Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Visão do Leitor – Benfica: De título festejado e palco de festas reservado a nova desilusão

Não satisfeitos com a algazarra da época transacta, com as faixas encomendas a terem como destino natural o lixo, eis que os adeptos benfiquistas (suportados pelos próprios gritos de campeões dos jogadores encarnados mal terminou o confronto frente ao Marítimo) a duplicam e decidem festejar na Madeira, como se o Estoril e o Moreirense fizessem parte daquele. Quiçá a visão turva, a mesma que permitiu gritar aos quatro ventos “limpinho, limpinho”, após uma arbitragem digna de figurar nas principais enciclopédias, mais concretamente no capítulo dedicado a “tudo aquilo que um árbitro não deve fazer”, não tenha permitido a dose de humildade que deve caracterizar os dignos vencedores e muito menos apelar à prudência de uma criança de 6 anos impedindo a “reserva” do Marquês para outros festejarem.
A época de 2012/2013 ficará marcada com uma das maiores vergonhas de sempre do futebol português, tanto mais porque é um reflexo da anterior, custando a crer que um clube liderados por profissionais, pagos a peso de ouro, tenha caído uma vez mais no conto do vigário, interpretado na perfeição por Vítor Pereira.
No somatório dos quatro anos à frente do clube, Jorge Jesus conseguiu a difícil proeza de ultrapassar aos pontos José Peseiro no ranking do “pé frio”. Se Pinto da Costa fosse dono e senhor do destino dificilmente conseguiria urdir plano tão maquiavélico e cruel para os lados da luz, onde uma vez mais a montanha (muitas vezes mandada erigir por determinados sectores da Comunicação Social) pariu um rato.
Os defensores de JJ, que advogam a sua continuidade, demonstram não avaliar com o mesmo rigor o desempenho desportivo e títulos deixados de conquistar, algo normal num clube desportivo, manifestando agora uma conveniente preferência para cálculos infindáveis (que alguma Comunicação Social incansavelmente faz questão de frisar) que vêm comprovar os milhões que o treinador encarnado já permitiu aos cofres angariar, mas que incompreensivelmente teimam em não fazer baixar o passivo. Mudou-se o paradigma para os lados da segunda circular. Se outrora eram os títulos que mais contavam, para boa parte dos adeptos urge agora destacar a gestão de activos e as “fortunas” amealhadas por Witsel e Companhia, como se o clube deixasse de se chamar Sport Lisboa e Benfica para se tornar num “chique” Lisboa e Benfica Investimentos. Cumpre aos sócios em última análise traçar o rumo que deverá o grémio perseguir e a quem de direito competirá liderar o respectivo projecto financeiro. Soa legítimo, no entanto, para sermos coerente, será preferível, a partir de agora, reservar o Marquês para a época de transferências, permitindo assim celebrar cada mais-valia de buzina na mão após a devida gestão pelo “mestre” da táctica.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Sérgio Tomás

104 Comentários

  • José Santos
    Posted Maio 26, 2013 at 8:29 pm

    Essa do festejar é puramente ridicula. Qualquer equipa normal do mundo festeja as suas vitórias dificeis. Festejaram a vitória no jogo, nao o campeonato e faz-se todo este circo para que os anti benquistas tenham argumentos para o serem. Já vi o benfica festejar várias vezes vitórias assim, deixo um link dum exemplo, onde fazem tudo igual ao que fizeram na madeira.

    https://www.youtube.com/watch?v=Vp1sYvPSENo

  • SURVIVOR
    Posted Maio 21, 2013 at 8:47 pm

    Com estas 24 vitórias, 5 empates e 1 derrota que este Benfica treinado por este Jorge Jesus conseguiu alcançar no campeonato agora findo, o Benfica teria ultrapassado os vencedores dos campeonatos com 30 jogos, terminados nos anos de 1974, 1978, 1979, 1980, 1982, 1986, 2007, 2008, 2009, 2012. Com este registo, e contabilizando, apenas, os 30 jogos que agora disputou, teria também ultrapassado os vencedores dos campeonatos com 34 e 38 jogos, terminados nos anos de 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2006, pelo menos. Quero com isto dizer que se o Benfica tivesse, nestes últimos quase 40 anos, a mesma ambição e categoria que demonstrou nesta época de 2012/2013, teríamos, no mínimo, mais 16 títulos do que temos actualmente. Isto é, exactamente mais 50% do que temos. Já para não falar das Taças de Portugal e Supertaças que deixámos de vencer neste mesmo período. É caso para dizer que para um treinador tão mal-amado,

  • paulo
    Posted Maio 21, 2013 at 7:28 pm

    alguem ja comentou o limpinho do jogo paços-porto ou vou continuar a varrer para debaixo do tapete?

  • João Evron
    Posted Maio 21, 2013 at 3:48 pm

    Peço-vos que continuem a falar mal do Benfica, mas entretanto deixo-vos aqui um dado curioso.

    Estive a controlar a actividade de "gostos" na página do SLB antes e após o jogo com o Chelsea. Em 90 minutos essa página ganhou + de 25.000 "gostos" (4% do total do SCP).
    Leva-me a crer que muitos telespectadores estrangeiros ficaram entusiasmados e animados pelo futebol que o Benfica praticou.
    Em suma, o Benfica foi a única equipa nacional que esta temporada dignificou o país, no entanto continua a ser criticado por todos….rivais, comunicação social e benfiquistas, inclusive.

    Não ganhou títulos, azar. Para o ano há mais.

  • David Silva
    Posted Maio 21, 2013 at 3:05 pm

    Acho que pior que os festejos dos jogadores na Madeira só mesmo há 2 temporadas atrás quando ofereciam bilhetes para Dublin para ir ver (imagine-se) o Benfica na final da liga Europa 2011.

    https://visaodemercado.blogspot.pt/2011/05/benfica-tv-ignora-o-braga-e-da-bilhetes.html

  • Adriano Santos
    Posted Maio 21, 2013 at 2:40 pm

    Sou Benfiquista, e achei ridiculo os festejos na Madeira , no geral todos festejaram e eu sempre avisei que uma das máximas do Futebol é " isto não é como começa é como acaba".
    Em relação a JJ , penso que algumas pessoas têm memoria curta, quem se lembra do Benfica antes de LFV ? antes de JJ ? Eramos tristes , o Porto dominava no plano nacional e internacional, tanto em transferencias, titulos e nome.
    Hoje ainda não ganhamos muitos titulos é certo, mas estamos nas decisões, somos falados e vistos na Europa, o Benfica está a crescer outra vez (até já ultrapassamos o porto no ranking )e isso é muito importante, não queiram tudo de repente vamos crescendo aos poucos , porque desde época de 90 estivemos sempre a cair.
    Sou defensor de JJ e espero que continue por muitos anos , quero que o benfica tenha uma mentalidade como o Man.United por exemplo, manter um treinador durante muitos anos este tipo de estabilidade é muito importante.

    Os titulos vão aparecer não se preocupem, para o ano a Final da Champions é na Catederal da Luz e todos temos o direito de sonhar.

    "Isto não é como começa , é como acaba "

  • MM
    Posted Maio 21, 2013 at 1:47 pm

    Não poderia estar mais de acordo,sou benfiquista,achei completamente ridículo e descabido os festejos após o jogo do marítimo,uma equipa que lhe faltam 3 jogos para o fim do campeonato estar a festejar daquela maneira,das duas uma,ou não sabem fazer contas,porque em 3 jornadas estão em jogo 9 pontos e quando se tem mais 4,ainda não se é campeão,ou não têm humildade nem respeito pelos adversários.foi pouco respeitoso para com o Estoril e moreirense e viu-se no que deu.quanto aos adeptos,a mesma coisa,o ano passado aconteceu o que aconteceu,mesmo assim não aprenderam nada,festejar antes do tempo é pouco inteligente e mais uma vez revela uma enorme falta de humildade. É certo que o título estava bem encaminhado,mas o ano passado também estava,se não aprendem com os erros,só se podem chamar de "burros".fiquei profundamente desiludido por o meu clube não ter sido campeão,mas se teve uma coisa boa nisto foi que serviu como banho de humildade para muita gente,ou pelo menos assim o espero…
    depois a última parte em relação ao tão amado treinador do benfica,jorge jesus.já falei disto várias vezes e a minha opinião mantém-se.o grande mérito do crescimento do benfica nos últimos anos é principalmente da estrutura do futebol,da direção,de quem vai ao mercado.o treinador também tem mérito,claro está,mas foram-lhe dados,desde que lá está,jogadores de enorme qualidade,a grande parte dos treinadores tinha feito grandes vendas nestes últimos anos,porque os jogadores contratados eram de qualidade inegável.repito também,jesus tem mérito essencialmente no crescimento e adaptação de 3 jogadores,o coentrão,que era extremo e que transformou num bom lateral,no enzo,mais um extremo transformado num bom "8" e matic que neste ano se revelou um "trinco" de enorme valia.de resto,todos os jogadores mais ano menos ano teriam explodido e dado a ganhar dinheiro ao benfica.também não esquecer que desde que jj chegou,temos assistido a algumas das maiores casmurrices de sempre,ora dando quase 10 milhões por um guarda-redes banal,ora jogando uma época inteira com um lateral esquerdo que muito dificilmente teria lugar em qualquer equipa da 1ªliga,ora este ano adaptando um jovem extremo a lateral,o que apesar de não ter sido uma catástrofe,custou ao benfica alguns pontos e a adaptação foi tão boa que no fim da época foi parar ao banco em detrimento de outro jovem médio/lateral direito…
    também não esquecer que foi com jesus que o benfica sofreu das maiores humilhações para com o seu grande rival,tudo isto porque o "mestre da táctica" revela um medo tremendo em jogar contra o porto,sobretudo no seu estádio,o que tem resultado no que se tem visto…
    acho inacreditável o apoio que este técnico,que em 4 anos conquistou um campeonato com alguns dos melhores plantéis do benfica de sempre,tem,o que revela também a ambição de grande parte dos benfiquistas tem ou falta dela,no porto o treinador foi campeão 2 vezes em 2 anos(com grande mérito de jesus é certo) e provavelmente irá sair do clube,porque quem manda quer mais.no benfica,a mentalidade é que ficar a 1 ponto do 1º e ir à final da liga europa é já muito bom,que à uns anos o benfica nem pelo titulo lutava nem vendas fazia,ora pois meus amigos,à uns anos a incompetência pairava sobre a estrutura do benfica,as contratações eram,na sua grande parte,ridiculas e serviam outros interesses,trabalhava-se mal no mercado,agora tudo mudou,desculpem,nem tudo,continuamos a não ser o melhor clube português quando temos todas as condições para isso.mais,o principal culpado disto é adorado pela "afición" e pelo presidente.o treinador arrogante,que não sabe falar,que a meio da época ganha tudo mas no fim pouco ou nada.
    o seu ciclo deveria estar a chegar ao fim,mas provavelmente não,resta-me esperar que consiga aprender com dois anos de erros e que não os repita mais,algo que duvido muito,mas há que acreditar,que remédio…

  • Miguel Militão
    Posted Maio 21, 2013 at 11:37 am

    Este texto está muito bem conseguido.

    Demonstra bem a hipocrisia e falta de raciocinio de alguns elementos desse clube.

    Em algumas alturas é um optimo treinador, noutras é o pior. Numas alturas tem-se que olhar às vitórias, noutras ao futebol. Numas alturas olham-se às vendas, noutras não… enfim é a irracionalidade desse clube.

    Só um P.S no final do texto em falta… O JJ sempre gozou de uma imprensa muito muito favorável… houve jornais que depois daquele jogo do capela nem ai nem ui sobre os vários penalties e em vez disso fizeram vénia ao JJ.

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2013 at 2:28 pm

      Porque não houve nem 3 nem 2 nem penalty nenhum para assinalar.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 21, 2013 at 1:48 pm

      E hipocrisia é uma coisa em 2/3 semanas passar de sujinho a limpinho.
      Hipocrisia é grande parte dos adeptos do Porto durante quase a época toda o quererem fora do clube,mas novamente em 2/3 semanas passou de inútil a Deus.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 21, 2013 at 1:21 pm

      Gostava de saber que jornais é que lês…

  • Pedro Lopes
    Posted Maio 21, 2013 at 11:33 am

    Queria aqui só relembrar um pormenor.

    Depois do 25 de Abril, a Benfica não ganha competições europeias e isso torna-se mais evidente pois os mesmos treinadores ganham competições europeias noutros clubes.

    Vejamos:

    Mourinho ganhou a CL no Porto e no Inter e na Benfica foi eliminado pelo Halmstad.

    Artur Jorge ganhou a taça dos Campeões pelo Porto e na Benfica foi eliminado pelo Milan.

    Eriksson ganhou a Taça UEFA pelo Gotemburgo e a Taça das Taças pelo Lázio e na Benfica perdeu a Taça UEFA no antigo estádio da Luz contra o Anderlecht.

    Heynckes ganhou a CL no Real Madrid e pode ganhar novamente pelo Bayern Munique e na Benfica foi goleado pelo Celta de Vigo.

    Trapattoni ganhou a Taça dos Campeões e Taça das Taças pela Juventus e salvo erro ganhou a Taça UEFA pelo Inter e na Benfica foi eliminado nem me lembro por quem.

    JJ ganhou as eleiminatórias da Taça Intertoto pelo Leiria ou pelo Braga e na Benfica perdeu a final da Liga Europa contra o Chelsea e perdeu nas meias finais da Liga Europa contra o Braga.

    Manuel José ganhou várias CL africanas e na Benfica foi eliminado já nem sei por quem.

    OK, Manuel José não conta, pois as CL ganhas são de África.

  • Egídio Gouveia
    Posted Maio 21, 2013 at 10:12 am

    Aquilo a que chamam de Vergonha Desportiva eu chamo de um Campeonato competitivo, nunca se pode descurar os adversários, celebrar quando se tem apenas 4 pontos de vantagem e faltam 3 jornadas é descurar os adversários que restam, é subestimar o potencial como equipa e individual daqueles com quem se vão debater. O SLB na época passada tinha 5 pontos e perdeu o campeonato, os jogadores que lá estavam "Marítimo" também estavam la na época passada "excepto alguns", faltavam 3 jogos, 3 grandes jogos!
    – Estorial: uma das equipas sensação da Liga;
    – FCP: adversário directo na luta pelo titulo;
    – Moreirense: equipa a lutar pela manutenção e que foi sensação no inicio do campeonatp;

    O que eu concluo é que foi bem feito o SLB não ter sido campeão!

    Quanto ao Jorge Jesus é gabarolas, mas é de ideias fixas….Lembro-me de um Belenenses X Real Madrid 0-1 que ele no final do jogo foi acusado pelos aficionados do real de ter estacionado o autocarro, e ele apenas disse "se fosse eu o treinador do real tinha ganho por mais de 5 golos de diferença" é a mentalidade actual do mesmo, de referir que sofreu o golo perto do fim do jogo.

    O SCP foi bicampeão, no inicio do novo milénio e agora esta como esta, o LFV acredita que a estabilidade financeira ira trazer resultados e tem toda a razão. Nós tivemos um campeonato competitivo onde as equipas ditas inferiores interferiram na classificação, mesmo que tenham sido apenas 3 ou 4 é isso que torna um campeonato mais Forte.

    Já agora tentem ser imparciais nas noticias, isso descredibiliza o conteúdo aqui presente.
    Espero aprovação.

  • JD
    Posted Maio 21, 2013 at 9:26 am

    Brilhante! 100% de acordo.

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 21, 2013 at 8:54 am

    Texto bastante tendencioso,mas concordo a 100% no ultimo parágrafo.

  • Montez
    Posted Maio 21, 2013 at 2:25 am

    Se tiver a honestidade intelectual pesquise os arquivos do ano passado e veja quem falou no "encomendar as faixas" e depois tenha a magnificência de se auto-retratar.

    Como benfiquista não gostei dos festejos, contudo penso que não foi falta de humildade visto que o Benfica teria de realizar 3 jogos mas face à época que estava a realizar não era expectável que este desfecho viesse a acontecer. Por esse prisma, houve também falta de humildade por parte dos adeptos portistas aquando da vitória no Dragão.

    Eu peço a continuidade de Jesus contudo não resumo a minha opinião somente à questão financeira. Tal como tenho de respeitar a sua opinião você não é ninguém para julgar (foi isso que fez) nem de uma forma jocosa desrespeitar quem entende que Jesus deve continuar.

    Mas comecemos pelas vendas que tanto despreza.
    Actualmente clubes como o Benfica (Porto incluído) que pretendem ter uma equipa com algum peso europeu sem que tenha um milionário por detrás têm de ter neste capítulo uma constância tal que lhes permita todos os anos potenciar jogadores para realizar vendas que permita no mínimo cobrir os gastos e se possível baixar o passivo.

    Perdemos dois campeonatos da recta final é verdade… Mas recordo-me de no anterior ele ser criticado por não rodar a equipa e apesar de casmurro aprendeu. INCRÍVEL aprendeu. O que me faz acreditar que este ano servirá para aprender mais umas coisas. Este ano perdemos porque o Porto TAMBÉM fez um campeonato espectacular e no momento decisivo teve a estrelinha. Por 2m que toda esta questão não se colocava.

    Apesar destes desaires temos vindo a ter participações cada vez mais consolidadas que me fazem acreditar que num futuro próximo a realidade pode ser outra. Que interessa ter um Benfica campeão para no ano seguinte acabar em 3º porque aquela equipa não tinha as bases necessárias para continuar a ganhar?

    A nível externo também tem existido essa consolidação.
    Em 4 anos tivemos 1/4, 1/2 e final da liga europa e uns 1/8 da Champions. Verdade que começamos o ano na Champions tal como à 3 anos atrás. Mas no ano passado quando passamos o grupo e fomos eliminados pelo Chelsea, não foi valorizado da mesma forma como este ano é valorizado a passagem do Porto.
    Mesmo este ano o grupo era constituído por um clube russo (que não deve ter um orçamento muito inferior), por um Celtic que serve para glorificar troféus europeus de outros clubes mas para inferiorizar o Benfica já é considerado um clube fraquito e depois somente para muitos o melhor clube do mundo (pelo menos até este ano). É verdade que na 2ª mão não jogaram com a sua melhor equipa mas não são tão maus como quiseram fazer crer. Para mais esse foi um dos poucos jogos este ano que o Benfica não marcou qualquer golo o que acontecendo teríamos chegado pelo menos aos 1/8 da Champions.
    Outros argumentos lhe poderia ainda enumerar para validar a minha opinião.

    O Jesus não será eterno nem é isso que pretendo mas acredito que tem capacidades para continuar um projecto que nos últimos anos se tem progressivamente consolidado e que no futuro acredito que trará aquilo que os adeptos anseiam. Títulos…
    A história mostra-nos (permitam-me a incursão em seara alheia) que tentar conquistar títulos a todo o custo sem ter um projecto coerente e com "pés de barro" fez muito mal no passado a Benfica e Sporting.

    Posto isto, compreendo que face à falta de títulos, adeptos benfiquistas peçam a demissão de Jesus mas para mim (e longe de mim querer mudar OPINIÕES) seria um erro porque acho que não estão a ver "toda a floresta".

    Ao Sr. Sérgio Tomás ficamos por aqui porque tal como Mourinho disse a um jornalista da Marca "a sua análise não é honesta".

    Na minha opinião se pretende redigir textos para este blog que pauta a sua conduta pela IMPARCIALIDADE, numa análise deve-se colocar os pontos pro e contra e deixar os leitores argumentar. A Visão do Leitor é uma COLABORAÇÃO com a Visão de Mercado e não um espaço para se colocar a nossa opinião sobre determinado assunto com direito a figurar na primeira página.

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2013 at 2:24 pm

      Ia para responder eu próprio mas está aqui tudo dito. Subscrevo cada palávra, parabéns.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 21, 2013 at 9:23 am

      O Benfica não perdeu nos oitavos de final com o Chelsea…nos oitavos eliminámos o Zenit e depois perdemos com o Chelsea nos quartos de final ;)

  • LuKas
    Posted Maio 21, 2013 at 12:25 am

    As imagens, de facto, so me dao vontade de rir!
    Toda aquela festa com o maritimo, toda aquela arrogancia do "MELHOR" treinador do mundo, do mestre da tactica, e depois perderem INFANTILMENTE, sublinho o infantilmente, um campeonato e uma liga europa com golo nos descontos, o que acontece frequentemente as equipas pequenas e segundo os comentadores desportivos as equipas imaturas!

    cumprimentos e parabens pelo POST

  • Leonidas
    Posted Maio 20, 2013 at 11:35 pm

    Sérgio Tomás: Texto brilhante, escreva mais!

  • Rick Deckard
    Posted Maio 20, 2013 at 11:01 pm

    Gosto sempre de ver um grande sportinguista opinar sobre o Benfica e o seu treinador. Sobre os seus adeptos e o seu comportamento. Talvez devesse preocupar-se mais com a pior época de sempre do Sporting, com o comportamento dos seus adeptos durante as campanhas eleitorais e com os 40 treinadores que teve o Sporting nos últimos 30 anos. Mas não. Sobre o Sporting, a única coisa que o cronista tem a escrever é sobre os mitos Ilori, Dier, Rojo e por aí adiante. Jorge Jesus, o treinador por quem os sportinguistas suspiravam aqui há alguns meses, com a vã esperança que este estivesse de saída do Benfica e que o seu coração sportinguista o levasse a ir para o outro lado da 2ª circular. Um cronista que confunde os adeptos do Benfica com os No Name do Casal Ventoso, os tais que foram escrever na estátua do Marquês que aquilo estava reservado. Que compara José Peseiro, que nunca foi campeão com Jorge Jesus que, para todos os efeitos, já o foi. Que diz que os adeptos do Benfica estão mais interessados nos ganhos milionários que as vendas trazem ao clube, como se os seus sócios e adeptos ganhassem algum tipo de comissão percentual sobre cada venda feita pelo clube. Não compreendendo que os adeptos, esses, gostam de ver o seu clube a jogar bom futebol, a bater-se olhos nos olhos com campeões europeus e a lutar até ao fim. Mesmo que o fim seja o peso da derrota. Lutar até onde o Benfica não lutava desde há muito tempo. Esquecendo que o futebol praticado pelo Benfica de Jesus é um futebol que atrai adeptos, que faz os adeptos ir ao estádio, que os faz sonhar. Compreendo que o Sr. Tomás tenha saudades de ver tal futebol a ser jogado para os lados de Alvalade. Um clube cujos ganhos desportivos e financeiros são os que são. No Benfica não se mudam paradigmas. Por não se mudarem, é que lutámos até ao fim por tudo. E isso é algo que vai demorar muito tempo a ver o seu clube fazer.

    • Pedrodasilva
      Posted Maio 21, 2013 at 7:31 pm

      as veses mais vale ser cego do que não ver…

    • Rick Deckard
      Posted Maio 21, 2013 at 6:31 pm

      O Sr. Pedro da Silva é que referiu os meus números deturpados. Apresentei que não o são. Quanto à importância que eu dou ao Benfica é diametralmente comparável à sua preocupação pelo número de conquistas do meu clube. Não fale sem saber e sem conhecer as pessoas. Preocupe-se com o seu Sporting, tal como deveria fazer o Sr. Tomás.

    • pedrodasilva
      Posted Maio 21, 2013 at 6:05 pm

      Bem, se acha que precisa mesmo de se conter para me dar uma resposta à altura, deixe-me dizer-lhe uma coisa… o benfica deve ser mesmo a coisa mais importante da sua vida, eu tenho coisas bem mais importantes ma minha vida mas respeito a sua forma de viver. Agora, já que quer falar de numeros, não me venha só com o que lhe convem. É certo que o benfica teve nesse tempo pouco mais de metade, mas será que teve o dobro dos titulos?? É verdade que o benfica tem capacidade de mobilizar massas de adeptos como mais nenhum clube em portugal é capaz de fazer, inclusivie capaz de fazer operações coração e tudo, agora, com o triplo ou o quadroplo de simpatizantes que o benfica tem em relação ao sporting e porto, não acha que no minimo deveria ter o triplo ou o quadruplo dos titulos??Se o meu sporting está mal?? Concertesa que está, mas pelo menos eu tenho a ombridade de constactar este facto… Mas não se preocupe porque a "IURD" tambem foi desmascarada, demorou foi um bocado…lol
      Saudações Benfiquistas…lol

    • Rick Deckard
      Posted Maio 21, 2013 at 2:44 pm

      Pedrodasilva, é a visão de um sportinguista sobre o Benfica. Não sei o que você considera uma resposta à altura, mas se eu respondesse como queria, provavelmente não colocariam aqui o meu comentário. E eu não sou cronista nem tenho que andar a responder a quem por aqui escreve. Se o Sr. Sérgio Tomás tem algo a dizer, que o diga. Imagino que não precise de advogados de defesa. Quanto aos número para o ar, aconselho-o a contar o número de treinadores que teve desde 1982/83: 1982/83 – António Oliveira e Josef Venglos, 1983/84 – Josef Venglos e Marinho Mateus, 1984/85 – John Toshack e Manuel Pedro Gomes,1985/86 – Manuel José,1986/87 – Manuel José, Marinho Mateus e Keith Burkinshaw, 1987/88 Keith Burkinshaw e António Morais, 1988/89 – Pedro Rocha, Vítor Damas e Manuel José, 1989/90 – Manuel José, Vítor Damas e Raul Águas, 1990/91 – Marinho Peres, 1991/92 – Marinho Peres e António Dominguez, 1992/93 – Bobby Robson, 1993/94 – Bobby Robson e Carlos Queirós, 1994/95 – Carlos Queirós, 1995/96 – Carlos Queirós, Fernando Mendes e Octávio Machado, 1996/97 – Robert Waseige e Octávio Machado, 1997/98 – Octávio Machado, Francisco Vital, Vicente Cantatore e Carlos Manuel, 1998/99 – Mirko Jozic, 1999/00 – Giuseppe Materazzi e Augusto Inácio, 2000/01 – Augusto Inácio, Fernando Mendes e Manuel Fernandes, 2001/02 – Laszlo Bölöni, 2002/03 – Laszlo Bölöni, 2003/04 – Fernando Santos, 2004/05 – José Peseiro, 2005/06 – José Peseiro e Paulo Bento, 2006/07 – Paulo Bento, 2007/08 – Paulo Bento, 2008/09 – Paulo Bento, 2009/10 – Paulo Bento, Leonel Pontes e Carlos Carvalhal, 2010/11 – Paulo Sérgio, Alberto Cabral e José Couceiro, 2011/12 – Domingos Paciência e Sá Pinto, 2012/13 – Sá Pinto, Oceano, Frank Vercauteren e Jesualdo Ferreira.
      Mas Pedrodasilva, como sportinguista que você deve ser, não deve ter bem noção da própria realidade, vive na ilusão e obcecado com o que se passa do outro lado da 2ª circular.

    • Don Luigi
      Posted Maio 21, 2013 at 7:49 am

      Que grande comentário! Subscrevo completamente!

    • Pedrodasilva
      Posted Maio 21, 2013 at 7:26 am

      É pa, sem me querer alongar muito, eu acho que este topico era mesmo sobre o benfica e não sobre o Sporting. Sobre o sporting já foram abertos muito. É uma pena que não aceites uma opinião critica e não tenhas sequer poder de encaixe para teres uma resposta a altura, preferindo mandar numeros para o ar, numeros esses altamente deturpados, mas eu compreendo, é o habito, já que o teu clube tambem é assim gerido… enfim… tão grandes e tão pequeninos…

  • José Silva
    Posted Maio 20, 2013 at 11:00 pm

    O Porto ontem podia não ser campeão. No final do jogo já envergavam cachecois de campeões. Quando é que os fizeram? No Intervalo? Se tivessem perdido o título também ia tudo para o lixo. É perfeitamente normal que o Benfica tenha preparado a festa porque teve dois jogos do título (contra o estoril caso o Porto perdesse e contra o Porto). É normal que os clubes preparem a festa, porque querem que ela, no caso de acontecer, renda o maximo possível.
    O que não é normal é os adeptos terem "reservado" o marquês

    • Joao Goncalves
      Posted Maio 21, 2013 at 1:47 am

      Quem faz os cascois não é clube mas sim os vendedores de rua que não são afectos ao clube.

      É claro que havia cascois a dizer "Benfica campeão" a seguir ao jogo da Madeira, eu sou portista e esta perfeitamente em paz com isso e se fosse vendedor ambulante, teria mandado fazer 20.000 para vender à Porta do Estádio da Luz no jogo com o Estoril, assim como teria mandado fazer 30.000 ou 40.000 para Paços e para o Dragão com "Porto Campeão".

      Isto é um negócio pararelo que nada tem a haver com as intituições em si.

  • CRF
    Posted Maio 20, 2013 at 10:29 pm

    Não é dificil perceber que és Portista, e apesar de não dizeres nenhuma mentira, escreves tudo isso, sem referir o essencial, o teu clube desejava este final digno de Hollywood, pelo insucesso do rival, mas também pelo despedimento do treinador, que iriam resgatar logo de seguida para vosso proveito. E parece que isso não vai acontecer..

    As transferências vão contar bastante, mas acredita que o teu clube tem um plantel bem mais curtinho para lidar com elas do que o Benfica, e com grande probabilidade para o ano por esta altura vais pensar que tinhas ficado melhor a festejar o titulo do que a pisar o rival que foi incompetente.

    Quanto a passivos, penso que não há ninguém que possa falar, no futebol português à demasiados telhados de vidro nesse campo.

    Saudações Leoninas

    • David Silva
      Posted Maio 21, 2013 at 2:53 pm

      Se calhar ele até preferia o Paulo Bento. Mas como não tem por hábito revelar desejos que não consegue concretizar no momento ainda não o afirmou…

    • CRF
      Posted Maio 21, 2013 at 12:13 pm

      o seu presidente, que percebe muito do que é preciso para ganhar no futebol, mesmo depois de 4 anos não tem a mesma opinião que você.. Não o afirma publicamente porque não tem por hábito revelar desejos que não consegue concretizar no momento..

    • David Silva
      Posted Maio 21, 2013 at 9:36 am

      Desejar o Jesus quando sai do SC Braga é uma coisa.
      Agora depois destes 4 anos no Benfica não queria o Jesus nem por nada no Porto.

      O seu comentário é que é mesmo "digno de Hollywood".

  • Anónimo
    Posted Maio 20, 2013 at 10:15 pm

    Mais um belo texto do Visao de mercado, continuem com este excelente trabalho que merece reconhecimento.
    Concordo com todo o texto mas na parte em que referem o que a comunicaçao social em portugal faz estou de acordo a 200%. E acho que para o futuro o lema do benfica deveria ser:
    "Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza."
    Rabindranath Tagore

    Bruno Gonçalves

  • Sideshow Bob
    Posted Maio 20, 2013 at 10:14 pm

    Bom, essa questão dos festejos parece me uma falsa questão, os jogadores exageraram um pouco (e com isso arrastaram bastantes adeptos) mas pareceu me que foi por acharem que aquele jogo significava o fim de um ciclo bastante complicado e que o Benfica passou com distinção (menos na turquia) e que lhes dava um incentivo extraordinário para o ciclo que aí vinha (turcos na luz, 3 jornadas da liga e final da taça).

    Empolar o assunto achando que foi uma falta de respeito parece me de mau tom.

    Na cidade do porto ouviram se foguetes depois do empate contra o estoril, que dizer sobre isso?
    Os adeptos foram festejar para os aliados a vitória sobre o Benfica, será que foi falta de respeito para com o paços de ferreira?!
    O sporting festejou o 2º golo contra o gil vicente como se tivesse ganho a champions, não terá sido uma falta de respeito para com os adversários seguintes?!

    O Benfica perdeu os 4 pontos de vantagem nas últimas 3 jornadas, isso foi pura e simplesmente por falta de competência, tanto técnica como de bastidores! Eu sempre fiz questão de referir a seguir a cada vitória que todos os jogos teriam que ser encarados com o máximo de seriedade (quem quiser que vá ler os posts) porque já sei do que a casa gasta lá para os lados de Palermo.
    Agora estar a dizer que os adeptos disseram isto e os jogadores fizeram aquilo parece me que é só para criar discussões!

    Tenho amigos portistas que antes do jogo com o estoril me disseram que preferiam que o porto perdesse na madeira contra o nacional do que ver o Benfica ser campeão no dragão por isso não percebo aonde queres chegar..será que a onda de euforia foi tão grande que arrastou malta que não pode ver o Benfica a frente?!

    Um abraço

  • Anónimo
    Posted Maio 20, 2013 at 10:06 pm

    O Porto ganha bem o campeonato porque ganhou ao Benfica nas antas.
    Mas o penalty na Mata Real é uma vergonha…..
    Tou a ver a repetição no dia seguinte e realmente é uma vergonha…..

    Pedro Vinagre Santos

  • Pedro JK
    Posted Maio 20, 2013 at 9:51 pm

    O Benfica perde o campeonato na recepção ao Estoril, quando o próprio Presidente que deveria estar junto da equipa, numa altura tão crucial da época, deslocou-se ao Brasil, para tratar de "negócios" pessoais. É esta a diferença entre um LIDER e um EMPRESÁRIO demonstrando que os seus interesses estão à frente da instituição que representa!

  • paulo
    Posted Maio 20, 2013 at 9:41 pm

    tem piada que houve o triplo dos festejos do actual campeão logo a seguir à vitoria do slb nos aliados! onde andará a humildade desta gente??? Ou ja todos sabiam que o hugo miguel ia arranjar 1 penalti a 1 metro da área e uma expulsão fantasma, após 20 e alguns minutos de futebol muito pobre na mata real?

    • David Silva
      Posted Maio 21, 2013 at 2:49 pm

      Não houve falta? ele até nem calcou o pé, nem o afirmou depois do jogo. Melhor, James até nem estava isolado…

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2013 at 2:16 pm

      hum… não houve falta. O James tropeçou no próprio pé ;) Mas não vamos falar disso claro. O jogo do Capela é que foi ;)

    • CM
      Posted Maio 21, 2013 at 12:03 am

      E a falta, apesar de não ser para penalty uma vez que foi fora da área, era para expulsão (o James ficaria isolado e em excelente posição para marcar).

    • sandro
      Posted Maio 20, 2013 at 10:58 pm

      mas essas pessoas festejaram o seguinte:
      1º a impossibilidade do benfica ser campeão no dragão
      2º a impossibilidade do benfica ser campeão sem derrotas
      3º chegada á liderança
      4º aqui com menos festa pois já é um certo habito a vitoria sobre o benfica

      e essas pessoas uma semana depois estavam a fazer a verdadeira festa de campeoes por todo o mundo enquanto que os campeoes da madeira, os campeoes do triplete estavam a chorar do relvado, e com cabeças que pareciam melões.

  • Rabensandratana
    Posted Maio 20, 2013 at 9:38 pm

    Quando o João Gabriel e Rui Gomes da Silva entre outros estão preocupados única e exclusivamente com o FCPORTO em vez de se preocuparem com o seu clube dá nisto e Orelhas "burro" que nem pulso tem nos seus subservientes!!!!

    Pergunto eu?? Isto é um líder de um clube que intitula grande???

    Jogadores a comemorarem antes de tempo, só acontece numa equipa que tem um Carraça a chefe de fila?????

  • - paul,
    Posted Maio 20, 2013 at 9:36 pm

    gostei bastante do post, o autor frisou o que eu venho a muito a dizer, o objectivo principal de um clube é ganhar (dentro das suas possibilidades obviamente) e só depois as vendas de jogadores se conseguirem adquirir outros mais baratos, mas sem baixar o nível.

  • Orlando Fernandes
    Posted Maio 20, 2013 at 9:29 pm

    Não concordo com o texto. Tenho 16 anos. Vivo o SLB como poucos. Desde que nasci vi duas vezes o Benfica ser campeão. Não sabia o que era uma final europeia. Vi há uns anos um Benfica sem rumo, trocava de treinador de época em época. Exibições paupérrimas, não havia valorização de jogadores. Desde que Jesus chegou ao Benfica, vi o meu Benfica jogar à bola como nunca tinha visto, vi os adeptos com a equipa até à última, vi-o numa final europeia. Deixamos os 3º e 4º lugares e passamos a ganhar/disputar titulos até à última. Vi o SLB numa final da liga Europa. Admito que falte alguma coisa ao JJ, e falta. Mas a diferença entre o antes de Jesus e depois é abismal. Quer a nivel desportivo quer a nivel de compra-venda de jogadores. Se falha nos grandes momentos? Falha sem dúvida, mas Quique, Koeman etc não estiveram lá para falhar. Falhamos porque lá estivemos, porque vi o Benfica perder na final da Liga Europa, vi perder o campeonato na última jornada. Poucas vezes tive esta oportunidade, e parece estúpido até. Mas espero sinceramente que o JJ continue. Acho que fez bem ao Benfica e este projecto não deve parar agora.

    • Anónimo
      Posted Maio 21, 2013 at 3:25 pm

      orlando koeman chegou tao longe na LC como o JJ em 4 anos e eliminou o campeao europeu dessa epoca.
      tens 16 anos e tens 2 titulos mas se tivesses 32 tinhas visto 8 titulos 3 finais europeias e essa verdadeira diferença do que era e do que é o benfica e nao venhas com a desculpa do vale e azevedo, este ja la esta há quase 13 anos. o pinto da costa nos primeiros 13 anos ganhou 6 titulos..

      tiago morais

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2013 at 2:14 pm

      Excelente

  • Anónimo
    Posted Maio 20, 2013 at 9:25 pm

    Não é por nada, mas acho muito triste o autor deste post ter dito que todos os adeptos benfiquistas tinham celebrado a vitória do Benfica na Madeira como se fosse a vitória do campeonato.Por acaso o senhor em questão esteve em todas as casas de adeptos benfiquistas do país? Não me parece. Na verdade se falar com muitos adeptos benfiquistas acredito que estes lhe dirão que não gostaram dos festejos da nossa equipa na Madeira. Agora eu acredito que tenham havido alguns adeptos que se entusiasmaram mais e até já pensavam que o campeonato estava " no papo", mas, se é assim, então também não houve adeptos portistas que celebraram a vitória do seu clube frente ao Benfica e tenham pensado que o campeonato estava " no papo"? Acredito que o Sérgio Tomás não tenha pensado nisto tão profundamente, mas devia ter pensado, no mínimo, um pouco melhor. O facto de "meia dúzia" de adeptos do meu clube terem celebrado a vitória do campeonato após o jogo na Madeira, não faz com que eu e milhões de outros benfiquistas sejam, comportem-se ou pensem da mesma maneira que essa "meia dúzia".
    Rodrigo Martins

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2013 at 2:14 pm

      E veja o seu comentário a ser ignorado. Bom senso? as pessoas não gostam disso… querem é discutir nos f´runs com desconhecidos, mostrar quem é o maior lá da aldeia…

      Bom comentário caro amigo

  • Pedro
    Posted Maio 20, 2013 at 9:23 pm

    Foi aqui que o Benfica perdeu o campeonato…

    Quem está a fazer esta festa é porque já está a descomprimir…o que leva a facilitismo…quando se está a 3 jornadas do fim do campeonato.

    Esta reacção só pode ser resultado do discurso interno…caso contrário o JJ tinha obrigação de repreender fortemente a atitude dos teus jogadores.

    Não o fez…deu no que deu.

  • Pedro JK
    Posted Maio 20, 2013 at 9:08 pm

    Começo achar se o JJ é mesmo bom treinador, ou se é um artista da WallStreet!

  • JR
    Posted Maio 20, 2013 at 9:08 pm

    Empolam tanto esta questão dos festejos antes de tempo mas assim que os adeptos do Porto se viram em primeiro lugar, com ainda um jogo por disputar, foram em massa para os Aliados cantar que eram campeões…

    • CM
      Posted Maio 20, 2013 at 11:53 pm

      Não festejaram o campeonato, festejaram uma vitória emocionante por ter sido já nos descontos. E uma coisa é os adeptos festejarem. Outra bem diferente é os jogadores e restantes funcionários do clube. Para além disto, ainda reservaram o Marquês para celebrar o nosso título.

    • joaodolobo
      Posted Maio 20, 2013 at 9:41 pm

      E fomos!!!!1

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Maio 20, 2013 at 9:02 pm

    Quem festeja antes da festa está sujeito a imprevistos como este.
    Típico de um clube que se acha superior aos outros.

    Nunca mais apreendem (e ainda bem).

    • pedro
      Posted Maio 21, 2013 at 9:13 pm

      nao me diga que o sr. sabe das ameaças mas a pessoa mais proxima dos jogadores que é o treinador não sabia, quando a inteligencia não da para mais.

      se tivesse havido ameaças qual era o mal de o treinador dizer que sim que era verdade, se houvesse assim tantas ameaças pelo menos algum tinha ido á policia e tinham vindo para a rua falar sobre isso. mas os benfiquistas gostam de inventar boatos para retirarem o merito aos outros ou para esconderem as verdades do seu clube.

    • Manuel
      Posted Maio 21, 2013 at 8:41 pm

      O que é que o treinador do Paços sabe das ameaças? Ele falou e defendeu os seus jogadores. Apenas isso! O resto é tudo verdade!
      Queria o quê, que dissesse que era tudo verdade? Mesmo que o soubesse nunca o diria! A inteligência não chega para mais?

    • pedro
      Posted Maio 21, 2013 at 6:17 pm

      aquelas ameaças que foram desmentidas pelo proprio treinador em directo na conferencia de imprensa ?

      como é que vamos de apanhar canas sr.manuel ?

    • Manuel
      Posted Maio 21, 2013 at 5:39 pm

      O que é que têm os festejos a verem com os erros e os favores arbitrais conhecidos de toda a gente?

      E com as ameaças feitas às gentes e aos jogadores do Paços e que foi público?

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2013 at 2:11 pm

      Falas com a autoridade de quem na sua história nunca fez o mesmo. Que integridade vai para esses lados. Que lição de moral!

  • Marco
    Posted Maio 20, 2013 at 8:57 pm

    Não sei de que clube é o autor deste artigo, mas sinceramente gostei! Parabéns!

  • benficasempre
    Posted Maio 20, 2013 at 8:52 pm

    E até que ponto é que este festejo não pode ter sido uma jogada de marketing? No jogo do Estoril o estádio tava cheio e muito teve a ver com o clima de campeões que se criou….

  • Hernandez
    Posted Maio 20, 2013 at 8:51 pm

    Aos mais distraidos relembro que, o na altura capitão do porto, Jorge costa, veio dar uma entrevista onde dizia que o clube já podia encomendar as faixas de campeão.
    Este não é um caso único de falta de humildade. O facto é que essa falta de humildade pode ter custado caro.

  • VCG
    Posted Maio 20, 2013 at 8:50 pm

    incrível mesmo é os factos se repetirem 2 anos seguidos e os adeptos pedirem bis(para nao falar da epoca de AVB onde foram consecutivamente cilindrados)
    incrivel é ninguem entender que apesar do bom futebol que produziram , foram sacudidos da primeira fase da liga dos campeoes, ou seja quando os jogos sao de um nivel superior JJ falha, incrivel é que toda gente comenta o dinheiro que entra mas por artes magicas toda a gente se esquece do que sai e que JJ é pago a peso de ouro para nao ganhar nada , que é um dos 10 ou 15 mais bem pagos do mundo num plantel recheado de jogadores que ganham milhoes , que custam milhoes para nao ganhar nada, e eles todos pedem Bis, desculpem mas isto é de rir, pois ganhar por 4 ou 5 ao olhanense e companhia sendo eliminado da champions, voltar a golear academicas e companhia e nao conseguir vencer o fcp, golear o gil vicente e companhia e acabar o campeonato nas lonas e perder a liga europa parece me absolutamente surreal, mas eles pedem Bis…e o burro sou eu?

    • Manuel
      Posted Maio 21, 2013 at 8:53 pm

      Ninguém disse que o Porto ia acabar. O que vai acabar é a MAMA!

      Teoricamente, todos os jogadores podem sair. Mas não saem! Pelo menos este ano não!

      Sabe por acaso quanto o Porto vai pagar de juros? O Porto vai necessitar de fazer mais de 60M€ com as vendas de jogadores! Isto até já veio no Jogo!
      O Benfica não precisa nem de metade disso! O Porto tem metade dos proveitos operacionais do Benfica e custos com pessoal mais elevados. Isso diz-lhe alguma coisa? Sabe o que é o fair play financeiro da UEFA?

      Deixe sair os resultados do 3º trimestre que depois falamos!

      PS. Os 2 jogadores do Guimarães ou muito me engano ou vão parar à B.

    • tiago
      Posted Maio 21, 2013 at 6:15 pm

      ja não sei quantas vezes é que ja ouvi e li essa historia do porto estar acabar e o benfica ia fechar o ciclo do porto, acabar com a hegemonia(este ano era com a conquista do triplete,se calhar nem a taça) etc etc mas depois passa um ano, passa outro e o fim nunca aparece. o sr.manuel fala mas o porto ja comprou o reyes para a saida do otamendi, e o herrera para a saida do moutinho, e comprou 2 jogadores ao guimaraes mas aqui acredito mais que sejam alternativas e não para titulares. mas o benfica tambem vai ter que realizar grandes encaixes financeiros para pagar os emprestimos e não só.
      afirma que vai sair o garay e o gaitan, mas tambem podem sair matic,salvio,cardozo o mercado que vai ser agitado é que vai ditar o destino e não um user com a mania que sabe tudo mas nunca acerta em nada.

    • Manuel
      Posted Maio 21, 2013 at 5:36 pm

      O Benfica já contratou o Djuricic e o Sulejmani, dois grandes jogadores. O Oblak vai regressar, o Cancelo e mais um ou dois vão subir dos miúdos. O Benfica já vendeu o Bruno César em Janeiro e irá vender talvez mais um ou dois, tudo depende da procura e da disposição os clubes tiverem de pagar as cláusulas. O Garay só irá sair pela cláusula (20M€) e o Gaitan poderá sair por 25M€, embora tenha uma cláusula maior. Já há substitutos.

      Para sua informação, o Porto precisa de fazer 60M€ para equilibrar as contas. Isto apesar de ter vendido o Falcão, o Hulk o Álvaro, o Ruben e o Guarin por 100M€ e de ter estado a viver à custa disso durante este ano. Faça as contas! Mas isso já acabou!

      Agora fala-se que querem vender o Moutinho e o James por 70M€ (não acredito por tanto embora os russos sejam loucos!) que conjuntamente com o Martinez são os melhores. Mas não chega. O Fernando também vai sair por nada. O Rolando ninguém o quer. Vão ter de vender um defesa. A mama está a acabar-se apesar da propaganda que enviam para os jornais.

      Vão ter de fazer um valente "downsizing" como disse o Angelino, que o Sporting também já começou a fazer. Tão simples como isso. O título não passou de mais um "dead cat bounce!".

      Também já começam a ser muitos! lol! Mas a lei da gravidade mais tarde ou mais cedo é uma inevitabilidade!

    • santos
      Posted Maio 21, 2013 at 4:28 pm

      sr.rui sancho

      os comentarios eram só para responder ao sr.paulo que afirma mais que uma vez que o celtic,monaco,malaga,braga são equipas da 3ª divisão europeia, só que muitas dessas equipas que ele fala já ganharam e eliminaram o benfica, logo se elas são da 3ªdivisao europeia entao o benfica é de que divisao ?

    • fernando
      Posted Maio 21, 2013 at 4:24 pm

      sr. manuel e quantos jogadores o benfica vai vender ?
      quanto mais tempo demorar a construir, mais tempo vai estar no topo. olhe não demore é muito tempo que depois corre o risco de acabar sem tem chegado ao topo.

    • Manuel
      Posted Maio 21, 2013 at 2:32 pm

      Totalmente de acordo. O Benfica tem muito para crescer e vai fazê-lo. O Porto não. Vai ter de vender 2 ou 3 dos melhores jogadores, "fair play" da UEFA "oblige", e não vai poder colmatar essas saídas com jogadores equivalentes por uma razão muito simples, porque não tem dinheiro para isso!

      O Angelino já veio para a CS avisar disso mesmo. Vão ter de diminuir os custos com pessoal na ordem dos 30% ou 40%. É só fazer as contas.

      O facto de terem ganho o campeonato melhorou o currículo mas não lhes deu nenhum dinheiro a mais. Pelo contrário, retirou pois vão ter de pagar uns milhões valentes de prémios aos jogadores.

      O Benfica está no bom caminho. Está a aprender com os erros, está a consolidar uma base se sustentação e de competência que quanto mais tempo demorar a construir mais tempo lhe permitirá manter no topo. E irá fazê-lo.

      Os seus mais directos adversários estão numa fase descendente obrigados pela crise e pela conjuntura que não tem afectado tanto o Benfica porque tem sido mais competente na vertente financeira. E por favor, não me venham falar no passivo que é um falso problema. Mas que ainda assim tem diminuído.

      Estou ansioso por saber os resultados do 3º trimestre. Can hardly wait!

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2013 at 2:10 pm

      Esta também está boa. Então o Málaga agora é um gigante europeu e eu não sabia! Mas há melhor! Portanto, o Málaga ficou em 4º na liga (curiosamente esta ainda não acebou e da ultima vez que eu vi, estava em 6º, mas pronto), depois o Spartak e o Shaktar são inferiores ao Málaga. Adorável. Mas o melhor é quando chama ao Fener e ao Leverkusen equipas de nível baixo (do bordéus nem falo, que jogaram mesmo mal).

      Portanto, num ranking, de acordo com a sua opinião isto fica assim:

      Porto(porque ganhou o campeonato, perder na champions não interessa)
      Málaga,
      AC Milan
      Zenit,
      Leverkusen,
      Shaktar,
      Fener,
      Spartak
      Bordeus.

      é isto não é?

      Quanto ao primeiro comentário, então mas é uma questão de orçamentos? Então nesse caso o Porto devia ter ganho ao Malaga sem espinhas. E o Benfica não devia ter passado do Leverkusen, muito menos do Fenerbache, e a derrota com o Chelsea então já estava mais do que garantida…

      O que quero dizer com isto é o seguinte: Sim, falhámos. Mas melhorámos. Melhorámos imenso relativamente á epoca passada. Voltamos a falhar nas finais, é certo, mas este ano tivemos mais finais do que no ano passado. A diferença está aqui, é por isto que os benfiquistas querem que o JJ continue. Ninguém diz que ele é perfeito, mas tem demonstrado trabalho, tem demonstrado evolução (nomeadamente a teimosia dele de anos passados parece ter-se desvanecido). Os Benfiquistas sabem valorizar o esforço e dedicação. Os Benfiquistas não ficam satisfeitos e cheios de moral porque um campeonato lhes caiu no colo. Diga-me, em que é que o Porto evoluiu nos ultimos tempos? Tem melhor futebol que no ano passado? Tem mais opções? É mais dominador na europa? Não! Então nós queremos que as coisas se mantenham da mesma forma por uma razão muito simples. Os resultados estão a aparecer, aos poucos. Toda a gente sabe que é uma questão de tempo. Mudar agora de paradigma era matar todo o projecto.

    • Johnny W.
      Posted Maio 21, 2013 at 12:24 am

      O clube de 3 divisão que ficou em 4 numa liga bem superior a nossa, num clube com um pressuposto bastante superior ao do FCP. Um equipa que passou em 1 num grupo com AC Milan e Zenit que investiu forte. E o Porto não foi humilhado a meu ver. Perdeu porque o treinador fez o mesmo que Jesus contra o Porto. Entrou a medo a jogar para o empate. No Jogo do dragão o Malaga levou uma lição de futebol (talvez o melhor jogo do Porto esta época). Essa equipa foi eliminado pela finalista com um golo fora de jogo aos 92 minutos. Vergonha é ser eliminado na fase de grupos por equipas bem inferiores ao Benfica como Spartak e Shaktar.E depois vangloriar se de uma epoca genial quando se debateram com equipas de nivel baixo como Bordeus, Fenerbace,e mesmo Leverkusen, que apesar de ter um bom plantel na altura estava a lutar pelo titulo/2 lugar. ( mesmo assim inferior ao plantel de benfica onde ha jogadores de grande classe quase para qualquer posição)

    • sandro
      Posted Maio 20, 2013 at 10:52 pm

      O clube da 3º escalão europeu quase que foi as meias-finais da LIGA DOS CAMPEOES, sendo eliminado no ultimo minuto, mas de últimos minutos o sr. percebe bem, mais concretamente do minuto 92.
      Juro que eu não percebo o Málaga que só perdeu 2 jogos na champions, chegou aos quartos de final, eliminado no último minuto é de 3ªdivisão, o celtic é da 4ª divisão, o spartak deve ser da 5ª divisão, em que divisão distrital se encontra o seu clube? Não consegue passar de grupo contra equipas do 4º e 5º escalao europeu, para não falar do Barcelona B

    • paulo
      Posted Maio 20, 2013 at 9:43 pm

      o porto ficou apenas mais 1 jogo e foi humilhado por 1 clube da 3ªdivisão europeia!!! boa prestação do fcp em 2 anos, continuem!

  • Cesar
    Posted Maio 20, 2013 at 8:47 pm

    Não sei o que se passa no Benfica, mas este fim de semana perdemos 3 titulos para o Porto: Hoquei, Andebol e Futebol. Será falta de cultura de vitória? Não podemos continuar a festejar segundos lugares

    • Holtby
      Posted Maio 20, 2013 at 9:29 pm

      Eu acho que foi por solidariedade. No ano passado o Basket foi campeão lá e acabaram com essa modalidade. Agora imagine se o Benfica ganhava no Hoquei, Andebol e Futebol…

  • Drulo
    Posted Maio 20, 2013 at 8:46 pm

    Enquanto Jesus continuar no Benfica o Pinto da Costa vai continuar a rir e gozar à grande. JJ vacila sempre contra o Porto e faz com que as vitórias do Porto saibam ainda melhor.

  • Rodrigo
    Posted Maio 20, 2013 at 8:43 pm

    Realmente e inacreditavel a forma como o Benfica perde este campeonato, tendo 4 pontos de vantagem a 3 jornadas do fim da Liga.
    Parece-me que os festejos antecipados dos adeptos, aliados aos festejos da equipa na Madeira, a conferencia de imprensa desastrosa do Joao Gabriel e a entrevista do presidente a pedir a final da Champions na proxima epoca foram factores determinantes para o deslumbramento do Benfica e para mais um ano a ver o FC Porto a festejar.

    Parece-me tambem que o Jesus tem de assumir as suas responsabilidades, dado que e o 2º ano consecutivo que deixa fugir um campeonato de forma infantil e o discurso da "epoca brilhante" e "tomara fazer o mesmo na proxima epoca" nao cola.

    No entanto, se fosse benfiquista, quereria a sua continuidade, ja que e um tecnico competente, colocou o Benfica num patamar mais alto do que se encontrava antes da sua chegada, proporcionou uma serie de encaixes financeiros ao clube e esta a conseguir voltar a colocar o Benfica na alta roda do futebol europeu.

    Ainda assim, nenhum treinador esta acima de um clube e apesar de dever continuar o Benfica nao pode ficar refem das vontades do JJ e o mesmo deve ser criticado quando ha justificaçao para tal.

  • Bernardo
    Posted Maio 20, 2013 at 8:42 pm

    E isto tudo num ano em que o Benfica foi ajudado como nunca.

    Se não ganharam este ano para o ano ainda vai ser mais dificil. Nunca me vou esquecer:
    – o Sporting ir à Luz e o árbitro não assinalar 3 penaltis a favor dos leões…o roubo do século
    – de ver as equipas que jogam contra o Benfica acertarem mais no poste que nas redes
    – de ver os jogadores na jornada antes de defrontarem o Benfica a levar o 5º amarelo ou serem expulsos…este ano aconteceu em 22 jogos
    – de ver o Benfica com o maior orçamento da história do futebol português e há 3 anos que não ganha nada.
    – de ver a comunicação social a dizer que o Jesus é um mestre que inventou o Matic e o Enzo, que juntos custaram tanto como o 11 titular do Sporting, e fazerem de outros estúpidos como o VP, que ficou sem o Hulk, mas coitado tinha a obrigação de fazer mais
    – de ver a influência que o Benfica tem nos observadores e na arbitragem
    – de ver a comunicação social a valorizar os jogadores do Benfica nos jornais tipo o ano passado a dizer 4 meses que o Witsel tava garantido no Real para dp fazer com que outros clubes cometam loucuras

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2013 at 1:54 pm

      Já estou farto de responder a este tipo de comentários, mas não desisto. Aqui vai.

      Tudo o que está dito neste post é MENTIRA e acuso-o de ser um mentiroso sem vergonha.

      – O tal roubo do século não é roubo nenhum, Este é o tipo de arbitragem por que tanta vez se clamou ao longo dos anos em Portugal, mas quando acontece finalmente, é isto que se vê. Esta mentalidade não deixa que este sistema seja imposto, e assim vamos continuar a ver derbies em que a bola passa 40 minutos parada porque há um jogador no chão a rebolar-se. Houve uma diferença muito grande no derby, lá isso houve. Foi que o Gaitan caiu uma e duas vezes e o árbitro não assinalou, o Enzo o mesmo e a partir daí eles perceberam que não valia a pena. Não se viu mais nenhum jogador a atirar-se ao chão. Do lado do Sporting foi um fartote. O Bruma voava com as entradas do Matic e rebolava quase até ao outro lado do campo. Mas o melhor foi o Viola, não admira que no lance em que realmente parece haver falta não se tenha assinalado nada, ele desde que entrou esteve mais tempo no chão do que em pé, aquela grande área nos últimos 10 minutos parecia ser feita de gelo, visto a quantidade de quedas. Isto é algo que nunca aceitarei e responderei sempre. Não deixarei que tal mentira alguma vez se torne realidade.

      – Mentira mais uma vez, mas isto nem vale a pena. É claro que as nossas bolas nos postes não contam não é? Cada um vê o que quer. Mas continua a ser mentiroso.

      – Mais uma mentira, tirada dos foruns antis como não podia deixar de ser. Já agora, vá também ver se esses cartões são mal dados e já agora quantos deles foram dados a jogadores que possam ser considerados nucleares. E se não ficar satisfeito olhe, apresente queixa.

      – Outra mentira, o maior orçamento deste ano, e por alguma diferença foi o do Porto, tendo ascendido a valores na ordem dos 90 Milhões de euros. A mentira continua…

      – A mais fantástica de todas talvez. Então queres ver que o Matic já era tudo isto e nós não o sabiamos? Ele no ano passado também era este jogador? Safa… tinha dado um jeitaço… E o Enzo? o Enzo que veio como extremo direito não é? Pois… esse é que certeza não levou trabalhinho nenhum, isso de ele ser extremo direito foi engano. O Porto perde o Hulk? Pronto tudo bem. Continuo o achar que é um jogador sobrevalorizado, mas foi considerado o melhor por isso tudo bem, o Porto perde o seu melhor jogador, ok. E o benfica perdeu o quê? O witsel e o Javi. Oh… isso não interessa, são jogadores fracos. Desta vez não lhe posso chamar mentiroso. Só tendencioso. E fanático.

      – blah blah blah, nota-se quem é que tem ganho com isso. Se controlássemos as arbitragens duvido que andássemos tão fracos de titulos.

      – Aqui é só ridiculo.

      Por tudo isto, Bernardo, você é ridículo, fanático, tendencioso e acima de tudo mentiroso. Se quiser vir apresentar a sua visão das coisas venha, mas pelo menos apresente alguma verdade lá pelo meio. E se vai ser tendencioso, fale apenas da sua equipa.

    • Johnny W.
      Posted Maio 21, 2013 at 12:11 am

      Sr João Costa, o FCP teve o maior orçamento da historia de Portugal, mas isso não significa que tenha o tenha gasto. Eu só recordo as compras de Quinones, Jackson e Izmailov. Acho que o que o Bernardo queria dizer é que tendo em conta os investimentos que o clube da luz fez, se exigia um título. Vejamos que, de ha uns anos para ca, o Porto e o Benfica gastam aproximadamente o mesmo em transferencias, porem o SLB em 10 anos ganha 2 titulos o que é bastante pouco.O que o SLB fez este ano, fez também Peseiro no Sporting, e diga-se com uma equipa muito inferior e com 1/10 do dinheiro do SLB. Não percebo a celebração de JJ, quando esta "fantastica época do clube" o Sport Lisboa ganha tanto como ganhou o braga em 2010 gastando 2 ou 3 milhoes em vez dos 20 ou 30 do SLB, ou do anteriormente mencionado Sporting de Jose Peseiro.

    • João Silva
      Posted Maio 20, 2013 at 11:36 pm

      Caro paulo,

      Não se esqueça do jogo Académica-Benfica! Falam do jogo da Luz como o roubo do século mas não devem ter visto esse jogo… No entanto, sou daqueles que continua a achar que os 3 grandes tem arbitragens nos próprios estádios que deixam muito a desejar. Não sei se é a pressão dos adeptos ou não, a verdade é que parece que os árbitros têm sempre "medo"…

    • paulo
      Posted Maio 20, 2013 at 9:46 pm

      sera que este bernardo viu o jogo do nacional-benfica deste ano??? como pode falar de roubo do ano quando o benfica apenas nesse jogo não foram assinalados 2 penaltis CLAROS, e a expulsão mais ridicula e vergonhosa do ano, a de matic!
      Sera que viu o paços-porto? o nacional-porto? so nas ultimas 3 jornadas…

    • paulo
      Posted Maio 20, 2013 at 9:44 pm

      o benfica realmente é muito beneficiado… 30 anos quantos campeonatos???

    • Ângelo
      Posted Maio 20, 2013 at 9:07 pm

      1ºTanto o Benfica como o Porto foram as equipas mais beneficiadas do campeonato. E para o ano a historia repete-se. É mais fácil olhar para o lado.
      2ºNestes últimos anos quem tem mais influencia sobre os observadores e os árbitros é claramente o Benfica não?? Não se esqueça do ultimo escândalo, a sorte de alguns é de ter uma justiça como a portuguesa porque se não algumas equipas já tinham descido de divisão, há espere lá apenas uma equipa desceu :O.
      3ºTanto Enzo e Matic foram jogadores bem adaptados, um bom trabalho de JJ. VP também fez um bom trabalho em montar a equipa sem Hulk.
      4ºQuantos jogadores tanto do Sporting como Porto são associados a grandes equipas como Barcelona, Real, etc. Na mesma altura que o Witsel foi associado ao Real o Hulk foi associado ao Chelsea e veja lá foram parar ao mesmo clube. A impressa quer vender, inventa noticias seja de A,B ou C.
      5ºVocê tem memoria curta quanto custou a equipa do Sporting – Elias, Jeffren, Wolfs, Viola, Carrillo, Rinaudo, Capel, Pranjic etc, alguns vieram apenas teoricamente a custo zero. Quanto é que Godinho enterrou em jogadores que metade deles foram dispensados?? Não tenha memoria curta.

      Em relação a minha opinião claramente que não foi uma época perfeita para JJ mas sou da opiniao que deve continuar com um ordenado inferior.
      SB

    • joao costa
      Posted Maio 20, 2013 at 8:47 pm

      quer dizer, o Zenit cometeu a loucura pelo Witsel por causa de uma capa da Bola ou Record?

      Pior que um benfiquista com melão, só o Bernardo com as suas teorias absurdas.

      A bolas que acertaram no poste foram na Liga Europa e não no campeonato.

      Maior orçamento da historia do futebol português é o do FC Porto

      Matic e Enzo custam mais que o 11 do Sporting? Isso só mostra a qualidade do seu clube. Quer dizer, por eles custarem mais que o 11 do Sporting, significa que têm de jogar ao nível deste ano, e que o Jesus não teve mérito em fazer deles excelentes jogadores?

      Meta mais tabaco nisso. Parece que o principal aziado é o sr e não os benfiquistas

  • Helder
    Posted Maio 20, 2013 at 8:39 pm

    Jesus é o único responsável. Teve o maior orçamento de sempre da história do clube nos últimos 4 anos, este nao houve um investimento enorme no Salvio, Lima, Ola John, etc, e mais uma vez não ganhou nada.

    Uns ficam contentes por causa do futebol, etc. Mas eu quero é titulos e com estas equipas que o Jesus tem tido o Fernando santos ou o Quique já tinham pelo menos 2 ou 3 campeonatos.

    • Antonino Coelho
      Posted Maio 26, 2013 at 8:27 pm

      sr paulo, que coisa vergonhosa e sem noção que disse, antes do monaca quem nos ganhamos manchester united, com uma equipa fantastica, e monaco??? 4 escalao, vá ver a equipa deles na altura, uma equipa que nao era de 4 escalao certamente, com fernando morientes, guily, adebayor, patrice evra, flavio roma na baliza, por amor de deus que barbaridade….

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2013 at 9:47 pm

      E logo o Aimar… vê-se bem quem fala por falar…

    • Manuel Eduardo
      Posted Maio 21, 2013 at 7:38 pm

      Sois mesmo pequeninos… falam de piscineiros e esquecem-se que o Aimar é campeão olímpico em título…

      "Tudo pot T(r)i"

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2013 at 1:35 pm

      O Sr Paulo tem toda a razão. Darei todas as minhas razões mais abaixo, mas se este post já de si é uma opinião que eu não aceito, então isto que estão para aqui a dizer é somente ridículo, cheio de falsos moralismos (quem não se lembra do atirar da toalha do menino chorão VP), e de uma suposta cultura de vitória que este ano especialmente foi responsabilidade única e exclusiva da sorte. Sim sorte. Como já foi dito, de certeza que não é uma questão de eficácia o Porto ter rematado á baliza uma vez durante o jogo com o Benfica e ter marcado 2 golos (e sim, já tinha acontecido o mesmo no jogo na luz). Por outro lado, também quero acreditar que foi a Sorte e nada mais que isso que fizeram com que aquele mergulho do James (melhor piscineiro da liga) desse em penalty e desbloqueasse o jogo para o Porto. Não me venham dizer que o campeonato foi merecido para o Porto. Não foi o Porto que ganhou o campeonato, foi (e aqui sim, mais uma vez) o Benfica que o perdeu. Mas isso não quer dizer que o treinador seja o único responsável ou que só por isso já seja mau. É preciso não ter memória curta.

    • Francisco Carvalho
      Posted Maio 21, 2013 at 12:27 pm

      O Sr.Paulo calado deve ser uma poeta.

    • Johnny W.
      Posted Maio 21, 2013 at 12:03 am

      Paulo, a razão do pais estar como esta é devido a pessoas como voce que gostam do quase. E quando fracassam, pois a época do benfica é um fracasso, culpam os outros, e menosprezam os seus feitos. Esta equipa que o chelsea apresentou contra o benfica, tinha algumas baixas como um dos melhores jogadores chamado Hazard. Depois, como equipa em futebol praticado fica muito aquem do Monaco que o Porto eliminou. Esse Monaco eliminou o real madrid e tinha nomes como Morientes Giuly e afins. Depois menospreza a final da LE do Porto frente ao Braga, Braga esse que eliminou o Benfica na semi final, menospreza o CSKA que eliminou o Benfica em fases anteriores. Menospreza o Celtic, que tinha eliminado o campeão portugues Boavista, num ano que o benfica ficou em 5 ou 6. E por fim queixa-se dos arbitros quando este ano, a grande maioria dos adeptos de futebol consegue ver que a equipa mais favorecida este ano foi o Benfica. Mas eu não o culpo a si da sua ignorancia desportiva. Culpo a imprensa que dia apos dia ignora os feitos dos outros clubes e realça os quase do seu. Faça um favor e tira a venda dos olhos. Caso venha atacar o meu clube, eu sou do ASRoma, por isso esteja a vontade para dizer o que lhe vai na alma…

    • CM
      Posted Maio 20, 2013 at 11:18 pm

      Paulo,
      Se o Porto ganhou a LE de 2011 contra uma equipa do 4° escalão do futebol, então o slb deve ser do 5° ou 6° escalão, tendo em conta que foi eliminado na meia final da competição por essa mesma equipa. Já agora vai ver qual era a equipa do Mónaco em 2004. E vê também a do Porto. Pode ser que um dia ainda sonhes ter uma equipa com um terço da qualidade de qualquer uma delas.
      E btw, gosto como enaltecem o facto de terem jogado bem na final da LE. E o facto de terem sido eliminados na fase de grupos da Champions? Já esqueceram? É que já andam a dizer que para o ano a vão ganhar. Como se nem aos oitavos chegam? E chegaram à final da LE com a maior sorte do mundo…8 bolas nos postes durante toda a competição?! E só não foram goleados na Turquia porque não calhou. Onde estava o futebol espectáculo nessa altura? Epah enquanto continuarem a culpar os árbitros e a celebrar segundos lugares, derrotas em finais e vitórias morais, os títulos vão continuar a morar no norte. É incrível como num clube os adeptos choram para que um treinador derrotado fique e, noutro, os adeptos ainda não estão convencidos com o treinador bicampeão (tri contando com o ano como adjunto), que têm duas supertaças, que em 60 jogos só teve uma derrota e que em 2 anos ganhou mais que o outro treinador em 4. Mas lá está, é outro grau de exigência.

    • sandro
      Posted Maio 20, 2013 at 10:53 pm

      sr.paulo
      Deve ser um caso de estudo uma equipa marcar 4 golos e só ter uma oportunidade de golo, se calhar marcou 1 golo que valeu por 4, também me leva a querer que não deve ter visto o jogo do dragão de certeza, só falta dizer que o Benfica teve as melhores oportunidades de golo, que comedia.
      A quantos anos o Benfica não perdia 2 campeonatos nas ultimas jornadas quando tinha vantagens de 4 e 5 pontos?
      A quantos anos o Benfica não ganha uma competição europeia ? porque dos vencidos não reza a historia
      Um mínimo de sorte? as 8 bolas nos postes na L.E foram o que ? azar?
      O caminho do Benfica até a final foi dificílimo, Bordéus e fenerbache fartam-se de jogar, depois veio um chelsea que até nem joga grande coisa, mas chegou para levar a taça.
      Não percebo essa das equipas do 4º escalão europeu, é que uma impediu o maior do mundo de ir á final (quando já tinham os bilhetes, é a mania das festas antecipadas) e outra mandou o melhor e maior clube do mundo para fora da champions, só se o maior e melhor afinal seja do 5º ou 6º escalão europeu assim já faz sentido.

    • Stanislas Wawrinka
      Posted Maio 20, 2013 at 10:34 pm

      Cska do 4º escalão europeu? E eu a pensar que no ano em que ganharam a liga Europa eliminaram o Benfica numa fase precoce de forma categórica… Isso deve fazer do Benfica uma equipa do 5º escalão, não? E as bolas ao poste durante toda esta edição da liga Europa, especialmente no jogo contra o fenerbahce? Aí já não se fala de sorte, não é?

    • paulo
      Posted Maio 20, 2013 at 9:51 pm

      falando os factos…
      quantos anos o benfica acabou o campeonato com mais de 70 pontos?
      Quantos anos o benfica perdeu 2 jogos internamente, 1 deles em penalties e 1 por milagre no dragão, o porto faz 4 pontos com o slb com 1 oportunidade de golo em 2 jogos!!!
      Quantos anos o benfica não ia a final da taça de portugal?
      Quantos anos o benfica não ia à final de uma liga europa?

      Agora la esta se houvesse 1 minimo de sorte nunca na vida 1 jogo seria decidido por 2 reservas que os 2 juntos não fizeram 90m este ano!

      Assim como não houve 1 minimo de sorte quando o benfica vergou o campeão europeu em titulo, e não foi para 1 final europeia como favorito, visto não ter adversarios mediocres como o cska, celtic, monaco ou braga, equipas do 4º escalão europeu!

  • Cosme Damião
    Posted Maio 20, 2013 at 8:38 pm

    Agradeçam ao Jesus, perder uma Liga quando se tem 4 pontos de avanço a 3 jornadas do fim e 2 desses 3 jogos são em casa não cabe na cabeça de ninguém. E o problema é que já é o 2º ano seguido que isto acontece.

  • Pedro
    Posted Maio 20, 2013 at 8:38 pm

    Estamos perante a maior vergonha da história do futebol português. Nunca um clube tinha festejado um título em pleno relvado, mesmo reservado o palco de festas e até gastado balurdios em cachecóis a dizer Benfica campeão 2012-13, e depois não ganhar o título.

    Esta fica na história. E só não tem outra dimensão devido à subserviência da comunicação social em relação ao Benfica. Se fosse em relação a outro clube era gozo eterno

    • Stanislas Wawrinka
      Posted Maio 20, 2013 at 8:56 pm

      Essa dos cachecóis é mesmo verdade? Há algum link para a noticia? A ser verdade é mesmo ridículo!!!

Deixa um comentário