Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Rui Vitória explica substituição de Rafa

52 Comentários

  • Axel Matic
    Posted Abril 17, 2018 at 3:34 pm

    Algumas coisas que eu não percebo :
    – o que é que Rui Vitória vê no Pizzi para o pôr a jogar 41 jogos numa época, tem de o rebentar todo? É que este não é o Renato nem um Enzo, é um rapaz franzino que não aguenta esta sequência!
    – Não crítico que queira o Samaris para aguentar o resultado, mas questionou-me se esta insistência em obrigar o Samaris a dividir uma zona já bem preenchida pelo Fejsa não seja contraproducente, visto que o Samaris não tem tão boas características defensivas, pode ficar na posição 8 a fazer uma pressão mais agressiva talvez e não a dividir um espaço bem ocupado pelo Fejsa!
    -o Salvio traz mais que o Rafa em quê? Ambos temos de admitir que não têm visão periférica(só vêem bola, mas mesmo assim o Rafa tem melhor drible e toque de bola, partiu muitos jogadores do Porto no um para um e só perde para o Salvio no físico e neste jogo apostar no físico contra a defesa menos batida do campeonato que ainda por cima passa os treinos todos a defender o Marega, não faz sentido!
    – por fim falemos da substituição de conferência de imprensa porque se o RV quer defender e assegurar a defesa, então não pode trazer o Seferovic, um jogador mau demais que está constantemente distraído (já na taça de Portugal está a pôr em jogo um jogador do rio ave que acaba por marcar o golo) e isto tudo para dizer na conferência de imprensa que não jogou para o empate porque acabou com 2 avançados!

    Cada vez está mais parecido com o JJ, mas é mais teimoso com as vacas sagradas que ele, sinceramente acho que se ele quisesse gerir tão mal não conseguiria!

  • Dca
    Posted Abril 16, 2018 at 4:21 pm

    Queixam-se que nas conferências de imprensa não lhes perguntam sobre futebol. Numa das raras situações dizem “não vou esmiuçar a parte tática”. Não fica bemz

  • TH0014
    Posted Abril 16, 2018 at 2:25 pm

    Apesar de, como adepto do Benfica, defender a continuidade de RV independentemente da posição em que terminarmos esta época, há duas coisas que simplesmente não entendo neste treinador.
    A primeira é o medo que tem pelos rivais diretos, sobretudo quando se encontra numa posição de vantagem, como no jogo de ontem. Os únicos jogos em que RV vai com tudo para cima do adversário direto são aqueles em que encontra abaixo deles na tabela, como com o FCPORTO em casa o ano passado ou o Sporting em casa este ano. E isso é inconcebível. O Porto não tem melhor equipa que o Benfica nem o Sporting tem melhor equipa que o Benfica. Dito isto, temo que RV vá a alvalade mais preocupado com a defesa do segundo lugar do que com um possível ataque ao primeiro, dependendo dos resultados do Porto.
    A segunda é a constante preferência por certos jogadores, independentemente do seu momento de forma. Quantos mais jogos vai Pizzi ter que jogar até ser dada a oportunidade a outro jogador? Foi um jogador essencial na época passada mas nesta época está muito abaixo do seu nível e alguns jogos no banco apenas lhe faria bem para lhe mostrar que não tem lugar cativo no 11 inicial. Porque jogando bem ou mal, ele sabe que vai ser titular no jogo seguinte. E Salvio idem. Esteve uma época inteira a ser preferido a Rafa e foi preciso lesionar-se para se ver que Rafa tem muito mais valor que Salvio. E mesmo assim, Rafa é sempre o primeiro jogador a ser substituído, por Salvio, precisamente, como se fosse obrigatório que ele jogue sempre, independentemente do momento de forma em que se encontra.

  • José S.
    Posted Abril 16, 2018 at 1:26 pm

    Estás a te esquecer de um ingrediente importantíssimo nessa receita, para não falar da normal evolução dos jogadores (uns mais outros menos) e cultura do clube, que é o treinador, Sérgio Conceição!! 70% da obra do porto até agora é dele e se porventura ganhar o campeonato (ou mesmo que não, mas oxalá que sim) continua a ser 70% obra dele.
    Ter um Hulk, lisandro, quaresma, lucho, deco ajudaria melhor sem duvida mas, não descurar quem lá está e sua qualidade e logicamente o trabalho do treinador que preparou uma equipa com remendos, emprestados, táctica, mentalização e potencialização. Uns mais outros menos. Havia e há qualidade!!
    Cumprimentos

  • User1990
    Posted Abril 16, 2018 at 1:03 pm

    Mas isto anda tudo doido e ainda está toda a gente a quente desde o jogo de ontem?

    Rui Vitoria não é perfeito mas também não é nenhum burro que anda no futebol a dois dias, pode até ter estado mal nos jogadores que tirou mas por amor de Deus quem meteriam de maneira diferente em campo? O benfica não conseguia ganhar bolas no meio campo, nem a primeira nem as segundas bolas, o que é que um treinador razoável faz mete um médio mais possante para tentar ter mais músculo no meio, não ia meter o João Carvalho como já li por ai, um jogador que não tem músculo suficiente para aguentar o meio campo do Porto.
    A substituição em que Rui vitória teve mal foi em tirar o Pizzi para meter o seferovic.
    Agora todos querem a cabeça do homem por causa deste resultado, o campeanto não foi perdido neste jogo, e ainda não está perdido apesar de achar que está quase impossível. Tentem acalmar-se e ponham-se no lugar de um treinador e deixem de pensar com o coração de adepto e vejam se conseguem continuar com a mesma opinião.

    • ACT7
      Posted Abril 16, 2018 at 3:02 pm

      Também acho que essa foi a substituição que ditou o resultado, o Herrera passou a subir no terreno porque o Benfica abdicava de 2 homens sem bola e partiu a equipa.

      • User1990
        Posted Abril 16, 2018 at 3:48 pm

        Claro que foi isso que ditou o desfecho do jogo, o seferovic não faz nada em campo, não dá para jogar neste sistema, o único jogador do benfica que conseguia controlar a saída de bola do Porto naquela altura de jogo era o Pizzi. O Fejsa e o Samaris estavam encostados atrás a defender e o Pizzi naquela altura fechava a zona entre o meio campo e o ataque, logo ao tirá-lo do jogo ficou um buraco enorme e o Porto vinha por ali a baixo como queria e sem marcação porque os dois médios estavam encostados aos centrais para não desposicionarem o meio campo ja que o Raul Giménez estava roto e o seferovic não pressiona nem faz nada.
        Acho que o Rui vitória fez aquela substituição porque pensava que o resultado não se alteraria e o Porto não iria ter mais força para atacar mas enganou-se, o jogo tem 90min não 85min, e o Porto como já nos habituou este ano corre até ao fim e da tudo em campo enquanto o árbitro não apitar.

  • Raskolnikov
    Posted Abril 16, 2018 at 11:37 am

    Não pode ser. Uma coisa é ter medo de um Porto com Hulk, Falcao ou Deco, outra é tentar segurar um empate em casa contra uma equipa que é basicamente o Vitória de Guimarães das últimas épocas (Marega, Soares, Ricardo, Otávio). Resta saber se esta postura foi uma decisão consciente do RV, o que faria com que a culpa caísse inteiramente sobre ele, ou se a equipa do Benfica, tão mal reforçada nos últimos defesos, simplesmente não dá mais. Nesta segunda hipótese, as responsabilidades vêm mais de cima do que propriamente do treinador.

    • JoaoJ
      Posted Abril 16, 2018 at 2:50 pm

      Também acho mal o Porto ter que ir à negra com uma equipa que é basicamente um Paços/Braga/Vitória de Setúbal (Pizzi, Rafa, Varela ) das últimas épocas. Daqui a pouco andam-se a ganhar Champions com meia equipa comprada ao Leiria da época anterior.

      • Raskolnikov
        Posted Abril 16, 2018 at 3:00 pm

        Eh pa, mas brincamos ou quê? Varela, de quem não sou fã, é da formação do Benfica. Pizzi chega ao Benfica não vindo do Paços mas depois de jogar no Braga e no campeonato espanhol. O Rafa é um jogador que era sempre referido com o melhor ou dos melhores extra grandes, e que, momentos de forma à parte, é um jogador de grande qualidade. Agora o Marega? Que é um cepo com olhos? O Soares? Achas que estes jogadores se comparam minimamente àquilo a que o Porto nos habituou nas últimas décadas? Mérito para o Sérgio Conceição por estar a fazer uma muito boa época com esta matéria prima, demérito para o Benfica, que é o mais fraco dos últimos anos mas que ainda assim acho que tem mais jogadores com outra qualidade, especialmente no ataque, por não lhes ter conseguido ganhar.

        • JoaoJ
          Posted Abril 16, 2018 at 5:10 pm

          Já respondi noutro lado. Não é o Porto do Hulk/Falcao ou Deco nem o Benfica do Di Maria/Matic e Aimar. Ambas as equipas perderam qualidade, o Porto marginalmente mais por causa do fair-play financeiro. O que se faz de uns e de outros na imprensa é que é muito diferente.

    • Zamorano
      Posted Abril 16, 2018 at 1:38 pm

      Subscrevo inteiramente!

  • Mitroglou
    Posted Abril 16, 2018 at 11:14 am

    E lá vamos nós a alvalade segurar o empate para tentar ficar em 2

  • DiogoC
    Posted Abril 16, 2018 at 11:01 am

    Ridículo foi o Samaris. Vejam o lance do golo.Na altura do último ressalto o Samaris está 1,5 metros À frente do Herrera…mas estava a descansar com as mãos no joelho. Isto um jogador que estava em campo há dez minutos vs um que tinha jogado 90. Não há treinador que resitsa

  • Xefe
    Posted Abril 16, 2018 at 10:56 am

    Acho piada este pessoal que acha que percebe alguma coisa de futebol e vem dizer que RV não percebe nada disto. O Rafa neste jogo (e noutros) limitou-se a pegar na bola e correr com ela para a frente (sem nunca olhar para onde estão os companheiros) até a perder ou ganhar uma falta em zonas não perigosas. Basicamente contribui 0 ofensivamente, e a única vez em que esteve dentro da área com bola faz um remate sem ângulo nenhum (mais uma vez esqueceu-se de olhar para os companheiros de equipa). Tal como já disse aqui, Rafa só dá para o contra ataque, não tem jogo interior e perde facilmente a bola. Sálvio por outro lado tem jogo interior e troca mais a bola com os companheiros, apenas faltou-lhe o ritmo por causa da lesão (aquando dessa lesão disse que as hipóteses para o titulo tinham diminuindo bastante, mais uma vez os resultados vieram me dar razão). Concordo que podia ter saído primeiro o Cervi que estava também ele “armado” em Maradona. RV teve bastante mal foi na ultima substituição, que foi algo contraditória, pois queria segurar o empate e tira um médio para por um avançado. Ainda por cima tirou o médio ofensivo que mais pressão sobre o adversário fazia e mais bolas disputadas ganhava (mas agora tá na moda dizer que Pizzi não defende e não corre), e curioso que o golo sofrido surge numa zona onde até então Pizzi tinha recuperado várias bolas).
    P.S. Jimenez é mesmo uma nulidade a jogar de inicio (quando a equipa adversária está fresca) e principalmente quando jogo sozinho na frente. Não consegue fazer uma tabelinha com os médios ou extremos o jogo todo… Mais valia ter jogado Seferovic 45min e depois meter o mexicano na 2ª parte.

    • Elmago
      Posted Abril 16, 2018 at 1:29 pm

      Parei de ler depois do que falaste do rafa. O Salvio limitou se a correr para cima dos adversarios sempre na tentativa do ressalto!! O rafa Foi dos melhores em campo! Sabes quantos amarelos arrancou aos jogadores do Porto?? Estupidez e insistir no Salvio (mesmo a 100%).

      • Empaler
        Posted Abril 16, 2018 at 2:54 pm

        Como é possivel dizer que rafa foi dos melhores em campo?
        Que jogo ofensivo criou? ” amarelos? É isto?
        Para não falar que defensivamente quase não existe

        • Raskolnikov
          Posted Abril 16, 2018 at 3:18 pm

          Se calhar o Rafa só não criou mais chances de golo porque sempre que começava uma jogada prometedora era travado em falta. Quem no ataque do Benfica fez mais?

          • Empaler
            Posted Abril 16, 2018 at 3:42 pm

            Mas lá está, não criou.
            A jogada que o Pizzi falha é do lado oposto ao Rafa por ex.
            Mal ele pega na bola já sei que vai ao fundo tentar cruzar, não é preciso nenhum génio para o defender.

    • Mikenen_PT
      Posted Abril 16, 2018 at 11:26 am

      Rui Vitória fez-me ontem lembrar Paulo Bento….monta a equipa razoavelmente bem, e depois como não sabe ler o jogo, faz as substituições do costume. Rafa estava a ser Rafa, isto é a fazer transições rápidas embora a falhar na última decisão (finalização/assistência)…..contudo, era o único que fazia a equipa subir e ganhar metros, principalmente a ganhar faltas. Sacou 2 amarelos, e julgo que do modo que o jogo estava outros se seguiriam…mas com RV não sabe ler o jogo, começou as substituições usuais…dado que na última jornada tinha feito esta substituição e saiu jackpot com Sálvio a cavar a penalidade da vitória. Mas ontem a história não se repetiu, e as substituiçõs seguintes, cada uma foi pior que a outra…partiu a equipa, e acima de tudo “acagaçou-se” todo e transmitiu isso mesmo ao FCP que ainda acreditou mais que era possível. O Benfica corre o sério risco de ter perdido uma oportunidade única de conseguir o seu primeiro penta da história, bem como de nem sequer ir à Champions League, pois acredito que a derrota de ontem seja um sério revés em termos animicos!
      Naquilo que julgo que RV é exemplar é na cordialidade do discurso….e isso é necessário enaltecer, dado que ontem poderia muito bem ter invocado um suposto penalty sobre o Zivkovic (que na minha opinião não é), e não o fez….escusou-se a comentar o lance….mas como treinador de campo deixa muito a desejar….penso que não é um treinador à altura dos pergaminhos do Benfica.
      SL

  • RuiCosta10
    Posted Abril 16, 2018 at 10:52 am

    Incrivel como o Porto tem o campeonato na mão, tendo como principal referência o Marega. RV só se pode queixar de si próprio, inclusivé se não tinhamos guarda redes ou etc devia ter batido o pé. Com jogadores como o Varela, Pizzi a arrastar-se a temporada toda, e reforços como o fantástico defesa direito que veio do Barcelona, fica dificil.

    • JoaoJ
      Posted Abril 16, 2018 at 2:55 pm

      O Marega pode ser importante mas ontem voltou a provar-se que até ao lesionado (Danilo) o Porto tem os melhores 6 da Liga. Sem contar que o Maxi e o Dalot provavelmente eram titulares ou muito perto disso no Benfica, Sá idem e o Reyes não destoava muito no quadro de centrais.

    • Tiago Peixoto
      Posted Abril 16, 2018 at 11:51 am

      Vá, também não exageremos, o Porto também tem grandes jogadores, não é so demérito do Benfica. Casillas, Marcano, Alex Telles, Danilo (apesar de lesionado), Brahimi, é uma boa equipa

  • RodolfoTrindade
    Posted Abril 16, 2018 at 10:30 am

    Porque não dizes “Não percebo absolutamente nada disto, tentei uma cena à sorte como faço sempre, mas desta vez tive azar.”

    Não tenho dúvidas nenhumas que foi ele que mandou recuar a equipa e procurar o chutão para a frente…

    Zero de dúvidas em relação a isso…

    Aposto que foi algo do género “Eles devem entrar forte agora, vamos esperar por eles lá atrás e procurar saídas rápidas para o ataque. O importante é não perdermos o jogo para continuarmos na liderança. Eles a correr atrás de nós ainda vão perder pontos, por isso vamos segurar este empate.”

    • PFerreira
      Posted Abril 16, 2018 at 11:49 am

      Foi mais uma amostra de pensamento pequeno do RV, até porque os últimos clássicos/Derbis nos finais do campeonato que RV teve no Benfica entrou sempre à frente, o que leva a que o RV pense mais em empatar para não perder do que jogar para ganhar… há 2 anos foi ao Dragão já tranquilo e no ano passado recebeu o FCPorto 2 pontos à frente e jogou para o empate… a sorte é que o SC quis ganhar o jogo e o NES também foi jogar para o empate…
      Se não tivesse sido uma ajuda externa na jornada anterior o cenário seria diferente, e o RV tinha que jogar para ganhar… agora quem joga para o empate!!

  • Pedro Salgado
    Posted Abril 16, 2018 at 10:27 am

    O futebol tem destas coisas, a semana passada o Sálvio entra e “saca” um penalty e uma vitória dificílima. Hoje justifica-se uma derrota por uma má substituição. São coisas normais no futebol, não é preciso fazer disto um drama. O Herrera tão criticado há dois anos por ter feito um canto estúpido (deu golo do Benfica) é hoje idolatrado.

    • PFerreira
      Posted Abril 16, 2018 at 11:52 am

      Mas se comparares a época do Herrera da época passada com esta, é uma diferença abismal… aliás o SC referenciou isso ontem e até porque neste momento é o capitão indiscutível… o erro que cometeu na época passada foi ultrapassado com tudo o que tem feito esta época e não só porque marcou ao Benfica… senão o Marega era odiado pelos portistas, com os lances que podia ter marcado esta época ao Benfica…

      • Pedro Salgado
        Posted Abril 16, 2018 at 2:02 pm

        O Herrera apenas esta época se tornou um jogador consensual entre os portistas. Mérito do jogador e do treinador.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 16, 2018 at 8:12 am

    Esteve muito mal nessa substituição e esteve ainda pior na seguinte. Poderia ter entrado o Salvio, nisso eu concordo, mas nunca para sair o Rafa que era o único que estava a conseguir sair em contra-ataque. Deveria ter tirado o Cervi, derivando o Rafa para a esquerda.

    E tirar o Cervi logo a seguir aonda pior… para pôr o Samaris.

    • PFerreira
      Posted Abril 16, 2018 at 11:54 am

      No momento em que tira o Rafa, devia ter sido o Gimenez pelo Seferovic, e tirar o Rafa e deixar o Pizzi é que foi a asneira… mas o Sálvio tinha que entrar, porque o Alex Telles estava a ter espaço e o Brahimi estava a desgastar as marcações do AA e do Rafa… aliás no momento em que entra o Samaris ele encostou o Fejsa no Brahimi… acagaçou-se!!

  • DNowitzki
    Posted Abril 16, 2018 at 12:37 am

    Rui Vitória, obrigado pelos títulos que «comandaste» (em rigor, foram Ederson, Fejsa e Jonas)!

    Agora, adeus!

    • PFerreira
      Posted Abril 16, 2018 at 11:55 am

      Então vais dizer o mesmo do LFV e do resto da direcção??

      • DNowitzki
        Posted Abril 16, 2018 at 1:14 pm

        Sim, vou.

        Vieira não tem visão e sabotou a época.

        • PFerreira
          Posted Abril 16, 2018 at 2:18 pm

          O que me parece é que o perfil do RV e o que lhe vai pesar é ser permissivo, porque destruíram-lhe uma equipa e dá a entender que para ele foi indiferente… mas no final é que se fazem as contas, até agora o único que ganhou foi o SportingCP a taça da liga, o resto ainda está em disputa…

  • Kafka
    Posted Abril 16, 2018 at 12:16 am

    “o Sálvio é um jogador que segura mais a bola”

    Tão bom, isto é tão bom…a ignorância no seu estado mais puro na personificação de Rui Vitória que nem faz a mínima ideia dos jogadores que treina…mas calma que já aparece aí o user coach que tem a mania que sabe, para vir defender isto e dizer que é de génio

    Alias o user coach407 hoje voltou a desaparecer, o normal

    • coach407
      Posted Abril 16, 2018 at 1:27 am

      Amigo, estou no Brasil e nem vi o jogo mas obrigado por te lembrares de mim. Abraço

      • Kafka
        Posted Abril 16, 2018 at 8:27 am

        Que conveniente a não visualização de mais uma demonstração de incompetência do Rui e de mais uma exibição medíocre do teu querido Pizzi… Por norma é assim, desapareces sempre que se prova que não tens razão e que não percebes nada de futebol

        • Nickles
          Posted Abril 16, 2018 at 10:06 am

          Kafka não trates assim um visionário como o coach. Ele é que foi esperto, como já sabia o que ai vinha fugiu para o Brasil.
          Há que fazer uma vénia a este visionário!!

  • RuiCosta10
    Posted Abril 16, 2018 at 12:01 am

    O Salvio é um jogador que mantém mais a bola???? O homem nem conhece os jogadores que tem. Então o Benfica está a ter problemas na transição ofensiva, e ele tira o único jogador que a está a conseguir fazer? Hoje o Benfica perde devido a RV, pura e simplesmente.

  • George Orwell
    Posted Abril 15, 2018 at 11:58 pm

    Equilibrar mais a equipa? O Salvio mantém mais a bola? Mas o Pietra andou a distribuir branca no balneário?
    Afirmar que o Salvio mantém mais a bola é de rir para não chorar!

  • Alex1904
    Posted Abril 15, 2018 at 11:31 pm

    Explicar o que nao tem explicação è chover no molhado,como benfiquista doeu-me ver a falta de ambiçao,de garra e acima de tudo atitude da equipa no segundo tempo no jogo de hoje, o Benfica não pode nem deve jogar para o empate nem ter medo de ninguem e hoje o que sucedeu em campo foi um reflexo da falta de estaleca e Rui Vitória como treinador de um clube com esta dimensão, hoje fomos derrotados por um Porto a anos luz do q ja foi e se este Porto for campeão devemos todos parar e pensar que neste jogo de hoje a abordagem de RV foi medrosa e de mentalidade pequena pq se temos mantido o ritmo da primeira parte nada disto teria sucedido, e o homem mete o Samaris e tira o Pizzi? Parabéns ao Porto pelo campeonato!!

    • NunoLFC
      Posted Abril 16, 2018 at 10:37 am

      Vamos perder um campeonato para o Porto, em casa, como de costume. A diferença é o Porto que em vez de ter Deco, Lucho, Lisandro, Hulk ou Falcão, tem Marega e baseia o seu jogo em meter a bola no Marega.

      • Cpt Obvious
        Posted Abril 16, 2018 at 11:34 am

        Comentário cheio de moral até porque o Benfica não depende nada do Jonas. Palmas.

        • NunoLFC
          Posted Abril 16, 2018 at 12:40 pm

          Não é isso que está em causa. É o facto do Benfica se “borrar” todo contra um Porto que está uns bons furos abaixo daquele Porto que vinha à Luz fazer disto um salão de festas com Hulk, Falcão, Lucho, etc.

          E isto era um elogio lol o Porto tem como estrela o Marega, e mesmo assim não tem medo e vem cá para ganhar. O Benfica treme todo.

  • Pedro Almeida
    Posted Abril 15, 2018 at 11:29 pm

    Hoje não esteve feliz nas substituições.
    Teria feito mais sentido passar o Rafa para a esquerda e tirar o Cervi que já não estava a jogar grande coisa. Assim tinhamos dois jogadores capazes de transportar jogo sozinhos.
    A entrada do Samaris até fez bastante sentido, já tínhamos perdido o meio campo, não ganhávamos as segundas bolas e faltava mais intensidade na ocupação dos espaços e duelos individuais ao Zivkovic e Pizzi. O Pizzi até estava a ser o mais esclarecido com bola, o problema é sempre de ser um jogador que descuida nas ações defensivas.
    A substituição do Seferovic ainda foi na esperança de marcarmos um em jogo direto mas mais valia ter segurado o empate e fazendo entrar mais 1 médio.

  • Joao X
    Posted Abril 15, 2018 at 11:24 pm

    Rafa saiu porque o Salvio estava disponível para entrar, simples.

  • Kafka
    Posted Abril 15, 2018 at 11:23 pm

    “não vou estar a esmiuçar as questões mais tácticas”

    Loool, claro que não vai, ele não as sabe, é óbvio que não vai fazer algo que não sabe….eu também não falo em mandarim nem em Japonês, não sei

    Amanhã já sabe, só tem de entrar a horas e depois abanar com a cabeça quando vir o chefe do betão, e tem emprego garantido

    • Bino Costa
      Posted Abril 16, 2018 at 11:27 am

      Por acaso achei piada a essa tirada, se ele não vai esmiuçar as questões mais tácticas, para que serve a conferência de imprensa?? Para falar do tempo?

Deixa um comentário