Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Um pouco da arte do maestro Rui Costa

38 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 21, 2020 at 5:32 pm

    Além do facto do Rui Costa ter uma técnica apuradíssima a sua real vantagem sempre foi a forma superior com que colocava o corpo, a recepção de outro mundo e o seu remate fulminante.

    Hoje podem haver jogadores com a mesma técnica (mesmo no Seixal existem jogadores assim) mas nenhum tem a mesma locomoção, a mesma forma de colocar os apoios e as fintas de corpo.

    Hoje os miudos passam a maior parte do tempo sentados a jogar playstation, por muita técnica que tenham com a bola, nunca na vida poderão ter uma locomoção superior como jogadores do nível de Rui Costa. (Houve um estudo que provou que os jogadores da península arábica são muito inferiores ao resto dos jogadores devido ao facto de usarem as conhecidas túnicas árabes desde crianças, como podem ver até isso influencia a locomoção dos miúdos).

    Podemos comparar com o próprio Modric que é uns 10 anos mais novo do que o Rui Costa e apesar de ter o mesmo nível técnico a locomoção é inferior ao Rui Costa.

    Jogadores como o Rui Costa conseguiam driblar qualquer adversário apenas com um pequeno movimento do corpo. Essa destreza de movimentos perdeu-se totalmente.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 22, 2020 at 8:39 pm

      Bravo, muito bom comentário!

    • Chico
      Posted Abril 21, 2020 at 6:37 pm

      Um excelente comentário. Disse tudo de uma forma extremamente simples. Zidane, Bergkamp, Cruyff, Rui Costa tinham essa destreza que se foi perdendo. O Taarabt é a prova disso mesmo: nem é um jogador com um toque de bola por aí além, a bola não fica colada ao pé nas receções, mas as fintas de corpo e a sua destreza são os aspetos que o diferenciam na verdade.

  • RicardoFaria
    Posted Abril 21, 2020 at 4:31 pm

    Que qualidade, que classe.. Rui Costa era incrível.
    Um dos melhores de sempre do futebol português, sem dúvida!
    Infelizmente já não se fazem jogadores assim..

    Saudações DesPortistas!

  • Mike-UK
    Posted Abril 21, 2020 at 3:52 pm

    Este sacana deste Covid tem levado ao reacender do filão da nostalgia no que ao futebol diz respeito – ainda ontem me perdi umas duas horas no youtube a ver videos de Zidane, Figo, Scholes, Recoba, Riquelme, Aimar, Litmanen, Bergkamp, Rivaldo, Kewel, Del Piero e no meio lá estava o maestro Rui Costa.
    O futebol perdeu este instinto, os jogadores tornaram-se muito mais atléticos e evoluídos fisicamente (regra geral) o que fez com que se perdesse algum deste romance… arrisco mesmo em dizer que o adeus de Messi será o adeus do romance (no verdadeiro sentido do termo caraças, sem pudor: fazer amor com a sacana da bola…)

  • Chico
    Posted Abril 21, 2020 at 2:54 pm

    O melhor médio criativo português de todos os tempos. Realmente já não há jogadores deste perfil, com classe, inteligência, criatividade e uma destreza de movimentos inigualável. Verdadeiros camisas 10 que faziam os outros jogar ao seu ritmo com a maior das tranquilidades. Zidane e Rui Costa vêm à cabeça. Tenho muita dificuldade em nomear jogadores atuais no mesmo estilo. Talvez o Ozil, mas nunca conseguiu controlar os ritmos do jogo como estes dois. À nossa escala, o Taarabt também dá ares.

    • Givanildo Vieira de Sousa
      Posted Abril 21, 2020 at 5:32 pm

      Acho-o mais parecido ao David Silva.

      • Chico
        Posted Abril 21, 2020 at 6:34 pm

        O Antonio Clismo explicou as diferenças muito melhor que eu no comentário dele. Vai muito para além do toque de bola, da execução do gesto técnico em si com o pé. Um Bergkamp, um Zidane, um Rui Costa, tinham uma elegância brutal devido às fintas de corpo, orientação para a bola. O jogo parecia que parava quando a bola lhes chegava mas na verdade acelerava, eles é que simplicavam imenso o futebol devido exatamente à questão da LOCOMOÇÃO e DESTREZA DE MOVIMENTOS. Hoje há muito poucos jogadores desse estilo, se é que há algum. O David Silva é muito bom, mas não se enquadra aí.

      • Chico
        Posted Abril 21, 2020 at 6:30 pm

        Não acho. A qualidade no passe sim, mas não tinha a destreza de movimentos, a elegância e a calma dos mencionados. É uma questão de estilo mais que outra coisa. Talvez seja da diferença de alturas, mas não vejo a mesma classe nas receções orientadas, passes de primeira e fintas de corpo que os outros mencionados tinham, sem nunca perder o equilíbrio ou sentido de jogo. Acho um médio um pouco diferente, mais mexido, apesar de ser talvez o que mais se aproxima de um 10 puro na elite do futebol da década passada, para além do Ozil.

    • Chico
      Posted Abril 21, 2020 at 4:47 pm

      Tenho que mencionar Bergkamp, Riquelme e Rivaldo.

  • Bio
    Posted Abril 21, 2020 at 2:52 pm

    Que categoria! Tenho muitas saudades de o ver jogar!

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 21, 2020 at 1:52 pm

    Il maestro ❤❤❤❤

  • Kacal
    Posted Abril 21, 2020 at 1:35 pm

    Sempre a jogar com uma classe e tranquilidade incríveis, sabendo bem o que fez com elegância máxima. Rui Costa foi top!

  • Pulga
    Posted Abril 21, 2020 at 1:26 pm

    O que mais me surpreende nestes grandes jogadores do antigamente é a facilidade a deixar adversários para trás quando aceleram. Nos dias de hoje, que jogadores conseguem fazer isso? Neymar, De Bruyne? O próprio Messi derivado da idade já começa a custar.

    Porque é que isto acontece? Fisicamente não conseguem? Derivado à evolução da Ciência, os jogadores são mais equilibrados fisicamente? O campo é mais pequeno com a evolução dos treinadores?

    Isto talvez seja tudo verdade, mas acredito que se pusessem o Zidane ou o Rui Costa no futebol atual eles deixavam na mesma 2 ou 3 para trás.

    Com isto chega-se à velha história do futebol de rua. Hoje em dias, todos os miudos são treinados desde os 6 anos, incentivados a jogar a dois toques, muito mecanizados para corresponder ao futebol ideal dos treinadores que muitas vezes nem formação têm.

    A resposta à pergunta inicial caminha mais para este ponto, mas esta questão merece ser melhor pensada.

    • Mantorras
      Posted Abril 21, 2020 at 3:00 pm

      Talvez seja equilibrio fisico e persistencia dos defesas. Hoje o espaco e tao menor que esta sempre alguem perto a chegar, e o defesa que foi ultrapassado nao desiste porque a ajuda esta a chegar. Tambem ha outra mentalidade defensiva em todos os jogadores, nao apenas nos defesas. Nao sei, mas sao os meus 2 tostoes.

      • B.Jardim
        Posted Abril 21, 2020 at 9:39 pm

        Concordo Mantorras. Acho que muita da dita falte de classe dos jogadores de hoje se deve mais à qualidade dos defesas e da defesa do que propriamente a perse de qualidade dos atacantes.

  • HeberPrincipe
    Posted Abril 21, 2020 at 1:25 pm

    Dos médios que mais tenho saudades ver

  • HeberPrincipe
    Posted Abril 21, 2020 at 1:23 pm

    Tinha me esquecido quão horrível o equipamento rosa do benfica foi ?

  • Filipe Ribeiro
    Posted Abril 21, 2020 at 1:19 pm

    É uma pena já não se poder ver jogadores desta elegância no futebol actual.
    Rui Costa foi o máximo da elegância num campo de futebol.

  • Sai_da_frente_Guedes
    Posted Abril 21, 2020 at 1:13 pm

    O Rui Costa foi o melhor 10 português que vi a jogar… Sendo que o Deco era brasileiro quando se tornou Português não tenho a menor dúvida que o Deco era mais brilhante do que o Rui Costa, o melhor Deco era superior ao melhor Rui Costa!

    • Chico
      Posted Abril 21, 2020 at 4:53 pm

      O Deco era um híbrido de 8 e 10. Rui Costa foi um dos últimos 10 puros com poucas preocupações defensivas, mas com ainda mais classe e mais qualidade técnica.

      • Sai_da_frente_Guedes
        Posted Abril 21, 2020 at 8:00 pm

        Discordo, Chico Deco era um dez puro, no Barcelona tornou-se num híbrido nesse jogador, porque tinha uma capacidade de recuperação muito boa e até no desarme era bom jogador, mas o Deco no Porto era um 10 puro com um elegância fenomenal.
        Eu achei mais jogador o Deco do que Rui e digo isto quando, era miúdo dois do meus jogadores preferidos, eram o Rui Costa e o João Pinto e o meu clube é Vitória de Guimarães.

    • Mantorras
      Posted Abril 21, 2020 at 2:59 pm

      Sou capaz de concordar contigo, mas todos nos vimos o Deco no seu auge em Portugal, todos os fins de semana, enquanto nenhum de nos viu Rui Costa no seu auge, quando chegou a Italia. Se do Deco ja nao ha assim tantos videos, do Rui Costa ainda menos… eram outros tempos. De qualquer forma, do que vi, concordo contigo.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Abril 21, 2020 at 4:41 pm

        Nenhum de nós não,davam muitos jogos dele na Fiorentina na TVI e depois davam todos os jogos da Fiorentina na Sportv em 98 se não estou em erro.

        • Mantorras
          Posted Abril 21, 2020 at 5:26 pm

          O Rui Costa foi para a Fiorentina em 94 e saiu para o Milan em 2001. Creio terem sido 7 epocas… se contarmos 34 jogos por ano, nessas 7 epocas, quantos desses jogos viste mesmo da Fiore? Tens ai 238 jogos, eu pelo menos, sei talvez tenha visto 1/10 desses jogos… e nem sei quantos ao certo passaram na TV, mas atiro assim por alto. No entanto, eu vi praticamente TODOS os jogos do Deco no Porto, tenham sido 200 ou 300… vi-os praticamente todos.

          Sim, eu nao acho que tenha visto o Rui Costa no seu auge permanentemente como vi Deco, para poder apreciar na totalidade a carreira de um, como apreciei a de outro.

          Mas isso sou eu…

          • Filipe Ribeiro
            Posted Abril 21, 2020 at 6:40 pm

            Pois és tu, davam vários jogos na TVI na altura não todos da Fiorentina no campeonato mas apanhava bastantes e dá taça também, depois quando em 98 apareceu a Sportv davam TODOS os jogos da Fiorentina.
            Por isso EU vi mais jogos do Rui Costa do que o Deco porque nunca me interessou muito ver jogos do Porto, Barcelona e Chelsea.
            Mas isto sou eu…

            • Mantorras
              Posted Abril 21, 2020 at 10:12 pm

              Uau.

              • Filipe Ribeiro
                Posted Abril 21, 2020 at 10:47 pm

                Fantástico não é?
                Para não falares pelos outros nem de cor.

                • Mantorras
                  Posted Abril 22, 2020 at 11:44 am

                  Era ironico, meu caro. Foi assim impressionante ao nivel duma parede branca. Estava

                  1. Atenta no contexto, estamos a comparar dois jogadores, e eu refiro que nos nao vimos o suficiente de um deles. Tu ficas alucinado de raiva e vens colocar os pontos nos jotas argumentando “Vens aqui falar por mim pah? Olha eu aqui nesta foto a ver esse tal jogador em 1997! Eu nao via era o outro…”. Zero contribuicao para a questao, pelos vistos tambem so viste um deles. Uau!

                  2. Atenta na matematica, em relacao aos jogos/epocas. E eu so referi a liga… Faz as contas ao que acompanhaste e ao que nao acompanhaste e diz la se nao teras ficado pelos 1/10, da carreira, descritos acima? Claro que sim, tu e os outros. Esses, eu tambem vi, mas a mim soube-me a pouco… porque para mim nao e igual a ver todos os jogos durante 8 anos… e isso pode influenciar a minha opiniao, foi a unica ressalva para o meu comentario inicial em relacao a valia de ambos os jogadores, e o unico motivo pelo qual foi mencionado isto… nao foi para arreliar o menino, isso foi so na cabeca do menino. La esta: Uau!

                  No fundo, nao se aproveitou nada. Foi mesmo parvoice tua.

    • Valderrama
      Posted Abril 21, 2020 at 1:30 pm

      Também acho que era superior, não sei se era mais brilhante.
      Deco já era um número 10 moderno, Rui Costa deve ser dos últimos 10 à antiga

      • Sai_da_frente_Guedes
        Posted Abril 21, 2020 at 2:16 pm

        Valderrama, na minha opinião Deco tinha mais recurso técnicos que o Rui Costa, aquele que fez no Porto foi de genialidade incrível, ele era verdadeiramente um 10 com rasgo e um qualidade passe fenomenal, basta ver o vídeo que o VM colocou há uns dias de um jogo Lyon vs Porto aonde Deco faz duas assistências monstruosas !

        • Valderrama
          Posted Abril 21, 2020 at 2:22 pm

          Atenção que eu também acho o Deco genial. Não acho é que se distinguisse do Rui Costa na questão do rasgo nem da qualidade de passe (porque Rui Costa também tinha essas qualidades para dar e para vender). Acho que Deco talvez fosse superior na capacidade de “esconder” a bola e era claramente superior na vertente defensiva

  • André Dias
    Posted Abril 21, 2020 at 1:01 pm

    Não há outro jogador que me tenha deixado mais saudades de ver no Benfica. Classe, criatividade e elegância sem igual.

  • Knox_oTal
    Posted Abril 21, 2020 at 12:42 pm

    Pura classe!!! Caso para dizer… “aqueles pés tinham olhinhos!”

  • AndreChaves9
    Posted Abril 21, 2020 at 12:40 pm

    Que saudades dos jogadores deste tempo. Mais uma vez a pena de ter ido para a fiorentina e ter lá ficado tanto tempo

  • Valderrama
    Posted Abril 21, 2020 at 12:37 pm

    Ainda ontem a propósito do Zidane se falava aqui no blog de classe. Dentro dos portugueses que vi, e houve alguns jogadores portugueses com muita elegância no seu jogo (Pedro Barbosa, Figo, Capucho, Domingos, Bernardo, Deco, Paulo Sousa), o maestro é mesmo o rei

Deixa um comentário