O FC Porto tem vacilado várias vezes sempre que Conceição altera o XI, e o técnico reconhece que neste momento há menos qualidade no plantel que havia há uns anos.
O SC tem toda a razão nisso. Realmente há uns anos atrás o Porto tinha melhores jogadores do que os que tem hoje!! Arrisco-me a dizer que num plantel desses, apenas Marchesin, Pepe, Uribe, Otávio, Corona, Dias e Taremi poderiam ter lugar!! Todos os outros eram simplesmente elementos de rotação ou nem isso!! Agora não pode servir de desculpa porque muitos dos jogadores do plantel estão claramente em sub rendimento ou então não foram devidamente aproveitados pelo técnico!!
O tal Portista
Posted
Março 6, 2021 at
12:08 pm
Não creio que um treinador dizer isto quando é o que mais gastou dinheiro na história do clube seja a melhor opção. Quis mais uma vez ir buscar o passado para tapar os inúmeros erros que tem feito, e mais uma vez fê-lo sem grande inteligência.
ktc
Posted
Março 5, 2021 at
6:18 pm
Só se pode queixar de si mesmo por não saber contratar jogadores.. O FCP fez alguns investimentos altos em jogadores como o Nakajimas, Loums, Waris, jogadores que custaram mais que muitos dos craques que passaram pelo FCP como Falcão , Jackson, James .. É preciso é saber contratar, o Sérgio não se pode queixar que não tem qualidade quando só quer matrecos como o Marega
AngeloGJ
Posted
Março 5, 2021 at
5:45 pm
As historias acabam por ser sempre as mesmas quando os treinadores se sentem pressionados de alguma forma, o FCP excluindo a prestacao na champions esta a fazer uma das piores epocas de SEMPRE, e SC comeca a perceber e sentir essa pressao (nos ultimos 8 jogos tem apenas 2 vitorias), o plantel tem menos qualidade do que a 5/6 anos? foi o SC que montou o atual plantel, foi o SC que pediu estes jogadores e preferiu jogadores menos dotados mentalmente e tecnicamente para ter jogadores que lhe dessem a capacidade fisica, entrega, agressividade e compromisso que ele ve como os ingredientes essenciais para o sucesso, foi o SC juntamente com PdC que entenderam que nao era necessario elevar o nivel do plantel para fazer uma epoca melhor do que a anterior (la esta, porque o FCP foi campeao logo fez uma grande epoca e tudo esta bem), e aos dias de hoje vai se percebendo que a entrega, capacidade fisica ou compromisso nao chegam e é preciso ter inteligencia e qualidade tambem, eu acho que o problema nao esta só na falta de qualidade em algumas posicoes, ha muito erros que desde a primeira epoca nunca foram corrigidos e este ano com jogadores de menor qualidade em algumas posicoes, muitos jogadores novos e com uma ideia de jogo cada vez menos eficaz permite as equipas que estudam bem o FCP (algo que a Juventus ou mesmo as equipas que encontrou na champions nao fizeram) ferir com maior ou menor dificuldade esta equipa de SC, e tambem tenho comigo que um plantel mais forte tambem nao mudaria as coisas, SC é um treinador competente mas nao é um treinador de craques, é um bom estudioso e estrategista das equipas adversarias, monta bem as suas equipas para enfrentar a maioria dos adversarios (consegue ter mais sucesso com adversarios que produzem pouco jogo ofensivo), é um bom motivador e um treinador que consegue incutir compromisso e agressividade competitiva aos seus jogadores MAS nao é um treinador de craques e tenho duvidas que faria melhor com um plantel ao nivel dos tempos de ouro, ha gestores que se especializam a trabalhar muito bem com pouco e quando teem muito patinam e comprometem, SC parece-me ser igual ao gestor que trabalha melhor com pouco claramente.
E para terminar a verdade é uma, o FCP esta jornada pode cair para 4 lugar caso nao venca o Gil, e nao prevejo um jogo facil para o FCP, o Gil demonstrou contra o Sporting que sabe defender em bloco baixo e deixou o blueprint de como vai jogar com o FCP, dar a bola ao FCP, anular a profundidade, obrigar o FCP a erra no momento ofensivo, tentar explorar o espaco entre central e lateral para marcar, fechar-se e aproveitar as distracoes (que sao habituais na equipa do FCP) para tentar ampliar o marcador e caso se veja a vencer vai baixar o bloco e defender com muita gente no ultimo sector, nao sera um jogo nada facil e nao me admiraria se o FCP perde-se pontos contra o Gil. as coisas comecam a ficar dificeis pelo menos a nivel teorico para SC, o leverage de ter sido campeao a epoca passada vai se esgotando (junto a alguns adeptos), corre o risco de comecar a ser rotulado como um treinador que so consegue vencer quando os adversarios diretos estao mais fracos penso que SC ja comeca a sentir isso e a vai crescendo a necessidade de justificar-se, mais 1 derrota e 1 empate no campeonato sao o prego final na confirmacao de uma epoca perdida…
AngeloGJ
Posted
Março 5, 2021 at
5:45 pm
As historias acabam por ser sempre as mesmas quando os treinadores se sentem pressionados de alguma forma, o FCP excluindo a prestacao na champions esta a fazer uma das piores epocas de SEMPRE, e SC comeca a perceber e sentir essa pressao (nos ultimos 8 jogos tem apenas 2 vitorias), o plantel tem menos qualidade do que a 5/6 anos? foi o SC que montou o atual plantel, foi o SC que pediu estes jogadores e preferiu jogadores menos dotados mentalmente e tecnicamente para ter jogadores que lhe dessem a capacidade fisica, entrega, agressividade e compromisso que ele ve como os ingredientes essenciais para o sucesso, foi o SC juntamente com PdC que entenderam que nao era necessario elevar o nivel do plantel para fazer uma epoca melhor do que a anterior (la esta, porque o FCP foi campeao logo fez uma grande epoca e tudo esta bem), e aos dias de hoje vai se percebendo que a entrega, capacidade fisica ou compromisso nao chegam e é preciso ter inteligencia e qualidade tambem, eu acho que o problema nao esta só na falta de qualidade em algumas posicoes, ha muito erros que desde a primeira epoca nunca foram corrigidos e este ano com jogadores de menor qualidade em algumas posicoes, muitos jogadores novos e com uma ideia de jogo cada vez menos eficaz permite as equipas que estudam bem o FCP (algo que a Juventus ou mesmo as equipas que encontrou na champions nao fizeram) ferir com maior ou menor dificuldade esta equipa de SC, e tambem tenho comigo que um plantel mais forte tambem nao mudaria as coisas, SC é um treinador competente mas nao é um treinador de craques, é um bom estudioso e estrategista das equipas adversarias, monta bem as suas equipas para enfrentar a maioria dos adversarios (consegue ter mais sucesso com adversarios que produzem pouco jogo ofensivo), é um bom motivador e um treinador que consegue incutir compromisso e agressividade competitiva aos seus jogadores MAS nao é um treinador de craques e tenho duvidas que faria melhor com um plantel ao nivel dos tempos de ouro, ha gestores que se especializam a trabalhar muito bem com pouco e quando teem muito patinam e comprometem, SC parece-me ser igual ao gestor que trabalha melhor com pouco claramente.
E para terminar a verdade é uma, o FCP esta jornada pode cair para 4 lugar caso nao venca o Gil, e nao prevejo um jogo facil para o FCP, o Gil demonstrou contra o Sporting que sabe defender em bloco baixo e deixou o blueprint de como vai jogar com o FCP, dar a bola ao FCP, anular a profundidade, obrigar o FCP a erra no momento ofensivo, tentar explorar o espaco entre central e lateral para marcar, fechar-se e aproveitar as distracoes (que sao habituais na equipa do FCP) para tentar ampliar o marcador e caso se veja a vencer vai baixar o bloco e defender com muita gente no ultimo sector, nao sera um jogo nada facil e nao me admiraria se o FCP perde-se pontos contra o Gil. as coisas comecam a ficar dificeis pelo menos a nivel teorico para SC, o leverage de ter sido campeao a epoca passada vai se esgotando (junto a alguns adeptos), corre o risco de comecar a ser rotulado como um treinador que so consegue vencer quando os adversarios diretos estao mais fracos penso que SC ja comeca a sentir isso e a vai crescendo a necessidade de justificar-se, mais 1 derrota e 1 empate no campeonato sao o prego final na confirmacao de uma epoca perdida…
B.Jardim
Posted
Março 5, 2021 at
2:55 pm
*há 5 ou 6 anos (época 15/16) o onze do Porto era o seguinte:
Casillas
Maxi Maicon Marcano Layun
Danilo André André
Herrera
Varela Aboubakar Brahimi
Este onze titular parece-me mais fraco que o de hoje em dia e, analisando o resto plantel, também parece pior. Mesmo que não seja pior, não é muito melhor, pelo que as declarações do SC fazem, mais uma vez, pouco ou nenhum sentido.
coach407
Posted
Março 5, 2021 at
5:26 pm
Há alguns inputs a dar a essa análise.
Com as opções que o FC Porto tinha nesse ano, provavelmente o 11 do Sérgio Conceição seria:
Um 11 alternativa teria ainda José Sá, Maxi Pereira, Maicon, Chidozie, Cissokho (José Angel, Rafa Soares), Rúben Neves, Sérgio Oliveira (Imbula, André André, Evandro), Varela, Cristian Tello, Bueno e André Silva.
Deixei ainda de fora Helton, Bruno Costa, Hernâni ou Osvaldo/Suk.
Cheguei aqui e já referi 32 jogadores. A profundidade (que é o tema da conversa) é inquestionavelmente superior.
Podes dizer que a dupla de centrais atual é melhor, podes dizer que o Zaidu é melhor que o Layun (duvido que alguma vez tenha a carreira do Layun, mas ok), podes tentar dizer que o meio-campo é melhor (mas aí é escandaloso já que aquele meio-campo tinha Danilo e Rúben Neves para a posição 6 e atualmente tens o Loum. Nas outras posições tinhas Herrera – sozinho deveria chegar -, mas ainda tinhas Sérgio Oliveira, André André, Imbula, Evandro… Agora tens na mesma o SO, Grujic e Uribe). Podes também tentar dizer que o Taremi é melhor que o Aboubakar, mas é muito duvidoso. A primeira época do Aboubakar com o Sérgio Conceição marcou 26 golos e foi campeão com recorde de pontos portanto claramente não era por falta de qualidade do ponta de lança que não fizeram tanto como o Conceição fez.
Conclusão: talvez o 11 titular seja comparável, mas a profundidade do plantel de 15/16 é muito superior.
Xyeh
Posted
Março 5, 2021 at
3:44 pm
Casillas > Marchesin
Maxi > Manafá
Maicon + Marcano Zaidu (só por termos tido o Alex Telles é que o pessoal se esquece da quantidade de assistências do Layun, salvo erro teve 15 numa época).
Danilo > Uribe
Herrera > Sérgio Oliveira
André André < Otávio
Varela + Brahimi Marega
Deixei o Taremi de fora porque claramene o Marega é o avançado do SC.
A qualidade é ela por ela, só me mostra que o FCP tem tido equipas completamente banais para o que apresentava antes, tirando o Corona não há um jogador titular do FCP que eu fique empolgado para ver jogar (depois fico sempre curioso com os miúdos da formação).
Af2711
Posted
Março 5, 2021 at
11:59 pm
O Herrera de 15-16 não era melhor que o actual Sergio Oliveira. Na época seguinte sim, passa a mostrar uma evolução justificando as expectativas.
Kacal
Posted
Março 5, 2021 at
3:05 pm
Se calhar referia-se à época de AVB mas isso já foi há 9-10 anos.
Nobre Leal
Posted
Março 5, 2021 at
5:24 pm
Também me parece que sim. Pelas palavras que usou “hoje em dia são jogadores que estão nos melhores campeonatos do mundo”, não me parece que esteja a falar de Varelas, André Andrés e Maicons.
Agora, esta desculpa não cola. Primeiro porque obviamente temos um plantel extenso e com muita qualidade (comparando à concorrência da liga) e segundo porque a maioria do plantel que temos foi construído por ele, para o bem e para o mal.
Kacal
Posted
Março 5, 2021 at
8:56 pm
Concordo totalmente com a tua visão Nobre Leal, também me pareceu que foi por aí. Seja como for, vou de acordo ao que dizes e acrescento que o plantel que temos é superior ao do SC Braga e não deviamos levar um baile como levamos neste último jogo.
B.Jardim
Posted
Março 5, 2021 at
2:49 pm
Há 5 ou 6 anos (época 15/16) o onze o do Porto
Kacal
Posted
Março 5, 2021 at
2:33 pm
Lá vem a mesma “lenga-lenga”… onde andam Nakajima, Zé Luís e afins que não foram propriamente baratos?
15 Comentários
Joao_F
O SC tem toda a razão nisso. Realmente há uns anos atrás o Porto tinha melhores jogadores do que os que tem hoje!! Arrisco-me a dizer que num plantel desses, apenas Marchesin, Pepe, Uribe, Otávio, Corona, Dias e Taremi poderiam ter lugar!! Todos os outros eram simplesmente elementos de rotação ou nem isso!! Agora não pode servir de desculpa porque muitos dos jogadores do plantel estão claramente em sub rendimento ou então não foram devidamente aproveitados pelo técnico!!
O tal Portista
Não creio que um treinador dizer isto quando é o que mais gastou dinheiro na história do clube seja a melhor opção. Quis mais uma vez ir buscar o passado para tapar os inúmeros erros que tem feito, e mais uma vez fê-lo sem grande inteligência.
ktc
Só se pode queixar de si mesmo por não saber contratar jogadores.. O FCP fez alguns investimentos altos em jogadores como o Nakajimas, Loums, Waris, jogadores que custaram mais que muitos dos craques que passaram pelo FCP como Falcão , Jackson, James .. É preciso é saber contratar, o Sérgio não se pode queixar que não tem qualidade quando só quer matrecos como o Marega
AngeloGJ
As historias acabam por ser sempre as mesmas quando os treinadores se sentem pressionados de alguma forma, o FCP excluindo a prestacao na champions esta a fazer uma das piores epocas de SEMPRE, e SC comeca a perceber e sentir essa pressao (nos ultimos 8 jogos tem apenas 2 vitorias), o plantel tem menos qualidade do que a 5/6 anos? foi o SC que montou o atual plantel, foi o SC que pediu estes jogadores e preferiu jogadores menos dotados mentalmente e tecnicamente para ter jogadores que lhe dessem a capacidade fisica, entrega, agressividade e compromisso que ele ve como os ingredientes essenciais para o sucesso, foi o SC juntamente com PdC que entenderam que nao era necessario elevar o nivel do plantel para fazer uma epoca melhor do que a anterior (la esta, porque o FCP foi campeao logo fez uma grande epoca e tudo esta bem), e aos dias de hoje vai se percebendo que a entrega, capacidade fisica ou compromisso nao chegam e é preciso ter inteligencia e qualidade tambem, eu acho que o problema nao esta só na falta de qualidade em algumas posicoes, ha muito erros que desde a primeira epoca nunca foram corrigidos e este ano com jogadores de menor qualidade em algumas posicoes, muitos jogadores novos e com uma ideia de jogo cada vez menos eficaz permite as equipas que estudam bem o FCP (algo que a Juventus ou mesmo as equipas que encontrou na champions nao fizeram) ferir com maior ou menor dificuldade esta equipa de SC, e tambem tenho comigo que um plantel mais forte tambem nao mudaria as coisas, SC é um treinador competente mas nao é um treinador de craques, é um bom estudioso e estrategista das equipas adversarias, monta bem as suas equipas para enfrentar a maioria dos adversarios (consegue ter mais sucesso com adversarios que produzem pouco jogo ofensivo), é um bom motivador e um treinador que consegue incutir compromisso e agressividade competitiva aos seus jogadores MAS nao é um treinador de craques e tenho duvidas que faria melhor com um plantel ao nivel dos tempos de ouro, ha gestores que se especializam a trabalhar muito bem com pouco e quando teem muito patinam e comprometem, SC parece-me ser igual ao gestor que trabalha melhor com pouco claramente.
E para terminar a verdade é uma, o FCP esta jornada pode cair para 4 lugar caso nao venca o Gil, e nao prevejo um jogo facil para o FCP, o Gil demonstrou contra o Sporting que sabe defender em bloco baixo e deixou o blueprint de como vai jogar com o FCP, dar a bola ao FCP, anular a profundidade, obrigar o FCP a erra no momento ofensivo, tentar explorar o espaco entre central e lateral para marcar, fechar-se e aproveitar as distracoes (que sao habituais na equipa do FCP) para tentar ampliar o marcador e caso se veja a vencer vai baixar o bloco e defender com muita gente no ultimo sector, nao sera um jogo nada facil e nao me admiraria se o FCP perde-se pontos contra o Gil. as coisas comecam a ficar dificeis pelo menos a nivel teorico para SC, o leverage de ter sido campeao a epoca passada vai se esgotando (junto a alguns adeptos), corre o risco de comecar a ser rotulado como um treinador que so consegue vencer quando os adversarios diretos estao mais fracos penso que SC ja comeca a sentir isso e a vai crescendo a necessidade de justificar-se, mais 1 derrota e 1 empate no campeonato sao o prego final na confirmacao de uma epoca perdida…
AngeloGJ
As historias acabam por ser sempre as mesmas quando os treinadores se sentem pressionados de alguma forma, o FCP excluindo a prestacao na champions esta a fazer uma das piores epocas de SEMPRE, e SC comeca a perceber e sentir essa pressao (nos ultimos 8 jogos tem apenas 2 vitorias), o plantel tem menos qualidade do que a 5/6 anos? foi o SC que montou o atual plantel, foi o SC que pediu estes jogadores e preferiu jogadores menos dotados mentalmente e tecnicamente para ter jogadores que lhe dessem a capacidade fisica, entrega, agressividade e compromisso que ele ve como os ingredientes essenciais para o sucesso, foi o SC juntamente com PdC que entenderam que nao era necessario elevar o nivel do plantel para fazer uma epoca melhor do que a anterior (la esta, porque o FCP foi campeao logo fez uma grande epoca e tudo esta bem), e aos dias de hoje vai se percebendo que a entrega, capacidade fisica ou compromisso nao chegam e é preciso ter inteligencia e qualidade tambem, eu acho que o problema nao esta só na falta de qualidade em algumas posicoes, ha muito erros que desde a primeira epoca nunca foram corrigidos e este ano com jogadores de menor qualidade em algumas posicoes, muitos jogadores novos e com uma ideia de jogo cada vez menos eficaz permite as equipas que estudam bem o FCP (algo que a Juventus ou mesmo as equipas que encontrou na champions nao fizeram) ferir com maior ou menor dificuldade esta equipa de SC, e tambem tenho comigo que um plantel mais forte tambem nao mudaria as coisas, SC é um treinador competente mas nao é um treinador de craques, é um bom estudioso e estrategista das equipas adversarias, monta bem as suas equipas para enfrentar a maioria dos adversarios (consegue ter mais sucesso com adversarios que produzem pouco jogo ofensivo), é um bom motivador e um treinador que consegue incutir compromisso e agressividade competitiva aos seus jogadores MAS nao é um treinador de craques e tenho duvidas que faria melhor com um plantel ao nivel dos tempos de ouro, ha gestores que se especializam a trabalhar muito bem com pouco e quando teem muito patinam e comprometem, SC parece-me ser igual ao gestor que trabalha melhor com pouco claramente.
E para terminar a verdade é uma, o FCP esta jornada pode cair para 4 lugar caso nao venca o Gil, e nao prevejo um jogo facil para o FCP, o Gil demonstrou contra o Sporting que sabe defender em bloco baixo e deixou o blueprint de como vai jogar com o FCP, dar a bola ao FCP, anular a profundidade, obrigar o FCP a erra no momento ofensivo, tentar explorar o espaco entre central e lateral para marcar, fechar-se e aproveitar as distracoes (que sao habituais na equipa do FCP) para tentar ampliar o marcador e caso se veja a vencer vai baixar o bloco e defender com muita gente no ultimo sector, nao sera um jogo nada facil e nao me admiraria se o FCP perde-se pontos contra o Gil. as coisas comecam a ficar dificeis pelo menos a nivel teorico para SC, o leverage de ter sido campeao a epoca passada vai se esgotando (junto a alguns adeptos), corre o risco de comecar a ser rotulado como um treinador que so consegue vencer quando os adversarios diretos estao mais fracos penso que SC ja comeca a sentir isso e a vai crescendo a necessidade de justificar-se, mais 1 derrota e 1 empate no campeonato sao o prego final na confirmacao de uma epoca perdida…
B.Jardim
*há 5 ou 6 anos (época 15/16) o onze do Porto era o seguinte:
Casillas
Maxi Maicon Marcano Layun
Danilo André André
Herrera
Varela Aboubakar Brahimi
Este onze titular parece-me mais fraco que o de hoje em dia e, analisando o resto plantel, também parece pior. Mesmo que não seja pior, não é muito melhor, pelo que as declarações do SC fazem, mais uma vez, pouco ou nenhum sentido.
coach407
Há alguns inputs a dar a essa análise.
Com as opções que o FC Porto tinha nesse ano, provavelmente o 11 do Sérgio Conceição seria:
Casillas, Ricardo Pereira, Martins Indi, Marcano, Layun, Danilo, Herrera, Corona, Brahimi, Marega e Aboubakar.
Um 11 alternativa teria ainda José Sá, Maxi Pereira, Maicon, Chidozie, Cissokho (José Angel, Rafa Soares), Rúben Neves, Sérgio Oliveira (Imbula, André André, Evandro), Varela, Cristian Tello, Bueno e André Silva.
Deixei ainda de fora Helton, Bruno Costa, Hernâni ou Osvaldo/Suk.
Cheguei aqui e já referi 32 jogadores. A profundidade (que é o tema da conversa) é inquestionavelmente superior.
Podes dizer que a dupla de centrais atual é melhor, podes dizer que o Zaidu é melhor que o Layun (duvido que alguma vez tenha a carreira do Layun, mas ok), podes tentar dizer que o meio-campo é melhor (mas aí é escandaloso já que aquele meio-campo tinha Danilo e Rúben Neves para a posição 6 e atualmente tens o Loum. Nas outras posições tinhas Herrera – sozinho deveria chegar -, mas ainda tinhas Sérgio Oliveira, André André, Imbula, Evandro… Agora tens na mesma o SO, Grujic e Uribe). Podes também tentar dizer que o Taremi é melhor que o Aboubakar, mas é muito duvidoso. A primeira época do Aboubakar com o Sérgio Conceição marcou 26 golos e foi campeão com recorde de pontos portanto claramente não era por falta de qualidade do ponta de lança que não fizeram tanto como o Conceição fez.
Conclusão: talvez o 11 titular seja comparável, mas a profundidade do plantel de 15/16 é muito superior.
Xyeh
Casillas > Marchesin
Maxi > Manafá
Maicon + Marcano Zaidu (só por termos tido o Alex Telles é que o pessoal se esquece da quantidade de assistências do Layun, salvo erro teve 15 numa época).
Danilo > Uribe
Herrera > Sérgio Oliveira
André André < Otávio
Varela + Brahimi Marega
Deixei o Taremi de fora porque claramene o Marega é o avançado do SC.
A qualidade é ela por ela, só me mostra que o FCP tem tido equipas completamente banais para o que apresentava antes, tirando o Corona não há um jogador titular do FCP que eu fique empolgado para ver jogar (depois fico sempre curioso com os miúdos da formação).
Af2711
O Herrera de 15-16 não era melhor que o actual Sergio Oliveira. Na época seguinte sim, passa a mostrar uma evolução justificando as expectativas.
Kacal
Se calhar referia-se à época de AVB mas isso já foi há 9-10 anos.
Nobre Leal
Também me parece que sim. Pelas palavras que usou “hoje em dia são jogadores que estão nos melhores campeonatos do mundo”, não me parece que esteja a falar de Varelas, André Andrés e Maicons.
Agora, esta desculpa não cola. Primeiro porque obviamente temos um plantel extenso e com muita qualidade (comparando à concorrência da liga) e segundo porque a maioria do plantel que temos foi construído por ele, para o bem e para o mal.
Kacal
Concordo totalmente com a tua visão Nobre Leal, também me pareceu que foi por aí. Seja como for, vou de acordo ao que dizes e acrescento que o plantel que temos é superior ao do SC Braga e não deviamos levar um baile como levamos neste último jogo.
B.Jardim
Há 5 ou 6 anos (época 15/16) o onze o do Porto
Kacal
Lá vem a mesma “lenga-lenga”… onde andam Nakajima, Zé Luís e afins que não foram propriamente baratos?
HeberPrincipe
Hoje deu lhe para RTP Memória