Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Se o Jorge Jesus é assim tão bom, porque não treina a seleção portuguesa»

Cafu, bicampeão mundial pela seleção brasileira e um dos melhores laterais direitos na história, defende que deve ser um técnico brasileiro a orientar a Canarinha, contrariando assim a ideia de Benja que pediu para colocar Jesus no lugar de Tite. «Quando falam de um treinador estrangeiro, não concordo. Qual o único país pentacampeão do mundo? E quantos treinadores estrangeiros tivemos? Nenhum. Se o Jorge Jesus é tão bom assim, porque não treina a seleção de Portugal? Não concordo e tenho o ponto de vista de que nós temos de dar chance aos nossos treinadores. Temos treinadores bons no Brasil», disse o antigo defesa, no canal brasileiro SBT Sports.

https://twitter.com/sbt_sports/status/1414793738333917188

23 Comentários

  • Marik
    Posted Julho 13, 2021 at 8:10 pm

    Adoro o argumento de serem pentacampeões apenas com treinadores brasileiros. Realmente, os título de há 50 ou 60 anos atrás influenciam muito a qualidade dos treinadores brasileiros atualmente, e o próprio jogo está exatamente na mesma.

  • Barnetta
    Posted Julho 13, 2021 at 8:15 pm

    Qual é o treinador de topo (que o Jesus não o é) que treina uma seleção?

    A soberba dos brasileiros é um dos principais motivos que os está a impedir de continuarem a ser um dos “bichos papões” do futebol.

  • El Bandido
    Posted Julho 13, 2021 at 8:28 pm

    Não há UM ÚNICO treinador brasileiro de classe mundial. Aliás, até vou mais longe: Não há nenhum treinador brasileiro superior ao Jorge Jesus na minha opinião. Assim sendo, estão à vontade se quiserem continuar a brincar aos selecionadores, sempre se enfraquece um dos candidatos crónicos ao mundial.

    • Af2711
      Posted Julho 13, 2021 at 11:37 pm

      Acredito que em termos de palmarés Tite e Jesus estejam no mesmo nível. Não gosto do selecionador brasileiro, mas ganha um Campeonato do Mundo de Clubes ao Chelsea jogando olhos nos olhos em largos momentos do jogo. O Flamengo de Jesus andou lá perto, mas não vejo um muito melhor do que o outro.

      • El Bandido
        Posted Julho 15, 2021 at 2:03 am

        Pois, o Tite talvez seja o melhorzinho que anda por lá… Não querendo retirar mérito às suas conquistas, mas vejo o Brasil a jogar e faz-me nervoso… As equipas orientadas por treinadores Brasileiros parecem-me sempre taticamente desastrosas.
        Do futebol que vi até hoje, na minha opinião o JJ é superior, mas são gostos claro.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 13, 2021 at 8:31 pm

    Cafu foi o último jogador brasileiro a levantar o troféu do Mundial já lá vão 20 anos… Nesse Mundial de 2002 os centrais do Brasil eram Lúcio (muito novinho com 23 anos), Roque Júnior, Edmílson e Anderson Polga..

    Aliás o Brasil nesse Mundial usou o esquema de 3 centrais onde todos alternavam (não havia nenhum titular indiscutível, aliás era o sector mais frágil da equipa) e o resto da equipa nem precisava de explicações… Dida na baliza, Cafu a fazer o corredor direito, Roberto Carlos a fazer o corredor esquerdo, depois tinham Juninho e Gilberto Silva a tamponar o meio campo e na frente uma constelação de estrelas onde qualquer um poderia resolver o jogo a qualquer momento (Ronaldo Fenómeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Ricardinho, Denílson ou Kaká.. e ainda se deram ao luxo de deixar o Romário de fora

    Comparar o talento disponível pelo Brasil hoje em dia com o desses tempos é uma brincadeira (então comparar com o plantel que foi ao Mundial 2006 ainda mais…)

  • GabCel
    Posted Julho 13, 2021 at 8:34 pm

    Tal como digo: o futebol do Brasil parou no ultimo campeonato do mundo que venceram… a partir daí não evoluíram nada, se é que não regrediram. Neste momento devem estar algures entre 2002 e 1994…

  • DNowitzki
    Posted Julho 13, 2021 at 9:02 pm

    O complexo do colonizador: esta é a opinião do Cafú, não dos brasileiros.

    Quisesse o Jesus e amanhã estaria lá. O último grande treinador brasileiro foi o Telé, que tinha um defeito: marcamos 5, vamos ao 6.°. O outro defeito chamou-se Toninho Cerezo.

    Depois do Telé, ou Telê, o futebol estético morreu.

  • Kacal
    Posted Julho 13, 2021 at 9:25 pm

    Isso é passado, as vitórias ficam na história e são importantes, mas não podem dormir à sombra disso. O Brasil não vence desde 2002, fará 20 anos no Mundial do Qatar e desde então em 4 Mundiais só passaram dos quartos-de-final por uma vez que foi em 2014 e foram goleados pela Alemanha por 7-1. Claro que a qualidade dos jogadores diminuiu, mas não é só isso o treinador terá culpas também. Diria que isto prova que é preciso mudanças e isso passa por apostar num novo treinador e o próximo deveria ser estrangeiro, mas duvido.

    Sobre JJ venceu e convenceu no Flamengo, depois dele ninguém ainda fez algo de especial com o Ceni a ser campeão sem saber ler e escrever. Esta época tem sido o que é. As coisas mudam com as diferentes eras e atualmente o treinador brasileiro está bem abaixo do europeu!

  • Amigos e bola
    Posted Julho 13, 2021 at 9:25 pm

    Jorge Jesus na seleção? Para treinadores ultrapassados já nos basta o Fernando Santos.

  • filipe19
    Posted Julho 13, 2021 at 9:26 pm

    Calma Cafú, o JJ ainda lá vai. A FPF por enquanto ainda anda a dormir e à espera que os Mexicanos ou os Coreias do Sul deste mundo nos mandam para casa nos oitavos de final do próximo campeonato do mundo. A culpa é do calor terrível no Qatar, claro, mas como em dezembro de 2022 o JJ já não treina o Benfica e a indemnização do Sr. Santos já não é assim tão choruda, aí sim, vamos levar com as conferências de imprensa da tasca e ouvir frases como: “o Bernardo? Fui eu que descobri, e se no fosse eu, ele hoje não estaria aqui, alias, mais do que metade da seleção não estaria aqui, porque fui eu que os lancei, todos, cada um”
    E falando a sério, até acredito mesmo neste cenário….até dessa da Coreia do Sul do Paulo Bento

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 13, 2021 at 9:40 pm

    Bom, por partes. Por um lado Cafú é uma lenda, uma pessoa muito humilde e um dos poucos brasileiros em que se vê orgulho nacional pela postiva (sem achincalhar os outros povos mas sem cair no complexo de inferioridade que os brasileiros têm quando perdem, onde rasgam toda a gente e tendem a achar que tudo de fora é bom).
    Por outro lado, a questão dos treinadores deverem ser nacionais do país coloca-se como se coloca a questão de naturalizados jogarem. Fará sentido? Por exemplo, se o Brasil fosse treinado por JJ e encontra-se Portugal numa final do Mundial e perdesse, o que se diria e se insinuaria? Se se fala de promover os jogadores jovens nacionais, deve-se fazer o mesmo pelos treinadores? Não estou a dar uma resposta, apenas a colocar questões que sempre se lançam…
    Por outro lado, é de todo um erro que o Brasil se feche totalmente âs criticas internas. Na verdade, o Brasil é um caso um pouco curioso. Ou quando ganham se acham os melhores e ficam cegos e arrogantes , tal e qual os portugueses, deve ser herança lusa no Brasil, quem não se lembra da arrogância lusa no mundial 2002?Por outro lado, quando perdem, tendem a desvalorizar-se em excesso e sofrer de viralatismo como dizem, onde só o que é de fora é bom, Mais uma vez, muitos similares aos portugueses.
    Neste caso, até acho que olhando bem para o Brasil, o problema é que copiou e demais a Europa no que ela tinha de pior e abandonou o que o Brasil tinha de melhor. O Brasil era técnica, era magia, era ginga. Abandonou tudo isso por aplicar um rigor táctico excessivo na formação, cortando a iniciativa individual dos jogaadores e inibindo a sua magia, além da obsessão com o físico, o que causou um de clínio técnico absurdo no Brasil.
    Ver o Brasil dos anos 90(R9, Djalminha, rivaldo, Leandro, Juninho, Marcelinho) e ver o escrete hoje, dá pena…
    O Brasil tem abdicado do que de melhor tem, copiando o que a Europa tinha de pior (obsessão táctica, excessiva preocupação com a altura e físico dos jogadores). Em vez de ter dotado o jogador brasileiro de maior preparação física e rigor táctico, que não matasse a sua magia, matou-se a magia e ficou-se com um jogador brasileiro que hoje tem excelentes indíces físicos e péssimo nível técnico, salvo as excepções que pululam no escrete. Comparar Gabigol com os jogadores do Brasil dos anos 90, quer dizer comparem Gabigol com por exemplo Edmundo, a menos que não se tenha a noção do que foram estas feras dos anos 90.
    O Brasil precisa de recuperar o orgulho e convicção na sua forma de jogar mágica do passado, não se fechando contudo a inovações tácticas positivas.
    Além disso, sendo o país com a maior pressão sobre a sua selecção (só a Inglaterra tem uma imprensa que rasga tanto os seus jogadores como o Brasil) os treinadores têm medo de serem queimados e não arriscam tanto no seu futebol.
    Mais do que um problema táctico o problema do Brasil é psicológico, endeusa-se a Europa e quer-se copiar a castração técnica dos jovens jogadores como se fez muito tempo no Velho Continente, mas depois mantêm uma postura em campo como se fossem ainda os craques dos anos 90 e se pudessem dar ao luxo dessa soberba.
    Quanto aos técnicos brasileiros, é fácil falar em desactualização, mas o problema não é esse, é da falta de qualidade dos jogadores no geral. Ou alguém duvida que com craques como o Rivaldo, Djalminha, Ronaldo, Leandro, Zé Roberto, Marcelinho, a qualdiade do Brasileirão era outro? Não se fazem omoletes sem ovos e muitos se esquecem que os treiandores do Brasil herdaram clubes com muita história, muita exigência, que até há pouco tempo tinham craques de nível mundial e agora têm calhaus autênticos em plantéis. Queria o quê? Milagres? JJ pode ter estado bem no Flamengo, mas contou com um plantel de luxo para a sua realidade, muito melhor que os outros plantéis, assim é fácil falar do “génio” de JJ, mas como se viu em Portugal, o grande guru também mete água nas substituições,na gestão do plantel, mas quando se tem mais qualidade que todos os outros fica fácil ganhar. Tentem pegar num Luxemburgo ou Renato Gáucho e ponham-nos com planteis como os do Benfica em 2010 ou Porto em 2013 e iam ver se eles não jogavam muito futebol e ganhavam cá títulos.

    • Kacal
      Posted Julho 14, 2021 at 12:51 am

      Mas a qualidade do Brasil em 2006 e 2010 não era muito boa ainda? É que ficaram pelos quartos nesses dois anos.

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 14, 2021 at 12:14 pm

        Eu não me referia a esse período, que ainda apanhou com os jogadores nascidos nos anos 1980 e que jogaram até sensivelmente 2012, 2013. Refiro-me a partir daí, com a nova geração, do futebol das academias, o declínio técnico é evidente.

  • Sporting1906
    Posted Julho 13, 2021 at 10:29 pm

    Não concordo com os argumentos de Cafú mas concordo com a ideia principal: a selecção brasileira deve ter um seleccionador brasileiro. Isto porque eu acho que devia ser obrigatório os seleccionadores terem nacionalidade do país da selecção que treinam. Se os jogadores só podem jogar na selecção pelo seu país (ou países), porque é que é diferente para os treinadores?

    • Tiago Silva
      Posted Julho 14, 2021 at 10:15 am

      Concordo, só acrescento que tãl como os jogadores se podem naturalizar, também os treinadores poderiam. Por exemplo o Mourinho poderia treinar a seleção inglesa porque trabalhou lá muitos anos. As seleções é uma questão de pátria e de honra e no seu comando tem que estar alguém que tenha dado imenso ao seu país.

  • Af2711
    Posted Julho 13, 2021 at 11:39 pm

    Guardiola é obcecado por treinar o escrete canarinho. Algo me diz que mais cedo ou mais tarde isto acontecerá.
    Gostava de ver o Jesus neste ciclo para o Mundial 2022 na seleção do Brasil. Conhece aquela realidade e teria de primeiro momento um grande crédito com a massa associativa brasileira.

    • Abbas
      Posted Julho 14, 2021 at 12:02 pm

      Guardiola a treinar uma seleção brasileira… Ui, com aquela quantidade de qualidade técnica à disposição seria bonito.

  • Johny
    Posted Julho 14, 2021 at 12:06 am

    O Brasil não ganha mais nenhum mundial com um selecionador brasileiro.

  • Pablo
    Posted Julho 14, 2021 at 4:06 am

    Brasil precisa de um treinador europeu têm um futebol fraco, Tite não está a altura da canarinha.

  • Abbas
    Posted Julho 14, 2021 at 7:34 am

    Se o Klopp tão bom pq não treina a seleção alemã?

  • Marcio Ricardo
    Posted Julho 15, 2021 at 12:24 am

    Bom ou não, é melhor que qualquer treinador brasileiro.

Deixa um comentário