Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Villas-Boas no Barcelona?

Quem devia substituir Tata Martino, se o argentino deixar o Barça no final da época? Villas-Boas volta a ser apontado ao Barcelona, o português apesar de ter sido despedido do Tottenham continua a gozar de um excelente estatuto a nível internacional, a imprensa gosta dele e a tudo isto não é alheio o facto de se dar bem com figuras importantes – empresários, presidentes, treinadores – no futebol actual.

De acordo com o “Sport”, cinco técnicos estão na mira do conjunto Blaugrana, caso Tata Martino abandone a Catalunha no final da temporada. O jornal catalão divide os cinco técnicos em duas categorias. Luis Enrique, Ernesto Valverde e André Villas-Boas, numa opção de continuidade ao actual modelo culé, e Jurgen Klopp e Diego Simeone, que representaria a rutura com o “tiki-taka” dos tempos de Pep Guardiola. 

0 Comentários

  • filipe
    Posted Fevereiro 27, 2014 at 3:35 am

    Eu não acho….tenho a certeza que foi isso, facto é que o mourinho tem mais pulso sobre as vedetas pq tb tem mais experiencia de futebol ao mais alto nível e isso é extremamente importante no mundo do futebol, mesmo assim viu-se grego no Real Madrid onde lhe tb fizeram a cama, concluindo o estilo de jogo do A.V.B. que ele queria impor no chelsea sempre levaria á saída de certo jogadores fundamentais no balneário e às vezes para mudar é necessário criar uma rutura com certos jogadores quer no estilo que estes representam.

  • Eduardo Valverde Silva
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 6:51 pm

    O AVB é um excelente treinador, cuja idade (na minha opinião) pesou contra si na sua passagem por Inglaterra.
    AVB não tem o perfil e a personalidade de (por ex) Mourinho, pelo que, apesar do percurso com algumas semelhanças e de algum estatuto, nunca conseguiu impor o seu trabalho no Chelsea. Acho que no Chelsea lhe "fizeram a cama".
    Já no Tottenham tenho mais dificuldades em compreender o seu despedimento, pois esteve na linha daquilo que fora feito até à altura. Creio que as goleadas que sofreu rebentaram com a sua margem de manobra.
    Na minha opinião, o AVB saiu demasiado cedo do FCP. E acho que ele teve, precisamente, medo de não ser capaz de se superar. Foi uma decisão precipitada, pois não acredito que ninguém lhe exigisse a Champions nem um campeonato sem derrotas ou 3 ou 4 títulos. Ele era popular junto de todo o clube e adeptos e devia ter aproveitado para reforçar o seu estatuto e experiência até dar o salto. Assim, neste momento, acho que ir para o Barça é capaz de ser uma má aposta, pois caso as coisas corram mal, o natural é que o seu prestígio da época de 2011, até ao momento pouco beliscado, comece a desaparecer…

  • Pedro Fakir
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 5:11 pm

    Uma pessoa verdadeiramente com sorte… Ele não é mau, mas Barcelona…. acho que ainda é muito cedo, o Barcelona deveria contratar alguém que tivesse provas dadas internacionalmente (estou a falar de títulos), sei que o AVB não é mau, mas para o cargo no Barcelona acho que será preciso algo mais….

  • Peixoto
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 5:07 pm

    Gosto do AVB mas parece que sem ele merecer lhe vão caindo coisas boas no colo. Alguém sabe quem é o empresário dele?

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 4:28 pm

    Seria uma oportunidade que Villas Boas não tem justificado… mas eu acredito que teria sucesso (continuo a ser da opinião, que há ali qualquer coisa de muito bom treinador, não digo como Mourinho, mas muito bom também)

    • Bombas
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 7:37 pm

      No discurso, VP dá 10-0 ao AVB ;)

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 5:26 pm

      Concordo Luis, o AVB tem o carisma, tem a presença, tem um bom discurso e tem a parte motivacional, mas deve-lhe faltar alguma coisa como treinador, será só uma coincidência que não tenha triunfado desde que deixou o VP e que o tenha tentado convencer a ir com ele para o Chelsea??? se calhar os dois fazem um treinador de classe mundial, um sozinho fica a meio.

  • Pedro Fernandes
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:07 pm

    off-topic: serei apenas eu a achar que uma mudança no estilo de jogo iria prejudicar messi? Este comentário não
    é para espicaçar ninguém, apenas gostava de saber se há alguém que partilhe da mesma opinião que eu.
    Sobre o post, é inegável que Villas-Boas fez um trabalho fantástico no Porto, mas, coincidência ou não, quando Vitor Pereira o "abandonou", começaram a aparecer as fragilidades de avb, e não de deixa ser notável a reputação que AVB ainda tem, mas mesmo assim acho que não tem "unhas" para tocar esta guitarra que é o Barça. O ideal para o Barça, na minha opinião, seria Luis Enrique entre os referenciados e Michael Laudrup ou Roberto Martinez nos "outsiders".

  • Abel Alves
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 1:47 pm

    Numa equipa como o Barcelona o Vilas Boas ia desenvolver um futebol total.

  • Fábio
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 1:06 pm

    Só mesmo o Villas Boas para fazer com que eu deixe de odiar o barça(não que passe a gostar deles, mas não os odiar tanto xD), era a minha escolha. Época brilhante no Porto, onde o Porto jogava o melhor futebol dos últimos anos, ganhou tudo a nível interno facilmente(menos taça da liga) e ainda "bailou" na liga Europa, por um lado tive pena que não continuasse para o ver na Champions com o Porto por outro ainda bem que saiu, pois não sou portista eheh. No Chelsea foi um fracasso é verdade, mas tem sido tudo ultimamente, menos Mourinho(que ainda veremos o que fará até final da época), já no Tottenham considero que fez bom trabalho, no 1º ano bateu record de pontos no clube(apesar de em efeitos práticos de nada valeu, pois ficou em 5º e por isso fora da Champions, mas noutros anos anteriores aqueles pontos davam algumas vezes até para o 3º lugar), já no 2º ano na liga a nível de pontos até estava a fazer melhor no campeonato(tinha mais 2 pontos que a época passada na mesma jornada e até já tinha jogado com os mais difíceis) e ainda estava na liga Europa e nas duas taças se não estou em erro, só que 2 goleadas e os poucos golos marcados levaram ao seu despedimento. Tem também a maior % de vitorias de sempre no Tottenham.

  • Pedro
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:23 pm

    Ainda não percebi o que vem em Villas Boas, mas isso posso ser eu!

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 27, 2014 at 11:33 am

      Porquinho da Índia: você vive num país diferente com certeza. Totalmente gratuito? Os seus pais não gastaram centenas, talvez milhares em livros, material escolar e transportes? Já ouviu falar de taxas moderadoras, tratamentos e medicamentos evitados por serem dispendiosos? Não paga impostos a taxas usurárias?
      E tem o dislate de nos comparar à China e a Angola? Já agora à Síria e ao Afeganistão. Essa comparação é intelectualmente desonesta. Talvez nos pudesse comparar com os países da Europa Central e de Leste que nos vão ultrapassando em vários índices importantes. Exceptuando nos da corrupção e desperdício, nos quais os seus amigos emplastros são experts.

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 5:49 pm

      Portugal. Há custa dos impostos dos contribuintes e das políticas dos tais emplastros tive o privilégio de aprender a ler, escrever, falar e pensar com o auxílio de docentes qualificados e totalmente gratuito. Chama-se ensino público. Estou seguro que não o há com tamanha qualidade nos paraísos que agora se louvam como Angola, Brasil ou China…

    • Kill
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 5:22 pm

      Diga-me onde ha educação e saúde gratuitas que vou já para lá !

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 4:55 pm

      Emplastros esses que permitem à esmagadora maioria da população não ser analfabeta, ter acesso gratuito à educação e saúde e viver em condições muitíssimo melhores que 90% da população mundial. Mas juntemo-nos à luta pois então…

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 4:26 pm

      Já somos dois. Deve ser aquilo a que chamam ter "uma boa imprensa." Por essas e por outras o país está cheio de emplastros em lugares importantes.

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:15 pm

      Não é absurdo que vêem mais do que em si ou em mim. Ou em Paulo Fonseca ou Jorge Jesus.

  • Pedro Ramos
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:00 pm

    Dessa lista, o meu preferido seria Jürgen Klopp, sem dúvida, até porque deveria trazer consigo Hummels e Marco Reus, que encaixavam que nem uma luva na equipa do Barça. Sobre Simeone, também acho grande opção, aliás, a par de Klopp, são dos meus técnicos favoritos (no topo das minhas preferência estão ainda Mourinho e Guus Hiddink), mas não acredito que o argentino abandone o Atlético nos próximos 2 ou 3 anos, pois acredito que vai fazer algo muito importante e notável para o clube ainda. Sobre Valverde, Villas-Boas e Luis Enrique, não acho que sejam opções viáveis para o Barça, mas não me admirava nada, sobretudo, que a aposta recaísse em Luis Enrique ou Valverde.

  • Kacal l
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 11:43 am

    O treinador ideal, pela sua qualidade e experiência e pelo seu "estilo" de trabalho e maneira como põe as equipas a jogar, até seria o Wenger que no Arsenal já está a mais e já satura, no Barça teria outras condições para ganhar títulos e por a equipa a "carburar", com alguns reforços (3 ou 4) e ficariam muito fortes, mas não me acredito que ele aceite o desafio e deixe o Arsenal.
    Destes nomes, talvez o Klopp seja a melhor opção, o Luís Enrique não tem capacidade para tal, o Ernesto Valverde não acredito que tenha o que é necessário, o AVB é uma incógnita, o Diego Simeone não encaixa bem no perfil de treinador para o Barça, portanto o Klopp seria a melhor opção para substituir o Tata Martino no comando dos "Blaugrana", até porque é um dos melhores treinadores do Mundo, vamos esperar e ver, uma coisa é certa, o Tata Martino tem que sair porque é muito "curto" para treinar o Barça.

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 6:17 pm

      Caro Kacal,

      Um treinador que não ganha coisa nenhuma há 9 (nove!) temporadas não pode ser solução para um clube que se habituou a vencer ano após ano.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 5:20 pm

      Kafka,

      Sim, isso é verdade, mas se fosse mais novo seria uma excelente opção.

      porquinhodaindia,

      Queres comparar as condições que tem no Arsenal e as que pode ter no Barça, a diferença de qualidade dos jogadores, em Barcelona com uns 2 ou 3 reforços fica com um plantel excelente, o Wenger acima de tudo tem qualidade e tem o perfil ideal, mas realmente a idade é um entrave.

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 3:37 pm

      Kafka,

      fosse a idade o principal "problema" de Wenger.

    • Kafka
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:39 pm

      O Wenger já tem 65 anos e mais ano menos ano reforma-se, pelo que (na minha opinião) não é boa opção para o Barça, porque não é uma opção de futuro, no máximo deve treinar mais 2 ou 3 anos dado a idade que já tem..

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:15 pm

      Wenger? Mas o Barcelona quer títulos!

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:32 pm

      Rúben Cardoso,

      Concordo, eu disse que não acredito, mas era uma boa "troca".

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:22 pm

      Com muita pena minha, não me parece que aconteça. Ainda vamos ter que gramar com o Wenger mais uns anitos, até se reformar. O Klopp era para ontem, e era para trazer o Reus e o Piszczeck com ele.

    • Kacal l
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:14 pm

      Rui Pedro,

      Talvez, mas eu não falei por causa de FM nenhum, o Wenger é mesmo um treinador com perfil para treinar o Barça, aliás o Arsenal é das equipas (há muito tempo) que tem um estilo de jogo mais parecido com o Barça, ainda por cima é um treinador experiente, acredito que fizesse um bom trabalho.
      O Klopp seria uma boa opção para o Arsenal, trabalha bem com jovens.

    • Rui Pedro
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:07 pm

      Wenger no Barcelona ( no Fm é sempre isso que acontece xD FACTO ) e Klopp no Arsenal , assim morria feliz. Obrigado Kacal.

  • hugo ribeiro
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 11:30 am

    Típico jornalismo espanhol. Após o city: Martino vai renovar até 2016. É deus.
    Após 1 derrota: Fora Martino. É uma besta.

  • Fábio Antunes
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:41 am

    Villas Boas completamente fora de questão, para isso mais vale deixar lá o Tata.
    Klopp e Simeone são, sem dúvida, 2 dos melhores treinadores do mundo. mas o Barça é um clube diferente, acho que nenhum desses iria resultar porque, além da mudança de 180º no clube, o facto de Klopp não falar espanhol e de Diego ser uma figura do rival Atlético não beneficiariam muito. para mim sem dúvida que a melhor opção era Luis Enrique, não é nenhum fora-de-série mas ainda é jovem, tem tudo para evoluir na "sua" casa. ele que inclusive já foi treinador do Barcelona B

  • Kane
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:41 am

    Penso que o Villas boas seria a melhor opção, gosta de futebol de posse, como se viu no porto, portanto das opções disponíveis é a melhor, pois simeone e klopp não irão sair dos seus actuais clubes!

  • Pedro
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:36 am

    Não percebo como o Villas-Boas continua a ser referenciado para equipas de topo. As unicas provas que tem dadas foram num clube onde qualquer treinador tem 99% de ser campeão. Quando os desafios foram bem maiores, acabou sempre por desiludir e por ser despedido. Que crédito é que um treinador que tem estado a ser sempre despedido por maus resultados pode ir para uma grande equipa da europa? Não percebo!

    • Mário Costa
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:26 pm

      Se abrires os olhos e deixares de lado as mazelas que sofreste à conta do AVB talvez chegues lá.

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:18 pm

      Qualquer treinador? Isso é mais um mito do jornalismo por encomenda. Competência ganha títulos e isso depende do treinador. Fernandéz não foi campeão, Couceiro não foi campeão, Octávio não foi campeão, Fonseca não será campeão. Lá se vão os seus 99%…

    • Yeahz
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 11:01 am

      qualquer treinador, nao é bem assim..

  • Jorge
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:28 am

    Villas-Boas é de longe a melhor opção para o Barcelona, seria um novo Guardiola e iria devolver ao Barça a supremacia no futebol europeu. Também seria a forma de Villas-Boas se afirmar definitivamente no futebol mundial e por certo iria proporcionar os aguardados confrontos com José Mourinho na Champions League.

    • NSC
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 1:37 pm

      Menos, Jorge. Menos. Para a próxima escreve antes de almoço.

    • David Gomes
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 11:56 am

      se o villas- boas for o novo guardiola eu vou correr nu numa avenida à sua escolha. isto se não der para outra coisa ao menos dá para rir

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:51 am

      Villas-Boas como um novo Guardiola?

      Agora posso morrer, já vi de tudo.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:40 am

      Isto tudo porque fez uma grande época há 4 anos atrás,os últimos 3 anos não contam para nada…Sem dúvida que é o melhor treinador do mundo! Klopp? Coitado do Alemão!

  • Ricardo Ricard
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:16 am

    O Villas Boas deve ser o treinador que mais caiu em graça nos últimos 500 anos,é incompreensível.

    • RicardoSporting
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 3:54 pm

      AVB, não é assim tão mau, ele é bom treinador. No chelsea era dificil fazer melhor, teve a pior equipa dos ultimos anos. Enquanto que agora o Chelsea tem Hazard, Oscar, William, Schurrle, ele tinha Mata(o unico bom), Malouda, Kalou e Benayoun. Os titulares de agora que ele tinha era só o Ivanovic,o terry e o ramires.
      No tottenham fez uma boa 1 epoca.Na 2 teve problemas com o presidente, devido ao presidente ter gasto os 100M para transferencias em jogadores que ele nao queria, e não ter comprado os que AVB pediu.

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 3:44 pm

      Mas que raio? Então eu exijo alguma coisa ao André Villas-Boas? Eu quero que ele tenha sucesso lá fora, mas o facto é que não conseguiu. Não é qualquer treinador que faz o que ele fez no Porto, mas não deu continuidade em clubes onde tinha muito mais condições!

      E essa do estilo de jogo, parou de ver as equipas de AVB a jogar em 2011? É que o Tottenham nunca jogou um futebol espectacular, enquanto ele lá esteve. Em 2012-2013 tinha um menino chamado Gareth Bale, que carregou a equipa às costas. Este ano, com contratações de grande qualidade (Eriksen, Soldado, Lamela, Paulinho, o aparecimento de Townsend, e andou a afastar Adebayor, que agora está a ser o abono de família do Tottenham), jogou um futebol muito pobre para a equipa que tinha, e foi trucidado pelos clubes grandes.

      E eu não tenho nada a ver com 5-0, salões de festa, etc., até porque sou Sportinguista, e na altura era um dos treinadores que gostaria de ter visto no Sporting. Mas para treinar o Barcelona? Por amor de Deus.

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:37 pm

      AVB é detestado em Portugal. O mesmo se passa em relação a Vítor Pereira. Eu compreendo.
      Assim como também compreendo que Paulo Fonseca nunca venha a despertar sentimentos viscerais semelhantes.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:36 pm

      E depois é esta conversa ridícula dos 5-0,de ter sido campeão na Luz e de azia por o homem ter sido do Porto quando por exemplo eu,Benfiquista assumido,admito que foi uma boa época de Villas Boas no Porto,uma época de sonho e na minha opinião o Mourinho é o melhor treinador do mundo.

      Villas Boas foi esperto em sair do Porto porque sabia perfeitamente que nunca mais iria ter uma época igual e depois da época que fez também sabia que iria ficar milionário no estrangeiro,simples. Existem dezenas de treinadores mais competentes do que ele,mas daqui a 10 anos continuará a ser brilhante para muitos, pela época que fez em 2011.

    • Mário Costa
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:22 pm

      Ainda hoje se nota quantas mazelas o AVB deixou em grande parte de adeptos portugueses. O único problema do AVB é o facto de adeptos como o Ricardo e o Ruben depois de terem sido enxovalhados dentro de campo, exigiram que ele fosse um segundo mourinho para se sentirem mais confortaveis quanto ao baile que este lhes deu. AVB não é Mourinho, mas não deixa de ser um excelente treinador, custe o que custar admitir, essa é que é a verdade!!! E a prova disso mesmo, é que mesmo tendo estes precalços continua a ser muito cotado em toda a Europa, principalmente pelo estilo de jogo que impõe nas suas equipas. É inegável que as suas equipas quando bem preparadas jogam bom futebol. E claramente que os seus pontos fracos são a sua capacidade (ou falta dela ) para liderar equipas de craques/pseudo-craques.

    • porquinhodaindia
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:19 pm

      Talvez defendam que Di Matteo fosse a escolha ideal. Afinal ganhou uma Champions League!

    • Rúben Cardoso
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 1:26 pm

      "Campeão da Europa (em princípio)".

      Fantástico. Que eu saiba, todas as equipas que entram na Liga dos Campeões, lutam para ganhar… em princípio. E ele tinha plantel no Tottenham para ir à Liga dos Campeões… em princípio. Mas não foi, e nem a "melhor pontuação de sempre" lhe valeu isso.

      Fez um trabalho estupendo no Porto? Inegável. Agora, depois disso não fez nada de especial. Este ano no Tottenham, tinha plantel para estar facilmente a lutar pelos lugares cimeiros (e quem sabe, pela Premier League…), no entanto a equipa jogava mal e porcamente, levou goleadas embaraçosas, e gastou mais de 100 milhões de euros a reforçar a equipa. Ele não teve foi mãozinhas para o Chelsea, quis dar um salto maior do que a perna, pensava que chegava lá e ia ser o Mourinho 2.0.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 1:17 pm

      Em principio seria campeão europeu?! Claro que seria…E era depois de levar 3-1 em Nápoles e do Chelsea não jogar a ponta de um corno!!

      Como eu disse antes…Do que valeu ter a melhor pontuação de sempre?! Era Bale e mais 10,o Bale resolvia metade dos jogos! Esta época foi a vergonha que se viu.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 1:07 pm

      Fez grande época no Porto, no Chelsea ele queria fazer uma coisa que demoraria mais uma época, algo que o Mourinho está a fazer agora, e se ele não tivesse sido despedido ele seria Campeão da Europa (em principio) e toda a gente se calava, no Tottenham ele só teve a melhor pontuação de sempre da história do clube, para quem não sabe…

      Diogo Ribeiro

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:00 pm

      E no Chelsea? E no Tottenham? E escusam de vir com o record de pontos,que isso em resultados práticos foi o mesmo que nada.Uma boa época é o suficiente para ser considerado um treinador de top durante o resto da vida? Daqui a 30 anos o Villas Boas se não tiver ganho mais nada e se tiver sempre a ser despedido,continuará a ser um dos melhores treinadores pelo que fez em 2011.

    • Nuno Santos
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:31 am

      é natural, numa época dominou por completo o futebol português e ainda ganhou a Liga Europa, pelo meio humilhou o grande rival, Benfica, em várias ocasiões: goleada no Dragão, reviravolta na Taça de Portugal e campeão em pleno Estádio da Luz.

  • Kafka
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:08 am

    Para mim o Klopp era de longe o melhor, até porque é um dos 3 melhores treinadores do Mundo da actualidade e é o que mais se enquadra no estilo Barcelona…agora como gosto do Dortmund não quero que fiquem desfalcados desta forma, pelo que gostava de ver o Javi Martinez do Everton, no lugar do mediocre Tata Martino.

  • Mindfuck
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:05 am

    Jorge Jesus?

Deixa um comentário