Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Silas elogia médio do Sporting: “Em Portugal há poucos com a sua aceleração”

Silas aproveitou o lançamento do jogo com o Rio Ave para elogiar o Eduardo. O treinador do Sporting vincou a capacidade de aceleração com bola do ex-Belenenses, mas destacou que não é um «10».

PS: Esta época, estas equipas já se defrontaram duas vezes, ambas em Alvalade, com dois triunfos do Rio Ave: 2×3 na Liga NOS e 1×2 na Allianz Cup, podes apostar Rio Ave a ganhar; Nos cinco últimos jogos, o Rio Ave marcou, pelo menos, dois golos em cada um deles, aposta mais de 2.5 golos.

35 Comentários

  • O Comendador
    Posted Fevereiro 15, 2020 at 11:41 am

    Portanto, foi preciso ir treinar o Sporting para perceber que a tácita inicial da época era o 4-2-3-1! Boa! O resto de nós ainda nem o tinha percebido.
    Quanto ao “Edu”, ficámos a saber que não é um “10”. Obrigado Silas. Realmente uma conferência de imprensa cheia de novidades.

    Há um clube sem treinador no Brasil, o Avaí, manda para lá o CV, please….
    Obrigado.
    SL

    • Mildio
      Posted Fevereiro 15, 2020 at 9:30 pm

      estou a ver o jogo.. de facto o Eduardo pelas palavras do Silas é mais defensivo.. defender é que nada.. esta a jogar naquela bagunça de meio campo em que 2 em 3 não sabem o que fazer, e estão completamente aliados do jogo.. Wendel e Eduardo estão a jogar na linha do avançado quase.. nesta anarquia de meio campo em que cada um faz o que lhe apetece, levar com essas pérolas do Silas..

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 14, 2020 at 3:30 pm

    Só quem não o viu em Belém é que não compreende, a época do Eduardo no ano passado foi muito boa, um jogador muito forte a progredir com bola, boa capacidade se acelerar o jogo, forte fisicamente e de passada larga. Claro que tem que melhorar bastantes aspetos, mas pode ser um jogador muito útil para o Sporting, a verdade é que ainda não teve muitas oportunidades, tivesse ele tantas oportunidades como teve o Wendell e se calhar até já tinha mostrado mais.

  • josediogo
    Posted Fevereiro 14, 2020 at 3:28 pm

    Sinceramente acho que o jogador tem sido um pouco injustiçado.
    Não é uma estrela, mas não é o “terrível” que fazem crer.
    Não tem tido muitas oportunidades e o Silas mete-o em jogos algo incertos, o que, aliado à própria instabilidade do clube, não fazem muito sentido.
    Jogou em Braga, onde até foi dos mais esclarecidos. O Silas é que não entendeu que o rapaz não aguentava os 90m.
    Fez grandes jogos no Belenenses e no Brasil.
    Claro que a pressão é diferente. Contudo, quem joga bem neste Sporting?
    O futebol se Silas está ao nivel do Paulo Sérgio. O Silas era um grande jogador, mas como treinador é um zero.
    Aliado ao momento do clube, quem faz melhor? Até podiamos ter o Messi que não ia conseguir jogar nesta anarquia.
    Com estabilidade e aposta séria, acredito que Eduardo possa melhorar. Precisa de confiança. Como é possivel obtê-la que aqueles “adeptos” das claques, assobiam logo quando há um mão passe?
    A estabilidade de um clube é super importante e isso afeta o rendimento desportivo.
    Não vale apena contratarmos muito e muito bem, se continuarmos neste clima de guerrilha.

    • Niall joaQuinn
      Posted Fevereiro 14, 2020 at 11:25 pm

      Concordo em parte.

      Sinceramente gosto dos princípios de jogo do Silas. O Sporting não tem grandes jogadores, mas joga (ou tenta jogar) um futebol de posse e procura mandar no jogo. O Paulo Sérgio jogava na vertigem (como jogam os cluves pequenos e sem nada a perder).

      O Silas é também uma vítima do vulcão em que se transformou o Sporting.

      O que dizes do Messi é também verdade para o treinador: nesta fase podia lá estar o Guardiola que o Sporting não estava a lutar pelo título de certeza absoluta.

      No futebol o contexto não é tudo, mas é quase tudo.

      Nos anos 90 qualquer treinador (bom ou mau) era facilmente campeão no Porto.

      Atualmente, qualquer treinador (bom ou mau) é facilmemte campeão no Benfica.

      No Sporting atual, não interessa se és bom ou mau treinador: com aquele plantel e como clima de guerra em que o clube vive, vais sempre acabar de 3° para baixo.

      O contexto é (quase) tudo e este é um mau momento para se estar no banco do Sporting.

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 14, 2020 at 8:50 pm

      Completamente de acordo.
      Subscrevo tudo.
      SL

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Fevereiro 14, 2020 at 3:06 pm

    Acho que os elogios fazem sentido. Estamos a falar de um jogador que era amplamente elogiado em Portugal, e cuja contratação por parte do Sporting foi recebida com muito agrado pela esmagadora maioria dos adeptos.
    Não começou bem, mas o jogo em Braga foi bom. Com mais jogos pode mostrar ser uma boa opção.
    No fundo, Silas está a motivar um jogador que já mostrava algum nervosismo por as coisas não lhe estarem a correr bem. Além de não ser aposta habitual, mostrava jogar sobre brasas. Depois de Braga, e depois dos elogios, creio que Eduardo ficará mais confiante. Assim espero. Com Battaglia a assumir o papel mais recuado, falta uma melhor opção que Doumbia para as vezes de Wendel ou para jogar juntamente com este. Miguel Luís é ainda bastante inexperiente e precisa crescer. Palhinha, na sua idade, também tremeu muito. Acontece.

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 14, 2020 at 9:02 pm

      Miguel Luís é inexperiente e… mau. Tirando isso precisa crescer e… melhorar (MUITO).

      SL

  • Filipe Ferreira
    Posted Fevereiro 14, 2020 at 2:05 pm

    Pensava que ele tava a falar do Wendel, se calhar confundiu como JJ confundiu o Thiago Maia

    • Medean_Lion
      Posted Fevereiro 14, 2020 at 2:33 pm

      O que Silas diz até faz sentido. Não nos podemos esquecer que houve quem comparasse Eduardo a Mousa Dembele por causa da técnica, passada larga e qualidade de passe. Ele não desaprendeu tudo em poucos meses e pode voltar a jogar a um nível bom.

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 14, 2020 at 1:52 pm

    Eduardo não tem nem nunca teve qualidade suficiente para um clube como o Sporting.
    Compreende-se que Silas quer tentar valorizar os seus jogadores mas o Eduardo é mau demais.

    O Silas tem é que ir potenciando aos poucos os melhores jogadores da formação para eles darem resposta convincente nas próximas épocas.

    A única forma do Silas ficar na memória dos adeptos do Sporting pelas melhores razões será pelo seu trabalho com os mais jovens e no aproveitamento e rendimento que tirar deles.

  • Mike
    Posted Fevereiro 14, 2020 at 1:40 pm

    Do que lhe vale aceleração com bola se lhe falta outras coisas mais importantes do que propriamente capacidade de transporte? Se é só para pegar no que tem de bom é construir uma imagem à volta disso fico-me pelos vídeos do YouTube. Aí todos são bons.

  • Mildio
    Posted Fevereiro 14, 2020 at 1:38 pm

    pronto.. é desta que tirei todas as duvidas sobre asilas.. ainda tentei dar ao máximo a duvida, mas como esta não ha desculpas possivel.
    com que então Eduardo dos melhores a nível de aceleração? bravo Silas.. não haja duvidas que sim.. tem se visto isso a cada jogo que ele faz.. ele acelera so que fica parado.. e os adversário tiram lhe logo a bola.. nem com aquele cabedal todo protege uma bola.. se falasses no Wendel como dos melhores do campeonato a nível de aceleração e transporte de Bola.. sim sem duvida.. agora o Eduardo? que jogos é que ele vê?
    “Edu é um medio mais defensivo”.. sim sem duvida.. ganha bolas ao adversário que é uma coisa parva.. autentico tampão naquele meio campo.. não precisamos de nenhum trinco.. o Silas descobriu como não ser permeável pelo meio.. basta colocar o Eduardo.
    No jogo em raga foi dos melhores jogadores. – sem duvida.. então aquele golo ele nem tem culpa nem nada.. nem é devido ao posicionamento fraco e básico do Eduardo que mesmo depois de falhar o lance em que nao protege a frente da baliza, deixa o adversário fazer o que quer, ainda fica a olhar nao indo cobrir a zona que é suposta ser do trinco… Consegue falhar em 2 vezes na mesma jogada e ainda temos de levar com o Silas a dizer isto? bravo Silas.. como essa visão nao percebo porque haja pessoas a pedir a tua demissão..

    • Lion King
      Posted Fevereiro 15, 2020 at 1:30 pm

      ISTO!

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 14, 2020 at 9:08 pm

      Alguém que tinha dúvidas em relação a Silas, mas já está a ver o que todos nós já vimos. Bem vindo companheiro!

      SL

    • Medean_Lion
      Posted Fevereiro 14, 2020 at 2:12 pm

      Estive a ler o que escreveste quando o Sporting contratou o Eduardo. Disseste que ele progride muito muito muito bem com bola e que também poderia ser uma espécie de Fabinho no Sporting.
      Lá porque não está a fazer uma época estrondosa isso não significa que já não preste. Não teve assim tantos jogos para se mostrar e quando o fez as hipóteses foram muito espaçadas no tempo.

      • josediogo
        Posted Fevereiro 14, 2020 at 3:15 pm

        ahah a Internet nunca esquece nem perdoa.

      • Mildio
        Posted Fevereiro 14, 2020 at 2:58 pm

        Sim defendi a contratação do Eduardo.. como muitos de nós aqui a mim ninguém me paga para eu ser analista ou fazer relatórios para a aconselhar contratações aos clubes.. tem ” profissionais ” pagos a peso de ouro para supostamente fazer isso.
        Sim na altura no belenenses tinha essas características, o que poderiam fazer dele um bom suplente do Wendel, visto o Eduardo ser fraco defensivamente, coisa que para mim é inexplicável visto a dimensão física dele.
        Enganei me. Eduardo nao defende bem.. nao ataca bem.. basicamente anda ali em campo.. se ele pode melhorar? acredito que sim.. piorar é que seria mau.. mas para esse mentalidade eu prefiro jogar com os nossos miúdos.. prefiro dar tempo a eles do que a jogadores ja feitos..

        Eu apenas falo do que vejo.. Eduardo pode estar a ser mal gerido pelos treinadores que por la tem passado, mas tem também a sua culpa.. nao tem atitude nenhuma, pastelão, defende mal, nao rouba a bola a ninguém, e perde as bolas todos no confronto direto.. com aquele fisico.. é inadmissível.. se segundo Silas nao tem capacidade de ser ofensivo, então defensivo muito menos..

        • Medean_Lion
          Posted Fevereiro 14, 2020 at 5:50 pm

          Só acho excessivo que tenhas passado do 8 para o 80 em poucos meses. Os jogadores têm fases menos boas. Principalmente quando chegam a um novo clube e não jogam muitas vezes.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 14, 2020 at 1:29 pm

    Não sou propriamente grande fã do Eduardo e preferia que o Silas testasse o Doumbia na posição 8, onde penso que o costa-marfinense poderá ser uma boa surpresa, tendo em conta que pouco temos a perder esta época se fizermos a experiência.

    Saudações Leoninas

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Fevereiro 14, 2020 at 2:22 pm

      O regresso de Battaglia vai muito certamente implicar a ausência de Doumbia das primeiras escolhas. O argentino é mais jogador, tanto a 8 como a 6. E a box to box, como sabemos, Wendel é uma aposta forte… também porque foi um investimento alto, do qual se espera retorno.

      Silas, pelo que se viu, aposta mais no Eduardo para jogar a 8. Tem mais experiência, mais requinte com a bola, e fez uma época muito muito boa com ele no Belenenses SAD. Doumbia é um projecto de jogador. Tem potencial? Pode ter, mas a verdade é que mostrou pouco. É lutador, mas com bola falha muito. Erra bastante. Ainda não está no ponto para fazer parte do plantel de uma equipa que queira lutar por títulos.

      Doumbia só foi aposta porque não havia melhor para a posição 6. Silas, num jogo importante como o de Braga, não hesitou em colocar Battaglia com Eduardo. E o brasileiro foi, não podemos negar, uma boa surpresa.
      Doumbia teve inúmeras hipóteses, Eduardo também as merece agora.

      • Mildio
        Posted Fevereiro 14, 2020 at 3:01 pm

        O Eduardo uma bela surpresa em Braga?
        Nem foi pelo erro dele que sofremos o golo nem nada.. nem pela falta de cobertura na zona dele..

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Fevereiro 14, 2020 at 5:20 pm

          Se te limitas a analisar o desempenho dele por aí…
          Temos formas de ver as coisas diferentes. Respeito a tua opinião, mas não concordo.
          Tendo em conta que ele nem estava a jogar com muita regularidade, a actuação dele foi uma surpresa. Esperava bem menos.

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 14, 2020 at 2:37 pm

        Motoqueiro,

        Battaglia, quer queiramos, quer não, já não voltará a ser o jogador que era depois da lesão terrível que sofreu na época passado nos Açores. Uma lesão daquelas penso que costuma deixar marcas. Na próxima época, seja quem for o treinador, gostava de ver uma aposta clara em Daniel Bragança a 6 e Doumbia a 8 (desculpa a insistência mas não descanso enquanto isso não acontecer). Penso que deveria ser testado, pelo menos, na pré-época.

        Quanto ao Eduardo, não tem nível para um clube como o Sporting e, além disso, nem todos os jogadores que se destacam nas equipas mais pequenas têm que ser opção para os grandes. E o Eduardo é um desses casos.

        Saudações Leoninas

        • Mike
          Posted Fevereiro 14, 2020 at 4:07 pm

          O Doumbia é um zero em termos de cultura tática. Critério nos posicionamento, definição de zonas de pressão e capacidade de decisão em espaços curtos. Não vejo nenhum treinador a tentar colocá-lo nessa posição por muito mau que esse treinador possa ser. Para isso mais vale, colocares o Daniel Bragança a 8. Se trabalhar mais a componente física, pode vir a tornar-se num box-to-box de grande qualidade.

        • josediogo
          Posted Fevereiro 14, 2020 at 3:29 pm

          Ainda não percebi bem onde joga o Daniel Bragança. É um 6? 8? Tem cabedal para jogar num meio campo a 2? Pergunta séria.

          • Mike
            Posted Fevereiro 14, 2020 at 5:32 pm

            Acho que já jogou a 6, a 8 e a 10 na formação pelo que nenhuma posição seria novidade para ele. O ano passado jogava como 6/8 na equipa de sub23 e este ano, parece ser mais um 10 no Estoril. Como referi no meu comentário, falta-lhe alguma capacidade física para jogar num meio-campo a 2. É um jogador baixo (1,69M) mas pode compensar isso com trabalho de ginásio. Quanto ao resto, ele tem o que é preciso para ser esse médio mas ainda não jogou na primeira liga pelo que é uma incógnita como se vai adaptar a um contexto mais exigente.

            • Artur Trindade
              Posted Fevereiro 14, 2020 at 9:01 pm

              Vamos parar de dizer que o Daniel tem 1.69. Isso aconteceu há anos atrás. Está com 1.80 e está a encher agora. O meu problema com o Daniel é a velocidade de reação ou intensidade com que joga.

              • Mike
                Posted Fevereiro 14, 2020 at 11:39 pm

                Há uns meses o Nuno Mendes aparecia com 1,69 M no transfermarket e agora já actualizaram para 1,83M. No caso do Daniel Bragança continua com 1,69M. Porque é que actualizam a altura de um jogador dos sub23 e não atualizariam a altura de um jogador do Estoril? Claro que tem 1,69M mais coisa menos coisa. Não inventes.

        • Artur Trindade
          Posted Fevereiro 14, 2020 at 3:10 pm

          O Battaglia não volta a ser o jogador que já foi, pela disponibilidade física que deixou de ter, mas isso não impede que continue a ser o jogador mais fiável no sector.
          Doumbia parece ser um 8, mas nessa posição tem que ter outra qualidade a organizar e no remate, gesto técnico que não existe no seu vocabulário, um 8 apenas defensivo é muito curto para o Sporting.
          Mas houve a adaptação a 6 (ainda muito débil) e agora talvez seja demasiado (com os seus fracos fundamentos táticos) pedir-lhe que volte a adaptar-se a 8.

          Esta declaração relativa a Eduardo faria todo o sentido no início de época, pois era a minha opinião.
          Se o considera qual a razão da fraca aposta, jogou muito bem recentemente, depois de longa ausência, e desapareceu novamente, não existe continuidade.

          É pena Silas ser incapaz de ter uma cultura de exigência, fazendo evoluir Wendel como um indiscutível.
          O facto de não poder levantar-se do banco, impede-o de trabalhar e torna esta aposta em si, apenas ridícula.
          Mas o Bragança já jogou na Liga para ver como aguenta o embate?
          Fazer a pré-época, não se sabe com que treinador, e logo se verá se fica ou é emprestado.
          A aposta a 6 tem que ser no Palhinha.

        • Mildio
          Posted Fevereiro 14, 2020 at 3:02 pm

          para quando pararem com essa conversa de Daniel Bragança a 6?? Algum dia um jogador com metro e meio pode ser um 6?? Daniel tem uns pés muito bons, mas ja viram o Daniel a lutar contra um Marega??
          Pedir o Daniel a 6 depois admiram-se das auto estradas que é o meio campo e defesa do Sporting.

          • Filipe Ferreira
            Posted Fevereiro 14, 2020 at 6:07 pm

            Kante? Makelele? Gattuso? Deschamps? Roy Keane? Lotar Matthaus? Fernandinho?

            • Mildio
              Posted Fevereiro 15, 2020 at 7:31 pm

              Respondendo um pouco a todos.
              primeiro ponto não estou a destruir o Eduardo, acho que tem muito por onde melhorar, e na falta de melhor faz parte do futuro do Sporting.. acho sobretudo que é mal gerido e não tem aproveitado as oportunidades.. acho que sobretudo a indefinição sobre a sua posição não o ajuda em nada.

              Em relação ao Daniel Bragança.. Sim Filipe Ferreira, todos esses que enumeras são jogadores baixos.. podes enumerar Costinha e petit também conhecidos aqui no burgo e com grandes carreiras na posição 6. ha no entanto caracteirticas que faziam deles trincos, que era a capacidade física.. não tinham altura ma tinham garra e capacidade de choque e sobretudo capacidade de desarme.. Verdade que não precisas de fisico para ser um excelente trinco, podes ter 1,5 metro e roubar a bola a um de 2 metros, como podes ter 2 metros e não roubar a um de 1,5.. precisas de poder de choque, e num futebol cada vez mais atlético e fisico, se não tiveres algo fisico sobretudo para a posição 6 é muito difícil de seres competente nisso.
              tal como diz o Mike nu meio campo a 2 o Daniel nunca pode ser o trinco, mesmo o 8 tenho duvidas.. tudo depende de quem for o trinco, mas é difícil.. vejam por exemplo a ultima grande dupla de meio campo a dos que tivemos.. vejam as características deles.. um William mais posicional e fisico, e um baixinho Adrien, mas com uma intensidade descomunal, capaz de defender e atacar.. capaz de fazer com que o trinco não saio da zona dele no momento defensivo, porque é ele quem faz a pressão ao portador da bola, assim o trinco não se desposiciona, e no momento ofensivo transporta a bola e faz chegar as zonas e colegas mais adiantados.. O Daniel não é nenhum destes jogadores.. é um meio de transporte e mais criativo, tem boa visão e capacidade de decisão, mas não tem o pulmão nem a entrega do Adrien nem o fisico do William. acho que é preciso definir muito bem as posições. é aqui que eu critico mais o Silas do que o Eduardo. é possível criar dinamicas entre os jogadores de modo a esconder as debilidades e a ampliar as qualidades.. por exemplo com trabalho era possível criar uma dinâmica battagila doumbia no meio.. battagila é o melhor a roubar bolas, mas é menos forte no transporte de bola.. doumbia é mais forte no transporte mas mais fraco a defender.. ou seja momento defensivo doumbia mais posicional e battaglia cão de caça a percionar o portador da bola, no momento ofensivo battaglia fica posicional e doumbia sobe no terreno.. e como a conversa aqui começou com Eduardo, seria possível também usar o Eduardo nesta dinâmica.. é preciso é trabalho e inteligência para isso.. coisa que o Silas fala bem mas não faz nada..
              Continuo a achar que o meio campo do Sporting é bom e com potencial..
              trincos: Palhinha e Fernandes; MC: Doumbia e Eduardo; MCO: wendel brangança. e ainda ficamos com battaglia como joker.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Fevereiro 14, 2020 at 2:54 pm

          O Battaglia pode não voltar à boa forma de antigamente, mas mesmo assim parece-me uma melhor opção que Doumbia. E Eduardo, a 8, pelo que já mostrou em Portugal, também me parece melhor que o marfinense.

          Tendo em conta que Wendel é sempre titular, e que Vietto vai ser aposta a 10, Daniel Bragança a 6 seria uma opção algo arriscada. Pelo menos num meio campo a 3. Não lhe reconheço grande capacidade defensiva. Posso estar muito enganado, mas acho que seria péssimo pois Wendel e Vietto não são assim tão fortes no plano defensivo. Palhinha já faria sentido.
          Além disso, creio que o Bragança tem jogado mais avançado no terreno no Estoril.

          Eu acho que Silas está atento aos treinos. Se Doumbia fosse assim tão melhor que o Eduardo, não tenho dúvidas que o marfinense teria jogado em Braga. Não jogou, e Eduardo esteve bem. Acho que isso significou o princípio do fim para Doumbia. Creio que deverá ser emprestado na próxima época.

Deixa um comentário