Cristiano Ronaldo vingou-se mais uma vez na braçadeira a seguir à derrota com a Bélgica. O capitão da seleção desta vez até a atirou ao chão duas vezes. Logo quando acabou o jogo, e mais tarde na saída para os balneários.
Quem é aquele que entrega a braçadeira ao CR? O ex-cunhado?
Rui Silva
Posted
Junho 28, 2021 at
8:27 pm
Creio que sim. Um escândalo como ninguém questiona o porquê deste senhor “trabalhar” para a FPF.
Alexandre Rodrigues
Posted
Junho 28, 2021 at
9:52 pm
A FPF está nas mãos do Ronaldo, pois é com base no sucesso deles que conseguimos ser uma federação com recursos financeiros para criar canais de televisão…
BenDover
Posted
Junho 28, 2021 at
5:07 pm
Já só falta Jorge Mendes candidatar-se a presidente da FPF para que tudo na selecção fique mais transparente e para que este tipo de situação não chegue sequer às notícias.
TOPPOGIGGIO
Posted
Junho 28, 2021 at
5:32 pm
Sinceramente acho que o Mendes pode ser acusado de muita coisa mas não deste gesto do Ronaldo. Olha o NES também é agenciado por ele e é um indivíduo com uma postura diferente… Será por causa do Mendes?
Joao Silvino
Posted
Junho 28, 2021 at
4:23 pm
Gosto de ver o “butt boy” do Ronaldo a apanhar tudo o que ele larga. Tem uma certa piada.
Kafka
Posted
Junho 28, 2021 at
5:37 pm
É a dama de companhia do Cristiano da era moderna… A fazer lembrar os tempos feudais
John Rambo
Posted
Junho 28, 2021 at
5:02 pm
Ahah, yah…mesmo
Pipi Romagnoli
Posted
Junho 28, 2021 at
4:01 pm
Grande enquanto jogador, mas nunca achei que tivesse perfil para capitão, só o é devido ao estatuto que atingiu no futebol e por bajulação dos que o rodeiam.
E não é só por este episódio que digo que não tem perfil, um capitão tem que ter carisma, que acho que o Ronaldo nunca teve e espírito de liderança, características que um tipo tão centrado em si mesmo como o Ronaldo, obviamente não tem.
Um Pepe ou um Rúben Dias, têm muito mais perfil para este papel do que o Ronaldo. Sl
AAC1990
Posted
Junho 28, 2021 at
6:04 pm
É isto e só isto. Quem quis pegar neste monomaníaco egocêntrico e fazer dele o exemplo de uma EQUIPA, agora que pague a factura.
Peter S
Posted
Junho 28, 2021 at
3:49 pm
CR7 vai ficar para sempre como um dos maiores da história do futebol, isso ninguém nega. Agora, são atitudes como esta que mostram que o endeusamento que se faz dele é, para além de parolo, injustificado.
Todos admiramos a sua vontade de ganhar, a sua competitividade e a vontade de se superar que sempre demonstrou, mas só os Tadeias e Danis desta vida é que julgam que Cristiano é o único que tem todas essas qualidades. O Pepe, que, aos 38 anos, faz a época e o Euro que todos vimos, é diferente só porque não marca golos? Não, é igual ou melhor, simplesmente joga numa posição que não lhe permite bater recordes estatísticos.
Claro que (também fruto desse endeusamento, diga-se) os mais novos vêem Ronaldo como um exemplo, mas não é por isso que ele tem de ser capitão. Há outros jogadores que são, do mesmo modo, exemplos e que têm mais capacidade de liderança do que o actual capitão. Jogadores mais preocupados com o colectivo, com maior sensibilidade para tomar a atitude certa, no momento certo. O capitão não tem de ser a estrela da equipa, se a estrela da equipa não for o melhor capitão. CR7 só tem a braçadeira, porque fica bem ser capitão e quer ficar recordado como tal, mesmo que nem o treinador ele respeite. Infelizmente, ninguém tem coragem para o por no lugar, muito menos FS.
Por fim, diga-se que esta atitude nem é das piores, mas demonstra a diferença entre o nosso capitão e verdadeiros líderes como Maldini e Puyol.
Guga21
Posted
Junho 28, 2021 at
12:13 pm
Não tem justificação este tipo de atitudes…
Filipe22
Posted
Junho 28, 2021 at
11:15 am
Olho para isto e penso que é de um mau líder. A narrativa dos media provavelmente será algo como “Cristiano tinha fome de vitória, nota-se pelo pontapear da braçadeira que foi o que mais quis ganhar, tivessem todos a sua vontade”
Já Fernando Santos, confrontado com a situação dirá algo como “na realidade” umas 10x
John Rambo
Posted
Junho 28, 2021 at
5:03 pm
A narrativa já pegou na frase do Roy Keane para agora culpar o João Félix e “abafar” as penaldiceS!
Joga_Bonito
Posted
Junho 28, 2021 at
6:38 pm
E o mais grave é que para defender Ronaldo já não se entrou só no ponto de focar os piques de 30 metros rápidos que ele fazia, após um jogo falhado, até agora defendiam CR sobretudo focando-se em coisas boas que ele fazia dentro do campo (ou inventando coisas boas como piques de 30 metros), mas agora passar a criticar os outros só para salvar a face de CR vai ser o prego no caixão final de qualquer espírito de equipa. Sempre existiu marketing no futebol mas nada que se compare com isto, não me recordo de nenhum jogador que tivesse uma entourage que programasse tudo o que faz, diz e tudo o que dizem e fazem dele nas tvs como com CR. Isto só afunda mais a selecção e não é por acaso que o interessa nela tem vindo a esmorecer. Comparar com a loucura de apoio que foi o Euro200, o Euro 2004 ou o Mundial 2006 à beira disto…
John Rambo
Posted
Junho 28, 2021 at
8:32 pm
Ahah, concordo com tudo. Sim, os piques de 30 metros, as bujardas das irmãs Aveiro, as manchetes de que é o mais rápido a grelhar hamburgueres vegetarianos com molho césar em 10 segundos, ou que algum amigo do “Mendes” acha que ele vai ser o melhor de SEMPRE até quando fizer 57 anos, enfim, basta ter 2 neuronios de testa para entender o “mundo” em que se vive.
Sim, felizmente tb sou da geração que vibrou MUITO com o Euro 2004, e que Figos, João Pintos, Decos, etc (e até o próprio CR quando o “marketing” ainda estava por nascer)…..em tempos de Zidanes e R9s fizeram parte da minha adolescencia e o futebol era outra magia. Aliás, se o R9 jogasse hoje, no tempo das redes sociais, semana sim, semana não, tinha umas 4 ou 5 jogadas que abafavam qualquer marketingzada “fincanciada” pelo Mendes e cia.
Enfim….whatever…Siga pra frente.
Filipe22
Posted
Junho 28, 2021 at
5:09 pm
Nem sabia que ele tinha dito isso do Félix. Ahaha muito diplomata o Keane, sim senhor, resolve-se tudo à porrada. Depois diz que o Félix e o Bruno não acertam na baliza, está certo, quem não erra a baliza? Deixem o Bruno bater livres, pode ser que acerte na baliza
Joga_Bonito
Posted
Junho 28, 2021 at
4:50 pm
E não duvides disso!
coach407
Posted
Junho 28, 2021 at
11:39 am
Qualquer pessoa com o mínimo bom senso sabe que os colegas olham para isto e vêem todos uma inacreditável vontade de vencer mesmo aos 36 anos e já depois de bater todos os recordes e mais alguns e já ter conquistado este troféu na última edição. Um líder a mostrar que quer ganhar mais do que todos e que fica frustadíssimo em não o vencer, sendo que ninguém percebe melhor esta raiva de que esses mesmos colegas que sabem os sacrifícios que o Cristiano faz diariamente para vencer nestes momentos. Todos entendem a frustração e ainda ganham mais admiração por ele. Quase que até sentem que não têm o direito de ficar tão frustrados como o Cristiano porque a esmagadora maioria não faz perto dos sacrifícios dele. Alguns até ficarão com vergonha própria por não fazerem mais diariamente para ganharem nestes momentos.
Aliás, basta perguntares a qualquer jogador que dividiu o balneário com o Cristiano na seleção e a probabilidade de te dizerem que a vontade dele vencer e como se esforça imenso para passar isso para os outros todos é algo inacreditável. Há jogadores que dizem sempre que achavam que faziam imensos sacrifícios, mas que depois ficam a achar que na realidade são preguiçosos e indisciplinados quando vêem aquilo e melhoram logo. Tem um impacto brutal no resto da equipa. E isso, sim, é um líder. Não é quem dá berros mais alto e bate no peito muitas vezes ou é muito fofinho a ajudar os outros. É quem os torna melhores.
Pela tua teoria, para ti é um mau líder porque o resto da equipa olha para o Cristiano a fazer isto e acha que se o Cristiano faz aquilo então eles não precisam de trabalhar, podem relaxar, ganhar não é assim tão importante, não acham que ir à seleção é assim uma honra tão grande porque afinal o Cristiano atirou um símbolo ao chão…
É de rir. Nenhum dos elementos liderados pelo Cristiano olha para isto e reflete-se negativamente na sua atitude perante a seleção logo não é um mau líder porque um mau líder é o que provoca isso.
Obviamente a única coisa que provocou aqui é que ninguém naquele balneário pode ousar achar que perder é normal e faz parte. Não, é motivo para ficar furioso, frustradíssimo e no próximo treino vão olhar para ele e lá vai estar o homem a matar-se de novo para ganhar o próximo jogo depois de ver a sua inacreditável azia por perder. E isso é de um grande líder. Tentar vir com “ai, mas aquele pano é a braçadeira…” como se a mensagem que passasse para o grupo é que não precisam de respeitar a seleção é de rir.
Diogo Moura
Posted
Junho 28, 2021 at
3:18 pm
O Roy Keane, Maldini, Gerard, Totti, Puyol, Lahm entre outros riram-se desse teu comentário.
Ninguém nega a vontade de vencer de Ronaldo. Mas já é a segunda vez num curto espaço de tempo que atira a braçadeira para o chão. Nunca vi um capitão de topo a fazer um disparate desses.
Há jogadores cuja a maior honra é ser capitão de equipa, outros, até pontapeiam a braçadeira.
Para ti até pode ser um bocado de pano, mas para outros, nem por isso.
Ser líder não é ser chorão. Um líder aguenta a carga pelos outros e mostra sempre respeito, e o Ronaldo em campo, muitas vezes deixa a desejar.
coach407
Posted
Junho 28, 2021 at
3:38 pm
Que tem esses jogadores a ver?
Não é por atirar uma braçadeira ao chão que não tens honra em ser capitão. Os jogadores todos oferecem a sua camisola ao adversário e recebem a deles de volta. Isto significa que não respeitam a equipa, uma vez que preferem ficar com a camisola do adversário ao invés de ficar orgulhosamente com a sua própria camisola melhor do que a de qualquer outro?
Não, não significa, mas se quiseres ser picuinhas és. É um símbolo e tal, não trocas um símbolo do melhor clube do Mundo pelo seu maior rival.
Ser líder é literalmente provocar mudanças de atitudes positivas nos outros elementos. Se o Cristiano for um chorão e isso ajudar a equipa então é um líder brutal. Se for um gajo cheio de magia e super educado, mas não provocar nada então é um mau líder.
Qualquer jogador que jogou com o Cristiano diz que sente obrigação de se superar diariamente quando o tem ao lado portanto é óbvio que é um grande líder, provoca mudanças brutais e positivas.
SilvadasAguas
Posted
Junho 28, 2021 at
6:01 pm
Pra ti Coach nada é grave, é tudo irrelevante…ontem ouvi um adepto em sevilha que fez questao de dizer que toda a seleccao foi agradecer aos adeptos, à excepçao claro do Rei Sol ca do burgo, perfeitamente normal tambem, é so mais um exemplo de boa “capitania”, ou pra ti e outros é normal “porque ele é bueeeeee competitivo e queria ganhar”, o pepe, o ruben dias, o bruno fernandes e por ai fora deviam estar todos tranquilos de ter perdido, os malandros…
Diogo Moura
Posted
Junho 28, 2021 at
5:10 pm
A sério que estás a comparar um momento de puro fair play e respeito (a troca de camisolas) por um pontapé na braçadeira de capitão? É que além de lhe dar um pontapé ainda a deixa ficar no chão. Foi um adjunto que a foi apanhar, tentou entregar-lha e ainda se recusou a receber.
Ser Capitão de equipa é muito mais que suar nos treinos e dar o litro em campo. Ser capitão da selecção nacional é respeitar o país e representar os seus valores. Qual é o próximo passo? Dar um pontapé na bandeira?
Já alguma vez viste algum capitão da seleção nacional a pontapear ou a atirar a braçadeira ao chão?
Kafka
Posted
Junho 28, 2021 at
4:11 pm
“o Cristiano é um grande lider” by Coach…. Coach e a sua tremenda falta de noção
TOPPOGIGGIO
Posted
Junho 28, 2021 at
4:01 pm
Mas essa superação é pelos BONS exemplos que ele possa dar, até nos treinos, e lá não creio que ande a treinar de braçadeira e atirá-la para o chão para incentivar os colegas. Mas se é um dos exercícios de treino, ok, está explicado…
TOPPOGIGGIO
Posted
Junho 28, 2021 at
2:34 pm
Não estou de acordo Coach. O facto de ser um pano ou um bocado de latão não altera nada… O que dá valor a esse pano é o simbolismo que ele carrega. A principal qualidade de um líder, além de liderar pelos bons exemplos, é comunicar e saber fazê-lo; se atirar a braçadeira ao chão é comunicar e mostra raiva e fome dw vencer, talvez da próxima até tente pontapear algum familiar, amigo, treinador ou dirigente, porque isso transmitirá ainda melhor o nível de frustração. Assim sendo, se quer COMUNICAR que o faça em condições porque isso de a braçadeira pagar é para meninos… Eu defendo-o naquilo qie eu acho serwm criticas injustas agora arranjar-lhe dwsculpas e ainda pegar neste episódio e converte-lo num livro de liderança acho que não faz sentido…
John Rambo
Posted
Junho 28, 2021 at
5:06 pm
Claro, pontapear um pano qualquer no chão não pode ser comparado a pontapear um pano, que por acaso é a matéria prima da bracadeira de um País que antes do Ronaldo estar na barriga da Vóvó Dolores já se pautava por atitudes de honra e ética….mas pronto, educação, valores e milhões de euros nunca tiveram nada a ver um com o outro.
Além disso, não tem nada a ver com competitividade, sim se tivesse 15 anos era OK, aos 36 sabe que pode ser competitivo (e isso ninguém lhe nega) mas não é por chutar 30 vezes uma bracadeira que deve ter o ORGULHO de usar.
coach407
Posted
Junho 28, 2021 at
3:42 pm
A comunicação em si é irrelevante. Importante é a mensagem. E nenhum jogador da seleção ficou a achar que pode desrespeitar ou dar menos de tudo em campo por isto. Com isto só vêem mais um ato de frustração de alguém obcecado por ganhar. E são estes vários atos que vão influenciando quem o rodeia a serem igualmente obcecados por ganhar e superar-se. Uns mais politicamente corretos, outros com menos classe, mas a atitude e o que vai na cabeça do Cristiano toda a gente sabe: frustradíssimo por não ter vencido.
A maldade não está nos atos, está na intenção. Se alguém interpreta um ato com maldade então a maldade está na cabeça dessa pessoa. Ninguém pode dizer sem se rir que o Cristiano não tem orgulho de ser o capitão desta equipa ou lá as tretas que dizem. É hipocrisia, toda a gente sabe que isso é mentira portanto tentar extrapolar um ato de pura azia por perder e transformar nisso é manipular o que vai na cabeça do Cristiano que nunca foi isso.
TOPPOGIGGIO
Posted
Junho 28, 2021 at
3:59 pm
Começaste mal e talvez por aí se explique que não percebas o significado do gesto. Ora “a comunicação em si é irrelevante…o importante é a mensagem” então mas a comunicação não é emissor + canal + mensagem + receptor? A mensagem faz parte da comunicção e se a forma como a mensagem é passada é deficiente a comunicação pode ter ruído…
Eu normalmente (e já deves ter dado conta) defendo o CR naquilo que tem defesa e que eu também a acho que é “da cabeça das pessoas”. Aqui não é o caso e, para arranjares defesa estás a fazer a questão pela negativa… a perguntar se devido a isso os colegas acham que devem dar menos???? Não faz muito sentido, acho eu. Como a minha ideia de ser líder é dar tudo e contagiar por exempplo, a questão que se coloca é: os outros vão dar mais porque “um bocado de pano” foi pontapeado??? Duvido, até porque, acredito que eles também estariam frustrados e não estavam a prestar atenção aos pontapés do CR. Quer dizer o blog inteiro critica e malha no SC pelas atitudes dele e tem mau perder e blá blá blá Então não seria justo, em vez dele ser criticado, acharmos que ele é um grande líder porque quando perde (e às vezes até quando ganha) faz esssas figuras? Podemos dizer que é só frustração, que não quera perder, etc., etc., e não, não estou, obviamente, a defender SC; acho é que não devemos criticar/elogiar ao saber do que(m) gostamos/não gostamos….
Filipe22
Posted
Junho 28, 2021 at
11:50 am
Acredito que o Cristiano queira muito ganhar, tal como os outros jogadores portugueses. Só não acho a melhor forma de mostrar a liderança. Um Puyol, Sergio Ramos, Mascherano, Gerrard atirariam a braçadeira ao chão por perderem?
Sinceramente acho que o resto da equipa e pensa que ele pode tudo, pode atirar a braçadeira ao chão, pode bater os livres todos…
coach407
Posted
Junho 28, 2021 at
3:49 pm
Mas o que tem? Importante para interpretares uma ação como moralmente correta ou incorreta é a sua intenção.
A ação, sobretudo quando se trata de simbolismos, não é intrinsecamente boa ou má. Podes ter a braçadeira no braço e ter uma atitude miserável e estares a borrifar-te. Da mesma forma que podes não endeusar o tecido e depois teres uma atitude enquanto capitão irrepreensível nas verdadeiras coisas que interessam que é dar o máximo dele diariamente e fazer com que os outros dêem o seu máximo também. Isto é que é realmente importante. Fazer mimos à braçadeira ou não, por si só, não faz com que respeites mais ou menos o facto de seres capitão de equipa. Esse respeito vê-se nas ações diárias que realmente importam que é maximizar a probabilidade de vencer todos os santos dias. Isso é que é de capitão. Ter a braçadeira na mão ou na orelha não muda nada nos objetivos coletivos que são o que realmente importa num capitão. Uns focam em simbolismos, outros focam em ganhar e cumprir os objetivos. Para mim isso são julgamentos de pessoas picuinhas. A mim preocupa-me é que o Cristiano não faça o máximo dos máximos para ganhar. Isso é que me importa num capitão.
Sobe Alges
Posted
Junho 28, 2021 at
10:17 am
Felizmente, tem o seu fiel escravo sempre à mão, que tratou de apanhar a braçadeira de imediato. Deve ser o único jogador do mundo que pode levar alguém consigo para os estágios e competições.
Pormenor Tatico
Posted
Junho 28, 2021 at
10:11 am
De líder não têm nada, mete nojo toda a bajulação que fazem, é por isso que ele é como é, sempre inchado e com a mania que pode fazer tudo, o que ele faz nos livres dá-me repulsa, temos 3,4 livres todos os jogos e é sempre o menino a marcar, mesmo sabendo que não marca 1 há anos, é aqui que falta mentalidade aos jogadores e selecionador, alguém tinha que o chamar à razão.
É sempre intocável, mesmo quando joga bola, é apenas um finalizador, já nem uma receção consegue fazer, é por estas que nunca passamos da cepa torta, aquele Euro16 foi um acontecimento que acontece em 100 anos, esperar outros resultados, o treinador é muito fraquinho, mas há ali jogadores que têm de se assumir mais, não podem continuar a esconder-se.
Com um Presidente de Federação a sério, já tínhamos um novo selecionador, mas o Fernando têm contrato vitalício, não têm noção nenhuma de como organizar uma equipa, nunca jogamos ao ataque, não dá liberdade a ninguém, não sabe escolher os melhores jogadores, o episódio Cancelo foi mais uma situação ridícula.
Espero que depois do Mundial vá à sua vida!!!
John Rambo
Posted
Junho 28, 2021 at
5:09 pm
Está tudo pago,e digo isto muito seriamente e com muita infelicidade. Há muitos, muitos interesses por trás, a CS, os orgãos do Real (na altura), Juve, FPF, colegas, tudo, os jornais são absurdos nas notícias que já têm “encomendadas” para colocar e distorcer quando o menino perde, ou falha, ou quando ganha, é logo o melhor do mundo a cozer batatas e a tecer linho à máquina e à agulha, etc etc.
Só não vê quem é parvo, ou da família dele. Ou não viu os jogos. Literalmente.
troza
Posted
Junho 28, 2021 at
11:37 am
Concordo que de líder não tem nada e que seja um exagero marcar todos os livres. Concordo também que ainda não teve um Euro digno dos melhores de sempre (em 2016, por exemplo, fez 3 golos e duas assistências – números iguais ao Nani apesar de ter jogado melhor na minha opinião… mas não digno dos melhores de sempre) talvez porque lhe faltou a humildade de fazer de tudo para encaixar na equipa e fazer com que sejamos uma bela equipa em vez de sermos a equipa do Ronaldo.
Mas vamos dar mérito: sempre que ele fez isso (em 2016 via-mos o Ronaldo mais disponível a defender – principalmente nas bolas paradas – como não viamos por exemplo em 2014), mesmo que não fosse totalmente, saiu sempre a ganhar.
A qualidade dele é inegável, como também é inegável que devia ser posto no lugar e ser mais um. Mas também… vamos imaginar que decidia fazer o que o Fernando Santos dizia… se calhar não era boa ideia… :D
De qualquer forma… se ele quiser ser um da equipa, eu espero que ele fique. Ainda dá ao jogo coisas a um nível que nós não temos noutros jogadores. Mas tem de ser um na equipa para que possamos jogar apenas com os pontos fortes dele e esconder os fracos. E vais ver que se ele fizer isso (como fez um pouco no Real com o Zidane), o rendimento dele vai subir. Pena que ninguém ou quase ninguém lhe faça ver isso… até porque da última vez saiu um perguntei ao mister…
Diogo Moura
Posted
Junho 28, 2021 at
10:05 am
Há dias li um texto sobre Paolo Maldini (já não me recordo onde).
Basicamente, tinha dois rituais no final de cada jogo. Não importava o resultado, dava sempre um aperto de mão a todos os seus colegas de equipa.
Ja no balneário colocava sempre a Braçadeira de Capitão no topo do seu cacifo. Não importava se perdia ou se ganhava. O lugar da braçadeira era sempre no topo.
Nós por cá temos o Ronaldo que a pontapeia quando as coisas não correm bem.
Falta um líder na seleção. O treinador é um fantoche, e o capitão não respeita o cargo e enquanto o record não for quebrado vai continuar a bater livres para o terceiro anel.
Alguém que a entregue ao Pepe, ao Rúben Dias ou ao Patrício que
claramente têm 10x mais perfil para liderar que este homem de 36 anos.
Tiago Silva
Posted
Junho 28, 2021 at
10:37 am
Também li esse texto do Maldini, mostra o que é ser um capitão, infelizmente já não se fazem líderes como o Paolo Maldini nos dias de hoje. O Ronaldo voltou a mostrar tudo o que não é ser um capitão, o capitão deveria ser aquele que queria mais que todos, mas não a mostrar frustração e uma certa raiva, mas sim a mostrar um sentimento de orgulho pela equipa e de esperança aos seus colegas. Em vez disso temos um homem que faz birras, que mostra toda a sua desilusão em campo e que atira o maior símbolo do seu título para o chão num sinal de claro desrespeito (e 2 vezes!). Está na hora de passar a braçadeira para outro, esse alguém tem que ser o Rúben Dias, mas isso nunca irá acontecer quando toda a gente dentro da seleção lhe beijar os pés.
Xyeh
Posted
Junho 28, 2021 at
3:25 pm
O Rúben Dias será o capitão da seleção no futuro mas este europeu estava tão cansado que parece que se escondeu, esperava ver a personalidade dele a puxar pelos colegas mas parecia algo apático, verdade seja dita teve uma carrada de jogos nas pernas e com Pepe a liderar não precisou de se impor. Há uma jogada em que penso que foi Hazard que atropela Dalot com o jogo interrompido e foi aí que Pepe vai fazer o mesmo e leva o amarelo, para nós parece desnecessário mas ao mesmo tempo ganha ali o balneário e mete respeito.
Tiago Silva
Posted
Junho 28, 2021 at
4:35 pm
Também me pareceu Xyeh, o Rúben não esteve ao nível que esteve no City e também me pareceu muito cansado. O Pepe também tem esse perfil de líder, mas acho que não pode ser visto como um exemplo por certas atitudes que tem também, havendo a ausência do Rúben ainda assim seria o meu capitão. Depois destes 2, talvez Moutinho.
Xyeh
Posted
Junho 28, 2021 at
5:58 pm
Sim o Pepe é líder mas nunca pode ser o capitão porque aí nunca mais ia parar de mandar vir com os árbitros, o Moutinho acho que é pão sem sal, não me parece capaz de abanar jogadores adormecidos, sinceramente acho que será mesmo Rúben Dias ou Rúben Neves a liderar Portugal, o BF pode ser um 3º capitão mas a dar a cara acho que os Rúbens têm mais perfil disso.
Tiago Silva
Posted
Junho 29, 2021 at
3:01 pm
Nem me lembrei do Rúben Neves, vê lá o pouco que ele jogou neste Europeu. Também acho que tem o perfil de líder mais acentuado que o Moutinho, portanto seria uma das opções a considerar.
Joao Silvino
Posted
Junho 28, 2021 at
4:26 pm
Não sei se foi do cansaço. Muito francamente eu acho que há ali bons líderes, tanto tecnicamente como em termos de personalidade, que se sentem intimidados pelo Ronaldo. Não é uma coisa má por si só, a liderança é sempre uma coisa relativa às pessoas que nos rodeiam. Mas miúdos como o Rúben Dias dificilmente vão levantar muito a garipa com os intervenientes no jogo quando anda lá o Ronaldo a fazer (ou não) isso.
Ragnar
Posted
Junho 28, 2021 at
9:57 am
A continuar assim, será mais um recorde para o homem.
Se jogar mais 2 anos, terá quase todos os recordes existentes, mesmo que a maioria seja “inventada”, pelos jornalistas.
Mas pronto, como é o Deus Sol não tem mal nenhum. Além disso, amanhã alguém irá pegar nesta mesma braçadeira e irá leiloá-la; e como esta braçadeira não só foi atirada como foi pontapeada tem um valor extra. Ainda vai dar para pagar as contas hospitalares a alguém.
43 Comentários
Alexandre Rodrigues
Quem é aquele que entrega a braçadeira ao CR? O ex-cunhado?
Rui Silva
Creio que sim. Um escândalo como ninguém questiona o porquê deste senhor “trabalhar” para a FPF.
Alexandre Rodrigues
A FPF está nas mãos do Ronaldo, pois é com base no sucesso deles que conseguimos ser uma federação com recursos financeiros para criar canais de televisão…
BenDover
Já só falta Jorge Mendes candidatar-se a presidente da FPF para que tudo na selecção fique mais transparente e para que este tipo de situação não chegue sequer às notícias.
TOPPOGIGGIO
Sinceramente acho que o Mendes pode ser acusado de muita coisa mas não deste gesto do Ronaldo. Olha o NES também é agenciado por ele e é um indivíduo com uma postura diferente… Será por causa do Mendes?
Joao Silvino
Gosto de ver o “butt boy” do Ronaldo a apanhar tudo o que ele larga. Tem uma certa piada.
Kafka
É a dama de companhia do Cristiano da era moderna… A fazer lembrar os tempos feudais
John Rambo
Ahah, yah…mesmo
Pipi Romagnoli
Grande enquanto jogador, mas nunca achei que tivesse perfil para capitão, só o é devido ao estatuto que atingiu no futebol e por bajulação dos que o rodeiam.
E não é só por este episódio que digo que não tem perfil, um capitão tem que ter carisma, que acho que o Ronaldo nunca teve e espírito de liderança, características que um tipo tão centrado em si mesmo como o Ronaldo, obviamente não tem.
Um Pepe ou um Rúben Dias, têm muito mais perfil para este papel do que o Ronaldo. Sl
AAC1990
É isto e só isto. Quem quis pegar neste monomaníaco egocêntrico e fazer dele o exemplo de uma EQUIPA, agora que pague a factura.
Peter S
CR7 vai ficar para sempre como um dos maiores da história do futebol, isso ninguém nega. Agora, são atitudes como esta que mostram que o endeusamento que se faz dele é, para além de parolo, injustificado.
Todos admiramos a sua vontade de ganhar, a sua competitividade e a vontade de se superar que sempre demonstrou, mas só os Tadeias e Danis desta vida é que julgam que Cristiano é o único que tem todas essas qualidades. O Pepe, que, aos 38 anos, faz a época e o Euro que todos vimos, é diferente só porque não marca golos? Não, é igual ou melhor, simplesmente joga numa posição que não lhe permite bater recordes estatísticos.
Claro que (também fruto desse endeusamento, diga-se) os mais novos vêem Ronaldo como um exemplo, mas não é por isso que ele tem de ser capitão. Há outros jogadores que são, do mesmo modo, exemplos e que têm mais capacidade de liderança do que o actual capitão. Jogadores mais preocupados com o colectivo, com maior sensibilidade para tomar a atitude certa, no momento certo. O capitão não tem de ser a estrela da equipa, se a estrela da equipa não for o melhor capitão. CR7 só tem a braçadeira, porque fica bem ser capitão e quer ficar recordado como tal, mesmo que nem o treinador ele respeite. Infelizmente, ninguém tem coragem para o por no lugar, muito menos FS.
Por fim, diga-se que esta atitude nem é das piores, mas demonstra a diferença entre o nosso capitão e verdadeiros líderes como Maldini e Puyol.
Guga21
Não tem justificação este tipo de atitudes…
Filipe22
Olho para isto e penso que é de um mau líder. A narrativa dos media provavelmente será algo como “Cristiano tinha fome de vitória, nota-se pelo pontapear da braçadeira que foi o que mais quis ganhar, tivessem todos a sua vontade”
Já Fernando Santos, confrontado com a situação dirá algo como “na realidade” umas 10x
John Rambo
A narrativa já pegou na frase do Roy Keane para agora culpar o João Félix e “abafar” as penaldiceS!
Joga_Bonito
E o mais grave é que para defender Ronaldo já não se entrou só no ponto de focar os piques de 30 metros rápidos que ele fazia, após um jogo falhado, até agora defendiam CR sobretudo focando-se em coisas boas que ele fazia dentro do campo (ou inventando coisas boas como piques de 30 metros), mas agora passar a criticar os outros só para salvar a face de CR vai ser o prego no caixão final de qualquer espírito de equipa. Sempre existiu marketing no futebol mas nada que se compare com isto, não me recordo de nenhum jogador que tivesse uma entourage que programasse tudo o que faz, diz e tudo o que dizem e fazem dele nas tvs como com CR. Isto só afunda mais a selecção e não é por acaso que o interessa nela tem vindo a esmorecer. Comparar com a loucura de apoio que foi o Euro200, o Euro 2004 ou o Mundial 2006 à beira disto…
John Rambo
Ahah, concordo com tudo. Sim, os piques de 30 metros, as bujardas das irmãs Aveiro, as manchetes de que é o mais rápido a grelhar hamburgueres vegetarianos com molho césar em 10 segundos, ou que algum amigo do “Mendes” acha que ele vai ser o melhor de SEMPRE até quando fizer 57 anos, enfim, basta ter 2 neuronios de testa para entender o “mundo” em que se vive.
Sim, felizmente tb sou da geração que vibrou MUITO com o Euro 2004, e que Figos, João Pintos, Decos, etc (e até o próprio CR quando o “marketing” ainda estava por nascer)…..em tempos de Zidanes e R9s fizeram parte da minha adolescencia e o futebol era outra magia. Aliás, se o R9 jogasse hoje, no tempo das redes sociais, semana sim, semana não, tinha umas 4 ou 5 jogadas que abafavam qualquer marketingzada “fincanciada” pelo Mendes e cia.
Enfim….whatever…Siga pra frente.
Filipe22
Nem sabia que ele tinha dito isso do Félix. Ahaha muito diplomata o Keane, sim senhor, resolve-se tudo à porrada. Depois diz que o Félix e o Bruno não acertam na baliza, está certo, quem não erra a baliza? Deixem o Bruno bater livres, pode ser que acerte na baliza
Joga_Bonito
E não duvides disso!
coach407
Qualquer pessoa com o mínimo bom senso sabe que os colegas olham para isto e vêem todos uma inacreditável vontade de vencer mesmo aos 36 anos e já depois de bater todos os recordes e mais alguns e já ter conquistado este troféu na última edição. Um líder a mostrar que quer ganhar mais do que todos e que fica frustadíssimo em não o vencer, sendo que ninguém percebe melhor esta raiva de que esses mesmos colegas que sabem os sacrifícios que o Cristiano faz diariamente para vencer nestes momentos. Todos entendem a frustração e ainda ganham mais admiração por ele. Quase que até sentem que não têm o direito de ficar tão frustrados como o Cristiano porque a esmagadora maioria não faz perto dos sacrifícios dele. Alguns até ficarão com vergonha própria por não fazerem mais diariamente para ganharem nestes momentos.
Aliás, basta perguntares a qualquer jogador que dividiu o balneário com o Cristiano na seleção e a probabilidade de te dizerem que a vontade dele vencer e como se esforça imenso para passar isso para os outros todos é algo inacreditável. Há jogadores que dizem sempre que achavam que faziam imensos sacrifícios, mas que depois ficam a achar que na realidade são preguiçosos e indisciplinados quando vêem aquilo e melhoram logo. Tem um impacto brutal no resto da equipa. E isso, sim, é um líder. Não é quem dá berros mais alto e bate no peito muitas vezes ou é muito fofinho a ajudar os outros. É quem os torna melhores.
Pela tua teoria, para ti é um mau líder porque o resto da equipa olha para o Cristiano a fazer isto e acha que se o Cristiano faz aquilo então eles não precisam de trabalhar, podem relaxar, ganhar não é assim tão importante, não acham que ir à seleção é assim uma honra tão grande porque afinal o Cristiano atirou um símbolo ao chão…
É de rir. Nenhum dos elementos liderados pelo Cristiano olha para isto e reflete-se negativamente na sua atitude perante a seleção logo não é um mau líder porque um mau líder é o que provoca isso.
Obviamente a única coisa que provocou aqui é que ninguém naquele balneário pode ousar achar que perder é normal e faz parte. Não, é motivo para ficar furioso, frustradíssimo e no próximo treino vão olhar para ele e lá vai estar o homem a matar-se de novo para ganhar o próximo jogo depois de ver a sua inacreditável azia por perder. E isso é de um grande líder. Tentar vir com “ai, mas aquele pano é a braçadeira…” como se a mensagem que passasse para o grupo é que não precisam de respeitar a seleção é de rir.
Diogo Moura
O Roy Keane, Maldini, Gerard, Totti, Puyol, Lahm entre outros riram-se desse teu comentário.
Ninguém nega a vontade de vencer de Ronaldo. Mas já é a segunda vez num curto espaço de tempo que atira a braçadeira para o chão. Nunca vi um capitão de topo a fazer um disparate desses.
Há jogadores cuja a maior honra é ser capitão de equipa, outros, até pontapeiam a braçadeira.
Para ti até pode ser um bocado de pano, mas para outros, nem por isso.
Ser líder não é ser chorão. Um líder aguenta a carga pelos outros e mostra sempre respeito, e o Ronaldo em campo, muitas vezes deixa a desejar.
coach407
Que tem esses jogadores a ver?
Não é por atirar uma braçadeira ao chão que não tens honra em ser capitão. Os jogadores todos oferecem a sua camisola ao adversário e recebem a deles de volta. Isto significa que não respeitam a equipa, uma vez que preferem ficar com a camisola do adversário ao invés de ficar orgulhosamente com a sua própria camisola melhor do que a de qualquer outro?
Não, não significa, mas se quiseres ser picuinhas és. É um símbolo e tal, não trocas um símbolo do melhor clube do Mundo pelo seu maior rival.
Ser líder é literalmente provocar mudanças de atitudes positivas nos outros elementos. Se o Cristiano for um chorão e isso ajudar a equipa então é um líder brutal. Se for um gajo cheio de magia e super educado, mas não provocar nada então é um mau líder.
Qualquer jogador que jogou com o Cristiano diz que sente obrigação de se superar diariamente quando o tem ao lado portanto é óbvio que é um grande líder, provoca mudanças brutais e positivas.
SilvadasAguas
Pra ti Coach nada é grave, é tudo irrelevante…ontem ouvi um adepto em sevilha que fez questao de dizer que toda a seleccao foi agradecer aos adeptos, à excepçao claro do Rei Sol ca do burgo, perfeitamente normal tambem, é so mais um exemplo de boa “capitania”, ou pra ti e outros é normal “porque ele é bueeeeee competitivo e queria ganhar”, o pepe, o ruben dias, o bruno fernandes e por ai fora deviam estar todos tranquilos de ter perdido, os malandros…
Diogo Moura
A sério que estás a comparar um momento de puro fair play e respeito (a troca de camisolas) por um pontapé na braçadeira de capitão? É que além de lhe dar um pontapé ainda a deixa ficar no chão. Foi um adjunto que a foi apanhar, tentou entregar-lha e ainda se recusou a receber.
Ser Capitão de equipa é muito mais que suar nos treinos e dar o litro em campo. Ser capitão da selecção nacional é respeitar o país e representar os seus valores. Qual é o próximo passo? Dar um pontapé na bandeira?
Já alguma vez viste algum capitão da seleção nacional a pontapear ou a atirar a braçadeira ao chão?
Kafka
“o Cristiano é um grande lider” by Coach…. Coach e a sua tremenda falta de noção
TOPPOGIGGIO
Mas essa superação é pelos BONS exemplos que ele possa dar, até nos treinos, e lá não creio que ande a treinar de braçadeira e atirá-la para o chão para incentivar os colegas. Mas se é um dos exercícios de treino, ok, está explicado…
TOPPOGIGGIO
Não estou de acordo Coach. O facto de ser um pano ou um bocado de latão não altera nada… O que dá valor a esse pano é o simbolismo que ele carrega. A principal qualidade de um líder, além de liderar pelos bons exemplos, é comunicar e saber fazê-lo; se atirar a braçadeira ao chão é comunicar e mostra raiva e fome dw vencer, talvez da próxima até tente pontapear algum familiar, amigo, treinador ou dirigente, porque isso transmitirá ainda melhor o nível de frustração. Assim sendo, se quer COMUNICAR que o faça em condições porque isso de a braçadeira pagar é para meninos… Eu defendo-o naquilo qie eu acho serwm criticas injustas agora arranjar-lhe dwsculpas e ainda pegar neste episódio e converte-lo num livro de liderança acho que não faz sentido…
John Rambo
Claro, pontapear um pano qualquer no chão não pode ser comparado a pontapear um pano, que por acaso é a matéria prima da bracadeira de um País que antes do Ronaldo estar na barriga da Vóvó Dolores já se pautava por atitudes de honra e ética….mas pronto, educação, valores e milhões de euros nunca tiveram nada a ver um com o outro.
Além disso, não tem nada a ver com competitividade, sim se tivesse 15 anos era OK, aos 36 sabe que pode ser competitivo (e isso ninguém lhe nega) mas não é por chutar 30 vezes uma bracadeira que deve ter o ORGULHO de usar.
coach407
A comunicação em si é irrelevante. Importante é a mensagem. E nenhum jogador da seleção ficou a achar que pode desrespeitar ou dar menos de tudo em campo por isto. Com isto só vêem mais um ato de frustração de alguém obcecado por ganhar. E são estes vários atos que vão influenciando quem o rodeia a serem igualmente obcecados por ganhar e superar-se. Uns mais politicamente corretos, outros com menos classe, mas a atitude e o que vai na cabeça do Cristiano toda a gente sabe: frustradíssimo por não ter vencido.
A maldade não está nos atos, está na intenção. Se alguém interpreta um ato com maldade então a maldade está na cabeça dessa pessoa. Ninguém pode dizer sem se rir que o Cristiano não tem orgulho de ser o capitão desta equipa ou lá as tretas que dizem. É hipocrisia, toda a gente sabe que isso é mentira portanto tentar extrapolar um ato de pura azia por perder e transformar nisso é manipular o que vai na cabeça do Cristiano que nunca foi isso.
TOPPOGIGGIO
Começaste mal e talvez por aí se explique que não percebas o significado do gesto. Ora “a comunicação em si é irrelevante…o importante é a mensagem” então mas a comunicação não é emissor + canal + mensagem + receptor? A mensagem faz parte da comunicção e se a forma como a mensagem é passada é deficiente a comunicação pode ter ruído…
Eu normalmente (e já deves ter dado conta) defendo o CR naquilo que tem defesa e que eu também a acho que é “da cabeça das pessoas”. Aqui não é o caso e, para arranjares defesa estás a fazer a questão pela negativa… a perguntar se devido a isso os colegas acham que devem dar menos???? Não faz muito sentido, acho eu. Como a minha ideia de ser líder é dar tudo e contagiar por exempplo, a questão que se coloca é: os outros vão dar mais porque “um bocado de pano” foi pontapeado??? Duvido, até porque, acredito que eles também estariam frustrados e não estavam a prestar atenção aos pontapés do CR. Quer dizer o blog inteiro critica e malha no SC pelas atitudes dele e tem mau perder e blá blá blá Então não seria justo, em vez dele ser criticado, acharmos que ele é um grande líder porque quando perde (e às vezes até quando ganha) faz esssas figuras? Podemos dizer que é só frustração, que não quera perder, etc., etc., e não, não estou, obviamente, a defender SC; acho é que não devemos criticar/elogiar ao saber do que(m) gostamos/não gostamos….
Filipe22
Acredito que o Cristiano queira muito ganhar, tal como os outros jogadores portugueses. Só não acho a melhor forma de mostrar a liderança. Um Puyol, Sergio Ramos, Mascherano, Gerrard atirariam a braçadeira ao chão por perderem?
Sinceramente acho que o resto da equipa e pensa que ele pode tudo, pode atirar a braçadeira ao chão, pode bater os livres todos…
coach407
Mas o que tem? Importante para interpretares uma ação como moralmente correta ou incorreta é a sua intenção.
A ação, sobretudo quando se trata de simbolismos, não é intrinsecamente boa ou má. Podes ter a braçadeira no braço e ter uma atitude miserável e estares a borrifar-te. Da mesma forma que podes não endeusar o tecido e depois teres uma atitude enquanto capitão irrepreensível nas verdadeiras coisas que interessam que é dar o máximo dele diariamente e fazer com que os outros dêem o seu máximo também. Isto é que é realmente importante. Fazer mimos à braçadeira ou não, por si só, não faz com que respeites mais ou menos o facto de seres capitão de equipa. Esse respeito vê-se nas ações diárias que realmente importam que é maximizar a probabilidade de vencer todos os santos dias. Isso é que é de capitão. Ter a braçadeira na mão ou na orelha não muda nada nos objetivos coletivos que são o que realmente importa num capitão. Uns focam em simbolismos, outros focam em ganhar e cumprir os objetivos. Para mim isso são julgamentos de pessoas picuinhas. A mim preocupa-me é que o Cristiano não faça o máximo dos máximos para ganhar. Isso é que me importa num capitão.
Sobe Alges
Felizmente, tem o seu fiel escravo sempre à mão, que tratou de apanhar a braçadeira de imediato. Deve ser o único jogador do mundo que pode levar alguém consigo para os estágios e competições.
Pormenor Tatico
De líder não têm nada, mete nojo toda a bajulação que fazem, é por isso que ele é como é, sempre inchado e com a mania que pode fazer tudo, o que ele faz nos livres dá-me repulsa, temos 3,4 livres todos os jogos e é sempre o menino a marcar, mesmo sabendo que não marca 1 há anos, é aqui que falta mentalidade aos jogadores e selecionador, alguém tinha que o chamar à razão.
É sempre intocável, mesmo quando joga bola, é apenas um finalizador, já nem uma receção consegue fazer, é por estas que nunca passamos da cepa torta, aquele Euro16 foi um acontecimento que acontece em 100 anos, esperar outros resultados, o treinador é muito fraquinho, mas há ali jogadores que têm de se assumir mais, não podem continuar a esconder-se.
Com um Presidente de Federação a sério, já tínhamos um novo selecionador, mas o Fernando têm contrato vitalício, não têm noção nenhuma de como organizar uma equipa, nunca jogamos ao ataque, não dá liberdade a ninguém, não sabe escolher os melhores jogadores, o episódio Cancelo foi mais uma situação ridícula.
Espero que depois do Mundial vá à sua vida!!!
John Rambo
Está tudo pago,e digo isto muito seriamente e com muita infelicidade. Há muitos, muitos interesses por trás, a CS, os orgãos do Real (na altura), Juve, FPF, colegas, tudo, os jornais são absurdos nas notícias que já têm “encomendadas” para colocar e distorcer quando o menino perde, ou falha, ou quando ganha, é logo o melhor do mundo a cozer batatas e a tecer linho à máquina e à agulha, etc etc.
Só não vê quem é parvo, ou da família dele. Ou não viu os jogos. Literalmente.
troza
Concordo que de líder não tem nada e que seja um exagero marcar todos os livres. Concordo também que ainda não teve um Euro digno dos melhores de sempre (em 2016, por exemplo, fez 3 golos e duas assistências – números iguais ao Nani apesar de ter jogado melhor na minha opinião… mas não digno dos melhores de sempre) talvez porque lhe faltou a humildade de fazer de tudo para encaixar na equipa e fazer com que sejamos uma bela equipa em vez de sermos a equipa do Ronaldo.
Mas vamos dar mérito: sempre que ele fez isso (em 2016 via-mos o Ronaldo mais disponível a defender – principalmente nas bolas paradas – como não viamos por exemplo em 2014), mesmo que não fosse totalmente, saiu sempre a ganhar.
A qualidade dele é inegável, como também é inegável que devia ser posto no lugar e ser mais um. Mas também… vamos imaginar que decidia fazer o que o Fernando Santos dizia… se calhar não era boa ideia… :D
De qualquer forma… se ele quiser ser um da equipa, eu espero que ele fique. Ainda dá ao jogo coisas a um nível que nós não temos noutros jogadores. Mas tem de ser um na equipa para que possamos jogar apenas com os pontos fortes dele e esconder os fracos. E vais ver que se ele fizer isso (como fez um pouco no Real com o Zidane), o rendimento dele vai subir. Pena que ninguém ou quase ninguém lhe faça ver isso… até porque da última vez saiu um perguntei ao mister…
Diogo Moura
Há dias li um texto sobre Paolo Maldini (já não me recordo onde).
Basicamente, tinha dois rituais no final de cada jogo. Não importava o resultado, dava sempre um aperto de mão a todos os seus colegas de equipa.
Ja no balneário colocava sempre a Braçadeira de Capitão no topo do seu cacifo. Não importava se perdia ou se ganhava. O lugar da braçadeira era sempre no topo.
Nós por cá temos o Ronaldo que a pontapeia quando as coisas não correm bem.
Falta um líder na seleção. O treinador é um fantoche, e o capitão não respeita o cargo e enquanto o record não for quebrado vai continuar a bater livres para o terceiro anel.
Alguém que a entregue ao Pepe, ao Rúben Dias ou ao Patrício que
claramente têm 10x mais perfil para liderar que este homem de 36 anos.
Tiago Silva
Também li esse texto do Maldini, mostra o que é ser um capitão, infelizmente já não se fazem líderes como o Paolo Maldini nos dias de hoje. O Ronaldo voltou a mostrar tudo o que não é ser um capitão, o capitão deveria ser aquele que queria mais que todos, mas não a mostrar frustração e uma certa raiva, mas sim a mostrar um sentimento de orgulho pela equipa e de esperança aos seus colegas. Em vez disso temos um homem que faz birras, que mostra toda a sua desilusão em campo e que atira o maior símbolo do seu título para o chão num sinal de claro desrespeito (e 2 vezes!). Está na hora de passar a braçadeira para outro, esse alguém tem que ser o Rúben Dias, mas isso nunca irá acontecer quando toda a gente dentro da seleção lhe beijar os pés.
Xyeh
O Rúben Dias será o capitão da seleção no futuro mas este europeu estava tão cansado que parece que se escondeu, esperava ver a personalidade dele a puxar pelos colegas mas parecia algo apático, verdade seja dita teve uma carrada de jogos nas pernas e com Pepe a liderar não precisou de se impor. Há uma jogada em que penso que foi Hazard que atropela Dalot com o jogo interrompido e foi aí que Pepe vai fazer o mesmo e leva o amarelo, para nós parece desnecessário mas ao mesmo tempo ganha ali o balneário e mete respeito.
Tiago Silva
Também me pareceu Xyeh, o Rúben não esteve ao nível que esteve no City e também me pareceu muito cansado. O Pepe também tem esse perfil de líder, mas acho que não pode ser visto como um exemplo por certas atitudes que tem também, havendo a ausência do Rúben ainda assim seria o meu capitão. Depois destes 2, talvez Moutinho.
Xyeh
Sim o Pepe é líder mas nunca pode ser o capitão porque aí nunca mais ia parar de mandar vir com os árbitros, o Moutinho acho que é pão sem sal, não me parece capaz de abanar jogadores adormecidos, sinceramente acho que será mesmo Rúben Dias ou Rúben Neves a liderar Portugal, o BF pode ser um 3º capitão mas a dar a cara acho que os Rúbens têm mais perfil disso.
Tiago Silva
Nem me lembrei do Rúben Neves, vê lá o pouco que ele jogou neste Europeu. Também acho que tem o perfil de líder mais acentuado que o Moutinho, portanto seria uma das opções a considerar.
Joao Silvino
Não sei se foi do cansaço. Muito francamente eu acho que há ali bons líderes, tanto tecnicamente como em termos de personalidade, que se sentem intimidados pelo Ronaldo. Não é uma coisa má por si só, a liderança é sempre uma coisa relativa às pessoas que nos rodeiam. Mas miúdos como o Rúben Dias dificilmente vão levantar muito a garipa com os intervenientes no jogo quando anda lá o Ronaldo a fazer (ou não) isso.
Ragnar
A continuar assim, será mais um recorde para o homem.
Se jogar mais 2 anos, terá quase todos os recordes existentes, mesmo que a maioria seja “inventada”, pelos jornalistas.
Mas pronto, como é o Deus Sol não tem mal nenhum. Além disso, amanhã alguém irá pegar nesta mesma braçadeira e irá leiloá-la; e como esta braçadeira não só foi atirada como foi pontapeada tem um valor extra. Ainda vai dar para pagar as contas hospitalares a alguém.