Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vinte e oito selecções podem vencer o Mundial mas…

Depois do que aconteceu em 2002, quando as principais selecções (Argentina, Portugal e França) ficaram logo na fase de grupos e até deu para a pior Alemanha dos últimos 40 anos ir à final (Coreia do Sul e Turquia discutiram o 3º lugar), no Euro 2004 com a surpreendente vitória da Grécia (selecção que passado 2 anos nem conseguiu qualificar-se para o Mundial), e até na África do Sul com o Gana a ficar a um penalti das meias-finais, não se pode descartar nenhuma selecção. No entanto, parece óbvio que a Austrália, Honduras, Costa Rica e Irão não vão ter sucesso no Brasil. Quanto às restantes 28, apesar dos argumentos serem diferentes, todas tem uma pequena percentagem de ficar na história. Mesmo assim, quando se discute o favoritismo parece quase impossível não condicionar as hipóteses a 4 países:
Brasil – Joga em casa, tem uma equipa em “ponto de rebuçado”, e junta à dinâmica a confiança que adquiriu com a vitória na Taça das Confederações. Mas vai ter de lidar com 3 problemas: pressão; quadro (vai logo defrontar uma equipa forte nos oitavos); e menor frescura física (um dos segredos da vitória nas Confederações foi o momento de Paulinho e Neymar, curiosamente 2 dos 3 melhores jogadores da competição, o problema é que ao contrário de há um ano chegam ao Mundial com uma época na Europa);
Espanha – É o principal “alvo a abater”, país que apresenta o elenco com mais qualidade e é de longe o mais experiente (algo que pode ser decisivo nos momentos críticos). Aqui o problema, vai ser o cansaço mental. Del Bosque pode não conseguir motivar conveniente um elenco que já ganhou tudo ao nível de selecções (e até nos clubes). 
Alemanha – Muita qualidade, um quadro relativamente acessível e que pode funcionar bem psicologicamente, já que na teoria os germânicos evitam a Espanha (a grande “besta negra”) até à final; O problema é a falta de uma referência no ataque e principalmente a incógnita em relação ao estado físico de elementos determinantes como Khedira, Lahm ou Schweinsteiger.
Argentina – Individualmente consegue equilibrar as forças com a Espanha, principalmente se nos condicionarmos ao 11 inicial. Na teoria é mesmo a única selecção que consegue contrariar o jogo da La Roja. Por outro lado, joga no seu Continente (a história diz que isso é uma vantagem), e as duas principais figuras: Aguero e Messi, chegam à competição algo “frescos”. Ainda tem a vantagem de estar num grupo e quadro relativamente acessível. A dúvida é perceber como é que a defesa irá responder e principalmente se a equipa irá aguentar a pressão (tem falhado sempre nos momentos decisivos). Falhou em 2002, 2006, em 2010 (A Alemanha costuma anular bem a Albiceleste) e até na última Copa América. 

0 Comentários

  • mati fernandez
    Posted Junho 5, 2014 at 8:57 am

    CHILE. A equipa que mais prazer me dá ver jogar, sou um fã incondicional do craque JORGE VALDIVIA, não fosse o feitio torcido e as lesões, eu não quero aqui ser utópico,mas, considero que estaria no top 10 actual dos melhores.
    ALEXIS SANCHEZ é um touro, para não falar de ARTURO VIDAL, na minha modesta opinião o melhor médio do mundo. Ele ataca, ele remata,(e bem pois marcou 12 golos na serie A ) defende, é raçudo, um verdadeiro box to box na ascenção da palavra…
    Depois peca na defesa que é fraca, e obviamente que lhe falta "o peso" de selecçoes de renome como as indicadas pelo VM.

  • Rodrigo
    Posted Junho 4, 2014 at 9:40 pm

    Havera algum fantasy do Mundial?

  • Daniel Alves
    Posted Junho 4, 2014 at 7:32 pm

    Concordo com essas 4 selecções, além do restante ponto de vista do post. E como não sei se irá haver mais algum a falar sobre potenciais candidatos, eu acho que nunca se devia excluir a Itália, mesmo que haja nações com melhores jogadores nas escolhas ou até melhor futebol. Itália é Itália e uma vitória neste Mundial coloca-os com tantos títulos como o Brasil…devia ser levado em conta até porque pode funcionar como motivação

    • Kafka I
      Posted Junho 4, 2014 at 9:43 pm

      Concordo, não os dou como favoritos, mas também não os menosprezo…a história do Futebol em Selecções, já nos ensinou por diversas vezes que há 2 Selecções no Mundo (Alemanha e Itália) que NUNCA podem ser subestimadas independentemente de terem uma Selecção boa ou má…

  • Joel
    Posted Junho 4, 2014 at 6:05 pm

    Brasil em ponto de rebuçado porque? Não percebi essa. Uma equipa cheia de médios defensivos, sem um ponta de lança de jeito e sem o dinamismo ofensivo meio campista que sempre teve. É uma boa equipa, mas continua a ser uma das piores que me lembro do Brasil.

    Argentina tem uma defesa e um meio campo fragil. Podem dizer que o Di Maria joga a interior e agora tem o Enzo e bla bla. Está bem está. Depois tem outro problema. Messi, Aguero, Lavezzi, supostamente deveriam jogar todos no mesmo sitio, por isso que se tem que fazer adaptações e nunca jogam nada.

    Alemanha, defesa fraca. Meio campo muito bom e ataque razoavel. Sem um PL de jeito e extremos que jogam muito pelo interior, retirando profundidade á equipa, mas claro, é sempre uma das preferidas a ganhar. Até porque jogam quase todos no Dortmund e bayern, tendo logo uma enorme vantagem nesse aspeto!

    Espanha continua a ser Espanha e tem tudo para fazer um grande mundial, não é tão forte como noutros tempos, tem uma defesa mediana, mas com Iniesta, Xabi e Xavi tudo pode acontecer. Para mim são os principais favoritos a ganhar.

    Em suma, acho que este mundial as seleções estão muito mais fracas que o costume. Acredito que será um mundial muito equilibrado, atipico e com várias surpresas!

    • Anónimo
      Posted Junho 4, 2014 at 9:31 pm

      Sim, quem vê este comentário do Joel…até parece uma crónica das distritais.

      Zé Carlos

    • João Lains
      Posted Junho 4, 2014 at 7:45 pm

      Está tudo mal por estes lados, até tenho receio se falasses das selecções menos cotadas. Palavras como banal, péssimo, fraco deviam ser as mais utilizadas.

  • Anónimo
    Posted Junho 4, 2014 at 5:51 pm

    O problema da Argentina é que o selecionador é muito fraco!

    João Silva

  • Anónimo
    Posted Junho 4, 2014 at 5:08 pm

    Plenamente de acordo com este top 4. Não acho o Brasil tão favorito como se tem pintado. É verdade que a qualidade brasileira é sempre muito elevada, mas comparando a anteriores gerações, este é talvez o pior ataque que apresentam. Quanto à defesa, essa sim, fortíssima.

    Zé Manel

  • Kafka
    Posted Junho 4, 2014 at 4:49 pm

    Concordo inteiramente com o Visão de Mercado, são também estes 4 os meus favoritos e concordo principalmente com o ênfase dado à Argentina, pelas razões que enumeraram e que eu já frisei várias vezes nos últimos tempos aqui no Blog…

    Quanto à minha previsão do Mundial, é provável que falhe grande parte mas aqui fica:

    Grupo A: Brasil e México
    Grupo B: Espanha e Chile
    Grupo C: Colômbia e Grécia
    Grupo D: Itália e Uruguay
    Grupo E: França e Suiça
    Grupo F: Argentina e Bósnia
    Grupo G: Alemanha e Portugal
    Grupo H: Bélgica e Rússia

    Oitavos:
    Brasil -Chile, passa o Brasil
    Colòmbia – Uruguay, passa o Uruguay
    França – Bósnia, passa a França
    Alemanha – Rússia, passa a Alemanha
    Espanha – México, passa a Espanha
    Itália – Grécia, passa a Itália
    Argentina – Suiça, passa a Argentina
    Bélgica – Portugal, passa Portugal

    Quartos:
    Brasil – Uruguay, passa o Brasil
    França – Alemanha, passa a Alemanha
    Espanha – Itália, passa a Espanha
    Argentina – Portugal, passa Argentina

    Meias Finais:
    Brasil – Alemanha, passa a Alemanha
    Argentina – Espanha, passa a Argentina

    Final:
    Argentina – Alemanha, venec a Argentina

  • Bruno Antunes
    Posted Junho 4, 2014 at 4:49 pm

    A Bélgica vai aproveitar a condição de "outsider" para limpar isto e surpreender toda a gente.

    • Rodrigo
      Posted Junho 4, 2014 at 8:56 pm

      Nao acho que a Belgica tenha obrigaçao de nada. E a 1ª vez que esta geraçao participa num grande torneio e nao tera de arcar com as consequencias se for eliminada, por exemplo, nos oitavos. E uma equipa bastante jovem, com muita qualidade e certo, mas tem uma serie de selecçoes mais favoritas a sua frente. E evidente que pode chegar muito longe, mas se nao passar dos oitavos nao sera uma desilusao na minha opiniao.

    • João Lains
      Posted Junho 4, 2014 at 7:42 pm

      Se isso acontecer, toda a gente vai dizer que já estavam à espera dado o valor do seu elenco. Se por outro lado falharem, já vão dizer que sempre tiveram esse feeling. Na minha opinião, se encontrarem Portugal nos oitavos de final, será 50:50. Quem ficar pelo caminho, vai deixar a sensação que foi uma prestação abaixo das expectativas, se bem que esta análise possa ser um pouco injusta.

  • Rodrigo
    Posted Junho 4, 2014 at 4:29 pm

    Continuo a achar que a Argentina nao esta no mesmo patamar das restantes 3 selecçoes, sendo que afirmar que e a unica que pode anular o jogo da Espanha (quando o Brasil deu 3-0 ha um ano) parece-me um exagero.
    Por outro lado, a Alemanha tem varios jogadores nucleares com problemas fisicos e isso pode ser um grande reves na luta pelo titulo, pelo que coloco Espanha e Brasil como os 2 principais favoritos nesta altura.

    Fazendo um prognostico apostaria em:

    Grupo A: Brasil e Croacia
    Grupo B: Espanha e Holanda
    Grupo C: Colombia, Costa do Marfim
    Grupo D: Inglaterra, Uruguai
    Grupo E: França, Suiça
    Grupo F: Argentina, Bosnia
    Grupo G: Alemanha, Portugal
    Grupo H: Belgica, Russia

    Oitavos:
    Brasil vs Holanda: Brasil
    Croacia vs Espanha: Espanha
    Colombia vs Uruguai: Colombia
    Costa Marfim vs Inglaterra: Inglaterra
    França vs Bosnia: França
    Suiça vs Argentina: Argentina
    Alemanha vs Russia: Alemanha
    Portugal vs Belgica: Portugal

    Quartos:
    Brasil vs Colombia: Brasil
    Espanha vs Inglaterra: Espanha
    França vs Alemanha: Alemanha
    Argentina vs Portugal: Portugal

    Meias-finais:
    Brasil vs Alemanha: Brasil
    Espanha vs Portugal: Espanha

    Final:
    Brasil vs Espanha: Brasil

    Campeao: Brasil

    • João Lains
      Posted Junho 4, 2014 at 7:40 pm

      Reitchie, dizeres que a Bélgica vai ser um dos flops do mundial vale tanto como dizeres que poderá chegar aos quartos de final, o que já seria digno, uma vez que teria pela frente a Argentina. Pegando na valia do seu elenco, não há motivos para esperar o pior deles. Isto tudo não passa de palpites.

    • Ricciardo
      Posted Junho 4, 2014 at 7:13 pm

      O Brasil já perdeu um mundial em casa para um pequeno país sul americano com 4 milhões de habitantes, agora chegou a hora de perderem para um pequeno país europeu!

    • Rodrigo
      Posted Junho 4, 2014 at 5:27 pm

      Admito que sim João ;)
      Na fase de grupos creio que pode sempre haver mudanças. Chile em vez de Holanda, Italia passar, Camaroes ou Mexico a surpreenderem a Croacia, Grecia ou Japao em vez da Costa do Marfim, etc.

      Alem disso, nas fases mais adiantadas admito que Belgica, França ou Argentina possam chegar mais longe.

      Por fim, o Brasil parece-me a Selecçao com o caminho mais facilitado ate as meias-finais se cumprir o seu papel na fase de grupos e for 1º do grupo.

    • Reitchie
      Posted Junho 4, 2014 at 4:49 pm

      Concordo em absoluto com esse quadro de resultados.
      Já troquei ideias com os meus amigos a ideia de que a bélgica será o flop do mundial e a argentina a desilusão, mas todos eles creem que a nossa selecção será eliminada nos oitavos de final pela "toda poderosa" bélgica.

    • João Lains
      Posted Junho 4, 2014 at 4:37 pm

      Esse é o prognóstico fácil (:P) há sempre alguma desilusão nestas fases finais e em contrapartida alguém que surpreende e este Mundial não deverá ser excepção.

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 4, 2014 at 4:37 pm

      Perder com a Espanha outra vez? Not gonna happen!

      E a final será um Brasil vs. Portugal, e aí meus senhores, vamos causar o choque e o horror (desculpa Nathan :P).

    • Kacal l
      Posted Junho 4, 2014 at 4:36 pm

      Damn, espero que não tenhas razão, ser eliminado numa meia-final de um Mundial no Brasil e mais uma eliminação pela Espanha, não obrigado.

  • Guilherme Roth
    Posted Junho 4, 2014 at 4:25 pm

    Honestamente nao vejo a Bélgica mais fraca que a Albiceleste. Individualmente sim, mas no colectivo a Bélgica é enorme, já o provou na qualificação (28 em 30 pontos possiveis), e, mesmo com a falta de experiênca, acho que são uma ameaça bem maior que a Argentina, comandada por um péssimo treinador que apenas consegue viver das individualidades dos seus plantéis, com pouquíssimas noções de posicionamento defensivo.
    Quanto às outras favoritas, totalmente de acordo.
    Acho que a França voltará a desiludir mas juntamente com Itália e Inglaterra são autenticas incógnitas.
    Em termos meramente desportivos, este mundial promete!
    Já em termos sociais, receio uma autentica catástrofe.

    • Guilherme Roth
      Posted Junho 4, 2014 at 10:15 pm

      Disse e repito: Individualmente não há duvidas da superioridade da Argentina, se bem que Courtois, Kompany e Witsel/Fellaini/Dembelé não têm adversários à altura, e eu sou benfiquista!
      A questão é meramente técnica e colectiva, pois aí é a Bélgica que dá 100-0.
      Concordo contigo que é uma seleção sobrevalorizada, e não a incluiria no meu lote de candidatos, mas esta Argentina é simples mito criado pelas individualidades, que dão jogos, mas não dão títulos!
      Quem já viu jogar até chora com a falta de ideias da equipa no ataque organizado e no posicionamento defensivo, principalmente tendo em conta o que os jogadores fazem nos seus clubes.
      Resumindo, não aposto em nenhuma para ganhar o mundial, mas mais facilmente via os Diabos Vermelhos campeões.

    • Joel
      Posted Junho 4, 2014 at 6:07 pm

      Belgica é super sobrevalorizada. Vamos ver o que vão fazer no mundial! Comparar a Argentina com a Bélgica é piada. Eles sao apenas um projeto de seleção, enquanto que a Argentina é a potencia que se conhece. Em termos individuais a Argentina dá 100 – 0 . E não me venham com Hazard's e Lukakus por favor que já enjoa. Ainda melhor quando comparam com Ronaldo ou Messi, como se tivesse comparação sequer.

  • Kacal l
    Posted Junho 4, 2014 at 4:24 pm

    As selecções favoritas são Brasil, Alemanha e Espanha, com a Argentina surgir depois, não há grandes duvidas, mas o Mundial é uma competição de 1 mês, com apenas 7 jogos, concordo que selecções como Honduras, Costa Rica, Irão e Austrália não têm grandes hipóteses, mas as outras selecções, qualquer uma delas pode transcender-se e surpreender, aconteceu no Mundial 2002, aconteceu no Euro 2004 e aconteceu no Mundial 2010, aliás, está sempre a acontecer em competições deste género no futebol mundial, se não houvesse este efeito surpresa no futebol, também não teria graça, também é por isso que amamos este desporto, portanto eu não descarto (quase) nenhuma das selecções que estão neste mundial, com a exceção de algumas, concordo em absoluto com este post e acredito que vai ser um mundial com bom futebol, espectáculo, grande ambiente e sobretudo emoção e surpresa, assim espero, espero também que não haja problemas devido a protestos, manifestações e violência.
    Há selecções que chegam a estas competições, sobretudo as favoritas, com jogadores importantes indisponíveis devido a lesão e outros cansados pela época longa e competitiva, e outras selecções mais modestas aproveitam e surpreendem, acho que este mundial não vai ser excepção, acredito que a Bélgica e a Colômbia vão ter uma palavra a dizer neste mundial, a nossa selecção também, entre outras, só quero que seja o melhor mundial possível e que ganhe o melhor, se houver surpresas ainda melhor e se nós conquistarmos a taça, nesse caso seria perfeito, mas é pensar jogo a jogo e ir avançando.

  • Bráulio
    Posted Junho 4, 2014 at 4:19 pm

    Seria interessante ver um pequeno texto descritivo de cada uma das 32 selecções elaborado pela VM.

    E se fizessem 32 posts daria muito para comentar, desde os 23 escolhidos ao 11 inicial e até as probabilidades na competição.

    Se tiverem tempo fica a dica ;)

  • Super Dragão
    Posted Junho 4, 2014 at 4:13 pm

    Para mim, se Ronaldo tiver a 100% (90 segundo Futre) temos muitas hipóteses de chegar à final. Tenho muitas esperanças. Se não é este ano, não é mais nenhum.

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 5, 2014 at 11:01 am

      Ele não precisa de pegar na bola, só têm é que a meter nele. Que o diga a Suécia. :)

    • Silva
      Posted Junho 4, 2014 at 11:20 pm

      Porque o Ronaldo tem a capacidade louca, de pegar na bola e de um momento para o outro resolver um jogo…

    • Fábio Coutada
      Posted Junho 4, 2014 at 6:27 pm

      Essa ideia servia mais para quando tinhamos Figo, Rui Costa, Paulo Sousa, Fernando Couto, João Pinto, Vitor Baía ou quando tinhamos Figo, Deco, Ricardo Carvalho, Ronaldo, Bosingwa… Se não foi em 2002, 2004 ou 2006, dificilmente será agora.

      Podemos complicar a vida a qualquer equipa porque a nossa selecção por norma é uma equipa intensa, agressiva e bem organizada nas grandes competições mas parece me impossivel pensar sequer em chegar a uma final, mesmo com Ronaldo no seu melhor.

  • Luke Van Diesel
    Posted Junho 4, 2014 at 4:11 pm

    Ainda não percebi como metem a Argentina favorita. Eu sinceramente discordo.
    Juntando GR+ Defesa só têm Garay e Zabaleta a um nível bom. E isso é pouco. O meio campo não me parece que vá incluir Enzo, ficando ainda mais fraco. Messi não rende como rende no clube. Tudo fatores que tornam a Argentina mais fraca.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 4, 2014 at 7:31 pm

      Claro Mário, porque era mesmo isso que tava a pensar quando fiz o comentário. Haja paciência

    • Anónimo
      Posted Junho 4, 2014 at 7:09 pm

      Tudo o que não é do Benfica é fraco portanto, imparcialidade acima de tudo.
      Mário

    • Joel
      Posted Junho 4, 2014 at 6:09 pm

      Luke, concordo consigo, mas acho que são sempre favoritos. Tem um leque de jogadores fantasticos! A nivel individual devem ser a melhor seleção do mundo em termos de ataque. O que tambem traz um grande problema que ninguem fala.. É que Messi, Aguero e Lavezzi, por exemplo, não conseguem coabitar, uma vez que jogam todos na mesma posição de raiz. Já para não falar nos egos.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 4, 2014 at 4:39 pm

      Depende André Pinho, se fizer uma competição pior do que fez no Barça, ainda é capaz de saltar para o banco

    • André Pinho
      Posted Junho 4, 2014 at 4:33 pm

      Se Messi não render como rende no clube, quer dizer que este ano vai levar a Argentina às costas?

  • dany
    Posted Junho 4, 2014 at 4:08 pm

    Italia e belgica tambem podem ganhar mundial

  • Cesk Fazfebras
    Posted Junho 4, 2014 at 3:56 pm

    Na minha opiniao falta aqui a França, muita gente esta a desvalorizar esta seleçao, que para mim é uma das favoritas a vencer o Mundial, tem um meio-campo fortíssimo, composto por jogadores jovens que nao acusam tanto o desgaste deste fim de época como outros jogadores de mais idade.
    Para além disso, na minha opiniao os alemaes este ano parece-me que nao se vao apresentar tao forte como nas últimas duas competições; o Schweinsteiger e o Khedira, que sao os dois jogadores que equilibram o meio-campo e ainda têm uma excelente saída de bola parecem nao estar em forma e os seus substitutos na minha opiniao nao asseguram o mesmo nível de jogo.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 4, 2014 at 9:43 pm

      E o Valbuena tem jogado a MC ou a Extremo?

    • Rodrigo
      Posted Junho 4, 2014 at 8:54 pm

      Exactamente Pedro Fernandes, o Cabaye e o 6 com esses 2 box-to-box a frente.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 4, 2014 at 7:30 pm

      Ah obrigado pelo reparo Pedro Fernandes, eu por acaso pensei que usassem Matuidi. Nota que isto é também um onze que eu faria, não o que eles apresentaram/irão apresentar

    • Pedro Fernandes
      Posted Junho 4, 2014 at 5:34 pm

      Van Diesel, só um reparo, acho que a França usa o Cabaye como trinco como a Juve usa o Pirlo, ou seja, apesar da pouca intensidade defensiva, são utilizados a partir de trás para construir tendo à sua frente dois box-to-box, sendo neste caso Matuidi e Pogba.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 4, 2014 at 4:37 pm

      Partilho da mesma opinião Cesk. Do que vi no particular deles, gostei muito. É uma seleção muito equilibrada, e apesar do empate, parece ser candidata a umas semi-finais.
      GR: Lloris – Na minha opinião, não chega numa forma tão boa como no último Euro. Mas continua a ser um GR de excelência e não acho que seja por aqui que a França falhará.
      DD: Sagna – Sem o fulgor de outros tempos, mas continua cumpridor. Já tem 31 anos e fez 48 jogos esta época, o que poderá ser um ponto fraco nesta seleção
      DC: Sakho e Koscienly – Sakho parece ser o líder desta seleção em campo, apesar da sua idade. É mesmo assim, um líder nato, foi o melhor elemento da defesa do Liverpool. Koscielny por outro lado, penso que veio da sua melhor época no Arsenal. É uma dupla muito forte e que parece se complementar.
      DE: Evra – É como o caso Sagna, mas este tem mais qualidade. Continua a ser um defesa forte e cumpridor como o seu compatriota. Tem 33 anos e fez 45 jogos, pelo que deverá chegar um pouco exausto também.
      MDC: Matuidi – Fez 2 épocas consecutivas de grande nível. Foi titular no PSG, marcou alguns golos e cumpre muito bem a trinco.
      MC: Pogba e Cabaye – Apesar de Pogba ter a possibilidade de ser trinco também, penso que vai jogar mais avançado. Traz mais pulmão ao meio campo, teve uma época excelente e vai com confiança para o mundial. Ele e Cabaye parecem se complementar também, e acho que vão fazer uma dupla que vai exceder as expetativas este Mundial.
      Ext: Ribéry e Griezman – Ribery a estrela da seleção, algo fustigado por lesões, mas penso que indiscutível se estiver bem fisicamente. Acrescenta muita qualidade a esta equipa. Griezman, vem da sua melhor época, ele que para mim foi uma das razões do 4º lugar em 2012/2013. É um jovem e vai acrescentar muita irreverência ao ataque francês.
      PL: Benzema – Penso que é quase indiscutível. Pela 4ª época consecutiva a marcar 20 golos ou mais, é um matador e sabe muito bem jogar para a equipa (que o faz no Real p/ Ronaldo e Bale). Aqui penso que poderá ter mais espaço e ser ainda mais matador do que foi esta época.

      Peço desculpa se me alonguei, quis fazer um resumo do que eu acho que deveria ser a seleção francesa para este Mundial. Há claro opções discutíveis como Debuchy, Varane, Valbuena, Giroud ou Remy.

    • Kacal l
      Posted Junho 4, 2014 at 4:26 pm

      Cesk Fazfebras,

      A França, na prática, até pode tornar-se numa das favoritas com o decorrer do Mundial, mas na teoria não, é uma selecção muito imprevisível.

    • andre
      Posted Junho 4, 2014 at 4:22 pm

      Ia dizer isso mesmo, atenção à França que me parece estar melhor que a Alemanha. Depois curioso para ver o Uruguai, Colômbia e Bélgica.

  • Anónimo
    Posted Junho 4, 2014 at 3:56 pm

    a argentina ate pode ser campea do mundo, mas ou sera eliminada na fase a eliminar, pois com aquele treinador e com uma equipa algo desiquilibrada,nao basta ter os jogadores, o di maria e o enzo perez fazem o que fazem porque tem melhores treinadores que sabella.
    O proprio mascherano ja nao e o mesmo.
    Rojo a def.esquerdo nao e top nem perto disso.
    O GR e pessimo.

    tudo fatores para nao levarem a argentina a nao ser campea, e como ja disse, ta no mesmo patamar que portugal.

    pedritxo

  • Wonderkid
    Posted Junho 4, 2014 at 3:55 pm

    Totalmente de acordo com este top-4. Uruguai, Portugal, Itália e até mesmo a Inglaterra também podem lá chegar com um pouco de sorte, mas estas são, efectivamente, as grandes favoritas.

  • Baca
    Posted Junho 4, 2014 at 3:50 pm

    Julgo que o Brasil vai limpar o Mundial … As minhas apostas como outsiders para fazerem um grande Mundial são França e Chile … As desilusões são Holanda e Itália …

  • stanpanan
    Posted Junho 4, 2014 at 3:43 pm

    Eu só sei que se o Brasil não passar a fase de grupos vai ser o fim do mundo no Brasil!! :P :P
    Agora a sério, só espero que não haja confusões com os locais…

    • João Lains
      Posted Junho 4, 2014 at 8:44 pm

      É provável, na minha cabeça só passam os 22 jogadores dentro do campo.

    • Kafka I
      Posted Junho 4, 2014 at 8:00 pm

      Será quase impossível ser o melhor Mundial de sempre, porque em principio os jogos serão fracos devido ao clima, porque o calor será intenso o que levará a que se jogue com baixa intensidade…

    • Rodrigo
      Posted Junho 4, 2014 at 5:22 pm

      Concordo com o Joao. As melhores equipas estao presentes e, apesar de uma ou outra lesao (Falcao, Montolivo, Valdes, sendo que acredito que Ronaldo, Ribery, Suarez, etc irao recuperar a tempo), podera ser o melhor mundial de sempre.

    • Kacal l
      Posted Junho 4, 2014 at 5:06 pm

      O João Lains tem razão, e o Mundial começa dia 12 e acaba dia 26 (a fase de grupos), nesses 14 dias seguidos de fase de grupos, temos 23 transmissões em directo, 23 jogos para ver em 14 dias, incluindo Portugal, na RTP1, não há stress. :-D :-)

    • Anónimo
      Posted Junho 4, 2014 at 4:45 pm

      Considerando os problemas sociais que há no Brasil e juntando a paixão que o seu povo tem pelo futebol, não é difícil de adivinhar que "haverá sangue" caso forem eliminados na fase de grupos…ou pior ainda, se forem eliminados pela Argentina, ou até por um golo do Diego Costa da Espanha.

      Em relação ao vencedor, é claro que adorava ver Portugal a "reconquistar" o Brasil e de preferencia com golos do "Ronaldo falso", mas se tivesse que apostar dinheiro, apostava na Espanha de olhos fechados.

      João

    • stanpanan
      Posted Junho 4, 2014 at 4:42 pm

      Não acho que estão reunidas condições para o melhor de sempre… Mas se houver m…. as tv´s também vão transmitir…
      Vamos ver…

    • Narcisse
      Posted Junho 4, 2014 at 4:42 pm

      João, desculpe, mas discordo. As lesões já são muitas e ainda para mais paira no ar o fantasma de Cristiano Ronaldo e a sua lesão (mais uma). Acho que não está facil a sua situação. Mas espero que corra tudo pelo melhor…

      Quanto ao resto. Não sei se o que vamos ver nas televisões será tão perfeito como diz…

    • João Lains
      Posted Junho 4, 2014 at 4:34 pm

      Não se preocupem que o nosso panorama vai ser sempre o mesmo. Vamos ver estádios cheios, festas nas bancadas através dos nossos televisores. Apesar das baixas, há condições para este ser o melhor mundial de sempre, ou pelo menos, as expectativas em torno de um vencedor são enormes, já para não falar nos chamados "dark-horses" e aqui até posso incluir a França ao lado da Bélgica e Colômbia.

    • stanpanan
      Posted Junho 4, 2014 at 4:15 pm

      Nelson e Narcisse pois… Está muito mal aquilo, olhem a diferença entre os Brasileiros (povo) e nós… Nós fizemos os estádios e ninguem reclamou nada… eles partem logo para violencia se for preciso…
      So espero que nenhum adepto seja apanhado no meio disto, mas e como vocês dizem.. ou melhor como dizem os Brasileiros: Isto vai dar m…..

    • Narcisse
      Posted Junho 4, 2014 at 3:55 pm

      Vai haver confusão… Desde infra-estruturas atrasadas, acessos mal feitos e planeados, transitos infernais, etc.

      Para além disso, há muita contestação por parte dos brasileiros a este mundial, e a própria população está descontente. Por fim, há as desigualdades socias que todos sabemos e que são uma bomba relógio…

    • Nelson Mohr
      Posted Junho 4, 2014 at 3:54 pm

      E não é só isso… já 25% das pessoas que iam lá ver o Mundial, cancelaram a viagem; Há os protestos das pessoas, que se estão a tornar cada vez mais violentos; A epidemia de dengue; Os próprios moradores de favelas vão aproveitar e fazer muita confusão…

      Não estou muito optimista ao que se pode passar por lá :/

Deixa um comentário