paixão que Amorim tem por jogadores do Braga, é pegar em 20M + Jovane, e trazer o Musrati e Vitinha, e colocar o Ugarte na sua posição de origem, aproveitando a sua progressão de bola excelente, mantendo Pote perto da baliza, e gastando mais 10M, para comprar o restante do seu passe.
Uma dupla Musrati/Ugarte seria de longe a mais competente em Portugal, com e sem bola.
Não me venham com André Almeida ou Horta, que estão longe de satisfazer.
JM888
100% de acordo. Ter Ugarte a 8 e Musrati a 6 seria manter competitividade no plantel. Também gostaria de ver Vitinha, falta esse “nervo” na frente para complementar os pezinhos de Pote, Edwards e Trincão.
DICAS
Entao tiram um gajo que nao marca golos e metem outro que tambem nao marca…
Vamos ver quantos faz o Vitinha este ano. Duvido muito que passe dos 15 golos ].
Nos precisamos de alguem que nos de 25/30 golos. Para 15 golos ja vai la estar o Paulinho a retirar 1 lugar para alguem que poderia ser muito melhor
Artur Trindade
É uma proposta inicial, podia subir até aos 25M + Jovane.
Se Salvador complicar muito, apenas o Musrati me parece instrumental.
Artur Trindade
Vitinha com 21 anos marcou 18 (4 na B), portanto se falarmos na margem de progressão e potencial de golos, estamos conversados. Está adaptado á nossa liga, e o patamar do Braga está acima do Gil Vicente.
Mas o que Vitinha oferece para lá do golo, sei que depois de ser tantas vezes falada no caso de Paulinho, parece conversa estafada, mas Vitinha consegue jogar de costas, em profundidade, é um panzer e dispara com os 2 pés.
Joga num ataque móvel ou como referência.
Claro que Salvador pode complicar e pedir a cláusula de 20M, e aí…
Liedshow
Isso, o scouting do Sporting resumir se a ir ao Braga buscar jogadores tem corrido bem ultimamente… Battaglia, Esgaio, Paulinho, é só craques. Daqui a bocado pedem o Fransergio ou o João Novais para substituir o Matheus. Farto de mediocridade que joga no meu clube.
Artur Trindade
Quem deve substituir o MN deve ser o Ugarte.
O Musrati seria para a posição de Palhinha, visto que tanto o Morita como o Bragança jogam como 8.
Daria a altura que perdemos com as saídas de Palhinha e Feddal, e com outra saída em relação ao português.
FranLx81
20M + Jovane?? Mas o Salvador anda a dormir?
O Salvador não aceita menos de 15M pelo Musrati. Sobram 5M + Jovane para o Vitinha. Deve ser uma piada…
Poonya
Ficámos com 10% de uma transferência futura. Não sendo nenhuma percentagem muito elevada, pode no entanto representar mais um encaixe significativo daqui a algum tempo.
Artur Trindade
Fico á espera para ver se são 10% de futura venda, ou apenas de mais valias.
Gunnerz
Lembro me d Amorim começar a lançar jovens e nuno Mendes ser logo o meu preferido pq parecia ter já enorme à vontade e experiência. Mas matheus já me enchia as medidas, mas era óbvio que ainda cometia muitos erros. Qu nunca meu encheu as vistas está agora na Alemanha.. Vamos ver se ainda dá algo.
Aurinegro
TT ou Quaresma ?
Gunnerz
Quaresma. Do TT nunca esperei msm nada. Mas do quaresma achava q dava jogador pelo q s falava dele, mas mal vi n achei nada d mais
Neville Longbottom
Por acaso acho que estás enganado em ambos os casos.
Mas eu não sou muito bom a prever.
Neville Longbottom
Para dizer a verdade, eu ficava quieto. Já que se vendeu o Matheus Nunes, creio que nada que a direção possa fazer aproxima o Sporting dos rivais nesta fase.
Mais vale assumir oficialmente que corremos por fora. Não quero nenhum dos nomes que se falam (Musratis, Navarros e afins), talvez o Horta mas nunca na vida pelos valores que se falava para o Benfica por isso…se é para isso mais vale estar quieto e poupar o dinheiro.
Quanto ao Varandas, doi agora não doi? Estudassem.
Artur Trindade
Nada fazer não é alternativa.
Se nada se fizesse depois de sair Sarabia, apenas porque o substituto seria inferior, seria demente. Veio Trincão, que não seria uma escolha prioritária, não tem o nível de Sarabia, mas é deixar crescer.
Ficar com 2 médios, é aberrante, logo tem que se agir, mesmo que o substituto, seja inferior e diferente, e será.
Esqueces o facto do Sporting, no seu longo e ponderado processo de recuperação, tem o acesso á liga dos campeões de forma continuada, como fator primordial de encurtamento de distâncias, e o Sporting, ao contrário do Benfica e Porto, se fizer as pré-eliminatórias, em geral cai, até pela maior dificuldade dos adversários.
O aproveitamento da formação, e não deve haver quem o defenda tanto como eu, só pode acontecer se houver uma base de 15/16 jogadores de igual valia, para complementar com 6/7 da formação.
Se tiveres 12/13 como preconizas é o desastre anunciado, com pressão enorme nos miúdos, que vão falhar.
O processo deve ser longo e demorado, mas não pode haver regressos constantes ao ano zero, mesmo que o ano zero (foi mais o 0,5) tivesse dado o título.
Neville Longbottom
Como eu preconizo?
Eu nunca fui um defensor da formação amigo. Nem sei por que é que estás a falar de ano zero, nem eu acho isso.
Eu acho é que o Sporting vai ficar à mesma longe de Porto e Benfica logo mais vale estar quieto. Apenas isso.
Vão buscar mais Rochinhas e mais elementos de rotação, para mim estamos a desperdiçar dinheiro.
Artur Trindade
Se defendes a não chegada de reforços, preconizas que Essugo/Mateus Fernandes serão o 3º/4º médio, e Fatawu/RR serão a 4ª/5ª opção no ataque, e Pote verá a sua posição alterada, com as consequências ao nível de golos que poderá provocar. Até essa alteração do Pote, implicará mais uma opção de ataque.
Podes não acreditar na formação, mas é o projeto de Varandas, para o qual Amorim foi contratado.
Sou adepto da formação mas não resulta, já vimos esse filme muitas vezes, não existe base sólida, o rendimento coletivo baixa e jovens são queimados.
Acreditas que seremos fatalmente 3º/4º classificado e portanto resignação, que ao menos assim não se gasta dinheiro.
Sem reforços, acredito que seria assim, se chegarem depende da valia.
Acreditas que no mercado, o Sporting apenas encontra opções de rotação, nunca titulares?
Sporting1906
O Neville é a favor do Sporting desistir antes da época começar. Qual é o objectivo disso? Não consigo perceber.
Neville Longbottom
Curioso, sabes mais sobre mim do que eu. Não jovem, não quero desistir.
FranLx81
Eu cá acho que o Sporting vai tentar roubar o Aursnes ao Benfica. É apenas um feeling.
Mantorras
Nao querem antes o Weigl?
Nazgul
Eu diria que vão roubar o horta!
gandrezcm
Faz-me uma confusão ver quem peça o Botinha… Por amor de Deus. Atira-se o Paulinho à fogueira e pede-se um Vitinha que tem dois Renault 5s em vez de pés e que marca 5 a 10 golos por época? Estejam quietinhos
Artur Trindade
Acho que já ouvi esta conversa com Slimani e Darwin. Os pezinhos do Paulinho, especialmente o direito são uma maravilha, por isso é que precisamos de jogador com outras características.
Vamos continuar com a história de atacar a época só com um jogador de área? Isso era se não saísse ninguém.
O mínimo é ter 2 opções, tivemos Sporar e TT, Paulinho e TT, Paulinho e Sarabia, com Tabata nas deixas, agora Paulinho sem Tabata?
Os rivais ficaram ficaram muito satisfeitos com a saída de MN, e será uma continuação, deixarmo-nos ficar quietinhos.
João
Varandas Visionário
Steleao
Grande sacada do Varandas, no lugar do Presidente do SCP penso que mesmo Ruben Amorim aceitaria a proposta pelos valores oferecidos, é só ver o caso Palhinha com que valores saiu, com certeza ele tirou o aprendizado dessa situação recente. Quanto ao projecto Wolves o jogador tem sempre a última palavra se quisesse tentar clubes de maior nomeada, pessoalmente embora goste muito dele, acho que ainda não é jogador para altos voos devido a ainda dificuldade que tem na definição contra equipas com bloco baixo, que é o cenário que mais enfrentam.
AL MUSRATI é para mim a melhor e única aposta a investir que não havia no plantel, para fazer o papel de Palhinha jogador com mais choque e trazer a altura que perdemos com saída do também Feddal. Para além da melhoria obvia na saída de bola. Por 15M sem contrapartidas de mais valias era o negócio perfeito.
Não seria necessário mais nenhum reforço pois o plantel por posição e opções seria:
Paulinho/Trincão avançado centro – Mister pode optar em jogos com ponta fixo ou avançado móvel. Preferencialmente o móvel de início por melhorar o índice de chances de golo e o fixo a substituir para a fase do chuveirinho no desespero de resultado.
Edwards/Fatawu extremo direito – Mister pode optar em abre lata ou finalizador de longa distância. Preferencialmente abre latas de início e finalizador no desepero do resultado. Fatawu pode também e com melhores resultados evoluir na posição de avançado móvel, onde pode fazer melhor uso do seu físico e remate potente.
Pote/Rochinha extremo esquerdo – Por razões obvias não falarei do Pote, o Rochinha a substituir é um terror para os adversários quando os apanha desgastados é o melhor a romper e a definir em velocidade em espaços curtos.
Morita/Bragança (Pote/Mateus Fernandes) – Morita é um maestro, é um jogador da fórmula do ano do título com João Mário, com as devidas melhorias, que são a capacidade defensiva e maior dinâmica ofensiva. Na sua ausência pode o POTE voltar as suas origens e deixar a extrema esquerda na disputa entre Rochinha e NUNO SANTOS (ou Jovane se não sair por ser o que apresenta desempenho mais próximo ao do Pote). Assim como pode o Mateus Fernandes vir na ausência do Morita dar o brilharete da pré-época. Mais a frente em Janeiro obviamente teremos de volta o Bragança para revezar o Morita.
Ugarte/Al Musrati – Aqui é ela por ela, potenciaria o Ugarte, que pela idade pode dar melhor venda, é mais veloz na compensação defensiva aos colegas, e dá mais ofensivamente. Al Musrati e Ugarte em jogos grandes podem jogar juntos para suster os tridentes mágicos do meio campo adversário. Assim como Al Musrati pode entrar para segurar resultados.
Matheus Reis/Nuno Santos ala esquerda
Porro/Esgaio ala direita
Juste/Neto central direito
Coates/Inácio/Marsa
Inácio/Reis/Marsa/Alcantar
Adan/Franco
O roster fica completo com alternativas da equipa B André Paulo (Calai/Bershuavili), Marsa, Travassos, Nazinho, Essugo, Mateus Fernandes, Vando Félix, Rodrigo Ribeiro.