Rúben Amorim, na antevisão do dérbi, foi questionado sobre o que tem este Benfica comparado com o do seu tempo. Já se preferia fazer de Porro ou Gilberto, teve uma resposta curiosa.
Curiosamente enfiou o Camacho na equipa B porque ele queixou-se que não era lateral direito.
Mantorras
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
2:45 pm
O Camacho, pelo que ja se sabe publicamente ainda quando estava em Liverpool, nao quer jogar a lateral. Tens alguma duvida que se jogasse ia fazer o frete? E ser menos um? O Ruben faz ao Camacho, o que segundo o proprio, gostaria que lhe fizessem a ele: para jogar ali, mais vale nao jogar e dar a vez a outro que queira jogar ali.
J. Esperto
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
9:53 am
Curiosamente, o RA nunca disse que se recusou a jogar numa determinada posição. Disse que não gostava, mas jogou. É bater só por bater…
AbbasK
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
12:25 pm
Ui, se houve jogador birrento por jogar numa posição no Benfica foi ele, nem me lembro de outro. Alguns disseram que preferiam posição X ou Y, mas nunca vi birras como as do Amorim. Para além do homem continuar ainda hoje a falar disso, o clube instaurou-lhe um processo disciplinar por se recusar a treinar a lateral que culmina na saída por empréstimo para Braga. Ele não é emprestado por falta de qualidade, é emprestado por se recusar a jogar numa posição e fazer birra, correndo o risco de minar o balneário. Nunca vi nada sequer parecido no meu clube. Já nem me lembrava do episódio com o BATE que o coach referiu.
coach407
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
10:21 am
Quê? O Rúben Amorim fez imensas birras por jogar a lateral direito, sempre jogou lá aziado e ainda agora sempre que lhe falam em lateral direito a resposta dele é sempre deste estilo recordando o quão contrariado estava por jogar ali e até continua a dizer que muitas vezes preferia não jogar que jogar a lateral direito.
Estamos a falar de um jogador que foi emprestado ao Braga porque se recusou a treinar por não querer estar sempre a treinar a lateral direito, ficando sob processo disciplinar por parte do Benfica.
Querer fazer do Rúben um “Não gosta, mas mantém a atitude profissional como lhe compete” é simplesmente anedótico.
Contra o BATE o JJ pediu-lhe para trocar com o Maxi e ir ele para lateral direito e saiu direto para o balneário claramente chateado e sem agradecer aos adeptos. O Jorge Jesus teve de ir buscá-lo ao balneário “pelas orelhas” para ir agradecer aos adeptos. Nem o Camacho fez uma destas em pleno relvado! Aliás, não me lembro de NENHUM jogador que tenha feito uma coisas destas apenas porque teve de jogar numa posição que não gosta.
O Camacho pode ter exigido não jogar a lateral direito, mas penso que nunca recusou treinar nem levou com processos disciplinares por causa disso.
Já vejo futebol há muitos anos, mas encontrar um jogador tão revoltado por jogar a lateral como o Rúben Amorim nunca vi. Ainda hoje continua sempre a falar disso e até diz que poderia ter sido muito melhor jogador do que foi se não fosse isso.
“Bater por bater” dizes tu.
TOPPOGIGGIO
Posted
Janeiro 31, 2021 at
10:04 pm
Com os laterais diretos forjados é assim: cá se fazem cá se pagam!
Antonio Clismo
Posted
Janeiro 31, 2021 at
8:33 pm
O jogo de amanhã certamente vai ser decidido num pormenor de bola parada qualquer. Pode cair para qualquer um dos lados.
Sinceramente acho que o Benfica vai jogar no sistema de 3 centrais amanhã.
Mantorras
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
2:59 pm
Tambem aqui se nota a preferencia clubistica.
Durante todo o ano, o Benfica e o supra sumo do rabanete, tem equipa cheia de all stars e nem que perca 57 titulares, como tem +100 jogadores sob contrato e investiu muito, tem que ganhar a champions mesmo ja tendo sido eliminado.
O Sporting so gastou meia duzia de trocos, e como ainda por cima pode pagar em VMOCs, nem conta. Se ficar em 6 ja sera bom para o ano zero.
Para o derby, antes:
– “eh pah, tipo… vai ser detalhes tas a ver? Bola parada e tal… o Benfica em principio ate vai la copiar a nossa tatica e tudo, vais ver”.
Depois do derby:
– Se ganhar o Benfica: so nao deram 8 porque sao incompetentes, com a qualidade dos 150 jogadores sob contracto cada vitoria so devia contar 2 pontos.
– Se ganhar o Sporting: aprendam como se faz.
Ballack
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
6:37 pm
Mantorras, na mouche ahah.
AbbasK
Posted
Janeiro 31, 2021 at
8:17 pm
Todos já sabíamos isto. O Ruben Amorim embirrou por ter que jogar a lateral e foi a génese do atrito com o treinador que o potenciou ao máximo, atrito que ainda hoje se mantém. O Amorim era um 8 muito completo, mas Jesus não iria metê-lo para sentar Aimar ou Carlos Martins, é a verdade. Enquanto jovem, fazia muito bem a posição de lateral, porque tinha pulmão e fazia tudo bem em campo, raramente perdia uma bola e compreendia o jogo a um nível muito alto. Numa fase mais avançada da carreira, passa a jogar em exclusivo a 6 e 8, suplantando até André Gomes na hierarquia e principalmente a 8 esteve muito bem na melhor época do Benfica no século XXI. Fica na memória a exibição em Londres. Teve o azar do Benfica ter jogado sempre em 4-4-2 enquanto esteve cá, era jogador de meio campo a três, mas era muito bom. Foi em várias épocas o 12º jogador do Benfica, cumprindo a bom nível em quatro posições.
TOPPOGIGGIO
Posted
Janeiro 31, 2021 at
9:46 pm
Corretíssimo. Não esquecer por favor a 2ª mão com a Juventus em Turim. Ele e o Almeida (depois da expulsão do Enzo) no miolo contra Pirlo, Pogba e Vidal. Todos no seu prime.
AbbasK
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
12:19 pm
Jogo histórico. Acabaram esse jogo com 9, foi uma lição de bem defender do Benfica nesse jogo. A Juventus criou poucas chances contra o Benfica e quando criou apareceu a parede Oblak.
w0bbly
Posted
Janeiro 31, 2021 at
10:41 pm
O Pirlo ja nao estava no prime. O prime dele foi em Milão. Os outros concordo
Sporting1906
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
12:26 pm
O Pogba também não estava no seu prime, tinha para aí 20 anos.
AbbasK
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
4:52 pm
Em termos de rendimento desportivo, o Pogba esteve no seu auge entre 2013 e 2015. Era um jogador mais dinâmico, um verdadeiro box-to-box. Depois transformou-se naquilo que é hoje, continua a ser um grande jogador mas era mais útil no estilo antigo.
w0bbly
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
3:13 pm
Pode estar mais maturado mas o prime dele (em termos de qualidade de jogo) foi naquela Juventus
TOPPOGIGGIO
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
2:36 pm
É sempre relativo. Nestemmento está supostamente mais maturado mas acredito que facilmente os adeptos trocariam o Pogba actual por aquele, sem dúvida alguma.
AbbasK
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
12:18 pm
Ainda estava a um nível altíssimo e era um dos melhores médios do mundo à época.
w0bbly
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
3:12 pm
É a tua opinião. Não consigo concordar, mas entendo
AbbasK
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
4:50 pm
Não foi pouco mais de um ano depois de ter sido possivelmente o melhor jogador do Euro 2012?
w0bbly
Posted
Fevereiro 12, 2021 at
7:11 pm
Nao. So vi agora isto mas foi quase 2 anos depois. Esse jogo ja foi em 2014 (no final da epoca). Nessa altura ja nao o considerava dos melhores do mundo. Tinha qualidade mas ja estava no descrescimo fisico (natural)
TOPPOGIGGIO
Posted
Janeiro 31, 2021 at
11:11 pm
Tinha 35 anos, certo! Mas para mim prime, independentemente da idade, é estar ainda com todos os atributos que fizeram dele um dos melhores médios que vi jogar. Pirlo para mim nunca foi 6, 8 ou 10 mas desempenhava quaisquer dessas funções com grande competência e adaptou-se com o passar do tempo. Nesse ano de 2014 ainda foi titularíssimo pela selecção de Itália no Mundial e em 2015 ainda era titularíssimo numa Juve finalista da Champions. E sendo que não jogou por favor para mim isso ainda é estar no prime.
w0bbly
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
3:12 pm
Ah não sabia que era sobre a tua definição de prime. Sendo assim já não está cá quem falou
Daniel Alves
Posted
Janeiro 31, 2021 at
8:31 pm
Jesus no Benfica teve um nº8 duas vezes, foi Witsel e depois Enzo. Nas outras épocas era mais um 6 (Javi, Matic, Fejsa) e um 10 (Aimar, Talisca, Pizzi). Amorim era muito util, mas não tinha lugar a titular.
AbbasK
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
12:17 pm
Na posição 8/10 teve:
– Aimar auxiliado por Ramires
– Aimar auxiliado por Ramires
– Carlos Martins, outra vezes só Carlos Martins com Aimar junto ao Cardozo
– Witsel
– Carlos Martins, André Gomes e Enzo
– Enzo
– Talisca e Pizzi
Isto em ordem cronológica de épocas.
AngeloGJ
Posted
Janeiro 31, 2021 at
8:08 pm
Amorim nao era lateral direito de raiz mas foi enquanto jogador bastante superior aos 2, e neste momento se jogasse e tivesse no seu auge seria claramente o melhor lateral direito em Portugal
Sporting1906
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
12:24 pm
Não, Ruben Amorim nunca foi melhor lateral-direito do que o Porro é. O que faz sentido porque não era a posição de raiz dele.
Miguel SADSC
Posted
Janeiro 31, 2021 at
8:23 pm
O Porro tem características técnicas e físicas muito superiores ao Rúben. Não tenho grandes dúvidas que terá melhor a carreira. Só o facto de Guardiola o ter contratado para o City alguma coisa indicará. O RA era competente e um bom médio mas nunca proporcionaria uma transferência como a que Porro já proporcionou. Nem teria a preponderância que o Porro tem numa equipa que lute pelo título. Seria um jogador de rotação nesta Sporting, à semelhança de Matheus Nunes.
AbbasK
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
12:14 pm
Ruben Amorim foi titularíssimo a ala direita com Quique quando chega aos 23 anos. Na época seguinte, é o 12º jogador mais utilizado numa equipa histórica do Benfica que marcava uma insanidade de golos. Na época seguinte, idem (talvez na época a seguir Carlos Martins tenha sido mais utilizado do que ele, porque jogou muitas vezes a 8 e quando Salvio se lesionou passou a ser o ala direito). Acho que no final da época de 2009/10 com 24/25 anos e os dois anos anteriores que tinha tido no Benfica era facilmente jogador de 15 a 20M no mercado atual. Depois sim vieram as lesões que o diminuíram muito. Nunca foi rápido ou atlético, mas era um jogador que corria durante os 90 minutos, era incansável pré-lesões.
Miguel SADSC
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
5:47 pm
Certo, mas só me dás razão. É que o Porro também não pára e é incansável. Só que junta a isso condições que o RA nunca teve.
AbbasK
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
6:55 pm
Mas o Ruben Amorim era imensamente superior no passe e na receção, por exemplo.
TOPPOGIGGIO
Posted
Janeiro 31, 2021 at
9:40 pm
Nunca proporcionaria uma transferência como a do Porro? 10M? Ora bem, há coisas muito subjectivas. Pode-se considerar que Amorim jogou até 2011 tendo em conta que depois foi encostado, andou por Braga e pelas arábias, a ganhar mais uns trocos e depois voltou porque ainda tinha contrato mas pouco jogou. Nessa época a transferencia mais cara foi David Vila, esse craquezão do Valência e da Selecção, por 40M. Dos melhores avançados mundiais à data. Yaya Touré 30, Balotelli 29.5, David Silva 28.75, Di Maria 25, Mascherano 20, Ozil 18, Bonucci 15.5 ou Khedira 14, todos no prime foram as maiores transferências. Se procurares antes dessa data encontras excepções claro, dos supercraques: CR, Zidane, Rui Costa, Kaká, Zlatan, Nesta, etc., mas os os valores não eram os de hoje. Hoje em dia o Félix foi por 126, o Fábio Silva!!! por 40, etc, etc. Qualquer “meco” passe o exagero hoje em dia vale 20M…por isso 10 não é extraordinário. Pode o Porro até vir a ser o melhor lateral direito do mundo mas acho essa afirmação ao dia de hoje claramente exagerada. Quanto a ser figura preponderante convém lembrar que Amorim teve Ramires, Aimar, Javi Garcia para o meio campo e a laterarl direito um Sr (jogador) chamado Maxi Pereira; a concorrência não era o Ristovsky e companhia e aí sim era uma equipa realmente candidata ao título (e que fez figura na Europa). Posto isto não pretendo diminuir o Porro, a quem desejo uma boa carreira, é um profisional e ganha o pão a dar potapés numa bola, mas os exageros tendem a ser muitas vezes pernicosos para os atletas…
Miguel SADSC
Posted
Janeiro 31, 2021 at
10:19 pm
Nem eu pretendia diminuir o RA que era um jogador muito inteligente, o corpo é que não se coadunava para um futebolista de topo.
Simplesmente acho o Porro melhor. O ponto da transferência não é pelo dinheiro. O RA com a idade do Porro não apresentava o potencial e nenhum colosso iria apostar nele porque tinha o tecto mais baixo, devido a essas características físicas e técnicas serem bem inferiores às do espanhol. Não era figura, é um facto. E não era porque não tinha qualidade para o ser, ponto. O Benfica fez essas carreiras bastante boas por esses jogadores superiores ao RA e por haver essas soluções. Era um bom jogador, mas nunca seria figura como acho que Porro é e pode ser.
Simplesmente acho-o superior e com um teto de potencial bem maior.
TOPPOGIGGIO
Posted
Janeiro 31, 2021 at
10:33 pm
Possivelmente, mas o RA era de um jogador de grande inteligência. De qualquer forma se o Porro maturar bem poderá fazer uma grande carreira.
Miguel SADSC
Posted
Janeiro 31, 2021 at
11:30 pm
Não debato isso, concordo completamente. O que falta ao Porro é precisamente essa inteligência. Faz tudo a 100km/h e falta-lhe critério muitas vezes. Bem precisava de ter a interpretação de jogo que o Ruben tinha. Ficava um jogador fabuloso, porque de resto tem todas as condições.
Marcio Ricardo
Posted
Janeiro 31, 2021 at
7:53 pm
Quem diz a verdade não mer ece castigo.
Estigarribia
Posted
Janeiro 31, 2021 at
7:38 pm
O Porro mete o Gilberto num bolso.
Saudações Leoninas
AbbasK
Posted
Fevereiro 1, 2021 at
12:21 pm
Isso é uma verdade óbvia, mas Gilberto é defesa de linha de 4, cumpre melhor defensivamente. Porro é muito forte no capítulo ofensivo, mas está resguardado pelo esquema de 3 centrais do Sporting.
Creed Bratton
Posted
Janeiro 31, 2021 at
7:50 pm
Ninguém sequer sugeriu o contrário.
A questão era se o RA preferia ser ala direito (Porro) ou defesa direito (Gilberto). Nada a ver com a qualidade dos jogadores mas sim com as suas características.
Estigarribia
Posted
Janeiro 31, 2021 at
8:02 pm
Creed,
Isto foi só uma picardia saudável ? Estas picardias também fazem falta ao futebol português.
Mas, sim, tens razão, claro. Tanto o Porro, como o Gilberto, têm as suas características.
40 Comentários
coach407
Curiosamente enfiou o Camacho na equipa B porque ele queixou-se que não era lateral direito.
Mantorras
O Camacho, pelo que ja se sabe publicamente ainda quando estava em Liverpool, nao quer jogar a lateral. Tens alguma duvida que se jogasse ia fazer o frete? E ser menos um? O Ruben faz ao Camacho, o que segundo o proprio, gostaria que lhe fizessem a ele: para jogar ali, mais vale nao jogar e dar a vez a outro que queira jogar ali.
J. Esperto
Curiosamente, o RA nunca disse que se recusou a jogar numa determinada posição. Disse que não gostava, mas jogou. É bater só por bater…
AbbasK
Ui, se houve jogador birrento por jogar numa posição no Benfica foi ele, nem me lembro de outro. Alguns disseram que preferiam posição X ou Y, mas nunca vi birras como as do Amorim. Para além do homem continuar ainda hoje a falar disso, o clube instaurou-lhe um processo disciplinar por se recusar a treinar a lateral que culmina na saída por empréstimo para Braga. Ele não é emprestado por falta de qualidade, é emprestado por se recusar a jogar numa posição e fazer birra, correndo o risco de minar o balneário. Nunca vi nada sequer parecido no meu clube. Já nem me lembrava do episódio com o BATE que o coach referiu.
coach407
Quê? O Rúben Amorim fez imensas birras por jogar a lateral direito, sempre jogou lá aziado e ainda agora sempre que lhe falam em lateral direito a resposta dele é sempre deste estilo recordando o quão contrariado estava por jogar ali e até continua a dizer que muitas vezes preferia não jogar que jogar a lateral direito.
Estamos a falar de um jogador que foi emprestado ao Braga porque se recusou a treinar por não querer estar sempre a treinar a lateral direito, ficando sob processo disciplinar por parte do Benfica.
Querer fazer do Rúben um “Não gosta, mas mantém a atitude profissional como lhe compete” é simplesmente anedótico.
Contra o BATE o JJ pediu-lhe para trocar com o Maxi e ir ele para lateral direito e saiu direto para o balneário claramente chateado e sem agradecer aos adeptos. O Jorge Jesus teve de ir buscá-lo ao balneário “pelas orelhas” para ir agradecer aos adeptos. Nem o Camacho fez uma destas em pleno relvado! Aliás, não me lembro de NENHUM jogador que tenha feito uma coisas destas apenas porque teve de jogar numa posição que não gosta.
O Camacho pode ter exigido não jogar a lateral direito, mas penso que nunca recusou treinar nem levou com processos disciplinares por causa disso.
Já vejo futebol há muitos anos, mas encontrar um jogador tão revoltado por jogar a lateral como o Rúben Amorim nunca vi. Ainda hoje continua sempre a falar disso e até diz que poderia ter sido muito melhor jogador do que foi se não fosse isso.
“Bater por bater” dizes tu.
TOPPOGIGGIO
Com os laterais diretos forjados é assim: cá se fazem cá se pagam!
Antonio Clismo
O jogo de amanhã certamente vai ser decidido num pormenor de bola parada qualquer. Pode cair para qualquer um dos lados.
Sinceramente acho que o Benfica vai jogar no sistema de 3 centrais amanhã.
Mantorras
Tambem aqui se nota a preferencia clubistica.
Durante todo o ano, o Benfica e o supra sumo do rabanete, tem equipa cheia de all stars e nem que perca 57 titulares, como tem +100 jogadores sob contrato e investiu muito, tem que ganhar a champions mesmo ja tendo sido eliminado.
O Sporting so gastou meia duzia de trocos, e como ainda por cima pode pagar em VMOCs, nem conta. Se ficar em 6 ja sera bom para o ano zero.
Para o derby, antes:
– “eh pah, tipo… vai ser detalhes tas a ver? Bola parada e tal… o Benfica em principio ate vai la copiar a nossa tatica e tudo, vais ver”.
Depois do derby:
– Se ganhar o Benfica: so nao deram 8 porque sao incompetentes, com a qualidade dos 150 jogadores sob contracto cada vitoria so devia contar 2 pontos.
– Se ganhar o Sporting: aprendam como se faz.
Ballack
Mantorras, na mouche ahah.
AbbasK
Todos já sabíamos isto. O Ruben Amorim embirrou por ter que jogar a lateral e foi a génese do atrito com o treinador que o potenciou ao máximo, atrito que ainda hoje se mantém. O Amorim era um 8 muito completo, mas Jesus não iria metê-lo para sentar Aimar ou Carlos Martins, é a verdade. Enquanto jovem, fazia muito bem a posição de lateral, porque tinha pulmão e fazia tudo bem em campo, raramente perdia uma bola e compreendia o jogo a um nível muito alto. Numa fase mais avançada da carreira, passa a jogar em exclusivo a 6 e 8, suplantando até André Gomes na hierarquia e principalmente a 8 esteve muito bem na melhor época do Benfica no século XXI. Fica na memória a exibição em Londres. Teve o azar do Benfica ter jogado sempre em 4-4-2 enquanto esteve cá, era jogador de meio campo a três, mas era muito bom. Foi em várias épocas o 12º jogador do Benfica, cumprindo a bom nível em quatro posições.
TOPPOGIGGIO
Corretíssimo. Não esquecer por favor a 2ª mão com a Juventus em Turim. Ele e o Almeida (depois da expulsão do Enzo) no miolo contra Pirlo, Pogba e Vidal. Todos no seu prime.
AbbasK
Jogo histórico. Acabaram esse jogo com 9, foi uma lição de bem defender do Benfica nesse jogo. A Juventus criou poucas chances contra o Benfica e quando criou apareceu a parede Oblak.
w0bbly
O Pirlo ja nao estava no prime. O prime dele foi em Milão. Os outros concordo
Sporting1906
O Pogba também não estava no seu prime, tinha para aí 20 anos.
AbbasK
Em termos de rendimento desportivo, o Pogba esteve no seu auge entre 2013 e 2015. Era um jogador mais dinâmico, um verdadeiro box-to-box. Depois transformou-se naquilo que é hoje, continua a ser um grande jogador mas era mais útil no estilo antigo.
w0bbly
Pode estar mais maturado mas o prime dele (em termos de qualidade de jogo) foi naquela Juventus
TOPPOGIGGIO
É sempre relativo. Nestemmento está supostamente mais maturado mas acredito que facilmente os adeptos trocariam o Pogba actual por aquele, sem dúvida alguma.
AbbasK
Ainda estava a um nível altíssimo e era um dos melhores médios do mundo à época.
w0bbly
É a tua opinião. Não consigo concordar, mas entendo
AbbasK
Não foi pouco mais de um ano depois de ter sido possivelmente o melhor jogador do Euro 2012?
w0bbly
Nao. So vi agora isto mas foi quase 2 anos depois. Esse jogo ja foi em 2014 (no final da epoca). Nessa altura ja nao o considerava dos melhores do mundo. Tinha qualidade mas ja estava no descrescimo fisico (natural)
TOPPOGIGGIO
Tinha 35 anos, certo! Mas para mim prime, independentemente da idade, é estar ainda com todos os atributos que fizeram dele um dos melhores médios que vi jogar. Pirlo para mim nunca foi 6, 8 ou 10 mas desempenhava quaisquer dessas funções com grande competência e adaptou-se com o passar do tempo. Nesse ano de 2014 ainda foi titularíssimo pela selecção de Itália no Mundial e em 2015 ainda era titularíssimo numa Juve finalista da Champions. E sendo que não jogou por favor para mim isso ainda é estar no prime.
w0bbly
Ah não sabia que era sobre a tua definição de prime. Sendo assim já não está cá quem falou
Daniel Alves
Jesus no Benfica teve um nº8 duas vezes, foi Witsel e depois Enzo. Nas outras épocas era mais um 6 (Javi, Matic, Fejsa) e um 10 (Aimar, Talisca, Pizzi). Amorim era muito util, mas não tinha lugar a titular.
AbbasK
Na posição 8/10 teve:
– Aimar auxiliado por Ramires
– Aimar auxiliado por Ramires
– Carlos Martins, outra vezes só Carlos Martins com Aimar junto ao Cardozo
– Witsel
– Carlos Martins, André Gomes e Enzo
– Enzo
– Talisca e Pizzi
Isto em ordem cronológica de épocas.
AngeloGJ
Amorim nao era lateral direito de raiz mas foi enquanto jogador bastante superior aos 2, e neste momento se jogasse e tivesse no seu auge seria claramente o melhor lateral direito em Portugal
Sporting1906
Não, Ruben Amorim nunca foi melhor lateral-direito do que o Porro é. O que faz sentido porque não era a posição de raiz dele.
Miguel SADSC
O Porro tem características técnicas e físicas muito superiores ao Rúben. Não tenho grandes dúvidas que terá melhor a carreira. Só o facto de Guardiola o ter contratado para o City alguma coisa indicará. O RA era competente e um bom médio mas nunca proporcionaria uma transferência como a que Porro já proporcionou. Nem teria a preponderância que o Porro tem numa equipa que lute pelo título. Seria um jogador de rotação nesta Sporting, à semelhança de Matheus Nunes.
AbbasK
Ruben Amorim foi titularíssimo a ala direita com Quique quando chega aos 23 anos. Na época seguinte, é o 12º jogador mais utilizado numa equipa histórica do Benfica que marcava uma insanidade de golos. Na época seguinte, idem (talvez na época a seguir Carlos Martins tenha sido mais utilizado do que ele, porque jogou muitas vezes a 8 e quando Salvio se lesionou passou a ser o ala direito). Acho que no final da época de 2009/10 com 24/25 anos e os dois anos anteriores que tinha tido no Benfica era facilmente jogador de 15 a 20M no mercado atual. Depois sim vieram as lesões que o diminuíram muito. Nunca foi rápido ou atlético, mas era um jogador que corria durante os 90 minutos, era incansável pré-lesões.
Miguel SADSC
Certo, mas só me dás razão. É que o Porro também não pára e é incansável. Só que junta a isso condições que o RA nunca teve.
AbbasK
Mas o Ruben Amorim era imensamente superior no passe e na receção, por exemplo.
TOPPOGIGGIO
Nunca proporcionaria uma transferência como a do Porro? 10M? Ora bem, há coisas muito subjectivas. Pode-se considerar que Amorim jogou até 2011 tendo em conta que depois foi encostado, andou por Braga e pelas arábias, a ganhar mais uns trocos e depois voltou porque ainda tinha contrato mas pouco jogou. Nessa época a transferencia mais cara foi David Vila, esse craquezão do Valência e da Selecção, por 40M. Dos melhores avançados mundiais à data. Yaya Touré 30, Balotelli 29.5, David Silva 28.75, Di Maria 25, Mascherano 20, Ozil 18, Bonucci 15.5 ou Khedira 14, todos no prime foram as maiores transferências. Se procurares antes dessa data encontras excepções claro, dos supercraques: CR, Zidane, Rui Costa, Kaká, Zlatan, Nesta, etc., mas os os valores não eram os de hoje. Hoje em dia o Félix foi por 126, o Fábio Silva!!! por 40, etc, etc. Qualquer “meco” passe o exagero hoje em dia vale 20M…por isso 10 não é extraordinário. Pode o Porro até vir a ser o melhor lateral direito do mundo mas acho essa afirmação ao dia de hoje claramente exagerada. Quanto a ser figura preponderante convém lembrar que Amorim teve Ramires, Aimar, Javi Garcia para o meio campo e a laterarl direito um Sr (jogador) chamado Maxi Pereira; a concorrência não era o Ristovsky e companhia e aí sim era uma equipa realmente candidata ao título (e que fez figura na Europa). Posto isto não pretendo diminuir o Porro, a quem desejo uma boa carreira, é um profisional e ganha o pão a dar potapés numa bola, mas os exageros tendem a ser muitas vezes pernicosos para os atletas…
Miguel SADSC
Nem eu pretendia diminuir o RA que era um jogador muito inteligente, o corpo é que não se coadunava para um futebolista de topo.
Simplesmente acho o Porro melhor. O ponto da transferência não é pelo dinheiro. O RA com a idade do Porro não apresentava o potencial e nenhum colosso iria apostar nele porque tinha o tecto mais baixo, devido a essas características físicas e técnicas serem bem inferiores às do espanhol. Não era figura, é um facto. E não era porque não tinha qualidade para o ser, ponto. O Benfica fez essas carreiras bastante boas por esses jogadores superiores ao RA e por haver essas soluções. Era um bom jogador, mas nunca seria figura como acho que Porro é e pode ser.
Simplesmente acho-o superior e com um teto de potencial bem maior.
TOPPOGIGGIO
Possivelmente, mas o RA era de um jogador de grande inteligência. De qualquer forma se o Porro maturar bem poderá fazer uma grande carreira.
Miguel SADSC
Não debato isso, concordo completamente. O que falta ao Porro é precisamente essa inteligência. Faz tudo a 100km/h e falta-lhe critério muitas vezes. Bem precisava de ter a interpretação de jogo que o Ruben tinha. Ficava um jogador fabuloso, porque de resto tem todas as condições.
Marcio Ricardo
Quem diz a verdade não mer ece castigo.
Estigarribia
O Porro mete o Gilberto num bolso.
Saudações Leoninas
AbbasK
Isso é uma verdade óbvia, mas Gilberto é defesa de linha de 4, cumpre melhor defensivamente. Porro é muito forte no capítulo ofensivo, mas está resguardado pelo esquema de 3 centrais do Sporting.
Creed Bratton
Ninguém sequer sugeriu o contrário.
A questão era se o RA preferia ser ala direito (Porro) ou defesa direito (Gilberto). Nada a ver com a qualidade dos jogadores mas sim com as suas características.
Estigarribia
Creed,
Isto foi só uma picardia saudável ? Estas picardias também fazem falta ao futebol português.
Mas, sim, tens razão, claro. Tanto o Porro, como o Gilberto, têm as suas características.
Saudações Leoninas