O mais certo é dispensar mais um Vitinha e um Tomás Esteves e apostar no Loum ou no Nanu/Carraça.
Fantantonio
Posted
Abril 2, 2021 at
11:57 pm
O Tomás Esteves tinha todas as condições para ser o lateral titular do Porto, mas preferiu-se ir buscar o Nanu e manter o Manafá a titular.
Dark Knight
Posted
Abril 3, 2021 at
11:49 am
Em que medida isso corresponde à realidade? 1119 minutos distribuídos por 26 jogos do sexto classificado da segunda liga inglesa. Isso prova que o Tomás tem todas as condições para ser titular absoluto no FC Porto?
Gosto muito do Tomás e acho que pode ser um excelente lateral, mas o Ricardo Carvalho foi emprestado, o Sérgio Oliveira foi emprestado, entre outros. O Tomás é diferenciado a um nível que fosse justificativo da sua titularidade desde já? É de salientar que o Ricardo Carvalho foi um dos melhores na sua posição e não foi titular aos 19 anos. Esta mania de que os miúdos têm de ser craques quando ainda se estão a desenvolver, só contribui para que se percam uns quantos pelo caminho.
Fantantonio
Posted
Abril 3, 2021 at
4:10 pm
Alguém falou em titular absoluto? Eu disse titular. Por essa ordem de ideias, o Nuno Mendes ainda hoje jogava na equipa B do Sporting porque nunca tinha jogado sequer na nossa 2ª Liga. O Tomás mostrou nos jogos que fez pelo Porto, e principalmente na B, qualidade suficiente para ser aposta continuada, de forma a ser integrado e posteriormente ser o dono da posição, exatamente como o Nuno Mendes na temporada passada, mas foi despachado. A concorrência que o Esteves ia ter não é a concorrência que o Dalot teve, por isso, nem vale a pena ir por aí. Nenhum jogador tem aquela ascensão sem o mínimo de capacidade, ou o Nanu e o Carraça mostraram mais desde qua assinaram? Fizeram sequer sentido essas contratações?
Btw, o Sérgio Oliveira não foi só emprestado, teve de sair mesmo do Porto para que o fossem buscar e depois emprestá-lo novamente, André André igualmente, o Porto depois da geração de Bosingwa, Bruno Alves e Meireles só integrou Josué, Ruben Neves e André Silva como jogadores entre os 13 ou 14 que rodam regularmente, sendo que os primeiros 2 acabam por sair – um mais, outro menos – pela porta pequena (podemos contar Diogo Leite também, que parece não contar mais desde aquela conferência de imprensa do SC), sabes quantos anos são disto? O Porto consegue esta proeza de estrear jovens do clube, dar-lhes os minutos finais dos jogos e já é muito, mandar a maior parte embora ou deixá-los a estagnar no plantel, mas ao mesmo tempo também consegue ter a presidência a vangloriar-se de ter uma geração que ganha a Youth League e é a base da seleção sub-21, tal como fez com aquela geração que ganhou a II Liga e a Premier League International Cup, que também ia ser aposta, mas, tirando o André Silva, nenhum deles foi.
Não é mania nenhuma, são factos. Para ir buscar jogadores para encher, normalmente jogadores já feitos e muitos deles emprestados, é preferível apostar em jogadores que têm margem de progressão, quanto mais não seja porque o Porto mais do que nunca na sua história, precisa de fazer dinheiro.
Antonio Clismo
Posted
Abril 2, 2021 at
7:43 pm
O FC Porto não arranja nenhum GR com a qualidade e potencial do Diogo Costa no mercado por menos do que 10 milhões de euros. Marchesín já tem 33 anos e poderá querer sair para fazer um último grande contrato. Mas o que o Diogo Costa precisava mesmo agora nesta fase da sua carreira era fazer umas boas épocas de enfiada num bom clube, se não for no Porto que possa ser no Braga ou mesmo noutras Ligas.
Quanto á formação, Ricardo Silva deverá sair a custo zero (boa opção para o Boavista aproveitar) e o Francisco Meixedo deverá assumir a baliza da equipa B no próximo ano.
Na lateral direita não tenho dúvidas que o Tomás Esteves irá voltar com mais caparro e com mais experiência e irá fazer parte do plantel principal na próxima época discutindo o lugar com o Manafá.
Rodrigo Conceição tem as suas limitações a defesa portanto quem deverá assumir a titularidade na equipa B será o Rodrigo Pinheiro que tem muito mais potencial.
No centro da defesa, o Diogo Queirós já não é jogador do Porto (o clube tem apenas uma percentagem do passe dele) portanto é no Famalicão que terá de continuar a evoluir. Com 22 anos o Jorge Costa também estava emprestado ao Marítimo, o Ricardo Carvalho estava emprestado ao Vit. de Setúbal, o Jorge Andrade estava no Estrela da Amadora e o Bruno Alves ainda andava emprestado ao Farense… portanto, tem que continuar a trabalhar. O mesmo para o Diogo Leite, que deveria procurar um clube onde jogasse mais. Nestas idades os jovens só evoluem se jogarem com regularidade.
Em termos de lateral esquerdo não há ninguém que possa ser aproveitado no futuro.
No meio campo: Romário Baró poderia ser a escolha ideal para o meio campo do Paços de Ferreira que irá estar nas competições europeias no próximo ano. Bruno Costa e Eustáquio não deverão ficar lá na próxima época e o Baró poderia evoluir imenso se fizesse uma época a titular a esse nível.
Fábio Vieira é de um nível muito alto.. Não tenho dúvidas que existem muitos clubes a competir na Champions que gostavam de ter um talento como ele. Gostava de o ver na Liga espanhola a ditar os ritmos de jogo de um Sevilha por exemplo. Seria o substituto ideal para o Suso, ainda para mais quando têm o Rakitic já com 33 anos e o Óliver Torres a demorar a render o que se esperava dele. Se o Fábio Vieira continuar no FC Porto o Sérgio Conceição vai colocá-lo a médio defensivo e a central e se este falhar vai fazer dele bode expiatório e vai afastá-lo novamente da equipa.
Vitinha já não deve voltar (bom para ele e para o FC Porto por causa do $$$)
Rodrigo Valente é craque, merece ser aposta na equipa principal na próxima época.
Na frente, Francisco Conceição poderia evoluir mais se arranjasse um clube na Primeira Liga onde pudesse ter muito tempo de jogo, mas precisava de escolher um clube que jogasse futebol apoiado e positivo. Tem muita qualidade mas ainda tem muitos aspectos a evoluir no seu jogo. Vejo-o mais a jogar no centro do que na ala..
João Mário: jogador útil, para jogar nas taças e servir de backup mas um empréstimo ao Rio Ave por exemplo poderiam potenciá-lo para patamares superiores.
Outros jogadores a ter debaixo de olho: Gonçalo Borges, David Vinhas, Tiago Matos
coach407
Posted
Abril 2, 2021 at
4:20 pm
Há um claro pré-Boavista e pós-Boavista nesta análise. Nesse jogo Sérgio Conceição deu a titular a 3 jovens da formação: Diogo Leite, Fábio Vieira e João Mário e estreou ainda o Chico Conceição. Os 3 titulares saíram todos ao intervalo sendo que João Mário nunca mais foi convocado e o Fábio Vieira nunca mais foi utilizado. Diogo Leite manteve-se com uma utilização interessante para o nível que está e o Chico Conceição conquistou o lugar e encostou completamente o João Mário.
Posto isto, não estou preocupado com o Diogo Leite, o João Mário e o Chico Conceição. Estão a ter a utilização normal para a qualidade que têm face ao nível do clube onde jogam. O Diogo Leite já leva 20 jogos jogando numa posição que tem Pepe, Mbemba e Sarr. Ser titular é complicado, mas está lá na luta, joga, sabe que a qualquer momento vai lá para dentro, leva com a exigência do Conceição todos os dias, tem colegas de posição fantásticos e parece que o Conceição confia nele. Em tantas oportunidades não se pode queixar de estar em grande forma e não poder mostrar. O João Mário é fraco e o Chico Conceição está no espaço ideal.
Posto isto, só o Fábio Vieira parece esquisito ter visto cair a sua utilização. Claro que o Sérgio Conceição reconhece o seu talento, não há dúvidas disso porque teve oportunidades fantásticas no FC Porto e jogava na esmagadora maioria dos jogos. Penso que o Fábio é um jogador desse nível. Não digo que vá sentar o Corona ou Otávio, mas tem de estar lá na luta e, tal como o Chico Conceição e o Diogo Leite, ser daqueles jogadores que se sente que a qualquer momento vão lá para dentro e têm essa pressão diária de estar sempre preparados para jogar amanhã. O Fábio já teve esse estatuto, mas desde o Boavista que perdeu. Acredito que volte a recuperar porque é passo natural para um jogador da sua qualidade.
For Dummies
Posted
Abril 2, 2021 at
5:01 pm
O maior problema do Fábio Vieira é onde é colocado em campo e com que funções, nunca foi utilizado (e neste sistema táctico é ainda mais complicado) na posição e função que rende mais e viu-se bem nestes últimos jogos sub-21.
coach407
Posted
Abril 2, 2021 at
5:36 pm
Se o Fábio Vieira estiver à espera de jogar em 4x4x2 losango como o do Rui Jorge para se tornar jogador bem que está lixado.
Até o Chico Conceição joga bem a 10 com o Rui Jorge… Esse espaço no panorama mundial é a exceção, não é a regra. O Bernardo Silva também jogava imenso neste modelo e para se afirmar no futebol mundial teve de jogar na linha. Faz parte. Equipas que conciliam todos os médios evoluídos tecnicamente pouco existe logo tem de se adaptar, a menos que o Fábio Vieira seja sempre treinado pelo Rui Jorge, Guardiola e pouco mais
Posto isto, se o Otávio é completamente indiscutível no FC Porto então o Fábio Vieira também pode ser. É ali. Além de que os jogadores que demonstram imensa qualidade têm sempre lugar.
Falam muito do Conceição ser muito defensivo e só gostar de armários, mas foi o Conceição que sentou o “bicho” Danilo para jogar com Sérgio Oliveira e Otávio no meio-campo. Foi o Sérgio que se lembrou de colocar o Corona a lateral… Se calhar a ideia até era ter 2 médios fisicamente brutais como Danilo e Herrera, mas se o Sérgio Oliveira e o Otávio merecem jogar… jogaram. Adaptou-se para jogarem e foi para o banco quem teve de ir tenha muito cabedal ou pouco.
O Conceição tem mostrado que não é intransigente em termos 2 extremos puros. Aliás, o Luis Díaz tem ficado no banco para jogar o Otávio “onde quiser” com muita liberdade. É isto que o Fábio Vieira quer. Existe. É onde joga o Otávio. Porque joga o Otávio em vez dele? Parece-me evidente a diferença de rendimento. O Otávio tem sido dos melhores do Porto e tem de jogar. O Fábio Vieira tem de ir jogando, ir-se mostrando e aproveitar lesões/vendas/momentos de forma piores para se afirmar de vez no 11. É esta a hierarquia natural do Fábio Vieira. O problema é nem sequer jogar e não me parece que tenha nada a ver com o modelo de jogo ou a sua qualidade. Exagerado ou não, o Conceição pareceu cego com ele depois do jogo com o Boavista.
For Dummies
Posted
Abril 2, 2021 at
10:04 pm
Não discordo da tua opinião.
No jogo com o Boavista, o SC ficou cego com ele mas meteu-o no centro do meio campo numa função completamente diferente da que falas com o Otávio, que é a qual concordo.
Agora vejamos: o Porto tem um modelo de transição completamente díspar do lado direito para o lado esquerdo. A função do Otávio é muito mais interior porque é via verde para o Zaidu e tens o Taremi e o Marega a interiorizar (por isso o Diaz não ser tão aposta também), quando do lado direito tens sempre uma jogabilidade Manafá-Corona ou Manafá-MC ou Manafá-Marega que dita que ali tem de estar em apoio alguém tecnicista como o Corona.
Agora, vejo o Fábio a render muito mais num modelo do lado direito, mas com as funções do Otávio, o problema é o jogo descair todo para o lado direito e não conseguir interiorizar e tirar proveito do pé esquerdo, porque do lado esquerdo não vai tirar proveito nem é jogador de cruzamentos.
Sei que foi um pouco confuso o que disse, mas penso que perceberás o cerne do que estou a querer transmitir.
coach407
Posted
Abril 2, 2021 at
10:45 pm
Tanto o Otávio como o Oliver jogaram a 8, até o Pizzi jogou a 8. Aliás, todos ganharam mais relevância com SC ou JJ dessa forma. Foram as oportunidades que tiveram, há que aproveitar. Quem é o Fábio Vieira para se queixar? Só tem é de agradecer e não vir com desculpas. O Benfica foi campeão com o Pizzi a 8, o Sporting vai ser campeão com o João Mário a 8, o Porto foi campeão com Otávio a 8.
É normal que o Fábio Vieira não tenha hipótese de sentar Corona, Otávio ou mesmo o Luis Díaz, mas pareceu-me que o Conceição estava a tentar encaixá-lo no lugar do Uribe e não percebo de que forma isto é mau para o Fábio. Se o Conceição já sentou o Danilo para jogar com Sérgio Oliveira e Otávio também poderia mesmo sentar o Uribe. E isto é uma oportunidade inacreditável para o Fábio.
O que ele não pode esperar é que o Conceição sente o Corona porque o menino não pode jogar a 8, tem de jogar na direita…
Isto para falar especificamente no caso da titularidade, mas o modelo de jogo do Porto está longe de ser fixo. Tanto começa com Corona e Otávio nas alas como na segunda parte já pode pôr o Corona a lateral, Otávio a 8, Fábio Vieira na direita e Luis Díaz na esquerda, por exemplo. O problema é que neste momento não entra o Fábio, entra o Chico. E a realidade é que tem acrescentado mais do que o Fábio acrescentou nessa mesma posição.
Joao C. Nogueira
Posted
Abril 2, 2021 at
2:15 pm
Diogo Costa devia rodar, empréstimo de 2 anos a um clube que lhe desse garantias de titularidade, para depois suceder a Marche.
Sempre vi Queirós com mais potencial que Leite, mas a verdade é que não tem sido feliz em Famalicão. Talvez devesse procurar outras andanças para regressar com mais traquejo ao FC Porto.
Leite cumpre, é certinho mas duvido que venha a ser titular no FC Porto. É, contudo, uma ótima opção para se ter no plantel.
Baró nunca me encheu as medidas, acho que um empréstimo ou venda com opção de recompra seria ótimo para todas as partes.
Vítor Ferreira é um craque, mas duvido que volte. Com muita pena minha, pois é um jogador claramente diferenciado.
Fábio Vieira é outro craque, esse sim tem de ser aposta mais regular.
coach407
Posted
Abril 2, 2021 at
10:46 pm
O Queirós rescindiu, assinou a título definitivo pelo Famalicão.
Kacal
Posted
Abril 2, 2021 at
2:04 pm
Eu não defendo a aposta na formação a todo o custo e sem ter em conta o contexto. Foquemos no caso de Diogo Costa que tem Marchesín à sua frente é complicado fazer a aposta já que este é um GR de qualidade e tem outra experiência e tem provado a sua valia.
Depois Chico Conceição é muito novo ainda e deve fazer o seu caminho com calma tendo Corona como concorrência, também compreende-se que vá tendo os seus minutos mas não como titular.
Diogo Queirós e Vitinha não estão no clube, era lindo que o Vitinha voltasse mas a ver vamos.
Agora Diogo Leite e Fábio Vieira acho que já mereciam mais minutos. Não me importava de vender Mbemba e Otávio para encaixe e apostar forte nestes dois.
Baró também pode ter muitos minutos durante a época. 2-3 jovens devem ser mais aposta pelo menos.
RodolfoTeixeira
Posted
Abril 3, 2021 at
12:17 am
Isso seria o adeus a qualquer hipótese de ser campeão. Também se pode vender o Sérgio Oliveira para o Baró ter “muitos minutos” .
Dark Knight
Posted
Abril 3, 2021 at
11:54 am
A malta não quer apostar na formação porque é o melhor para o clube. A malta quer apostar na formação porque está na moda. Esta necessidade de engajamento dos nossos dias é qualquer coisa de doentio.
Espero que o FC Porto saiba gerir toda a qualidade destes jovens e que eles possam crescer, errando, aprendendo, ficando de fora uns jogos, marcando um na Champions de quando vez, sem que lhes exijam ser o novo midas do futebol.
Kacal
Posted
Abril 3, 2021 at
1:04 pm
O RodolfoTeixeira e você leram o meu comentário sequer? Ou são só defensores infinitos do clube e querem apenas pegar porque sim? É que eu só falei em Diogo Leite e Fábio Vieira para serem aposta a titular na próxima época, os restantes continuariam a suplentes e um ou outro até podia ser emprestado. Onde é que isso é apostar por “moda” e sem lógica?
Dark Knight
Posted
Abril 3, 2021 at
2:11 pm
Mas porque é que têm de ser titulares? E porquê só na próxima época? Isso não faz sentido.
Se têm qualidade e mostram ser melhores que os outros, devem jogar já e ser já titulares. Mas é preciso que sejam melhores. O FC Porto não pode esperar que jogadores de 19,20,21 anos maturem durante 3/4 anos para só depois darem títulos ao clube. Isso nunca seria viável num clube como o FC Porto. Devem jogar os melhores a cada momento, independentemente da idade, nacionalidade, cor de pele, penteado, etc.
17 Comentários
Vegeta
O mais certo é dispensar mais um Vitinha e um Tomás Esteves e apostar no Loum ou no Nanu/Carraça.
Fantantonio
O Tomás Esteves tinha todas as condições para ser o lateral titular do Porto, mas preferiu-se ir buscar o Nanu e manter o Manafá a titular.
Dark Knight
Em que medida isso corresponde à realidade? 1119 minutos distribuídos por 26 jogos do sexto classificado da segunda liga inglesa. Isso prova que o Tomás tem todas as condições para ser titular absoluto no FC Porto?
Gosto muito do Tomás e acho que pode ser um excelente lateral, mas o Ricardo Carvalho foi emprestado, o Sérgio Oliveira foi emprestado, entre outros. O Tomás é diferenciado a um nível que fosse justificativo da sua titularidade desde já? É de salientar que o Ricardo Carvalho foi um dos melhores na sua posição e não foi titular aos 19 anos. Esta mania de que os miúdos têm de ser craques quando ainda se estão a desenvolver, só contribui para que se percam uns quantos pelo caminho.
Fantantonio
Alguém falou em titular absoluto? Eu disse titular. Por essa ordem de ideias, o Nuno Mendes ainda hoje jogava na equipa B do Sporting porque nunca tinha jogado sequer na nossa 2ª Liga. O Tomás mostrou nos jogos que fez pelo Porto, e principalmente na B, qualidade suficiente para ser aposta continuada, de forma a ser integrado e posteriormente ser o dono da posição, exatamente como o Nuno Mendes na temporada passada, mas foi despachado. A concorrência que o Esteves ia ter não é a concorrência que o Dalot teve, por isso, nem vale a pena ir por aí. Nenhum jogador tem aquela ascensão sem o mínimo de capacidade, ou o Nanu e o Carraça mostraram mais desde qua assinaram? Fizeram sequer sentido essas contratações?
Btw, o Sérgio Oliveira não foi só emprestado, teve de sair mesmo do Porto para que o fossem buscar e depois emprestá-lo novamente, André André igualmente, o Porto depois da geração de Bosingwa, Bruno Alves e Meireles só integrou Josué, Ruben Neves e André Silva como jogadores entre os 13 ou 14 que rodam regularmente, sendo que os primeiros 2 acabam por sair – um mais, outro menos – pela porta pequena (podemos contar Diogo Leite também, que parece não contar mais desde aquela conferência de imprensa do SC), sabes quantos anos são disto? O Porto consegue esta proeza de estrear jovens do clube, dar-lhes os minutos finais dos jogos e já é muito, mandar a maior parte embora ou deixá-los a estagnar no plantel, mas ao mesmo tempo também consegue ter a presidência a vangloriar-se de ter uma geração que ganha a Youth League e é a base da seleção sub-21, tal como fez com aquela geração que ganhou a II Liga e a Premier League International Cup, que também ia ser aposta, mas, tirando o André Silva, nenhum deles foi.
Não é mania nenhuma, são factos. Para ir buscar jogadores para encher, normalmente jogadores já feitos e muitos deles emprestados, é preferível apostar em jogadores que têm margem de progressão, quanto mais não seja porque o Porto mais do que nunca na sua história, precisa de fazer dinheiro.
Antonio Clismo
O FC Porto não arranja nenhum GR com a qualidade e potencial do Diogo Costa no mercado por menos do que 10 milhões de euros. Marchesín já tem 33 anos e poderá querer sair para fazer um último grande contrato. Mas o que o Diogo Costa precisava mesmo agora nesta fase da sua carreira era fazer umas boas épocas de enfiada num bom clube, se não for no Porto que possa ser no Braga ou mesmo noutras Ligas.
Quanto á formação, Ricardo Silva deverá sair a custo zero (boa opção para o Boavista aproveitar) e o Francisco Meixedo deverá assumir a baliza da equipa B no próximo ano.
Na lateral direita não tenho dúvidas que o Tomás Esteves irá voltar com mais caparro e com mais experiência e irá fazer parte do plantel principal na próxima época discutindo o lugar com o Manafá.
Rodrigo Conceição tem as suas limitações a defesa portanto quem deverá assumir a titularidade na equipa B será o Rodrigo Pinheiro que tem muito mais potencial.
No centro da defesa, o Diogo Queirós já não é jogador do Porto (o clube tem apenas uma percentagem do passe dele) portanto é no Famalicão que terá de continuar a evoluir. Com 22 anos o Jorge Costa também estava emprestado ao Marítimo, o Ricardo Carvalho estava emprestado ao Vit. de Setúbal, o Jorge Andrade estava no Estrela da Amadora e o Bruno Alves ainda andava emprestado ao Farense… portanto, tem que continuar a trabalhar. O mesmo para o Diogo Leite, que deveria procurar um clube onde jogasse mais. Nestas idades os jovens só evoluem se jogarem com regularidade.
Em termos de lateral esquerdo não há ninguém que possa ser aproveitado no futuro.
No meio campo: Romário Baró poderia ser a escolha ideal para o meio campo do Paços de Ferreira que irá estar nas competições europeias no próximo ano. Bruno Costa e Eustáquio não deverão ficar lá na próxima época e o Baró poderia evoluir imenso se fizesse uma época a titular a esse nível.
Fábio Vieira é de um nível muito alto.. Não tenho dúvidas que existem muitos clubes a competir na Champions que gostavam de ter um talento como ele. Gostava de o ver na Liga espanhola a ditar os ritmos de jogo de um Sevilha por exemplo. Seria o substituto ideal para o Suso, ainda para mais quando têm o Rakitic já com 33 anos e o Óliver Torres a demorar a render o que se esperava dele. Se o Fábio Vieira continuar no FC Porto o Sérgio Conceição vai colocá-lo a médio defensivo e a central e se este falhar vai fazer dele bode expiatório e vai afastá-lo novamente da equipa.
Vitinha já não deve voltar (bom para ele e para o FC Porto por causa do $$$)
Rodrigo Valente é craque, merece ser aposta na equipa principal na próxima época.
Na frente, Francisco Conceição poderia evoluir mais se arranjasse um clube na Primeira Liga onde pudesse ter muito tempo de jogo, mas precisava de escolher um clube que jogasse futebol apoiado e positivo. Tem muita qualidade mas ainda tem muitos aspectos a evoluir no seu jogo. Vejo-o mais a jogar no centro do que na ala..
João Mário: jogador útil, para jogar nas taças e servir de backup mas um empréstimo ao Rio Ave por exemplo poderiam potenciá-lo para patamares superiores.
Outros jogadores a ter debaixo de olho: Gonçalo Borges, David Vinhas, Tiago Matos
coach407
Há um claro pré-Boavista e pós-Boavista nesta análise. Nesse jogo Sérgio Conceição deu a titular a 3 jovens da formação: Diogo Leite, Fábio Vieira e João Mário e estreou ainda o Chico Conceição. Os 3 titulares saíram todos ao intervalo sendo que João Mário nunca mais foi convocado e o Fábio Vieira nunca mais foi utilizado. Diogo Leite manteve-se com uma utilização interessante para o nível que está e o Chico Conceição conquistou o lugar e encostou completamente o João Mário.
Posto isto, não estou preocupado com o Diogo Leite, o João Mário e o Chico Conceição. Estão a ter a utilização normal para a qualidade que têm face ao nível do clube onde jogam. O Diogo Leite já leva 20 jogos jogando numa posição que tem Pepe, Mbemba e Sarr. Ser titular é complicado, mas está lá na luta, joga, sabe que a qualquer momento vai lá para dentro, leva com a exigência do Conceição todos os dias, tem colegas de posição fantásticos e parece que o Conceição confia nele. Em tantas oportunidades não se pode queixar de estar em grande forma e não poder mostrar. O João Mário é fraco e o Chico Conceição está no espaço ideal.
Posto isto, só o Fábio Vieira parece esquisito ter visto cair a sua utilização. Claro que o Sérgio Conceição reconhece o seu talento, não há dúvidas disso porque teve oportunidades fantásticas no FC Porto e jogava na esmagadora maioria dos jogos. Penso que o Fábio é um jogador desse nível. Não digo que vá sentar o Corona ou Otávio, mas tem de estar lá na luta e, tal como o Chico Conceição e o Diogo Leite, ser daqueles jogadores que se sente que a qualquer momento vão lá para dentro e têm essa pressão diária de estar sempre preparados para jogar amanhã. O Fábio já teve esse estatuto, mas desde o Boavista que perdeu. Acredito que volte a recuperar porque é passo natural para um jogador da sua qualidade.
For Dummies
O maior problema do Fábio Vieira é onde é colocado em campo e com que funções, nunca foi utilizado (e neste sistema táctico é ainda mais complicado) na posição e função que rende mais e viu-se bem nestes últimos jogos sub-21.
coach407
Se o Fábio Vieira estiver à espera de jogar em 4x4x2 losango como o do Rui Jorge para se tornar jogador bem que está lixado.
Até o Chico Conceição joga bem a 10 com o Rui Jorge… Esse espaço no panorama mundial é a exceção, não é a regra. O Bernardo Silva também jogava imenso neste modelo e para se afirmar no futebol mundial teve de jogar na linha. Faz parte. Equipas que conciliam todos os médios evoluídos tecnicamente pouco existe logo tem de se adaptar, a menos que o Fábio Vieira seja sempre treinado pelo Rui Jorge, Guardiola e pouco mais
Posto isto, se o Otávio é completamente indiscutível no FC Porto então o Fábio Vieira também pode ser. É ali. Além de que os jogadores que demonstram imensa qualidade têm sempre lugar.
Falam muito do Conceição ser muito defensivo e só gostar de armários, mas foi o Conceição que sentou o “bicho” Danilo para jogar com Sérgio Oliveira e Otávio no meio-campo. Foi o Sérgio que se lembrou de colocar o Corona a lateral… Se calhar a ideia até era ter 2 médios fisicamente brutais como Danilo e Herrera, mas se o Sérgio Oliveira e o Otávio merecem jogar… jogaram. Adaptou-se para jogarem e foi para o banco quem teve de ir tenha muito cabedal ou pouco.
O Conceição tem mostrado que não é intransigente em termos 2 extremos puros. Aliás, o Luis Díaz tem ficado no banco para jogar o Otávio “onde quiser” com muita liberdade. É isto que o Fábio Vieira quer. Existe. É onde joga o Otávio. Porque joga o Otávio em vez dele? Parece-me evidente a diferença de rendimento. O Otávio tem sido dos melhores do Porto e tem de jogar. O Fábio Vieira tem de ir jogando, ir-se mostrando e aproveitar lesões/vendas/momentos de forma piores para se afirmar de vez no 11. É esta a hierarquia natural do Fábio Vieira. O problema é nem sequer jogar e não me parece que tenha nada a ver com o modelo de jogo ou a sua qualidade. Exagerado ou não, o Conceição pareceu cego com ele depois do jogo com o Boavista.
For Dummies
Não discordo da tua opinião.
No jogo com o Boavista, o SC ficou cego com ele mas meteu-o no centro do meio campo numa função completamente diferente da que falas com o Otávio, que é a qual concordo.
Agora vejamos: o Porto tem um modelo de transição completamente díspar do lado direito para o lado esquerdo. A função do Otávio é muito mais interior porque é via verde para o Zaidu e tens o Taremi e o Marega a interiorizar (por isso o Diaz não ser tão aposta também), quando do lado direito tens sempre uma jogabilidade Manafá-Corona ou Manafá-MC ou Manafá-Marega que dita que ali tem de estar em apoio alguém tecnicista como o Corona.
Agora, vejo o Fábio a render muito mais num modelo do lado direito, mas com as funções do Otávio, o problema é o jogo descair todo para o lado direito e não conseguir interiorizar e tirar proveito do pé esquerdo, porque do lado esquerdo não vai tirar proveito nem é jogador de cruzamentos.
Sei que foi um pouco confuso o que disse, mas penso que perceberás o cerne do que estou a querer transmitir.
coach407
Tanto o Otávio como o Oliver jogaram a 8, até o Pizzi jogou a 8. Aliás, todos ganharam mais relevância com SC ou JJ dessa forma. Foram as oportunidades que tiveram, há que aproveitar. Quem é o Fábio Vieira para se queixar? Só tem é de agradecer e não vir com desculpas. O Benfica foi campeão com o Pizzi a 8, o Sporting vai ser campeão com o João Mário a 8, o Porto foi campeão com Otávio a 8.
É normal que o Fábio Vieira não tenha hipótese de sentar Corona, Otávio ou mesmo o Luis Díaz, mas pareceu-me que o Conceição estava a tentar encaixá-lo no lugar do Uribe e não percebo de que forma isto é mau para o Fábio. Se o Conceição já sentou o Danilo para jogar com Sérgio Oliveira e Otávio também poderia mesmo sentar o Uribe. E isto é uma oportunidade inacreditável para o Fábio.
O que ele não pode esperar é que o Conceição sente o Corona porque o menino não pode jogar a 8, tem de jogar na direita…
Isto para falar especificamente no caso da titularidade, mas o modelo de jogo do Porto está longe de ser fixo. Tanto começa com Corona e Otávio nas alas como na segunda parte já pode pôr o Corona a lateral, Otávio a 8, Fábio Vieira na direita e Luis Díaz na esquerda, por exemplo. O problema é que neste momento não entra o Fábio, entra o Chico. E a realidade é que tem acrescentado mais do que o Fábio acrescentou nessa mesma posição.
Joao C. Nogueira
Diogo Costa devia rodar, empréstimo de 2 anos a um clube que lhe desse garantias de titularidade, para depois suceder a Marche.
Sempre vi Queirós com mais potencial que Leite, mas a verdade é que não tem sido feliz em Famalicão. Talvez devesse procurar outras andanças para regressar com mais traquejo ao FC Porto.
Leite cumpre, é certinho mas duvido que venha a ser titular no FC Porto. É, contudo, uma ótima opção para se ter no plantel.
Baró nunca me encheu as medidas, acho que um empréstimo ou venda com opção de recompra seria ótimo para todas as partes.
Vítor Ferreira é um craque, mas duvido que volte. Com muita pena minha, pois é um jogador claramente diferenciado.
Fábio Vieira é outro craque, esse sim tem de ser aposta mais regular.
coach407
O Queirós rescindiu, assinou a título definitivo pelo Famalicão.
Kacal
Eu não defendo a aposta na formação a todo o custo e sem ter em conta o contexto. Foquemos no caso de Diogo Costa que tem Marchesín à sua frente é complicado fazer a aposta já que este é um GR de qualidade e tem outra experiência e tem provado a sua valia.
Depois Chico Conceição é muito novo ainda e deve fazer o seu caminho com calma tendo Corona como concorrência, também compreende-se que vá tendo os seus minutos mas não como titular.
Diogo Queirós e Vitinha não estão no clube, era lindo que o Vitinha voltasse mas a ver vamos.
Agora Diogo Leite e Fábio Vieira acho que já mereciam mais minutos. Não me importava de vender Mbemba e Otávio para encaixe e apostar forte nestes dois.
Baró também pode ter muitos minutos durante a época. 2-3 jovens devem ser mais aposta pelo menos.
RodolfoTeixeira
Isso seria o adeus a qualquer hipótese de ser campeão. Também se pode vender o Sérgio Oliveira para o Baró ter “muitos minutos” .
Dark Knight
A malta não quer apostar na formação porque é o melhor para o clube. A malta quer apostar na formação porque está na moda. Esta necessidade de engajamento dos nossos dias é qualquer coisa de doentio.
Espero que o FC Porto saiba gerir toda a qualidade destes jovens e que eles possam crescer, errando, aprendendo, ficando de fora uns jogos, marcando um na Champions de quando vez, sem que lhes exijam ser o novo midas do futebol.
Kacal
O RodolfoTeixeira e você leram o meu comentário sequer? Ou são só defensores infinitos do clube e querem apenas pegar porque sim? É que eu só falei em Diogo Leite e Fábio Vieira para serem aposta a titular na próxima época, os restantes continuariam a suplentes e um ou outro até podia ser emprestado. Onde é que isso é apostar por “moda” e sem lógica?
Dark Knight
Mas porque é que têm de ser titulares? E porquê só na próxima época? Isso não faz sentido.
Se têm qualidade e mostram ser melhores que os outros, devem jogar já e ser já titulares. Mas é preciso que sejam melhores. O FC Porto não pode esperar que jogadores de 19,20,21 anos maturem durante 3/4 anos para só depois darem títulos ao clube. Isso nunca seria viável num clube como o FC Porto. Devem jogar os melhores a cada momento, independentemente da idade, nacionalidade, cor de pele, penteado, etc.