Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «Tenho um sonho, que é representar a Seleção, não sei se a portuguesa, se a brasileira»

Matheus voltou a falar do sonho de representar a seleção. O guarda-redes do SC Braga não sabe é qual, se a portuguesa ou a brasileira, já que tem dupla nacionalidade.

48 Comentários

  • Vermelhudo
    Posted Novembro 9, 2023 at 5:00 pm

    Pois ele tem o sonho, mas está dividido porque não quer fechar as portas a nenhuma. Tem dois amores e mas não tem a certeza de qual ele gosta mais.
    O “pobrema” é que nas seleções a galera gosta de gente fiel, ó Matheus. Seleção envolve a ideia de algum apego ao país que representas, tipo relação monogâmica, não pode ser “a coisinha que me apareceu e, olha, tava na altura de ser mãe”.
    ————————
    Do ponto de vista legal, ele pode ser chamado e pode jogar. Tudo bem. Do ponto de vista legal, o Melão dos excesso também pode ser chamado para ministro das finanças. Fará sentido? Enquadra-se no que é pedido?
    Com todo o respeito, Portugal qualquer dia parece alguns países dos Palop que recebem os jogadores que, por não passarem dos sub-21 portugueses, depois vão para as seleções A dos países de origem dos seus pais.
    Cada um sabe de si, mas o Tio ainda acha que as seleções deveriam ser compostas por gente que sente o hino e que não vê a seleção só como uma forma de melhorar a sua carreira.
    Já sei que isso é importante, já sei… mas há que ter também um pouco de decoro. O Pepe, por exemplo, jogou por Portugal porque quis. Tinha tudo para ir à seleção Br, jogava no maior clube do mundo, mas mesmo assim já tinha a sua decisão tomada há algum tempo. Não foi refugo.

    • lipe
      Posted Novembro 9, 2023 at 6:36 pm

      O que não falta na história dos selecionados portugueses são jogadores que podiam ter jogado por outros países mas naturalmente escolheram Portugal por se tratar da seleção mais forte (e europeia). Aí ninguém questionou a fidelidade.

      • Vermelhudo
        Posted Novembro 9, 2023 at 6:49 pm

        Pois se o fizeram apenas pelo facto de Portugal ser mais forte e europeu… então cabem na análise que o Tio fez.
        Assim falou o Tio.

      • Pablo
        Posted Novembro 9, 2023 at 9:47 pm

        Sim e mais, Pepe e Deco são aceites porque são bons e não porque sentem o país. Isso é treta, se fossem fracos a maioria era contra a naturalização…

  • Gato das Bolas
    Posted Novembro 9, 2023 at 5:00 pm

    “Ou a do Quirguistão. Aquela que me quiser, qualquer uma”

  • VaideMota
    Posted Novembro 9, 2023 at 5:10 pm

    Obrigado mas não. Diogo Costa e José Sá servem até depois da tua reforma.

  • Neville Longbottom
    Posted Novembro 9, 2023 at 5:30 pm

    Isto é ridículo, enfim.
    Por outras palavras: quero ter uma carreira internacional, onde nao interessa, desde que tenha.

    É o moralmente equivalente a “quero ter filhos. Com a minha mulher, a amante, a secretária nao sei. A primeira que me aparecer hoje à frente”.

    • lipe
      Posted Novembro 9, 2023 at 6:37 pm

      Se o Matheus fosse o mercenário que pintas não estava em Braga há algum tempo.

      • BrunoV
        Posted Novembro 9, 2023 at 7:05 pm

        Sim, porque haverá outro clube maior que o Braga que lhe garanta os minutos que ele quer e ainda lhe pague o salário! Claro que não!

        Se um clube lhe pagar o dobro, mas não lhe der minutos do que lhe vale? A não ser que esteja em final de carreira.

        É como um mercenário, do que lhe vale receber o dobro se vai para uma guerra com morte certa? (hiperbole)

        • lipe
          Posted Novembro 9, 2023 at 8:13 pm

          Vale o que vale mas o próprio revelou que recebeu uma proposta do United. Tendo em conta a qualidade de quem guarda aquelas redes, não sei se não teria minutos.

          O Matheus (ao que parece, não o conheço) é um gajo bastante religioso (Braga é interessante neste aspeto) e valoriza bastante o bem-estar da família. Daí que não tenha tanta facilidade em saltar à melhor oportunidade que apareça.

        • Boneco21
          Posted Novembro 10, 2023 at 7:43 am

          Ao longo dos anos existiram vários clubes a pagar mais e onde ele teria a titularidade quase garantida, e ele, quando o clube aceitava negociar, foi recusando, alegando estabilidade familiar e também de carreira. Ele logo nos primeiros anos em Braga disse que o seu objetivo era fazer uma carreira de muitos anos num só clube europeu. Meto as mãos no fogo por muito poucos jogadores, mas o Matheus é um deles, não tenho dúvidas nenhumas de que ele adora o Braga e é por isso que ainda não saiu.

          • Neville Longbottom
            Posted Novembro 10, 2023 at 8:01 am

            Curiosidade sincera: que clubes são esses? Nunca ouvi falar de nenhum interesse no Matheus mas (e sem qualquer ironia) deve ser mais culpa da minha desatenção.

            • Max K.
              Posted Novembro 10, 2023 at 5:36 pm

              Só de memória, foram noticiadas repetidas investidas do Nottingham Forest pelo Matheus neste mercado de verão, e não tenho a mínima dúvida que o clube inglês pagaria mais em salários.

      • Neville Longbottom
        Posted Novembro 10, 2023 at 8:00 am

        Mas eu não acho o Matheus mercenario. Eu acho que esta atitude dele não o qualifica como mercenario. Mais como oportunista, isso talvez.

    • Pablo
      Posted Novembro 9, 2023 at 9:44 pm

      Equivalencia estúpida. E outra, existem pessoas que não são muito patriotas, e gostam dos países em que viveram na mesma intensidade, eu por exemplo vivi em 3 países e gosto dos 3 no mesmo nível.

  • Dario Nunes
    Posted Novembro 9, 2023 at 6:16 pm

    Amo muito o meu país, ainda não sei qual é, mas que o amo, amo

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 9, 2023 at 6:54 pm

    Até acho que ele teria hipoteses em jogar na seleção brasileira, não me parece inferior aos habituais terceiros guarda-redes que o Brasil costuma convocar. Em Portugal não me oponharia a sua chamada, se for selecionável diria que seria a terceira ou quarta opção, superior ao Patrício é de certeza.

    • Pablo
      Posted Novembro 9, 2023 at 9:37 pm

      No Brasil é que tem lugar? Vives no mundo da lua mesmo…

      • Goncalo Silva
        Posted Novembro 9, 2023 at 11:07 pm

        O terceiro guarda-redes do Brasil tem sido o Lucas Perri. Achas que é assim tão superior ao Matheus?

        • Fireball
          Posted Novembro 9, 2023 at 11:39 pm

          O terceiro GR do Brasil é sempre um GR do Brasileirão para cumprir a quota “não-oficial” de jogadores do Brasileirão nas convocatórias. Com Ederson e Alisson o 3º GR nunca vai jogar, é só para fazer número, então é ótimo para cumprir essa quota.

  • BrunoV
    Posted Novembro 9, 2023 at 6:54 pm

    É um guarda redes fraco no contexto mundial e a nível nacional é mediano, logo falta-lhe muita qualidade!

    Aconselho a arranjar uma nova mulher e casar no país dela, obter a sua nacionalidade (país fora do top 100) e assim pode representar o país da sua mulher, só assim é que irá conseguir cumprir o seu sonho.

    Falta-lhe muita qualidade para representar Portugal e o Brasil.

    • Pablo
      Posted Novembro 9, 2023 at 9:35 pm

      O Galeno é que tem qualidade…

      • BrunoV
        Posted Novembro 10, 2023 at 2:45 pm

        Concordo contigo!

        Daí o meu comentário do Galeno no outro post!

        Se a sua clubite aguda não percebe sarcamo ou ironia (ainda escrevi cof cof para ajudar a perceber) o problema é seu!

        Mas eu esclareço, o Galeno não tem qualidade para a nossa seleção!
        O Pote devia de estar à frente do Galeno e não está aparentemente

  • Fireball
    Posted Novembro 9, 2023 at 7:00 pm

    Quero muito representar o meu país, só não sei é qual, mas tanto faz, é o que vier.

  • AndreChaves9
    Posted Novembro 9, 2023 at 8:27 pm

    Como este são quase todos mas os moralistas da treta dizem que não tem importância

  • BoaMike
    Posted Novembro 9, 2023 at 8:48 pm

    É possível amar dois países, depende muito do tempo que passamos e de como vivemos esse tempo.

    Agora os jogadores têm muitas facilidades em ter a nacionalidade…
    Matheus não sabe é falar neste mundo futebolístico, disse o que pensa ( quer ter visibilidade).

    Para um Braga (e não estou a ofender o clube) chega, para mais que isso é fraco.
    Brasil com Ederson e Allison não tinha possibilidade.
    Diogo costa apesar de alguns erros é superior ao Matheus

  • Knox_oTal
    Posted Novembro 9, 2023 at 10:02 pm

    Para mim a diferença entre um clube e uma selecção é que numa selecção deveria haver um compromisso e identificação além da profissional, sobretudo quando esse compromisso tem como prioridade o sucesso colectivo de uma nação futebolística e não apenas cumprir objectivos individuais de carreira!

    Ora sendo assim, este jogador, na minha óptica, nunca poderá representar Portugal internacionalmente no futebol (e sim tem TODOS os direitos e DEVERES de outro português qualquer, não é isso que está em causa como é óbvio… não vale pena misturar).

    Este discurso para mim é da mais pura hipocrisia, sendo que muitos os que criticam agora o Matheus se calhar aplaudiram o Otávio ou Deco… que, surpresa, estavam no mesmo contexto – iriam representar a primeira que aparecesse! Pois não lhes interessa muito que cores representam, queriam era o prestígio de participar em competições internacionais! Na minha opinião, independentemente da qualidade individual, nem o Matheus, nem o Deco ou o Otávio (já para não falar dos casos ridículos de Liedson ou Dyego Sousa), deveriam representar (ou ter representado) Portugal. Há coisas que não deviam ter preço…

    E para quem ache que isto é algo contra os brasileiros em particular, tenho a mesma opinião para com jogadores como Fábio Carvalho ou Bruma… não têm o compromisso e a identificação colectiva necessária para representar o nosso Pais, percebo que queiram tirar o máximo partido das suas carreiras… mas que o façam longe das Quinas, não fazem falta!

    A excepção acaba por ser o Pepe, e as naturalizações deveriam ser isso mesmo excepções, já que o portista, por todos os defeitos/cenas tristes que possa ter (e desportivamente têm muitos por onde escolher) pela selecção deu sempre TUDO… aliás tenho pouca dúvidas que se sente português, coisa que nunca senti com Deco por exemplo (é uma impressão logo vale o que vale claro!)!!!

    Resumindo, obrigado pela atenção Matheus, mas não obrigado! Escolhe outra bandeira para o teu sonho e que continues a tua boa carreira nos Guerreiros do Minho! Espero que o senhor seleccionador não invente, não há qualquer necessidade havendo Diogo Costa, José Sá, Rui Silva ou Rui Patrício (que neste momento talvez já não devesse ir em primeira intenção, mas para eventual 3o redes ainda é aceitável).

    Saudações desportivas

    • Knox_oTal
      Posted Novembro 9, 2023 at 10:05 pm

      E já agora, idem aspas para Anthony Lopes! Excelente redes, mas não tem compromisso ou vontade?!? Não faz falta…

    • Goncalo Silva
      Posted Novembro 9, 2023 at 11:04 pm

      Pepe é exceção porque sempre deu tudo pela nossa seleção… parece-me um argumento fraco já que para o mostrar tem de poder jogar pela seleção. Como é que sabes que Matheus ou Otávio não fariam o mesmo?

      • Neville Longbottom
        Posted Novembro 10, 2023 at 4:24 am

        Eu não percebo é porque é que dar tudo pela seleção é argumento. Se o Zidane desse tudo pela seleção portuguesa (com raiva de cão mesmo) isso fazia dele selecionavel?

        • Knox_oTal
          Posted Novembro 10, 2023 at 9:44 am

          Como é óbvio, esse não é o único aspecto a considerar! Por mim pelo menos … E sobre o Pepe, embora seja subjectiva como apreciação, parece-me genuína a sua identificação como português, além de não me lembrar de discursos deste tipo da sua parte! Depois, tem o seu “lado mau” (sendo simpático) desportivamente sim, mas o compromisso com as Quinas pareceu-me sempre inequívoco!

          Saudações desportivas

        • Mantorras
          Posted Novembro 10, 2023 at 11:30 am

          Se tivesse a nacionalidade portuguesa, sim. Todos os atletas mencionados tem a nacionalidade portuguesa, e no contexto de seleccao, e um pre-requisito para que sejam chamados, logo. Isto, embora implicito, e obvio para qualquer pessoa. Sei que tens dificuldade em enquadrar situacoes em contextos, mas aqui e so “seguir as setas”.

          • Neville Longbottom
            Posted Novembro 11, 2023 at 9:41 pm

            Acho que sou mais limitado do que isso e, tal como para uma criança, tens de fazer um desenho. Ou cagar simplesmente.

      • Knox_oTal
        Posted Novembro 10, 2023 at 9:39 am

        Bem, também não me lembro do Pepe ter este tipo de discurso! E quando falo de dar tudo, que é subjetivo admito, refiro-me igualmente ao tal compromisso, nomeadamente emocional, que no Pepe me parece inequívoco. Não me lembro de ter grandes “dilemas”, é só um jogador a representar o seu país… Portugal tão simples e só! Mais alguns argumentos fraquinhos…

        É verdade igualmente que se o Matheus nunca jogar, nunca teremos o contraditório, mas verdade seja dia, com discursos destes o “cartão de visita” não é famoso! Discurso que ele optou ter… mas não te preocupes ainda o vais ver com as Quinas ao peito muito provavelmente, infelizmente!

        Bom fim de semana!

    • BAFANA BAFANA
      Posted Novembro 10, 2023 at 10:16 am

      Minha opinião: tem passaporte Português? É eligivel.. No entanto, também concordo com o argumento de que a seleção deve ser algo que tu toda a vida lutes para lá chegar e que te faça sentir que estás a defender o teu país, e não como é nos JO ou mesmo no futsal (ainda bem que está a melhorar) que é um pouco bandalheira.

      Em relação ao que disseste, não concordo com metade.

      Argumento do Pepe é fraco.. O Pepe é eligível porque? Porque o rapaz se mudou para cá com 17 anos e já viveu cá mais de 10 anos. Tem os filhos a viver e a estudar em Portugal. Já vive há mais tempo fora do Brasil do que de Portugal.
      Outro é o Dyego Souza (não concordei com a chamada dele pq não achei que tinha qualidade). Vi uma entrevista dele que falava que a filha dele tinha nascido em Portugal e que estudava na escola cá e que toda a sua vida conhecia a realidade portuguesa. Ele já vivia há uns 8 anos em Portugal quando foi chamado. Toda a sua vida era cá, tinha um carinho especial pq este sempre será o país da filha. Porque é que não é eligível? Se calhar tem mais amor pelo nosso país do que um comum Tugão.

      Bem, mas isso são opiniões. Nunca iremos todos concordar

      • Knox_oTal
        Posted Novembro 10, 2023 at 11:59 am

        Quanto ao Pepe, não me quis alongar no comentário inicial porque pensei que era implícito… parece que não! Mea culpa!!! Concordo obviamente com o que dizes sobre ele, tem ligações fortes, tem uma identificação e compromisso emocional inequívocos e fez grande parte da sua vida em Portugal!

        Quanto ao Dyego, admito que desconhecia esses aspectos que referiste! No entanto, no seu caso, o que não me pareceu lógico foi o timing da convocação… Foi mais um daqueles casos que alimentam a suspeição que algumas convocatórias servem outros interesses, com a particularidade adicional de ser um naturalizado e com um impacto quase nulo na selecção!

        Saudações desportivas

    • prpaulorossi
      Posted Novembro 10, 2023 at 4:49 pm

      Estava capaz de jurar que o Pepe sempre quis jogar pela seleção portuguesa, inclusive acho que o referiu no inicio da carreira quando ainda estava a aparecer…

    • Syd Barrett
      Posted Novembro 11, 2023 at 4:17 am

      Segundo constou na altura, Matheus Nunes e Otávio estavam pré selecionados para o Brasil e ambos rejeitaram.
      Vale o que vale, mas o Deco deu uma entrevista há uns anos onde disse que seria fácil para ele ir à seleção brasileira e foi escolha pessoal representar Portugal. Quando foi chamado não sei se seria escolhido para o Escrete, mas em 2004/05/06 seria de certeza ( bola de prata )

      • Neville Longbottom
        Posted Novembro 11, 2023 at 9:45 pm

        O Matheus não estava pre convocado. Estava convocado mesmo. O Otávio nunca ouvi.

        Mas eu sou contra a chamada do Matheus também. Ele é que sabe mas com a informação que tenho, talvez fosse mais feliz no Brasil.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Novembro 10, 2023 at 8:36 am

    Estamos a ver estes jogadores a continuarem a viver ou a voltar cá depois de se reformarem? Isso não dá para usar como critério formal, mas é o que conta.

    • Syd Barrett
      Posted Novembro 11, 2023 at 4:09 am

      E os nascidos em Portugal e vivem fora também deviam ter sido excluídos?
      O Deco vive em Espanha, deveria ter ido à Roja?
      O Otávio que é tão criticado não perde oportunidade de vir ao Porto e já afirmou que quer viver aqui no futuro. Passou o teste e pode continuar a ser chamado então?
      Deve ser chamado quem tem passaporte português, qualidade para acrescentar à selecao e vontade de representar o País.

  • Heathcliff
    Posted Novembro 10, 2023 at 10:47 am

    Se não sabe qual selecção defender está respondido, não tem que ser chamado a nenhuma. Selecção não é clube e cada vez mais olham para ela como apenas uma montra e não um orgulho. Adeus Matheus.

  • Mantorras
    Posted Novembro 10, 2023 at 11:43 am

    Nao vejo nada de errado no que o Matheus diz. Acho facil entender que alguem ame o seu pais, se mude, e acabe a amar outro. Isto acontece com muita gente, aconteceu comigo, por exemplo, e nao tem sequer nada de ultra fascinante, quanto mais de “errado”. Alem disso, e legitimo que um atleta que nunca jogou a nivel de seleccoes seniores, ja com 31 anos, tenha esperanca e vontade de o fazer, e tendo duas possibilidades, nao se importa com qualquer uma delas.
    —-
    O resto depende das regras e segundo as regras ele e seleccionavel. Aqui todos temos a nossa propria opiniao, mas nao batam tanto numa pessoa so porque nao lhe apeteceu medir muito as palavras, nem andou a meter almofadas a volta do sitio onde falou para o caso das palavras dele “cairem mal”. Quando se bate nos poucos que ainda dizem mais ou menos abertamente o que pensam estamos a contribuir para as declaracoes cheias de rodeios, politicamente correctas, onde se declara amor a tudo, gloria a Deus, e se fala na terceira ou se dizem coisas tipo “caminho se faz caminhando”.

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 11, 2023 at 9:38 pm

      Eu não acho legítimo.

      Mudar de país e gostar do novo país não significa que seja legítimo jogar pelas duas seleções.

      O tema aqui não é amar dois países. Até podíamos amar 50.

  • Pao com Presunto
    Posted Novembro 10, 2023 at 6:51 pm

    O Jonas andou a fazer golos aqui uma década? Oi? Estavam a falar da diferença que é estar em Portugal ou noutra liga superior, não me escapou nada, pois não?

    E a teoria de não se convocarem jogadores do Braga é mais ou menos como a do Sporting (CP) ter de ter mais convocados: não faz grande sentido.

    Enfim, estamos a falar de uma das melhores selecções do mundo. De qualquer forma, penso que se um dos 3 habituais se lesionar é que eventualmente o Matheus terá hipótese. É uma posição muito específica.

Deixa um comentário