Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Rui Vitória, “farto” de ouvir falar nas derrotas frente ao FC Porto, dá murro na mesa

Quando se começa a falar muito no passado nunca é bom sinal, e RV sabe que amanhã tem um teste decisivo a nível pessoal (por mais que desvie o tema, são demasiadas derrotas frente ao FC Porto para quem está na 4.ª época na Luz). 

Rui Vitória deu hoje um ‘murro na mesa’ quando questionado sobre o facto de nunca ter derrotado o FC Porto. “Nas provas que disputei enquanto treinador do Benfica juntamente com Porto e Benfica ganhei seis títulos. O Porto e o Sporting ganharam dois. Estou um bocado farto destas faltas de respeito. O Estádio da Luz tem 15 anos e o Benfica só ganhou ao Porto por três vezes. O problema não é do Rui Vitória. É do Jorge Jesus, do Quique Flores, do Camacho, do Fernando Santos, não é só meu. Em 25 anos de Champions, o Benfica só passou a fase de grupos duas vezes e duas delas foram sob o meu reinado”, referiu. Destacando ainda: “Perguntem ao Porto se não preferia ter seis títulos em vez das vitórias que tem em nossa casa. Há anos que não se ganhava o “tri” e eu ganhei, há anos que não se via o “tetra” e eu consegui. Não se metiam tantos portugueses a jogar de início e eu fiz isso. Não iam tantos jogadores às seleções e eu consegui com que fossem. Respeitem o meu trabalho, da minha equipa técnica, dos jogadores e da estrutura do Benfica. O nosso trabalho tem de ser altamente reconhecido… Amanhã há três pontos para ganhar e vamos ganhá-los. É essa a mina crença”.

38 Comentários

  • Red Scorpius
    Posted Outubro 7, 2018 at 2:30 pm

    Rui Vitória enfrenta a sua besta negra e receio que volte a não ganhar.
    Terá as suas deficiências, mas também não terá no plantel ninguém talhado para decidir nos jogos grandes.
    Poderá ter um melhor plantel, mas o melhor onze será sempre do FCP.
    O meu onze combinado: Casillas; Almeida, Ruben Dias, Militao, Telles; Herrera, Danilo, Gedson; Salvio, Soares, Brahimi.
    Herrera, Brahimi e Casillas jogarão ao nível elevado com que costumam jogar na Luz, enquanto que Pizzi será nulo, podendo esperar-se algo de Salvio ou de Cervi, pelo seus temperamentos. Talvez Lema possa ser a surpresa no jogo aéreo ofensivo, ainda desconhecido na nossa Liga.
    Não é fácil ser otimista com o SLB, quando o onze adversário é melhor.
    Com ou sem Rui Vitória.

    • Zamorano
      Posted Outubro 7, 2018 at 3:40 pm

      Bem visto. Melhor plantel, mas claramente pior onze.
      Nesse bom 11 combinado apenas tirava Almeida. O pior maxi é a meu ver bem melhor que Almeida naquela posição.

  • Jorge Deus
    Posted Outubro 7, 2018 at 8:11 am

    Está visto que se perdeu a exigência e ambição neste clube… e isso Mister Rui Vitória é coisa que você fez!
    Parabéns!

  • Fernando neves _36
    Posted Outubro 6, 2018 at 11:53 pm

    Tudo o que disse é mentira.
    O Shalke, o Barca e o Inter também ganharam fora. Com o JJ também passamos a fase de grupos da champions e com o Koeman também.
    Com o JJ também ganhamos mais que 3x ao Porto e com o Koeman também ganhamos uma vez.
    Tudo mentira o que disse.

  • Ezio
    Posted Outubro 6, 2018 at 11:27 pm

    Declarações que demonstra que perdeu completamente a noção, sente que tem as costas quentes e pode fazer o que quer, mas que se lembre que no futebol o que hoje é verdade amanhã é mentira, como dizia esse “sábio da bola” Pimenta Machado…
    Rui Vitória aburguesou-se completamente, principalmente depois de ter renovado o contrato depois de ter sido campeão na última vez e perdeu bastante da humildade que tinha, o que é pena, pois foi com essa humildade que ganhou o primeiro campeonato dele.

  • Zamorano
    Posted Outubro 6, 2018 at 10:43 pm

    Embora RV desvalorize o jogo de amanhã, penso que é determinante a título pessoal. Uma vitória dar lhe à estatuto junto dos adeptos para poder continuar minimamente confortável. Empate ou sobretudo derrota significará um afastamento ainda maior dos adeptos que há muito perderam a paciência para este tipo de retórica..
    LFV, à boa maneira de Pinto da Costa, prefere Estabilidade, mas RV, que não se sabe “vender” como JJ e não tem conseguido incutir qualidade no jogo, continua sem a “bancada” do seu lado e isso pode ser insustentável a curto prazo…

  • ThatMan
    Posted Outubro 6, 2018 at 10:28 pm

    Quando ele diz “no meu reinado”, começa logo a azedar.

    Se ele tem razão que tem mais títulos? Tem. Mas não ganhar com o que teve e os outros (não) tiveram seria uma humilhação.

    Depois, falar da Champions? Onde se gabou de passar duas vezes a fase de grupos, mas se esqueceu dos ZERO pontos? Para alem da história que só ele e o City ganharam fora (eu).

    Concluindo. Só não sai se perder contra o Porto porque o Vieira tem um pau mandado à frente da equipa. Se existisse exigência, já tinha sido corrido do Benfica no ano passado.

  • psychomantis
    Posted Outubro 6, 2018 at 9:55 pm

    Concordo parcialmente com o negrito do VM.
    De facto agarrar se ao passado em demasia não é de todo a melhor forma de se estar, mas se lhe fazem uma pergunta com factos do passado (derrotas com o Porto) penso que Rui Vitória está á vontade para se defender com factos do passado. E neste caso defendeu se bem. O Benfica passou 5 vezes a fase de grupos da LC neste novo formato e 2 delas foram com RV. A apostar em jovens da formação! Algum mérito tem de ter.

  • grato
    Posted Outubro 6, 2018 at 9:49 pm

    Isso não invalida de que, provavelmente, irmos arrecadar mais uma derrota contra o fcp, amanhã!!! Se não conseguimos fazer mais de 3 passes seguidos, vamos ganhar a quem? os chouriços não acontecem em todos os jogos….

  • Goncalo R
    Posted Outubro 6, 2018 at 9:41 pm

    Esqueceu-se de alguns pormenores bastante importantes, tais como o facto de ter tido sempre planteis superiores aos rivais, e no unico ano de desinvestimento claro que teve ao comando do Benfica, perdeu para um Porto bastante limitado em termos de plantel e foi humilhado na liga dos campeões. Quando ganhou, nunca ganhou como o Jorge Jesus o chegou a fazer com um plantel limitado e pior que o do Porto, ganhou com um plantel superior, um plantel com experiência de titulos, uma estrutura de facto à frente dos rivais e rotinas de Jorge Jesus que se viam essencialmente na 1a época que foi provavelmente quando o Benfica de RV conseguiu ter o melhor futebol.

    Fala do copo meio vazio e acabou por fazer igual, ignorando os pontos maus que são imensos, ignorando que o futebol piora de ano para ano, ignorando que as apostas nos jovens aparecem quase sempre apos lesões, ignorando que o Porto tem passado por um periodo de grande desinvestimento e o Sporting nem preciso de dizer, ignorando que na unica época que o seu plantel não foi recheado de craques ele falhou, mas falhou com estrondo, ignorando que manda a equipa recuar, uma equipa do BENFICA, recuar quando se encontra em vantagem, ignorando a péssima gestão dos recursos que tem feito, ignorando a estagnação de praticamente todos os jogadores das posições ofensivas, ignorando que em pleno estadio da Luz é muito raro vermos o Benfica mandar do principio ao fim em jogos contra equipas de nivel pelo menos semelhante etc etc

    Este homem não é nada mais do que um falso gentil, falso humilde, e um grande agarrado ao tacho que arranjou.

    • Miguel Carvalho
      Posted Outubro 6, 2018 at 11:33 pm

      Concordo parcialmente, para mim este é o ano de fogo para ele, no entanto ele nunca teve di Maria, Ramires, Cardoso, Aimar, Saviola, Javi, Matic.. e a lista continua, plantel claramente inferior aos que Jesus teve e ainda assim Jesus perdeu 2 campeonatos de seguida e Vieira deu o voto de confiança e foi bi.campeao depois… Vamos ter calma e ver..

      • WhiteIrving
        Posted Outubro 7, 2018 at 12:15 am

        Não te podes esquecer de comparar este Porto com o dessa altura. Quando o Herrera e o Marega são dos melhores que eles têm, facilmente dá para perceber que o nível baixou muito.

    • ThatMan
      Posted Outubro 6, 2018 at 10:17 pm

      É isto mesmo

  • Stravinsky
    Posted Outubro 6, 2018 at 9:39 pm

    Este tipo é absolutamente terrivel nas conferências de imprensa. “Somos chefes de familia”, “respeitem-me”, aqueles argumentos que não lembram ao diabo… e tudo sob uma capa de pureza que é absolutamente tacanha. O discurso de Rui Vitória é inenarrável. Porra. :/

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 6, 2018 at 9:36 pm

    O Rui Vitória a virar Mourinho. Só lhe fica mal.

  • BioSpot
    Posted Outubro 6, 2018 at 9:20 pm

    A capacidade de argumentação do RV é tão fraca… Até concordo em alguns aspectos, mas é tal equal como o VM realçou, qualquer treinador recorrer ao passado para justificar algo é mau. Foi do tipo, eu fiz mal, mas eles também fizeram mal, acho que raramente ouvi o RV explicar o porque de ele ter feito algo errado… mas ainda pode ser que vá a tempo!

  • ACT7
    Posted Outubro 6, 2018 at 9:13 pm

    Já agora, qual é a ideia dos jornalistas portugueses perguntarem aos treinadores (principalmente dos 3 grandes) sobre o caso do Ronaldo?

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Outubro 6, 2018 at 9:08 pm

    Rui Vitória tem razão na história do copo meio cheio ou meio vazio.Independentemente das suas lacunas, também tem méritos e é natural que chegue uma altura em se sature de ser um punching-ball e reaja. O facto de ter reputação de não ser um indivíduo polémico, não lhe retira o direito a defender-se.

    P.S. Apesar de eu ser monárquico e de a utilização do termo não ser única, a palavra “reinado” não souo nada bem.

  • WhiteIrving
    Posted Outubro 6, 2018 at 9:00 pm

    Que figurinhas…quase que a rebaixar o clube, para se auto-promover. Atitude à “cérebro”.
    O contexto em que ele encontrou o Benfica permitia-lhe ter muito mais facilidade em ganhar ao Porto do que à 5, 10 ou 15 anos.
    Não ganhes amanhã não…

  • Le Samourai
    Posted Outubro 6, 2018 at 8:50 pm

    ”Sobre o meu reinado”… hilariante no minimo essa escolha de palavras.

    Depois aquela comparação dos 15 anos de Estádio da Luz…quando o Estadio da Luz foi construído o Benfica(2003) já não era campeão deste 1994 e depois de ter sido construído nas 10 épocas épocas seguintes, foi campeão 2 vezes. Já o Rui Vitória assumiu um Benfica que foi bi campeão.

    Tentaram-o vender como esta pessoa(inclusive aqui no blog) que está acima da controvérsia, do futebol Português que toma a ”high road” mas a verdade é que é igual ou pior visto que tal dualidade de comportamento mostra falta de sinceridade.

    • Francisco Torgal
      Posted Outubro 6, 2018 at 10:07 pm

      Tentaram-no*

      Reinado está correto, não é preciso elevar a palavra para ridicularizar a que ele escolheu para descrever os 2 anos de títulos.

      Sinceramente, até esta época, o RV manteve sempre uma postura correta. Acho que o menos que se poderiam queixar, do ponto de vista ofensivo e de falta de classe, era do discurso do RV. Falta-lhe garra mas nunca lhe faltou nível que faltava aos adversários. Este ano parece que mudou o chip e claramente não está habituado a ser “bad boy”. É verdade que se passou a imagem que estava acima da controvérsia mas, independentemente da falta de qualidade técnica actual no Benfica, o RV sempre foi um homem com uma atitude positiva. Agora acho que já se exagera com tudo para o por na rua, e a verdade é que com todos os defeitos dele, o homem tem qualidades.

  • Nickles
    Posted Outubro 6, 2018 at 8:43 pm

    Respeitem o quê??? Este gajo, depois de levar a MAIOR humilhação em 114 anos de história do clube, ainda tem coragem de vir com tretas de respeito… Nem um pedido de desculpas aos adeptos, nem um.. e vem falar de respeito.
    E outra gira é a do copo meio cheio. Está sempre a puxar do passado quando as coisas correm mal e depois manda estas piadas do copo meio cheio. Tem imensa piada vir acusar os outros de só verem o copo meio vazio, quando para ele está sempre tudo bem, mesmo depois da pior humilhação de SEMPRE do clube

  • MuchoG
    Posted Outubro 6, 2018 at 8:32 pm

    Vamos passar pelos seus argumentos 1 a 1:

    -“Ganhei 6 títulos contra 2 do Porto e Sporting”: Já disse aqui, o RV chegou a um clube bicampeão, com melhor estrutura, instalações e plantel que os rivais, o estranho seria não ganhar mais títulos.

    -“Benfica ganhou 3 vezes contra o Porto no novo Estádio da Luz”: Por muito que o critique aqui tem razão, o domínio do Porto criou um estigma no Benfica em que temos sempre mais dificuldade em ganhar mesmo tendo melhores equipas ou jogando em casa. Mesmo assim não invalida as duas derrotas em casa, uma delas que deu o título, onde o Benfica jogou com medo.

    -“Só Benfica e City ganharam fora esta jornada”: Imensa desonestidade intelectual e tacto de RV ao falar do jogo com o AEK, uma equipa muito inferior ao Benfica mas que dominou a maior parte do jogo e perdeu com um charuto. RV devia ter vergonha desse jogo e não gabar-se dele.

    -“Benfica passou 5 vezes a fase de grupos da nova Champions, eu tenho 2 dessas”: Aqui não tenho muito a dizer. No seu primeiro ano passou em segundo atrás de Atlético, o Astana era uma equipa muito inferior e o Galatasaray estava em queda. O seu segundo ano é um bocado overrated, humilhado (futebolisticamente e não apenas em resultados) pelo Nápoles, perder uma vantagem de 3-0 e precisar que o Besiktas perdesse em casa com o Kiev, ganhou apenas 2 jogos. Mas pronto, não deixa de ser um facto.

    -“Ganhei tri e tetra”: A meias com JJ, um pormenor importante.

    -“Mais jogadores portugueses do Benfica na seleção”: Já afirmei que acho overrated a tão glorificada aposta nos jovens de RV, muitas vezes baseou-se em lesão (Guedes, Ederson, Lindelof, Gedson só jogou porque o Benfica não conseguiu Gabriel mais cedo). Também ajuda o Benfica ter das melhores academias do mundo atualmente.

    RV pede respeito a uma pergunta perfeitamente normal, é um facto que nunca ganhou ao Porto e o jornalista apenas se referiu a esse FACTO e se criava mais pressão.
    RV não fala como um treinador que tem o lugar por um fio (tipo Mourinho), apenas continua com esta propaganda (em conjunto com a BenficaTV e respectivos comentadores) falando pura simplesmente de resultados, ignorando contexto e qualidade do futebol apresentado. Sabe que ainda não caiu no goto de muitos adeptos e tem sido o objectivo dele e do Benfica em tornar isso realidade.

    • ACT7
      Posted Outubro 7, 2018 at 12:40 am

      Gostei da parte da formação, então ainda adorei mais a parte do Gedson, o rapaz foi uma aposta clara para esta nova época e não há a desculpa do Gabriel.
      O Ederson era o segundo GR do Benfica atrás do Júlio César que é só uma lenda do futebol.
      O Lindelof estava atrás do Luisão e do Jardel, que são dois símbolos do Benfica recente (e naquela altura eram bastante capazes).
      O Guedes foi aposta na 1º época do RV a ala direito, assumiu na 2ª o papel do Jonas (que é só a melhor contratação de sempre do futebol português).
      Depois esqueceste-te do Semedo, Renato Sanches, R.Dias, etc.

    • User1990
      Posted Outubro 6, 2018 at 9:21 pm

      Isso tudo depende da maneira que cada um ouve as coisas e tu ouviste pela negativa, vamos a pontos.

      1 Rui Vitória ganhou mais do que os outros porque foi melhor do que os outros, JJ só não tinha melhor plantel que AVB e consegui perder 2campeonatos para VP, e já nessa altura tinha melhor estrutura, melhor plantel e mais condições, e preciso e estar lá e saber ganhar e RV soube ganhar, principalmente no primeiro ano onde esteve bastante atrás na classificação e fez uma segunda volta quase perfeita.

      2 em ambas as derrotas com o Porto em casa na era RV o benfica foi superior, não fosse Casilhas a virar santo não estávamos a falar sobre isto.

      3 estou de acordo contigo e acho que nem valia a pena ele ter falado nisso porque é totalmente mentira o que ele disse, o Barcelona ganhou ao Tottenham, o Inter ganhou ao PSV, e o Shalke ganhou ao Lokomotiv.

      4 a verdade é que passou e bem os dois anos, no segundo ano não fossem as arbitragens um pouco duvidosas contra o besiktas e não havia dúvidas de quem passava em segundo.

      5 nunca percebi como ligam o futebol de JJ ao de RV, não tem nada a ver um com o outro, tem bastantes diferenças, fez o que lhe competia em manter o mesmo sistema tático mas pôs o dedo dele e a verdade é que ganhou 2campeonatos.

      6 RV não tem medo de apostar em jovens, mas tem um balneário para gerir, e quando tem oportunidade ele lança os jovens, se fosse o JJ contratava um novo guarda redes (ederson), um novo DD ( Nelson Semedo) , um novo DC ( Lindelof e Ruben dias ), um novo médio centro ( Renato Sanches e Gedson) mais uma quantidade de extremos argentinos ( Gonçalo Guedes e agora aos poucos João Felix) , já o João Cancelo e o Bernardo Silva nem conseguiram 2jogos completos juntos pela equipa principal a mão de JJ, por isso não foi por lesões que ele apostou nos jovens, apostou porque acredita neles e depois de entrarem raramente saiam da equipa e isso sim é de louvar.

      6 em relação a pergunta cada um entende da maneira que quiser, para ele pode ter sido uma falta de respeito e para outros poderia não ser, depende de como cada um reage. A verdade é que os resultados estão lá e duvido que qualquer benfiquista troque os títulos que ganhou por futebol bem jogado, a exigência tem de existir sempre e querer sempre mais e melhor, mas também há quem só saiba criticar tudo sem razão nenhuma.

    • Dracarys
      Posted Outubro 6, 2018 at 9:08 pm

      Relativamente ao terceiro ponto, o que RV disse é mentira. Schalke, Inter e Barcelona também venceram fora.

  • User1990
    Posted Outubro 6, 2018 at 8:31 pm

    A obra de RV está feita e isso nunca ninguém lhe vai conseguir tirar, mas acho um bocado absurdo ir buscar os nomes dos antigos treinadores, podia ter dito a mesma coisa sem dizer o nome deles e focar-se mais em si e por exemplo dizer que quer mudar o rumo da história do clássico que ficava-lhe melhor.
    Depois também só se focou nas coisas boas que fez, que passou 2vezes aos oitavos da champions mas não falou que foi com ele que fizemos história ao não fazer um único ponto. Resumindo acho que comparando o bom e o mau ainda tem credito perante a direção e devia ter também pelos adeptos pois como ele disse e bem em 10 competições envolvidas com os rivais ele ganhou 2 e os outros 2 cada um.

  • TheGolden
    Posted Outubro 6, 2018 at 8:29 pm

    Por mais que adore ganhar aos eternos rivais, RV não deixa de ter a sua razão..

    Desde que me lembro como benfiquista, vi quase sempre um Porto dominador no frente a frente com o Benfica. E isto não surgiu só com RV (embora fosse seu dever inverter essa tendência).

    Contudo, espero uma vitória amanhã. Se não o conseguir, ficará em maus lençóis.

  • Xefe
    Posted Outubro 6, 2018 at 8:27 pm

    Conferência perfeita.
    O problema com o Porto já vem de à muitos anos (e o Benfica de RV até podia ter 2 vitórias contra o Porto à 2 anos não fosse as enormes exibições de Casillas nesse ano).
    Conseguiram melhores resultados internos e externos que as duas últimas equipas técnicas que os antecederam (e com menos recursos) e ainda conseguiu valorizar a formação e voltar a colocar gente nas selecção.

  • Cardoso2018
    Posted Outubro 6, 2018 at 8:25 pm

    O professor exaltou se!
    A verdade é que tambem tem razao na analise que faz, e tem totalmente razao que a comunicação social canaliza e manipula a imformação da maneira que lhe da mais jeito, e em relação ao rui vitória a comunicação social tenta sempre atira lo um pouco para o lixo coisa que ele nem precisa pois ate os seus adeptos fazem um pouco isso!
    O vitória peca pelo seu conservadorismo e pelo medo que tem em arriscar um treinador muito previsível, nao tem perfil para um grande mas também não é tudo culpa dele e a sua campanha não tem sido apenas negativa, tem lançado muitos jovens e muitos com bons resultados e isso é umas das coisas que faz bem!
    Acho que justificar os seus resultados negativos contra o porto com o nome de outros treinadores nao me parece uma grande mensagem de um treinador, justificar os nossos erros com os erros dos outros nao acho que seja o caminho que nos vai levar á vitória, mas enfim as mensagens dele nunca sao grande coisa!

  • Carjakim
    Posted Outubro 6, 2018 at 8:22 pm

    Ainda bem que um treinador justifica as suas derrotas, com as derrota dos outros

    • Nickles
      Posted Outubro 6, 2018 at 8:47 pm

      O Rui Vitória nunca na vida pode justificar uma derrota de outra maneira, porque da outra maneira seria falar nos erros que a equipa cometeu e para se falar nisso tem que se perceber de futebol. Ora o RV não percebe de futebol e portanto faz muito bem em não mexer nesse assunto.

  • ACT7
    Posted Outubro 6, 2018 at 8:20 pm

    Concordo com o negrito do VM, falar do passado não encaixa em nada daquilo que o Luisão por exemplo falou na entrevista à BTV.
    É só estúpido ir buscar o exemplo da Champions depois do que fez ano passado.
    Podia ter argumentado que fez jogos contra o Porto em que foi superior e não ganhou por azar e/ou mérito do Casillas.

  • Sombras
    Posted Outubro 6, 2018 at 8:16 pm

    Bonito, devia mesmo era ter a noção onde anda e aquilo que devia representar. Se não ganhar ao Porto pode ir fazendo as malinhas que já ninguém tem paciência para tanta mediocridade.

  • Acarub
    Posted Outubro 6, 2018 at 8:15 pm

    Fácil. Que comece a ganhar que eu também estou farto dessas derrotas…

Deixa um comentário