Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Van Persie defende criação da BeNeLiga

Boa ideia?

Robin van Persie, antigo avançado do Arsenal, Man Utd e Feyenoord, acredita que a junção da liga belga e holandesa era benéfica para os clubes dos dois países. “Para ser sincero, eu sou favorável a uma BeNeLiga. Todos querem jogar o máximo possível de jogos de alto nível. É isso que melhora a equipa. Os grandes clubes holandeses muitas vezes defrontaram equipas fracas. Por que não substituir esses conjuntos pelos grandes emblemas belgas, como Anderlecht, Gent ou Genk?”. Esta afirmação surge numa fase que há estudos que apontam que a criação da BeNeliga, que já está a ser trabalhada pelos Anderlecht, Brugge, Standard Liège, Gent, Genk, Ajax, PSV, Feyenoord, Vitesse, Utrecht e AZ Alkmaar, podia gerar receitas de 400 milhões de euros.

33 Comentários

  • Kafka
    Posted Março 20, 2020 at 9:29 pm

    Tudo o que signifique aumentar o número de potencias consumidores, tem sempre grandes probabilidades de dar certo, porque aumenta potencialmente as receitas…passaria a ser uma Liga para 30 milhões habitantes, ao contrários dos actuais 18-Holanda e 12 Belgica, nesse ambito um campeonato com 30 milhões tinha tudo para se estabelecer como inequivocamente o melhor fora os big-5 porque as receitas iriam disparar

    • Joga_Bonito
      Posted Março 20, 2020 at 10:37 pm

      Eu só seria a favor disso se fosse uma liga aberta, em que todos pudessem descer ou subir. Contudo tenho algum cepticismo sobre os efeitos disso nos mais pequenos.
      Mas se fosse uma liga aberta e com um número razoável de clubes (tipo 20 clubes) poderia fazer sentido.
      Mas sou mais a favor que se tentem fazer competições regionais que unam países que têm culturas em comum. Já aqui sugeri uma taça da lusofonia, descartando a inútil Taça da Liga. Poderia ser vantajoso para todos. O mesmo poderia acontecer entre os países do Benelux, ou países escandinavos e das ilhas britânicas. Poderia ser uma boa forma de dar mais receitas, competir-se contra equipas melhores, não prejudicando verdadeiramente ninguém.
      O que eu censuro em declarações como as do Van Persie ou do presidente da Juve há uns dias é a ideia de elitizar as ligas e excluir os mais pequenos.

      • João Lains
        Posted Março 21, 2020 at 3:08 am

        Mas em algum momento se falou em liga fechada? O objectivo é começar com 10 equipas holandesas e 8 belgas, 11 das quais, as que surgem mencionadas em cima.

        • Joga_Bonito
          Posted Março 21, 2020 at 11:57 am

          O tipo de linguagem usada “os emblemas holandeses jogam contra equipas fracas, porque não substituí-los por equipas belgas grandes” é o mesmo discurso da superliga, é a exclusão dos pequenos e a ideia de uma liga em que só joga uma elite. O discurso do Van Persie sugere isso e mesmo que no início fosse aberta seria um passo para uma liga fechada. Sou totalmente contra.

        • Raul - o velho
          Posted Março 21, 2020 at 11:59 am

          Mas em algum momento se falou em liga aberta? O que se depreende de “Os grandes clubes Holandeses muitas vezes defrontam equipas fracas. Porque não substituir esses conjuntos pelos grandes emblemas Belgas(…)”, é que o objectivo é realmente pegar nos grandes dos dois países e fazer uma liga entre eles, retirando os conjuntos mais fracos da equação. Aliás, caso fosse uma liga aberta, isso não daria a possibilidade de os grandes clubes descerem e os pequenos subirem, voltando a trazer jogos desequilibrados?

  • Joga_Bonito
    Posted Março 20, 2020 at 9:36 pm

    Disparate total.
    Então todos os jogos têm de ser contra equipas do mesmo nível? E depois os jogadores queixam-se que jogam demasiado e que estão estafados, a lógica da competição leva a que haja jogos de graus de dificuldade distinto, não existe tal coisa como clássicos todas as semanas.
    Aliás isso tiraria interesse ao próprio jogo em si, o que torna um jogo grande algo fantástico é o climáx de dificuldade crescente que rodeia esses jogos, sabendo-se que por vezes decidem campeonatos. É a raridade de defrontar em todos os jogos os melhores que dá a isso um gosto especial.
    Muitos não compreendem que a excessiva nivelização seja do que for, seja para baixo, ou seja para cima acaba a ser lesiva.
    Demasiados clássicos tornam esses jogos algo chato, além de aumentarem as hipóteses de serem jogos mais defensivos, pois todos temem defrontar o adversário.
    E depois há o argumento dos pequenos nisto, eles não têm o direito a crescer? O que o Van Persie propõe é uma espécie de Superliga dos países baixos e isso sou contra.
    Para haver competitividade um elemento essencial é a sede de conquista e isso acarreta teres clubes que ainda nada são mas querem crescer, uns que são grandes mas querem ser maiores, uns que são os maiores e quem manter esse estatuto.
    Por isso, nivelamentos excessivos seja do que for matam essa procura.
    Podem apostar que se isso fosse implementado a maioria dos jogadores ia-se queixar que tinham demasiados jogos difícieis.
    E isso acarretava matar a hipótese de os pequenos crescerem, logo é injusto e imoral.
    Querem ter ímpeto a jogar? Joguem com prazer, com ginga, é a falta disso que tornou este futebol actual tão sensaborão. Quem não se lembra do show de R10 contra o Athletic? Recuperem é a alegria de jogar, voltando ao futebol na sua essência mais pura e verão que se divertem e bem a jogar e deixem-se de estupidezes de superligas e ligas fechadas e tretas afins…

    • T. Pinto13
      Posted Março 20, 2020 at 10:17 pm

      Concordo com tudo

    • Vespas
      Posted Março 21, 2020 at 10:38 am

      Na minha rua no Porto há mais população que em Moreira de Cónegos e eles tem um clube na primeira liga, sem dever dinheiro a ninguém. Os pequenos podem crescer sim, juntar estas duas ligas não implicas que os clube ficam sem hipóteses de jogar na primeira divisão. Essa premissa não faz sentido.

      E o que anda a fazer o Eibar na primeira divisão? Paranhos tem quase o dobro da população de Eibar e não tem nenhum clube na primeira divisão Portuguesa, isto implica que o Salgueiros poderia com mais facilidade jogar na primeira liga espanhola (se fosse o caso) do que o Eibar.

      Imaginem a Liga Portuguesa com clubes da andaluzia também. De repente o Sevilla, o Bétis, Granada, Cadiz, Málaga e Almeria na nossa liga traria pelo menos mais 3 grandes (os clubes de sevilha e o Málaga) e pelo menos 3 clubes maiores que o Braga ou o Vitoria SC.

      Não iam gostar é de ver o vosso clube não ser campeão nem ir à champions, e isso fica-vos mal. Eu prefiro ver um Porto-Almeria do que um Porto-Tondela. A generelidade das pessoas gosta da liga alemã pela competividade, não da liga escocesa.

      Por cá falamos dos clubes perderem muito tempo e está tudo bem, desde que os grandes sejam campeões e não desçam de divisão…

      • Joga_Bonito
        Posted Março 21, 2020 at 1:11 pm

        Comentário sem nexo e mais uma posta dos três pinheiros. Quem ia ser mais prejudicado eram os pequenos, os grandes até poderiam crescer com isso, o Benfica tem milhões de adeptos e só ganhava com um mercado maior mas os pequenos é que perdiam. Nunca na vida iam competir contra Real e Barça, e tu vens com essa cassetinha do “vocês é que não querem que o vosso deixe de ser campeão”? Que ridículo, o que merecias é que isso fosse aplicado e os pequenos fossem todas para a III divisão e depois iam queixar-se.
        O mais ridículo é dizeres que os grandes temem é nunca serem campeão e depois dizer absurdos como “o que anda o Eibar a fazer na primeira divisão?”, meu caro o senhor calado é um poeta.
        Quase desejo que lhe aconteça isto para daqui a uns anos guardarmos estas pérolas e quando vierem aqui chorar espetarmos com o que diziam nem há uns anos.
        O Benfica deve ter para cima de 10 milhões de adeptos, tinha condições claras para ser muito forte numa liga ibérica, aliás o que faz o Benfica ter menos dinheiro é não competir numa liga mais forte. Por isso até falo à vontade, porque acho que o Benfica deve crescer mas de uma forma que não implique a sua saída da liga lusa, haveriam outras soluções.
        O mais ridículo é haverem pessoas que só saem a perder com isto e vêm mandar postas patéticas , porque decerto foram das que comerem a propaganda que anda a ser vendida a favor dessas tretas de ligas fechadas (porque é isso que se está a preparar) e acham-se muito espertos.
        Tens a noção do absurdo que dizes? O Salgueiros ter o dobro da população que Eibar conta zero porque a maioria da população de Paranhos é portista ou benfiquista, ia contra bola se fossem ou não para a liga ibérica, aliás se muitos clubes pequenos nem sobrevivem bem na liga lusa iam mesmo sobreviver numa liga ibérica, que ridículo.
        Quem tem a temer com descidas são os pequenos de Portugal que decerto eram engolidos.
        É incrível o que uma enorme dose de propaganda com sound-bytes faz ao cérebro de alguns, é cada uma que se lê…

    • AndreADG
      Posted Março 21, 2020 at 12:38 pm

      Eu discordo com tudo o que o joga_bonito disse. Continua a ser uma liga normal, apenas implica reestruturar todo o sistema nacional de futebol dos 2 paises, juntando. O Ajax continuará a ser maior. No entanto, por ser uma liga mais dificil, com maior mercado em termos de TV e tudo o que daí vem, maior a chance de manter os melhores jogadores. É uma forma de todos os participantes elevarem os seus níveis, incluindo os das divisões inferiores, desde a jogadores até à saúde financeira. Mesmo os 2 países, são semelhantes.
      E a liga ibérica também iria ser benéfica (mais para portugal do que espanha), os clubes portugueses iam agradecer e muito um mercado tão grande, mas dúvido que alguma aconteça.

      • Joga_Bonito
        Posted Março 21, 2020 at 1:16 pm

        Eu contra mim falo, o Benfica até poderia ganhar com isso mas muitos clubes não. E o futebol é tanto ou mais forte com a presença de equipas um pouco por todo o lado, seria errado cortar a dimensão nacional das ligas. Já sugeri que uma alternativa seria fazer pequenas taças ligadas a aspectos culturais que unam os povos, tipo uma taça da lusofonia. Contudo, unir demasiado os clubes em poucas ligas é mau para o futebol, mesmo que os grandes ganhem com isso os pequenos perderiam muito e creio que muitos esquecem que um factor fundamental da competitividade não é o orçamento em si apenas, mas a vontade de vencer. O Milan está a passar por um período absurdo, está em rota de suicídio e a Atalanta está a crescer. É fundamental que quem se acomode perca e quem cresce ganhe com isso. Isso incita à competitividade e vai eliminando dirigentes, treinadores e jogadores ineptos. um futebol fechado mata a essência da competitividade. Contudo o erro de muita gente é restringir a competitividade apenas e só ao orçamento quando há outros factores tão ou mais importantes.

        • E o que temos
          Posted Março 21, 2020 at 9:50 pm

          Vai ler o comentário do Kafka em cima e informa te sobre o formato proposto. Isto de mandar postas de pescada sem noção do que se está a falar nunca faz muito sentido

          • Joga_Bonito
            Posted Março 21, 2020 at 11:27 pm

            Eu já li e continuo a pensar o mesmo, quem vem mandar postas aqui não sou eu ò amigo, ou acaso não vivemos em democracia?eu informo-me sim e bem e como outros aqui frisaram percebe-se bem que Van Persie quis lançar bases para ligas fechadas com a máscara de querer competir mais, vá-se informar antes de engolir propaganda e mandar postas sem ler. Eu escrevi em baixo ao Kafka que não era inteiramente contra se isso fosse uma liga aberta e com justo equilíbrio para grandes e pequenos, agora as palavras do Van Persie são noutro sentido e sugerem que o que ele defende não é o que o Kafka defende mas sim ligas fechadas.
            O problema de muitos é comerem propaganda disfarçada de clichés sobre “competitividade”. eu já aqui propus que se criassem taças regionais que permitissem unir várias regiões, o que seria mutuamente benéfico para grandes e pequenos. Agora o que alguns querem a coberto de unir ligas é criar bases para superligas e tretas afins, o meu comentário e de outros users não vai contra o que o Kafka defendeu porque o que ele sugeriu é distinto do que o Van Persie quis sugerir. Leia com atenção o que os users escrevem em vez de vir mandar a usual posta.

  • pcyrne89
    Posted Março 20, 2020 at 9:39 pm

    Muito interessante. Não sendo nacional de nenhum dos países vejo isto com bons olhos.
    Contudo, imagino o que seria uma Liga Ibérica e já torço um pouco o nariz..
    O que Van Persie propõem acho que deveria existir mas num formato de uma taça ou liga “extra”, e que poderia dar acesso a um lugar à Liga Europa em caso de vitória.
    Talvez seria necessário reduzir o número de clubes na liga, ou o número de jogos, mas assim não se perderiam nenhum dos campeonatos..
    SL

    • Kafka
      Posted Março 21, 2020 at 12:47 pm

      Neste caso Bélgica – Holanda são 2 países e economias similares, com ligeira vantagem para a Holanda mas nada de significativo, logo ambas ficavam a ganhar na junção porque de origem não há nenhuma que seja tremendamente superior à outra o que faz com que também não haja nenhum clube tremendamente superior aos restantes, claro que historicamente não há nenhum clube na Bélgica que chegue aos calcanhares do Ajax (nem sequer o Anderlecht que apesar de tudo também tem uma grande história) no entanto história pouco interessa para aqui e financeiramente não há uma diferença significativa ao dia de hoje entre clubes belgas e holandeses nesse âmbito seria uma junção proveitosa para ambos

      Já uma liga ibérica seria diferente, antes demãos porque a Espanha é uma economia muito superior à Portuguesa e portanto a Lá Liga gera muitooooooo mais dinheiro que a Liga portuguesa, isso faz com que financeiramente a diferença seja grande (o último classificado da Lá Liga ganha o mesmo que o Benfica em direitos televisivos lool)…. Para além de tudo isso a La Liga tem ainda os 2 maiores clubes do Mundo em mediatismo e receitas que são o Real e Barça… Portanto uma liga ibérico nunca seria uma junção, mas sim uma anexação, pois fruto da sua dimensão superior a Espanha iria anexar a Liga portuguesa…. Para a Espanha não era má ideia mas também não aquecia nem arrefecia muito, seriam mais 10 milhões consumidores face ao que tem hoje mas a linha de poder continuaria ao ser deles e em especial de Real e Barça… Já para os tugas, é certo que as receitas aumentariam para os 3 grandes e para mais 2 ou 3 clubes tugas que participassem nessa liga ibérica, mas deixariam de lutar por títulos e passariam no máximo dos máximos a ser um Valência ou Atl Madrid, pois nem Benfica nem Porto teriam capacidade para atingir o patamar financeiro e mediático do Real e Barça

      Portanto Benfica e Porto subiram o nível fruto de ganharem mais dinheiro, mas deixariam de ganhar títulos porque passavam a competir com os 2 maiores clubes do Mundo, Real e Barça

      • Luis Sa
        Posted Março 21, 2020 at 1:16 pm

        nossa! um comentario com pes e cabeça!

        belgica + holanda faz todo o sentido. alias em escalões secundarios ate poderiam juntar o Luxemburgo. Eles foram o Inicio da UE . Veremos se tb não serão o incio da UE em versão futebol

      • Tiago Silva
        Posted Março 21, 2020 at 6:27 pm

        Nem mais, sem tirar nem pôr!

  • Analista Especialista
    Posted Março 21, 2020 at 9:10 am

    Excelente ideia do RvP. Uma liga mista com Ajax, PSV, Feyenoord, AZ Alkmar, FC Twente, Club Brugge, Gent, Anderlecht, Genk, Antuérpia e Standard Liége seria muito superior.

  • Gunnerz
    Posted Março 21, 2020 at 9:40 am

    A brincar a brincar seria uma liga bem interessante de acompanhar.

  • Tiago Silva
    Posted Março 21, 2020 at 9:50 am

    Acho uma excelente ideia e seria o próximo passo para os clubes desses países crescerem ainda mais. A Holanda e a Bélgica são países muito pequenos, com uma população muito menor a de outros países e os campeonatos belga e holandês são bastante equilibrados em termos de valia e competitividade. Para além de aumentarem as receitas e com isso terem capacidade de atraírem mais jogadores de fora, ainda aumenta a competitividade interna, o que aumenta também a competitividade na Europa.

    Percebo o comentário de outros users sobre o que iria acontecer aos clubes mais pequenos, mas estes englobados num campeonato mais competitivo e com mais receitas também teriam um maior potencial de crescimento, as deslocações são livres entre esses 2 países e portanto não haveria problema algum em termos de deslocações, até as divisões secundárias poderiam ser entre clubes de países diferentes. O futebol é algo cada vez mais global e as pessoas e os clubes têm noção disso.

    Quanto ao que aconteceria se fosse uma liga ibérica, acho um caso completamente diferente. A liga ibérica englobaria Portugal e Espanha, um país é muito maior do que o outro e portanto acho que os clubes espanhóis teriam sempre a tendência de engolir os clubes portugueses, enquanto que entre Holanda e Bélgica não há essa tendência já que são 2 países muito semelhantes em termos de população e em termos de nível das equipas.

  • AndreChaves9
    Posted Março 21, 2020 at 9:57 am

    Isto é muito bonito para quem está de fora e poucos ou nenhuns sentimentos nutrem pelos clubes.
    Eu gosto e quero ser campeão nacional! Isso mantém a chama bem viva e tinha zero interesse para mim por exemplo haver uma liga ibérica a substituir as duas atuais. Nunca mais ia haver um campeão nacional o que era demasiado triste.

    • Kafka
      Posted Março 21, 2020 at 1:46 pm

      Certo mas a Liga ibérica há um país claramente dominador e mais forte q a Espanha, seria uma anexação

      Entre Bélgica e Holanda é diferente pq são países da mesma dimensão com ligeira vantagem para a Holanda, portanto não seria uma anexação mas sim uma fusão… O Anderlecth ou Bruges continuariam a poder lutar pelo título

  • Schplunky
    Posted Março 21, 2020 at 1:02 pm

    Para todos os que achas uma boa ideia, e faz sentido uma BeNe, ainda faz mais sentido uma EsPo liga! É que o fosso entre os grandes e pequenos cá em portugal, é muito maior que nesse paises

  • Chico
    Posted Março 21, 2020 at 2:10 pm

    As Ligas escandinavas precisam urgentemente de fazer isto. 5 equipas suecas, 5 dinamarquesas, 4 norueguesas, 3 finlandesas e 1 islandesa seria benéfico para todas. A médio prazo seria uma das ligas mais fortes da Europa fora do top 5.

    A união entre uma Liga bem mais forte com outra menor (Portugal com Espanha e Áustria com Alemanha) é mais complicado. Nos dois casos que apontei, aproximaria La Liga e Bundesliga da Premier, porque substituiria as últimas 3-4 equipas por outras bem mais competitivas e fortalecer ia o futebol do país menor, mas talvez haja mais contras que prós.

  • DNowitzki
    Posted Março 21, 2020 at 3:05 pm

    Só se fala em aumentar isto e aquilo. Com tanta dilatação, qualquer dia rebentam com o balão.

  • Af2711
    Posted Março 21, 2020 at 5:38 pm

    Com os clubes referidos seriam sempre ótimos jogos de se assistir.
    Ainda prefiro a ideia dos campeonatos nacionais, porque tanto os clubes de Holanda e Bélgica são sustentáveis desta forma, e até os menores clubes daqueles países formam bons jogadores. Porém há que reconhecer que Van Persie apresentou um bom projeto.

    • Tiago Silva
      Posted Março 21, 2020 at 6:25 pm

      A ideia não foi do Van Persie, este projeto já se anda a pensar há imenso tempo! Aliás acho que apenas não avançou já porque não se sabiam as equipas que se iam juntar.

  • Nazgul
    Posted Março 21, 2020 at 6:13 pm

    Então fazem uma liga com os 12 melhores e depois quando para o ano descer 2 dos melhores de divisão e subir “2 piores” ou nunca vai descer ninguém dos “bons clubes” ?

    Vejo a quererem fazer 10000 alterações no futebol, mas sinceramente vejo poucas boas ideias, aliás vê-se ideias um pouco egoista em que os grandes tentam acabar de vez com os mais pequenos, tipo aquela super liga europeia só com os “grandes clubes da Europa” e acabar com a champions que o mundo inteiro adora …

  • Axel Matic
    Posted Março 21, 2020 at 6:22 pm

    Acho fantástica a ideia das ligas comunitárias desde que se crie competições nacionais que atribuam um campeão do respectivo país desse modo garantia-se a representatividade de todos os países a nível europeu e aglomerava-se os países periféricos formando competições mais atrativas, a Liga Ibérica traria um grande nível a clubes como Porto e Benfica e Sporting que ganhariam fortunas em direitos televisivos, mas provavelmente clubes como Braga, Guimarães, Famalicão e Moreirense seriam prejudicados face aos projetos ambiciosos que vêm consolidando no panorama português, sou a favor disto nos Balcãs, no leste, na Escandinávia e na Europa Central, desta forma criavam-se novos colossos que pudessem competir com os habituais do top 5

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Março 22, 2020 at 12:03 am

    Isto faz algum sentido na Holanda e Bélgica porque têm em boa parte uma língua e cultura comuns (não me admirava que os valões preferissem saltar para o campeonato francês). Talvez faça também em casos como o da Chéquia e Eslováquia, ou dos países escandinavos. Roménia e Moldávia de um lado e Bulgária e Macedónia de outro também se deveriam unir. Mas a política não deixaria. Para os croatas, bósnios e sérvios faria sentido, mas não se podem ver uns aos outros. Juntar Portugal e Espanha seria uma mera operação comercial sem qualquer lógica histórica ou de cultura.

Deixa um comentário